Aeroporto de Natal é eleito o quinto melhor da categoria

25/10/2018

Avaliação de satisfação do terminal ficou acima da meta estipulada para o trimestre

O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), ficou com nota 4,38 no indicador que mede a satisfação geral do passageiro, numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. A meta estipulada pelo governo é 4. Com o resultado, o terminal ficou em quinto lugar na categoria de até 5 milhões de passageiros por ano, de acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação.

Dentre as maiores notas, o terminal se destacou nos itens: limpeza geral do aeroporto (4,61), cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,59), disponibilidade de acentos na sala de embarque (4,57) e velocidade de restituição de bagagem (4,48).

Entretanto, os passageiros demonstraram insatisfação em relação ao custo-benefício do estacionamento (2,60), quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais (3,53), disponibilidade de tomadas (3,84) e disponibilidade de transporte público para o aeroporto (3,93).

SATISFAÇÃO GERAL

Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. A média de Satisfação Geral chegou a 4,36. O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.

ABAIXO DA META

Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93. A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.

Comente

Prefeita de Serra de São Bento anuncia apoio a Fátima e prefeito de Taipu deixa Carlos Eduardo e passa apoiar a Senadora na disputa pelo Governo

24/10/2018

Eleições 2018

A prefeita Wanessa Morais (MDB) de Serra de São Bento resolveu nesta terça-feira apoiar a candidatura da senadora Fátima Bezerra ao governo do estado. Os ex-prefeitos Chico de Erasmo (MDB) e Ricardo Araújo (MDB) também, além da vice-prefeita Solange (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, João Paulino (PP) e vereadores também passam a apoiar a candidatura de Fátima.

No Mato Grande, quem desembarcou do palanque de Carlos Eduardo (PDT) foi o prefeito de Taipu, Bastinho (PSB), que no primeiro turno apoiou o ex-prefeito de Natal. Bastinho teve uma conversa com Fátima Bezerra na noite desta terça-feira (23) e decidiu mudar para o lado de Fátima. Fonte Blog do BG.

Comente

João Câmara: Lei de contratação temporária é considerada inconstitucional

24/10/2018

inconstitucional

O juiz convocado Eduardo Pinheiro, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade, suspendeu a eficácia da Lei Municipal nº 589/2018, do Município de João Câmara, já que, ao acolher os argumentos do Ministério Público, definiu que seus artigos 1º, 2º e 4º contrariam o artigo 26, da Constituição Estadual, ao realizar a contratação de servidores sem o devido concurso público. A decisão teve o efeito ‘Ex nunc’, o qual é aplicado a partir do julgamento, sem efeitos retroativos.

Segundo o Ministério Público, o texto normativo cuja constitucionalidade violaria a Constituição Estadual ao permitir a prestação de serviço público, sem a prévia aprovação em concurso, criando uma hipótese de contratação temporária fora dos parâmetros estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal em sede de Repercussão Geral (Tema 612).

“Em que pese o relevante caráter social decorrente da norma impugnada, sobretudo diante da realidade econômica daquele município, permitir a continuidade do programa controvertido sem a observância a princípios básicos constitucionais, seguramente se correria o risco de causar ainda mais desigualdades caso não sejam asseguradas as mesmas oportunidades a todos, como preceitua o artigo 26, da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte”, esclarece o juiz convocado, ao destacar que, quanto à temporariedade, a matéria não comporta ampliação na discussão na medida em que já foi enfrentada em regime de Repercussão Geral pelo Supremo Tribunal Federal por meio do Tema n° 612.

A decisão ainda destacou que há a presença do “periculum in mora” (perigo da demora) necessário ao deferimento da medida, sobretudo quando a permanência em vigor da norma resultaria o dispêndio ainda maior de verba pública, sem a observância aos princípios constitucionais. O dispositivo permitiu a participação de pessoas no programa de prestação de serviço, ainda que temporário, junto aos órgãos da administração direta ou indireta daquele município, mediante carga horária de 12 horas semanais, a serem remuneradas com uma bolsa de R$ 400,00.

O julgamento ainda considerou que a própria jurisprudência do TJRN segue os princípios da Carta Magna de que, para que se considere válida a contratação temporária, é preciso que os casos excepcionais estejam previstos em lei, que o prazo de contratação seja predeterminado, bem como a necessidade seja temporária e o interesse público seja excepcional, com necessidade de contratação indispensável, sendo vedada a contratação para os serviços ordinários permanentes do Estado.

Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0803848-03.2018.8.20.0000
TJRN

Comente

Com tiro de espingarda, jovem é executado na frente de casa na Grande Natal

24/10/2018

Crime aconteceu na noite desta terça-feira (23) no bairro Cajupiranga, em Parnamirim.

Por G1 RN

Jovem foi executado na rua de casa, em Cajupiranga — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Jovem foi executado na rua de casa, em Cajupiranga — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Um jovem de 25 anos foi morto a tiros na noite desta terça-feira (23) no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, cidade da região metropolitana de Natal. Ludenilson Davi Cleyton de Lima Alves trabalhava como pedreiro. Ninguém foi preso.

Segundo o delegado Rysklyft Factore, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o jovem estava na rua de casa quando os criminosos se aproximaram, o cercaram e atiraram. "Os pais dele estavam na varanda de casa, e correram para ver o que havia acontecido assim que ouviram os disparos. Quando chegaram na rua, o filho já estava morto", acrescentou.

Ainda de acordo com o delegado, Ludenilson foi executado com um tiro de espingarda na cabeça. Nenhum suspeito foi encontrado.

Comente

STF recebe denúncia contra deputado do RN acusado de desviar recursos públicos do Idema

24/10/2018

Inquérito foi remetido pelo TJ do RN por falta de quórum para análise do processo contra Ricardo Motta (PSB), já que a maioria dos desembargadores alegou su

Por G1 RN

Ricardo Motta deputado  — Foto: João Gilberto/ALRN

Ricardo Motta deputado — Foto: João Gilberto/ALRN

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta terça-feira (23), denúncia contra o deputado estadual pelo PSB do Rio Grande do Norte Ricardo Motta, que é acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (IdemaRN), além de responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O inquérito foi remetido pelo Tribunal de Justiça do RN ao STF por falta de quórum para a análise do processo, já que a maioria dos desembargadores potiguares alegou suspeição para julgar o caso.

Em nota, a defesa do deputado disse que "o que ocorreu foi apenas a determinação do início de um processo, etapa natural do procedimento, onde terá oportunidade de exercer plenamente sua defesa e provar sua inocência".

De acordo com a denúncia, o deputado teria participação em esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões dos cofres do Idema/RN, mediante a utilização de ofícios que autorizaram pagamentos com conteúdo fraudulento. Os crimes foram alvo da Operação Candeeiro, deflagrada em setembro de 2015.

 

Voto do relator

 

O relator da matéria, ministro Luiz Fux, votou pelo recebimento da denúncia, “Estamos numa fase preliminar em que vigora o princípio in dubio pro societate. Assim, se efetivamente proceder tudo quanto a defesa se propõe a comprovar, ela o fará no curso da ação penal”, ressaltou, ao acrescentar que é preciso que a denúncia esteja embasada em dados que evidenciam o mínimo de autoria e materialidade, como é o caso dos autos.

Ainda de acordo com o relator, o processo contém depoimentos de três agentes que retratam os mesmos fatos contados na denúncia, bem como mostra relatos de testemunhas que afirmam ter presenciado a entrega dos valores mencionados nos autos.

Luiz Fux afirmou que também há documentos de natureza bancária que retratam as operações de desvio de valores do Idema, além de saques realizados pelos representantes das pessoas jurídicas que participavam do esquema e, por fim, extratos telefônicos com contatos realizados entre o deputado e o colaborador no período próximo às operações financeiras fraudulentas.

Comente

“Bolsonaro não apoia Carlos Eduardo Alves”, diz vereador do PSL em Natal

24/10/2018

Ele lembra que sempre fez oposição ao exprefeito de Natal por ser um gestor que o PSL não quer se aliar

Vereador diz que PSL natalense até apoia, mas Bolsonaro não quer nem saber

 

O vereador Cícero Martins, que é do PSL – partido do presidenciável Jair Bolsonaro – disse que Carlos Eduardo Alves está se aproveitando do momento político antipetista e está querendo surfar numa onda que não é a dele. De acordo com o parlamentar, Carlos Eduardo está sendo oportunista. “Ele até conseguiu o apoio do PSL local, mas Jair Bolsonaro não o apoia – tanto é que não existe nenhum vídeo, nem texto falando de apoio político. Cadê?”, disse Cícero Martins.

Opositor de Carlos Eduardo Alves, o vereador Cícero Martins deixou claro que a postura do ex-prefeito é de conveniência só para querer vencer a eleição. “Fiz e faço oposição a ele porque nosso partido combate este tipo de política”, disse Cícero Martins, que, no momento, pede votos apenas para Jair Bolsonaro, por considerar Carlos Eduardo Alves e Fátima Bezerra “farinha do mesmo saco”. O vereador recordou que em passado não muito distante há vídeos de Carlos Eduardo Alves junto com Fátima Bezerra, com elogios dos dois lados.

Para Cícero Martins, o que levou Bolsonaro a ter moral na política é o fato de não estar metido em esquemas de corrupção, o que é bem diferente do histórico político de Carlos Eduardo Alves. “São seis por meia dúzia”, disse o vereador Cícero Martins. Antipetista declarado, o vereador explica a diferença entre os dois candidatos: “Um assume que é de esquerda e o outro fi ca transitando de acordo com a conveniência. Essa história de apoio de Bolsonaro a Carlos Eduardo é mentira. O PSL em Natal apoia e, mesmo assim, não é todo o mundo. Tanto é que não apoio nem um, nem outro”, escrachou Cícero Martins. Fonte Agora RN.

Comente

Força Nacional prende suspeito de tráfico de drogas em Ceará-Mirim

24/10/2018

Homem estava com drogas e livro com fundo falso

A Força Nacional prendeu um homem de 23 anos nessa terça-feira (23), em Ceará-Mirim, Região Metropolitana de Natal. A prisão aconteceu após uma denúncia anônima.

Com o suspeito, os policiais encontraram um revólver, um colete balístico, munições, drogas e um livro com folhas recortadas para a distribuição de drogas.

De acordo com a Força Nacional, o suspeito tem ligação com o tráfico de drogas e seria o responsável pela distribuição do material ilícito para outros membros do grupo.

Na última sexta-feira (19), 10 pessoas foram detidas suspeitas de tráfico de drogas na região. Já na segunda (22), outras cinco foram presas.Fonte Portal Noar.

Comente

Agência do BB é arrombada na Avenida Prudente de Morais

24/10/2018

Crime aconteceu por volta das 4h30 desta quarta-feira

Uma agência do Banco do Brasil foi alvo da ação de bandidos por volta das 4h30 desta quarta-feira (24), na Avenida Prudente de Morais, na zona Leste de Natal. Bandidos invadiram o local e arrombaram um dos caixas eletrônicos.

De acordo com a polícia, os criminosos utilizaram um maçarico para danificar o caixa. A quantidade de dinheiro que foi roubada não foi divulgada.

A PM foi ao local, fez buscas, mas ninguém foi preso.Fonte Portal Noar.

Comente

GUAMARÉ - RN: STF CASSA POR UNANIMIDADE MEDIDA CAUTELAR ANTERIORMENTE CONCEDIDA

24/10/2018

CASSAÇÃO

Por decisão unanime o STF.  com ressalvas do ministro Ministro Ricardo Lewandowski,  acaba de CASSAR A MEDIDA CAUTELAR anteriormente concedida, determinando que seja imediatamente informada a Câmara Municipal de Guamaré, ao MM juiz Eleitoral de  Macau/RN e ao TRE RN o afastamento do prefeito Helio Miranda.

Comente

Festa do Boi 2018 movimenta R$ 50 mi em negócios e anima agronegócio potiguar

23/10/2018

Local reuniu mais de 2.500 animais Puros de Origem (PO), 300 expositores dos mais variados segmentos e um clima de otimismo entre os agropecuaristas

Foram cerca de 330 mil pessoas que compareceram à nova edição da Festa do Boi

A Festa do Boi 2018 encerrou no final de semana passado mais uma edição (sua 56ª) com cerca de 330 mil pessoas que compareceram no parque Aristófanes Fernandes entre os dias 12 e 20 de outubro, e R$ 50 milhões em negócios. O local reuniu mais de 2.500 animais Puros de Origem (PO), 300 expositores dos mais variados segmentos e um clima de otimismo entre os agropecuaristas.

O presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, destacou os depoimentos tantos de criadores, expositores e visitantes, todos positivos, e faz questão de dizer que o trabalho para a edição 2019 do evento já começou.

“Os expositores comentam que venderam o mesmo valor ou muito mais quando comparado com o ano passado. O agronegócio tem muitas possibilidades, vai do boi às ostras, passando por queijos e vinhos. Posso dizer que todo o dinamismo do segmento agropecuário foi muito bem sintetizado na Festa do Boi deste ano”, afirmou ele.

Para a 57ª edição da Festa do Boi em 2019, Passos afirma que pretende incorporar ainda mais tecnologia, inovação e novos parceiros comerciais, que agreguem valor ao parque e ao evento. “Trouxemos, este ano, uma farmácia para dentro do parque, uma inovação, que foi um grande sucesso. Tivemos barbearia, serviços dos mais variados, muitas opções de lazer e de gastronomia”, completou.

Mesmo em um cenário de crescimento tímido da economia, Marcelo Passos garantiu que os criadores não deram “lupa à negatividade”. Para o dirigente, os agentes do agronegócio potiguar foram gigantes e conseguiram pular os obstáculos.

“A Anorc vai trabalhar ainda mais para atrair empresas âncoras, trabalhar projetos para atrair mais visitantes, criadores, expositores, não deixar a exposição retroceder. Este é o nosso desafio”, garantiu.

Negócios

Os tradicionais leilões da Festa do Boi arrecadaram mais de R$ 3,8 milhões, foram eles o Nuleite, da Emparn, ANQM (cavalos Quarto de Milha), e os das raças bovinas, Nelore e Sindi, e ovina (Boer). O que mais arrecadou foi o leilão da Associação Norteriograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM), com resultado superior a R$ 1 milhão.

Os julgamentos também reuniram um bom público na pista principal do parque Aristófanes Fernandes, com os julgamentos de diversas raças de bovinos, ovinos, caprinos, com a presença do jurado norte-americano Larry Tand.

Entretenimento

A criançada teve um grande espaço na Festa do Boi 2018, logo na sua abertura no Dia das Crianças (12 de outubro). Teve parque de diversões, passeio de pônei, fazendinha, espaço aventura, com escalada kids, parque de arvorismo, tirolesa, além de um show infantil. Nos sábado, 13 e 20 de outubro, atrações nacionais subiram ao palco da Arena de Shows.

Homenagem a Sylvio Pedroza

A Anorc, em homenagem ao ex-governador do Estado Sylvio Pedroza, construiu uma estátua na entrada principal do parque. O gestor foi idealizador do parque Aristófanes Fernandes e a inauguração do monumento aconteceu com a presença de familiares do homenageado, diretores e ex-diretores da Anorc.

O filho de Sylvio Pedroza, Luiz Eduardo Pedroza, agradeceu a iniciativa da Anorc e comentou que o pai recebeu muitas homenagens em vida, e após sua morte. “Mas esta é, sem dúvidas, a mais significativa”. “É bom ver como o meu pai ainda é lembrado e reconhecido pelos seus conterrâneos. Fica a saudade como pai e do homem público que foi”, completou Luiz que representou outros quatro irmãos.

O presidente da Anorc, Marcelo Passos, reafirmou que Sylvio Pedroza construiu algo diferente do que era visto naquela época e reforçou a sua importância para a agropecuária do estado. “Não sabia de todos os seus feitos, mas vejo que ele mesmo morando fora, não esqueceu a fazenda, as vaquejadas. Quando ele idealizou o parque, ele foi um homem além do seu tempo”, concluiu.

A 56ª edição da Festa do Boi foi realizada pela Anorc em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Parnamirim, BB, BNB, AGN, Senar, Emater, Fecomércio, Fiern e Sebrae RN. Fonte Agora RN.

Comente

Fátima tem 52% dos votos válidos, e Carlos Eduardo, 48%, aponta pesquisa

23/10/2018

Em números totais, Fátima continua na liderança com 42% das intenções, contra 38% de Carlos Eduardo; 14% disseram que votariam branco ou nulo, e 6% admitir

Fátima Bezerra (PT) segue na dianteira das pesquisas contra Carlos Eduardo (PDT)

A candidata Fátima Bezerra (PT) tem 52% das intenções de votos válidos, contra 48% de seu adversário ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Os dados são de pesquisa do Instituto Seta encomendada pelo Blog do BG. Isto significa que, tecnicamente, os candidatos estão empatados. Neste tipo de contagem, excluem-se os votos nulos, brancos e indecisos.

Em números totais, considerando os votos nulos, brancos e indecisos, Fátima continua na liderança com 42% das intenções, contra 38% de Carlos Eduardo; 14% disseram que votariam branco ou nulo, e 6% admitiram indecisão.

A principal estratégia do pedetista para o segundo turno das eleições, que será definido no próximo domingo, 28, foi anunciar apoio a Jair Bolsonaro (PSL), candidato à presidência da República, que aparece na liderança das pesquisas. O levantamento no RN também questionou seus participantes se o apoio presidencial mudaria suas opiniões.

Para 59% não há motivo para mudar o voto em razão de Carlos Eduardo ou Fátima apoiarem um candidato a presidente com o qual o eleitor não tenha afinidade. Já 19% responderam que podem, sim, mudar o voto por causa do apoio ao candidato a presidente, e 23% não souberam ou não quiseram responder.

No quesito da rejeição dos candidatos, Fátima Bezerra foi citada por 26% dos eleitores, enquanto Carlos Eduardo foi rejeitado por 23%. Ninguém, brancos e nulos somam 31%, e 20% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa Seta/BG foi realizada entre 19 e 21 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.300 eleitores. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3%. O levantamento foi registrado sob o protocolo RN-0533/2018 e BR-04314/2018. Fonte Agora RN.

Comente

Detran leiloa 280 lotes de veículos na próxima quinta-feira

23/10/2018

Leilão ocorre a partir das 10h, no Auditório da Escola de Governo

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) leiloa nesta quinta-feira (25), 280 lotes de veículos que foram apreendidos nas ações de fiscalização do Órgão. Os lotes a serem leiloados estão retidos no pátio do Detran, situado na Rua Bom Pastor, 1222, bairro das Quintas (antiga garagem da viação Guanabara), em Natal. Os interessados podem visitar o local nesta terça e quarta-feira (23 e 24), no horário das 8h às 14h. Os lotes compreendem veículos que vão continuar em circulação e outros destinados exclusivamente à sucata.

O leilão acontece na quinta-feira (25), a partir das 10h, no Auditório da Escola de Governo, situado no Centro Administrativo, em Natal. Os interessados em participar do leilão podem se cadastrar bastando comparecer ao local do evento levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa.

A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado tenha seu cadastro validado antes de iniciar o leilão, devendo ainda obedecer às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico: http://www.lancecertoleiloes.com.br/cadastro.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2018. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como “Sucata” fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.

O valor arrecadado com os arremates deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, e se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário. O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas clicando no link: http://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/251018VE. Fonte Portal Noar.

Comente

Caern alerta para baixo nível dos reservatórios potiguares

23/10/2018

Companhia divulgou a situação de cada região afetada

As chuvas insuficientes para encher os reservatórios no inverno de 2018 provocam, neste período do ano, dificuldade de abastecimento em alguns municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As regiões do Oeste, Alto Oeste e Seridó foram as mais afetadas pela crise hídrica.

A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019 e nesta terça-feira (23), a Caern divulgou informações sobre a situação de cada região mais afetada.

Oeste:
As cidades atendidas pela adutora Médio Oeste que são Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e Paraú estão sendo atendidas pelo sistema de rodízio após a recuperação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves saindo do volume morto no inverno deste ano. Atualmente, a Armando Ribeiro está com 24,32% de sua capacidade total de acordo com Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

Entretanto, a equipe da Caern já fez uma mudança no local de captação de água porque o volume reduziu. Em setembro de 2018, as bombas tiveram que entrar mais de 80 metros dentro da barragem para conseguir atender estas cidades. Com a redução gradual da água da barragem a captação de água também vai reduzindo. O que dificulta, por exemplo, o abastecimento da cidade de Patu que é a cidade mais distante da captação localizada na Armando Ribeiro no município de Jucurutu.

Alto Oeste

Em Pau dos Ferros, no início deste mês, a equipe da Caern deslocou as bombas para a parte mais profunda da barragem daquela cidade. A barragem de Pau dos Ferros deverá ter água suficiente para mais quatro meses de abastecimento.

Na região, a boa notícia é que a cidade de Tenente Ananias está fora da situação de colapso. Atualmente, quase toda a cidade está sendo abastecida, e equipes da Caern trabalham na manutenção de parte da tubulação para contemplar as áreas que ainda não estão recebendo água.

Por outro lado, seis cidades do Alto Oeste estão recebendo água de carro pipa por meio da operação Vertente, que atende cidades em colapso. Os açudes das cidades de São Miguel, Pilões e Paraná não acumularam água para retomar o abastecimento das mesmas. Já em Luiz Gomes, a Caern está fazendo a recuperação das redes de água da cidade porque elas ficaram muito danificadas ao longo dos anos em que a cidade permaneceu sem abastecimento.

A cidade de Almino Afonso teve a sua Estação de Tratamento de Água recuperada pela Companhia, o abastecimento foi retomado, mas a população não está sendo satisfatoriamente abastecida porque existem muitos vazamentos. A normalização do abastecimento deve ocorrer ao longo do mês de novembro. E a cidade de João Dias é abastecido pela adutora Alto Oeste, mas a mesma vem apresentando vazamentos, o que dificulta o abastecimento da cidade que é a última a ser atendida. A Caern tem tomado medidas preventivas para evitar vazamentos.

Seridó
Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica. Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão. As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.

Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.

Comente

Sinalização de que Bolsonaro pode indicar Moro para o STF desagrada cortes superiores

23/10/2018

Eleições 2018

Por Mônica Bergamo / FOLHA

A sinalização de Jair Bolsonaro (PSL) de que, se eleito presidente, pode indicar o juiz Sergio Moro para o STF (Supremo Tribunal Federal) não caiu bem nas cortes superiores.

FILA 2

Segundo um magistrado, não é “normal” a indicação de um juiz de primeira instância para o mais importante tribunal do país.

FILA 3

Em geral, quando a escolha recai sobre a magistratura, a disputa se dá entre ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou desembargadores de tribunais regionais e de justiça dos estados.

FILA 4

Levar o juiz ao STF furando fila, diz outro ministro, é como colocar um soldado para comandar os generais.

NUVENS 

Bolsonaro ainda cria arestas no STJ: vários dos ministros da corte sonham um dia ir para o STF.

Comente

Único prefeito do PDT no RN, troca Carlos Eduardo por Fátima

23/10/2018

Eleições 2018

O prefeito de José da Penha, Dr. Raimundinho trocou nesta segunda-feira (22), o candidato do seu partido PDT, Carlos Eduardo pela candidatura da senadora Fátima Bezerra.
 
Dr. Raimundinho foi o único prefeito eleito pelo PDT de Carlos Eduardo em 2016. O deputado Raimundo Fernandes, que também desembarcou de Carlos Eduardo na semana passada, foi que levou o grupo do prefeito de José da Penha para engrossar a campanha de Fátima Bezerra na região do Alto Oeste. Fonte Agora RN.

Comente

Justiça do RN condena integrantes de quadrilha de cinco a 25 anos de prisão

23/10/2018

Grupo foi desarticulado na operação “Missionários do Inharé” e seus integrantes identificados na operação “Anjos Caídos”, tocada pela Polícia Ci

Ambos os condenados foram considerados reincidentes, já que exerciam posição de liderança e comando dentro da organização

A justiça condenou sete integrantes de uma grande organização criminosa investigada que atuava no comando do tráfico de droga na Região do Trairi do Estado do Rio Grande do Norte.

O grupo foi desarticulado na operação “Missionários do Inharé” e seus integrantes identificados na operação “Anjos Caídos”, tocada pela Polícia Civil do RN.

Os acusados condenados foram: Orlando Vasco dos Santos pegou uma pena de 25 anos, 05 meses e sete dias de reclusão e 1.914 dias-multa e Mayksamy dos Santos Pontes pegou 22 anos, sete meses e 10 dias de reclusão e 1.703 dias-multa.

Ambos os condenados foram considerados reincidentes, já que exerciam posição de liderança e comando dentro da organização criminosa e apresentavam alto poder financeiro e de armamento.

Deivid Raú dos Santos Pontes e Edgar Fabrício da Silva pegou 16 anos, um mês e dois dias de reclusão e 1.246 dias-multa. Já Gyli Ruan Medeiros de Freitas Batista, Viviane Ferreira Bezerra, Francisco Rômulo da Silva Oliveira pegaram pena de cinco anos, quatro meses e seis dias de reclusão e 77 dias-multa, cada um.

Viviane é companheira de Orlando Santos e teria se beneficiado com os produtos oriundos dos crimes dele, além de dar apoio à organização criminosa. Francisco Rômulo exercia a função de “contenção” para fins de manutenção do controle sobre os crimes na região. Gyli Ruan também exercia a função de “contenção” e participou da “chacina de Tangará/RN”.

Deivid Raú, irmão de Mayksamy Pontes, exercia a função de “vaqueiro” para o irmão, dividindo com ele o comando do tráfico de drogas e outros crimes na cidade de Tangará. Edgar Fabrício exercia a função de “contenção” e tratava da “contabilidade” do comércio ilícito com o acusado Orlando Santos.

Para as condenações, foram levadas em consideração culpabilidades desfavoráveis, isto porque os acusados dedicava-se intensamente à mercancia de entorpecentes, de acordo com as provas contidas nos autos, demonstrando patente dolo e consciência da ilicitude de suas condutas criminosas.

As condutas sociais também são desfavoráveis, segundo as autoridades, pois as provas anexadas ao processo demonstram que os réus não se ajustam minimamente às regras da vida em sociedade, “adotando conduta e postura que impactam negativamente o seio social onde estão inseridos”.

O Ministério Público afirmou na denúncia que após “noticia criminis”, por meio de Relatório de Inteligência da Polícia Civil do Estado do RN, foi detectado que a organização criminosa investigada na operação denominada “Missionários do Inharé” teria voltado a atuar nos Municípios de Santa Cruz e Tangará.

Acrescentou que, logo após deflagrada a operação “Missionários do Inharé”, os líderes da organização criminosa, que, a princípio, estavam custodiados no Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, foram transferidos para a Penitenciária Estadual do Seridó e para a Penitenciária de Alcaçuz, o que não se mostrou empecilho para que os investigados voltassem a se rearticular e retomassem o comando do tráfico de drogas da Região do Trairi.

Ainda, segundo a denúncia, no curso da investigação foram identificados vários membros da organização e efetuadas diversas prisões em flagrante, tendo a Operação Policial sido denominada de “Anjos Caídos”, sendo que os elementos colhidos, inclusive por intermédio de interceptação telefônica, confirmam a prática dos delitos de tráfico ilícito de entorpecentes, associação para o tráfico e organização criminosa.

O Ministério Público instruiu o processo criminal com Inquérito Policial do DENARC, Pedido de Quebra de Sigilo de Dados e Interceptação Telefônica e Pedido de Busca e Apreensão. A denúncia e seus aditamentos foram recebidos em novembro de 2015.]

Os réus fizeram pedidos por absolvição, ou, alternativamente, pela aplicação da pena mínima, desqualificações dos crimes, conversão de tipos de penas, entre outras alegações. Portal noar.

Comente

CARLOS EDUARDO ALVES FOGE DO DEBATE DA TV PONTA NEGRA

23/10/2018

Eleições 2018

Carlos Eduardo semana passada no debate TV Bandeirantes em Natal (Foto: Elias Medeiros)

O candidato ao governo do Rio Grande do Norte Carlos Eduardo Alves não confirmou presença no debate que a TV Ponta Negra marcou para esta terça-feira, 23 de outubro.

Segundo as regras acordadas em reunião na sede da emissora e assinadas pelos representantes das candidaturas ao governo do Estado, os candidatos tinham até as 18h desta segunda-feira (22) para confirmar presença. No entanto, a direção da TV Ponta Negra só recebeu a confirmação de presença por parte de Fátima Bezerra.

A ausência do candidato da família Alves se dará uma semana depois do primeiro debate do segundo turno, realizado pela TV Bandeirantes. Na ocasião, Fátima Bezerra teve desempenho superior ao adversário, confrontando Carlos Eduardo Alves em temas relacionados à sua gestão municipal. Por mais de uma vez, Alves se atrapalhou com o tempo e chegou a dizer que estava satisfeito com o efetivo de 455 guardas municipais de Natal para tentar justificar porque não realizou concursos públicos, esquecendo que há lei indicando a necessidade de efetivo três vezes maior, de 1.500 guardas municipais.

Esta será a segunda ausência do candidato da família Alves ao debate da TV Ponta Negra. Ele já havia faltado no primeiro turno. Na semana passada, ele também se ausentou de debate realizado pelo SEBRAE, com micro, pequenos e médios empreendedores.

Mesmo diante da fuga de Carlos Eduardo Alves, a assessoria de Fátima Bezerra, da coligação Do Lado Certo, cumpriu rigorosamente o acordo e manteve a confirmação no debate.

De acordo com as regras acordadas, em caso de falta de um dos candidatos, será realizada uma entrevista com o candidato que comparecer, ou seja, com Fátima Bezerra. Fonte a Fonte.

Comente

DEPUTADOS, PREFEITOS E LIDERANÇAS LOTAM PLENÁRIA EM APOIO A FÁTIMA BEZERRA

23/10/2018

Eleições 2018

Fátima disse que um dos seus maiores desafios será elaborar no Estado um modelo de desenvolvimento que traga emprego (Foto: Divulgação)

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de dezenas de cidades de todas as regiões do estado se uniram na tarde desta segunda-feira (22), em Natal, para declarar apoio à candidata Fátima Bezerra. “Aqui, estamos construindo uma frente com o que há de melhor no Estado”, afirmou a futura governadora.

Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, Vivaldo Costa e Raimundo Fernandes participaram do ato e levaram suas militâncias para reforçar a reta final da campanha.

“Este momento significa a união dos nossos sonhos com os sonhos do povo do Rio Grande do Norte”, declarou Ezequiel. “Nosso posicionamento neste segundo turno, depois de ouvir nossas lideranças, não poderia ser diferente”, completou.

“Por onde tenho passado, o clamor é um só: agora todo mundo é Fátima”, destacou o deputado. “Ela é de origem humilde, conhece a seca, sabe onde precisamos melhorar. Por isso, tenho certeza que é a candidata que mais representa os anseios do nosso povo”.

Para Fátima, o encontro foi de rever amigos, pelos quais sempre teve respeito, mesmo quando estiveram em palanques diferentes. “Vejo aqui uma plenária com muito compromisso e muita representatividade popular”, afirmou a candidata.

 

Fátima disse que um dos seus maiores desafios será elaborar no Estado um modelo de desenvolvimento que traga emprego. “É muito importante, neste momento, deixar as diferenças de lado em prol do Rio Grande do Norte, e esta é uma tarefa que exige espírito público e cooperação de todos os setores da sociedade”

.

Fátima disse que um dos seus maiores desafios será elaborar no Estado um modelo de desenvolvimento que traga emprego (Foto: Divulgação)

Fátima disse que um dos seus maiores desafios será elaborar no Estado um modelo de desenvolvimento que traga emprego (Foto: Divulgação) fonte A Fonte.

Comente

Fátima diz que Carlos Eduardo a critica porque está “frustrado” por perda de apoios

23/10/2018

“Ele tentou até o último momento conseguir esse apoio, mas não conseguiu. Agora, está é frustrado”, rebateu a candidata, que recebeu críticas do oposi

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves, candidatos ao Governo do Estado

A candidata do PT ao Governo do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse nesta segunda-feira, 22, que seu adversário no segundo turno, Carlos Eduardo Alves (PDT), está “frustrado” por não ter conseguido o apoio do grupo político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), à sua candidatura e que, por isso, tem desprezado a decisão do tucano.

“Ele tentou até o último momento conseguir esse apoio, mas não conseguiu. Agora, está é frustrado”, rebateu a candidata, que, no final de semana, recebeu críticas do opositor. Pelas redes sociais, o candidato do PDT declarou que o apoio de Ezequiel a Fátima representava a queda da “máscara da velha política, de conchavos e acordões”.

Além de Ezequiel, anunciaram apoio a Fátima o deputado federal eleito Benes Leocádio e os estaduais eleitos Eudiane Macedo e Ubaldo Fernandes – os três do PTC. Também se juntaram à campanha os deputados estaduais do PSD Dison Lisboa e Galeno Torquato, assim como os do PSDB Márcia Maia e Raimundo Fernandes. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (Avante), e outras dezenas de vereadores também aderiram. Segundo Fátima, a união em massa representa “apoios”, e não “alianças”.

A candidata afirmou, ainda, que os apoios não comprometem a execução de seu plano de governo e completou que é preciso unir esforços para recuperar o Estado. “É preciso unir bandeiras de todas as cores em prol do Estado. Me sinto muito honrada por conseguir essa união”, destacou a petista.

Fátima Bezerra rebateu as críticas de que estaria fazendo “conchavo” ou “acordão”. “Quem entende de acordão são ele e sua família, que fizeram um acordão em 2014 e agora reeditam-no, com mais famílias: Alves, Maia e Rosado”, finalizou. Fonte Agora RN.

Comente

De terça a domingo, RN será bombardeado com pesquisas de intenção de votos

23/10/2018

Até o momento três pesquisas mostram Fátima Bezerra à frente de Carlos Eduardo Alves na disputa pelo Governo do Estado e apenas um aponta empate técnico

Até o dia das eleições, serão publicadas oito pesquisas no RN

A partir desta terça-feira, 23, até o domingo das eleições, 28, serão publicadas um total de oito pesquisas de intenção de votos para governador do Estado do Rio Grande do Norte. Todas essas pesquisas estão registradas no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Emoção não vai faltar para o eleitor, mas apenas depois das eleições todos vão saber quem realmente acertou e provou seriedade. O motivo: até o momento três pesquisas mostram Fátima Bezerra à frente de Carlos Eduardo Alves e um aponta empate técnico.

A primeira a ser divulgada será a do Instituto Seta de Pesquisas, que foi contratada pela BG Mídias e Assessorias Digitais, com 1.300 entrevistados, no valor de R$ 12 mil. Também nesta terça-feira, 23, a Real Big Data Gestão de Dados vai publicar pesquisa contratada por ela mesma, no valor de R$ 7 mil, e vai ouvir 1.500 entrevistados.

Na quarta-feira, 24, será a vez da Quality Pesquisas e Assessorias Empresarial publicar pesquisa no valor de R$ 126 mil, ouvindo 1.536 eleitores. A própria empresa pagará pela pesquisa. Na quinta-feira, dia 25, a Consultoria Pesquisa Técnica publicará pesquisa contratada pela Rádio Nordeste, no valor de R$ 12,5 mil, com 1.700 entrevistados.

No dia 26, sexta-feira, quem retorna com outra pesquisa é a Real Time Big Data Gestão de Dados, no valor de R$ 7 mil, ouvindo 1.500 eleitores. No mesmo dia, o Ibope vai divulgar sua pesquisa com 812 entrevistados, no valor R$ 65,5 mil, contratada pela TV Costa Branca.

No dia 27, sábado – véspera de eleição – quem retorna com outra pesquisa é o Seta Instituto de Pesquisa, ouvindo 1.300 eleitores, no valor de R$ 12 mil – contratado pela BG Mídias e Assessorias Digitais. No mesmo dia, a Certus Pesquisa e Consultoria divulgará pesquisa com 1.410 entrevistados, no valor de R$ 31 mil, contratada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Fonte Agora RN.

Comente