Caminhões com carga de oxigênio enviada pelo governo federal chegam a Manaus Fonte: Portal Grande Ponto

24/01/2021

Chega a Manaus o Socorro

© Ministério da Saúde

O Ministério da Infraestrutura informou hoje (24) que seis caminhões que saíram de Porto Velho com carregamento de oxigênio para Manaus concluíram a viagem. A capital amazonense passa por uma crise de falta do produto em razão do aumento no número de casos de covid-19. 

Segundo a pasta, cerca de 100 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio foram transportados para Manaus. As carretas saíram na última quarta-feira (20) de Porto Velho e levaram mais de três dias para cruzar os quase 900 quilômetros do trecho da BR-319, única ligação rodoviária com a capital amazonense, mas que não é pavimentada e possui diversos trechos com atoleiros no período chuvoso. 

A operação foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com ministério, a expectativa é que uma última carreta chegue a Manaus no final do dia. 

“Na primeira etapa da operação para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do Dnit para atravessar trechos não pavimentados da BR-319”, informou o comunicado. 

A pasta destacou que a rota emergencial foi criada em alternativa às balsas da hidrovia do Rio Madeira e do Rio Amazonas, reduzindo em dias a chegada do material à capital amazonense. Ao todo, sete carretas com oxigênio passaram pela BR-319. 

Fonte: Agência Brasil 

Comente

Morre influenciadora digital que sofreu complicações após lipoaspiração

24/01/2021

Morte por Complicações

Morreu neste domingo (24) a influenciadora digital Liliane Amorim, aos 26 anos. Ela estava internada em um hospital particular de Juazeiro do Norte, no Ceará, desde 15 de janeiro, seis dias após ter complicações devido a uma lipoaspiração. 

"É com extremo pesar que comunicamos que a Srta Liliane faleceu hoje pela manhã. Toda a Equipe de nosso hospital está de luto em nome dessa moça que foi uma guerreira em todos os momentos durante sua Internação", disse o médico Sérgio de Araújo, diretor da unidade onde a jovem estava internada. 

Liliane foi hospitalizada no último dia 15 e desde o dia 17 estava em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, com fortes dores. A internação aconteceu por consequência de complicações de uma cirurgia estética, realizada em 9 de janeiro. 

Ela chegou a ter uma melhora no estado de saúde, porém a situação voltou a se agravar neste final de semana. 

Liliane Amorim produzia conteúdos sobre moda e beleza e também era empresária. Ela deixa um filho de 6 anos. 

Íntegra da mensagem do médico que confirmou a morte de Liliane Amorim: 

Bom dia. É com extremo pesar que comunicamos que a Srta Liliane faleceu hoje pela manhã. Toda a Equipe de nosso Hospital está de luto em nome dessa moça que foi uma guerreira em todos os momentos durante sua Internação. Em respeito à memória de Liliane e à toda a dor de seus familiares, solicitamos uma oração para que Deus a receba em bom lugar. Paz e bem. Bom dia 

Sérgio de Araújo 

Diretor de Processos Assistenciais. 

Fonte: G1

Comente

Policiais impedem assalto a loja e apreendem arma de fogo na Zona Sul de Natal Fonte: Portal Grande Ponto

24/01/2021

Assalto

Policiais militares do 5º Batalhão evitaram um assalto a uma loja de conveniência, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, na noite deste sábado (23), 

Uma viatura estava em patrulhamento na avenida Jaguarari quando foi abordada por um popular, que informou que estava acontecendo um assalto em um estabelecimento na avenida Lima e Silva. Chegando ao local, os policiais conseguiram deter dois suspeitos e apreender uma arma de fabricação caseira Cal.12. 

Os infratores e a arma apreendida foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil, para adoção dos procedimentos cabíveis. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Novos soldados da PM dormem no chão enquanto aguardam distribuição para unidades do RN, diz associação

24/01/2021

Comando da Polícia Militar diz que soldados estão em estágio supervisionado e que corporação prepara distribuição efetiva.

 G1 RN

Parte dos novos soldados da PM dormem em colchonetes no chão em unidades no interior do RN, segundo associação — Foto: Cedida

Parte dos novos soldados da PM dormem em colchonetes no chão em unidades no interior do RN, segundo associação — Foto: Cedida

Parte dos mil novos soldados formados pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte no final de 2020 está dormindo no chão e sem distanciamento adequado - previsto para prevenção do coronavírus - dentro de unidades da corporação no interior do estado, segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM. 

De acordo com a associação, os militares aguardam a distribuição definitiva para unidades nos 167 municípios potiguares, mas, por enquanto, foram enviados provisoriamente para alguns comandos, onde estão trabalhando em escalas de 12 horas. 

"Como não sabem quando vai ser a distribuição definitiva, que pode ser a qualquer momento, eles não têm condições de pagar dois aluguéis. Muitos vieram de outros estados ou do interior e alugaram imóveis em Natal durante a formação. Agora, foram distribuídos provisoriamente para o interior, mas não sabem para onde vão definitivamente. Também não têm condição de sair à noite para Natal e voltar já no dia seguinte", afirma o presidente da Associação, Roberto Campos. 

Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação do Comando da PM afirmou os soldados estão em período de estágio supervisionado e que a distribuição definitiva está sendo preparada para ser realizada em breve. A corporação informou que não iria comentar a situação de alojamento dos militares. 

Em tese, como os militares não estão fazendo escalas de 24 horas, a Polícia Militar não precisa ceder alojamento. Entretanto, Roberto Campos afirma que a distribuição provisória foi feita "sem critérios", tornando a situação mais complicada. De acordo com ele, militares que são de Natal e região metropolitana foram distribuídos para o interior e muitos do interior - que pelo menos poderiam ficar perto de suas cidades de origem, ficaram na capital. 

"Os que alugaram casa em Natal durante o curso de formatura (que durou cerca de um ano) e ficaram na cidade não têm problema, conseguem ir para casa. Mas os que foram para o interior não têm condições de ficar pagando dois aluguéis. Não sabem se vão voltar para Natal amanhã, ou depois, ou se vão para outro local" diz. 

Ainda de acordo com ele, diante da situação, alguns comandos cederam salas para os militares dormirem, mas não há camas e estrutura adequada. Também não há alimentação oferecida pela PM. Os militares são liberados do expediente para procurarem locais para refeição. 

Roberto afirmou que a última previsão informada para a distribuição efetiva era do dia 15 de janeiro, o que não se concretizou. Ele não soube informar quantos militares estão nessa situação, mas afirmou que mais da metade dos mil soldados foi distribuída provisoriamente para o interior do estado. 

Atualmente, o salário inicial de um soldado é de R$3.051,02. Há um plano de reajuste que prevê que até novembro de 2022 os vencimentos passem a ser de R$ 3.571,62. 

Comente

Com salas sem ar-condicionado, candidatos adotam estratégias para superar calor no 2º dia de Enem no RN

24/01/2021

Mesmo em salas onde aparelhos de ar-condicionado foram ligados, janelas foram abertas por causa da Covid-19, segundo estudantes.

G1 RN e Inter TV Cabugi

ENEM 2020 - Natal, 24/01/2021 - Candidatos chegam para segundo dia de aplicação das provas do Enem 2020 em uma universidade privada da Zona Sul de Natal. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

ENEM 2020 - Natal, 24/01/2021 - Candidatos chegam para segundo dia de aplicação das provas do Enem 2020 em uma universidade privada da Zona Sul de Natal. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Mesmo com a abertura de janelas nas salas onde as provas do Enem 2020 são aplicadas, parte dos candidatos reclamou do calor durante a aplicação do exame nacional em Natal. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), segundo estudantes, aparelhos de ar-condicionado foram desligados e as janelas abertas para aumentar a circulação do ar, como forma de prevenção à transmissão do novo coronavírus. 

Após a experiência do primeiro dia de provas, no último domingo (17), alguns estudantes mudaram a estratégia neste domingo (24), quando são aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Mesmo com a abertura dos portões às 11h30, muitos permaneceram do lado de fora dos locais de prova, para aproveitar o vento. De acordo com a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn) as temperaturas máximas variam entre 28°C e 33°C nesse período de verão, na capital potiguar. 

 

Comente

Rio Grande do Norte recebe carregamento com 31,5 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19

24/01/2021

Governadora afirma que estado vai aplicar todas as vacinas, sem reter material para segunda dose. Vacinação deve começar na terça-feira (26).

Por G1 RN

Rio Grande do Norte recebe carregamento com 31,5 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19 — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Rio Grande do Norte recebe carregamento com 31,5 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19 — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte recebeu, na tarde deste domingo (24), um carregamento com 31,5 mil doses da vacina fabricada pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca, contra a Covid-19. A aeronave da Gol pousou com o material por volta das 16h no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. 

Essas são as primeiras doses do imunizante da Oxford que chegam ao estado e se somam a 82,4 mil doses da Coronavac que chegaram na madrugada da última terça-feira (19). Ambas as vacinas são as únicas autorizadas pela Anvisa, até agora, no Brasil. 

"A distribuição aos municípios será feita nesta segunda-feira e vai ocorrer da mesma maneira que ocorreu com a Coronavac. Toda a logística está pronta, com transporte através de viaturas dos Bombeiros, com escolta da PM-RN e apoio da PRF", afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em uma publicação nas suas redes sociais. 

Ainda de acordo com a governadora, como a 2ª dose da AstraZeneca pode ser aplicada até 12 semanas após a primeira e "o Ministério da Saúde e a FioCruz garantiram que temos tempo hábil para receber um novo malote", o estado vai aplicar agora todas as doses recebidas no carregamento. A vacinação deve começar na terça (26). 

No caso da Coronavac, o estado distribuiu aos municípios o suficiente apenas para a primeira dose e armazena o restante para a segunda dose. 

O governo do estado ainda informou que as primeiras vacinas de Oxford serão usadas ainda na imunização de trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia. 

Inicialmente, foram priorizados para vacinação no estado, com a Coronavac, trabalhadores de hospitais que atuam no atendimento de pacientes com covid-19 ou com suspeita da doença, além de idosos que moram em instituições, como asilos. 

Testes 

avião que transportava os dois milhões de doses da vacina de Oxford produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou a São Paulo na tarde desta sexta-feira (22), após o governo indiano autorizar as exportações comerciais do imunizante. O pouso ocorreu por volta das 17h20. Em seguida, o Ministério da Saúde começou a distribuição aos estados. 

Ao todo, 1.523 potiguares participaram da terceira fase de testes da vacina de Oxford em Natal, a partir de setembro de 2020. Após aprovação da vacina pela Anvisa para uso no país, os mais de 750 voluntários que tomaram placebo na pesquisa começaram a ser imunizados na última quinta-feira (21). 

Governadora Fátima Bezerra (PT) foi ao aeroporto receber as doses da vacina — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

 

Comente

Jovem entra em Fórum como faxineiro, sai formado em Direito e hoje atua na Procuradoria-Geral de Contagem (MG)

24/01/2021

Quando se Quer e Acredita Consegui

A história de Samuel Santos da Silva é motivante. Tudo começa com as dificuldades com a família, depois a adoção por parte de um casal humilde, a entrada nos estudos sem nenhuma base, os trabalhos como vendedor de picolé, servente de pedreiro, faxineiro de Fórum até se tornar Bacharel em Direito e Especialista em Gestão Escolar. 

Reprodução 

Na adolescência passou a estudar para concursos públicos e acabou sendo aprovado nos cursos de Jornalismo e Direito na UNI-BH e Direito na PUC Minas. Para conseguir entrar no curso de Direito, uma professora de Educação Física do tempo da escola, Marília Proença, pagou a mensalidade. “O que me permitiu ingressar no tão sonhado ensino superior”, conta agradecido. 

Daí em diante ele teve que ralar muito para conseguir pagar as mensalidades. Como estudante de Direito, Samuel passou a atuar como conciliador voluntário no Fórum da Comarca de Contagem e acabou sabendo da vaga de faxineiro. “Eu abracei como sendo uma maravilhosa oportunidade, o que realmente foi, contou. 

O jovem passou a receber apoio dos funcionários da Justiça, inclusive de juízes como  Wagner Cavalieri, Afonso José de Andrade, entre outros, que ajudaram nos custos para a sua formação. “De forma voluntária me apadrinharam. Outros juízes me abraçaram e através destas mãos estendidas, com muito esforço eu consegui me formar, contou. 

Depois disso, ele não parou mais. Se tornou especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), recebeu bolsas de estudo para a Universidade de La Verne (Califórnia) para cursos de curta duração, foi aprovado em cursos em Oxford, MIT, Harvard e Newcastle. Hoje trabalha na Procuradoria-Geral de Contagem. O pesquisador também possui várias participações em livros jurídicos e artigos em revistas jurídicas. 

Através do seu conhecimento, ele tem ajudado outras pessoas a também ingressarem nos cursos. “O que mais me alegra é poder ser uma referência de perseverança e de motivação para muitos, analisou. 

 

Razões para Acreditar 

Comente

Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena

24/01/2021

Os números sorteados neste sábado foram 02, 09, 34, 49, 51, 55

Real

Um ganhador de Fortaleza foi o único a acertar os seis números da Mega-Sena sorteados neste sábado (23) e receberá 21.898.260,37. 

Os números sorteados no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. foram 02, 09, 34, 49, 51, 55. 

O sorteio 2337 da Caixa também teve 84 apostas ganhadoras de cinco números, que receberão R$ 35.529,81 e 4.321 apostadores acertaram quatro números e ganharão R$ 986,71. 

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, na próxima quarta-feira (26), é de pagar R$ 2 milhões a quem acertar as seis unidades sorteadas. 

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Agencia Brasil.

Comente

Inscrição de 1.500 anos dedicada a Jesus é achada em região árabe de Israel

24/01/2021

Inscrição de 1500 Anos é Achada

Divulgação/Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel

Uma pedra com a frase “Cristo nasceu de Maria” levou arqueólogos a confirmarem a existência de igrejas cristãs em assentamentos primitivos árabes há, no mínimo, 1.500 anos, em Israel. 

O artefato, anunciado por pesquisadores do Instituto de Antiguidade de Israel nesta semana, mostra evidências de templos antes do advento do Islã e sugere também que eles continuaram em atividade no período muçulmano. 

A descoberta ocorreu no Vale de Jezreel, comunidade de Tayibe, cidade ao norte de Israel. Agora, a região, marcada por presença árabe, mostra que o seu passado viveu o cristianismo ao menos até o século V, o que era passível de confirmação científica para os pesquisadores. 

“A importância da inscrição é que até agora não sabíamos com certeza se havia igrejas deste período nesta área”, afirmou o arqueólogo Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel, ao jornal The Times of Israel. 

De acordo com os arqueólogos, a pedra foi achada em um lugar que seria a parede de uma entrada da igreja erguida com estrutura da era bizantina. Neste período, dominado pelo Império Romano, as artes tinham fortes traços políticos-religiosos. 

Os textos encontrados na pedra sugerem que igreja teria sido fundada no final do século V, pelo arcebispo regional de Beit She'an, conhecido pelo nome de “Teodósio”. 

Segundo Walid Atrash, apesar do achado, a confirmação da existência de igrejas na região “não é surpreendente” visto que já haviam sido achadas ruínas de supostos templos cristãos. O que os estudiosos não tinham eram confirmações de que a presença cristã era do período bizantino. 

Os pesquisadores creem que a igreja durou até o começo do período muçulmano. A partir de agora, os estudos seguem para descobrir se o tempo foi contruído por cristãos ou por judeus. 

O significado da escritura 

A frase “Cristo nasceu de Maria” está em uma pedra que continha sete linhas de escritos parcialmente destruídos pelo tempo. 

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém Leah Di Segni, a expressão “Cristo nasceu de Maria” serve como um amuleto de sorte para afastar mau-olhado. 

A menção do arcebispo Teodósio na inscrição é mais uma evidência de que a pedra não estava em um mosteiro, mas em uma igreja. 

“A inscrição saúda aqueles que entram e os abençoa. Portanto, é claro que o edifício é uma igreja, e não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, disse Di Segni. 

Segundo os pesquisadores, a inscrição ficava dentro da parede, não sendo visível. A suspeita é de que a igreja tenha sido destruída durante um dos diversos terremotos que atingiram a região. 

Fonte: CNN 

Comente

Justiça manda afastar secretário de Saúde que vacinou a própria esposa, diz MP

24/01/2021

Covid-19

Reprodução/Facebook

A comarca de Pires do Rio, em Goiás, acolheu um pedido do Ministério Público do Estado e mandou afastar do cargo o secretário municipal de Saúde Assis Silva Filho, por ter imunizado a própria esposa contra a covid-19 furando a fila da vacina para, em suas palavras, "preservar a saúde da mulher da minha vida". 

Silva, que também é pastor da igreja Vitória em Cristo, admitiu ter errado ao fazer comparação com os equívocos cometidos por "grandes vultos da Bíblia". Ele afirmou que sua intenção era somente de resguardar a vida da mulher. 

"Foi com intuito de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar minha própria vida por ela", disse na ocasião. 

Diante do escândalo, a 1ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio protocolou uma medida cautelar criminal na comarca local pedindo que o secretário fosse afastado. O pedido foi acolhido pelo juiz José dos Reis Pinheiro Lemes no fim da tarde desta sexta-feira (22). 

A decisão obriga o afastamento por 60 dias. "Conforme apurações iniciais, ele determinou a quebra da ordem da vacinação da covid-19 para beneficiar a própria esposa, que não se encaixava no grupo prioritário neste momento", diz o MP-GO por meio de nota. 

De acordo com o MP, a vacinação em Pires do Rio apenas prioriza profissionais da saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência, moradores em residências inclusivas e a população indígena. 

Segundo o promotor Marcelo Borges Amaral, a decisão de Assis Silva de vacinar a esposa pode constituir "crime de abuso de autoridade e prevaricação", uma vez que o secretário confessou ter utilizado do cargo movido por questões pessoais. 

As investigações continuam durante o afastamento do secretário. O MP instaurou ainda um procedimento para apuração de possível prática de improbidade administrativa. 

"O afastamento teve por objetivo impedir que Assis Silva Filho prejudique as investigações e continue se utilizando do cargo para privilegiar pessoas indevidamente no processo de vacinação da covid-19", afirma o MP. 

Pedido de perdão 

"Hoje, de uma maneira especial, eu venho prestar contas dos meus atos. Antes de qualquer coisa, eu quero pedir perdão para Deus, pedir perdão para a igreja, pedir desculpas aos que confiaram no projeto e colocaram na minha mão. Eu quero pedir desculpas a toda população de Pires do Rio", disse o secretário em live ao lado da mulher, também pastora. 

Assis Silva, que não disse se ele próprio recebeu a vacina, afirmou que vereadores do município solicitaram explicações e que ele prestará contas à Justiça. 

"Estarei prestando contas à Justiça. Grandes vultos da Bíblia também erraram. E eu também cometi, por um vacilo e descuido, um erro. Quero me redimir por tudo o que aconteceu. Peço desculpas a Deus e peço a Ele, imploro a Ele que aceite as minhas escusas. E foi com intuito apenas de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar a minha própria vida por ela", declarou. 

O secretário afirmou também que a esposa o acompanha em todas as unidades de saúde e que "praticamente se tornou uma voluntária na prestação de auxílio juntamente comigo". "Ela tem prioridade porque está na área de risco com mais de 70 anos", disse. 

Em documento publicado na última quarta-feira (20), a secretaria reforçou quais são os grupos prioritários da 1ª fase de vacinação, que teve início na mesma data: 

 

  • Trabalhadores do Hospital Municipal de Pires do Rio (todos os funcionários) 

  •  

  • Asilo São Vicente de Paulo (Idosos e funcionários) 

  •  

  • Lar Maria Madalena (Idosos e funcionários) 

  •  

  • Equipe de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, Técnicos em enfermagem, recepcionistas, auxiliares de limpeza - exceto agentes comunitários de saúde, odontólogos e auxiliares de saúde bucal 

  •  

  • Centro Municipal de Saúde (todos os funcionários) 

  •  

  • Laboratórios particulares (todos os funcionários) 

  •  

  • Vigilância Sanitária 

Fonte: UOL 

Comente

Governo Federal enviou R$ 18,3 bilhões ao RN em 2020

24/01/2021

Recursos e Benefícios do Governo Federal pra o RN.

Reprodução/Instagram

A estimativa do total de recursos e benefícios do Governo Federal enviados ao Rio Grande do Norte em 2020 chegou a R$ 18,3 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República – Secom. 

A maior parcela, R$ 9,7 bilhões, se refere a recursos transferidos para o Estado e seus municípios. Já os benefícios aos cidadãos chegaram a R$ 5,5 bilhões. Há também a suspensão da dívida, que é de R$ 1,3 bilhão. 

A Secom destacou ainda a quantia de R$ 1,8 bilhão enviada para a área da Saúde, entre valores de rotina e recursos para o combate da pandemia do novo coronavírus. 

Segundo a secretaria, os número podem variar em função da sobreposição de repasses. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Candidato à presidência do Senado almoça com Styvenson Valentim em Natal

24/01/2021

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) recebeu informações sobre o Rio Grande do Norte e se propôs a ajudar em soluções para as questões hídricas do estado

Candidato à presidência do senado almoça com styvenson valentim em natal

Styvenson Valentim e Rodrigo Pacheco - Foto: Cedida

A menos de 10 dias para a eleição da Mesa Diretora que vai comandar o Senado Federal pelos próximos dois anos, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) recebeu para um almoço em sua residência, em Natal (RN), na tarde desta sexta-feira 22, o colega Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência do Senado.  “Rodrigo se mostrou bastante atento à construção de uma gestão equilibrada, que ofereça oportunidades igualitárias a todos os senadores no que tange a relatoria, voz, espaço dentro do Senado Federal”, revela o senador. Pacheco recebeu informações sobre o Rio Grande do Norte e se propôs a ajudar em soluções para as questões hídricas do estado e, também, da duplicação da rodovia federal BR-304. Os dois também discutiram sobre as reformas tributária e administrativa. Em comum, os dois senadores falaram sobre as necessidades para que o país avance nessas reformas e que isso traga uma certa estabilidade e normalidade para que a economia volte a girar. Entre um assunto e outro, Rodrigo Pacheco pôde provar as delícias do Nordeste. Segundo o cardápio, de entrada foi servido um ceviche de carne de sol e de sobremesa sorvete de tapioca e seriguela com cocada. Marcada para o dia 1º de fevereiro, a disputa pela presidência do Senado Federal engloba os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (Democratas-MG). Novas candidaturas podem ser apre- sentadas até o dia da eleição. Fonte Agora RN.

Comente

Homem perde controle do carro, bate em poste e morre em rodovia do RN

24/01/2021

Veículo pegou fogo entre os municípios de Mossoró e Tibau. Motorista chegou a ser retirado das ferragens, mas não resistiu.

Por Inter TV Costa Branca

Homem perde controle do carro, bate em poste e morre em rodovia entre Mossoró e Tibau — Foto: Cedida

Homem perde controle do carro, bate em poste e morre em rodovia entre Mossoró e Tibau — Foto: Cedida

Um homem morreu em um acidente de carro na RN-013, entre as cidades de Mossoró e Tibau, na manhã deste sábado (23), por volta das 8h. Ele perdeu o controle do veículo e bateu em um poste de energia elétrica. 

O carro pegou fogo. O motorista ficou preso às ferragens, chegou a ser retirado por populares e por policiais militares de Tibau, mas estava sem vida, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual. 

Segundo informações de populares, a vítima teria ingerido bebida alcoólica durante a noite, em Tibau, e estaria retornando para Mossoró. 

Comente

Secretaria de Tributação e PRF apreendem carreta com 35 mil litros de álcool Mossoró

24/01/2021

Suspeita é de sonegação de impostos, já que a carga tinha uma nota fiscal utilizada pela segunda vez.

Por G1 RN

Carreta com 35 mil litros de álcool foi apreendida em Mossoró por sonegação fiscal, segundo a Secretaria de Tributação do RN. — Foto: Divulgação

Carreta com 35 mil litros de álcool foi apreendida em Mossoró por sonegação fiscal, segundo a Secretaria de Tributação do RN. — Foto: Divulgação

Auditores fiscais e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptaram e aprenderam uma carga de 35 mil litros de álcool, avaliada em R$ 82 mil, que estava sendo transportada com documentação fiscal irregular na BR-304, em Mossoró, no Oeste potiguar. 

A apreensão foi divulgada na sexta-feira (22), mas só foi divulgada neste fim de semana pela Secretaria de Tributação do Estado. 

A mercadoria sairia da cidade com uma nota fiscal utilizada pela segunda vez. A apreensão representa a recuperação de R$ 31 mil que deixariam de entrar para os cofres públicos por sonegação, segundo o governo. 

Essa é a quinta retenção de carretas apreendidas nos últimos meses, em parceria entre os dois órgãos. "As autuações fazem parte da estratégia da SET de formar parceria e forças tarefas com diversos órgãos para as operações de fiscalização de mercadorias em trânsito e de fiscalização aos estabelecimentos empresariais", disse a pasta. 

Comente

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem

23/01/2021

Veja o que levar e o que não levar para o Enem

Entrada dos candidatos para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), na zona norte do Rio.

Amanhã (24), estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Encerrada a aplicação do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março. 

Infográfico - O que leva e o que não levar para a prova do Enem

Comente

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

23/01/2021

Instituto fará checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem

Vacinas da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, chegam  à base aérea do Galeão

Os 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23). Depois de chegar em voo da Emirates ao Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, aonde chegou às 22h.

 

Comente

Furar fila da vacinação pode levar a prisão por peculato, dizem advogados

23/01/2021

Prisão Por Peculato

Tânia Rego/Agência Brasil 

“Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são”, afirmou Macunaíma no clássico nacional de Mário de Andrade. Para alguns, a frase desde há muito pode ser usada para sintetizar o país. E talvez, cotejada com o provérbio “farinha pouca, meu pirão primeiro” — que aliás consta de música de Bezerra da Silva —, também possa ser invocada no atual cenário de escassez de vacinas contra Covid-19. Afinal, têm grassado denúncias apontando que pessoas fora do grupo prioritário estão furando a fila de vacinação. 

Em um país onde o remédio judicial é prescrito como panaceia, a judicialização de tais casos tende a ser inevitável. Fundamentação jurídica não deve faltar. Para especialistas consultados pela ConJur,furar a fila pode levar, por exemplo, a prisão por peculato. 

O procurador-Geral de Justiça do Ceará, aliás, recomendou nesta sexta-feira (22/1) ao promotores do estado que acionem cível e criminalmente quem furar a fila da vacina. 

Marcus Vinicius Macedo Pessanha, do Nelson Wilians Advogados, especialista em Direito Público administrativo, explica que imunizar pessoas que não se enquadram “nos parâmetros estabelecidos pelas autoridades sanitárias constitui grave irregularidade, ensejando responsabilização por meio de procedimentos administrativos disciplinares, processos de improbidade administrativa e até mesmo persecução em processos criminais, podendo resultar em aplicação de multas e penas privativas de liberdade”. 

Comente

VÍDEO: Magistrados julgam casos de dentro do carro e fazendo sobrancelhas

23/01/2021

Julgamento

(Imagem: Reprodução/YouTube)

Nesta quinta-feira, 21, dois desembargadores do TJ/MT participaram da sessão de Direito Privado do Tribunal de forma diferente – enquanto um proferia voto diretamente de dentro seu carro; a outra participava da sessão jurisdicional fazendo as sobrancelhas. 

Fonte Justiça Portiguar.

Comente

VÍDEO: Briga entre torcedores de ABC e América tem troca de tiros em Natal Fonte: Portal Grande Ponto

23/01/2021

Briga

Via Certa Natal

Dezenas de torcedores do ABC e do América se enfrentaram em uma briga registrada na noite desta sexta-feira (22) na Avenida Nascimento de Castro, no Bairro Nazarré, em Natal. Houve troca de tiros. 

Segundo policiais do 9º batalhão, um grupo de torcedores do ABC estava na Praça dos Mártires, no Bairro Nazaré, quando um grupo rival, da torcida do América, chegou ao local e iniciou-se uma briga. 

Populares que estavam próximos correram assustados diante da confusão e da troca de tiros entre as torcidas rivais. 

A Polícia Militar esteve no local, mas ninguém foi preso. 

Assista ao vídeo abaixo do Via Certa Natal. 

 

Comente

Rio Grande do Norte vai receber 30 mil doses da vacina de Oxford, diz governadora

23/01/2021

Fátima Bezerra conta que estado está com logística pronta para receber as doses e dar continuidade à imunização dos profissionais de saúde.

Por G1 RN

Carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegou ao aeroporto de Guarulhos, em SP, na sexta-feira (22) — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegou ao aeroporto de Guarulhos, em SP, na sexta-feira (22) — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou neste sábado (23) que o estado vai receber cerca de 30 mil doses da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia. Em publicação em uma rede social, ela contou que está "aguardando agora a confirmação do horário de aterrissagem" e destacou que a "logística, mais uma vez, já está toda pronta para o recebimento das doses". 

Fátima Bezerra destacou que este lote de imunizantes de Oxford vai "contemplar os profissionais da saúde que ainda não foram vacinados". 

"Esse lote será totalmente utilizado, já que o intervalo para a segunda dosagem da vacina deste laboratório é de 12 semanas e o Ministério da Saúde nos garantiu o envio de um novo lote até lá", comentou. 

A carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegou ao Brasil nesta sexta-feira (22). De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a responsável por "preparar toda a etiquetagem e a conferência do material recebido". A expectativa é que ainda neste sábado (23) seja iniciado o transporte para todos os estados do país. 

 

Comente