Melhor jogador do Mundial Sub-17, Veron diz que esperava Bola de Ouro: "Eu estava sentindo sim"

18/11/2019

Atacante do Brasil e do Palmeiras não hesita em dizer que sentia que levaria prêmio e vê evolução na carreira: "Ser melhor jogador da Copa do Mundo não é

Veron é festejado pelos companheiros com o prêmio de melhor jogador do Mundial Sub-17 — Foto: Alexandre Loureiro/CBF

Veron é festejado pelos companheiros com o prêmio de melhor jogador do Mundial Sub-17 — Foto: Alexandre Loureiro/CBF

Veron nem teve aquele frio na barriga durante a cerimônia de premiação dos melhores do Mundial Sub-17. Ele já esperava. Escolhido o “Bola de Ouro” da competição após a vitória por 2 a 1 do Brasil sobre o México e a conquista do tetracampeonato, o atacante não hesitou em dizer que confiava no prêmio

“Eu estava sentindo sim. Consegui fazer uma boa partida (contra o México). Esperava sim”, afirmou o sorridente atacante do Palmeiras.

Gabriel Veron desbancou o francês Adil Aouchiche, camisa 10 da equipe que terminou na terceira colocação do Mundial e fez um gol e sete assistências no torneio. O camisa 7 brasileiro balançou as redes três vezes e deu duas assistências. Na final contra o México, errou pelo menos três boas oportunidades.

Com a medalha de campeão no peito e o troféu de melhor jogador do Mundial em mãos, ele espera confirmar a mudança de patamar em sua carreira. E quer chegar com mais moral no Palmeiras.

“Acho que vai ser muito importante para minha carreira. É um grande passo. Ser melhor jogador da Copa do Mundo não é para qualquer um. Estou muito feliz”, afirmou o atacante.

Mas o prêmio individual veio com uma observação de um companheiro: o lateral Yan. Principal parceiro em várias tabelas pela direita, o jogador do Coritiba reivindicou parte da conquista do amigo.

– Eu falei para ele que tinha que me agradecer um pouco ali, porque a maioria das jogadas nascia da direita, que temos um lado direito forte, rápido. Brinquei que ele tinha que repartir um pouco, mas faz parte. É um excelente jogador. Merece a Bola de Ouro.

Comente

Dois homens são presos suspeitos de colocar “chupa cabras” em banco de Natal

18/11/2019

Crime ocorreu em uma agência do Banco do Brasil, no bairro de Cidade Alta, na manhã deste domingo, 17; suspeitos já estavam com R$ 800 em espécie, fruto des

Acusados foram conduzidos até a Central de Flagrantes para os procedimentos necessários

Dois homens foram presos acusados de colocar “chupa cabras” em uma agência do Banco do Brasil, no bairro de Cidade Alta, na manhã deste domingo, 17.

A central de monitoramento do banco entrou em contato com a Polícia Militar, informando que suspeitos instalavam aparelhos para furtar dados de cartões dos clientes. Os suspeitos já estavam com R$ 800,00 em espécie, fruto deste ato.

Os acusados foram conduzidos até a Central de Flagrantes para os procedimentos necessários, onde foi descoberto que ambos já respondem na justiça por crime de estelionato. Forte Portal No Ar.

Comente

Sem acordo com oposição, Bolívia pode ter eleições por decreto

18/11/2019

Ainda não se sabe como o Congresso se posicionará nos próximos dias

Agência Brasil

O ministro da Presidência da Bolívia, Jerjes Justiniano, afirmou hoje (18) que o governo de Jeanine Áñez, presidente autoproclamada do país, avalia a convocação de novas eleições por decreto, caso não haja acordo no Congresso com os representantes do partido de Evo Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS).

“Se percebermos que há dificuldades para convocar as eleições, uma das sugestões que o Ministério da Presidência fará é que convoquemos eleições imediatamente por meio de algum outro instrumento legal”, afirmou Justiniano.

A convocação de eleições por decreto já ocorreu antes na Bolívia, no mandato do presidente provisório Eduardo Rodríguez Veltzé (2005-2006), e serve como jurisprudência para o atual governo. Apesar de governo e oposição afirmarem que querem paz e diálogo, ainda não se sabe como o Congresso se posicionará nos próximos dias.

O MAS tem maioria no Senado e na Câmara e pode barrar votações importantes como a convocação de novas eleições. As eleições gerais do dia 20 de outubro foram anuladas devido a irregularidades detectadas auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Renúncia

No último dia 10, pressionado pelas Forças Armadas, Evo Morales renunciou ao cargo de presidente e se asilou no México. Inicialmente, a posse do novo presidente estava prevista para o dia 20 de janeiro de 2020. O atual governo, que é temporário, tem pela frente o desafio de convocar novas eleições, com transparência, e o quanto antes.

A chanceler boliviana, Karen Longaric, disse hoje que as próximas eleições serão as mais transparentes da história do país e ressaltou o apoio que a Bolívia tem recebido de organismos internacionais.

“Estamos todos muito entusiasmados por realizar as eleições mais transparentes da história da Bolívia e recuperar a credibilidade do povo. É a única maneira de consolidar instituições democráticas no país”, disse.

“O Ministério das Relações Exteriores entrou em contato com diferentes organizações internacionais que podem participar desse processo de diálogo sobre a paz. Estamos falando das Nações Unidas, da União Europeia e da OEA, que nos fornecerá assistência técnica”, afirmou Longaric.

Comente

Caminhão carregado com 25 toneladas de arroz tomba na Grande Natal

18/11/2019

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (18). Motorista teve escoriações leves. Trânsito flui normalmente na região.

Inter TV Cabugi

Caminhão tombou ao fazer curva em rotatória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, nesta segunda-feira (18) — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Caminhão tombou ao fazer curva em rotatória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, nesta segunda-feira (18) — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

 

Um caminhão carregado com 25 toneladas de arroz tombou na manhã desta segunda-feira (18), na rotatória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O motorista teve escoriações leves. Uma faixa foi interrompida mas o trânsito flui normalmente.

Segundo o próprio motorista, ele andava em baixa velocidade, mas a carga balançou e, na curva, a carreta tombou. A Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante e a Polícia Rodoviária Estadual do Rio Grande do Norte acompanham a ocorrência. Não houve saque da carga.

 

Comente

RN começa etapa de vacinação contra sarampo para adultos de 20 a 29 anos

18/11/2019

Ministério da Saúde enviou 99 mil doses extras para o estado, para campanha que segue até o próximo dia 30. De acordo com Sesap, 140 mil foram distribuídas

Por G1 RN

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18). — Foto: Reprodução

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18). — Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte começa nesta segunda-feira (18) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez para o público adulto na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. O “Dia D” dessa etapa está marcado para 30 de novembro.

O estado recebeu 99 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu um total de 140 mil entre as unidades básicas de saúde do estado. A população pode procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar.

A primeira fase começou em 25 de outubro, voltada as crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Agora a nova fase é para os adultos.

De acordo com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os adultos jovens são os que acabam circulando com maior frequência, portanto apresentam mais mais riscos.

Além disso, nacionalmente, esse grupo é o que tem maior incidência notificação de caso de sarampo. Aqui no estado, de acordo com Alessandra, o maior número de notificações é para crianças com menos de cinco anos, mas nos casos confirmados o estado segue a tendência nacional e os jovens adultos são os mais afetados.

"Nós enfrentamos dificuldade na base de dados para estimar quantos precisam tomar a vacina. Nós temos uma população estimada em 600 mil pessoas, mas não sabemos quantas precisam de atualização. Com base na estimativa do Ministério da Saúde, foram enviadas 99 mil doses e, visando nosso estoque atual, distribuímos 140 mil doses", afirmou.

Apesar de a campanha visar os jovens adultos, a subcoordenadora lembrou que a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível nos postos para todas as pessoas que precisem.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública confirmou mais dois casos de sarampo no Rio Grande do Norte, passando para seis o total já registrado no Estado. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sobre a doença, o número de casos notificados é 85, dos quais 52 foram descartados e 27 permanecem em investigação.

 

Comente

PM prende bandidos que tentavam fazer arrastão em residência na Grande Natal

18/11/2019

Cinco criminosos armados invadiram uma casa na rua Lindalva Santiago, no bairro de Santos Reis, na noite deste domingo, 17

Operação foi do 3º Batalhão da Polícia Militar

A Polícia Militar prendeu três bandidos que tentavam fazer um arrastão em uma residência, na noite deste domingo, 17, em Parnamirim, na Grande Natal.

Cinco criminosos armados invadiram uma casa na rua Lindalva Santiago, no bairro de Santos Reis. No local, havia um casal que foi rendido enquanto os assaltantes realizavam o arrastão.

Ao perceberem uma movimentação estranha, os vizinhos das vítimas acionaram uma viatura da PM que estava efetuando a ronda pela região.

Os bandidos começaram a disparar ao notarem a aproximação da polícia, quando iniciou uma troca de tiros, em que dois assaltantes foram atingidos.

Dois criminosos ainda conseguiram fugir. Entre eles, um dos que foram baleados. Junto dos detidos, foi apreendida uma arma de fogo calibre 38 e cinco munições deflagradas.

O assaltante que foi atingido e preso, foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Agora RN.

Comente

PM apreende média de 3 armas de fogo por dia no Rio Grande do Norte

18/11/2019

Relatório elaborado pela corporação revela que, entre janeiro e outubro deste ano, foram retiradas de circulação 909 armas de fogo, como revólveres, pisto

A Polícia Militar apreende, em média, 3 armas de fogo por dia no Rio Grande do Norte. De acordo com relatório elaborado pela própria corporação, entre janeiro e outubro deste ano, foram retiradas de circulação 909 armas, como revólveres, pistolas e espingardas, além de simulacros (que são imitações de armas verdadeiras). Somente na região da Grande Natal, ainda foram apreendidas 2.049 munições.

Por mês, ainda de acordo com o relatório, a maioria das armas apreendidas (581 ao todo) foi retirada das ruas durante ações realizadas na região Metropolitana da capital potiguar, o que corresponde a uma média de 58 armas de fogo apreendidas por mês.

Ainda na Grande Natal, o maior volume de apreensões aconteceu no mês de julho, quando a PM recolheu 73 armas curtas, 26 armas de grosso calibre e 14 simulacros, totalizando 113 apreensões, além de 407 munições apreendidas.

As outras 409 armas apreendidas pela PM foram encontradas em operações ou patrulhamentos de rotina realizados em cidades do interior. Agora RN.

Comente

Carros batem de frente e uma pessoa morre na BR-304, no RN

18/11/2019

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, próximo a cidade de Caiçara do Rio do Vento

Um dos veículos envolvidos é uma caminhonete pertencente à Secretaria de Saúde do município de Luís Gomes

Uma pessoa morreu após um acidente de carro na BR-304, próximo ao município de Caiçara do Rio do Vento, região Central potiguar, na manhã desta segunda-feira, 18.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Roberto Cabral, um dos veículos envolvidos é uma caminhonete pertencente à Secretaria de Saúde do município de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar. A vítima que morreu estava em um veículo, tipo Uno.

A PRF segue em direção ao local, para realizar os procedimentos necessários. Fonte Agora RN.

Comente

Atleta Camarense, Wendson, é Prata em mais um Campeonato Estadual de Karatê

18/11/2019

Mais um Jovem Camarense com Vitorias.

No último domingo, dia 17 de Novembro, o karateca José Wendson (9 anos) foi prata na 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê da FPK (Federação Potiguar de Karatê), realizado na cidade de Extremoz. O evento contou com a presença de atletas de todo estado do Rio Grande do Norte.

 

José Wendson teve o ano de 2019 positivo, conseguindo se destacar no RN com um ouro e duas pratas em 3 campeonatos promovidos pela FPK. No Norte e Nordeste ficou em quarto lugar.

 

Wendson treina Karatê na ACAPORD, promovido pela Associação Nagashima de Karatê (ANAKA) nas segundas, quartas e sextas a noite. A associação tem um projeto social que busca tirar crianças e adolescentes das situações de risco através do esporte.

J

Os professores Martins, Francisco e Émerson parabenizam o atleta mirim pelas suas conquistas e seus pais Dezinho e Deyse pelo esforço e dedicação.

Comente

Apenas uma praia potiguar ainda apresenta óleo

18/11/2019

No entanto, substância ainda aparece em novos locais pelo Brasil

Apenas uma praia do Rio Grande do Norte ainda tem vestígios do óleo que suja as praias do nordeste brasileiro há mais de dois meses. Buzius, em Nísia Floresta, litoral Sul do estado, ainda tinha pequenos pontos da substância até o fim de semana.

A informação é do Relatório Resumido de Monitoramento da Defesa Civil e do Idema, que estão à frente do Plano de Resposta e Mitigação de Desastre.

De acordo com o documento os outros 14 municípios observados pelos órgãos responsáveis de cada cidade não apresentaram óleo nas praias.

Apesar da diminuição da substância em solo potiguar, o óleo continua em diversos locais pelo litoral nordestino e, inclusive, chegou no litoral do Espírito Santo, já no sudeste brasileiro. Ainda no fim de semana, manchas de óleo foram vistas pela primeira vez no delta do rio Parnaíba, que divide os estados de Maranhão e Piauí.

Parrachos

Um boletim produzido conjuntamente pelo Idema, pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar e pelo projeto EcoRecifes também divulgado no fim de semana, mostra que”não foi detectada qualquer presença de óleo na superfície, substrato e nos corais. Assim como não foi observado nenhuma evidência de efeito da substância, como corais doentes ou mortos”.Portal No Ar.

Comente

Celulares pré-pagos desatualizados estão bloqueados, diz Anatel

18/11/2019

Para desbloquear, cliente deve entrar em contato com operadora

 Agência Brasil

Quem tem telefone celular pré-pago e não atualizaram o cadastro após notificação das operadoras está com a linha bloqueada a partir desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes do Rio Grande do Norte e de mais 16 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.

Como atualizar o cadastro

Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar os dados cadastrais na sua prestadora pelos canais de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor na internet.

Apessoa deve informar o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Comente

Duas pessoas morrem e 26 ficam feridas em estradas federais do RN no feriadão

18/11/2019

Seis pessoas foram presas por dirigirem alcoolizadas

A Operação Proclamação da República, iniciada pela Polícia Rodoviária Federal na última quinta-feira, encerrou neste domingo, 17. De acordo com a PRF, o fluxo de veículos nas rodovias federais foi bem maior do que o normal no período.

“Durante os quatro dias de operação, foram registrados, nas BRs do RN, um total de 26 acidentes, dos quais seis graves, que resultaram em 26 pessoas feridas e duas pessoas mortas. O número de acidentes foi praticamente o mesmo do ano passado, porém o número dos acidentes graves teve uma redução de 33%”, informou a PRF.

 

Comente

Poço Branco: Prefeitura Através da Secretaria Municipal de Saúde Realiza Mais de 100 Mil Procedimentos só esse Ano de 2019

17/11/2019

É Tempo de Mudança!

Prefeitura Municipal de Poço Branco/RN Através da Secretaria Municipal de Saúde Equipes de Saúde da Atenção Básica Ultrapassam mais de 100 mil Procedimentos realizados no Ano de 2019. São Dados que Demostram o Fruto de Muito trabalho de uma Equipe dedicada empenhada em oferecer o Melhor a População. Atendimentos estes distribuídos entre, Visitas domiciliares, Atendimentos odontológico, Medico e de Enfermagem.  É o Compromisso da Gestão em Melhor Atender o  Cidadão Poçobranquense.

Comente

Lancha vira e cinco pessoas ficam feridas na Praia da Pipa, no RN

17/11/2019

Caso aconteceu neste sábado (16) na praia do município Tibau do Sul, no Litoral Sul potiguar. Corpo de Bombeiros e Marinha foram acionados ao local.

Por Inter TV Cabugi

Lancha vira e cinco pessoas ficam feridas na praia da Pipa, no RN — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Lancha vira e cinco pessoas ficam feridas na praia da Pipa, no RN — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Uma lancha cheia de banhistas, entre eles turistas, virou na praia da Pipa, em Tibau do Sul, litoral potiguar, neste sábado (16). O Corpo de Bombeiro e a Marinha foram acionados para socorrer as vítimas. Cinco pessoas tiveram ferimentos leves, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, o motor da embarcação parou e, por isso, a lancha pendeu para o lado, ficando paralela às ondas.

Quando uma onda mais forte atingiu a lancha, ela virou. As vítimas foram tiradas da água em poucos minutos.

Pipa é uma das praias mais conhecidas do litoral potiguar e recebe turistas de várias partes do mundo.

Comente

Motociclista de 21 anos morre em batida com carro na Grande Natal

17/11/2019

Caso aconteceu na manhã deste domingo (17) em Parnamirim. Vítima bateu cabeça em calçada e não resistiu.

Por G1 RN

Motociclista morreu em acidente em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: CPRE/Divulgação

Motociclista morreu em acidente em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: CPRE/Divulgação

Um jovem de 21 anos morreu após a moto que ele pilotava ser atingida por um carro, na manhã deste domingo (17) em Parnamirim, região metropolitana de Natal. De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o acidente aconteceu por volta das 9h30 no bairro Cohabinal.

Ainda de acordo com a polícia rodoviária, o acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Dr. Mário Negócio com a Rua Aproniano Sá. O veículo fazia uma conversão à esquerda e o motociclista teria passado na frente do carro.

O veículo bateu em cheio na moto, que acabou sendo imprensada, junto com o piloto, na mureta de uma calçada mais elevada. O motociclista atingiu a cabeça na mureta e morreu na hora, ainda segundo a CPRE.

A vítima foi identificada como Adriano Gomes da Silva, de 21 anos. O motorista do carro permaneceu no local do acidente. De acordo com a CPRE, ele não sofreu ferimentos, foi submetido a exame de bafômetro, mas o teste deu negativo para o consumo de álcool.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep). Até 11h30 o delegado de plantão da Polícia Civil ainda não havia chegado ao local para dar início à investigação.

Carro atingiu moto ao fazer conversão à esquerda, em Parnamirim, na Grande Natal. — Foto: CPRE/Divulgação

 

Comente

Homem é levado amarrado para a polícia após gastar dinheiro da mulher no bar

17/11/2019

Martinópole, com pouco mais de 10 mil habitantes, fica a 300 quilômetros da capital Fortaleza

Homem gastou com bebidas o dinheiro que a companheira, de 80 anos, lhe havia dado para comprar um botijão de gás

 
 

Em Martinópole, no Ceará, um homem acabou sendo amarrado pelos enteados e levado para a polícia após gastar com bebida alcoólica o dinheiro que a companheira, de 80 anos, lhe havia dado para comprar um botijão de gás.

Martinópole, com pouco mais de 10 mil habitantes, fica a 300 quilômetros da capital Fortaleza. O caso aconteceu na madrugada de 4 de novembro. O homem saiu de casa e só voltou para casa no outro dia. Sem o dinheiro, nem o gás!

Quando ele retornou, de mãos vazias, a octogenária pediu o fim do relacionamento. Exigiu, ainda, que o homem saísse da casa.

Indignado, ele decidiu ir para o bar. Por lá, acabou encontrando os filhos da mulher, que, para ter uma garantia de que ele não retornaria à casa, o amarraram e carregaram para o Destacamento da Polícia Militar de Martinópole.

De acordo com nota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará nenhum outro incidente foi relatado. “Não foi repassada nenhuma denúncia de má conduta oriunda do homem conduzido pelos populares. Por isso, não houve registro criminal do fato.”

Comente

Reforma Tributária pode sair em março, diz Rodrigo Maia

17/11/2019

Segundo o deputado, os parlamentares vão trabalhar com base no projeto elaborado pelo economista Bernard Appy, ex-secretário executivo do Ministério da Fazen

Atualmente há dois textos no Congresso Nacional que tratam da reforma tributária - um na Câmara e outro no Senado

 
 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem, em Nova York, que tem intenção de levar a reforma tributária para votação no plenário da Casa até março de 2020. Ele acredita que o governo deverá enviar ao Legislativo a proposta final da reforma ainda em 2019.

Segundo Maia, os parlamentares vão trabalhar com base no projeto elaborado pelo economista Bernard Appy, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, nos próximos dois meses, em parceria com o governo. De acordo com ele, deputados e senadores estão empenhados para o progresso dessa reforma, mesmo com as eleições municipais no segundo semestre do ano que vem.

Atualmente há dois textos no Congresso Nacional que tratam da reforma tributária – um na Câmara e outro no Senado. Além disso, entre as emendas na Câmara, há duas propostas de substitutivo, uma desenhada por empresários e outra pelos secretários de Fazenda dos Estados. A ideia no Parlamento é esperar o texto do governo e tentar chegar a uma proposta consensual que agrade a todos os grupos.

Inicialmente, a proposta do governo considerava a criação de um imposto sobre pagamentos, similar à CPMF, como forma de compensação para uma desoneração da folha de pagamentos. A impopularidade do tributo, contudo, levou à queda do então secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. Agora, um grupo de trabalho dentro da Receita tenta chegar a um novo texto, mais próximo às propostas que estão no Legislativo.

Maia também afirmou ontem a jornalistas que pretende concluir a reforma administrativa, que deverá afetar os benefícios ao setor público, até o primeiro semestre do próximo ano. “Essa reforma é muito importante, pois tem o objetivo de melhorar a eficiência do serviço público.”

Mais reformas

Ao receber um prêmio em Nova York, na noite de sexta-feira, o deputado afirmou que é preciso avançar com as reformas estruturais no Brasil, pois elas “não são econômicas, mas sociais”, e visam a tornar o Brasil um país menos desigual e com condições de garantir direitos mínimos a toda a sociedade.

“A reforma administrativa não é, como dizem alguns quadros do governo, para reduzir salários. É uma reforma para garantir serviços públicos de qualidade a todos os brasileiros, principalmente em educação e saúde”, disse Maia, durante jantar em que recebeu o Prêmio Woodrow Wilson Center por Serviços Públicos.

O presidente da Câmara apontou que, com boas regulações e o controle das contas públicas, o Brasil atrairá investimentos e vai gerar empregos, sem “precisar passar pela crise que outros países vivem na América do Sul”. Maia lembrou que os conflitos recentes em várias nações são decorrentes de uma estrutura de concentração de riquezas que se reforçou nos últimos anos, prejudicando a maior parte da população.

Comente

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

17/11/2019

Taxa está em 5% ao ano e o Banco Central já sinalizou que deve cair em dezembro para 4,5% ao ano e encerrar 2020 nesse patamar

Investidores que têm poupança antiga e não retiraram os recursos recebem rendimentos maiores

 
 

Com a taxa básica de juros, a Selic, em queda, os rendimentos da poupança devem perder para a inflação. Isso pode acontecer porque os rendimentos da poupança são 70% da Selic, mais a Taxa Referencial (TR), que está zerada.

Atualmente, a Selic está em 5% ao ano e o Banco Central já sinalizou que a taxa deve cair em dezembro para 4,5% ao ano e encerrar 2020 nesse patamar. Com isso, os rendimentos da poupança vão passar de 3,5% para 3,15% ao ano. Já a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar 2019 em 3,31% e 2020, em 3,60%, de acordo com estimativas do mercado financeiro.

Se for considerada a previsão mensal, a inflação deve chegar a 0,36%, em novembro, e a 0,35%, em dezembro, enquanto a poupança vai render 0,29% ao mês, com a Selic em 5%, e 0,26% ao mês, se a taxa básica cair para 4,5% ao ano.

Os investidores que têm poupança antiga e não retiraram os recursos recebem rendimentos maiores. Isso porque todos os depósitos feitos até 3 de maio de 2012 rendem 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais TR. A partir de 4 de maio de 2012, a nova regra de cálculo da poupança passou a ser 70% da Selic mais TR, sempre que a taxa estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano. Acima de 8,5% ao ano, o rendimento é 0,5% ao mês mais TR.

O diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirma que essa nova realidade de a poupança render pouco veio para ficar. “É uma realidade porque os juros vão ficar baixos. Vão cair de novo agora no mês de dezembro, possivelmente para 4,5% ao ano. Isso quer dizer que a poupança vai render 3,15% ao ano. E já começa a ser um problema porque esse rendimento deve ser menor que a inflação”, disse.

“Vamos passar aqui no Brasil pelo que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa. Nessas economias, os juros eram altos. As pessoas aplicavam em renda fixa. Havia investimentos garantidos e altos. Só que as taxas de juros foram caindo e aí reverteu a situação – a maioria dos americanos e europeus atualmente aplica na bolsa de valores. Vamos ter esse cenário no Brasil – quem quer maior rentabilidade vai ter que assumir risco”, disse.

Oliveira aconselha a quem optar por investir em ações e não tiver conhecimento do mercado financeiro a buscar os fundos de ações. “Há duas formas de aplicar na bolsa. Uma delas é aplicar diretamente em ações de uma empresa. Esse tipo de escolha só deve ser feito por pessoas com mais conhecimento. Para os iniciantes, a melhor alternativa é entrar em fundos de ações. Porque no fundo tem um gestor que conhece o melhor papel para comprar e ele vai diluir a carteira para minimizar os riscos. Vai escolher diversos tipos de empresas, como financeiras, bancos, varejo, de energia”, disse.

Caso não queira correr riscos ou tenha a intenção de fazer reserva de emergência, a recomendação é analisar as taxas de administração dos fundos de renda fixa. Para Oliveira, com a Selic cada vez menor, a tendência é que as instituições financeiras reduzam as taxas de administração para atrair mais clientes. Outra opção é analisar os títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic. Os investidores podem analisar também outras opções de investimento disponíveis no mercado.

Os investimentos em fundos e no Tesouro Direito têm cobrança de Imposto de Renda, além de taxas de administração, que devem ser analisadas por quem decide investir.

Reflexos na economia

Oliveira destaca que os menores rendimentos da poupança podem trazer consequências não somente para o bolso dos poupadores, mas também para a economia do país. “Como deixar o dinheiro na poupança não vai nem manter o poder de compra, isso pode fazer com que as pessoas parem de poupar e destinem dinheiro para consumo”, disse.

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.

Agora RN.

Comente

Tuka Rocha e Maysa Mussi morrem após acidente aéreo no Sul da Bahia

17/11/2019

Acidente de avião ocorreu na última quinta-feira, 14, nas proximidades do distrito de Barra Grande

Ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha

 
 

O ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, de 36 anos, morreu na manhã deste domingo, 17, após complicações de um acidente de avião em Maraú, no sul da Bahia. A profissional de relações públicas e assessoria de imprensa Maysa Marques Mussi, que também estava no avião, morreu na noite do último sábado, 16. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Maysa e Tuka estavam no avião bimotor com outras oito pessoas, entre familiares e amigos. A irmã de Maysa, Marcela Brandão, morreu no local do acidente. Os demais feridos, como o empresário Eduardo Mussi, marido de Maysa e irmão do deputado federal Guilherme Mussi (PP-SP), além do marido e do filho de Marcela Brandão, seguem internados em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (BA).

O acidente de avião ocorreu na última quinta-feira, 14, nas proximidades do distrito de Barra Grande.

A Secretaria de Saúde da Bahia não confirma oficialmente as identidades das vítimas do acidente.De acordo com a secretaria, seguem internados no HGE cinco adultos do sexo masculino, entre 26 e 38 anos, um adulto do sexto feminino, de 27 anos, e uma criança do sexo masculino, de 6 anos.

Comente

Justiça condena homem que fez emboscada para matar irmão por causa de cerveja

17/11/2019

Pena foi aumentada por ter sido o crime praticado contra irmão

Apenas cinco meses após a ocorrência do crime, um homem acusado de fazer uma emboscada para tentar matar o próprio irmão, em Lindóia do Sul, no Oeste de Santa Catarina, foi condenado a 12 anos de prisão, em regime fechado.

Segundo o processo, o acusado teria se desentendido com a vítima que não lhe vendeu cerveja fiado.

Segundo a denúncia, o acusado colocou um galho de árvore na estrada para que o irmão tivesse que descer da motocicleta que conduzia. Depois o atacou a golpes de facão, atingindo a orelha e o pescoço da vítima.

A morte foi evitada por um policial militar que fazia rondas na linha Sertãozinho, local do crime.

Preso preventivamente desde a data do crime, há cinco meses, o homem não poderá recorrer em liberdade.

Os jurados reconheceram as qualificadoras de motivo fútil, emprego de meio cruel e emboscada. A pena foi aumentada por ter sido o crime praticado contra irmão.

Comente