Homem é preso por tráfico de drogas e homicídio em Macau
28/11/2024
Prisão
Foto: PC/ASSECOM Policiais civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia (5ª DR) de Macau cumpriram, na manhã desta quarta-feira (27), dois mandados de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. A operação, que resultou na prisão de duas pessoas, contou com o apoio das equipes das Delegacias Municipais de Macau e Pendências (60ª DP e 59ª DP), da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM Macau) e dos policiais penais do Centro de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal (CEME).
Uma das prisões foi de uma mulher de 43 anos, contra quem havia um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. O segundo preso, um homem de 60 anos, estava com ordem judicial de regressão de regime em razão de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal Brasileiro (homicídio), relacionados à Operação Hagnos.
A ação também contou com o suporte do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) no cumprimento do mandado de prisão da mulher.
Ambos os detidos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Fonte Ponta Negra News.
Governo lista sete marcas de café impróprias para consumo; confira quais são
28/11/2024
marcas de cafés improprias segundo o Governo.
Créditos: Reprodução O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou uma lista com sete marcas e lotes de café torrado que foram desclassificadas, após serem consideradas impróprias para o consumo.
Segundo o órgão, os cafés foram desclassificados após serem encontradas matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido na portaria que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado.
As matérias estranhas podem ser detritos de qualquer natureza, que não têm relação com o café, como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas costumam ser elementos provenientes do próprio cafeeiro, como cascas e paus.
Cafés das marcas Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro foram reprovados na análise.
A Café Rio Preto afirmou que o lote refere-se a um café produzido em 2023. "No mesmo período em questão fomos notificados, identificamos o problema e realizamos o recolhimento de todo o lote que na época estava em um único ponto de venda", disse, em nota.
As demais empresas procuradas pela reportagem da Folha e não responderam até a publicação deste texto.
Os consumidores que adquiriram esses produtos devem interromper seu consumo e podem solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o ministério, a divulgação da lista está sendo feita após análise dos laudos laboratoriais e notificação das empresas. O órgão também determinará o recolhimento dos produtos inadequados.
As apreensões do produto fazem parte da PNFRAUDE (Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal) que busca diminuir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de alimentos de origem vegetal.
Com informações de Folha de São Paulo
PF lança operação nacional contra fraudes bancárias eletrônicas
27/11/2024
Operação “Não Seja um Laranja
Foto: Divulgação/PF A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação “Não Seja um Laranja 4”, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos de fraudes bancárias eletrônicas. A ação, parte da Força-Tarefa Tentáculos, teve apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e da Associação Brasileira de Internet (Abranet), além de bancos e instituições financeiras filiadas. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Esquemas e penas
A investigação apontou que, nos últimos anos, aumentou a participação de pessoas que, conscientemente, “emprestam” suas contas bancárias para receber transações fraudulentas em troca de pagamento. Conhecidos como “laranjas”, esses indivíduos facilitam golpes que causam prejuízo a milhares de brasileiros. Entre os crimes investigados estão associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão. Alerta à população
A Polícia Federal reforça que o uso de contas bancárias para esquemas fraudulentos é crime. Além disso, esse tipo de prática sustenta o financiamento de organizações criminosas e resulta em graves danos financeiros aos cidadãos.
A operação dá continuidade a ações de âmbito nacional realizadas em 2022 e 2023 para coibir fraudes bancárias.
Sobre os parceiros:
Zetta: associação de empresas de tecnologia do setor financeiro e de meios de pagamento.
Abranet: entidade representativa da internet no Brasil, fundada em 1996. Fonte Ponta Negra News.
CCJ da Câmara aprova PEC que pode acabar com aborto legal no Brasil
27/11/2024
Sem Aborto legal
Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27), por 35 votos a favor a 15 contra uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, na prática, proíbe o aborto no Brasil, mesmo nas situações já autorizadas em lei ou por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Apresentada em 2012 pelo ex-deputado Eduardo Cunha, a PEC inclui a expressão “desde a concepção” no trecho da Constituição que trata dos direitos e garantias fundamentais e prevê a “inviolabilidade do direito à vida”.
Em seu parecer, a relatora da proposta, deputada Chris Tonietto (PL-RJ) votou pela admissibilidade do texto.
Na semana passada, um pedido de vista (mais tempo para análise do texto) adiou a votação, que foi retomada e concluída nesta quarta.
A CCJ é presidida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC) e tem entre seus membros titulares outros parlamentares de direita e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles Bia Kicis (PL-DF), Delegado Ramagem (PL-RJ), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Julia Zanatta (PL-SC) e Pastor Marco Feliciano (PL-SP).
É a principal comissão da Câmara e tem como função avaliar se propostas que chegam para discussão estão de acordo com a Constituição e podem tramitar para serem votadas.
Agora a proposta será encaminhada para apreciação de uma comissão especial a ser criada e só irá a votação no plenário se for pautada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
Para aprovar uma PEC no plenário da Câmara são necessários, pelo menos, 308 votos favoráveis. Se isso acontecer o texto ainda terá de passar pelo Senado.
Na justificativa da proposição, Cunha afirmou que o debate sobre a inviolabilidade do direito à vida não pode excluir o “momento do início da vida”.
“A vida não se inicia com o nascimento e sim com a concepção. Na medida desse conceito, as garantias da inviolabilidade do direito à vida têm que ser estendidas aos fetos, colocando a discussão na posição em que deve ser colocada”, disse o parlamentar. Fonte Grande Ponto.
Poço Branco: Vice-Prefeito Eleito Mauricio Neto e o Sec. de Agricultura Mano e o Chefe de Gabinete Kleber vão a Caern
27/11/2024
Vice-Prefeito e Secretórios vai atrás de melhorias na Caern para Poço Branco RN.
Hoje, fui representado pelo nosso Vice-Prefeito eleito Mauricio Netto, o Secretário da agricultura Mano Gás, e o Chefe de Gabinete Kleber Fidélis, que participaram de uma reunião com o diretor da Caern Dr. George Freitas tendo em pauta a falta de regularidade do abastecimento de água na cidade.
Na ocasião, foram cobradas soluções imediatas ao corpo técnico que se comprometeram em realizar manobras emergenciais para regularizar o devido abastecimento.
Queremos agradecer a Dr. George Freitas (diretor de planejamento e finanças da Caern), ao engenheiro Bruno (gerente regional da Caern no Mato grande) e a Wagner (gerente de adutoras) pela receptividade e prontidão em se sensibilizar com os problemas referentes ao abastecimento de água do nosso município.
A gestão se coloca a disposição para atender aos anseios da população para uma melhor qualidade de vida do nosso povo. Fonte Prefeitura de Poço Branco RN.
Acidente na BR-101 Norte deixa três feridos, incluindo uma vítima grave
27/11/2024
Acidente com pessoas feridas
Um acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 7h, na BR-101 Norte, em São Gonçalo do Amarante. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo capotou, e cinco pessoas estavam no carro no momento do acidente. Três delas ficaram feridas, sendo que duas foram socorridas, uma delas em estado mais grave.
O motorista do veículo apresentou sinais de embriaguez e fugiu do local antes da chegada da PRF, que iniciou buscas para localizá-lo. Durante a operação, a PRF utilizou meia pista e organizou um desvio para permitir a retirada do veículo. A vítima em estado grave sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No RN, Rui Costa reclama de ritmo e cobra celeridade de prefeitos nas obras do PAC
27/11/2024
Ministro da Casa Civil cumpriu agenda em Natal nesta terça-feira e se reuniu com gestores municipais
Ministros Rui Costa, Governadora Fátima Bezerra e Wlademir de Góis.Foto: José Aldenir/Agora RN O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reclamou nesta terça-feira 26 do ritmo de execução de obras do Novo PAC que estão sendo conduzidas pelas prefeituras do Rio Grande do Norte. De acordo com ele, essas obras estão “um passo atrás” das que são executadas pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.
Segundo Rui, o tema foi discutido em uma reunião com lideranças municipais no Centro Administrativo do Estado nesta terça-feira. Entre os participantes, estava o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos (MDB). A entidade representa as 167 prefeituras potiguares.
“Tivemos uma reunião com lideranças municipais para que eles nos ajudem nessa mobilização das obras que são executadas pelos municípios. Essas obras estão um passo atrás do ritmo das obras executadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado”, afirmou Rui, em coletiva de imprensa.
O ministro da Casa Civil disse que o atraso nas obras ocorre pelo fato de os gestores terem se dedicado às eleições.
“O resultado da seleção (do PAC) foi divulgado no primeiro semestre e, depois do anúncio, houve uma mobilização dos municípios em função da eleição. Queremos, passada a eleição, pedir que os prefeitos coloquem todas as energias para que a gente contrate as obras do PAC e trazê-las para o mesmo ritmo de execução do Estado”, enfatizou Rui Costa.
Na reunião desta terça-feira, além de prefeitos, também estavam presentes o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), a governadora Fátima Bezerra (PT) e secretários de Estado. Agora RN.
Vereadora denuncia esquema de compra de votos na eleição em Natal
27/11/2024
Em pronunciamento na Câmara Municipal, Margarete Régia questionou o MPRN sobre a falta de fiscalização diante desses fatos
A vereadora Margarete Régia (Republicanos) denunciou um esquema de compra de votos nas eleições de Natal, apontando que candidatos eleitos distribuíram motos de presente a líderes comunitários durante o período eleitoral. Em pronunciamento na Câmara Municipal nesta terça-feira 26, Margarete questionou o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) sobre a falta de fiscalização diante desses fatos, que, segundo ela, são amplamente conhecidos. “Infelizmente, uma cidade onde temos regiões com comunidades pobres, de madrugada, não faltou dinheiro fácil. E só Deus sabe de onde veio esse dinheiro. Vemos hoje candidatos que foram eleitos que, até durante a campanha, davam motos de presente a líderes comunitários, e o MP não vê isso. Motos de presente. Isso está escancarado”, denunciou. Segundo Margarete, o uso indevido de dinheiro, muitas vezes proveniente dos impostos pagos pela população, é uma grave violação da confiança pública. “O trabalhador suou tanto para ganhar pouco e ainda teve que pagar taxas absurdas, e esse dinheiro foi utilizado de outra forma. Isso é uma vergonha, mas é uma realidade que aconteceu em nossa cidade”, lamentou.
A vereadora pediu maior investigação sobre o que ocorreu nas comunidades durante as eleições municipais em Natal. “Quem quiser saber mais, é só ir às comunidades e fazer aquele trabalho de investigação, que com certeza terão a verdade bruta, cruel e vergonhosa do que aconteceu nessa última eleição”, denunciou.
Margarete criticou o que chamou de “manipulação perversa” do poder público, que, segundo ela, usou os cidadãos para garantir a eleição dos candidatos que o sistema desejava. E lembrou da presença de carros luxuosos circulando nas ruas da Zona Norte de Natal durante o período eleitoral, sugerindo que eles estivessem relacionados à prática de compra de votos. “Eu acho tão interessante, os carros luxuosos que atravessavam ruas todos os dias na zona norte de Natal sumiram depois da campanha. Passou a campanha, sumiram. Era um desfile de carros maravilhosos, candidatos, claro. Fazendo o quê? Numa região que eles nunca veem, nunca falam, nunca defendem. Mas o desfile era muito grande e eu ficava impressionada”, relatou. “Poder público usou forma perversa para eleger candidatos do sistema”
A vereadora afirmou que o poder público tem utilizado uma estratégia “perversa” para garantir a eleição de candidatos alinhados ao sistema político dominante, ao manipular as necessidades da população nas eleições. Segundo ela, houve manipulação dos votos das populações carentes durante as campanhas eleitorais, quando os gestores só lembram das necessidades dessas regiões.
“As zonas Norte e Oeste de Natal são duas regiões esquecidas. Eu queria saber o porquê que esses gestores imaginam que só existe a Zona Sul para eles. Eu fico indignada e acho ainda mais perverso quem esquece dessa população e só lembram na época da campanha”, lamentou.
Bolsonaro planejou, atuou e teve domínio de plano para golpe, diz Polícia Federal
27/11/2024
Ex-presidente nega acusações; investigação afirma que ele sabia de proposta para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento do PL em Natal no dia 15 de agosto, antes do início da campanha eleitoral. Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) liderou a trama golpista no final de 2022, e a ruptura democrática não foi concretizada por “circunstâncias alheias à sua vontade”, disse a Polícia Federal no relatório final da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, Bolsonaro teve seu papel detalhado pela PF nas conclusões do inquérito entregues ao STF (Supremo Tribunal Federal) e tornadas públicas nesta terça-feira 26 pelo ministro Alexandre de Moraes. Segundo a Polícia Federal, “os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca” que Bolsonaro “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de Estado e da abolição do Estado democrático de Direito”.
O ex-presidente foi indiciado neste ano pela Polícia Federal em três inquéritos: sobre as joias, a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19 e, agora, a tentativa de golpe de Estado.
O relatório da PF foi enviado para análise da PGR (Procuradoria-Geral da República), responsável por avaliar as provas e decidir se denuncia ou não os investigados. Segundo a corporação, os 37 indiciados cometeram três crimes: tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, cujas penas somam de 12 a 28 anos de prisão, desconsiderando os agravantes.
Carlos Kelsen é eleito presidente da OAB/RN com 50,62% dos votos
26/11/2024
Representando a chapa “O trabalho segue, a advocacia avança”, Kelsen recebeu 3.358 votos em uma eleição histórica
Carlos Kelsen - Foto: Reprodução rede social O advogado Carlos Kelsen foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) nesta segunda-feira 28, com 50,62% dos votos válidos. Representando a chapa “O trabalho segue, a advocacia avança”, ele recebeu 3.358 votos em uma eleição histórica, realizada de forma totalmente online pela primeira vez. A nova diretoria da OAB/RN contará com Bárbara Paloma como vice-presidente; Ricardo Lucena, secretário-geral; Marcos Braga, secretário-geral adjunto; e Marília Bezerra, tesoureira. Além disso, Úrsula Bezerra foi eleita para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados do RN (Caarn), tendo como vice-presidente Fábio Saraiva. Ao todo, 7.295 advogados potiguares participaram da votação, representando 86,07% dos eleitores aptos. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Flávio Henrique, o pleito ocorreu com tranquilidade. “Essa foi a primeira eleição virtual e tivemos uma grata surpresa com a baixa abstenção. Não houve intercorrências graves durante o dia”, afirmou. Carlos Kelsen concorreu contra outras duas chapas. A chapa “OAB Forte” ficou em segundo lugar, com 2.894 votos (41,17%), seguida pela chapa “Coragem para Mudar”, que obteve 577 votos (8,21%).
Trajetórias. Carlos Kelsen, além de advogado, é professor e sócio-gestor do escritório Lúcio Teixeira dos Santos Advogados. Mestre em Administração e especialista em Direito Civil e Empresarial, ele também é autor de livros e colunista de veículos jurídicos.
Já Úrsula Bezerra, que liderará a Caarn, é docente e coordenadora do curso de Direito no UNI-RN, além de mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela tem ampla experiência em comissões da OAB, especialmente nas áreas de Direito de Família e Prerrogativas. Fonte Agora RN
STF começa a julgar Marco Civil da Internet e regulamentação das redes nesta semana
26/11/2024
Marco Civil da Internet.
Créditos: Nelson Jr./SCO/STF O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar na quarta-feira (27) as ações que tratam sobre o Marco Civil da Internet e a regulamentação das redes sociais. São três ações na corte relacionados ao assunto e que serão discutidas em conjunto.
Os processos estão sob a relatoria dos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux e Edson Fachin. Em um deles, é discutido se o artigo 19 do Marco Civil da Internet é inconstitucional. Esse trecho da lei afirma que para provedores de internet e aplicativos de redes sociais removerem conteúdos das redes é preciso uma ordem judicial.
Outra ação trata da responsabilidade dos provedores pelo conteúdo gerado pelos usuários. Também trata sobre a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial. Por fim, a última ação discute a possibilidade de bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais. Na matéria, é debatido se o bloqueio ofende o direito à liberdade de expressão e comunicação e o princípio da proporcionalidade.
No ano passado, o STF promoveu uma audiência pública convocada pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux para discutir o tema com especialistas e representantes do poder público e da sociedade civil.
Debate sobre a regulamentação
Os ministros do STF têm se pronunciado publicamente sobre a necessidade de regulamentação das redes. Alexandre de Moraes, que é relator de investigações sobre fake news dos atos de 8 de janeiro de 2023, disse, na semana passada, que a regulamentação das redes é necessária para a volta da normalidade democrática no Brasil.
“É necessário, para voltarmos à normalidade democrática, uma regulamentação [das redes sociais] e o fim dessa impunidade. Nunca houve nenhum setor na história da humanidade que afete muitas pessoas e que não tenha sido regulamentado”, disse o ministro em seminário na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, também tem posicionamento a favor da regulamentação das redes. Para ele, é preciso ter regras mais claras para evitar a disseminação de fake news e discursos de ódio.
“Existe um incentivo perverso, que é você difundir o mal, porque isso traz mais dinheiro. E é por isso que em todo o mundo, em alguma medida, se busca a regulação das plataformas digitais”, afirmou em setembro durante evento sobre Inteligência Artificial no Judiciário no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Em junho, ele tinha defendido ampliar as hipóteses para retirada de conteúdos das redes sociais, prevista no artigo 19 do Marco Civil. “Como regra geral, ele prevê que a plataforma só tem o dever de retirar um conteúdo após a primeira ordem judicial. A norma é boa, mas devemos ampliar as exceções. A primeira: se for inequivocamente um comportamento criminoso, as redes devem removê-lo de ofício. Portanto, elas devem ter um poder de cuidado de remoção por via algorítmica. Mas, havendo inequívoca violação de direito, a notificação deve ser feita de maneira privada", disse no XI Fórum Jurídico de Lisboa.
Com informações de R7
Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no NE
26/11/2024
Governo Lula
Créditos: 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado A Operação Carro-Pipa está sendo paralisada por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste desde a segunda-feira (25). A ação atende este mês 344 municípios do semiárido da região em emergência por seca ou estiagem, e sem ela, 1,25 milhão de moradores vão ficar sem água.
A informação foi confirmada pelo MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), financiador oficial do programa, e pelo Exército, que o executa por meio da contratação dos pipeiros. Não há previsão para recomposição do orçamento.
O Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste informou em nota que a operação "interrompeu a distribuição de água no dia 25 de novembro em quase todo o semiárido, haja vista a falta de descentralização de recursos pelo governo federal."
"A paralisação da Operação Carro-Pipa envolve os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Sem mais no momento", diz o texto.
Pessoas que eram atendidas pela operação em novembro:
Alagoas - 134.599 (31 municípios)
Bahia - 339.529 (55 municípios)
Paraíba - 139.399 (90 municípios)
Pernambuco - 508.443 (93 municípios)
Piauí - 52.372 (18 municípios)
Rio Grande do Norte - 72.094 (57 municípios)
Ao todo, a operação está apta a fornecer água a 1,4 milhão de pessoas no mês de novembro em todo o Nordeste (o número de beneficiários muda conforme os meses) em 379 municípios de oito estados (apenas o Maranhão, do Nordeste, não está na lista, por não fazer parte do semiárido). As operações em Sergipe e no Ceará não serão paralisadas. Os dados foram colhidos do site oficial da operação.
Comunicado na sexta
O comunicado da falta de verba foi repassado por comandos regionais do Exército aos operadores dos caminhões, os chamados pipeiros, que pararam a entrega de água nesta segunda-feira (25).
Como cada comando administra seu orçamento e contratações, a paralisação não ocorre de maneira uniforme e por isso a situação pode variar em cada estado.
O anúncio gerou preocupação de prefeitos. Na Paraíba, a Famup (Federação dos Municípios da Paraíba) avisou que acionou a bancada federal.
"A Operação Carro-Pipa foi totalmente paralisada. Sabemos que, nos municípios, há distritos distantes da cidade, e esses carros-pipas atuam principalmente na zona rural para levar água para os cidadãos que ali residem. Portanto, precisamos urgentemente resolver essa questão com o Governo Federal, e por isso vamos buscar ajuda junto à nossa bancada federal no Congresso para encontrarmos uma solução urgente", disse George Coelho, presidente da Famup
O MIDR enviou nota nesta segunda-feira confirmando a falta de verbas e alegando que "já comunicou o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de paralisação do serviço e aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação."
Para este ano, o orçamento da operação para 2024 foi de R$ 696 milhões, e até outubro já haviam sido empenhados R$ 508 milhões, segundo dados do portal Siga, que traz dados da execução do orçamento. Além disso, havia R$ 108 milhões inscritos de restos a pagar. Fonte UOL
Secretária diz que Femurn concordou com consórcio de ortopedia e depois voltou atrás: “A gente se sente traída”
26/11/2024
Consorcio de Ortopedia no RN.
Créditos: Reprodução A secretária de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho, afirmou nesta segunda-feira (25) ter se sentido “traída” pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos. As declarações ocorreram em entrevista à 98 FM.
Lyane Ramalho afirmou que, em reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) na semana passada, o presidente da Femurn tinha concordado com a proposta de um consórcio para ortopedia, mas depois assinou uma nota pública em que critica a proposta do Governo do Estado – que tem o objetivo de desafogar o Hospital Walfredo Gurgel.
“Recebemos com muita indignação a nota da Femurn, porque tivemos reunião com a presença da governadora. A Femurn, com Dr. Luciano, estava presente à reunião. Nada disso ele falou na reunião. (…) A pessoa se sente até traída, porque na reunião não foi dito nada disso. Se era para dizer, dissesse na reunião à própria governadora. Mas não. Não foi dito nada daquilo”, afirmou Lyane Ramalho.
A secretária de Saúde destacou que o consórcio na área de ortopedia é fundamental para desafogar o Walfredo Gurgel. A proposta é criar um pronto-socorro para casos de baixa e média complexidade, a ser instalado em um hospital já existente. A Secretaria de Saúde (Sesap) estima que o serviço custe R$ 900 mil por mês – sendo 40% bancado pelo Governo do Estado e 60% a ser repartido por seis municípios da Grande Natal.
“Nessa reunião que teve na semana passada, teve um compromisso de irmos ao Ministério da Saúde para que arranjemos verbas para diminuir o custeio do serviço de baixa e média complexidade. Esses R$ 900 mil vão ser divididos pelo Estado, que nem deveria ser. Esse serviço deveria ser assumido pelos municípios. Mas nós entendemos que deveríamos fazer a coparticipação, a exemplo do que fizemos em outras regiões da saúde”, declarou.
Com informações de Portal da 98 FM
Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo em Extremoz
25/11/2024
Prisão
Um homem de 41 anos foi preso pela suspeita da prática dos crimes de posse de arma de fogo de uso permitido, porte de arma de fogo, acessórios e munições de calibre restrito. A prisão ocorreu no município de Extremoz, na Grande Natal, por policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal, na tarde de sexta-feira (22).
As diligências foram iniciadas para investigar um caso na região de Estivas, localizada no município de Extremoz. Porém, no decorrer da ação, os policiais da DEFUR ouviram um barulho de arma de fogo e se dirigiram ao local para averiguar os fatos. Na ocasião, os agentes encontraram um veículo próximo a uma residência onde supostamente teriam sido efetuados os disparos e, ao realizarem a abordagem veicular, foi encontrada uma espingarda dentro do automóvel.
Dando sequência à investigação, os policiais realizaram o cerco na área da residência e chamaram o proprietário do imóvel para prestar esclarecimentos. O morador informou que o disparo havia sido efetuado por um colega que teria fugido ao notar a presença policial. Após questionamento dos policiais, o morador confessou possuir outras armas em sua residência e autorizou a entrada dos agentes.
No interior da casa, foram apreendidas mais quatro espingardas, diversas munições de calibre restrito e permitido, além de materiais utilizados na fabricação de munições. O homem foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.
Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
25/11/2024
Parcela será depositada de forma escalonada até 2 de dezembro
Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira 25 e segue até a próxima segunda 2, para alunos de ensino médio da rede pública. A parcela será destinada a estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 3,7 milhões de alunos do ensino médio regular, dos quais 1 milhão foi incluído no programa em agosto.
O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão dessa última etapa do ensino básico. O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão dessa última etapa do ensino básico. A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela abertura das contas em nome dos estudantes matriculados no ensino médio público e pelos pagamentos de todas parcelas do programa, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os depósitos podem ser consultados pelos beneficiários por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.
O valor é depositado em conta poupança Caixa Tem. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, de acordo com o mês de nascimento do estudante, de forma escalonada, a partir desta segunda-feira.
Calendário de pagamento por mês de nascimento:
janeiro e fevereiro: 25 de novembro;
março e abril: 26 de novembro;
maio e junho: 27 de novembro;
julho e agosto: 28 de novembro;
setembro e outubro: 29 de novembro;
novembro e dezembro: 2 de dezembro.
As informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.
Jovens e adultos
Em agosto, teve início o pagamento para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) incluídos no Pé-de-Meia, que cumprem os critérios estabelecidos pelo governo federal.
Justiça determina que plano de saúde realize cirurgias plásticas após bariátrica
25/11/2024
Caso o plano de saúde negue o paciente deve ser idenizado em R$ 5 mil por danos morais
Justiça determina que plano de saúde realize cirurgias plásticas após bariátrica. Foto: Ilustrativa/freepik A Justiça determinou que um plano de saúde deve realizar cirurgias plásticas reparadoras em paciente após perda de peso relevante, decorrente de uma cirurgia bariátrica. Além disso, a paciente deve ser indenizada por danos morais após o plano ter negado a cobertura de atendimento necessária. A decisão é da juíza Ticiana Nobre, da 10ª Vara Cível da Comarca de Natal.Conforme os autos do processo, a decisão foi proferida após o plano de saúde ter, de forma abusiva, se negado a realizar as cirurgias plásticas reparadoras na paciente, que apresentou laudo médico e a comprovação da negativa por parte do plano. Por sua vez, a empresa alegou que o caso não caberia na cobertura contratual, uma vez que os procedimentos solicitados seriam de caráter estético. Conforme os autos do processo, a decisão foi proferida após o plano de saúde ter, de forma abusiva, se negado a realizar as cirurgias plásticas reparadoras na paciente, que apresentou laudo médico e a comprovação da negativa por parte do plano. Por sua vez, a empresa alegou que o caso não caberia na cobertura contratual, uma vez que os procedimentos solicitados seriam de caráter estético. Fonte Agora RN.
PEC da Segurança Pública é rejeitada por 7 governadores
25/11/2024
Pec da Segurança
Créditos: Eduardo Valente/Secom SC Governadores de sete estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil demonstraram neste sábado (23) a rejeição à iniciativa do governo do presidente Lula (PT) de enviar ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A preocupação consta na Carta de Florianópolis, divulgada ao final da 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), realizada neste fim de semana na capital de Santa Catarina.
Os governadores cobram atuação mais efetiva do governo federal contra organizações criminosas, ressaltando que as regiões Sul e Sudeste têm hoje, de forma geral, sistemas de segurança eficientes já estabelecidos. E concluíram que, se foram aprovadas as emendas propostas pelo governo petista, haverá incertezas para as gestões estaduais, por causa de alterações significativas no sistema de segurança pública no Brasil.
“A proposta, em sua essência, compromete os princípios fundamentais do pacto federativo ao centralizar competências que historicamente pertencem aos estados , ignorando as especificidades regionais e a autonomia que são pilares da nossa República”, diz um trecho da Carta.
Após mencionar a apresentação do Inquérito Digital, do Sistema Único de Denúncia e do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que reúnem as bases de todos os registros de ações no combate ao crime, o texto da carta critica a proposta centralizadora do governo de Lula, que limitaria a eficiência e amplificaria a burocracia. Os governos do Cosud antecipam que passarão a constituir uma plataforma de ação conjunta e integração dos dados de segurança pública, justiça, fiscalização e controle, propiciando eficiência na atuação policial e na tomada de decisão.
“Somos contra qualquer proposta que enfraqueça os Estados e reduza sua capacidade de agir de forma rápida e adequada às necessidades locais. A segurança pública deve ser construída com base na colaboração, no respeito às diferenças regionais e no fortalecimento das capacidades locais, e não por meio de uma estrutura centralizada que
limita a eficiência e amplifica a burocracia”, argumentam os governadores.
Governo Lula cobrado
A carta ressalta que todos territórios brasileiros precisam é de maior efetividade e uma participação mais ativa do governo federal para apoiar o combate ao crime, em especial em ações para desarticular as organizações criminosas, que atuam de forma transnacional e fronteiriça.
Os governadores apresentam ainda a necessidade de ações para modernizar a legislação penal e processual penal, temas em que afirmam já terem apresentado melhorias pelos Estados do consórcio, que se empenharão pelas suas aprovações.
A carta foi assinada pelos governadores Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Ratinho Junior (PSD), do Paraná; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e pelo governador em exercício do Rio Grande do Sul, o vice-governador Gabriel Souza (MDB).
Com informações de Diário do Poder
Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação na rodovia Currais Novos-Acari
25/11/2024
Incêndio
Créditos: Divulgação Corpo de Bombeiros Na tarde de ontem (24), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender um incêndio em vegetação às margens da BR-227, nas proximidades do km 17, trecho que liga as cidades de Currais Novos a Acari.
A equipe se deslocou rapidamente até o local e realizou o combate às chamas, que representavam risco tanto para a vegetação da região quanto para os condutores que trafegavam pela rodovia. Graças à ação eficiente dos bombeiros, o incêndio foi controlado e extinto, evitando danos maiores ao meio ambiente e à segurança viária.
O CBMRN reforça a importância da conscientização da população quanto à prevenção de incêndios em vegetação, principalmente durante períodos de clima seco, quando o risco é maior. Práticas como descartar bitucas de cigarro acesas, realizar queimadas sem autorização ou deixar materiais inflamáveis expostos ao sol podem desencadear incêndios de grandes proporções.
Em casos de incêndios, é essencial que a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A colaboração de todos é fundamental para a preservação do meio ambiente e a segurança de todos.
Fonte Grande Ponto.
João Câmara : Prefeita Eleita Pelo Povão Aize Participa de Evento da FCDL em S. de Martins RN
24/11/2024
Prefeita Eleita do Povão Aize no Rumo Certo
Acompanhada do presidente da CDL de João Câmara Isaac e sua esposa, do presidente do MBD local Eder, a Prefeita eleita de João Câmara,Aize Bezerra foi até a cidade turística Serra de Martins participar de um evento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte – FCDL.
Durante o evento discursou sobre empreendedorismo e compartilhou seu testemunho como fruto do movimento empreendedor.
Além disso, destacou a importância de as prefeituras e o poder público incentivarem as empresas e apresentarem, desde cedo, aos jovens as oportunidades e benefícios que o empreendedorismo pode trazer para a vida de muitos.
Com informações do Canal SPN
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta
24/11/2024
Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta - Foto: José Aldenir/Agora RN Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta sexta-feira 29. A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096 ,78. Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho. Quem tem direito
Segundo a Lei 4.090 de 1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
Cálculo proporcional
O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados. Fonte Agora RN.