Alarme de agência da Caixa dispara, mas polícia encontra ??tudo normal??

05/07/2019

PM e Bombeiros foram ao local para averiguar a situação

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para uma ocorrência na agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Doutor João Medeiros Filho, a Estrada da Redinha, na zona Norte de Natal. Segundo a PM, o alarme disparou e soltou fumaça pela agência.

No entanto, ainda de acordo com a PM, não foram identificadas anormalidades dentro da agência. “Foi um alarme falso apenas. O alarme acionou, mas não foi nada”, destacou a corporação.Portal No Ar.

Comente

Bandidos assaltam loja de eletrônicos e ameaçam funcionário: ??Eu vou matar você?

05/07/2019

Suspeitos levaram celulares, relógios e dinheiro

Dois homens assaltaram uma loja de eletrônicos na Rua Ulisses Caldas, na Cidade Alta, na zona Leste de Natal, nessa quinta-feira (4). Além de roubar dinheiro, celulares e relógios, os suspeitos ainda ameaçaram um dos funcionários.

“Eu quero é dinheiro. (…) Eu vou matar você, eu vou matar você”, dizia um dos suspeitos para um dos funcionários do estabelecimento. As ameaças e o roubo foram registrados por uma câmera de segurança.

O segundo envolvido no crime aparentava ser menor de idade. Ele portava uma arma longa de fabricação caseiro. O homem que fez as ameaças realizou o crime com um revólver.

A polícia foi acionada, fez buscas pela região, mas ninguém foi preso. Fonte Portal No Ar.

Comente

Polícia Militar divulga cronograma das próximas etapas de concurso

05/07/2019

Processo seletivo ainda deve durar nove meses e meio

A Comissão Especial do concurso de praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira, 5, o calendário de fases do processo seletivo. O cronograma está disponível no Diário Oficial do Estados. A seleção está parada desde fevereiro deste ano.

O calendário aponta 30 de julho como prazo para a reclassificação e correção da redação. A etapa fica a cardo do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), órgão responsável pela realização do concurso.

Entre 1º de agosto e 6 de setembro serão realizados os exames clínicos dos candidatos que se reclassificarem. A partir de 9 de setembro até 21 de outubro começa o teste de aptidão física. Essas etapas serão realizadas pela PMRN.

O cronograma também determina prazos para realização de exames psicológicos e investigação social dos candidatos, etapa que deve durar mais de 120 dias.

A avaliação de títulos deve ser concluída no dia 18 de junho de 2020, totalizando 285 dias (nove meses e meio contados desde 1º de julho) de processo seletiva.

Confira a tabela divulgada no DOE desta sexta-feira:

FASE

RESPONSÁVEL DATA

Reclassificação + correção de redação com publicação do resultado da primeira etapa retificado no diário oficial do estado

 

IBADE

30 dias (contados de 01 a 30 de julho 2019)

Exames clínicos candidatos reclassificados; interposição de recurso e resultado

 

PMRN

30 dias + 7 (contados de 01 de agosto a 06 de setembro 2019)

 

Teste aptidão física; interposição de recursos e resultado

 

PMRN

35 dias + 7 (contados de 09 de setembro a 21 de outubro 2019)

Exame psicológico; interposição de recurso e resultado

 

IBADE

10 dias + 7(contados de 22 de outubro a 08 de novembro 2019

Investigação social; interposição de recurso e resultado

 

PMRN

120 dias + 7(contados de 11 de novembro a 18 de março de 2020)

Avaliação de títulos

 

IBADE

62 dias (contados de 19 de março a 18 de junho de 2020)

Total de Dias/meses  

285 dias (9 meses e meio)

 

Fonte Portal no Ar.

Comente

Bolsonaro indica Carlos Velloso Filho para o TSE

04/07/2019

Nome foi escolhido em lista tríplice feita por ministros do STF

Resultado de imagem para Foto de Carlos Velloso Filho

O presidente Jair Bolsonaro indicou Carlos Mário Velloso Filho a uma das vagas abertas de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado tem 56 anos de idade é filho do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso. Ele também é subprocurador-geral da Procuradoria-Geral do Distrito Federal. A indicação foi confirmada pelo Palácio do Planalto e deverá ser publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União.

Velloso era o terceiro mais votado na lista tríplice encaminhada pelos ministros do STF. Ele obteve oito votos. A relação era encabeçada pela advogada Daniela Teixeira, que recebeu o apoio de 10 ministros do STF em votação secreta ocorrida na semana passada. Completava a lista o advogado Marçal Justen Filho, que obteve 9 votos.

A vaga no TSE surgiu em decorrência da posse do ministro Sergio Banhos, então substituto, como ministro efetivo, em maio deste ano. De acordo com o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo. Neste último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pela Suprema Corte com a indicação de nomes de advogados ao cargo.Agencia Brasil.

Comente

Pesquisadores encontram pela 1ª vez no RN filhote de tartaruga encalhado após ingerir lixo

04/07/2019

Animal de 9 centímetros de comprimento e 60 gramas foi achado na Praia de Búzios, em Nísia Floresta e expeliu plástico da cloaca. Registro em espécie nesta

G1 RN

Tartaruga marinha encontrada em Búzios, em Nísia Floresta RN — Foto: Divulgação

Tartaruga marinha encontrada em Búzios, em Nísia Floresta RN — Foto: Divulgação

Um filhote de tartaruga marinha, de 9 centímetros de comprimento e 60 gramas, foi encontrado encalhado e expelindo resíduos sólidos na Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. O caso chamou a atenção de pesquisadores do RN por ser considerado raro - e inédito no estado - tartarugas nesta fase de desenvolvimento ingerirem lixo, além de pouco registrado também o encalhe nesta idade. Ela foi resgatada.

A tartaruga, da espécie conhecida como "Cabeçuda" ou cientificamente chamada de 'Caretta caretta", foi encontrada encalhada na praia na terça-feira passada (2) por moradores da região, que acionaram a ONG Oceânica. Na sequência, o projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que trabalha com pesquisa e reabilitação de animais marinhos, foi chamado.

"Uma das grandes ameaças a esses animais é a ingestão de resíduos sólidos, como plásticos por exemplo, que causam danos que, na maioria das vezes, levam o animal à morte. No caso desse filhote em especial, foi registrado plástico duro sendo expelido da sua cloaca. Esse animal está em uma fase de desenvolvimento que os pesquisadores chamam de 'anos perdidos', porque existe pouco conhecimento científico sobre esse período", explicou Simone Almeida Gavilan, professora da UFRN e pesquisadora do Projeto Cetáceos da Costa Branca.

A situação do filhote chamou a atenção por se tratar de um caso de ingestão de lixo por um animal pequeno e oriundo de regiões oceânicas. Para o projeto Cetáceos da Costa Branca, que atua há 21 anos, esse registro é inédito no RN. "O projeto registra quase que diariamente tartarugas marinhas com problemas decorrentes de ingestão de resíduos sólidos, porém nunca havia registrado nenhum animal, nessa fase de desenvolvimento, com problemas decorrentes de lixo. É um registro impactante e verdadeiramente preocupante", afirmou Simone Almeida, alertando sobre as preocupações com o descarte de lixo.

Plástico duro foi expelido pelo filhote de tartaruga no RN — Foto: Divulgação

Plástico duro foi expelido pelo filhote de tartaruga no RN — Foto: Divulgação

A tartaruga encontrada está estável e passa por um processo de hidratação e alimentação forçada. O animal se apresentou mais responsivo ao estímulo do ambiente nesta quinta-feira (4).

Situação perigosa

As tartarugas marinhas estão entre os animais marinhos que mais sofrem com a ingestão de lixo jogado ao mar. O projeto Cetáceos da Costa Branca aponta que ingestão de resíduos sólidos está entre as maiores causas de morte desses animais, afetando principalmente juvenis de tartarugas marinhas que confundem o plástico e outros tipos de lixo com seus alimentos.

O projeto alerta ainda que no Brasil todas as espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção na classificação do Ministério do Meio Ambiente e a tartaruga cabeçuda é tida como “em perigo”.

Comente

Corpo de homem é encontrado dentro de fossa em casa na Grande Natal

04/07/2019

Casal de mulheres que mora na casa foi preso por ocultação de cadáver.

Corpo de Ivanildo Macena da Silva foi encontrado dentro de uma fossa — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi

Corpo de Ivanildo Macena da Silva foi encontrado dentro de uma fossa — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi

O corpo de um homem foi encontrado nesta quinta-feira (4) dentro de uma fossa em uma casa localizada em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Civil, o corpo é de José Ivanildo Macena da Silva, de 44 anos. Eles estava desaparecido desde o dia 11 de junho e o corpo foi reconhecido por familiares.

Na casa onde o corpo foi encontrado morava um casal de mulheres. Elas foram presas e autuadas por ocultação de cadáver. Segundo o delegado Luiz Lucena, as duas contaram que no dia 11 de junho estavam bebendo na companhia de Ivanildo e outro amigo e que uma delas saiu pra comprar mais bebida.

"Segundo o depoimento delas, nesse tempo o Ivanildo teria estuprado a mulher que ficou na casa. Depois disso, um outro homem que foi até a casa para fazer um conserto na iluminação,ao saber do estupro, entrou em luta corporal com Ivanildo e o matou. Elas negam que tenham participado do homicídio. Essa é a versão delas", disse Lucena.

O corpo foi retirado do local com o apoio do Corpo de Bombeiros e de uma equipe da Prefeitura de Parnamirim. "Tinha muito entulho em cima do corpo e isso dificultou bastante a retirada", explicou o delegado.Fonte G1RN.

Comente

Mulher é executada na frente dos filhos no interior do RN

04/07/2019

Crime aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (4) em Governador Dix-Sept Rosado.

TV Costa Branca

Uma mulher foi executada a tiros na frente dos dois filhos pequenos em Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste potiguar. O crime aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (4) e a Polícia Civil vai investigar se a morte dela tem relação com a do marido, que também foi assassinado recentemente.

Segundo a polícia, a mulher estava na calçada, acompanhada de algumas pessoas, inclusive os dois filhos, quando dois homens se aproximaram em uma moto e começaram a atirar. A vítima correu para dentro de uma casa, mas foi seguida por um dos assassinos, que atirou mais vezes. Ela morreu no local. 

Comente

Governo do RN nomeia 111 aprovados para cargos efetivos na Saúde

04/07/2019

Novos servidores foram convocados em substituição aos que não compareceram no prazo legal para a posse da última nomeação divulgada no Diário Oficial de

Secretaria Estadual de Saúde Pública

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte nomeou, na última terça-feira 2, 111 candidatos aprovados em concurso realizado em 2018 para provimento de cargo efetivo a ser ocupado na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os novos servidores foram convocados em substituição aos que não compareceram no prazo legal para a posse da última nomeação divulgada no Diário Oficial de 8 de março de 2019 e atuarão nos seguintes cargos: Médico anestesista, Médico Cirurgião geral, Médico ortopedista, Médico Clinico geral, Médico nefrologista, Médico Psiquiatra, Médico Pediatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Fisioterapia, Enfermeiro, Técnico Radiologia, Técnico de Biodiagnóstico, Técnico em Enfermagem e TAS/Contador.

A entrega da documentação necessária deve ser realizada até o dia 1º de agosto, podendo ser prorrogado presencialmente para o dia 30 do mesmo mês.

A relação dos novos servidores segue abaixo, bem como a relação e a documentação necessária publicadas no Diário Oficial do Estado da terça-feira, 2.

Diário Oficial (I)

Diário Oficial (II)

Diário Oficial (III)

Diário Oficial (IV)

Diário Oficial (V)

Comente

Viagem de trem passará a custar R$ 1 a partir de segunda-feira na Grande Natal

04/07/2019

Reajuste faz parte do cronograma anunciado ainda no primeiro semestre deste ano e que envolveu até uma audiência de conciliação na 15ª Vara da Justiça Fed

VLTs que circulam em Natal e Grande Natal

Os usuários dos transportes sobre trilhos no Rio Grande do Norte precisarão desembolsar R$ 0,30 a mais por cada viagem que fizerem a partir da próxima segunda-feira, 8, na Grande Natal. Isso porque a tarifa cobrada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) subirá dos atuais R$ 0,70 para R$ 1,00.

O reajuste faz parte do cronograma anunciado ainda no primeiro semestre deste ano e que envolveu até uma audiência de conciliação na 
15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais. Como não havia reajuste há 15 anos, a Justiça interveio e determinou o aumento gradativo das tarifas em Natal e em outras três cidades brasileiras.

O primeiro aumento foi aplicado no dia 6 de maio, quando a tarifa saiu de R$ 0,50 para os atuais R$ 0,70. O segundo será na próxima segunda-feira, como informado. O terceiro acontecerá em 8 de setembro, passando para R$ 1,25, e o quarto em 3 de novembro, subindo para R$ 1,50. Já em 2020, ocorrerão outros dois reajustes: para R$ 1,75 e R$ 2,00. Agora RN.

Comente

Comissão Especial da Câmara aprova relatório da reforma da Previdência

04/07/2019

PSL, PP, PL, PSD, MDB, PRB, PSDB, DEM, SDD, PTB, Podemos, Pros, PSC, Cidadania, Novo, Avante e Patriota defenderam a aprovação do parecer na Comissão

Agência Estado

A Comissão Especial da reforma da Previdência aprovou nesta quinta-feira, 4, o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP) com 36 votos a favor e 13 contrários. A orientação das bancadas terminou com 17 siglas favoráveis ao parecer, contra o encaminhamento desfavorável de sete partidos.

Após a decisão, o colegiado analisa 22 destaques de bancada que foram apresentados ao texto, mas a expectativa é de que o número seja reduzido porque alguns devem ser retitados.

As lideranças do PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB, PV e Rede encaminharam de forma contrária ao parecer. Já PSL, PP, PL, PSD, MDB, PRB, PSDB, DEM, SDD, PTB, Podemos, Pros, PSC, Cidadania, Novo, Avante e Patriota defenderam a aprovação do parecer. O PMN não fez orientação de voto. A Liderança do governo encaminhou favoravelmente, contra a posição manifestada por representantes de Minoria e Oposição. 

Enquanto as lideranças faziam a orientação, um grupo de parlamentares debatia reservadamente perto da mesa. Para não atrapalhar os discursos, o presidente da Comissão, Marcelo Ramos, pediu que a reunião fosse feita no corredor. Segundo apurou o jornal Estadão, o debate acontece entre deputados que defendem regras mais brandas para policiais e integrantes do ministério da Economia.

Durante o encaminhamento, integrantes da comissão e líderes fizeram breves discursos. O deputado Tadeu Alencar (PE), que falou pelo PSB, afirmou que a proposta mantém “as crueldades e é uma agressão ao direito dos mais pobres”. Já o deputado Arthur Oliveira Maia (BA), que orientou pelo DEM, afirmou que seria “de fato, faltar ao Brasil” se a reforma não for aprovada. “O Estado não conseguirá pagar se continuar nesse modelo. A reforma é para acabar com privilégios”, disse.

Também pelo DEM, o deputado Pedro Paulo (RJ), afirmou que o orçamento da União “foi capturado pelas despesas correntes obrigatórias” e argumentou que o impacto previsto com a aprovação da reforma poderá ajudar a reverter o quadro. “Quem diria que uma proposta que veio com R$ 1 trilhão economia, sairia da Câmara com R$ 1 trilhão. O relatório apresentado tem avanços significativos, protegeu quem mais precisa”, disse.

Pelo PT, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) afirmou que a proposta aumenta a desigualdade e prejudica os mais pobres. “Estamos pensando no Brasil, em que projeto de desenvolvimento nacional nós queremos. Vamos lutar muito para derrubar”. O petista afirmou também que quem defende a reforma é o mercado financeiro “da ganância insaciável e da especulação”. “O mercado de economia real perde com essa proposta”, disse.

O líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que a aprovação da reforma é mais um passo para a recuperação da economia. “Da maneira como está, vai nos render uma economia real de R$ 1 trilhão em dez anos, como a gente pretendia. Vai nos abrir portas para a reforma tributária, para a revisão do pacto federativo e para medidas que vão nos levar para outro patamar econômico”, disse.

Comente

Na reserva, Styvenson recebeu salários integrais e terá de ressarcir Estado

04/07/2019

Colocado na reserva da PM após ter sido eleito senador, Styvenson deveria receber salários proporcionais aos 15 anos em que exerceu a profissão; no entanto,

O senador Styvenson Valentim (Podemos) recebeu, durante três meses, salários incorretos do Governo do Rio Grande do Norte. De acordo com memorando da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o erro de cálculo provocou um dano equivalente a R$ 18.474,29 aos cofres públicos, que já está sendo ressarcido pelo ex-policial nas próximas folhas.

Após ser eleito para o Senado no ano passado, Styvenson passou a fazer parte do quadro da reserva da Polícia Militar. Com isso, deveria ter sido atribuído a ele um salário proporcional ao tempo em que exerceu a função (15 anos). Ou seja, cabia-lhe receber 15/30 avos do valor que ganhava quando estava em atividade.

Segundo a Sead, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern) atribuiu indevidamente o pagamento da remuneração integral ao senador no meses de janeiro, fevereiro e março, mas ao ser alertado pelo equívoco, efetuou a correção na folha de pagamentos e Styvenson passou a receber os valores certos a partir do mês de abril.

Diante do cenário, a Secretaria de Administração informou que comunicou à PM sobre o ocorrido, e Styvenson já está sofrendo descontos nos seus salários como forma de ressarcimento dos valores que foram pagos a maior nos três primeiros meses de 2019.

Valores pagos a Styvenson de janeiro e junho deste ano. (Foto: Reprodução)

Outro lado
Procurada pelo Agora RN, a assessoria de imprensa de Styvenson informou que a ida do parlamentar para a reserva só foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 8 de fevereiro, e que este foi o motivo pelo qual ele foi remunerado como PM em atividade nos primeiros meses deste ano.

Ainda segundo a assessoria, Styvenson não teria sido oficiado, em nenhum momento, do possível erro cometido pelo Executivo. Ao saber do problema, ele determinou à sua assessoria jurídica que verifique se a remuneração foi paga indevidamente para que as providências sejam tomadas. Fonte Agora RN.

Comente

Justiça condena grupo responsável por assaltos que levaram R$ 630 mil dos Correios no RN

04/07/2019

Penas para os quatro homens variam de 22 a 73 anos

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte condenou quatro pessoas por assaltos a 11 agências dos Correios no Rio Grande do Norte, entre maio de 2017 e maio de 2018. Foram condenados, segundo a JFRN, Kleber Jota Barbosa (73 anos, 10 meses e 28 dias), Jadson Cardoso Varela (37 anos 10 meses e 6 dias), Nyelton Cunha do Nascimento (29 anos 6 meses e 20 dias) e Sebastião Ivanildo da Silva (22 anos 7 meses e 28 dias).

Ainda de acordo com a Justiça Federal, quase R$ 630 mil foram roubados das agências nos crimes cometidos no período.

Na sentença, proferida pelo Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, estão definidos os valores de multas a serem pagas. No caso de Kleber Jota será 690 dias-multa, com cada dia-multa equivalendo a 1/20 do salário mínimo, prevalecendo esse referencial para todos os três condenados. Jadson Cardoso pagará multa no valor de 540 dias-multa. Nyelton deverá desembolsar 110 dias-multa. Já Sebastião Ivanildo pagará 120 dias-multa.

A sentença condenou ainda Francisco dos Santos Moura e Josimar Pinheiro Pedro pelo crime de receptação. Cada um cumpriria um ano de reclusão, pena que foi convertida em prestação de serviço à comunidade.

O Juiz Federal Walter Nunes destacou, na sentença, que além dos valores materiais, nos assaltos foram roubados também armas e coletes balísticos. Fonte Portal No Ar.

Comente

Eleições de 2020 terão 180 mil novas urnas

04/07/2019

Serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

Agencia Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido.

Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9) a divulgação  de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.

Segundo o secretário de Tenologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a substituição dos equipamentos é necessária para melhorar a tecnologia utilizada nas urnas. De acordo com o secretário, o Brasil realiza a maior eleição informatizada do mundo.

“Saímos de um processo eleitoral manual, com baixos índices de credibilidade, até alcançarmos alto nível de confiança junto ao cidadão, utilizando os atributos de integridade e de segurança que só o paradigma digital proporciona”, disse Janino.

As urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Segundo o TSE, nunca houve qualquer espécie de fraude no sistema eletrônico de votação.

Comente

Suspeito de matar tenente da PM é preso

04/07/2019

Homem foi preso em flagrante, de acordo com a Polícia Civil

Um dos suspeitos de participar da morte do Tenente da Polícia Militar, Plínio Sales, foi preso nesta quinta-feira (4), pela Polícia Civil de Macaíba. O homem, identificado pela Civil como João Paulo Dantas de Brito Rocha, de 21 anos, estava em casa, no Golandim, bairro de São Gonçalo do Amarante, quando foi detido.

A Polícia Civil ainda vai ouvir o suspeito. Um terceiro envolvido ainda é procurado.

Um dos criminosos morreu no local da abordagem ao policial militar, em uma estrada de barro, entre o bairro do Guarapes, em Natal, e o município de Macaíba.

O PM chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Walfredo Gurgel. Fonte Portal No Ar.

Comente

Poço Branco: Prefeitura Intensifica melhorias nas Ruas e Estradas da Cidade aos Distritos.

04/07/2019

? Tempo de Mudança

A imagem pode conter: Waldemar De Gois, sorrindo, céu, barba, atividades ao ar livre e close-up

Prefeitura Intensifica Melhorias nas Ruas e estradas da Cidade aos Distritos na Gestão do Prefeito Waldemar de Góis vem trabalhando  bastante para que a População de Poço Branco/RN possa trafega da Cidade aos Distritos por Estradas boas mesmo com um inverno tenso. só nesse intervale de chuva o Prefeito vem trabalhando bastante mesmo com pouco recursos mais trabalha incansável em prol de nossos Munícipes. 

Comente

Cachaça do RN é considerada a melhor do mundo em avaliação de revista dos Estados Unidos

04/07/2019

Samanaú envelhecida, produzida em Caicó, foi definida como "excelente" em ranking. Alambique existe desde 2004 e produz 80 mil litros de bebida por ano.

Por G1 RN

Samanaú envelhecida foi considerada a melhor do mundo — Foto: Divulgação

Samanaú envelhecida foi considerada a melhor do mundo — Foto: Divulgação

A potiguar Samanaú foi considerada a melhor cachaça envelhecida do mundo pela revista eletrônica americana Tastings, especializada em degustação de bebidas de todo o mundo, numa avaliação que ocorreu neste mês de julho e foi divulgado na segunda-feira (1º).

Produzida em Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, a Samanaú recebeu a medalha de ouro da revista ao ter a melhor nota na categoria envelhecida, acumulando um total de 92 pontos e ficou a frente da Pitú Vitoriosa (91 pontos) e da Pitú Gold (86).

"Essa medalha é o reconhecimento e a valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido com a Samanaú para entregar ao consumidor uma cachaça artesanal orgânica de qualidade”, disse o empresário Vidalvo Costa, proprietário da cachaçaria.

Jurados da Beverage Testing Institute (BTI) - empresa que faz pesquisa de bebidas alcoólicas e trabalha com degustações profissionais desde 1981- são os responsáveis pelo teste. Vários tipos de bebidas são analisadas mensalmente e os resultados são divulgados no início de cada mês na revista eletrônica. A prova da Samanaú envelhecida aconteceu no dia 17 de junho passado, mês em que foram avaliadas cachaças e runs.

A Samanaú foi definida como "excepcional" e recebeu uma breve descrição em que é apontada com "aromas doces e notas de confeitaria de canela, cardamomo, caramelo, creme de maple e doce de leite, com corpo acetinado, vibrante, fluído, de fruta semi-seca, elegante, com notas semi-longas que remetem à baunilha cremosa, lavanda, creme de coco, com um toque final de castanha de caju". Segundo a classificação da revista, a Samanaú é "uma cachaça encorpada envolvendo uma cápsula de sabor apimentada e uma grande garrafa com mil possibilidades de ser bebida”.

Comente

Polícia Militar do RN recebe investimento de R$ 2 milhões em equipamentos

04/07/2019

Veículos, armas, munições letais e não letais, equipamentos tecnológicos e de proteção individual foram entregues pelo Governo Federal em cerimônia em B

Por G1 RN

Secretário de segurança esteve em cerimônia que contou com o vice-presidente General Mourão e o ministro Sérgio Moro — Foto: Divulgação

Secretário de segurança esteve em cerimônia que contou com o vice-presidente General Mourão e o ministro Sérgio Moro — Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (3), do Governo Federal, cerca de R$ 2 milhões em equipamentos para a Polícia Militar do estado. Veículos e armas estão entre os materiais - oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - que serão incorporados na corporação potiguar.

Foram entregues à PM potiguar, em cerimônia realizada em Brasília, cinco veículos, sendo três pick ups e dois micro-ônibus, 36 armas e 20.273 munições letais, outras 193 armas e 3.536 munições não letais, além de equipamentos tecnológicos e de proteção individual.

"O apoio do Governo Federal é importante para manutenção das nossas estruturas de segurança pública. Além desse legado, estamos no processo de aquisição dos equipamentos vinculados aos 80 milhões e trabalhando também na destinação dos 40 milhões de emendas parlamentares”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Francisco Canindé de Araújo.

O comandante geral da PM do RN, Coronel Alarico Azevedo, também esteve na cerimônia, que contou com a presença de do vice-presidente da República, General Mourão, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Comente

Ministério da Saúde não manda soro antirrábico para o RN, e estoque fica zerado

04/07/2019

Subcoordenadora de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), Aline Rocha, informou que a situação no abastecimento do estado e

Vacinas antirrábicas estão zeradas no RN, e as antiveneno quase no fim

O Hospital Giselda Trigueiro informou que tem faltado soro antiveneno e antirrábico nos hospitais potiguares que dispõem de estoque. A quantidade começou a diminuir drasticamente há cerca de três meses.

O Giselda Trigueiro, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, toxicológicas e de ataques por animais peçonhentos, é a única unidade de Natal, e uma das quatro do estado que ainda possui um pequeno estoque de soro antiveneno. Os estoques de soro antirrábico, porém, acabaram totalmente e seu tratamento alternativo, a imunoglobulina, também já está no fim.

A subcoordenadora de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), Aline Rocha, informou que a situação no abastecimento do estado está em estado crítico. Em relação ao soro antiveneno, utilizado para lidar com o ataque de animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou escorpiões, não existe um tratamento alternativo.

A subcoordenadora contou que na terça-feira, 2, um quantitativo suficiente para o atendimento de cerca de 20 a 25 casos graves foi recebido. Mas a quantidade ainda não é suficiente para atender às demandas do estado.

Aline esclareceu que essa situação já vem se arrastando por alguns meses, e que a Sesap vem recendo do Ministério da Saúde, órgão responsável pela distribuição dos soros, apenas um terço do que lhe é solicitado.

Outro ponto crítico é o abastecimento do soro antirrábico, que neste momento está zerado. Aline explica que o atendimento para quem contrai o vírus da raiva consiste em soro e quatro doses de vacina.

Na falta do soro, a imunoglobulina é utilizada para tratar as contaminações. Entretanto, a quantidade de imunoglobulina também está limitada. Hoje, ela é suficiente somente para dez atendimentos em adultos.

Conforme justifica a subcoordenadora, o problema é nacional. Segundo ela, o Ministério da Saúde está com dificuldades para fazer a distribuição, já que o seu próprio estoque é pequeno.

A Sesap está tomando algumas providências com relação à situação: sensibilização da população quanto à prevenção, criação de um protocolo mais rigoroso de atendimento e diminuição na quantidade de hospitais que possuem os soros – hoje, além do Hospital Giselda Trigueiro, os Hospitais Regionais de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró são as outras unidades que possuem o medicamento.

Diante da falta de soros, a Sesap apela para o foco na prevenção. “Não fazer trilhas; trabalhadores rurais devem estar sempre com o equipamento de proteção, evitar manusear animais de rua”, enumera Aline Rocha.

Em 2018 foram contabilizados 3.234 casos de ataque de animais peçonhentos no Hospital Giselda Trigueiro. Em média, o hospital atende 300 casos de pacientes com risco de raiva por mês. Fonte Agora RN.

Comente

Troca de tiros termina com mortes de PM da reserva e assaltante em Macaíba

04/07/2019

Militar, identificado como Plínio, foi interceptado pelos criminosos quando passava em seu carro pela Rua Fabrício Pedroza, via liga Natal a Macaíba

Plínio, PM da reserva que foi morto em confronto

Após reagir uma tentativa de assalto, um subtenente da reserva da Polícia Militar morreu ao entrar em confronto com os bandidos. O crime ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 3, nas proximidades entre Natal e Macaíba. Durante a troca de tiros um dos bandidos também foi morto, enquanto outros dois fugiram.

O militar até o momento foi identificado como subtenente Plínio. Segundo a Polícia Militar, ele foi interceptado pelos criminosos quando passava em seu carro pela Rua Fabrício Pedroza, via que liga Natal a Macaíba, e é uma rota comumente utilizada na região. O caso aconteceu próximo ao condomínio Village de Prata.

Assaltantes e o policial trocaram tiros. O subtenente Plínio e um dos assaltantes se feriram. No carro junto do subtenente estavam três familiares, mas nenhum dos parentes do PM foi atingido. Após realizar buscas na região próxima ao local do crime, a polícia levou três homens para prestar depoimento na delegacia.

O militar foi socorrido e levado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste de Natal, mas não resistiu e morreu quando estava ainda a caminho da unidade.Agora RN.

Comente

Bolsonaro acena a policiais e diz que ??sacrifício tem de ser vivido por todos?

04/07/2019

Presidente foi alvo de protestos na Câmara dos Deputados após impasse com a reforma da Previdência; Alexandre Frota afirmou que vai apresentar destaque ao re

Após ter sido chamado de traidor por policiais civis e federais, em razão de um impasse envolvendo a aposentadoria da categoria na discussão da reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quarta-feira, 3, em chegada a evento em São Paulo, que pretende atuar para solucionar a questão. Enquanto se dirigia ao local do evento, apontou para um grupo de policiais militares a trabalho e disse: “Vou resolver o caso de vocês, viu?”.

As regras de aposentadoria de policiais militares, porém, não serão tratadas neste momento da reforma da Previdência, porque são equiparadas às dos militares das Forças Armadas, que serão discutidas em outro projeto.

Parte da bancada de policiais do PSL na Câmara dos Deputados ameaça não votar a reforma da Previdência caso as demandas da classe não sejam atendidas. Os parlamentares ligados ao setor de segurança pública querem regras mais brandas de aposentadoria para a categoria do que as previstas atualmente na proposta.

Eleito com uma pauta fortemente ligada à segurança pública, Bolsonaro foi chamado na terça-feira, 2, de traidor por profissionais da categoria, em protesto na Câmara dos Deputados. Ainda na manhã desta quarta, o presidente afirmou que os policiais podem “ficar tranquilos” em relação à reforma da Previdência. “A reforma da Previdência atenderá a todos, fiquem tranquilos meus colegas das forças auxiliares, o sacrifício tem de ser dividido por todos”, afirmou.

Logo antes de falar da reforma, Bolsonaro se dirigiu ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) também presente no evento, e disse: “Sabemos da dificuldade que todo governador tem para conduzir o destino do seu Estado, parabéns pela forma como conduz o meu, o nosso Estado de São Paulo. É difícil, mas cumpriremos essa missão”.

Na manhã desta quarta-feira, o presidente participa de solenidade de posse do novo comandante do Comando Militar do Sudeste, general Marco Antonio Amaro, que assume no lugar do general Luiz Eduardo Ramos, que será o novo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, substituindo o general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Alexandre Frota pretende furar ‘silêncio’ do PSL
Enquanto isso, o coordenador da bancada do PSL na Comissão Especial da reforma da Previdência, deputado Alexandre Frota (SP), contou que estuda apresentar um destaque ao relatório da proposta para abrandar as regras de aposentadoria para as carreiras de policiais federais e policiais rodoviários federais, atendendo forte pressão das categorias.

A iniciativa de Frota vai na contramão do acordo que está sendo costurado entre os partidos para que nenhum deles apresente destaques com o objetivo de não atrasar a votação do parecer no colegiado. Frota também está fazendo um movimento contrário ao posicionamento do seu próprio partido, que ontem emitiu nota declarando que não apresentaria tais pedidos de mudança.

Para driblar essa orientação do PSL, Frota irá apresentar um destaque em seu nome, individual, e não de bancada, que seria um pedido endossado pela legenda. A diferença é que os nominais podem ser rejeitados em bloco, sem que sejam analisados um por um. A tendência, inclusive, é de que todos esses pedidos individuais sejam derrubados de uma vez.

Caso Frota concretize a intenção, ele deverá deixar para a última hora a formalização do destaque. Ele quer recuperar uma emenda que requer a redução da idade mínima das policiais mulheres de 55 anos para 52 anos, mudanças nas regras de pensão por morte, entre outros pontos.

Bolsonaro diz que política mudou, rejeita pacto assinado no papel e cobra exemplo
Bolsonaro afirmou ainda que a “a política mudou”, rejeitou a necessidade de um “pacto assinado no papel” e cobrou que os Poderes Executivo e Legislativo deem o “exemplo”. A declaração foi dada um pouco mais de um mês depois de os Três Poderes da República – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário – terem negociado um pacto que representou um compromisso das instituições com as reformas prometidas pelo governo. Fonte Agencia Estado.

Comente