Políticos presos procuram hacker pra saber sobre conversas vazadas

15/09/2019

Hacker vazou material para o 'Intercept' está preso na Papuda

Fonte 

Preso desde 3 de agosto sob a acusação de hackear o telefone celular de autoridades, entre elas o ex-juiz e hoje ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da operação Lava Jato, Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho, virou a maior atração da chamada Ala das Autoridades do Complexo Penitenciário da Papuda.

Segundo uma pessoa próxima, Delgatti vem sendo procurado por políticos e autoridades que estão presos na mesma ala para contar o que leu nas conversas interceptadas nos celulares dos principais atores da operação, cuja atuação colocou boa parte daquele público atrás das grades.

O hacker, que já demonstrou a policiais federais que o interrogaram ter uma memória prodigiosa, afirma que leu todo o material antes de “vazar” para o site The Intercept Brasil – algo que nem os jornalistas envolvidos na divulgação do material dizem ter conseguido fazer. Delgatti gosta de dizer que tem as conversas “frescas na cabeça” e que sabe muito mais do que já foi divulgado.

Com essas credenciais, ele passou a ser o centro das atenções durante o banho de sol. O que no início assustou, virou o maior passatempo e diversão do hacker: as rodas de conversa para falar sobre as mensagens das autoridades – algumas delas revelando segredos da República. As conversas no pátio duram horas e despertam atenção e curiosidade dos presos, entre eles o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), que está na Papuda desde setembro de 2017, e se aproximou de Delgatti. Seus interlocutores naturalmente ignoram o fato de ele ser alvo de diversos processos por estelionato e se divertem com as histórias.

O hacker critica as reportagens publicadas pelo Intercept. Segundo ele, o site privilegia conversas que implicam Moro e estaria deixando de publicar informações comprometedoras sobre procuradores. A um interlocutor, disse que após ter lido as mensagens passou ter mais “pavor” da figura do procurador Deltan Dallagnol do que de Moro, chegando a “se arrepiar” toda vez que escuta o nome do coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Estudos

Além da rotina de conversas no pátio da prisão, Delgatti tem se dedicado diariamente aos estudos. Ele conseguiu se matricular no curso a distância de Direito Penal numa instituição de ensino particular de Brasília, e tem prova marcada para hoje. Antes de ser preso, Delgatti chegou a cursar a faculdade de Direito, e pretende reiniciar os estudos quando deixar a prisão – ainda não há data para isso. Sua meta é ser advogado trabalhista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Comente

Oiticica: Governo assegura obra para remover comunidade

15/09/2019

Novo povoado de Barra de Santana será construído em local próximo

A governadora Fátima Bezerra assegurou, em reunião neste sábado (14), com moradores da comunidade de Barra de Santana, município de Jucurutu, que as obras da nova comunidade serão concluídas para que possa ser realocada para um local próximo ao atual distrito quando a área em que a população reside for alagada, conforme projeto original do Complexo Barragem de Oiticica.

Para a governadora, as reivindicações do movimento dos atingidos pela barragem estão sendo tratadas com respeito. “A presença da nossa equipe mostra por si só o zelo com que a nossa gestão trata as necessidades da população. No entanto, existem propostas apresentadas hoje que precisarão ser analisadas do ponto de vista técnico e jurídico. Garanto todo o empenho para solucionarmos tudo isso que foi exposto, porque eu sei o que é passar por dificuldades devido à seca. De ouvir da mãe que não se podia repetir o prato porque não iria sobrar para o irmão”, afirmou.

Parte das 200 famílias, representadas pelo Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem, participaram do encontro. A moradora Érica Gomes, uma das líderes do movimento, apresentou a pauta da reunião, que tratou da construção da Nova Barra de Santana e Cemitério e outras reivindicações como: implantação de agrovilas para família de agricultores sem terra; indenizações da atual Barra de Santana; construção da estrada de contorno; e supressão de 6 mil hectares de vegetação na bacia hidrográfica hidráulica da barragem de Oiticica. “É angustiante dormir e acordar sem saber quando a gente vai para lá. O nosso sonho é ver a obra física concluída e a gente na nossa casa, vivendo a nossa nova vida”, afirmou.

Em resposta à população que pede urgência quanto ao prosseguimento das obras da Nova Barra de Santana, localidade que está sendo construída para abrigar a comunidade, o secretário João Maria (Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh) informou que o principal entrave para a retomada das obras da Nova Barra de Santana já foi solucionado. “Agora o governo vai replanejar. O distrato com a empresa foi feito ontem, com apoio da PGE, sob a orientação da governadora. Após o distrato, a PGE se comprometeu a encaminhar a solução quanto à contratação da nova empresa que vai retomar a construção da Nova Barra. Asseguramos que dentro de poucos dias os trabalhos serão reiniciados”, garantiu.

Para resolver este e outros problemas de ordem jurídica, a Procuradoria Geral do Estado constituiu um grupo trabalho com oito procuradores exclusivamente dedicados para as questões do Complexo Oiticica. O procurador-geral, Luís Antônio Marinho, e o adjunto, José Duarte Santana, estavam presentes à reunião e explicaram acerca dos pontos pendentes. “A PGE tem estado presente aqui na Barra de Santana, juntamente com o Idema, o DER, a Infraestrutura e a Semarh, para que os processos e procedimentos tenham a agilidade que a comunidade cobra e merece”, afirmou Marinho. Portal No Ar.

Comente

Bolsonaro tem melhora clínica progressiva e continua com dieta líquida

14/09/2019

Etado de Saúde do Presidente.

O cirurgião Antonio Luiz Macedo fala à imprensa no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, sobre o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro continua hoje (14) recebendo dieta líquida, complementada pela alimentação endovenosa (pelas veias). Segundo o boletim médico divulgado neste sábado pelo Hospital Vila Nova Star, ele apresentou “melhora clínica progressiva” e não teve dor ou febre. As visitas ainda estão restritas.

Recuperação lenta

De acordo com o cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável pelo procedimento ao qual Bolsonaro foi submetido no domingo passado (8), o presidente tem como característica a demora para retomar as funções intestinais. O médico explicou que no processo de recuperação das duas outras vezes em que o operou, em setembro de 2018 e em janeiro deste ano, o intestino de Bolsonaro só voltou a funcionar em um processo lento. “É sempre um retorno lento. Mas quando retorna, vai rápido”, enfatizou ao comentar o estado de saúde do presidente.

Essa característica também está presente neste pós-operatório, segundo Macedo, apesar das condições favoráveis para a recuperação. “Ele está evoluindo bem, mas existe certa dificuldade no retorno intestinal”, acrescentou.

O presidente chegou a receber dieta líquida a partir de segunda-feira (9), um dia após a cirurgia para a correção de uma hérnia no abdômen, em consequência das outras cirurgias que fez após a facada recebida em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. A alimentação oral, no entanto, foi suspensa na quarta-feira (11).

Foi introduzida ainda uma sonda nasogástrica para retirar o excesso de gás e líquido. O equipamento foi retirado na manhã de sexta-feira (13), quando também foi retomada gradualmente a ingestão de líquidos.

Com o atraso na recuperação, na quinta-feira (12) foi estendido o prazo de afastamento de Bolsonaro da Presidência por quatro dias, por decisão da equipe médica. O vice-presidente, Hamilton Mourão, segue no exercício da Presidência por este novo período.

A partir de hoje, Bolsonaro pode receber, de acordo com o médico, alimentos líquidos sem restrição. Macedo disse, entretanto, que vai aguardar o melhor momento para passar a uma dieta cremosa, com alimentos um pouco mais consistentes, evitando sobrecarregar o intestino.

Esta é a quarta cirurgia a que o presidente se submete desde o ataque sofrido em setembro do ano passado.

Agencia Brasil.

Comente

Trabalhadores buscam agências da Caixa para sacar FGTS e tirar dúvidas

14/09/2019

Horário também será ampliado na segunda (16) e na terça

Agências da Caixa abrirão neste sábado para saque do FGTS

No centro da capital federal, trabalhadores aproveitam o sábado para tirar dúvidas e para verificar se já receberam os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses dos até R$ 500 começaram a ser feitos ontem (13) pela Caixa Econômica Federal para quem nasceu em janeiro, fevereiro, março ou abril e têm conta poupança no banco. Hoje (14), as agências da Caixa, em todo o país, ficaram abertas das 9h às 15h, para o saque automático do dinheiro.

 

A trabalhadora autônoma Rosilene da Silva, 52 anos, é uma das beneficiadas. "Vou sanar algumas dívidas, é uma ajuda boa mesmo. Estou inclusive com as minhas contas de água e luz atrasadas", diz.

 

A diarista Eliane Lima, 35 anos, também foi à agência para, com o dinheiro do FGTS, garantir o pagamento de algumas contas: "Aparece conta e a gente tem que pagar. Já dá para pagar alguma conta extra".

 

O autônomo Marcelo Pereira, 48 anos, foi à agência da Caixa para tirar dúvidas. Ele receberá os recursos somente no dia 27, na próxima liberação, mas já faz as contas do que poderá fazer com o dinheiro. "Vou pagar algumas dívidas, vai ajudar", afirma.

Para facilitar o saque, além de abrir neste sábado, a Caixa também vai trabalhar com horário estendido por duas horas nas próximas segunda (16) e terça-feira (17). Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Já as que abrem às 10h iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do expediente normal.

Depósito automático

A Caixa começou a fazer o depósito automático para quem tem conta poupança, seguindo calendário do mês de nascimento. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 de setembro. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez de os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro. Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito por meio dos canais de atendimento.

 

Segundo o banco, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais disponibilizados pela Caixa.

Além das agências bancárias, a Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento: o aplicativo do FGTS, a página na internet, o Internet Banking Caixa e o telefone 0800 724 2019.   

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta-corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Agencia Brasil.

Comente

Campanha Setembro Laranja alerta para a obesidade infantil

14/09/2019

Setembro Laranja

obesidade infantil

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove, neste mês, a campanha Setembro Laranja, de combate à obesidade infantil. O intuito é conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa e nas escolas, bem como estimular a prática de atividades físicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Para a Sociedade de Pediatria esse dado é alarmante e a entidade está empenhada para que seja drasticamente reduzido. A conscientização é imprescindível para prevenir a obesidade infantil e outros problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, defende a sociedade.

De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, membro do Departamento de Nutrição da SPSP, as principais implicações do excesso de peso podem ser divididas em problemas de curto, médio e longo prazo. “A curto prazo é a falta de diagnóstico, principalmente falta de conscientização, porque parte das famílias e parte dos profissionais da saúde muitas vezes não avaliam ou interpretam as curvas de crescimento adequadamente e assim deixam de fazer o diagnóstico precoce do excesso e controle de peso”.

A segunda situação, de acordo com o pediatra, são as características emocionais como o bullying, “que começa dentro da própria casa; as características que levam alterações da dinâmica familiar ou de comportamento”. Segundo Fisberg, a carência nutricional é outro fator importante. “Apesar do excesso de peso, quase sempre as crianças nessa condição são seletivas, comem pouco de alguns alimentos e muito de outros. Elas podem ter alterações de pele, de postura, podem ter aumento do colesterol, dos triglicérides, e pode ter aumento da resistência insulínica [levando ao diabetes]. Isso pode causar no futuro um obesidade mais grave, hipertensão, doenças cardiovasculares, alterações lipídicas e todas os aspectos comportamentais e emocionais ligados ao excesso de peso”, alerta.

O pediatra orienta também sobre a prevenção, que deve envolver toda a família. “É importante prevenir através de uma mudança global em todo o sistema de comportamento da família e da sociedade, modificando a alimentação, reduzindo a ingestão de alimentação inadequada e aumentando a atividade física, mas principalmente tendo um comportamento mais consciente em relação a esses aspectos: alimentação, atividade física e de uma forma geral a forma como encaramos o comportamento da alimentação dentro das famílias”.

Fisberg alerta que a obesidade é mais fácil de ser prevenida do que tratada nas crianças. “Hoje aproximadamente uma para cada quatro crianças apresenta excesso de peso, e provavelmente dessas, em torno de 8% a 10% tem obesidade e quase todas tem obesidade grave. Por isso ela deve ser prevenida, porque não é muito simples perder peso exatamente numa fase de crescimento e desenvolvimento, onde faz parte da vida que se ganhe peso, ganhe massa muscular e massa gordurosa, então é preciso equilibrar crescimento e desenvolvimento com restrição de energia e que não modifique o crescimento, por isso é muito mais importante prevenir do que tratar”, adverte.

Orientação

Como parte da programação, está prevista a realização do evento Prevenção da Obesidade Infantil - Setembro Laranja, com transmissão ao vivo pela página da SPSP no Facebook. Segundo a coordenadora da campanha, pediatra Maria Arlete Escrivão, o objetivo é abrir um novo canal de diálogo com a comunidade, levando informações e respondendo as dúvidas sobre a prevenção da obesidade.

“Queremos alertar sobre o aumento da prevalência da obesidade infantil, orientar como preveni-la e explicar suas consequências. Além disso, ressaltar a importância do acompanhamento do peso e da estatura de crianças e adolescentes pelo pediatra, com o objetivo de detectar precocemente o aumento excessivo de peso”, disse a especialista.

A transmissão acontecerá no dia 27 de setembro, das 14h às 15h30.

Agencia Brasil.

Comente

Brasil recebe autorização para exportar produtos lácteos para o Egito

14/09/2019

exportação

Brasília - O deputado Fábio Ramalho, parlamentares mineiros, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e produtores de queijo de Minas participam de evento na Câmara (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

As autoridades egípcias aprovaram o Certificado Sanitário Internacional (CSI) que respalda as exportações brasileiras de leite e produtos lácteos. Com isso, o Brasil estará, a partir do mês que vem, pronto para exportar esses produtos para o Egito. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o pedido de aprovação estava pendente desde 2016.

 

O anúncio foi feito hoje (14) pela ministra da pasta, Tereza Cristina, que está no Cairo, capital egípcia, em missão oficial, acompanhada de empresários brasileiros.

 

"O Brasil está pronto para a exportação de produtos lácteos, leite em pó, queijos, para Egito. Essa eu acho que é uma grande notícia que nós esperávamos. Foram muito rápidas as negociações e, a partir do mês que vem, o Brasil está pronto para exportar produtos lácteos", diz a ministra em vídeo divulgado pelo Twitter.

 
Tereza Cristina
 
@TerezaCrisMS
Começando o sábado com ótima notícia: Egito abre mercado para lácteos brasileiros. As autoridades egípcias aprovaram o Certificado Sanitário Internacional (CSI) que respalda as exportações brasileiras de leite e produtos lácteos. O pedido de aprovação estava pendente desde 2016.

Comente

Jovem é encontrado morto amarrado pelo pescoço na Lagoa de Extremoz, RN

14/09/2019

Bombeiros também foram chamados para resgatar o corpo.

Inter TV Cabugi

Bombeiros foram acionados para resgatar corpo que foi encontrado boiando na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Bombeiros foram acionados para resgatar corpo que foi encontrado boiando na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

O corpo de um homem foi encontrado boiando na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal, nas primeiras horas da manhã deste sábado (14). Moradores que visualizaram o cadáver acionaram a Polícia Militar. Bombeiros também foram chamados para resgatar o corpo, que estava amarrado pelo pescoço.

O homem foi identificado como sendo Vitor Emanuel Gonçalves, de 19 anos de idade. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vai analisar o cadáver para identificar as causas da morte.

 

Comente

Governo do RN convoca 117 professores intérpretes de libras

14/09/2019

Eles atuarão nas escolas da rede estadual

O Diário Oficial do Estado deste sábado (14) trouxe a convocação de 117 professores intérpretes/tradutores de libras, aprovados no Edital nº 001/2015-SEARH/SEEC. Esses profissionais atuarão nas unidades de ensino, da rede estadual, espalhadas pelas 16 diretorias regionais de Educação e Cultura.

Os candidatos terão trinta dias, a partir da data de publicação, para se apresentarem na sede da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, localizada em Natal, portando toda a documentação obrigatória descrita no edital de convocação, bem como todos os exames exigidos.

O DOE também publicou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para composição de cadastro de reserva para contratação de professor e especialistas de educação temporários – Edital 001/2019. Esses profissionais terão contrato por tempo determinado com o objetivo de atender às eventuais necessidades existentes na Rede Estadual de Educação, mediante posterior convocação.

O processo seletivo teve por objetivo compor cadastro de reserva dos componentes curriculares nos Ensinos Fundamental, Médio e suas modalidades de acordo com as seguintes opções: 1) Unidades Escolares – Base Comum, 2) Educação Profissional, 3) Educação do Campo (espaços escolares), 4) Educação do Campo (espaços não escolares), 5) Educação Escolar Quilombola, 6) Educação Escolar Indígena (espaço escolar), 7) Educação Escolar Indígena (espaços não escolares), além das opções 8) Unidades Prisionais, 9) Centros de Atendimento Socioeducativo e 10) Especialista de Educação.

Confira as lista publicadas:

Edital de Convocação dos professores intérpretes/tradutores de libras

Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para composição de cadastro de reserva

Comente

RN forma 87 novos bombeiros e terá mil novos policiais em 2020

14/09/2019

Novos bombeiros ainda serão nomeados

O Governo do Estado do Rio Grande realizou a solenidade de formatura da turma Cabo Cícero Batista de Góis que formou 87 novos praças bombeiros militares, sendo 18 mulheres. Pela primeira vez o Governo promove o Curso de Formação de Praças (CFP) femininos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN).  Após um ano de curso os novos bombeiros estão aptos à nomeação ao cargo de soldados militares do Corpo de Bombeiros. Além destes, o Governo prevê que até setembro de 2020, o Governo do Estado irá entregar mil novos policiais militares que iniciam em janeiro, o curso de formação.

No diagnóstico sobre os recursos da ordem de R$ 80 milhões que deverão ser investidos no RN, via convênio com a Senasp, o Corpo de Bombeiros Militar receberá R$ 7 milhões para viaturas. “Destaco aqui o papel especial que tem esta instituição que lida diretamente com a vida, o socorro, o resgate e a emergência. A função do bombeiro militar expressa os gestos mais nobres de solidariedade”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade de formação dos novos praças.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro, destacou a evolução do Corpo de Bombeiros do estado. “O que muitos aqui não sabem é que ainda parlamentar, a deputada federal Fátima Bezerra foi uma das principais articuladoras para a emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, em 2002, trazendo autonomia administrativa e financeira. Este foi um dos primeiros passos para oferecermos um melhor serviço à sociedade norte riograndense”, agradeceu.

Após a apresentação da turma a Governadora Fátima Bezerra foi convidada para entregar as homenagens aos primeiros colocados. 3° colocada: Camila Fernandes de Oliveira 2° colocada: Rosivânia Ingrid Medeiros da Silva e 1º colocado: Ewerton Guedes da Silva. “Pela primeira vez que somos mulheres e homens. Por isso a capacidade é a grande virtude da turma 2018”, disse o orador da turma o soldado, Igor Nogueira Soares.

Estiveram presentes na solenidade o Cel. Francisco Canindé de Araújo (Segurança Pública), Cel. Alarico Azevedo (Comandante Geral da Polícia Militar), Cel. BM Josenildo Acioli Bento (Sub comandante CBMRN), Capitã Martine (CBMRN), Major Denise (Centro Superior de Formação CBMRN), Maria do Carmo (delegada da Polícia Civil), e o deputado estadual Cel. Azevedo (ALRN).

Portal Noar.

Comente

Confira a previsão do tempo no RN e clima para o fim de semana, 14 e 15 de setembro

13/09/2019

Chuva vai aparecer no sábado no litoral e em cidades da região do Potengi. Calor atinge 37ºC em Mossoró e temperatura mínima em Tenente Laurentino Cruz che

Por G1 RN

Serra de Martins (foto) e de Tenente Laurentino Cruz terão clima frio no fim de semana — Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1

Serra de Martins (foto) e de Tenente Laurentino Cruz terão clima frio no fim de semana — Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1

O fim de semana no Rio Grande do Norte tem previsão de chuva em parte do período no litoral e também na região do Potengi, mas com sol no Seridó e no Oeste. Nas serras, tempo frio pode aparecer durante o dia.

Na capital Natal e nas praias de Pipa e São Miguel do Gostoso, as temperaturas vão de 23ºC a 30ºC nos dois dias, com previsão de chuva na manhã do sábado (14) e de sol durante todo o domingo (15).

Em Mossoró, na região Oeste, a temperatura promete ser alta, com previsão de máxima de 37ºC nos dois dias e mínima de 22ºC sem chuvas. Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste, a máxima atinge os 36ºC.

No Seridó, Caicó também não tem previsão de chuva para o fim de semana e espera dias quentes com máxima de 35ºC no sábado e 34ºC no domingo - a mínima é de 21ºC nos dois dias.

A chuva deve atingir São Paulo do Potengi e parte daquela região no sábado. As temperaturas em todo o fim de semana variam de 22ºC a 30ºC.

O frio pode aparecer no município de Tenente Laurentino Cruz, cidade mais alta do RN. A mínima prevista pode chegar a até 15ºC durante o fim de semana com máxima de 29ºC. Em Martins, a mínima chega a 18ºC.

As informações meteorológicas são fornecidas pelo Climatempo

Comente

Latam anuncia 20 novos voos semanais entre aeroportos de Natal e de Guarulhos

13/09/2019

Novas operação começam no dia 1º de novembro. Empresa já havia anunciado outros 13 novos voos em agosto no Rio Grande do Norte.

Por G1 RN

Empresa terá aumento de voos entre São Paulo e Natal — Foto: Celso Tavares/G1

Empresa terá aumento de voos entre São Paulo e Natal — Foto: Celso Tavares/G1

A Latam Airlines Brasil anunciou nesta sexta-feira (13) o aumento de 20 voos por semana na rota entre o Aeroporto de Natal e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, a frequência de voos entre os dois aeroportos sobe de 50 para 70.

Os novos voos vão começar a operar partir do dia 1º de novembro e as passagem já podem ser adquiridas pelo site da empresa e nos outros canais de venda.

Segundo a Latam, em comparação com os últimos 12 meses de atuação da empresa no estado, houve um aumento de 15% no volume de voos no Rio Grande do Norte. Em julho, a empresa já havia anunciado outros 13 voos semanais com destino a São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Segundo a Latam, os investimentos recentes no estado tem relação com o decreto assinado pelo Governo do RN em junho que possibilita a redução do imposto sobre combustível de aviões a até 0%.

"Isto é fruto do novo regime de concessão especial de tributação para as companhias aéreas. Acreditamos que incentivar essa indústria é garantir mais emprego e renda para a nossa população. Sabemos que o estado de São Paulo é o maior polo emissor de turistas para o RN e o aeroporto de Guarulhos é o principal centro de conexões de voos da Latam, portanto, esse incremento, partindo principalmente de Guarulhos, será fundamental para aumentar a competitividade do RN em relação a outros destinos”, disse a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT).

As operação do Aeroporto de Guarulhos, que haviam sido aumentadas de 40 para 50 voos semanais em agosto sobem para 70. Em agosto, quando anunciou outros 13 novos voos, também foram aumentados de 10 para 12 as frequências semanais para o Galeão e de 16 para 17 em Fortaleza.

“O turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte e estamos atentos a todas as oportunidades no estado. Ao ampliar de forma competitiva a ligação de Natal e Guarulhos, estamos aproximando ainda mais a capital potiguar das conexões da Latam com o Brasil e o mundo”, afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Segundo a empresa, ela vai seguir atenta às oportunidades de mercado para seguir incrementando as operações no estado.

Comente

Italiano suspeito de ordenar assassinato de compatriota em Natal é preso

13/09/2019

Homem é suspeito de ordenar o assassinato do compatriota Enzo Albanese, crime cometido em 2014, em Capim Macio, na zona Sul de Natal

Além do mandado de prisão, foi cumprido um mandado de busca e apreensão nas casas que o europeu tem no Estado

Uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, com o apoio da Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 13, o italiano Pietro Ladogana. Ele é suspeito de ordenar o assassinato do compatriota Enzo Albanese, crime cometido em 2014, em Capim Macio, na zona Sul de Natal. Além do mandado de prisão, foi cumprido um mandado de busca e apreensão nas casas que o europeu tem no Estado.

Pietro, que aguardava o julgamento do crime em liberdade, foi preso em uma das casas dele por descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça potiguar, entre elas a entrega do passaporte o comparecimento mensal à Justiça para justificar as atividades dele. Na decisão da prisão preventiva, a Justiça destaca que o fato dele não entregar o passaporte, o que foi determinado em 21 de fevereiro de 2017, o que configura uma “tentativa deliberada do réu em furta-se ao controle migratório nacional, demonstrando de maneira evidente sua intenção de fugir do distrito da culpa caso lhe convenha”.

Pietro Ladogana é apontado pela Polícia Civil como sendo o mentor do crime. Enzo Albanese, que tinha 42 anos, era dirigente da comissão técnica do time Alecrim Rugby, de Natal e foi assassinado a tiros no dia 2 de maio de 2014 após levar vários tiros na porta da casa dele. Ainda em 2014, Pietro Ladogana foi detido no aeroporto de Fiumicino, em Roma, quando tentava embarcar para o Brasil.

À época, a Polícia Civil informou que o crime havia sido motivado por questões financeiras e pelas atividades que Enzo Albanese desenvolvia no Brasil. O dirigente vivia em Natal há oito anos, era sócio de uma clínica de estética e havia começado a investir no ramo imobiliário. Fonte Agora RN.

Comente

Governo do RN inicia pagamento do funcionalismo neste sábado

13/09/2019

Depósito será de pouco mais de R$ 205 milhões na conta de 90 mil servidores, 80% do funcionalismo estadual

Outros 20% também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 30 de setembro

O Governo do Estado inicia o pagamento de setembro com o depósito de pouco mais de R$ 205 milhões na conta de 90 mil servidores ou quase 80% do funcionalismo estadual neste sábado, 14, para quem tem conta Banco do Brasil. Aos demais, o salário será depositado nesta segunda-feira, 16,. Os outros 20% também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 30 de setembro.

Os R$ 205.266.378,23 milhões injetados na economia potiguar neste sábado ou nesta segunda correspondem ao salário de quem recebe até R$ 3 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, além do pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública.

No próximo 30 de setembro recebem o salário integral os servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 3 mil, concluindo a folha de R$ 493.321.505,65 milhões deste mês. O Governo segue trabalhando para conseguir recursos extras e quitar as últimas três folhas em atraso.

Agora RN.

Comente

Novo tremor foi registrado em Taipu

13/09/2019

Tremores em municípios potiguares têm sido frequentes

Na última quarta-feira (11), por volta das às 11h47min foi registrado um novo tremor no Rio Grande do Norte. Mais uma vez, o evento foi no município de Taipu, distante 54 km de Natal com magnitude preliminar 1.0. A cidade já tinha passado por situação semelhante no mês passado, quando no dia 3 de agosto ocorreu um sismo de magnitude 1.3 e quatro dias depois um novo tremor de magnitude 1.2. As informações são do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

Estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela universidade também registraram o novo evento, sendo uma das estações localizada no município de Riachuelo/RN que fica a 48 km de Taipu. O LabSis diz que não dá para prever se essa atividade sísmica vai evoluir. “É possível que a atividade cesse, fique na situação atual, com a ocorrência esparsa de eventos, ou recrudesça, com a ocorrência de eventos de maior magnitude que os até agora observados. O último sismo registrado e divulgado na região ocorreu em 07/08/2019, e teve sua magnitude estimada em 1.2”, informou.

O LabSis comunicou que segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.  O último tremor no Rio Grande do Norte havia sido registrado no dia 5 passado no município de Caraúbas, região Oeste do estado.Portal No Ar.

Comente

Bolsonaro está bem disposto e já caminhou três vezes hoje, diz porta-voz

13/09/2019

Caminhadas fazem parte da fisioterapia motora

O presidente Jair Bolsonaro já caminhou três vezes nesta sexta-feira, 13, pelo corredor do Hospital Vila Nova Star, e deve caminhar outras vezes, afirmou o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Bolsonaro se recupera de uma cirurgia realizada no domingo, 8, para correção de uma hérnia incisional. “Ele está bem disposto”, afirmou Rêgo Barros.

As caminhadas fazem parte da fisioterapia motora que foi liberada pela equipe médica na segunda-feira, 9. De acordo com o porta-voz, além de caminhar, o presidente passa o tempo sentado em uma poltrona e não tem usado muito o celular.

Rêgo Barros reforçou que Bolsonaro deve embarcar no dia 22 de setembro para Nova York, onde discursará na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O retorno do presidente ao Brasil está previsto para o dia 25. Antes da viagem, a equipe médica do Hospital Vila Nova Star deve ir a Brasília avaliar a saúde de Bolsonaro.

Retorno à Presidência

Pela manhã, em coletiva de imprensa, o porta-voz afirmou que o presidente precisa de “plenitude” para reassumir a Presidência da República e, por isso, o retorno dele ao cargo, que estava previsto para hoje, foi adiado por quatro dias. Até segunda-feira, 16, o presidente em exercício é o general Hamilton Mourão.

Durante a coletiva, o médico responsável pela cirurgia de Bolsonaro, Antônio Macedo, disse que o presidente pode ter alta daqui a 3 ou 4 dias, caso ele apresente melhora nos movimentos intestinais e avance nas dietas. No início da manhã desta sexta-feira, 13, a sonda nasogástrica que havia sido introduzida em Bolsonaro na terça-feira, 10, foi retirada e a dieta líquida, reintroduzida. O objetivo da sonda era drenar ar e líquidos do organismo do presidente para aliviar uma distensão abdominal. “Tiramos a sonda porque a drenagem de ontem para hoje foi bem reduzida”, explicou Macedo.

No entanto, juntamente com a dieta líquida, o presidente continua a ter nutrição endovenosa, ou seja, alimentação diretamente na veia. Segundo Macedo, a equipe médica decidiu manter as duas dietas por precaução. “No momento em que se puder aumentar o volume da dieta líquida sem que ele se sinta mal, eu começo a diminuir a nutrição endovenosa”, disse Macedo.Fonte Conteudo o Estadão.

Comente

RN terá orçamento de R$ 12,8 bilhões com déficit de R$ 450 milhões

13/09/2019

Governadora Fátima Bezerra enviou proposta à Assembleia Legislativa

A Governadora Fátima Bezerra anunciou que está enviando nesta sexta-feira (13) Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de  2020 para apreciação na Assembleia Legislativa. Está prevista uma receita de R$ 12.838.313,00 e uma despesa de R$ 13.286.054,00. Segundo o Governo, a peça apresenta um quadro realista e condizente com a situação financeira vivida pelo Rio Grande do Norte, com déficit orçamentário de R$ 447,741 milhões, abaixo do déficit de 2019 que foi de 1,87 bilhão, segundo a Secretaria de Planejamento do Estado. A proposta de política econômica é ancorada em quatro pilares: responsabilidade fiscal, desenvolvimento econômico, inclusão social e parcerias.

“Diferente de peças orçamentárias anteriores, onde predomina um equilíbrio financeiro fictício, optamos pelo realismo orçamentário. Uma crise fiscal com déficit de R$ 1,8 bilhão não pode ser equacionada em um ano sem que a máquina pública seja paralisada. Já reduzimos esse montante para R$ 450 milhões e seguiremos uma estratégia gradual e progressiva até o equilíbrio orçamentário após 2020”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

O secretário destrinchou os quatro eixos fundamentais da LOA 2020. Segundo ele, a responsabilidade fiscal está amparada no corte e controle das despesas (destaque ao limite de crescimento dos gastos com pessoal, repasse aos poderes e custeio da máquina), na recuperação de receitas, na obtenção de receitas extraordinárias, alongamento do perfil da dívida de curto prazo e substituição de credores (de servidores e fornecedores para instituições financeiras e União, por exemplo).

Dentro do pilar do desenvolvimento econômico com inclusão, Aldemir Freire frisa a revisão do arcabouço fiscal do Estado, com destaque à política tributária do QAV e a reformulação do Proadi, hoje Proedi. “São duas medidas com impacto significativo para a competitividade do Rio Grande do Norte nas áreas de turismo e desenvolvimento industrial, a partir da correção de distorções históricas que o Estado acumulava em sua política de incentivos fiscais”, a chefe do Executivo Estadual.

A inclusão social, uma das bandeiras da governadora Fátima Bezerra, tem ainda como destaque a reformulação do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), diversificando seu uso para áreas como desenvolvimento rural e agricultura familiar, cultura, habitação, educação, mulheres, juventude, igualdade racial e direitos humanos. E o quarto pilar, a proposta de parcerias, destaca as políticas de consórcios, seja com municípios ou outros Estados do Nordeste, além de parcerias com o capital privado, por meio de PPPs ou concessões.Portal Noar.

Comente

Dispositivos digitais abrem novas possibilidades na saúde

13/09/2019

Saúde

Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar

Durante 16 meses, um sistema vai monitorar a quantidade de oxigênio ministrada a pacientes de enfisema pulmonar. Com a inserção dos sensores, os dados sobre o volume de oxigênio serão transmitidos a uma base de dados. Profissionais de saúde poderão monitorar a situação dos pacientes, verificando se há falta ou superdosagem de gás. Para os pacientes em cuidado domiciliar, a tecnologia também vai informar a necessidade de troca dos cilindros de oxigênio.

Após o teste, os pesquisadores devem fazer uma avaliação da eficácia do sistema, das possibilidades de fabricação e da viabilidade econômica de um eventual lançamento do produto no mercado. Os pesquisadores cogitam também outras aplicações como o controle de outros gases ou fluidos. O projeto será conduzido pelo centro de pesquisa CESAR, com sede em Recife em parceria com a Startup Salvus e com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Este é um dos exemplos de iniciativas que surge no país com o emprego de tecnologias digitais que vêm sendo chamadas de Internet das Coisas (IdC ou IoT, sigla em inglês). Assim como nos centros urbanos e no campo, a tecnologia vem provocando mudanças nas formas de prevenção e tratamento de doenças, bem como na promoção da segurança e qualidade de vida.

Segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as aplicações de IdC podem contribuir para responder a diversos desafios relacionados à área, da atenção básica à alta complexidade.

No combate a doenças crônicas e infectocontagiosas, esses equipamentos podem ser empregados para o monitoramento remoto de pacientes, auxílio à identificação e controle de epidemias e diagnósticos descentralizados. Neste último exemplo, inovações viabilizam a realização de exames sem a necessidade de enviar amostras para laboratórios, permitindo maior agilidade em decisões do tratamento, especialmente em locais remotos.

Na promoção da qualidade de vida, o relatório lista soluções já em implantação no mercado, como monitoramento do condicionamento por meio de aparelhos como pulseiras, relógios e lentes de contato. Para assistência a pessoas mais velhas, pequenos sensores podem alertar quem faz o monitoramento em caso de queda.

No que o texto chama de eficiência de gestão, projetos de IdC podem realizar manutenção preditiva, identificando o desenvolvimento de um equipamento e adiantando-se no encaminhamento de reparos ou de reposição de insumos com antecedência evitando descontinuidade. Com isso, é possível, por exemplo, uma gestão mais eficiente de medicamentos, diminuindo desperdícios.

Um sistema denominado “geladeira inteligente de vacinas” (vaccine smart fridge), de uma empresa nos Estados Unidos, possibilita o acompanhamento em tempo real da temperatura, o que contribui para evitar dano às doses. Além disso, com a tecnologia, o controle do estoque pode ser realizado em tempo real em qualquer lugar do mundo, facilitando a gestão das doses.

Agencia Brasil.

Comente

Mourão ficará na Presidência da República por mais quatro dias

13/09/2019

Médicos que assistem Bolsonaro prorrogam afastamento do presidente

Vista do hospital Vila Nova Star, onde o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e submetido a uma cirurgia como parte de sua reabilitação após o ataque que sofreu enquanto fazia campanha pelas eleições, em São Paulo, 7 de setembro de 2019.

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, ficará no cargo até a próxima segunda-feira (16). A interinidade do vice na Presidência da República, que se encerraria hoje (12), foi prorrogada por quatro dias, informou o Palácio do Planalto. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, a prorrogação do afastamento de Jair Bolsonaro foi uma decisão da equipe médica que assiste o presidente. Ele permanece internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.   

"A recuperação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do Poder Executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso", informou, por meio de nota. 

De acordo com Rêgo Barros, a ampliação do afastamento de Bolsonaro se deu por um conjunto de razões, entre as quais a continuidade do uso da sonda nasogástrica pelo presidente, o que poderia impedir que este exercesse plenamente o cargo. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o prolongamento do afastamento de Bolsonaro da Presidência será feito por meio de uma mensagem presidencial ao Congresso Nacional.

O porta-voz ressalvou que, apesar de Bolsonaro só voltar a assumir a Presidência na próxima terça-feira (17), não houve alteração da programação da viagem do presidente a Nova York para participar da  Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Rêgo Barros, Bolsonaro caminhou quatro vezes durante o dia de hoje, percorrendo mais de mil metros pelos corredores do Hospital Vila Nova Star, onde foi operado no último domingo (8) e está se recuperando. O porta-voz disse ainda que não há mais material ou gases sendo eliminados pela sonda nasogástrica usada pelo presidente. Uma eventual retirada do equipamento será avaliada ainda nesta noite pela equipe médica.

Na manhã de hoje, Bolsonaro recebeu a visita do cirurgião Luiz Hnerique Borsato, médico que o operou em Juiz de Fora (MG), logo após o presidente receber uma facada, em um evento da campanha eleitoral.

Rêgo Barros informou que o presidente participará daqui a pouco, às 19h, de uma breve live em suas redes sociais, em que o porta-voz lerá uma mensagem aos seguidores.

Cirurgia

Bolsonaro licenciou-se do cargo no último domingo (8) para submeter-se a uma cirurgia de tratamento de uma hérnia incisional na região do abdome. Foi a quarta operação pela qual ele passou desde que sofreu uma facada em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral.

A previsão é que o presidente permaneça internado por um total de 10 dias. Ele reassumiria suas funções ainda do hospital, nesta sexta-feira (13), mas agora isso só deve ocorrer a partir da semana que vem.

Fonte Agencia Brasil.

Comente

Vereadores aprovam projeto que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais de Natal

13/09/2019

Após parecer favorável em segunda discussão, a proposta depende agora a sanção da prefeitura para entrar em vigor.

Por G1 RN

Vereadores aprovam projeto que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais de Natal — Foto: Divulgação/Ascom/HRBA

Vereadores aprovam projeto que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais de Natal — Foto: Divulgação/Ascom/HRBA

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (12) um projeto de lei que permite a entrada de animais de estimação em hospitais públicos e privados da capital. Após parecer favorável em segunda discussão, a matéria depende agora a sanção da prefeitura para entrar em vigor.

O texto estabelece que a entrada dos animais para visitação de pacientes internados deve ser agendada na administração do hospital, respeitados os critérios estabelecidos pela instituição. De acordo com a autora da proposta, vereadora Ana Paula (PL), os animais poderão ficar na unidade de saúde em período pré-determinado e sob condições prévias.

Ela explicou que as visitas só devem ser autorizadas aos pacientes internados há mais de dez dias, devendo os animais serem transportados em recipiente ou caixa adequada a esse fim e em companhia de pessoa que esteja acostumada a lidar com ele.

“As visitas de animais, conforme mostram alguns estudos, podem ajudar e muito na melhora de pacientes, por meio de Terapia Assistida por animais. Em outros casos, o animal doméstico não só faz parte da família, como é o único companheiro fiel do paciente, por isso, é de suma importância uma lei nesse sentido”, defendeu a vereadora.

Comente

Grande Natal tem a menor circulação de motocicletas em toda região Nordeste

13/09/2019

Crise fiscal e economia fraca fizeram despencar as vendas de motos, o que contribuiu para a redução, segundo especialistas

São mais de 535 mil unidades delas no estado

Um estudo recente sobre a frota de veículos no RN, elaborado pelo Detran, revela que as motocicletas já ultrapassaram 40% da frota total de automóveis. São mais de 535 mil unidades delas no estado.

Parece muito, mas não é. Segundo Tiago Bezerra, gerente geral da Cirne de concessionárias da marca Honda, a região metropolitana de Natal está entre as capitais nordestinas com a menor circulação de motos do Nordeste com vendas em queda em relação ao resto do País.

“Enquanto este ano as vendas no Brasil cresceram 13% e no Nordeste 9%, no RN essas vendas foram de menos 2%”, diz ele.“Por causa disso, tenho recebido frequentemente telefonemas da fábrica da Honda querendo saber o que, afinal, está acontecendo com o RN”.

Com exceção de Mossoró, um ponto fora dessa curva descendente, pelo menos para a Honda, que domina 80% do mercado, lojas da concessionária da marca como a de Alto do Rodrigues, que vendia em média 25 motos por mês, hoje não comercializa mais de três no período. Macau, que costumava faturar 104 unidades/mês nos bons tempos, hoje não vende mais de 40.

Segundo ele, a lei estadual que perdoou dívidas de IPVA de motociclistas do Rio Grande do Norte também não ajudou muito, já que isentou de dívidas passadas de IPVA condutores de motos de até 150 cc. A saída foi bancar a isenção do imposto dos modelos novos. Para Francisco de Assis Filho, gerente comercial de uma Yamaha em Natal, as razões para a queda de vendas são as de sempre: falta de dinheiro circulante na praça.

Ele explica que só o setor de peças e acessórios registrou um crescimento ao redor de 10% e que não faltam condições para se adquirir modelos novos, até com zero de entrada. Agora RN.

Comente