Documento foi publicado nesta sexta-feira (20) e vale por 90 dias. Segundo prefeitura, área foi atingida por desastre natural e sofre erosão provocada pela fo - 20/11/2020

Município decreta situação de emergência após desabamento de falésia sobre família na praia da Pipa

G1 RN

Área de falésia que desabou está isolada em Pipa — Foto: Emmily Virgílio/Inter TV Cabugi

Área de falésia que desabou está isolada em Pipa — Foto: Emmily Virgílio/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Tibau do Sul decretou situação de emergência na praia da Pipa - um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte - após o desabamento de parte de uma falésia ter causado a morte de um casal, seu filho de 7 meses e o cachorro da família na última terça-feira (17).

 

 

O decreto foi publicado nesta sexta-feira (20) e tem validade de 90 dias. De acordo com o documento, a área da praia foi afetada por um desastre natural geológico "por movimento de massa com deslizamento de solo /ou rocha".

O município também destacou que as falésias da Praia de Pipa recebem dissipação de força das ondas das grandes marés, causada pelo avanço do mar sobre o continente. Ressaltou, ainda, que o desastre interfere diretamente no turismo internacional por ser uma praia conhecida mundialmente.

Falésias são um tipo de acidente geográfico formado por uma encosta íngreme ou vertical, que geralmente termina no mar e sofre ação erosiva causada pela água. Falésias de grande dimensão costumam ser chamadas de penhasco.

 

Durante o período em que persistir a “Situação de Emergência”, o município pode comprar bens e contratar serviços para resposta ao desastre e "reabilitação dos cenários", sem processo de licitação. No entanto, os serviços contratados devem ser concluídas no prazo máximo de 90 dias de validade do decreto.

 

 

Por fim, o município informou que vai enviar ofício solicitando reconhecimento da “Situação de Emergência” ao Ministério da Integração Nacional.

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 31/12/1969 - 09:12