Morre em Natal paciente com quase 300 quilos que aguardou cinco dias por vaga em UTI em colchão no chão

28/11/2020

Carlos Alberto Félix da Silva havia sido transferido neste sábado (28) para o Hospital Giselda Trigueiro, que preparou cama adaptada para recebê-lo.

 G1 RN

Carlos Alberto Félix da Silva estava internado no Hospital Regional de João Câmara desde segunda-feira (23) — Foto: Cedida

Carlos Alberto Félix da Silva estava internado no Hospital Regional de João Câmara desde segunda-feira (23) — Foto: Cedida

O paciente que pesava cerca de 300 quilos e aguardou cinco dias em um colchão no chão de uma unidade de saúde para ser internado em uma cama na UTI morreu na manhã deste sábado (28) no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Carlos Alberto Félix da Silva, de 41 anos, foi reanimado depois de duas paradas cardiorrespiratórias, mas não resistiu à terceira. 

"Pelo menos, teve um pouco de dignidade no fim da vida, não estava no chão e recebeu toda a atenção e cuidado possível. Infelizmente, estava muito grave", disse o diretor do Giselda Trigueiro, André Prudente. 

Carlos Alberto estava com insuficiência cardíaca e rabdomiólise, que é uma degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue. O exame dele de Covid-19, uma suspeita inicial, deu negativo. 

O paciente procurou o Hospital Regional de João Câmara, a 74 km de Natal, na segunda-feira passada (23) ao apresentar dificuldade de respirar e ficar com lábios e dedos roxos, além de batimentos cardíacos fracos. Na quarta-feira (25), a equipe médica o intubou para ele respirar com ajuda de aparelhos. 

Sem uma cama que pudesse suportar o peso dele, a unidade de saúde optou por colocá-lo em um colchão no chão. A direção do Hospital Regional de João Câmara disse que "devido à doença crônica que o paciente" tem, fez o "possível para deixá-lo o mais cômodo possível" 

Na sexta-feira (27), a família dele conseguiu na Justiça o direito a um leito de UTI em um hospital de Natal para que ele pudesse receber o tratamento adequado. 

 

Ele foi transferido, então, na madrugada deste sábado (28) para o Hospital Giselda Trigueiro, que já havia aceitado a transferência do paciente antes mesmo da decisão judicial. Para recebê-lo, o hospital preparou uma cama adaptada, unindo duas que suportam até 200 quilos. 

Hospital adaptou cama para receber homem — Foto: Cedida

Hospital adaptou cama para receber homem — Foto: Cedida

Comente

Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano

28/11/2020

Objetivo da medida é reduzir possibilidade de contágio pela covid-19

Idosos na região central de Brasília.

A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite, que publicará, na segunda-feira (30), uma portaria com a prorrogação da medida. 
 
A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Com o adiamento da retomada da prova de vida, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro. 
 
Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício. 
 
Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Comente

Disputa agressiva no Recife dificultará diálogo para frente esquerdista contra Bolsonaro, avaliam lideranças

28/11/2020

Eleições 2020

Os candidatos à Prefeitura de Recife João Campos e Marília Arraes

disputa eleitoral em Recife (PE) deve deixar sequelas profundas na esquerda, que se dividiu e mergulhou numa campanha agressiva na cidade. Lideranças nacionais dos partidos envolvidos na guerra afirmam que ela dificultará o diálogo para a formação de uma frente contra Jair Bolsonaro em 2022. 

O PSB, que lançou João Campos aliado ao PCdoB, queixa-se de ter sido chamado de corrupto —em áudio distribuído por WhatsApp na sexta (27), por exemplo, o candidato é chamado de “mijão” e são feitas referências a desvio de recursos em obras, fraudes em merendas e bloqueio de bens. 

Já a petista Marília Arraes, prima de João Campos e rompida com ele, foi vítima de ataques apócrifos em panfletos que a acusavam de defender aborto, drogas e de pertencer a um partido, o PT, que “persegue cristãos de todo o Brasil”. 

MÔNICA BERGAMO 

Comente

Quem são os 5 elementos que iriam “protestar” no Carrefour da Zona Norte com coquetéis molotov?

28/11/2020

Protesto

Foto: ASSECOM/PMRN

A Polícia Civil tem que divulgar a identidade dos cinco homens presos na Avenida Salvador, por trás da unidade do Carrefour, na Zona Norte de Natal, nesta sexta-feira (27). 

Os elementos que estavam de posse de coquetéis molotov e confirmaram que o material seria usado no protesto “Vidas Negras Importam” não podem passar despercebidos pela sociedade e precisam ser investigados com todo rigor da lei. 

Já imaginaram se esse “protesto” fosse adiante e acontecesse uma tragédia? E se tivessem causado um incêndio de grandes proporções? 

Vamos parar de tratar esse tipo de “manifestante” como mocinho. 

Quem são esses “exemplos” que protestam com coquetéis molotov, usando causa social como pano de fundo?  Blog do BG.

Comente

Jovem espancado por 10 homens no interior do RN tem morte cerebral confirmada

28/11/2020

Francisco Douglas, de 23 anos, foi agredido no dia 15 de novembro após o resultado das eleições em São Miguel, na região do Alto Oeste. Caso passa a ser in

Por Inter TV Costa Branca

Francisco Douglas teve morte cerebral confirmada após ser espancado por 10 homens em São Miguel — Foto: Reprodução

Francisco Douglas teve morte cerebral confirmada após ser espancado por 10 homens em São Miguel — Foto: Reprodução

Após ser espancado por cerca de 10 homens no último dia 15 de novembro, na cidade de São Miguel, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o vendedor Francisco Douglas Gonçalves, de 23 anos, teve morte cerebral confirmada nesta sexta-feira (27). Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, desde o dia 18. 

Com a morte de Francisco Douglas, o caso que era tratado como tentativa de homicídio passa a ser investigado como homicídio qualificado. 

Por meio de imagens de câmeras de segurança, a Polícia Civil tenta identificar os suspeitos que agrediram o vendedor. Segundo os familiares, Francisco Douglas participava da festa em comemoração à vitória dos candidatos eleitos em São Miguel quando um grupo de pessoas iniciou o espancamento. 

Comente

Caixa abre 16 agências do RN para pagamento de auxílio emergencial neste sábado (28); veja lista

28/11/2020

Agências também estarão abertas, das 8h às 12h, para pagamento de auxílio emergencial extensão.

Por G1 RN

Algumas agências da Caixa abrem neste sábado (28) — Foto: Anna Alyne Cunha/InterTV Cabugi

Algumas agências da Caixa abrem neste sábado (28) — Foto: Anna Alyne Cunha/InterTV Cabugi

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai abrir 16 agências no Rio Grande do Norte para pagamento dos auxílios emergencial e emergencial extensão para os beneficiários nascidos em agosto e setembro dos ciclos 3 e 4. 

As agências vão funcionar das 8h às 12h. 

Segundo a Caixa, todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas. Não é preciso chegar antes do horário de abertura. 

Em todo o Brasil, serão pagos R$ 2,6 bilhões nas parcelas do Auxílio Emergencial e R$ 3,5 bilhões, nas parcelas do Auxílio Emergencial Extensão. 

Veja agências abertas no RN 

  • ASSU - CENTRO - RUA DR FERNANDO BUSTAMANT 

  • CAICÓ - CENTRO - AVENIDA DR. CARLINDO DE SOUZA DANTAS, 503 

  • CEARÁ-MIRIM - CENTRO - RUA GENERAL JOAO VARELA, 781 

  • GOIANINHA - ESTACAO - LUIZ BELARMINO DA COSTA, 1939 

  • JOÃO CÂMARA - CENTRO - JOAO CAMARA - RUA VEREADOR JOSE SEVERIANO DA CAMARA NUM 105 

  • MACAÍBA - TAVERES DE LIRA - AVENIDA JUNDIAI, 97-A 

  • MOSSORÓ CENTRO - RUA CORONEL GURGEL, 406 

  • MOSSORÓ - ILHA DE SANTA LUZIA AVENIDA - PRESIDENTE DUTRA, 939 

  • NATAL - CIDADE ALTA - RUA JOAO PESSOA, 208 

  • NATAL - POTENGI - AVENIDA DOUTOR JOAO MEDEIROS FILHO, 1720 

  • NATAL - POTENGI - AVENIDA DAS FRONTEIRAS, S/N 

  • PARNAMIRIM CENTRO - AVENIDA BRIGADEIRO EVERALDO BREVES, 316 

  • PAU DOS FERROS - CENTRO - PRACA DA MATRIZ, 15 

  • SANTA CRUZ - CENTRO - RUA MANOEL CICERO DE LIMA, 35 

  • SÃO GONÇALO DO AMARANTE - JARDIM LOLA - AVENIDA BACHAREL TOMAZ LANDIM, 1639 

  • SÃO JOSÉ DE MIPIBU - CENTRO - RUA PREFEITO INACIO HENRIQUE, 11 

Comente

Prefeitura volta a fiscalizar bares e restaurantes após aumento nos casos de Covid-19 em Natal

28/11/2020

Objetivo é checar se as medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento entre as mesas estão sendo cumpridas nos estabelecimentos.

Inter TV Cabugi

Fiscalização aconteceu em bares de Ponta Negra na sexta-feira (27) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Fiscalização aconteceu em bares de Ponta Negra na sexta-feira (27) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Natal voltou a fiscalizar nesta sexta-feira (27) bares e restaurantes após os casos de Covid-19 aumentarem na cidade nas últimas semanas. Os primeiros empreendimentos visitados foram em Ponta Negra, na Zona Sul da capital.

O objetivo é checar se as medidas sanitárias de prevenção à doença, que estão nos decretos que permitiram a reabertura desses estabelecimentos, estão sendo cumpridas, como o distanciamento de dois metros entre mesas - que só podem ter no máximo oito pessoas -, uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel. 

Ao todo, cinco estabelecimentos vão ser fiscalizados por noite às quintas-feiras, sextas e sábados. À princípio, a ideia é orientar e não notificar os bares e restaurantes, o que pode acontecer em caso de reincidência. 

 

"É um trabalho para relembrar os cuidados, para que todo mundo possa funcionar com segurança. É importante se prevenir pra evitar situações mais delicadas como o fechamento de estabelecimentos como ocorreu há alguns meses", disse Carlos Falcão, chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 

"As pessoas estavam relaxando, mas temos que relembrar que a pandemia ainda não acabou". 

Além da Semsur, fazem parte da fiscalização a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o Procon e a Vigilância Sanitária. 

Segundo as equipes de fiscalização, o erro mais observado neste momento tem sido a falta de distanciamento entre mesas nos bares. 

Aumento dos casos 

O Rio Grande do Norte registrou nesta sexta-feira (27) 3.880 casos de Covid-19 a mais no boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em comparação com o registro do dia anterior. O número foi o segundo maior em um dia desde o início da pandemia. 

Em Natal, os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Natal tiveram horário estendido nos últimos dias, voltando a funcionar durante o período da tarde em todos os dias após um aumento na procura de pacientes. 

Os centros vão abrir neste fim de semana pela segunda vez consecutiva. No fim de semana passado, 515 pessoas receberam atendimento médico nos locais. 

 

Os hospitais particulares também tiveram aumento de internações por Covid-19 na capital potiguar e, em alguns deles, os leitos críticos voltaram a ter 100% de ocupação. 

Comente

Ocupação em leitos de UTI para Covid-19 aumenta 90% em um mês no RN

28/11/2020

Segundo Sesap, estado tem atualmente 97 pessoas internadas em leitos de Terapia Intensiva no estado. Em 27 de outubro, eram 51 pessoas.

Inter TV Cabugi

Ocupação em UTI teve aumento de 90% em um mês — Foto: Sandro Menezes

Ocupação em UTI teve aumento de 90% em um mês — Foto: Sandro Menezes

No intervalo de um mês, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes acometidos pelo novo coronavírus aumentou 90% no Rio Grande do Norte. O estado chegou ao dia 27 de novembro com 97 pacientes internados em leitos de UTI. Em 27 de outubro, eram 51 nos hospitais das redes pública e privada.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que diariamente divulga boletins informativos atualizando a situação da pandemia no Rio Grande do Norte. 

A rede privada é a mais impactada pelo aumento das internações. No período de 30 dias, a ocupação das UTIs em hospitais particulares aumentou 261%. Se em 27 de outubro a rede privada cuidava de 18 pessoas em Terapia Intensiva, um mês depois a quantidade de pacientes chegou a 65. 

 

Esse dado, aliado aos 10 pacientes em leitos semi intensivos, representa 42,4% de ocupação dos leitos exclusivos para tratar enfermos com complicações provocadas pela Covid-19. No fim de outubro, apenas 11% dos leitos estavam ocupados. 

Já a rede pública permanece com uma taxa estável de ocupação de leitos de UTI. Houve até uma pequena queda em relação há um mês atrás. No dia 27 de outubro eram 33 internados em leitos intensivos. Nesta sexta-feira, foram 32. 

Em um mês também houve um aumento significativo no total de internações por coronavírus no estado. Segundo dados da Sesap, em 27 de outubro havia 177 pessoas em leitos clínicos, semi-intensivos e de UTI no estado. Um mês depois, esse número saltou para 266. Crescimento de 50% no período. 

Novamente o maior impacto foi na rede privada. O número geral de internados cresceu 185% nos hospitais privados, saindo de 41 para 117 leitos ocupados no total. No serviço público, o salto foi de 136 para 149 pacientes 

De acordo com o site Regula RN, que monitora em tempo real a situação dos leitos Covid na rede SUS, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na rede pública do estado estava em 55% na noite de sexta-feira, sendo a maior pressão por leitos na região Oeste (67%) e a menor, no Seridó (28%). A região metropolitana de Natal tem 55% das vagas em hospitais preenchidas. 

 

Três hospitais da rede SUS estavam com todos os leitos ocupados. O Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, e o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. 

Comente

COVID: Brasil registra 514 óbitos e 34 mil casos nas últimas 24h

27/11/2020

Covid-19

Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (27): 

– Registro de 514 óbitos nas últimas 24h, totalizando 171.974 mortes; 

– Foram 34.130 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.238.350 pessoas já foram infectadas. 

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.536.524, com o registro de mais 7.925 pacientes curados. Outros 529.852 pacientes estão em acompanhamento. 

Comente

PRF prende homem e apreende centenas de tênis falsificados em Canguaretama

27/11/2020

Apreensão

Foto: divulgação/PRF-RN 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no final da noite desta quinta-feira (26/11), no km 164 da BR 101, em Canguaretama/RN, um homem de 29 anos por transportar um carregamento de tênis falsificados. 

Policiais faziam fiscalizações no km 164 da BR 101, quando por volta das 22h50 foi dada ordem de parada ao condutor de uma Ducato de cor branca. 

Após vistoria no interior do veículo foi verificado que estava carregado com 402 pares de tênis com indícios de falsificação, se passando por duas marcas famosas. 

Diante dos fatos, o condutor foi preso e a mercadoria foi apreendida, sendo a ocorrência encaminhada à Central de Flagrantes em Natal. 

Comente

Paciente com quase 300 quilos consegue leito de UTI na Justiça e hospital junta duas camas para recebê-lo

27/11/2020

Acomodado em colchão no chão de hospital de João Câmara, paciente aguarda transferência para UTI em Natal. Hospital Giselda Trigueiro já havia aceitado re

Por G1 RN

Carlos Alberto Félix da Silva está internado no Hospital Regional de João Câmara — Foto: Cedida

Carlos Alberto Félix da Silva está internado no Hospital Regional de João Câmara — Foto: Cedida

A família de Carlos Alberto Félix da Silva conseguiu na Justiça o direito a um leito de UTI em um hospital de Natal para que ele possa receber o tratamento adequado e passar por um procedimento de cirurgia bariátrica. O homem de 41 anos pesa cerca de 300 quilos e, sem cama que suporte o seu peso, está internado em um colchão no chão do Hospital Regional de João Câmara, a 74 km da capital, desde a última segunda-feira (23). 

Ele será transferido para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, que já havia aceitado a transferência do paciente antes mesmo da decisão judicial. Para recebê-lo, o hospital preparou uma cama adaptada, unindo duas que suportam até 200 quilos. "Elas foram juntadas e poderão recebê-lo sem ter que ficar no chão", explicou o diretor da unidade, André Prudente. 

Cama foi adaptada para receber paciente — Foto: Cedida/Hospital Giselda Trigueiro

Cama foi adaptada para receber paciente — Foto: Cedida/Hospital Giselda Trigueiro

Segundo a família, outro problema é a falta de ambulância apta para realizar tal transferência. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse em nota que além de adequar o Hospital Giselda Trigueiro, está trabalhando com o "Hospital Universitário Onofre Lopes - que é referência em casos de obesidade mórbida - para definir a logística e suporte adequados ao caso em questão". 

 

A pasta reforçou que "não tem medido esforços para agilizar a transferência e a expectativa é que o paciente seja encaminhado para o Giselda Trigueiro ainda nesta sexta-feira (27)". 

Homem com cerca de 300 quilos vai ficar em cama adpatada — Foto: Cedida

Homem com cerca de 300 quilos vai ficar em cama adpatada — Foto: Cedida

Carlos Alberto foi levado ao hospital de João Câmara na noite de segunda-feira (23), com dificuldade de respirar, com lábios e dedos roxos. Também apresentou batimentos cardíacos fracos. Na quarta-feira (25), a equipe médica intubou o paciente para ele respirar com ajuda de aparelhos. 

 

Na oportunidade, sobre o fato de o paciente se encontrar em um colchão no chão, a direção do Hospital Regional de João Câmara informou que "devido à doença crônica que o paciente possui, tem feito o possível para deixá-lo o mais cômodo possível". 

Camas foram aliadas para receber paciente — Foto: Cedida

Camas foram aliadas para receber paciente — Foto: Cedida

Comente

RN tem segundo maior registro de casos de Covid-19 em um dia desde o início da pandemia

27/11/2020

Ao todo, foram 3.880 casos. Sesap diz que maioria dos confirmados é referente ao teste de sorologia e por isso os pacientes não apresentam a infecção atualm

Por G1 RN

teste Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação

teste Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação

O Rio Grande do Norte teve nesta sexta-feira (27) o dia com o segundo maior registro de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

Ao todo, foram 3.880 casos confirmados no estado, subindo de 88.767 na quinta-feira (26) para 92.647. 

Esse número só é superado pelo registro de 29 de junho, quando houve um aumento de 5.420 casos confirmados de um dia para o outro.

Segundo a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, "a maioria" dos casos confirmados nesta sexta-feira foi de testes de sorologia, que indicam se o paciente já teve a Covid-19. Ou seja, de acordo com ela, esse número não representa que a infecção está ativa nos pacientes.

A maioria desses casos confirmados que nós fizemos a liberação de ontem (quinta-feira) pra hoje (sexta-feira) compreendem casos que foram testados através da sorologia. Então, são casos de pacientes confirmados, mas não necessariamente com a infecção ativa neste momento", disse. 

"Esses dados desses pacientes que foram testados e confirmados neste momento não representam casos de pacientes infectados agora". 

Segundo Luchessi, o aumento se deu em decorrência de ampliação de testes. "A disponibilização de mais testes e o aumento da nossa população elegível para esses testes têm favorecido com o incremento dos dados, algo realmente desejado, visto que nós prezamos pela detecção dos casos de Covid-19 o mais precocemente possível". 

De acordo com a subcoordenadora, "a liberação desses resultados não impacta nesse momento na transmissão atual". 

 

No atual boletim, o estado também registrou 12 mortes por Covid-19, mas, segundo a Sesap, nenhuma nas últimas 24 horas. 

Comente

Mantida condenação de ex-prefeita do Município de Ouro Branco por improbidade

27/11/2020

Improbidade

Dra Fátima 13 PT (Prefeita) Ouro Branco - Guia Eleições 2016

A 3ª Câmara Cível, à unanimidade de votos, negou recurso interposto por Maria de Fátima Araújo da Silva, ex-prefeita do Município de Ouro Branco, contra sentença proferida pela Comarca de Jardim do Seridó que a condenou por Improbidade Administrativa e impôs penalidade de pagamento de multa civil no valor equivalente a três vezes o valor do último subsídio recebido pela ré dos cofres daquele Município no exercício do cargo de prefeita, por manter servidores em desvio de função. 

No recurso, ela alegou não existirem provas de que os servidores estavam trabalhando em desvio de função, e que não existiu o dolo necessário para caracterizar o ato de improbidade apontado. A ex-prefeita defendeu ainda que as penas aplicadas foram exacerbadas. Por fim, requereu a reforma da sentença, a sua absolvição ou a redução da penalidade imposta. 

Para o relator do recurso, o desembargador Vivaldo Pinheiro, ficou devidamente provado que no período em que foi prefeita de Ouro Branco, Maria de Fátima manteve os quatro servidores citados nos autos em desvio de função, circunstâncias estas que demonstram seu descaso para com suas obrigações, bem como relativamente aos princípios basilares da administração. 

“Assim, resta demonstrada que a recorrente como Prefeita do município em tela, tinha consciência do ocorrido”, comentou o relator do caso. 

Ele complementou seu entendimento: “Diante desse cenário e tomando como parâmetro o atual estágio de transparência da res publica, conquistado efetivamente com muito suor e patriotismo, a partir do afastamento e das prisões de grandes Autoridades da República, é necessário alargar essa tutela social para inibir condutas ímprobas na base federativa, evitando-se malsinados e rotineiros apadrinhamentos e desvios de finalidade”, disse. 

Em relação a dosimetria da pena aplicada à ex-prefeita, considerou que as circunstâncias fáticas comprovadas nos autos demonstram que a penalidade foi fixada corretamente, respeitados os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, diante da gravidade dos fatos delineados e comprovados durante toda a instrução processual. Politica em Foco.

Comente

STF julga em dezembro possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

27/11/2020

Reeleição

STF julga em dezembro possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para o plenário virtual da Corte a ação que decidirá se os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, podem concorrer a reeleição. O julgamento está marcado para começar em 4 de dezembro. 

Os magistrados vão julgar ação apresentada pelo PTB, que alega ser inconstitucional que ambos concorram ao cargo novamente. Atualmente, a Constituição Federal proíbe a reeleição na mesma legislatura. No entanto, o texto não trata dos casos em que a reeleição ocorre em legislaturas diferentes. 

Maia foi eleito em 2017 e em 2019, quando o Congresso já tinha a nova composição, dos deputados que venceram a eleição de 2018. Em parecer enviado ao Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) entendem que o assunto deve ser decidido pelo Congresso. 

No plenário virtual, os ministros publicam seus votos de maneira eletrônica, e não debatem o tema presencialmente ou por videoconferência. A decisão terá impacto nas futuras eleições do Congresso. Politica em Foco.

Comente

Allyson segue em reuniões com equipe de transição de forma remota

27/11/2020

Transição

Allyson segue em reuniões com equipe de transição de forma remota

O prefeito eleito de Mossoró Allyson (Solidariedade) segue em ritmo acelerado de trabalho realizando reuniões remotas nessa quarta-feira (25) com a equipe de transição da Prefeitura Municipal, que foi anunciada oficialmente esta semana. O mesmo ocorreu ao longo da semana. 

A equipe de transição de Allyson é composta pelo contador Claudemberg Emídio Dantas; o economista Franklin Alves Filgueira; o advogado Humberto Henrique Costa Fernandes Rêgo; o contador Ivo Franklin de Moura Bezerra; o advogado Kadson Eduardo de Freitas Alexandre; a servidora pública Luana Lorena de Souza Lima; o advogado Paulo Afonso Linhares e o advogado Raul Nogueira Santos. 

“Seguimos desenvolvendo nossas atividades de forma remota, adotando os procedimentos necessários para a transição de governo e, claro, para que em 2021 possamos assumir a prefeitura inteirados sobre todos os assuntos”, comenta Allyson. Fonte Politica em Foco.

Comente

Deputado Ezequiel participa do lançamento de licitação do Projeto Seridó e celebra conquista para o RN

27/11/2020

Conquista

Deputado Ezequiel participa do lançamento de licitação do Projeto Seridó e celebra conquista para o RN

O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou nesta quinta-feira (26) a licitação do projeto Sistema Seridó, que vai interligar as bacias hidrográficas da região do Seridó potiguar. O ato ocorreu em Brasília, em evento que contou com a presença do ministro Rogério Marinho e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) também participou do ato. 

A licitação será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O órgão vai contratar empresa para elaborar o projeto executivo e de estudos complementares para a execução do Sistema Seridó. A abertura da licitação é o primeiro passo para a execução das obras do sistema, que vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios potiguares. 

“Esta é talvez a obra mais importante para a segurança hídrica da população seridoense. É uma luta antiga e que agora finalmente começa a se transformar em realidade. Momento de agradecer ao ministro Rogério Marinho e ao governo federal pela sensibilidade em rapidamente viabilizar esta licitação. Essa obra será uma das mais importantes”, disse Ezequiel Ferreira. 

A estimativa é de que o Governo Federal invista cerca de R$ 280,6 milhões para a construção de mais de 330 quilômetros de canais adutores, estações de bombeamento, de tratamento e de pontos de catação de água. 

O Projeto Seridó será executado em duas etapas e contém 10 trechos. O Sistema Seridó Norte captará a água no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu (RN). Já o Sistema Seridó Sul levará as águas do Rio São Francisco a partir do Reservatório Oiticica. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte cedeu os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental e o projeto básico dos sistemas adutores. 

Ainda durante a solenidade, o ministro Rogério Marinho apresentou um balanço das ações realizadas pelo MDR este ano no Rio Grande do Norte nas áreas de habitação, segurança hídrica, saneamento, desenvolvimento regional e urbano, mobilidade urbana e defesa civil 

Comente

Avança na Assembleia projeto que concede isenção de IPVA a pessoas com deficiência

27/11/2020

Isençã

Avança na Assembleia projeto que concede isenção de IPVA a pessoas com deficiência

A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, em reunião nesta quinta-feira (26), uma alteração na Lei Estadual Nº 6967, de 1996, proposta de iniciativa do Governo do Estado. O objetivo é conceder o benefício de isenção do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na aquisição de automóveis por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou com transtorno de espectro autista. 

O relator da matéria, deputado Getúlio Rêgo (DEM), destacou que a iniciativa do Executivo vem “a suprir uma lacuna identificada na legislação”. O democrata deu parecer favorável a matéria e foi seguido pelos demais membros do colegiado por unanimidade. 

Outro projeto aprovado, dessa vez de iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes (PL), trata sobre a criação do cartão digital de vacinação. A proposta também foi aprovada por unanimidade entre os presentes, se destacando o fato de não causar nenhum impacto financeiro para o Executivo. 

Ainda na reunião, os parlamentares aprovaram um projeto de Kelps Lima (SDD) que dispõe sobre a obrigatoriedade da inspeção técnica periódica predial (ITPP) em edifícios do Estado. Além disso, a matéria institui o laudo técnico de inspeção predial. A relatoria foi do deputado Getúlio Rêgo (DEM). O relator destacou que esta prática ainda não é comum no RN e em outros estados, mas importante para evitar possíveis problemas. A proposta também recebeu aprovação unânime. 

O colegiado aprovou ainda o projeto que trata sobre a política de diagnóstico e apoio aos alunos com dislexia e TDAH na rede de educação pública, apresentado pelo deputado Kleber Rodrigues (PL), e o de iniciativa do deputado Sandro Pimentel (Psol), que estabelece o uso de papel reciclado pelos órgãos da administração pública do RN. A proposta teve relatório favorável de Tomba Farias (PSDB), que é o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da AL. 

Além de Tomba, também estiveram presentes na reunião os deputados Getúlio Rego, Ubaldo Fernandes, Souza Neto (PSB), José Dias (PSDB) e coronel Azevedo (PSC). 

Comente

Polícia Civil prende 97 pessoas no RN por assalto, tráfico de drogas, homicídio e outros crimes

27/11/2020

Coordenada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, 'Operação PC 167' aconteceu nesta quinta-feira (26), envolveu todas as delegacias de Natal e as regionais p

Por G1 RN

Operação da Polícia Civil aconteceu nesta quinta-feira (26) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Operação da Polícia Civil aconteceu nesta quinta-feira (26) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu 97 pessoas nesta quinta-feira (26) em uma operação coordenada em todo o estado para cumprir mandados de prisão que estavam em aberto. Ela foi denominada "Operação PC 167" em referência a todos os municípios potiguares e envolveu 1 mil policiais. 

Segundo a Polícia Civil, desse total, os casos mais registrados foram de 42 presos que respondem por assalto, 22 por tráfico de drogas, 13 por homicídio e quatro por violência doméstica. Os demais foram detidos por outros tipos de crime. 

O delegado geral adjunto da Polícia Civil, Ben Hur Cirino de Medeiros, disse que 81 desses 97 detidos são considerados muito perigosos. 

"Nós tínhamos que tirá-los do convívio da sociedade. Pois é o povo que rouba pra comprar droga, que trafica e que mata. E que chega em casa e agride a mulher", disse. 

Apenas no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, 11 pessoas foram detidas nesta ação. 

O fato de ter acontecido neste mês de novembro, segundo a Polícia Civil, tem o objetivo de tirar os criminosos das ruas às vésperas do mês de dezembro, que tradicionalmente, de acordo com o órgão, reúne muitas ocorrências. 

Segundo a Polícia Civil, a operação envolveu vários municípios do Rio Grande do Norte e diversas delegacias regionais. 

 

Em Natal, os 15 distritos policiais participaram da ação, que foi coordenada pela Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) e Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN). 

 

 

Comente

IFRN Campus Ceará-Mirim abre processo seletivo para contratação de professor substituto

27/11/2020

Remuneração pode chegar a R$ 5.786,78. Inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro.

Por G1 RN

IFRN Campus Ceará-Mirim. — Foto: Reprodução

IFRN Campus Ceará-Mirim. — Foto: Reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu processo seletivo simplificado para a contratação, por tempo determinado, de professor substituto para atuar no Campus Ceará-Mirim. O selecionado vai trabalhar com a disciplina Didática, com atuação no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior. A remuneração pode chegar a R$ 5.786,78. 

As inscrições já estão abertas e seguem até as 20 horas do dia 6 de dezembro deste ano. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal do professor substituto. Podem se inscrever pessoas com diploma de graduação. A taxa é de R$ 78. 

O processo seletivo é composto por uma prova de desempenho e de títulos, e tem validade de dois anos a partir da data de divulgação do resultado, prevista para 2 de janeiro de 2021. 

Comente

Auxílio Emergencial: Caixa paga nova parcela a 5,2 milhões nesta sexta

27/11/2020

Entre os que recebem nesta sexta estão 1,6 milhão de trabalhadores do Bolsa Família, que recebem a terceira parcela de R$ 300.

Por G1

Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (27) mais uma parcela do Auxílio Emergencial a 5,2 milhões de trabalhadores. 

Aos trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, o pagamento já é referente à 3ª parcela de R$ 300 do benefício. Nesta sexta, recebem 1,6 milhão de trabalhadores cujo número do NIS encerra em 9. 

Entre os demais trabalhadores, estão 3,4 milhões que vão receber uma parcela do Auxílio Emergencial extensão, de R$ 300. Outros 200 mil ainda vão receber alguma das parcelas de R$ 600. Os pagamentos desta sexta são para nascidos em abril. 

Brasil receberá US$ 1 bi para pagamento do auxílio emergencial e Bolsa  Família | Notícias de Mogi

Comente