Equipamentos voltados para pacientes graves deverão ser distribuídos em 10 unidades de saúde do estado. - 24/03/2020

Secretaria de Saúde prevê instalação de 134 leitos de UTI e UCI durante combate ao coronavírus no RN

Por G1 RN

Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, é uma das unidades que deve receber novos leitos  — Foto: Alessandro Sousa

Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, é uma das unidades que deve receber novos leitos — Foto: Alessandro Sousa

A Secretaria Estadual de Saúde prevê a instalação de 61 unidades de tratamento intensivo (UTI) e 73 unidades de cuidados intensivos (UCI) em hospitais do Rio Grande do Norte, para ajudar no atendimento durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus - o Covid-19. Os novos 134 leitos voltados para pacientes mais graves deverão ser distribuídos em 10 hospitais do estado. A maioria se concentra em Natal.

O investimento previsto para compra de unidades de tratamento intensivo é de R$ 11,1 milhões, dentro dos R$ 35,6 milhões anunciados pelo governo para ações de enfrentamento ao Covid-19. A instalação delas, no entanto, ainda depende da criação de infraestrutura e da aquisição dos materiais.

Os 134 leitos se somam aos 463 que já existem na rede pública estadual - considerando inclusive os contratados da rede privada - mas que, segundo a própria Secretaria Estadual de Saúde, estão lotados. O incremento, portanto, é de aproximadamente 30% na capacidade de atendimento.

Dos 61 novos leitos de UTI, Natal deverá ficar com 40 e Mossoró, com 21. Já as UCIs serão distribuídas, além das duas maiores cidades do estado, para as regiões Seridó e do Alto Oeste, como Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.

Leitos de UTI e UCI

Hospital

Cidade

UTI

UCI

Hospital Giselda Trigueiro

Natal

0

29

Hospital Rafael Fernandes

Mossoró

0

10

Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes

Natal

10

0

Hospital Regional Seridó

Caicó

0

4

Hospital Colônia Dr. João Machado

Natal

20

0

Hospital Dr. Mariano Coelho

Currais Novos

0

8

Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia

Mossoró

21

0

Hospital Dr. Deoclécio Marques de Lucena

Parnamirim

0

6

Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade

Pau dos Ferros

0

4

Hospital Central Dr. Pedro Germano

Natal

10

12

Total de leitos: 134

 

61

73

Fonte: Sesap

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 31/12/1969 - 09:12