Sete estados não registram mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

19/10/2021

Covid-19

Sete estados não registram mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Sete estados não registraram mortes por Covid-19 mas últimas 24 horas, segundo levantamento da Agência CNN realizado nesta segunda-feira (18): Acre, Amazonas, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima. 

Por ser segunda-feira pode ocorrer represamento no envio de dados dos estados ao Ministério da Saúde. Os números não refletem necessariamente o atual estágio da pandemia no Brasil. 

Comente

Bolsonaro: Prorrogação do auxílio emergencial vai ser decidida nesta semana

19/10/2021

Auxilio Emergencial

Bolsonaro: Prorrogação do auxílio emergencial vai ser decidida nesta semana

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 18, que o governo deve prorrogar o auxílio emergencial. De acordo com o chefe do Executivo federal, a questão será resolvida ainda nesta semana. O benefício está previsto para acabar em novembro deste ano. 

Segundo Bolsonaro, a ajuda financeira é essencial para a população desempregada, que sofreu com a pandemia do coronavírus. “O mundo todo tem uma inflação acima do esperado”, afirmou. “Se não fosse o auxílio, aqueles com empregos informais teriam passado necessidades terríveis.” 

O presidente explica que a extensão do auxílio tem como objetivo dar dignidade às pessoas contempladas. “O ideal seria que não tivesse nada, que todo mundo tivesse o ganha-pão, todo mundo tivesse empregado, mas as consequências da pandemia agravaram a questão”, argumentou. Fonte Terra Brasil Noticias.

Comente

VÍDEO: Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

19/10/2021

Navio Cisne da Marinha Brasileira

 

O navio-veleiro da Marinha do Brasil conhecido como Cisne-Branco colidiu com uma ponte de pedestres, que conecta a cidade Guayaquil à Ilha de Santay, no Equador. A ponte se estende sobre o Rio Guayas, que liga a maior cidade equatoriana ao mar e abriga o principal porto do país. O acidente ocorreu nesta segunda-feira (18), por volta das 12h30, horário local (14h30 pelo horário de Brasília). 

Após o choque à ponte, um rebocador local, que apoiava o navio na manobra, acabou adernando e emborcou no local.  

Segundo a Marinha do Brasil e a Marinha do Equador, houve danos materiais, mas nenhuma pessoa se feriu.   

"No momento, o Navio-Veleiro Cisne Branco encontra-se fundeado em segurança, aguardando disponibilidade de cais para atracação em Guayaquil, onde serão avaliadas as condições de material, mais detalhadamente. A Marinha do Equador, bem como autoridades locais, vêm prestando total apoio ao nosso Cisne Branco", informou a Marinha, em nota. 

Agência Brasil 

Comente

Se tivesse o Haddad aqui, vocês iriam ver o que era desgraça, diz Bolsonaro

19/10/2021

Presidente Diz

Reprodução/Foco do Brasil - 18.our.2021

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta 2ª feira (18.out.2021), sem citar nomes, que há alguns revoltados com ele devido aos efeitos negativos na economia brasileira pós-pandemia de covid-19. Afirmou a apoiadores que o Brasil é o país que menos sofre na área econômica. 

O Brasil é o que menos está sofrendo com a economia. Tem alguns revoltados comigo. Se tivesse o [candidato à Presidência da República em 2018 Fernando] Haddad aqui, vocês iriam ver o que era desgraça: lockdown, passaporte da vacina”, disse o presidente no Palácio da Alvorada. 

O chefe do Executivo fez 2 ataques a Haddad, do PT, na conversa com os visitantes do Palácio, que durou 7 minutos. Também criticou a gestão do petista enquanto ministro da Educação. 

“Tem muita coisa esquisita acontecendo no mundo, né? Desgraça, né? Você viu uma peça da molecada do 2º grau, não sei que cidade foi, acho que foi lá no Nordeste. Coisa terrível. Arte, cultura. Mas depois de 12 anos [foi ministro por 7 anos] de Haddad no Ministério da Educação queriam o quê?”, disse Bolsonaro. 

O presidente participou na manhã desta 2ª feira de uma cerimônia em São Roque (MG). Lá, disse que, “se Deus quiser”, o governo vai resolver os detalhes sobre a extensão do auxílio emergencial ainda nesta semana. 

A cerimônia foi realizada pela prefeitura para o lançamento do programa Jornada das Águas, criado para garantir acesso à água no semiárido. Bolsonaro afirmou ainda que pretende resolver também a “questão do preço do diesel” nesta semana, sem dar mais detalhes. 

Poder 360 

Comente

Adolescente é raptada da frente da sua casa na Grande Natal; resgate entra pela madrugada

19/10/2021

Sequestro

Reprodução/Instagram @viacertanatalrn

 

Uma adolescente de 14 anos foi sequestrada por um homem conhecido como "Manco" na noite de ontem (18) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. A garota estava na frente da sua casa quando foi raptada. O resgate entrou madrugada a dentro e só terminou nesta terça-feira (19), segundo informações do Via Certa Natal. 

O sequestro ocorreu às 9h da noite e a vítima só foi liberada por volta de 2h da manhã de hoje em um posto de combustíveis às margens da BR-406. Segundo o Via Certa, além de "Manco", outras pessoas deram apoio à ação criminosa. Não se tem informações se foi pago algum resgate para a liberação da jovem. 

A Polícia esteve no local na busca pela menina e na tentativa de capturar os suspeitos. Houve troca de tiros em uma área de mata, mas ninguém ficou ferido. A menina foi liberada e ninguém foi preso. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

 

Comente

Exportações do RN crescem quase 70% em 2021, diz FIERN

19/10/2021

Aumento nas Exportações do RN.

As exportações do Rio Grande do Norte tiveram um crescimento de 69,4% entre janeiro e setembro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Na comparação de setembro de 2021 ante o mesmo mês de 2020, o aumento fica em 201,2%. Os números integram o levantamento do Centro Internacional de Negócios da FIERN. 

  

O resultado positivo foi impulsionado, principalmente, pelo óleo diesel (fuel oil). Esse produto teve um aumento, na pauta de exportações do RN, de 650,8%. Entre os itens responsáveis pelo desempenho da balança comercial do Estado, também se destacaram melões, tecidos de algodão e peixes (inteiros, filés, ovas), lagostas e resíduos metálicos. 

  

Na balança comercial, as importações cresceram 69,9%, com equipamentos para geração de energia eólica, trigo, entre outros, liderando a pauta. 

  

“O desempenho é bastante positivo. Embora o fator principal para o grande crescimento apresentado seja o considerável aumento (de volume vendido) e valor nominal do óleo diesel, é significativa a recuperação das exportações de muitos outros produtos regulares da nossa pauta”, diz Luiz Henrique Guedes, responsável técnico do Centro Internacional de Negócios da FIERN (CIN/FIERN). 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

CBF marca semifinais entre ABC e Aparecidense para os dois próximos sábados

19/10/2021

Primeiro jogo será em Aparecida de Goiânia, neste dia 23, e a volta, em Natal, no dia 30

Por Redação do ge — Natal

Após acesso, ABC faz semifinais contra a Aparecidense — Foto: Alexandre Lago

Após acesso, ABC faz semifinais contra a Aparecidense — Foto: Alexandre Lago

CBF anunciou nesta segunda-feira as datas, horários e locais das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. ABC e Aparecidense vão decidir uma vaga para a final nos dois próximos sábados, e o Alvinegro de Natal tem a vantagem de sediar o segundo confronto. 

O primeiro jogo será neste sábado, dia 23, às 16h, no Estádio Aníbal de Toledo, em Aparecida de Goiânia. A volta está marcada para o dia 30, às 16h, no Frasqueirão, em Natal. 

ABC e Aparecidense já estão garantidos na Série C do Brasileirão em 2022. 

ABC conquistou o acesso ao bater o Caxias por 3 a 0, domingo, no Frasqueirão. A campanha alvinegra na competição tem 12 vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 20 jogos disputados. 

Veja campanha: 

Primeira fase 

Segunda fase 

Oitavas de final 

Quartas de final 

Comente

RN não registra morte por Covid-19 há dois dias, segundo Sesap

18/10/2021

Dados são da Secretaria de Saúde Pública

Rn não registra morte por covid-19 há dois dias, segundo sesap

O abraço de uma enfermeira e uma técnica, que reconheciam o cansaço uma da outra e trocavam impressões sobre os riscos e a evolução da doença nas ruas. Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O Rio Grande do Norte não registrou mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados prévios divulgados nesta segunda-feira 18 pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). De novembro de 2020 até 16 de agosto, o RN registrava mortes diárias por Covid-19. Desde sábado 16, o estado potiguar não registra óbitos causados pelo coronavírus. 

Segundo especialistas, a redução nos índices de mortes, casos e internações é reflexo da imunização, e, por isso, reforçam a necessidade de todos concluírem o esquema vacinal. Além disso, a orientação é manter as medidas preventivas de contágio ao vírus, como uso da máscara e higienização correta e frequente das mãos. 

Confira os dados da pandemia no RN: 

Óbitos: 

  • Óbitos Confirmados para Covid-19: 7.363 

  • Óbitos confirmados ocorrido nas últimas 24 horas: Natal (01) e Jaçanã (01) 

  • Óbitos Suspeitos: 1.356 

  • Óbitos descartados para COVID-19: 991 

Casos: 

  • Casos Confirmados: 370.791 

  • Casos notificados e confirmados nas últimas 24 horas: 53 

  • Casos Suspeitos: 178.862 

  • Casos Descartados: 746.198 

  • Casos Recuperados: 260.484 

  • Casos em acompanhamento: 102.9 

Comente

Trabalhadores terceirizados ocupam prédio da Sesap e reivindicam pagamento de salários

18/10/2021

Reivindicação

Os trabalhadores da saúde que prestam serviço ao Estado ocuparam o prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na manhã desta segunda-feira (18). A sede da pasta fica na Av. Deodoro da Fonseca, Cidade Alta. 

A reivindicação foi o pagamento dos salários, que estão atrasados – de acordo com o sindicato que representa a categoria. Os trabalhadores estão em greve desde 13 de setembro. 

Os manifestantes conseguiram uma reunião com representantes da Sesap. A Sesap afirmou, por meio de nota, que o pagamento dos serviços contratados aos prestadores tem sido feito regularmente ao longo dos últimos meses. 

Os trabalhadores que participaram do ato são das empresas terceirizadas SAFE e JMT. 

Com informações do Agora RN 

Comente

Mulher é encontrada morta três dias após ser raptada em Mossoró; polícia prende 9 suspeitos

18/10/2021

Corpo foi encontrado em cova rasa numa estrada de terra do município, neste domingo (17). Segundo delegado, vítima seria integrante de facção criminosa e foi to

Por Inter TV Costa Branca

Alessandra Jéssica Lopes da Silva foi encontrada morta em estrada de terra de Mossoró, no Oeste potiguar. — Foto: Cedida

Alessandra Jéssica Lopes da Silva foi encontrada morta em estrada de terra de Mossoró, no Oeste potiguar. — Foto: Cedida

Uma mulher foi encontrada morta, enterrada em uma cova rasa, neste domingo (17) - três dias após ter sido raptada em Mossoró. A polícia prendeu 9 suspeitos. 

A vítima foi identificada como Alessandra Jéssica Lopes da Silva, de 27 anos. De acordo com o delegado de plantão, Luiz Antônio da Silva Filho, a vítima teria sido sequestrada de casa no início da tarde da última quinta-feira (14). Ela teria envolvimento com um grupo criminoso. 

"Possivelmente ela teria traído a facção e tinha retornado. Eles fingiram que aceitaram ela de volta, mas para ter prova da traição. Ela foi torturada a noite inteira até que mataram ela", afirmou. 

De acordo com a Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado enterrado numa cova rasa em uma estrada de terra próximo ao bairro Malvinas. 

Um homem passava pelo local e acionou a polícia. Segundo especialistas do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a vítima teria sido morta na sexta-feira (15). 

Ainda no domingo, a Polícia Civil realizou diligências e prendeu nove pessoas, sendo cinco homens e quatro mulheres, que teriam envolvimento com o grupo suspeito de mandar executar Alessandra. 

Ainda de acordo com o delegado, entre os presos estaria o mandante do crime. Segundo a polícia, eles teriam sequestrado outras pessoas que também estariam desaparecidas. 

Comente

Projeto de lei prevê gratificação a policiais que apreenderem armas e munições no RN

18/10/2021

Programa Estadual de Incentivo à Atuação Policial é de autoria do governo do RN e visa aumentar repressão à prática do porte ilegal. Valores variam de acordo co

Por g1 RN

Arquivo: armas apreendidas na BR-406 no Rio Grande do Norte — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação

Arquivo: armas apreendidas na BR-406 no Rio Grande do Norte — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgaçã

Um projeto de lei enviado pelo governo do Rio Grande do Norte à Assembleia Legislativa (ALRN) prevê que policiais militares e civis que apreenderem armas e munições recebam uma gratificação em dinheiro. O projeto institui o Programa Estadual de Incentivo à Atuação Policial (PEAP). 

Segundo o governo, o PEAP é "destinado a premiar pecuniariamente os integrantes das Polícias Civil e Militar que, no exercício de suas funções, sejam responsáveis pela apreensão de armas de fogo, acessórios, munições e explosivos em situação irregular". 

Segundo o projeto de lei, que foi enviado na sexta-feira (18) à ALRN, são considerados em situação irregular acessórios e munições encontrados em desacordo com o Estatuto do Desarmamento. 

Após apreendidas, as armas deverão ser entregues ao órgão policial para que seja instaurado inquérito policial. 

"A premiação pecuniária, de caráter indenizatório, de que trata a presente lei, por ser de natureza meritória e ocasional, não poderá ser incorporada para nenhum efeito e em nenhuma hipótese ao subsídio do policial civil ou militar beneficiado", explica o projeto. 

Na mensagem enviada pela governadora Fátima Bezerra (PT) ao presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a gestora cita que o estado tem reduzido os níveis de criminalidade. 

Por isso, "com o objetivo de manter a redução dos referidos índices, apresento ao Egrégio Parlamento esta proposição, que visa estabelecer política pública de repressão à prática do porte ilegal de arma de fogo, acessórios e munições, bem como a prevenção ao uso destas armas na prática de crimes violentos contra a vida e o patrimônio"; diz a chefe do Executivo. 

O projeto, segundo a mensagem da governadora, estimula o desarmamento e bonifica "o policial por merecimento, haja vista sua contribuição para retirada do armamento irregular e, consequentemente, sua colaboração para o desarmamento". 

O recurso utilizado para cumprimento da lei, segundo o governo, será do orçamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O projeto precisa ser aprovado pelos deputados estaduais antes de seguir para ser sancionado pela governadora. 

Projeto de lei 

A lei definirá ainda os valores da gratificação, que levará em conta o grau de potencial da arma de fogo e dos acessórios apreendidos, a quantidade e o calibre das munições e o o número de policiais participantes na operação. 

 

O documento cita ainda que a gratificação não valerá nos casos de apreensão de arma de fogo "sem prestabilidade ou obsoleta, destinada a atividades folclóricas ou de fabricação artesanal". 

Armas e munições apreendidas devem estar em situação irregular — Foto: Polícia Civil/Divulgação

 

Comente

Incêndios florestais aumentam 42% em 2021 no RN, aponta Corpo de Bombeiros

18/10/2021

Corporação recebeu 1.269 chamados de ocorrências entre janeiro e setembro de 2021 contra 894 no mesmo período do ano anterior.

Por g1 RN

Incêndios florestais aumentaram no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/CBMRN

Incêndios florestais aumentaram no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/CBMRN

O número de ocorrências de incêndios florestais no Rio Grande do Norte cresceu 42% no ano de 2021. O levantamento é do Corpo de Bombeiros do estado e foi divulgado nesta segunda-feira (18). 

O relatório considerou o período entre os meses de janeiro e setembro comparados com o do ano passado. 

Segundo a corporação, neste ano, o Corpo de Bombeiros recebeu 1.269 chamados de focos de incêndio em matas . Em 2020, foram 894 ocorrências. 

Apenas nos primeiros 15 dias do mês de setembro foram registrados cerca de 13 atendimentos diários de incêndios florestais. 

“Em comparação com os anos anteriores, em especial com o ano passado, houve um aumento bastante considerável de ocorrências atendidas", relatou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Luiz Monteiro Júnior. 

De acordo com o comandante, um fator importante que aumenta a incidência de incêndios florestais é a estiagem, bem como os incêndios intencionais ou acidentais. 

“É bem verdade que a maioria dos sinistros, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos e na preparação do solo para plantações”, disse. 

O Corpo de Bombeiro alerta que, em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, que tem como finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação) e observar qual o melhor tempo e horário. 

Comente

Missionários são sequestrados no Haiti

18/10/2021

Sequestro

Missionários são sequestrados no Haiti

Um grupo de missionários, a maioria americanos, foi sequestrado por uma quadrilha armada próximo a Porto Príncipe, capital do Haiti. 

De acordo com as autoridades locais, o caso ocorreu no sábado 16. Os missionários retornavam de uma visita a um orfanato quando foram capturados com os familiares. 

O sequestro ocorreu próximo a região leste da capital, onde se proliferam grupos armados que se aproveitam da ausência de segurança e da crise política, agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho. 

“O grupo de 17 cidadãos americanos e um canadense compreende cinco homens, sete mulheres e cinco crianças”, descreve um comunicado divulgado no domingo 17, pelos ministérios da organização Christian Aid, com sede no Estado Ohio, nos Estados Unidos. 

 

O Departamento de Estado americano não deu detalhes sobre o sequestro. “O bem-estar e a segurança dos cidadãos americanos no exterior é uma das nossas principais prioridades no departamento. Sabemos dessa informação e não temos nada a acrescentar no momento”, informou. Fonte Terra Brasil Noticias.

Comente

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

18/10/2021

Parcela foi depositada no último dia 1º

Auxílio emergencial, Caixa Econômica Federal

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em outubro podem sacar, a partir de hoje (18) a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal no último dia 1º. 

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros. 

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br. 

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada. 

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150. 

Regras 

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial. 

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício. 

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio. 
 
* Colaborou Andreia Verdélio  Agencia Brasil.

Comente

Corpo de mulher é encontrado em cova rasa em Mossoró; 9 suspeitos do assassinato são presos

18/10/2021

Vítima, identificada como Alessandra Jéssica Lopes da Silva, de 27 anos, foi levada de casa na última quinta-feira (14)

Corpo de mulher é encontrado em cova rasa em mossoró; 9 suspeitos do assassinato são presos

Corpo foi encontrado em região de matagal. Foto: Marcelino Neto/O Câmera

O corpo de uma mulher foi encontrado, neste domingo (17), enterrado em cova rasa em um matagal em Mossoró, no Oeste potiguar. Nove suspeitos de envolvimento no assassinato foram presos, entre eles cinco homens e quatro mulheres que possivelmente fazem parte de grupo criminoso com atuação na cidade. 

A vítima, identificada como Alessandra Jéssica Lopes da Silva, de 27 anos, foi levada de casa na última quinta-feira (14). 

O Itep esteve no local para perícia e encontrou perfurações de tiros no corpo da jovem. A equipe pericial acredita que Alessandra tenha sido morta há, pelo menos, dois dias. 

A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime. Agora RN.

Comente

VÍDEO: Homem ateia fogo na própria moto e ameaça populares com faca no RN

18/10/2021

Fogo na Moto

Um homem ateou fogo na própria moto e ainda ameaçou populares com uma faca na cidade de Encanto-RN. A Polícia Militar foi acionada e conteve o indivíduo. 

 

Comente

Mineiro ignora Garibaldi e faz postagem em apoio a reeleição de Jean Paul para o Senado

18/10/2021

Eleições 2022

Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O secretário de gestão de projetos do governo Fátima Bezerra, Fernando Mineiro, fez uma postagem de apoio à reeleição de Jean Paul Prates ao Senado. O post compartilhado por ele refere-se a uma notícia, baseada em uma pesquisa, dando conta que Jean, caso seja apoiado por Lula, venceria eleição para o Senado no RN. 

O apoio de Mineiro ao colega partidário ignora as tentativas de aproximação entre o PT e o MDB no RN, inclusive iniciadas pelo próprio Lula, que quando esteve em terras potiguares conseguiu reunir o PT local com Garibaldi e o deputado federal Walter Alves, com a ideia de unir os dois partidos para 2022. 

"Muita água ainda vai rolar até outubro de 2022 mas é perceptível o quanto a população quer a volta do Lula e a eleição de congressistas identificados com um projeto para o Brasil oposto ao bolsonarismo. 

Eu não tenho dúvida nenhuma que no ano que vem a disputa será entre quem defende a civilização e a democracia e quem defende a barbárie e o autoritarismo", escreveu Mineiro no post. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

 

Comente

Mais de 120 concursos abertos reúnem mais de 15 mil vagas no país; veja lista

18/10/2021

Concursos

Pelo menos 127 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (18) e reúnem mais de 15 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. 

Os salários chegam a R$ 30,4 mil no Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP) e a R$ 28,8 mil no processo seletivo da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. 

Já entre os concursos com o maior número de vagas, destaque para o da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará, com 1646 postos de trabalho a serem preenchidos, e o da Polícia Civil da Paraíba, com 1400 vagas. 

 

Além de vagas abertas para preenchimento imediato, há oportunidades também para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. 

Além de processos seletivos de prefeituras, há inscrições abertas para vagas em tribunais, procuradorias, defensorias públicas, ministérios públicos, secretarias de estado, fundações e polícias em vários estados. 

Concursos que abrem inscrições 

  

Nesta segunda-feira, pelo menos 12 órgãos abrem o prazo de inscrições para mais de 1600 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. 

Os salários chegam a R$ 17.435,23 na Prefeitura de Capinzal (SC) . Veja abaixo as informações de cada concurso: 

Prefeitura de Campina Grande (PB) 

 

  • Inscrições: até 15/11/2021 

  •  

  • 812 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 12.139,50 

  •  

  • Cargos de nível médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - RJ) 

 

  • Inscrições: até 20/10/2021 

  •  

  • 5 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 1.192,40 

  •  

  • Cargos de nível fundamental 

  •  

  • Veja o edital 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - Atibaia/SP) 

 

  • Inscrições: até 22/10/2021 

  •  

  • 5 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 1.192,40 

  •  

  • Cargos de nível fundamental 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de Capinzal (SC) 

 

  • Inscrições: até 17/11/2021 

  •  

  • 137 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 17.435,23 

  •  

  • Cargos de nível fundamental, médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de Sousa (PB) 

 

  • Inscrições: até 18/11/2021 

  •  

  • 247 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 2.000,00 

  •  

  • Cargos de nível fundamental, médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de São Tomás de Aquino (MG) 

 

  • Inscrições: até 5/11/2021 

  •  

  • 60 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 3.493,61 

  •  

  • Cargos de nível fundamental, médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de Itamarati (AM) 

 

  • Inscrições: até 22/10/2021 

  •  

  • 135 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 5.500,00 

  •  

  • Cargos de nível fundamental, médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de Campo Alegre (AL) 

 

  • Inscrições: até 25/11/2021 

  •  

  • 54 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 5.000,00 

  •  

  • Cargos de nível médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Prefeitura de Imbé (RS) 

 

  • Inscrições: até 22/10/2021 

  •  

  • 78 vagas (auxiliar, gari e agente de serviços operacionais) 

  •  

  • Cargos de nível fundamental 

  •  

  • Veja o edital 

Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul 

 

  • Inscrições: até 17/11/2021 

  •  

  • 72 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 7.652,74 

  •  

  • Cargos de nível médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Câmara Municipal de Jacuí (MG) 

 

  • Inscrições: até 18/11/2021 

  •  

  • 4 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 2.936,08 

  •  

  • Cargos de nível médio e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) 

 

  • Inscrições: até 10/11/2021 

  •  

  • 5 vagas 

  •  

  • Salários de até R$ 4.750,00 

  •  

  • Cargos de nível técnico e superior 

  •  

  • Veja o edital 

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 

 

  • Inscrições: até 22/10/2021 

  •  

  • 7 vagas (professor de Direito) 

  •  

  • Cargos de nível superior 

  •  

  • Veja o edital 

Fonte: G1 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Senado pode votar subsídio para gás de cozinha

18/10/2021

Subsidio

Pedro Ventura/Agência Brasília

 

O Plenário do Senado se reúne na próxima terça-feira (19), quando poderá votar o projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda (PL 2.350/2021). O texto conta com relatório favorável e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. 

O projeto cria o programa Gás para os Brasileiros, que poderá financiar até 100% do preço médio do botijão a cada dois meses. As famílias beneficiadas serão aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O autor da proposta é o senador Eduardo Braga (MDB-AM). O relator é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que promoveu alterações no texto com o objetivo de ampliar o valor do benefício em relação ao previsto no texto original. 

Outros temas 

A pauta do Plenário do Senado tem mais três itens. Um deles é a medida provisória que destina R$ 235 milhões para o combate à pandemia em terras indígenas (MP 1.054/2021). Os recursos são direcionados aos beneficiários por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos ministérios da Cidadania e da Defesa. A maior parte do dinheiro deve ser aplicada na distribuição de cestas de alimentos. 

A edição dessa MP atendeu a uma decisão liminar do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao governo federal a apresentação de um plano emergencial para o controle da pandemia nas terras indígenas. A liminar foi concedida após ação movida por partidos políticos e entidades de defesa dos povos indígenas. 

A medida provisória já passou pela Câmara dos Deputados, onde não recebeu emendas. Se o Senado aprová-la também sem modificações, a MP será promulgada. 

Também está na pauta do Plenário do Senado a proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a proteção de dados pessoais entre os direitos fundamentais previstos na Constituição (PEC 17/2019). Segundo o texto, caberá privativamente à União legislar sobre o tema. 

Essa PEC foi aprovada na Câmara com várias mudanças em relação ao texto original — as alterações foram organizadas na forma de um substitutivo. Os senadores vão analisar essa versão modificada. A relatora da matéria é a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Se o substitutivo for aprovado sem alterações, a PEC será promulgada, mas, se for rejeitado ou modificado, deverá voltar para a Câmara. Na tramitação de PECs, nenhuma das Casas do Congresso tem a palavra final — as duas precisam aprovar a versão final. 

Agência Senado com informações da Agência Câmara 

Comente

Aziz adia para quarta-feira a leitura do relatório da CPI Fonte: Portal Grande Ponto

18/10/2021

CPI da Covid-19

Pedro França/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), adiou em um dia a leitura do relatório final do colegiado. Prevista inicialmente para ocorrer na terça-feira (19), a leitura será feita na quarta-feira (20). Já a votação do relatório, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), está marcada para a terça-feira da semana seguinte, dia 26. A decisão pelo adiamento foi do presidente da comissão. 

Os integrantes da CPI ainda terão mais um dia de oitivas amanhã (18). Pela manhã, será ouvido o integrante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Nelson Mussolini. À tarde, serão ouvidas pessoas que perderam amigos e parentes para a covid-19. Todas as regiões do país serão representadas entre os depoentes. 

Ao longo de seis meses de duração, a CPI ouviu integrantes do governo federal e alguns de seus apoiadores, empresários, ex-ministros da Saúde, deputados, médicos e cientistas. O objetivo da CPI é apontar as responsabilidades, tanto do governo federal quanto de empresas que atuaram no combate à pandemia, em eventuais omissões que provocaram mortes. 

Agência Brasil 

Comente