Incêndio atinge casa na Grande Natal

23/12/2019

Caso aconteceu na manhã deste domingo (22) em Macaíba. Ninguém ficou ferido.

Por G1 RN

Incêndio atingiu casa em Macaíba, na região metropolitana de Natal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Incêndio atingiu casa em Macaíba, na região metropolitana de Natal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um incêndio atingiu uma casa na cidade de Macaiba, região metropolitana de Natal, durante a manhã deste domingo (22). As informações são do Corpo de Bombeiros Militar.

As chamas foram controladas pelos combatentes. Ainda de acordo com a corporação, o fogo comprometeu a maior parte da estrutura da residência. Apesar disso, ninguém ficou ferido.

A motivação do incêndio ainda será investigada, de acordo com os bombeiros.

 

Comente

Poço Branco Prefeitura Resgatando a Cultura do Nosso Município na Gestão Atual

23/12/2019

É Tempo de Mudança!

A imagem pode conter: 2 pessoas

Alice Maciel fez Show Gospel neste Sábado Dia 21 na Programação do Natal em Poço Branco mais uma das Realizações da Prefeitura  Municipal na Gestão 2017 a 2020 Resgatando a Cultura de Nossa Cidade.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

O Cantor Juciliel também Cantou no Show Gospel nessa Programação de Natal Em Nossa Cidade.

 

 

 

Comente

Prefeito interino, Ronaldo Venâncio, encerra mandato em Ceará-Mirim com a cidade repleta de lixo

23/12/2019

O ex-gestor municipal teve sua candidatura impugnada na reta final das eleições suplementares. O prefeito eleito Júlio César (PSD) assume o município na pr

O prefeito interino de Ceará-Mirim, Ronaldo Venâncio (PV), encerrou sua gestão municipal com as ruas repletas de lixo. A cidade está com o serviço de coleta dos resíduos suspensa. Diante desta situação, a população se reuniu para fazer o recolhendo do lixo e a limpeza das ruas onde moram, como mostram as imagens a seguir.

A limpeza urbana do município será um dos principais desafios do prefeito eleito Júlio César (PSD), com 65,04% dos votos válidos, no último dia 1º de dezembro, durante as eleições suplementares. Júlio César assume a prefeitura da cidade na próxima segunda-feira, 23, às 16h, na Câmara Municipal.

Um dos moradores do município que decidiu recolher o lixo por conta própria. Foto: Reprodução.

Na reta final da campanha, Ronaldo Venâncio teve sua candidatura impugnada nas eleições suplementares. A decisão foi do juiz da 6ª Zona Eleitoral, Peterson Fernandes Braga, já que havia uma ação do Ministério Público (MP), por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em virtude da reprovação das contas de Ronaldo enquanto presidente da Câmara Municipal, no exercício financeiro de 2005.

Em 2007, foi aberto procedimento pelo TCE. Um ano depois, Ronaldo Venâncio recorreu, mas o TCE julgou improcedente. O valor recente de R$127.790,33 teve origem no processo nº 012855/2007, transitado e julgado em agosto de 2018. No total, foram oito contas reprovadas de Ronaldo Venâncio em processos já transitado e julgado no TCE. O município já executou R$ 292.447,41 e pede devolução ao erário.

Fonte Portal Agora RN.

Comente

Com troféu mundial, carreata conduzirá Ítalo Ferreira do aeroporto de São Gonçalo para Baía Formosa

23/12/2019

A passeata com os veículos vai ter uma parada no bairro de Ponta Negra, em Natal, onde o campeão do surf vai exibir o prêmio conquistado no Havaí

O surf tem um novo campeão mundial: Ítalo Ferreira. Após vencer a etapa de Pipeline do Circuito Mundial, no Havaí, na última quinta-feira, 19, o potiguar de 25 anos chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, na próxima segunda-feira, 23. Do local, uma carreata organizada por amigos e familiares de Ítalo sairá, às 9h30, com destino à Baía Formosa, cidade natal do surfista.

Antes de chegar na cidade do atual campeão mundial do surf, a carreata terá uma parada na praia de Ponta Negra, em Natal. A expectativa, segundo a assessoria de Ítalo, é que o potiguar possa mostrar o troféu nas proximidades da praia.

Já em Baía Formosa, no litoral sul do estado, Ítalo fará um passeio pelas principais vias da cidade em provável carro aberto e com o troféu em mãos.

Agora RN.

Comente

Em meio à investigação contra o filho, Bolsonaro quer Moro como vice em 2022

22/12/2019

Presidente disse que ex-juiz da Lava Jato está em adaptação

Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro avaliou abertamente neste sábado (21), a possibilidade de uma chapa com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, como seu vice nas eleições de 2022. Ele disse que é cedo para se apostar na composição com o ex-juiz da Operação Lava Jato. Mas afirmou que Moro, apesar de ainda não ter virado político, “está em adaptação”.

A menção a Moro acontece na semana em que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), foi alvo de busca e apreensão em investigação sobre suposto desvio de verbas na Assembleia Legislativa do Rio.

Segundo o presidente, “todo mundo fala” que o ministro, caso concorra à eleição presidencial de 2022, “tem muita chance”. “Agora, tem de perguntar pro Moro se ele quer, ele agora sabe o que é política.”

Ao mesmo tempo, Bolsonaro admitiu que, se for preciso, pode substituir o general Hamilton Mourão como candidato a vice. “Se eu estiver bem, posso ser candidato à reeleição. Questão do vice é peça fundamental na campanha. Mourão está indo bem. Agora, vamos supor que eu esteja razoavelmente bem e tenha que trocar essa peça: já falei com Mourão sobre isso aí.”

O presidente reconheceu que teve uma relação “tumultuada” com Mourão no começo do governo. Agora, segundo ele, isso está superado. Bolsonaro disse que Mourão “está indo muito bem”, mas que, se preciso, poderá escolher outro candidato a vice em 2022. “É uma pessoa bastante equilibrada e sensata. Até ele, se quiser, vamos supor que outro cara queira ser candidato a presidente e ele queira ser vice. Direito dele”, declarou.

Comente

Papa Francisco diz que igreja está atrasada e pede reformas

22/12/2019

Para líder maior dos católicos, atraso soma 200 anos

Por Agência Brasil/RTP (emissora pública de televisão de Portugal)

A igreja está duzentos anos atrasada. Afirmação feita, no Vaticano, pelo papa Francisco.

Na mensagem de Natal aos cardeais e membros da Cúria romana, o chefe da igreja católica defendeu a necessidade de “mudar a mentalidade pastoral”.

Francisco apelou ainda à realização de reformas e alertou contra os perigos da “rigidez” dos membros da igreja perante aos desafios atuais.

Comente

Indústria de cimentos vai reaproveitar óleo que poluiu praias no RN

22/12/2019

Ao todo, serão transportadas 34 toneladas do produto

O óleo de origem misteriosa que sujou as praias do Rio Grande do Norte e todo o litoral do Nordeste e parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, será reaproveitado pela Fábrica de Cimentos Mizu. A iniciativa faz parte do processo de articulação feito pelo Comando Unificado de Incidentes do RN, por meio da parceria firmada entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema e a Fábrica para tratar da destinação, especificamente o aproveitamento do resíduo para o setor cimenteiro.

O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) iniciou nesta sexta-feira (20), a remoção dos resíduos coletados nas praias atingidas pelo derramamento de óleo no litoral do Nordeste. Em novembro, o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, esteve no local para visitar as instalações e analisar a possibilidade da empresa recepcionar o material.

Até o momento, o armazenamento e manejo desse material, estava sob responsabilidade das prefeituras. Entretanto, na sexta-feira, o Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou a remoção dos resíduos, que estavam armazenados na cidade de Tibau do Sul.

Neste sábado (21), foi a vez de retirar 22 big bags das 61 existentes, da Estação de Transbordo de Campo de Santana, no município de Nísia Floresta. As 39 restantes serão levadas na segunda-feira (23), em outra operação da Petrobrás, em parceira com a Capitania dos Portos. Ao todo, serão transportadas 34 toneladas (volume coletado pelas prefeituras atingidas) até a destinação final, no município de Baraúna, onde fica a Fábrica da Cimento Mizu.

Segundo o diretor geral, a parceria com a Mizu foi estabelecida após vistoria e análises técnicas realizadas pela equipe do órgão ambiental. “Visitamos as instalações, realizamos uma análise prévia e foi verificado que a fábrica possui capacidade suficiente para o processamento dos materiais oleosos, que serão facilmente incorporados ao processo produtivo da empresa, atendendo aos princípios do reaproveitamento e da sustentabilidade”, afirmou.

 

Comente

Poço Branco: Auto de Natal Apresentado pelo o Grupo Águia e com o Apoio da Prefeitura e Câmara e está Sendo um Sucesso

21/12/2019

É Tempo de Mudança!

A imagem pode conter: 28 pessoas, incluindo Waldemar De Gois, pessoas sorrindo

Auto de Natal em Poço Branco/RN Foi Apresentado na Cidade e nos Distritos.

O Auto de Natal em Poço Branco esta Sento Apresentado pelo Grupo Teatral Águia com o Apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores estar sendo Apresentado na Cidade e Nos Distritos Baixos, Lagoa do Serrote e Contador. sendo Assim a Gestão Atual junto com a Grupo Águia Fez e Vai fazer Muito Mais Apresentações em Nossa Cidade no Resgate da Cultura pra nossos Munícipes por isso a População vem Aprovando os Espetáculos estão todos de Parabéns Artistas e Toda Organização ao quer Faz a Gestão 2017 a 2020.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sentado, criança, sapatos e atividades ao ar livre

Papai Noel entrega Presentes Pra Crianças o Melhor  Natal ja Visto em Poço Branco/RN.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco e pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas dançando e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, dançando, em pé, sapatos e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas dançando e pessoas em pé

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas no palco

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, dançando e em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noite

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e pessoas no palco

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

Comente

Bandidos matam escrivão da Polícia Civil e dois morrem após troca de tiros em Mossoró

21/12/2019

Francisco tinha 17 anos como escrivão da Polícia Civil e atualmente trabalhava na Delegacia Especializada de Atendimento ao Infrator

Adolescentes foram baleados em confronto com a PM e morreram no Hospital Tarcísio Maia

Um escrivão da Polícia Civil, identificado como Antônio Ferreira da Silva Júnior, de 49 anos, foi assassinado na noite desta sexta-feira, 21, no bairro de Santo Antônio em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Após confronto com a Polícia Militar, dois suspeitos menores de idade também morreram.

De acordo com a PM, quatro criminosos estavam tentando realizar assaltos na região, quando decidiram abordar um moto taxista e ele reagiu. O homem levou um tiro na boca, mas foi socorrido.

Em outra tentativa de assalto, os bandidos mataram o escrivão Antônio Ferreira Júnior na calçada da casa da sua mãe, na rua Lira Tavares. Júnior foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos.

Após o crime, os bandidos fugiram. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na área. Os criminosos foram perseguidos e houve troca de tiros. Na ação, dois adolescentes de 15 anos e 13 anos, foram baleados e morreram no Hospital Tarcísio Maia, um dos suspeitos foi preso e o outro fugiu. Nenhum policial se feriu na ação.

A Polícia Civil segue realizando buscas para encontrar o menor foragido.

Francisco tinha 17 anos como escrivão da Polícia Civil e atualmente trabalhava na Delegacia Especializada de Atendimento ao Infrator (DEA).

Em nota a Polícia Civil lamenta a morte do escrivão. Veja:

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de escrivão de Polícia Civil Antônio Ferreira da Silva Júnior, 49 anos. Ele estava na instituição há 17 anos e atualmente se encontrava lotado na Delegacia Especializada de Atendimento ao Infrator (DEA) de Mossoró, tendo atuado por muitos anos na Delegacia de Plantão do mesmo município.

Nesta sexta-feira (20), na cidade de Mossoró, Antônio Ferreira foi morto por disparos de arma de fogo, em circunstâncias ainda a esclarecer. Neste momento de dor, a Polícia Civil se solidariza com amigos e familiares, ressaltando que todos os esforços serão dedicados para identificar e prender os envolvidos no crime.” Agora RN.

Comente

Apenas 44% dos recursos do FGTS foram sacados, diz presidente do BC

21/12/2019

Valor corresponde a R$ 3,70 bilhões, de um total de R$ 8,60 bilhões

 Estadão Conteúdo

Apenas 44% dos recursos liberados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram efetivamente sacados pelos beneficiários. O valor corresponde a R$ 3,70 bilhões, de um total de R$ 8,60 bilhões disponibilizados nas três primeiras rodadas de liberação, e diz respeito aos beneficiários que não têm conta na Caixa Econômica Federal.

Estes dados constam de apresentação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, feita em evento da Casa das Garças na tarde desta sexta-feira, 20, no Rio de Janeiro. O evento foi fechado à imprensa.

Conforme os números do BC, que têm como fonte o Sistema de Informações de Crédito (SCR), na primeira rodada de liberação, em 18 de outubro, foram sacados R$ 800 milhões do total de R$ 1,8 bilhão disponibilizado. Na segunda rodada, de 25 de outubro, o saque foi de R$ 1,4 bilhão, de um montante de R$ 3,4 bilhões. Na terceira rodada, o saque foi de R$ 1,5 bilhão, de um total de R$ 3,4 bilhões.

Os dados dizem respeito ao chamado saque imediato do FGTS, em que os trabalhadores teriam, originalmente, direito a sacar até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa. Recentemente, o Congresso alterou o valor para até R$ 998 e o novo parâmetro foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Os beneficiários têm até o fim de março para sacar os recursos.

Para os brasileiros que possuem relação com a Caixa Econômica Federal, os recursos do FGTS foram disponibilizados automaticamente em suas contas, em um total de R$ 15,2 bilhões nas três primeiras rodadas de liberação, conforme os dados do SCR.

Estímulo ao PIB

Em comunicações recentes, o Banco Central tem destacado que a liberação do FGTS – somada ao saque do PIS-Pasep, também anunciado pelo governo no segundo semestre deste ano – tende a estimular a economia como um todo, com reflexos sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Para o BC, o impacto da liberação do FGTS e do PIS-Pasep ficará mais concentrado justamente no último trimestre de 2019.

Pelos dados citados na apresentação de Campos Neto, porém, observa-se que o saque do FGTS, pelo menos em um primeiro momento, ficou limitado a 44% do total disponibilizado para quem não possui conta na Caixa Econômica Federal.

Câmbio

Em palestra feita durante almoço promovido pela Casa das Garças, o presidente do BC destacou os eventos que impactaram o câmbio desde o início de novembro. Conforme apresentação de Campos Neto publicada pelo BC na internet, o primeiro evento foi o leilão da cessão onerosa de petróleo, que fez o dólar saltar de perto de R$ 4,00 para mais de R$ 4,15 no início do mês passado.

 

Em eventos públicos recentes, Campos Neto já havia destacado o efeito da frustração com o leilão sobre o câmbio. Como o resultado ficou abaixo do esperado, houve uma pressão de alta do dólar ante o real.

No gráfico que consta na apresentação de hoje de Campos Neto, há também a citação das manifestações em diversos países da América Latina como fonte de volatilidade para a moeda americana. Neste caso, o efeito foi de elevação do dólar para acima dos R$ 4,20.

Outro ponto de pressão sobre o câmbio foi a entrevista concedida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em Washington, na noite do dia 25 de novembro. Na ocasião, ele disse não estar preocupado com o dólar acima de R$ 4,20 e que “é bom se acostumar com o câmbio mais alto e juro mais baixo por um bom tempo”. Este fator, juntamente com a revisão de dados do balanço de pagamentos – também citado por Campos Neto -, fez a moeda americana superar os R$ 4,25.

Por fim, o presidente do BC citou um fator baixista para a cotação do dólar no fim de novembro: a revisão dos dados da balança comercial, promovida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Nela, houve aumento das exportações registradas no mês, o que contribuiu para que a cotação do dólar voltasse a se aproximar dos R$ 4,20.

Comente

Bolsonaro se estressa com jornalistas após falar sobre operação envolvendo Flávio

21/12/2019

Com dedo em riste, o presidente também mandou jornalistas "ficarem quietos"

Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro se exaltou nesta sexta-feira (20) com jornalistas na porta do Palácio do Planalto, onde falou por cerca de dez minutos sobre a operação envolvendo seu filho.

“Você tem uma cara de homossexual terrível, mas nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual”, disse o presidente a um repórter quando questionado se Flávio teria cometido algum deslize.

Em seguida, depois de Bolsonaro dizer que ele era o responsável por um empréstimo de R$ 40 mil a Fabrício Queiroz, um ex-assessor de Flávio, um outro jornalista perguntou se ele teria o comprovante do empréstimo. “Oh, rapaz, pergunte para a tua mãe o comprovante que ela deu ao teu pai, está certo?.”

Bolsonaro alega ter feito este pagamento para justificar depósito de Queiroz, ex-assessor de Flávio, em conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Com dedo em riste, o presidente também mandou jornalistas “ficarem quietos” mais de uma vez.

O presidente cobrou respostas dos repórteres sobre pontos da investigação do MP. “Uma pergunta: o processo é segredo de Justiça ou não é? Respondam. Respondam, porra!”, afirmou, elevando o tom de voz.

Minutos antes de falar sobre Flávio, o presidente reagiu com ironia sobre transferir ou não a embaixada brasileira para Jerusalém, medida que desagrada países árabes. “Você pretende se casar comigo um dia? Não seja preconceituoso. Não seja… você não gosta de louro de olhos azuis? Isso é homofobia. Vão te processar por homofobia”, disse a um jornalista.

As respostas de Bolsonaro foram acompanhadas por gritos de “mito” e ofensas à imprensa feitas por seus apoiadores, que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada.

Comente

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Macaíba

21/12/2019

Tia da criança descobriu e acusado confessou crime

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam um homem de 57 anos pela prática de estupro contra uma criança de seis anos, no município.

De acordo com investigações policiais, o homem teria praticado a ação mais de uma vez com a vítima, tendo a última acontecido nesta terça-feira (17). A tia da vítima descobriu o fato. Após a abordagem policial, o homem confessou o crime.

Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181. Portal No Ar.

Comente

Cassada, juíz senadora ainda receberá dois meses de salário

21/12/2019

Ex-bolsonarista foi condenada por se beneficiara de Caixa2 nas eleições

Estadão Conteúdo

Cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018, a senadora Juíza Selma (Podemos-MT) deve manter o mandato pelo menos até fevereiro, com direito a imóvel funcional, cota parlamentar e um salário mensal de R$ 33,7 mil por mais dois meses. Apesar de o resultado do julgamento do TSE já ter sido publicado, ainda falta a Mesa Diretora do Senado declarar oficialmente a vacância do cargo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve empurrar o desfecho do caso para fevereiro de 2020. Ele disse ontem, 20, que, antes do recesso, que começa na segunda-feira, 22, nada vai acontecer.Portal No Ar.

 

Comente

Queda da Selic trará economia de R$ 110 bilhões em 2020, diz Bolsonaro

20/12/2019

Presidente também informou que talvez assine indulto de Natal hoje

O presidente Jair Bolsonaro fala à Imprensa e os indios da da etinia Matuxi da Raposa Serra do Sol , Irisnaide de SouzaJonas  e Marcolino de Souza  no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (20) que a redução da taxa básica de juros, a Selic, resultará em uma economia de R$ 110 bilhões para os cofres públicos. Esta semana, após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central decidiu reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, chegando a 4,5% – o menor percentual já registrado.

“Só de juros, ano que vem, vamos pagar, dada a [redução da] taxa Selic, menos R$ 110 bilhões em juros. Estamos recuperando o Brasil. Não é fácil”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã.

Perguntado sobre a possibilidade de a equipe econômica criar uma nova modalidade de juros, incidente sobre operações bancárias eletrônicas, Bolsonaro disse que a questão ainda está sob estudo, e que a intenção do governo é a de substituir e simplificar impostos.

“Se ele [ministro da Economia, Paulo Guedes] está estudando, [essa questão] não chegou para mim ainda. O que ele quer na verdade é substituir impostos. Ele quer simplificar essa teia de impostos, porque é difícil ser patrão no Brasil. Qualquer fiscal que chegar na sua empresa vai achar uma maneira de te multar. Para você ser patrão aqui, precisa ser herói. Precisa ter poderes sobrenaturais para fugir das fiscalizações”, disse o presidente.

Indulto

Sobre o indulto de Natal, o presidente disse que, apesar de ainda não ter assinado, já decidiu que a medida, destinada a conceder perdão a presos, beneficiará policiais presos injustamente. "Talvez assine hoje. Não assinei ainda, mas vai incluir policiais", disse Bolsonaro, sem dar maiores detalhes sobre os critérios do benefício.

Energia

Bolsonaro comentou também a possibilidade de serem criadas taxas para consumidores de energia que fazem uso de painéis solares. “Quem decide essa questão é a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], que é uma agência autônoma. Não interferimos nela, mas estamos trabalhando, via ministro Bento [Albuquerque], de Minas e Energia, para chegar a um bom termo. Mas a agência, se não me engano, segue orientações previstas em uma lei de 2012. Logicamente, se depender de mim, quem quiser colocar energia solar em sua casa terá imposto zero.”

Recentemente a Aneel decidiu abrir uma consulta pública para rever as regras que tratam da chamada geração distribuída, modalidade na qual os consumidores também podem gerar a própria energia elétrica em suas residências, geralmente por meio de painéis solares ou outra solução com fontes renováveis.

Elaborada em 2012, a resolução que trata da micro e minigeração de energia distribuída diz que é possível tanto consumir quanto injetar na rede de distribuição a energia produzida. Esse excedente fica como crédito e pode ser usado para o abatimento de uma ou mais contas de luz do mesmo titular.

Agencia Brasil.

Comente

Confira a previsão do tempo no RN e clima para o fim de semana, 21 e 22 de dezembro

20/12/2019

Altas temperaturas no interior e dias sem chuva marcam o sábado (21) e domingo (22) nas cidades do estado.

Por G1 RN

Guamaré vai ter temperatura máxima de 38ºC no fim de semana — Foto: Canindé Soares

Guamaré vai ter temperatura máxima de 38ºC no fim de semana — Foto: Canindé Soares

O Rio Grande do Norte deve ter um fim de semana sem chuva nas principais cidades do estado. Segundo a previsão meteorológica, o tempo deve ser de sol e céu aberto no sábado (21) e domingo (22).

Em Natal, São Miguel do Gostoso e Praia de Pipa, a temperatura mínima fica em 23ºC e a máxima em 32ºC nos dois dias e sem qualquer previsão de chuva.

Na Região Oeste, as temperaturas devem seguir alto. Em Mossoró, a máxima será de 38ºC no sábado e domingo, com a mínima atingindo 23ºC no domingo. No Alto Oeste, em Pau dos Ferros, a máxima também é de 38ºC e a mínima é de 25ºC em todo o fim de semana.

Em Guamaré, a máxima também atinge os 38ºC nos dias 21 e 22 de dezembro, com a temperatura mínima sendo de 23ºC.

Até nas serras, a temperatura não deve ser das mais amenas. Em Monte das Gameleiras, a temperatura máxima atinge até os 33ºC e a previsão para a mínima é de 22ºC.

No Seridó, em Caicó, a máxima também vai chegar aos 38ºC enquanto a mínima bate os 23ºC. Tempo parecido com o da praia de Tibau, no Oeste do estado, que terá 37ºC de máxima.

Um tempo com menos calor pode aparecer no município de Santa Maria, na região do Potengi. A mínima no município é de 22ºC no fim de semana, com máxima de 31ºC.

Comente

Justiça Federal condena Carlos Augusto Rosado, George Olímpio e José Bezerra

20/12/2019

Condenados terão de pagar multa e prestação pecuniária

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou, em processo criminal, Carlos Augusto de Sousa Rosado, George Anderson Olímpio da Silveira e José Bezerra de Araújo Júnior por solicitação e recebimento de propina, visando “assegurar” a manutenção e execução de contrato de concessão de serviço público de inspeção veicular ambiental celebrado entre o consórcio INSPAR e o Estado do Rio Grande do Norte. O réu Antonio Marcos de Souza Lima, foi o único absolvido no processo.

A denúncia recaiu sobre o fato de que o ex-senador José Agripino Maia teria, conjuntamente com Carlos Augusto Rosado, marido da atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, solicitado e recebido o valor de R$ 1,1 milhão de George Olímpio. A participação de José Bezerra teria sido em viabilizar o “empréstimo” para possibilitar o pagamento da propina aos políticos.

Ao proferir a sentença, o Juiz Federal Walter Nunes, titular da 2ª Vara Federal , afirmou que “as gravações realizadas por George Anderson Olímpio da Silveira e todo esse contexto em que se deu a constituição do Consórcio INSPAR, tais como a licitação da inspeção veicular ambiental, a solicitação e oferecimento da propina para as campanhas eleitorais e até os esforços para manutenção do contrato evidenciam a materialidade e autoria do crime de corrupção”.

Ao comentar sobre a participação de Carlos Augusto Rosado, o magistrado observou que “a qualidade de marido e influenciador nas decisões administrativas, colocam-no como coautor do crime de corrupção passiva, pois, mesmo não possuindo, na época, cargo público, teve participação no crime envolvendo o ex-senador José Agripino”.

George Olímpio pagará R$ 100 mil como prestação pecuniária e outros R$ 127,5 mil de multa,além de ter sido condenado a 2 anos de reclusão. No entanto, como ele fez acordo de colaboração premiada, foi aplicado o perdão judicial, restando a prestação e a multa a serem pagas.

Já Carlos Augusto de Sousa Rosado foi condenado a 2 anos de reclusão, pena que foi convertida em restritiva de direito, com prestação de serviço à comunidade por igual período. Além disso, ele deverá desembolsar R$ 150.000,00 como prestação pecuniária e outros R$ 306 mil como multa.

José Bezerra Júnior foi condenado a 2 anos de reclusão, pena também convertida em prestação de serviço à comunidade e pagará R$ 250 mil como prestação pecuniária e outros R$ 510 mil em multa.

Todos os réus foram absolvidos do crime de lavagem de dinheiro. “Aquele que recebe valores indevidos nunca atua ‘às claras’ ou mediante ‘recibo’ do ilícito, mas busca sempre a clandestinidade, inclusive para se esquivar dos órgãos de fiscalização controle, e isso não tipifica necessariamente o crime (de lavagem de dinheiro) por não caracterizados atos de lavagem, a exemplo da constituição de empresa na qual aplicados esses recursos, ou mesmo da realização de transações diversas no mercado financeiro”, observou o magistrado.

Sobre a absolvição de Antonio Marcos de Souza Lima, o Juiz Federal Walter Nunes observou que não foram demonstradas materialidade e autoria delitiva do acusado.Agora RN.

Comente

Venda de refinarias da Petrobras pode render mais de R$ 50 bilhões

20/12/2019

Resultado da venda das quatro primeiras unidades vai sair em março do próximo ano

Possível venda de refinarias da Petrobras foi alvo da estimativas de analistas de mercado.

Impulsionada pelo interesse de grupos estrangeiros, a privatização de oito refinarias da Petrobrás deverá movimentar mais de R$ 50 bilhões, segundo estimativas de analistas de mercado. Empresas petroleiras, grandes grupos internacionais e companhias brasileiras entram na reta final para a apresentação das propostas, processo que teve início em novembro. O resultado da venda das quatro primeiras unidades vai sair em março do próximo ano.

O mais recente movimento envolve grupos brasileiros associados a petroleiras internacionais. O grupo Ultra, dono da rede Ipiranga, negocia a formação de um acordo com a petroleira britânica BP para tentar arrematar pelo menos uma das oito refinarias colocadas à venda.

O grupo Cosan, por meio da Raízen (joint venture com a Shell), fez oferta por quatro unidades de refino. O grupo está em conversas para atrair operador de refino de fora para seu consórcio. Também apresentaram proposta pelas refinarias a chinesa de energia Sinopec, o fundo de investimento Mubalada, de Abu Dabi, e a gestora americana EIG.

De acordo com relatório da XP, os valores devem variar entre R$ 6,2 bilhões e R$ 17,6 bilhões, o que pode render algo entre R$ 52 bilhões e R$ 57 bilhões para a estatal brasileira.

MONOPÓLIO

A venda das oito refinarias – metade do parque de refino da Petrobrás – faz parte do plano de desinvestimento da estatal para reduzir seu endividamento e se concentrar na exploração e produção de petróleo. Neste ano, a Petrobrás se desfez de importantes negócios – vendeu a Liquigás, de gás de cozinha, para o consórcio formado por Copagaz, Itaúsa e Gás Nacional, por R$ 3,7 bilhões; e o gasoduto TAG para a francesa Engie, por US$ 8,6 bilhões.

A operação também vai marcar a quebra do monopólio da empresa na área de refino. “Podemos esperar um impacto grande no setor de transporte e na estrutura de custo do País”, diz Shin Lai, estrategista e analista da Upside Investor.

Na venda dos ativos estão incluídos os sistemas logísticos, como terminais e dutos. Entre os investidores que acompanham a negociação, a Regap, em Betim (MG), e a Repar, em Araucária (PR), são as refinarias mais atraentes: mais modernas, estão próximas dos grandes mercados consumidores como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a Petrobrás vai manter suas operações de refino

Procuradas, Ultra, Cosan, Petrobrás, Mubadala não comentam o assunto. EIG e BP não retornaram os pedidos de entrevista. Nenhum porta-voz da Sinopec foi encontrado para comentar o tema.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente

Trator atropela e mata homem em empresa salineira de Areia Branca

20/12/2019

Fato aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20; Segundo o delegado responsável, o caso se trata de um acidente de trabalho

Um trator da empresa salineira Norsal atropelou e matou um dos seus funcionários por volta das 11h45 desta sexta-feira, 20, em Areia Branca, na Costa Branca potiguar.

Segundo relato da Polícia Militar, Rivelino Lopes Fagundes, de 45 anos, caiu do trator em movimento, que o atropelou. O veículo estava carregado de sal. Natural de Assu/RN, o homem residia no distrito de Serra Vermelha, em Areia Branca.

A Polícia Civil vai investigar a causa do acidente. Agora RN.

Comente

Maioria do STF vota para suspender MP que extinguiu Dpvat

20/12/2019

Suspenso

Fachada do Supremo Ttribunal Federal

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (19) para suspender a Medida Provisória 904/2019, que extinguiu o pagamento do Seguro Dpvat, contribuição obrigatória para cobrir gastos de acidentes causados por veículos. A ação foi proposta pela Rede após a medida ter sido assinada, no mês passado, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento, por 6 votos a 2, os ministros da Corte seguiram entendimento do relator, ministro Edson Fachin. Para o ministro, o Dpvat tem uma função social. Também votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber e o presidente, Dias Toffoli. Luís Roberto Barroso se declarou suspeito para julgar o caso. 

Ainda faltam os votos de dois ministros, que podem interromper a votação e levar o caso ao plenário físico da Corte. O julgamento é realizado por meio de votação eletrônica, na plataforma virtual de julgamentos do STF. A votação será finalizada à meia-noite. 

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.262, a Rede defendeu a suspensão da MP por entender que os recursos são utilizados para proteção social de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). O partido também alegou que não há urgência e relevância na matéria para justificar a edição por meio de medida provisória. Agencia Brasil.

Comente

Homem morre ao bater carro na traseira de caminhão na BR-101 no sul do RN

20/12/2019

Acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (19), próximo a Baía Formosa. Tio da vítima acredita que motorista passou mal enquanto dirigia.

Por G1 RN

Carro ficou destruído ao bater na traseira de um caminhão, na BR-101, em Baía Formosa, na noite desta quinta-feira (19) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Carro ficou destruído ao bater na traseira de um caminhão, na BR-101, em Baía Formosa, na noite desta quinta-feira (19) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Um homem de 26 anos morreu ao bater o carro na traseira de um caminhão na BR-101 na noite desta quinta-feira (19), próximo a Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu no sentido João Pessoa.

Segundo a família, Janderson da Silva Teotônio era engenheiro mecânico e ia para Canguaretama, no interior do estado, para comprar leite e ração para cachorros. Ainda de acordo com parentes, o jovem fazia o trajeto, de cerca de 15 km, com frequência.

Um tio da vítima acredita que o motorista do veículo passou mal enquanto dirigia. As causas do acidente ainda não são conhecidas.

 

Comente