Queda da Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) no ranking da CBF vai interferir na destinação das vagas potiguares para o torneio nacional_ - 10/10/2019

Com 2019 ruim, RN deve perder uma de suas vagas na Copa do Brasil de 2020

O fraco desempenho dos clubes do Rio Grande do Norte na temporada de 2019 deve fazer com que o estado perca de uma de suas três vagas na Copa do Brasil do ano que vem. Pelo menos é isso o que deixa claro um ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhado às federações estaduais na última terça-feira, 8. Como as vagas para o torneio nacional são destinadas de acordo com o Ranking das Federações (RNF), o RN, provavelmente, cairá de três para duas vagas em 2020.

De acordo com a CBF, as vagas da Copa do Brasil são distribuídas da seguinte maneira: as federações que ocupam o 1º e o 2º lugar possuem 5 vagas cada, e as que estão entre o 3º e o 5º lugar têm 4 vagas cada. Já as que estão entre o 6º e o 14º lugar possuem 3 vagas cada uma; as federações ocupantes do 15º ao 22º lugar contam com duas vagas cada; e as que estão entre 23º e 27º lugar só tem direito a uma vaga.

Atualmente, a Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) ocupa a 14ª colocação no ranking e, portanto, teve direito a 3 vagas na Copa do Brasil deste ano (participaram ABC, América e Santa Cruz de Natal). Para o ano que vem, a FNF deve perder posição e ficar, pelo menos, do 15º lugar em diante, com direito a apenas 2 vagas. Se isso se confirmar, América e ABC (atual campeão e vice do Estadual) serão indicados, e o Globo (atual 3º colocado) ficará de fora do torneio.

“A pontuação das federações neste ranking é baseada no desempenho dos seus clubes em competições nacionais. Como tivemos dois rebaixamentos da Série C pra Série D e, somado a isso, não tivemos nenhum acesso da Série D pra Série C, muito provavelmente perderemos posições. Infelizmente a perda da vaga vai acontecer, até porque federações que estão abaixo da nossa este ano tiveram clubes com melhores desempenhos nos torneios da CBF”, admitiu o presidente da FNF, José Vanildo.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF), que hoje é a 15ª colocada no ranking, é quem deve ultrapassar a FNF e herdar a terceira vaga na Copa do Brasil de 2020. Isso porque, em 2019, o Sampaio Corrêa terminou a Série C como vice-campeão e o Imperatriz alcançou a fase de quartas de final no mesmo torneio. Esses bons desempenhos serão determinantes para o aumento da pontuação da entidade no RNF de 2020, que deve ser divulgado em dezembro deste ano. Fonte Agora RN.

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 31/12/1969 - 09:12