Posse de Fátima Bezerra, no dia 1°, acontecerá na Escola de Governo

27/12/2018

Cerimônia será presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do RN

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou como será o ritual de posse da governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), e de seu vice, Antenor Roberto (PCdoB), na próxima terça-feira, 1°. A solenidade acontecerá na Escola de Governo, a partir das 15h, e será presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia.

Ao chegarem ao Centro Administrativo, Fátima e Antenor Roberto serão recepcionados pelo presidente da Assembleia Legislativa e uma comissão de deputados, além de autoridades e demais convidados – como deputados federais e senadores.

No auditório da Escola de Governo, o ritual solene começa com a leitura dos membros que ocuparão a mesa durante a sessão. O presidente da Assembleia designará uma comissão de parlamentares que conduzirão a governadora e o vice-governador eleitos até o palco. O Regimento Interno do Parlamento estipula que a governadora tomará assento à direita do presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da mesa.

Depois desse momento, os presentes ouvirão o hino nacional. Fátima Bezerra e Antenor Roberto prestarão juramento à Constituição e assinarão o termo de posse, além de receberem a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, a governadora – já empossada – fará seu primeiro pronunciamento como chefe do Executivo estadual.

O juramento será feito a convite do presidente, primeiro pela governadora e depois pelo vice-governador, que assumirão o compromisso formal nos termos: “Prometo manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo e exercer o cargo com lealdade e honra”.

Os deputados que darão posse a Fátima Bezerra são remanescentes ainda da legislatura 2015-2018. Os novos parlamentares só tomarão posse em 1° de fevereiro de 2019.

Na saída da Escola de Governo, a governadora e o vice-governador seguirão até a Governadoria, onde o atual governador, Robinson Faria (PSD), fará a transmissão do cargo, rito que conclui a solenidade de posse.

Por limitação de espaço, o acesso à cerimônia de posse na Escola de Governo será restrito a convidados, assessores e imprensa. No entanto, durante o trajeto de Fátima até a Governadoria, o público geral poderá acompanhar a solenidade. Além disso, telões serão instalados em um espaço do Centro Administrativo para que a população assista à solenidade.

O esquema de segurança ainda está sendo montado, de acordo com a Assembleia. Por isso, ainda não há definição sobre o efetivo de policiais que vão fazer a escolta das autoridades no dia da posse.

A sessão de compromisso e de posse do governador e do vice foi convocada em cumprimento aos termos do artigo 201, capítulo VI, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Assembleia Legislativa e pela TV Assembleia por meio do canal 51.3 do sinal aberto e nos canais 9 e 109 da Cabo e canal 16 da NET.

POSSES ANTERIORES
A posse de Fátima Bezerra como governadora acontece em lugar diferente das posses dos últimos ocupantes do cargo, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria. Sucessora do ex-governador Iberê Ferreira, Rosalba foi empossada em 1° de janeiro de 2011 no Centro de Convenções, e a transmissão do cargo aconteceu no Palácio Potengi, atual Pinacoteca do Estado. Quatro anos depois, em 1° de janeiro de 2015, Robinson fez o mesmo percurso ao receber o cargo de Rosalba. Fonte Agora RN.

Comente

Robinson diz que todos os ativos receberão 13° de 2017 até segunda

27/12/2018

De acordo com governador, servidores inativos ficarão de fora do recebimento dos pagamentos do 13° de 2017 e de novembro e dificilmente será possível pagar

 

O governador Robinson Faria garantiu nesta quinta-feira, 27, durante a inauguração das obras do Museu da Rampa e Memorial do Aviador, que todos os servidores públicos da ativa receberão a íntegra dos salários de novembro até o final da sua gestão, que termina na segunda-feira, 31. Robinson também prometeu que os demais funcionários da ativa que ainda não receberam o décimo terceiro salário de 2017 receberão o abono ainda este ano.

De acordo com Robinson Faria, os servidores inativos ficarão de fora do recebimento dos pagamentos do 13° de 2017 e de novembro e dificilmente será possível pagar o 13º salário deste ano antes do dia 31 deste mês, quando ele termina o mandato. O compromisso ficará para o novo governo.

Ainda não receberam o 13° salário de 2017 e a folha de novembro todos os servidores – entre ativos, aposentados e pensionistas – que recebem acima de R$ 5 mil. Apenas quem ganha menos que isso e servidores de órgãos com arrecadação própria já tiveram os salários creditados.

Por causa do atraso, servidores da Polícia Civil paralisaram as atividades. Nesta quinta-feira, 27, a categoria rejeitou proposta do Governo para pagar o 13° salário de 2017 apenas para os ativos – oferta que foi reiterada por Robinson durante a inauguração do Museu da Rampa e Memorial do Aviador.

Também nesta quinta-feira, o Governo do Estado prometeu que vai depositar na sexta, 28, o abono do ano passado para todos os bombeiros e policiais militares (incluindo aposentados e pensionistas) que ainda não receberam. O pagamento é uma condição para que a categoria não cruze os braços. Eles ameaçam repetir a Operação Segurança com Segurança, deflagrada em 2017. Na oportunidade, os militares fizeram “aquartelados” e não saíram às ruas para fazer o policiamento.

TRANSIÇÃO
O governador afirmou também que não reconhece nenhum passivo na ordem da R$ 2,7 bilhões existente no Rio Grande do Norte. O valor foi divulgado pela equipe econômica que compõe a comissão de transição montada pela governadora eleita, Fátima Bezerra (PT). Os dados teriam sido obtidos junto a órgãos do governo atual. Fonte Agora RN.

Comente

Mineiro fica na Segai e Raimundo Alves no Gabinete Civil

27/12/2018

Pasta a ser entregue a Mineiro coordena programa RN Cidadão

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, anunciou os nomes do deputado Fernando Mineiro e do economista Raimundo Alves, respectivamente para a Secretaria de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (Segai) e para o Gabinete Civil do Governo do Estado.

A Segai, atual Secretaria de Gestão de Projetos e Metas do Governo, é a pasta que coordena o projeto “Governo Cidadão”, iniciativa financiada pelo Banco Mundial que visa fomentar e criar condições para promover o desenvolvimento e para atrair investimentos no RN. “Agradeço o convite e chego para contribuir com a equipe de governo, imbuído do espírito público que sempre norteou minha ação política, isto é, contribuir para que a governadora Fátima possa cumprir com o que se comprometeu durante as eleições: fazer um governo voltado para atender os anseios da maioria da população do nosso estado”, declarou Mineiro. “Não mediremos esforços para que o Rio Grande do Norte encontre o caminho do desenvolvimento e atenda aos seus cidadãos com oportunidades e reconhecimento”, acrescentou Raimundo. Fonte Portal Noar.

Comente

PF vai apurar suposta ameaça terrorista à posse de Bolsonaro

27/12/2018

Grupo diz na internet que presidente pode ter "surpresas"

Por Breno Pires / Da Agência Estado

A Polícia Federal vai investigar em um inquérito uma suposta ameaça de atentado na posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, marcada para o dia 1º. Segundo uma fonte da PF disse ao Estado, a atuação do órgão na posse presidencial não será alterada.

A autoria é de um grupo que se define como terrorista e reivindicou ter colocado uma bomba em uma igreja em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, na madrugada de Natal, no dia 25 – o artefato explosivo foi desarmado pela Polícia Militar.

A Polícia Civil começou a investigar o caso e chegou a um grupo autointitulado “Maldição Ancestral”, que disse ter colocado a bomba ao lado da Igreja Santuário Menino Jesus, no centro de Brazlândia. As informações foram remetidas à PF, que tem atribuição de investigar suspeitas de ameaças a presidentes da República. O caso foi revelado pelo site Metrópoles.

No site do grupo autodenominado antipolítico e terrorista, há um texto considerado pela Polícia Civil como ameaça a Bolsonaro. “Se a facada não foi suficiente para matar Bolsonaro, talvez ele venha a ter mais surpresas em algum outro momento, já que não somos os únicos a querer a sua cabeça”, diz o trecho do texto.

“Dia 01 de Janeiro de 2019 haverá aqui em Brasília a posse presidencial, e estamos em Brasília e temos armas e mais explosivos estocados…”, acrescentou o grupo, que se diz “em tocaia terrorística contra o progresso humano”.

Segurança

Segundo uma fonte na Polícia Federal disse ao jornal O Estado de S. Paulo, o protocolo de segurança da PF no dia da posse, 1º de janeiro, não será alterado por causa dessa ameaça. A Polícia Federal, no entanto, faz apenas a segurança mais próxima do presidente eleito.

Outros órgãos também atuarão no evento, como o GSI, o Exército, a Força Nacional e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, e a PF não tem como afirmar se outros órgãos mudarão algo no esquema de segurança.

Comente

Sob risco de segundo tsunami, Indonésia está em alerta

27/12/2018

Autoridades aumentaram nível de advertência de vulcão

Indonésia, Tsunami, Catástrofe REUTERS/Stringer

 

Sob o receio de um segundo tsunami em menos de uma semana, as autoridades da Indonésia aumentaram hoje (27) o status de alerta do Vulcão Anak Krakatau e ampliaram a zona proibida, depois que a erupção do vulcão desencadeou um tsunami nas áreas costeiras do Estreito de Sunda. Mais de 430 pessoas morreram, 1.495 ficaram feridos e ainda há muitos desaparecidos e desalojados no país.

O alerta subiu para o segundo maior, e a zona de evacuação foi ampliada para 5 quilômetros (km) da cratera, em comparação com o tamanho anterior de 2 km. A informação é do porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

A erupção do vulcão, há cinco dias, provocou deslizamentos de terra e lavas foram parar no mar. As autoridades pedem a todos o uso de máscaras. Especialistas em vulcão afirmam que a atividade vulcânica produz freqüentes erupções moderadas. No entanto, advertem que o risco de um novo tsunami é real.

Por ordem das autoridades da Indonésia, 20 mil pessoas foram retiradas das regiões consideradas de risco. O tsunami do último sábado (22) atingiu um raio de 312,75 km de áreas costeiras nas províncias de Banten e Lampung.

A maioria das vítimas foi resgatada em vários resorts no distrito de Pandglang, na província de Banten. Uma imagem de satélite revelou que a maior parte das áreas de flanco do Anak Krakatau desmoronou pouco antes do tsunami, e a Agência de Meteorologia e Geofísica do país disse que o colapso dos flancos cobriu uma área de 64 hectares e causou deslizamentos de terra.

 

Anak Krakatau é um dos 129 vulcões ativos da Indonésia, uma vasta nação arquipélago situada em vulnerável zona de terremotos chamada Anel de Fogo do Pacífico.

 

Comente

Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em novembro

27/12/2018

Juros

cartões de crédito

 

Os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito ou usaram cheque especial pagaram juros mais caros em novembro, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (27).

A taxa de juros do cheque especial subiu 5,3 pontos percentuais, em relação a outubro, ao chegar em 305,7% ao ano, em novembro. As regras do cheque especial mudaram em julho. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menores que a do cheque especial definida pela instituição financeira.

A taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 4,1 pontos percentuais em relação ao outubro, chegando a 279,8% ao ano, no mês passado.

A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes. No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 255,6% ao ano em novembro, com aumento de 2,4 pontos percentuais em relação a outubro.

Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) subiu 5,7 pontos percentuais, indo para 296,8% ao ano.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Em abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. Essa regra entrou em vigor em junho deste ano.

Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e inadimplentes não será igual porque os bancos podem acrescentar à cobrança os juros pelo atraso e multa.

Modalidades caras

As taxas do cheque especial e do rotativo do cartão são as mais caras entre as modalidades oferecidas pelos bancos. A do crédito pessoal, por exemplo, é mais baixa: 122,9% ao ano em novembro, com redução de 3,1 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) chegou a 24,3% ao ano, estável em relação a outubro.

A taxa média de juros para as famílias caiu 0,3 ponto percentual para 51,6% ao ano. A taxa média das empresas caiu 0,1 ponto percentual, atingindo 20,3% ao ano.

Inadimplência

A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas, chegou a 4,8%, com redução de 0,1 ponto percentual. No caso das pessoas jurídicas, houve recuo de 0,1 ponto percentual para 3%. Os dados são do crédito livre em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado.

No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) os juros para as pessoas físicas subiram 0,1 poto percentual para 7,7% ao ano. A taxa cobrada das empresas caiu 0,5 ponto percentual para 9,2% ao ano. A inadimplência tanto das pessoas físicas quanto das empresas caiu 0,1 ponto percentual para 1,6% e 2%, respectivamente.

Saldo dos empréstimos

Em novembro, o estoque de todos os empréstimos concedidos pelos bancos ficou em R$ 3,202 trilhões, com aumento de 1,1% no mês e de 3,6% no ano. Em 12 meses, a expansão chegou a 4,4%. Para este ano, segundo previsão divulgada em setembro, o BC projeta crescimento do crédito em 4%.

 

Esse estoque do crédito corresponde a 46,8% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB) - com aumento de 0,2 ponto percentual em relação a outubro. Em 12 meses, houve recuo de 0,2 ponto percentual.

 

Comente

Dois são presos com pasta base de cocaína na BR-101 em Natal

27/12/2018

Caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (27), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.

Por G1 RN

Homens estavam com 1 kg de pasta base de cocaína dentro de carro na Grande Natal — Foto: PRF/Divulgação

Homens estavam com 1 kg de pasta base de cocaína dentro de carro na Grande Natal — Foto: PRF/Divulgação

Dois homens foram presos com 1 quilo de pasta base de cocaína na BR-101, em Natal, na madrugada desta quinta-feira (27). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, essa foi a segunda apreensão de drogas feita pela corporação em menos de 48 horas, nas rodovias federais que passam pela região metropolitana da capital potiguar.

Ainda segundo a PRF, os suspeitos têm 30 e 31 anos e seguiam em um carro modelo Classic, quando foram abordados por uma equipe. Ao perceberem o nervosismo do condutor, os policiais realizaram uma busca no interior do automóvel e encontraram, sob o banco do passageiro, um pacote com aproximadamente um quilo de pasta base de cocaína.

Segundo os suspeitos informaram à polícia, a droga estava sendo levada da Praia do Meio, na Zona Leste da capital, para ser entregue a uma pessoa em um posto de combustíveis, na Zona Sul.

Após o flagrante, foi dada voz de prisão e a dupla foi conduzida à polícia judiciária. O crime de tráfico de drogas pode levar a uma pena de 5 a 15 anos de reclusão.

Comente

Homem é morto a tiros na Av. Maria Lacerda Montenegro, em Parnamirim

27/12/2018

Crime aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (27).

Por G1 RN 

As duas motocicletas ficaram caídas após baterem em um carro — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

As duas motocicletas ficaram caídas após baterem em um carro — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

 

Um homem foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira (27) na Avenida Maria Lacerda Montenegro, uma das mais movimentadas do bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, cidade da Grande Natal.

Duas motocicletas ficaram caídas ao lado do corpo. A Polícia Militar faz o isolamento do local enquanto aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

O morto, que veste uma camiseta de uma construtora, ainda não foi identificado e não há muitas informações sobre como aconteceu o crime nem qual seria a motivação.

Segundo a PM, a vítima e um outro homem estariam nas motos e ambos estariam em fuga após uma tentativa de assalto. Na fuga, as duas motos teriam batido em um carro que estava em um semáforo quase em frente ao supermercado Extra. Com o impacto, os dois homens caíram no chão. Foi quando uma terceira pessoa, que também estava em uma moto e perseguia a dupla, começou a atirar. Um foi atingido e morreu no local, no meio da avenida. O outro escapou.

Não há detalhes sobre o homem que escapou muito menos sobre o que atirou.

 

 

Comente

Governo do RN se reúne com sindicato para tentar acabar com paralisação da Polícia Civil

27/12/2018

Segundo o Sinpol-RN, mais de 95% das 160 delegacias do estado estão fechadas desde a manhã da quarta (26). Categoria cobra pagamento de salários atrasados, i

Por Anderson Barbosa, G1 RN

Policiais Civis durante protesto pelo pagamento do 13º salário de 2017 — Foto: Thyago Macedo/Sinpol/Divulgação

Policiais Civis durante protesto pelo pagamento do 13º salário de 2017 — Foto: Thyago Macedo/Sinpol/Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte e o Sindicato da Polícia Civil do estado (Sinpol-RN) se reúnem nesta manhã com o objetivo de firmarem um acordo para o fim da paralisação de agentes e escrivães, iniciada na manhã da quarta (26). Os policiais querem receber os salários atrasados, principalmente o 13º de 2017, que ainda não foi pago para quem ganha acima de R$ 5 mil.

A reunião acontece na Secretaria de Segurança Pública (Sesed), no Centro Administrativo. A presidente da Associação dos Escrivães (Assesp), Carolina Campos, também participa.

O governo do estado não pagou o 13º salário de 2017 dos servidores públicos que ganham acima de R$ 5 mil, o que inclui a maior parte dos servidores da segurança púiblica. Além disso, ainda não divulgou quando vai pagar os salários de dezembro nem o 13º deste ano.

No dia 20 de dezembro, o governador Robinson Faria anunciou para o dia 28 o pagamento do 13º salário de 2017 para os policiais militares e Corpo de Bombeiros, mas deixou as demais categorias de fora.

Na manhã desta quinta (27) a Central de Flagrantes da Cidade da Esperança, uma das duas plantões que funcionam 24 horas em Natal, amanheceu com o portão fechado.

Na manhã desta quinta (27) a Central de Flagrantes da Cidade da Esperança, uma das duas plantões que funcionam 24 horas em Natal, amanheceu com o portão fechado.

Comente

Prisões em flagrante estão sendo lavradas no Comando-Geral da PM, diz Degepol

27/12/2018

Com Central de Flagrantes fechada, Degepol realocou lavratura de flagrantes para o Comando da Polícia Militar

 

Fachada do Comando Geral da PMRN

Com os fechamentos da Central de Flagrantes e de todas as delegacias distritais e especializadas de Natal, devido ao movimento grevista da Polícia Civil, a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) informou que a lavratura dos autos de prisões em flagrante, enquanto essa situação persistir, estarão sendo realizadas no Comando-Geral da Polícia Militar.

No interior do Rio Grande do Norte, os flagrantes serão lavrados exclusivamente na 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Caicó, e na 2ª DRPC, em Mossoró. Os policiais civis do Estado deflagraram o movimento grevista nesta quarta-feira, 26, e a principal motivação é o atraso no pagamento dos salários dos servidores. Agora RN.

 

Comente

Banco do Nordeste teve R$ 2,3 bilhões destinados a projetos eólicos no RN

27/12/2018

BNB atingiu a marca histórica de R$ 41 bilhões investidos em 2018. Do volume total contratado, R$ 30,3 bilhões foram aplicados com recursos do Fundo Constitu

Estado é destaque nesse segmento há alguns anos e há projetos em desenvolvimento em cidades potiguares.

O Banco do Nordeste atingiu a marca histórica de R$ 41 bilhões investidos em 2018. Do volume total contratado, R$ 30,3 bilhões foram aplicados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding da empresa. Foram 4,8 milhões de operações de crédito realizadas em toda a área de atuação (Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo).

No Rio Grande do Norte, foram contratadas 31,7 mil operações de crédito com recursos do FNE, perfazendo o montante de R$ 3,1 bilhões. Desses, R$ 2,3 bilhões foram destinados a projetos de grande porte, especialmente aqueles destinados à produção de energia eólica.

A segunda maior parcela foi concedida às MPEs, que contrataram o equivalente a R$ 240 milhões. Já com os agricultores familiares atendidos pelo Agroamigo foram contratados R$ 137 milhões em crédito. De todo o montante investido no Estado, a maior parte, R$ 2,7 bilhões, foram direcionados a áreas de Semiárido.

Somem-se a isso, R$ 452 milhões de 196 mil operações do Crediamigo no Estado (até 30 de novembro). A linha de microcrédito urbano utiliza recursos internos do Banco do Nordeste.

Especificamente com recursos do FNE, o crescimento verificado foi cerca de 90% em relação a 2017, quando foram contratados R$ 15,9 bilhões com essa fonte de recursos. Do montante aplicado em 2018, R$ 14,9 bilhões foram destinados a projetos do setor de infraestrutura, com foco em iniciativas estruturantes para o desenvolvimento da Região, nas áreas de geração de energia, notadamente eólica e fotovoltaica, distribuição e transmissão de energia, saneamento básico e infraestrutura aeroportuária.

No setor de microcrédito urbano, o Banco do Nordeste investiu R$ 8,7 bilhões por meio do Crediamigo ao longo do ano, beneficiando mais de 2 milhões de clientes ativos em toda a área de atuação, com a contratação de 4,1 milhões de operações de crédito. Já pelo programa de microcrédito orientado rural, o Agroamigo, que utiliza recursos do FNE, foram investidos R$ 2,4 bilhões, totalizando 495,4 mil contratações de crédito.

Um dos segmentos que mais emprega em todo o país, as micro e pequenas empresas (MPEs) também tiveram destaque no total contratado com recursos do fundo constitucional, com R$ 2,9 bilhões em aplicações. Com as médias empresas, foram R$ 2,3 bilhões em negócios, enquanto o investimento no grupo dos grandes empreendimentos atingiu R$ 4,2 bilhões.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, ressaltou a importância dos resultados no contexto de fortalecimento da economia nordestina. “Cumprimos nossa missão de desenvolvimento aplicando recursos em todos os segmentos da economia, desde a infraestrutura, passando pelo agronegócio, indústria e comércio. Ao beneficiar todos os portes de clientes, contribuímos também para que as oportunidades de emprego e renda cheguem ao maior número de pessoas”, destacou.

Aplicações para 2019

Além do total aplicado em 2018, o Banco do Nordeste já conta com R$ 10 bilhões em tramitação com recursos do FNE, dos quais R$ 2,3 bilhões deferidos para contratação. Afora isso, propostas no valor de R$ 7,8 bilhões estão dentro do Banco como informes acolhidos, ou seja, com sinalização de contratação para o início do ano. A maior parte desses recursos deve ser destinada ao setor de infraestrutura.

Comente

Governo reinaugura Hospital da PM com área construída seis vezes maior

27/12/2018

Ampliada, a unidade de saúde passou de 1.000 m² para 6.302 m² de área construída, e conta agora com o dobro de números de leitos (de 65 para 130), dos qua

 

Obra recebeu cerca de R$ 5,5 milhões de investimentos

O Governo do Estado entregou o Hospital Central Coronel Pedro Germano, o Hospital da PM, na tarde desta quarta-feira, 26. Ampliada, a unidade de saúde passou de 1.000 m² para 6.302 m² de área construída, e conta agora com o dobro de números de leitos (de 65 para 130), dos quais 20 são de UTI adulta e Neonatal.

“Este é um sonho que esperava 12 anos para ser realizado. Estamos devolvendo aos potiguares um dos hospitais mais renomados de nosso estado. E não é só a conclusão de uma obra; nós estamos entregando praticamente um hospital novo. Deixa de ser de médio porte e passa a ser de grande porte”, destacou o governador Robinson Faria.

A obra recebeu cerca de R$ 5,5 milhões de investimentos. Foram instaladas tubulações de oxigênio, ar comprimido, vácuo, óxido nitroso, nitrogênio e argônio para atender as necessidades do hospital. A instalação dos dutos de ar-condicionado central beneficiou as salas do bloco cirúrgico e UTIs, adulto e infantil.

Medalhas

Durante a solenidade de inauguração, antes do descerramento oficial da placa, o governador fez a entrega de cerca de 50 medalhas Coronel Pedro germano ao contingente de saúde da Polícia Militar. Robinson ainda entregou panóplias a civis que contribuíram com o hospital, e congratulou todos os militares promovidos em agosto último.

Comente

VERGONHA! Vereadores de Extremoz criam e aprovam lei que garante 13º e férias para eles

26/12/2018

Vergonha!

A Câmara Municipal de Extremoz criou e aprovou no dia 29 de novembro a lei 963/2018 que autoriza a concessão de férias e 13º aos vereadores de Extremoz.

 

Com essa lei os vereadores passarão a receber 1/12 (um doze avos) dos seus subsídios, por mês de efetivo exercício no respectivo ano, conforme artigo primeiro da lei.

 

A lei também estabelece o prazo para os vereadores receberem o 13º salário, que poderá ser pagos em duas parcelas; a primeira realizada até o dia 30 (trinta) de junho e a segunda até o dia 20 (vinte) de dezembro de cada ano, conforme paragrafo terceiro do artigo primeiro.

 

Eles também passarão a receber valores referentes as férias, que corresponde a 1/3 (um terço) dos seus subsídios. As férias corresponderão ao recesso do mês de janeiro.

 

O prefeito Joaz Oliveira promulgou a lei no dia 20 de dezembro. Atualmente o salário dos vereadores de Extremoz é R$ 6.000 (seis mil reais).

Comente

UTILIDADE PÚBLICA (Poço Branco): SERVIÇO DE MELHORIA NA REDE ELÉTRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO

26/12/2018

Comunicado a População de Poço Branco/RN

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na quarta-feira, 02, das 09h às 13h, no Centro, Rua Treze de Maio e adjacências, no município de Poço Branco.

 

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

 

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

 

·        Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

 

·        Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou

 

·        Telefonar para o 116.

Comente

APÓS DENÚNCIA DA COSERN, POLÍCIA CIVIL FAZ OPERAÇÃO PARA LOCALIZAR E RECUPERAR CABOS FURTADOS DA REDE ELÉTRICA EM MOSSORÓ

26/12/2018

apreensão

A Polícia Civil de Mossoró deflagrou na última 4ª feira (19), depois de denúncia da Cosern, mais uma fase da “Operação Sucata” em conjunto com a Secretaria de Tributação do Governo do Estado e Corpo de Bombeiros para identificar, recuperar e tentar coibir a prática criminosa de receptação de cabos de cobre e alumínio que são produtos de roubos da rede elétrica em Mossoró.

A operação visitou estabelecimentos que comercializam sucatas no município. Em um dos comércios, foi identificada cerca de meia tonelada (500 kg) de cabos de alumínio e de cobre. Parte desse material foi recolhida para análise pela Polícia, mediante boletins de ocorrência abertos pela Cosern nos últimos meses. A empresa flagrada foi multada em R$ 6 mil pelo Fisco Estadual por não conseguir declarar a origem do material apreendido.

A Cosern lembra que a população pode denunciar, de forma anônima e sigilosa, a prática criminosa do furto dos cabos e transformadores da rede elétrica da concessionária por meio do telefone 116 e também do 190 (Polícia Militar).

Foto: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a COSERN orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Baixar o aplicativo da COSERN, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.

Comente

Pais são assaltados na fila de matrícula em escola de Mossoró

26/12/2018

Cerca de 20 pessoas foram vítimas de arrastão na Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, na manhã desta quarta (26). Após assaltos e perseguiçã

Por G1 RN

Pais foram assaltados em fila para matrículas de alunos da Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, em Mossoró — Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca

Pais foram assaltados em fila para matrículas de alunos da Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, em Mossoró — Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca

Criminosos assaltaram cerca de 20 pessoas que formavam uma fila para realizar as matrículas dos filhos em uma escola municipal de Mossoró, na região Oeste potiguar. O caso aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (26), por volta das 5h, na Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, no bairro Barrocas.

Após o crime, os assaltantes seguiram fazendo outros roubos e chegaram a trocar tiros com a polícia. Um dos suspeitos foi preso.

O zelador Luiz Sandoval foi uma das vítimas do arrastão. De acordo com ele, o grupo aguardava a escola abrir, do lado de fora da unidade, quando criminosos chegaram em um carro vermelho e tomaram celulares, dinheiro e outros objetos das vítimas.

Após o arrastão, os assaltantes seguiram realizando outros roubos na Avenida Marechal Deodoro. Um funcionário público teve sua motocicleta e outros objetos roubados. Outra vítima, um comerciante, teve pulseira, celular, relógio e aliança levados pelos bandidos.

Porém, ainda durante a manhã, os criminosos se depararam com uma viatura da Polícia Militar, que os procurava na região. Eles atiraram contra os policiais e tentaram fugir, mas acabaram batendo o veículo. Um dos suspeitos foi preso, mas os outros fugiram. A polícia não soube informar quantos, ao todo, participavam dos assaltos.

O carro usado nos crimes tinha sido roubado há mais de uma semana e foi devolvido ao proprietário. Durante a manhã, pelo menos 15 pessoas procuraram a delegacia para denunciar os assaltos.

Segundo a direção da Municipal Professor Francisco Morais Filho, mesmo após a ocorrência, o atendimento aos pais aconteceu normalmente. 

Comente

Gerson Camata, ex-governador do ES, é assassinado a tiros em Vitória

26/12/2018

Suspeito do crime já foi preso e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa

Gerson Camata foi morto a tiros

 

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata (MDB), de 77 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira, 26, na Praia do Canto, em Vitória. A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo informou que ele foi alvo de vários disparos e não resistiu aos ferimentos. O suspeito do crime já foi preso e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, informou a Secretaria de Segurança Pública. 

Formado em economia, Gerson Camata se destacou a partir de um programa de televisão, no Espírito Santo, nos anos de 1960. A partir daí, foi para a política, sendo eleito governador, senador e deputado federal. 

Na Constituinte, Camata defendeu a limitação do direito de propriedade privada, o mandado de segurança coletivo, a jornada semanal de 40 horas, o aviso prévio proporcional, a unicidade sindical, o voto aos 16 anos, o presidencialismo, a limitação dos juros reais em 12% ao ano, o mandato de cinco anos para presidente e a criação de um fundo de apoio à reforma agrária.

Como parlamentar da Constituinte, ele se absteve das votações relativas ao turno ininterrupto de seis horas e à anistia aos micro e pequenos empresários.

Era casado com Rita Camata, ex-deputada federal por cinco mandatos, que foi relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O ex-governador deixa dois filhos. 

Comente

Avanço do mar sobre rodovia faz Prefeitura decretar estado de emergência no RN

26/12/2018

Erosão costeira causou um avanço de mais de 100 metros, destruindo imóveis, afetando a rodovia RN-269 e causando danos de locomoção para moradores

Avanço do mar causa transtornos em Canguaretama

A Prefeitura Municipal de Canguaretama, por meio de Decreto nº 36, declarou situação de emergência na área afetada pela erosão costeira marinha, no Distrito da Barra do Cunhaú. Após reunião com técnicos da UFRN e Defesa Civil, trabalhadores estão atuando na área, inclusive durante o feriado do Natal e fim de semana, para realizar a obra de contenção com a utilização de pedras (conforme mostra o vídeo).

De acordo com o Decreto, a erosão costeira causou um avanço de mais de 100 metros, destruindo imóveis, afetando a Rodovia Estadual (RN-269), causando danos de locomoção para moradores e frequentadores da praia, além da situação de calamidade e dos danos ambientais causados.

Desde a reunião com técnicos da UFRN e Defesa Civil, que indicaram a necessidade emergencial de obras de contenção, a Prefeitura Municipal de Canguaretama está trabalhando de forma intensa para realizar a obra de contenção na costa. Os trabalhos seguiram mesmo no feriado de Natal e fim de semana.

“Buscamos uma solução conjunta para essa situação, batendo em muitas portas dos governos estadual e federal. Infelizmente, o Estado e a União também estão com limitações financeiras. A partir do momento que foi indicada a necessidade urgente de obras de contenção no local, eu determinei o início dos trabalhos para resolver o problema atual. Nossa prioridade no momento é preservar as vidas dos moradores do local. Nossa equipe está trabalhando de forma muito determinada”, explicou a prefeita.Fátima Marinho também destacou a importância do Decreto no momento.

“Como os engenheiros e geólogos apontaram, a situação é urgente. Ou seja: vamos buscar uma solução definitiva para resolver o problema, mas isso leva muito tempo e necessita de muitos recursos que vamos batalhar seja onde for preciso. No entanto, como nosso objetivo principal é cuidar de vidas, estamos realizando essa obra de contenção, que vai garantir um prazo para buscarmos a solução definitiva para o caso”, destaca prefeita sobre a ação do executivo municipal. Fonte Agora RN.

Comente

Governo entrega obra de recuperação da RN-160

26/12/2018

Trecho recuperado liga Macaíba e São Gonçalo do Amarante

FOTO: JOÃO VITAL

 

Uma estrada totalmente recuperada. Foi assim que o Governo do Estado entregou a obra da RN-160, que liga os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (26) com a presença do governador Robinson Faria.

Com investimento na ordem dos R$ 12 milhões com recursos do Governo Cidadão, via acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, a estrada passou pelos serviços de recuperação estrutural, drenagem e sinalização em uma extensão que ultrapassa os 17 quilômetros.

“Estamos entregando uma estrada nova, que aguardava por uma revitalização há mais de 20 anos e que vai beneficiar o desenvolvimento de duas das principais cidades da Grande Natal”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

Presente no evento, o prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio acrescentou que “além de mais segurança aos condutores que trafegam por essa estrada todos os dias, a obra vai mudar a realidade da cidade possibilitando expansão da economia”, disse.

Além dos investimentos na RN 160, estão sendo feitos serviços de restauração e/ou reconstrução de outras sete estradas do estado. São elas: RN 011 (Estrada da Castanha), RN 015 (Estrada do Melão), RN 016 (Estrada do Caju), RN 087 (Cerró Corá/Lagoa Nova), RN 063 (Tabatinga/Barreto), RN 118 (Jucurutu/Caicó), RN 307 (Genipabu).

Comente

Auditores entregam cargos em protesto na Tributação do RN

26/12/2018

Eles protestam contra atraso dos salários, do 13º e mantém atividades suspensas

 

ASSEMBLEIA DOS AUDITORES FISCAIS - DIVULGAÇÃO SINDIFERN

 

Na manhã de hoje (26) 42 auditores fiscais, que ocupam postos de chefia na Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte e os diretores e coordenadores das Unidades Regionais, decidiram renunciar os cargos após Assembleia Geral Extraordinária. Eles protestam contra os atrasos de salários. A  assembleia contou com a presença de 140 auditores fiscais entre ativos, aposentados e pensionistas. A categoria ainda não recebeu os salários de novembro, nem os 13º salários de 2017 e 2018 e ainda estão sem perspectivas de recebimento do salário de dezembro.

“Esta iniciativa é um ato de repúdio, protesto e demonstração de unidade da categoria Fisco RN. O Sindicato defende a legitimidade do movimento, que conta com a adesão maciça dos seus filiados e agora também dos gestores da SET, e busca através desta medida, pressionar o Governo para anunciar o pagamento dos salários de novembro até o dia 28 de dezembro”, afirma presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do estado (Sindifern), Fernando Freitas. Portal noar.

 

Comente