Prefeito de São Paulo confirma 1ª morte por falta de UTI; paciente tinha 22 anos

18/03/2021

Covid-19

Renan Ribeiro Cardoso (Arquivo Pessoal)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, confirmou hoje (18) a primeira morte de uma pessoa com covid-19 que não conseguiu ser atendida na cidade por falta de vaga em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Ela morreu no Pronto Atendimento II do Hospital São Mateus, na zona leste da capital. “Uma pessoa que faleceu sem conseguir ser atendida na cidade de São Paulo”, disse o prefeito hoje (18), em entrevista coletiva concedida no início desta tarde. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o paciente era Renan Ribeiro Cardoso, 22 anos, que faleceu no Pronto Atendimento São Mateus II no dia 13 de março, após complicações por covid-19. 

Segundo o relatório médico, Renan era obeso e apresentava desconforto respiratório. Ele deu entrada no hospital no dia 11 de março, às 19h3. Ele foi inserido na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) no dia seguinte, quando foi iniciada uma busca por leito de internação. “Paciente ficou sob cuidados da nossa equipe médica e de enfermagem enquanto aguardava a liberação de um leito pelo Cross”, diz o relatório médico. 

Por volta das 16h do dia 13 de março, ele apresentou piora em seu quadro clínico. A vaga no Cross só surgiu às 17h38 do dia 13 de março. Mas Renan, infelizmente, morreu momentos antes, às 17h19. 

Isso indica que a cidade já está enfrentando o pior momento em seu sistema de saúde, próxima a um colapso. A cidade tem 88% de seus leitos de UTIs ocupados. “É a pior crise sanitária do país”, destacou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, que participou da coletiva na prefeitura. 

Segundo o prefeito, há 475 pacientes cadastrados hoje na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) à espera de uma vaga por UTI na capital paulista. Ontem esse número estava em 395. “É um momento de extrema dificuldade”. 

Fonte: Agência Brasil 

Comente

Fornecimento de oxigênio a cidades do interior pode colapsar, alerta ministério

18/03/2021

Covid-19

O Congresso e o Ministério da Saúde precisam negociar uma mudança legislativa com urgência, para que as grandes empresas produtoras de oxigênio medicinal não se recusem a abastecer carretas de envasadores que atendem principalmente cidades do interior. 

O alerta foi feito pelo diretor de Logística do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes, em audiência da Comissão Temporária da Covid-19 nesta quinta-feira (18). O cenário atual é "perigoso", disse Fernandes, podendo levar ao desabastecimento de oxigênio medicinal na ponta, especialmente em pequenos hospitais e municípios do interior. 

"A expectativa da falta perigosa desse produto na ponta da linha, nos pequenos hospitais, é de poucos dias. Temos carretas de produtores da Amazônia que estão esperando numa planta [de produção de oxigênio] do interior do Maranhão. Já está com a carreta parada lá há dias, e não é abastecida. Temos envasadores do Paraná que chegam às plantas também e não conseguem abastecer. As de Curitiba são obrigadas a se deslocar para São Paulo e Rio, um percurso muito mais oneroso, com perdas do produto, porque à medida que abastece e desloca, o produto se esvai, uma parte perde. E com perda de tempo, principalmente. Na hora que chega para envasar os cilindros, há muito mais cilindros para envasar, e ele não dá conta de envasar o que precisava. Aí o pequeno hospital fica com problemas", detalhou o general. 

Fernandes propôs ao presidente da comissão do Senado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), iniciar já as negociações na busca de uma solução para o gargalo legislativo. 

"A solução é criamos um dispositivo, que pode ser legislativo, inclusive podemos discutir isso com mais calma privadamente. Que permita às empresas, que dê ferramenta para que as grandes produtoras recebam as carretas, e não as recusem. Temos de criar uma ferramenta para que a indústria não possa recusar a carreta que chega para ser enchida. Embora seja um concorrente, embora seja alguém que vá receber aquele oxigênio e revendê-lo, no momento não temos estrutura, o grande não consegue chegar à ponta da linha. Então dependemos das carretas que estão na mão dos pequenos, dos envasadores, para poder fazer chegar à ponta da linha. Se não chegar à ponta, nas UPAs e pequenos hospitais, teremos mais mortes", acrescentou Fernandes. 

Desafio logístico 

Representantes das maiores empresas produtoras de oxigênio medicinal também participaram da reunião. Rafael Montagner, da Air Products, resumiu o desafio estrutural que o setor vem passando, devido ao agravamento da pandemia. 

"Uma das grandes dificuldades que existe é a falta de previsibilidade ou programação para que a empresa possa se planejar. Há desafios de produção, distribuição e estocagem local. As estocagens são projetadas com o consumo esperado de cada um dos hospitais, mas quando o consumo aumenta abruptamente, há uma pressão descomunal em toda a cadeia distributiva. Há hospitais que multiplicaram em 7, 8, 10 vezes o consumo contratado, e isso pressiona toda a cadeia logística", explicou. 

Um relato semelhante foi feito por Newton Oliveira, da Indústria Brasileira de Gases (IBG). 

"Encontramos muitas dificuldades, porque hospitais que consumiam um determinado volume hoje consomem 5, 6, até 10 vezes mais do que consumiam. O que gera uma série de dificuldades, como a evaporação do produto. Temos mandado carta aos clientes para que se atentem e planejem o aumento [de demanda], porque uma série de alterações têm que ser feitas para manter o fornecimento em dia. Os tanques são dimensionados para terem uma frequência de abastecimento, então a vazão dos equipamentos é restrita", detalhou. 

Gestão centralizada 

Para Ciro Marino, da Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim), o Ministério da Saúde precisa centralizar de fato esta logística, para que o setor produtivo se concentre apenas na produção. Isso porque as empresas do ramo têm sido sobrecarregadas burocraticamente pelo assédio de secretarias, prefeituras, agências e órgãos em diversos níveis da administração pública, diante do quadro de incertezas. 

"Temos pedido com veemência que o governo federal assuma o controle e centralização dessas informações perante autarquias, municípios, entidades e tudo, de forma que as empresas possam se concentrar nos seus negócios novamente. Que é produzir, organizar, expandir capacidades, de forma que o governo federal possa alimentar essas entidades e municípios com informações adequadas", apelou Marino. 

Diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Freitas detalhou que mecanismos de centralização da gestão da logística relacionada ao oxigênio medicinal devem estar prontos em breve. Isso porque a Anvisa já busca esses dados, que depois serão totalmente repassados ao Ministério da Saúde. 

"Passamos a exigir que as empresas informem a Anvisa sobre a capacidade de produção e estoques, isso relacionado até 60 dias atrás. As empresas começaram a levantar essas informações a partir do dia de ontem. Foram notificadas 47 empresas, e até hoje de manhã, 32 responderam. Estamos compilando os dados de forma a disponibilizar diretamente ao ministério, para favorecer as discussões e o manejo com estados e municípios", informou Meiruze Freitas. 

Fonte: Agência Senado 

Comente

Bolsonaro: Fachin tornou elegível 'um dos maiores bandidos que passou pelo país'

18/03/2021

Eleições 2022

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18) que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que anulou condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato “deu elegibilidade para um dos maiores bandidos que passou pelo Brasil”. 

“Pessoal, uma coisa apenas. Se os delatores entregaram mais de R$ 2 bilhões de reais é porque eles roubaram. Roubaram de quem? Não foi de uma empresa privada de ninguém, foi de uma empresa pública. Só isso aí é suficiente”, disse Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. 

Após a decisão de Fachin, a Procuradoria Geral da República (PGR) recorreu e o assunto será discutido no plenário do Supremo, mas o julgamento ainda não tem data marcada. 

Foram anuladas por Fachin as condenações nos processos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. Outros dois, ligados ao Instituto Lula, também tiveram atos anulados. Todos foram enviados à Justiça Federal de Brasília. 

Fonte: O Antagonista 

Comente

Pai e filho morrem vítimas da Covid-19 com menos de 30 minutos de diferença no RN: 'Família chocada'

18/03/2021

Deoclecio e João Batista tinham 83 e 49 anos de idade, respectivamente. Eles eram da cidade de Itaú e estavam internados há mais de 10 dias em Pau dos Ferros

G1 RN

Deoclecio Fernandes de Oliveira e João Batista Fernandes de Oliveira morrem com Covid-19 com menos de meia hora de diferença. — Foto: Cedida

Deoclecio Fernandes de Oliveira e João Batista Fernandes de Oliveira morrem com Covid-19 com menos de meia hora de diferença. — Foto: Cedida

Pai e filho morreram vítimas da Covid-19 com uma diferença de menos de 30 minutos no interior do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu no fim da noite desta quarta-feira (17) em Pau dos Ferros, no Alto Oeste. 

João Batista Fernandes de Oliveira era comerciante e tinha 49 anos. Ele começou a ter sintomas no dia 23 de fevereiro. Já o pai, Deoclecio Fernandes de Oliveira, de 83 anos, começou a apresentar sintomas um dia depois. Ambos moravam em Itaú. 

De acordo com o sobrinho de João Barista e neto de DeoclécioMaedon Fernandes, o tio estava internado há 14 dias e avô, 13. João Batista era obeso e tinha diabetes. Já o pai, Deoclecio, não tinha comorbidades e não havia recebido a vacina contra a Covid-19. 

Maedson contou que o avô estava intubado, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu por volta das 23h30 desta quarta-feira (17). O tio morreu minutos depois, pouco antes da meia-noite. 

 

“Meu avô estava intubado e sedado e meu tio estava na UTI também, mas estava bem. Todo dia falávamos com ele. Meu tio querido, uma cara saudável, uma cara trabalhador, veio a óbito. A gente jamais acreditou que isso iria acontecer”, disse Maedson Fernandes 

Comente

Homem morre após bater carro na traseira de caminhão carregado de granito na BR-304

18/03/2021

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em Macaíba. Segundo a PRF, motorista do carro bateu na traseira do caminhão que estava parado em um cong

Por G1 RN

Acidente aconteceu na BR-304 na manhã desta quinta-feira (18) — Foto: Cedida

Acidente aconteceu na BR-304 na manhã desta quinta-feira (18) — Foto: Cedida

Um homem morreu após bater o carro na traseira de um caminhão carregado de granito que estava parado em um engarrafamento na manhã desta quinta-feira (18), na BR-304, no município de Macaíba. Segundo a PRF, o congestionamento foi provocado por outro acidente. 

A PRF informou que o primeiro acidente aconteceu por volta das 9h40. O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e acabou saindo da pista. Chovia no momento do acidente. Parte da carroceria do caminhão ficou em cima da via prejudicando o tráfego de veículos. O motorista não teve ferimentos. 

Uma equipe da PRF esteve no local e fez o isolamento parcial da via. Por causa do bloqueio, se formou um congestionamento na BR-304. 

O segundo acidente aconteceu por volta das 11h20. O motorista de um carro de passeio acabou batendo na traseira de um caminhão carregado de granito que estava parado no congestionamento. O condutor do carro morreu no local. Ainda não há identificação do motorista e nem informações se havia outras pessoas dentro do veículo. 

A equipe da PRF continua no local. O trecho da BR-304 ainda não foi liberado. 

Comente

Saiba o que pode e o que não pode funcionar no RN com novo decreto; governo define serviços essenciais

18/03/2021

Novas medidas restritivas valem de 20 de março a 2 de abril. Cultos, missas e aulas presenciais voltam a ser suspensos.

G1 RN

Avenida Rio Branco, no centro de Natal (Arquivo) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Avenida Rio Branco, no centro de Natal (Arquivo) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Em decreto com novas "medidas de isolamento social rígido" para combate à Covid-19 - o primeiro assinado em conjunto pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) - o governo do estado determinou suspensão de todas as atividades que não sejam consideradas essenciais, do próximo sábado (20) até o dia 2 de abril, em todo o Rio Grande do Norte. 

Com as novas medidas, as autoridades estaduais tentam reduzir a pressão no sistema de saúde. O decreto ainda determina suspensão de aulas presenciais em escolas e faculdades públicas e privadas, além de cultos, missas e outras atividades religiosas realizadas coletivamente. 

O fechamento de atividades não essenciais foi anunciado pela governadora Fátima Bezerra (PT) nesta quarta-feira (17), após várias reuniões com prefeitos, empresários e Ministério Público. As recomendações do comitê científico eram de fechamento das atividades por 21 dias. 

O que pode abrir 

Segundo o texto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18), podem funcionar os seguintes serviços, considerados essenciais: 

  • serviços públicos essenciais (como segurança pública e saúde) 

  • serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, atividades de podologia, entre outros 

  • atividades de segurança privada 

  • supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar (vedado consumo de alimentos no local) 

  • farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos; 

  • serviços funerários 

  • petshops, hospitais e clínicas veterinária 

  • serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística 

  • atividades de representação judicial e extrajudicial, bem como assessoria e consultoria jurídicas e contábeis 

  • correios, serviços de entregas e transportadoras 

  • oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e máquinas 

  • oficinas, serviços de locação e lojas de suprimentos agrícolas 

  • oficinas e serviços de manutenção de bens pessoais e domésticos, incluindo eletrônicos 

  • serviços de locação de máquinas, equipamentos e bens eletrônicos e eletrodomésticos 

  • lojas de material de construção, bem como serviços de locação de máquinas e equipamentos para construção 

  • postos de combustíveis e distribuição de gás 

  • hotéis, flats, pousadas e acomodações similares 

  • atividades de agências de emprego e de trabalho temporário 

  • lavanderias 

  • atividades financeiras e de seguros 

  • imobiliárias com serviços de vendas e/ou locação de imóveis 

  • atividades de construção civil 

  • serviços de telecomunicações e de internet, tecnologia da informação e de processamento de dados 

  • prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais; 

  • atividades industriais 

  • serviços de manutenção em prédios comerciais, residenciais ou industriais, incluindo elevadores, refrigeração e demais equipamentos 

  • serviços de transporte de passageiros 

  • serviços de suporte portuário, aeroportuário e rodoviário 

  • cadeia de abastecimento e logística. 

Comente

Prefeito de Natal pede que população siga decreto de isolamento rígido: 'Limite chegou'

18/03/2021

Álvaro Dias (PSDB) defendeu necessidade do decreto publicado em conjunto com o governo, nesta quinta-feira (18) e afirmou que sistema de saúde vive 'pré-cola

Por Igor Jácome, G1 RN

Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal, fala sobre decreto com isolamento social rígido.  — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal, fala sobre decreto com isolamento social rígido. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal defendeu a necessidade do decreto de isolamento rígido publicado em conjunto com o governo do estado nesta quinta-feira (18) e disse que haverá fiscalização para cumprimento das medidas. Álvaro Dias (PSDB) pediu apoio da população às regras e afirmou que tentou ao máximo manter o comércio funcionando, mas considera que o sistema de saúde chegou à beira de um pré-colapso. 

"Ninguém mais do que eu quis preservar o comércio funcionando, preservar os empregos, preservar as atividades econômicas, mas chega um momento que tudo tem limite. O limite chegou. É preciso preservar a vida das pessoas. O momento é grave, é difícil, a situação está complicada, nós estamos no pré-colapso e essas medidas são necessárias para controlar a situação, senão fica incontrolável", disse o prefeito. 

Comente

Poço Branco: Morre Zé De Melo Um Dos Comerciante Mais Antigos e Tradicional do Município

17/03/2021

Sentimentos a Todos Os Familiares que Deus o Conforte a Todos

Morre Nesta Quarta Feira Dia 17 o Comerciante Jose de Melo um Homem de Coração Grande que Deus o Receba em Seu Reino e que Deus Também o Conforte a Todos os Seus Amigos e Familiares Amem 

Nenhuma descrição disponível.

Jose Pereira de Melo { Zé De Melo} Morreu Hoje Dia 17 de Março. Sentimentos a Todos Amigos e Familiares de Nossa Cidade de Poço Branco/RN

Comente

VÍDEO: Homem pede ??Lula na cadeia? durante entrevista ao vivo na Globo

17/03/2021

Homem pedi Cadeia Pra Lula

Após a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as sentenças que condenavam o ex-presidente Lula, os ânimos políticos se acirraram novamente numa polarização parecida com a das últimas campanhas eleitorais. 

Quem têm sofrido bastante com isso são os repórteres das afiliadas da Globo nos estados, que estão tendo suas entradas ao vivo interrompidas por pessoas gritando frases de apoio a Bolsonaro, Lula e também contra ambos. 

No vídeo abaixo, um homem aprontou com uma afiliada da Globo e, durante a entrevista, pediu “Lula na cadeia”. 

 

 

Comente

Prefeitos propõem mudanças no toque de recolher e Governo prepara novo decreto

17/03/2021

Covid-19

Fabiano Trindade/Assecom-RN

O Governo do Estado vai analisar as propostas apresentadas pelos prefeitos do Rio Grande do Norte antes de editar um novo decreto com medidas restritivas para barrar a propagação do coronavírus. A decisão foi acertada durante reunião virtual, na tarde desta terça-feira (16), que durou duas horas e meia. Alteração no horário de vigência do toque de recolher é uma das sugestões apresentadas.  

Os dados apresentados pelo Comitê Científico do Estado mostram que os indicadores epidemiológicos encontram-se num patamar preocupante, que projeta dias piores em meio a um cenário já grave no Brasil, com mais de 1.200 mortes por dia no Brasil, e o registro recorde de quase 2.800 mortes hoje.  Além da falta de leitos para atendimento aos pacientes Covid, um novo problema está surgindo no interior do Estado: os prefeitos relataram dificuldades para renovar os estoques estratégicos de oxigênio. 

A reunião foi aberta pela governadora Fátima Bezerra, que destacou o diálogo como uma característica de seu governo e defendeu a união de todos no enfrentamento da pandemia. “Sempre foi assim. Escutamos a voz da ciência e escutamos a voz da sociedade. Estamos aqui para colher as sugestões dos municípios, bem como dos diversos segmentos, para trabalharmos na perspectiva de chegar a um posicionamento conjunto. O quadro é muito dramático, não só aqui, mas Brasil afora”, afirmou Fátima. Em função de outra reunião – com o Fórum de Governadores – ela transferiu a condução dos trabalhos para o vice-governador Antenor Roberto e para o coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Filho de procuradora do RN morre com Covid aos 31 anos

17/03/2021

Covid-19

Faleceu nesta terça-feira (16) o filho da procuradora Magna Letícia e do engenheiro Lucildo Câmara, Lucas Viegas. Ele iria completar 32 anos em agosto, mas o novo coronavírus tirou os sonhos que realizava morando em São Paulo. 

Lucas veio passar os festejos de fim de ano em Natal com os pais. Estava com passagem comprada para retornar à capital paulista no início de fevereiro, mas inesperadamente foi internado com suspeita de diagnóstico da Doença de Castleman, que provoca desordem linfoproliferativa benigna rara. No hospital, contraiu covid-19. Ontem não resistiu à doença e veio a óbito. 

Com informações de BZ Notícias 

 

Comente

VÍDEO: ??O pior da pandemia ainda está por vir??, diz presidente da Unimed Natal

17/03/2021

Covid-19

O pior momento da pandemia ainda está por vir. A opinião é do presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, que garante que sua declaração se baseia em estatísticas. Ele conclama um esforço coletivo da população, sob o risco de o Brasil perder a “guerra” para o coronavírus. 

O presidente da Unimed defende medidas mais duras de restrição, assim como as que foram tomadas na primeira onda do coronavírus, para que os serviços de saúde possam se reorganizar do caos por que estão passando nesse momento crítico da pandemia. 

“Infelizmente nós temos estatísticas que mostram que o pior ainda está por vir”, afirma. “Se nós não fizermos nada para parar alguns serviços e a mobilização de pessoas nós não vamos conseguir vencer esta guerra. Medidas mais duras precisam ser tomadas”, completou o médico em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (16) 

Assista ao vídeo abaixo: 

Grande Ponto. 

 

Comente

Fiocruz: Brasil vive maior colapso hospitalar e sanitário da histórianteFiocruz: Brasil vive maior colapso hospitalar e sanitário da história

17/03/2021

Covid-19

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (16), aponta que o Brasil vive atualmente o "maior colapso hospitalar e sanitário da história". Os dados mapeados trazem informações das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal, e secretarias de Saúde das capitais, obtidas desde 17 de julho de 2020.  

A Fiocruz aponta que, no momento, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI, destinados à pacientes adultos com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), iguais ou superiores a 80%. 

Sendo 15 estados com taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, em 25 das 27, as taxas estão iguais ou superiores a 80%, sendo que em 19 capitais a ocupação ultrapassa 90%.  

"A análise chama atenção para os indicadores, que apontam uma situação extremamente crítica em todo país. Na visão dos pesquisadores que realizam a análise, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil", afirmou a Fiocruz. 

 

Para evitar que o número de casos e mortes se alastrem ainda mais pelo país, assim como a diminuição de taxas de ocupação de leitos, os pesquisadores da Fiocruz defendem a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle, como o maior rigor nas medidas de restrição às atividades não essenciais. 

Com informações da CNN 

Comente

Homem reage e é morto a tiros durante assalto em Natal

17/03/2021

Rogério Costa dos Santos, de 47 anos, era motorista de transporte escolar e foi abordado pelos criminosos em frente à casa onde morava.

 Inter TV Cabugi

Crime aconteceu no bairro Nordeste, zona Oeste de Natal — Foto: Ayrton Freire / Intertv Cabugi

Crime aconteceu no bairro Nordeste, zona Oeste de Natal — Foto: Ayrton Freire / Intertv Cabugi

Um homem de 47 anos foi morto a tiros após reagir a uma tentativa de assalto na noite desta terça-feira (16), no bairro Nordeste, zona Oeste de Natal. 

A vítima era motorista de transporte escolar e foi abordada pelos criminosos quando estava em frente a casa onde morava com a família. 

O crime aconteceu por volta das 20h. Rogério Costa dos Santos foi abordado por dois homens armados que chegaram ao local em uma moto. Eles anunciaram o assalto e a vítima correu para entrar em casa. 

Os criminosos atiraram e atingiram o homem na cabeça. 

Rogério Costa dos Santos, tinha 47 anos.  — Foto: Cedida

Uma testemunha, que não quis se identificar, presenciou a ação. “Esses caras da moto anunciaram o assalto. A reação dele foi levantar. O bandido falou para ele não correr. Quando ele deu a primeira passada para casa, o bandido atirou”, contou. 

 

Rogério morreu no dia do aniversário da mãe. Ele deixa filho e esposa. 

Comente

Membros de facções criminosas voltam a trocar tiros e queimam casas na Grande Natal, diz PM

17/03/2021

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (17) na região conhecida como "Baixa", em Macaíba.

Por G1 RN

Troca de tiros aconteceu nesta quarta (17) em Macaíba (Arquivo) — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Troca de tiros aconteceu nesta quarta (17) em Macaíba (Arquivo) — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Facções criminosas voltaram a entrar em confronto por disputa de uma área de Macaíba, na região metropolitana de Natal, na madrugada desta quarta-feira (17), segundo a Polícia Militar. O caso foi registrado por volta de 1h20, na comunidade conhecida como Baixa, onde ocorreu um tiroteio no último domingo. 

Segundo a Polícia Militar, testemunhas comunicaram ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que vários indivíduos ligados a facções criminosas estavam em ruas da comunidade atirando com armas de fogo e ateando fogo em casas. 

Viaturas de vários batalhões da Polícia Militar foram deslocadas para ao local e fizeram buscas pelos suspeitos, porém, a corporação afirmou que os criminosos fugiram com a chegada das equipes e não foram localizados. 

Ainda de acordo com relatório da PM, o monitoramento do Ciosp registrou a ação dos indivíduos. Também na rua onde aconteceram os ataques, foi localizado um veiculo modelo Grand Vitara, batido em uma casa. 

No início da manhã, por volta das 6h, a dona registrou o roubo do carro, que teria acontecido na madrugada. De acordo com a vítima, quatro homens invadiram a casa dela no centro de Macaíba e levaram vários pertences, além do carro. 

Domingo 

No domingo (14), criminosos de grupos rivais trocaram tiros e assustaram moradores de Macaíba. Policiais militares atuaram para conter a ação e chegaram a trocar tiros com criminosos. Na ocasião, os bandidos espalharam grampos nas vias de acesso para dificultar a chegada de viaturas da polícia. 

Comente

Com fim de vigência de decreto, governo e prefeituras discutem novas medidas restritivas contra Covid-19 no RN

17/03/2021

Decreto atual, que determina toque de recolher, tem validade até esta quarta-feira (17), mas estado segue com taxa de ocupação de leitos acima de 90%. Novas

Por G1 RN

O governo do Rio Grande do Norte discutiu com prefeitos e empresários, nesta terça-feira (16), a edição de um decreto com novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 e a pressão por leitos no estado. 

A perspectiva é de que o documento seja publicado ainda nesta quarta (17), quando acaba a vigência do último decreto emitido pelo governo, que determinou toque de recolher das 20h às 6h nos dias de semana e integral (de 24 horas) aos domingos. 

Apesar das medidas já em vigor, a ocupação dos leitos críticos permanece alta no Rio Grande do Norte, acima de 90% e fila de espera com mais de 100 pacientes aguardando por uma UTI. Por isso, o comitê científico do estado emitiu recomendação para que o governo faça mais restrições. As medidas sugeridas não foram divulgadas. 

O comitê científico também recomendou que os municípios sigam as medidas restritivas do Governo do Estado e não flexibilizem, de maneira individual, suas ações. 

Nesta terça-feira (16), o governo se reuniu com prefeitos e empresários e afirmou que vai analisar as propostas apresentadas pelos gestores municipais antes de editar um novo decreto. 

Segundo o governo, desde março do ano passado, quando foi decretada calamidade sanitária - e já contando o de agora -, o Governo do RN emitiu 44 decretos normativos para o combate à doença, além de medidas voltadas ao remanejamento de orçamento. 

Leitos 

 

Ao destacar a gravidade do quadro, a secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira, disse que o RN tem mais leitos atualmente do que tinha no pico da primeira onda da pandemia, em junho de 2020, mesmo assim a abertura de novas UTIs não consegue atender à demanda. 

Comente

RN registra mais 39 mortes por Covid-19; quatro delas em um intervalo de 24h

15/03/2021

Três mortes foram registradas em Natal e uma em Mossoró; foram 185 casos confirmados a mais de sexta para sábado

Brasil bate recorde com 2.286 mortes por covid-19 em 24 horas

Mortes por Covid019 continuam no RN - Foto: Aguilar Abecassis/Photopress/Estadão Conteúdo /

O Rio Grande do Norte registrou 39 novas mortes por Covid-19 de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN). Foram quatro mortes registradas nas últimas 24h segundo a Sesap, três delas em Natal e uma em Mossoró. O boletim da Sesap divulgado neste domingo, com estatísticas que compreendem até o sábado, 13, confirma que foram 3.919 mortes por coronavírus registradas no Estado desde o início da pandemia, em março de 2020. As informações divulgadas no sábado, que traziam informações do período até sexta, 12, divulgavam 3.880 mortes por Covid-19 no Rio Grande do Norte. Desde o início da pandemia, segundo a Secretaria, são 180.310 casos confirmados e 56.861 suspeitos. De sexta para sábado foram 185 pessoas a mais infectadas pelo novo coronavírus e 788 novos casos suspeitos.

Comente

Padre de 38 anos morre afogado após salvar duas pessoas, diz diocese

15/03/2021

Afogamentos

Um padre que atuava em Serra Negra, na zona rural de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, morreu afogado, ontem. Segundo a diocese local, o padre Fernando de Lima Silva conseguiu salvar duas pessoas, mas morreu no incidente. 

"Padre Fernando se afogou ao salvar a vida de duas pessoas. 'O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas' (Jo 10,11) era seu lema presbiteral. Ele deu sua vida, para salvar vidas", postou a Diocese de Caruaru (PE) no Instagram. 

Fernando era natural de Taquaritinga do Norte (PE) e tinha 38 anos. 

Ainda não foi informada a circunstância do acidente, em um açude. 

"Que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos, nosso Clero e toda a Diocese de Caruaru. Repouso eterno, dai-lhe, Senhor! E brilhe para ele a vossa luz", postou a diocese. 

A prefeitura de Gravatá, também na região, emitiu nota de pesar: 

Em nome da Prefeitura de Gravatá, o prefeito, padre Joselito Gomes, e os servidores municipais se solidarizam com a família pelo falecimento do Padre Fernando Lima. 

Nascido em Taquaritinga do Norte-PE, o padre Fernando estava responsável pela Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Gravatá, onde nos últimos anos exerceu o sacerdócio presidindo as celebrações eucarísticas e sacramentais. nas igrejas de Cristo Rei, no Alto do Cruzeiro, São Sebastião (Belinha), na Rua Amaury de Medeiros, Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Novo, Sagrado Coração de Jesus, na Cohab II, além da zona rural e apoio na Igreja Matriz de Sant'Ana. 

Pedimos a Deus que console os corações das comunidades, dos familiares e amigos. 

Com Informações de UOL 

Comente

Pazuello diz que segue ministro e que Bolsonaro não pediu cargo

15/03/2021

Ministro Continua no Ministério da Saúde

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em meio à pressão para a sua substituição, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste domingo (14), por meio de sua assessoria de imprensa, que segue à frente da pasta e que o presidente da República, Jair Bolsonaro, não pediu que entregue o cargo. 

O ministro também negou que esteja doente. Segundo informações do jornal "O Globo", Pazuello teria pedido para deixar o comando do ministério alegando problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com Covid-19 no ano passado e ficou internado em razão da doença. Mesmo após se recuperar e retomar o trabalho, chegou a relatar a auxiliares próximos sentir fadiga e dores. 

“Não estou doente, o presidente não pediu o meu cargo, mas o entregarei assim que o presidente pedir. Sigo como ministro da saúde no combate ao coronavírus e salvando mais vidas”, afirmou Pazuello, segundo mensagem publicada por sua assessoria em uma rede social. 

A informação sobre a permanência de Pazuello e o seu estado de saúde foi reiterada em uma nota enviada à imprensa pelo Ministério da Saúde. 

No comunicado, a pasta acrescenta "que Pazuello se encontra em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República". 

O ministério confirmou ainda que o ministro participa de uma entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (15). Ele deve anunciar a conclusão do processo de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen. 

Desgastada, a atuação do ministro é criticada em razão do agravamento da crise sanitária no país causada pela pandemia de Covid-19. 

Com informações do G1 

Comente

Tremores de terra são registrados em Caraúbas e Ceará-Mirim no fim de semana

15/03/2021

Eventos foram registrados pelas estações monitoradas pela UFRN no sábado (13) e domingo (14).

Por G1 RN

Ponto vermelho mostra epicentro de tremor de terra registrado neste domingo (14) em Ceará-Mirim, na Grande Natal.. — Foto: Labsis/UFRN

Ponto vermelho mostra epicentro de tremor de terra registrado neste domingo (14) em Ceará-Mirim, na Grande Natal.. — Foto: Labsis/UFRN

Pelo menos dois tremores de terra foram registrados durante o fim de semana, no Rio Grande do Norte, pelos equipamentos de monitoramento do Laboratório de Sismologia da UFRN. 

A terra voltou a tremer por volta das 23h17 do sábado (15). O sismo de magnitude preliminar 1.6 mR, foi registrado na região município de Caraúbas, no Oeste potiguar. O último evento registrado no município havia ocorrido na última segunda-feira (8). 

De acordo com o LabSis, os pesquisadores, em conjunto com a Defesa Civil do município, estão monitorando de perto toda a atividade sísmica que ocorra na região do município. 

O segundo tremor, de magnitude preliminar 1.8, ocorreu às 11h22 do horário local, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. De acordo com o relato de pessoas que tenham sentido o tremor, até a publicação da notificação. 

Na tarde de sexta-feira (12), por volta de 13h06, um evento, de magnitude preliminar 1.8 também foi registrado na região do município de Itajá, próximo a Caraúbas. 

Comente