‘O Alexandre deu azar. Ele mexeu com gente muito poderosa’, diz Bolsonaro
01/03/2025
Ex Presidente Bolsonaro
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Para Jair Bolsonaro, essa briga do governo de Donald Trump com o STF e o ministro Alexandre de Moraes está só no início.
Na visão do ex-presidente, o magistrado finalmente encontrou um oponente com poderes suficientes para responder “ao seu comportamento” no Supremo.
“O Alexandre deu azar. Ele mexeu com gente muito poderosa. Foi brigar com os caras mais ricos do mundo”, diz Bolsonaro.
Feita a constatação, o ex-presidente tem na ponta da língua a “solução” para Moraes encerrar a crise com Trump: “Anistia todo mundo. É essa a solução. Enterra isso daí”.
Nesta quinta, o ministro do Supremo mostrou que não está preocupado com as ações de Trump ou de seu governo contra ele. Falando durante a sessão da Corte, ele defendeu o compromisso da instituição com a defesa da democracia, dos direitos humanos e da soberania do Brasil: “Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma República cada vez melhor, independente e democrática”.
Fonte: Veja
Poço Branco: O Carnaval 2025 é o Carnaval do Povão
28/02/2025
Carnaval 2025 em Poço Branco. Programação.
Carnaval 2025 em Poço Branco RN O Carnaval do Povão quatro Dias de Folia veja a Programação.
Ver essa foto no Instagram
Polícia prende dois suspeitos de envolvimento no homicídio do ex-prefeito de São Pedro do Potengi
28/02/2025
Prisão
Foto: PC/ASSECOM Agentes da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco, prenderam, nesta sexta-feira (28), dois suspeitos de envolvimento no homicídio que vitimou Miguel Nasser, ex-prefeito de São Pedro do Potengi.
As investigações conduzidas pela DHPP identificaram quatro envolvidos no crime. Dois deles foram localizados no município de Olinda (PE), onde tiveram os mandados de prisão cumpridos. Detalhes sobre a investigação e a operação serão divulgados em coletiva de imprensa na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), às 12h. Fonte Ponta Negra News.
Moraes nega novo recurso de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias
28/02/2025
Negado pedido de defesa
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala sobre rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (27) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedia um prazo de 83 dias para apresentar sua resposta às acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Bolsonaro foi denunciado pela PGR por crimes como liderar organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A defesa do ex-presidente alegou que não teve acesso completo aos autos do processo e solicitou, além do prazo estendido, a devolução de prazos anteriores.
No entanto, Moraes rejeitou os pedidos, afirmando que todos os elementos de prova já estavam disponíveis para consulta desde novembro de 2024 e que a defesa teve acesso integral às mídias e documentos relacionados ao caso. O ministro destacou que a Procuradoria-Geral da República e a defesa de Bolsonaro examinaram as mesmas provas, incluindo mensagens extraídas de celulares de envolvidos e áudios que mencionam o ex-presidente.
“Não há dúvida de que a defesa teve acesso pleno aos autos e ao sistema, podendo analisar todos os elementos colhidos”, afirmou Moraes no despacho. A decisão reforça que o processo seguirá sem novos adiamentos, mantendo o ritmo das investigações sobre o suposto envolvimento de Bolsonaro e aliados em atos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.
Fonte: SBT News
Governo do RN entrega insumos e equipamentos ao Hospital Tarcísio Maia
28/02/2025
Governo do RN
Foto: Sesap/Divulgação O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega de uma nova remessa de insumos e equipamentos para reforçar o atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e em outras unidades de saúde da 2ª Região de Saúde.
A iniciativa tem como objetivo assegurar o abastecimento adequado das unidades hospitalares durante o período carnavalesco, quando a demanda por atendimentos costuma aumentar significativamente.No HRTM, os novos materiais contribuirão diretamente para aprimorar o atendimento aos pacientes, proporcionando mais eficiência no acolhimento e no suporte às equipes médicas. Fonte Ponta Negra News.
PIX por aproximação começa a funcionar hoje; veja como usar
28/02/2025
Pix Por Aproximação
Créditos: Reprodução As instituições financeiras devem disponibilizar o PIX por aproximação aos seus clientes a partir desta sexta-feira (28), conforme regulação do Banco Central.
Essa modalidade permite que os clientes paguem contas com o PIX apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Além disso, o PIX poderá ser incluído em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Dessa forma, o cliente não precisa acessar o aplicativo do banco para fazer pagamentos.
As carteiras digitais precisam precisam pedir autorização ao BC para intermediar o pagamento com o PIX por aproximação. Por enquanto, só o Google está autorizado.
Como vai funcionar o PIX por aproximação
A ideia do PIX por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o PIX por QR Code.
Hoje, com o QR Code, o comerciante gera um código e o cliente precisa entrar no aplicativo do banco, ir até a área de PIX, selecionar a opção de "QR Code", ler o código e aceitar a transação.
Já com o PIX por aproximação, basta ir ao aplicativo do banco, selecionar a opção e aproximar o celular do aparelho. O processo pode variar um pouco de acordo com a instituição financeira.
Já para ativar o PIX em uma carteira digital, o cliente precisa vincular a conta bancária à carteira –como é feito com cartões de crédito, por exemplo.
As transações nesse modelo terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.
Com informações de g1
Natal e mais 42 municípios estão em alerta para chuvas intensas; confira lista
27/02/2025
Chuvas no RN
Foto: Heilysmar Lima O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de chuvas intensas para Natal, Mossoró e mais 41 municípios do Rio Grande do Norte, englobando toda a faixa litorânea do estado. O aviso será iniciado às 18h desta quarta-feira (26) e segue até às 10 horas da manhã desta quinta-feira (27).
As cidades listadas podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. "Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", pontuou o Inmet.
"Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda", acrescentou o instituto.
Confira os municípios em alerta
Areia Branca
Arez
Baía Formosa
Baraúna
Caiçara do Norte
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Extremoz
Galinhos
Goianinha
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Jandaíra
João Câmara
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Parazinho
Parnamirim
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Serra do Mel
Taipu
Tibau
Tibau do Sul
Touros
Vila Flor
Fonte TV Tropical.
Prefeita de João Câmara decreta ponto facultativo no período de Carnaval
27/02/2025
Prefeitura de João Câmara Prefeita Aize
A prefeita de João Câmara, Aize Bezerra, assinou o Decreto Nº 027/2025, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante o período de Carnaval. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (27).
De acordo com o documento, os dias 3, 4 e 5 de março de 2025 – correspondentes à segunda e terça-feira de Carnaval e à Quarta-feira de Cinzas – serão de ponto facultativo. No entanto, os serviços essenciais não serão paralisados, devendo funcionar normalmente ou em regime de plantão, conforme determinação de cada órgão. Fonte Blog do Jasão.
Justiça do RN aumenta penas de advogada e líderes de facção investigados na Operação Carteiras
27/02/2025
Aumento de Penas.
Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra A Justiça do Rio Grande do Norte aumentou, nesta quarta-feira (26), as penas da advogada Mona Lisa Amélia Albuquerque de Lima e dos líderes de facção Orlando Vasco dos Santos e Erasmo Carlos da Silva Fernandes. Os três foram condenados por envolvimento com uma organização criminosa que atua no estado, desmantelada durante a Operação Carteiras.
Revisão da sentença e aumento das penas
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recorreu da sentença original, solicitando a aplicação da fração máxima das causas de aumento previstas na Lei nº 12.850/2013. O órgão também pediu a alteração do regime inicial de cumprimento de pena da advogada para o fechado, argumentando que a punição inicial não correspondia à gravidade dos crimes.
Com a decisão da Justiça, as penas foram ampliadas da seguinte forma:
Mona Lisa Amélia Albuquerque de Lima:
Pena anterior: 4 anos, 9 meses e 5 dias (regime semiaberto).
Nova pena: 7 anos e 6 meses de reclusão e 26 dias-multa (regime fechado).
Orlando Vasco dos Santos:
Pena anterior: 6 anos, 5 meses e 23 dias (regime fechado).
Nova pena: 10 anos, 3 meses e 24 dias de reclusão e 36 dias-multa (regime fechado).
Erasmo Carlos da Silva Fernandes:
Pena anterior: 5 anos, 6 meses e 20 dias (regime fechado).
Nova pena: 8 anos e 9 meses de reclusão e 30 dias-multa (regime fechado).
A decisão do Tribunal de Justiça reforça o entendimento de que as punições iniciais não refletiam a gravidade dos atos cometidos, sendo necessário o aumento das penas.
Entenda a Operação Carteiras
A investigação do MPRN começou em julho de 2021 e revelou o envolvimento da advogada Mona Lisa na comunicação entre líderes faccionados presos e membros da organização criminosa que operavam em liberdade. Fonte Ponta Negra News.
Copa do Brasil: América SAF é goleado e eliminado pelo União
27/02/2025
Copa do Brasil.
O América SAF foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (26), jogando no estádio Mirandão, em Araguaína/TO, o alvirrubro saiu vencendo o União pelo placar de 2 a 0, mas acabou sofrendo uma virada histórica, perdendo por 4 a 2 e dando adeus a classificação e a premiação no valor de R$ 1 milhão.
Depois de sair vencendo com dois gols marcados no início do primeiro por Ricardo Bueno, que finalmente desencantou, e Lucas Rodrigues, parecia que o América que passaria fácil pelo União.
Mas aí começaram a se repetir os velhos erros do marcação do time alvirrubro. Sem combate no meio-campo e nas laterais, o humilde time de Tocantis avançou e chegou ao empate ainda na etapa inicial com Jean Bala e AllanCesario.
O União notou a fragilidade do sistema defensivo alvirrubro e seguiu pressionando no segundo tempo, chegando a virada com Jean Bala e depois decretando números finais com Gabriel Vinícius fazendo 4 a 2.
Desaprovação a Lula dispara no NE e supera 60% em SP, MG e RJ
27/02/2025
Governo Lula
Créditos: José Cruz/Agência Brasil A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a marca de 60% nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É o que aponta uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, realizada em oito estados que, juntos, representam 62% do eleitorado brasileiro. O levantamento mostra a escalada negativa da avaliação do governo petista até mesmo em estados do Nordeste — reduto eleitoral histórico da legenda. Em comparação com a medição de dezembro, a desaprovação subiu de 55% para 69% em São Paulo; de 47% para 63% em Minas Gerais; de 33% para 51% na Bahia; e de 53% para 68% no Paraná.
Já no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul a desaprovação foi de 64% e 66%, respectivamente, sem comparativo histórico. Em Goiás, ela subiu de 56% para 70%; e, em Pernambuco, foi de 33% para 50%.
A pesquisa mostra também que aumentou o percentual de eleitores que acreditam que o Brasil está na direção errada. Em SP são 67%; em MG, 66%; no RJ, 67%; na BA, 57%; no PR, 66%; no RS, 63%; em PE, 55% e em GO, 68%. Em todos os estados pesquisados, a maioria dos entrevistados acha que Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos.
A Genial/Quaest também questionou os entrevistados sobre a situação econômica no país. Na avaliação do eleitor, nos últimos doze meses, a economia piorou para 62% dos paulistas; 59% dos mineiros; 60% dos fluminenses; 50% dos baianos; 61% dos paranaenses; 56% dos gaúchos; 51% dos pernambucanos; e 58% dos goianos.
A pesquisa mostra também que Lula tem uma taxa de rejeição maior do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais: 62% contra 51%. O petista venceu o bolsonarista no estado — visto como decisivo, uma vez que o candidato vencedor costuma ser eleito — por pouca margem em 2022. A rejeição de Lula chega a 66% em SP. No RJ, 58%; na BA, 39%; no PR 68%; no RS, 62%; em PE, 40% e em GO, 67%.
Já em relação ao ex-presidente, a rejeição supera a de Lula apenas na BA, com 60%, e em PE, com 56%. Em SP, Bolsonaro chega a 53%; em MG, a 51%; no RJ, a 49%; no PR, a 44%; no RS, a 51%; e em GO, a 41%. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2025, com 10.442 eleitores de idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais em São Paulo, e 3 pontos percentuais no demais estados pesquisados.
Fonte: Tribuna do Norte
Professores da rede estadual do RN deflagram greve
26/02/2025
Greve na Educação do RN.
Foto: Lenilton Lima Os professores da Rede Estadual de Educação rejeitaram a proposta do governo e deflagraram greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça-feira (25). De acordo com o Sindicato do Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), o início do movimento é imediato.
O sindicato destacou que a proposta apresentada pelo governo estadual era de pagamento de 3% em março e 3,24% em dezembro. No entanto, foi recusada. Durante a assembleia, a categoria aprovou a contraproposta para o Piso Salarial de 2025: 6,27% em março mais o retroativo acumulado entre fevereiro e março.
"Essas deliberações serão encaminhadas ao governo estadual por meio de ofício", destacou o Sinte-RN. Fonte TV Tropical.
Governo do RN diz que Operação Carnaval terá 5 mil policiais nas ruas
26/02/2025
Carnaval 2025
Foto: Carmem Felix/Assecom O Governo do RN lançou, nesta terça-feira (25), a Operação Carnaval, que será iniciada na próxima sexta-feira (28) e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas, dia 05 de março. As Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) e a Secretaria da Administração Penitenciária atuarão em todas as regiões do Estado para garantir segurança e tranquilidade. Ao todo, serão 5 mil agentes, com investimentos de R$ 7 milhões.
Além das forças de segurança, as secretarias de Estado da Saúde, da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) e o Detran estarão atuando em campanhas educativas.
“Com integração e intersetorialidade realizamos amplo planejamento da estrutura em termos de efetivo policial, bombeiros, peritos e servidores do Itep com condições de garantir a demanda para o período de carnaval e também ações educativas. Em 2024, foram empregados 3,2 mil agentes de segurança, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões em diárias operacionais. Este ano aumentamos o investimento, serão 5 mil agentes de segurança e R$ 7 milhões em diárias operacionais”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A operação foi lançada um dia após os policiais civis decidirem, em assembleia, que vão participarem das diárias operacionais neste carnaval. De acordo com o secretário de segurança, Coronel Francisco Araújo, a delegada geral Ana Cláudia Saraiva buscou uma solução juntamente com o Sindicato dos policiais civis para que a operação carnaval não fosse prejudicada por uma possível redução do efetivo em alguns horários, caso as diárias operacionais não fossem feitas.
Durante o evento, os policiais civis receberam a governadora Fátima Bezerra com um protesto. A categoria cobrou o cumprimento do auxílio alimentação e a revisão salarial.
Ações intersetoriais da Operação Carnaval
POLÍCIA PENAL
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) iniciou a Operação Carnaval no dia 20 de fevereiro. Estão sendo realizadas revistas nas estruturas de todas as 18 unidades com presos do Estado. A ação de segurança envolve o Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).
O reforço no trabalho realizado diariamente pelos policiais penais do plantão é coordenado pelo Departamento de Operações Táticas (DOT) com a participação dos grupos operacionais. A Polícia Penal vai ampliar a fiscalização dos presos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas. Efetivos da Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal estarão presentes nos principais polos carnavalescos.
CULTURA
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte investe R$ 10,6 milhões no Carnaval 2025 por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação José Augusto (FJA). O valor abrange a Capital, com recursos na ordem de R$ 3.192.232,50 e 12 municípios do interior e da Região Metropolitana, que totalizam R$ 7.450.186,84.
Ao todo, 27 projetos propostos por pessoas físicas, organizações da sociedade civil e por prefeituras garantem a folia nos principais polos do Rio Grande do Norte, além de fomentar o carnaval nos municípios que historicamente nunca foram alcançados por incentivos públicos destinados à cultura, como São Paulo do Potengi, Baraúna, Upanema e Monte Alegre.
PROTEÇÃO À MULHER
Com a chegada do Carnaval, período de festa e celebração, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) juntamente com as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte intensificam as ações de proteção e conscientização em todo o Rio Grande do Norte. Entre as principais iniciativas, está a campanha “Não é Não! Se insistir, é assédio”, que reforça a importância do respeito e do consentimento durante a folia.
CANAIS DE DENÚNCIA
A SEMJIDH orienta que qualquer caso de assédio, violência ou discriminação seja denunciado imediatamente. A Ouvidoria de Direitos Humanos está disponível para receber denúncias e prestar apoio: E-mail: ouvidoria.semjidh@gmail.com WhatsApp: (84) 98645-7682. DPGV/PCRN: (84) 9 8661-5356. Disque 181 (Polícia Civil).
Whatsapp do Disque 180: (61) 99610-0180. Disque 190 (Polícia Militar).
Mulher descobre gravidez ao dar à luz na porta de hospital em Mossoró
26/02/2025
Gravidez
Foto: Reprodução Uma mulher que desconhecia sua gravidez deu à luz de forma inesperada na entrada do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró (RN), na tarde da segunda-feira (24). A paciente havia sido encaminhada do município de Felipe Guerra (RN) com um quadro de dor abdominal intensa, sob suspeita de apendicite. No entanto, ao chegar à unidade por volta das 16h30, os médicos constataram que o bebê já estava a caminho, e o parto precisou ser realizado ali mesmo, no corredor de acesso ao hospital.
Atendimento emergencial e encaminhamento do bebê
Por ser um hospital voltado para urgências e emergências, o Tarcísio Maia não possui estrutura para obstetrícia. No entanto, a equipe médica agiu rapidamente e realizou o parto com segurança. Tanto a mãe quanto o bebê passaram bem, e a criança foi encaminhada para a Maternidade Almeida Castro, referência na região.
Diante da surpresa do nascimento, os profissionais do hospital se mobilizaram para organizar uma campanha de doação de fraldas para o recém-nascido, já que a mãe não estava preparada para recebê-lo.Fonte Ponta Negra News.
Cenário político do RN muda e redefine disputa eleitoral de 2026
26/02/2025
Rogério Marinho pode deixar corrida ao governo; Allyson Bezerra surge como nome forte da oposição, enquanto PT cogita Cadu Xavier para o Executivo estadual
Mudanças nos bastidores colocam Allyson Bezerra e Cadu Xavier como possíveis candidatos ao governo do RN, enquanto Rogério Marinho pode assumir papel nacional. | Foto: José Aldenir / AGORA RN Rogério chegou a anunciar que percorreria o RN a partir de março para consolidar sua candidatura, mas informações recentes sugerem que seus planos mudaram. Agora, há especulações de que ele possa assumir uma função no plano federal, cogitando-se até mesmo sua indicação à presidência nacional do PL, cargo relevante considerando sua atual posição como secretário-geral do partido. Outra possibilidade que ganhou força é a de que Rogério seja indicado como vice em uma chapa presidencial, o que o afastaria da corrida pelo governo estadual.
Com Rogério fora do páreo local, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), surge como o nome mais forte da oposição para disputar o governo. Nesse novo desenho, a aliança oposicionista seria formada por Allyson para o Executivo estadual, tendo Styvenson e Álvaro concorrendo ao Senado. O movimento sinaliza uma reconfiguração significativa da oposição, com novas alianças e estratégias em jogo.
No campo governista, o cenário também sofreu alterações. Em janeiro, havia incerteza sobre o futuro político da governadora Fátima Bezerra (PT), que cogitava renunciar em abril de 2026 para disputar o Senado ou a Câmara. Com essa possível saída, o vice-governador Walter Alves (MDB) assumiria o governo e disputaria a reeleição. No entanto, informações recentes apontam que Walter não estaria animado com a ideia. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), também não demonstra interesse em entrar na disputa.
Diante dessas indefinições, um novo nome apareceu no cenário governista: o secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT), o Cadu. Ele passou a ser cogitado como possível candidato ao governo, representando a continuidade da gestão petista no RN. A chapa governista se desenharia com Cadu para o governo e Fátima e a senadora Zenaide Maia (PSD) disputando as duas vagas ao Senado. A configuração conta com o apoio do presidente Lula (PT) e aliados nacionais, reforçando a articulação do campo progressista no estado.
O tabuleiro político do RN segue em movimento constante. O que parecia definido em janeiro se desfez antes mesmo das águas de março. As negociações seguem intensas nos bastidores, com alianças sendo feitas e desfeitas e novos nomes surgindo no jogo eleitoral. O eleitor potiguar ainda terá muito o que observar até que as nuvens finalmente se dissipam e revelem o verdadeiro cenário das eleições de 2026.
A 585 dias do pleito, Walter Alves opta por concluir o mandato
26/02/2025
Eleições 2026
Créditos: Reprodução As eleições gerais vão ocorrer daqui a 585 dias, mas a classe política do Rio Grande do Norte já começa a encurtar o calendário eleitoral, tomando decisões agora. Caso do vice-governador Walter Alves (MDB), que decidiu não disputar a reeleição para governador do Estado, na hipótese de assumir o cargo em abril de 2026, decorrente da renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar uma das duas vagas ao Senado da República nas eleições de 6 de outubro desse ano.
Walter Alves disse que “essa decisão já estava tomada há um certo tempo”, mas estava “se segurando” para anunciá-la publicamente, porque o grupo político da situação “precisava” de um candidato à sucessão de Fátima Bezerra.
Alves afirmou que a decisão que o demoveu de disputar cargo eletivo em 2026 foi “por questão de família” e não em função de pressão política do Partido dos Trabalhadores para lançamento de uma candidatura própria ao governo estadual.
“Eu fui convidado pela governadora Fátima Bezerra para ser o candidato, mas devido a essa questão de família, não serei, deverei com a desincompatibilização da governadora assumir e terminar o governo”, reforçou Alves.
Como presidente estadual do MDB, o vice-governador Walter Alves informou que o projeto politico do partido “é fazer uma grande nominata de candidatos a deputados estaduais e federais e o MDB deverá participar da chapa majoritária”.
Segundo Alves, o seu compromisso político com a direção nacional do MDB é fazer com que o partido “saia muito fortalecido, a gente está trabalhando para isso” das eleições de 2026, podendo indicar candidatou a vice-governador ou a senador.
Walter Alves disse que sua decisão também foi tomada de comum acordo com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP).
“Um projeto nacional pode acontecer, inclusive em Brasília, e um dia eu posso voltar”, finalizou Alves, a respeito do fato de ficar sem mandato eletivo a partir de janeiro de 2027.
Com informações de Tribuna do Norte
RN registra recorde de 89,6 mil cirurgias eletivas em 2024, um aumento de 17% em relação a 2023
25/02/2025
Saúde no RN
Foto: SESAP/ASSECOM O Rio Grande do Norte realizou 89.605 cirurgias eletivas em 2024, um crescimento de 17% em comparação com 2023, quando foram registrados 76.619 procedimentos. O avanço foi impulsionado pelos investimentos do Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde 2020, e pelo Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde. No total, os programas destinaram R$ 46,5 milhões para ampliar o acesso a cirurgias para a população potiguar. Os dados foram apresentados pela Sesap durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (24). “Esse resultado é fruto do esforço conjunto para garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para o povo do RN. O desafio agora é ampliar ainda mais o número de cirurgias em 2025”, afirmou a secretária-adjunta Leidiane Queiroz. Fonte Agora RN.
FECAM e FEMURN avançam em parceria para fortalecer municípios
25/02/2025
Presidentes da FECAM e FEMURN discutem parceria para fortalecer atuação municipalista no RN.
Na manhã desta segunda-feira 24, o presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM), Ériko Jácome, recebeu o presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Babá, para uma reunião extensa na sede da FECAM.
O encontro teve como pauta principal o fortalecimento da união entre as duas federações, buscando parcerias que valorizem os municípios tanto no âmbito legislativo quanto no executivo. Para Ériko Jácome, a parceria entre as duas entidades é fundamental para fortalecer a atuação municipalista no estado.
“Quando unimos forças, conseguimos representar melhor os interesses dos municípios, garantindo mais estrutura e suporte tanto para as câmaras quanto para as prefeituras. Essa união entre FECAM e FEMURN só tem a trazer benefícios para as cidades e suas populações”, disse.
Já o presidente da FEMURN e ex-prefeito Babá destacou que esse é apenas o começo de um trabalho conjunto em prol dos municípios. “A ideia é que possamos encontrar soluções conjuntas, potencializando a força dos municípios e garantindo mais avanços para a gestão pública”, afirmou.
A ex-presidente e hoje diretora executiva da FECAM, Erineide Sá, também participou da reunião trazendo pautas importantes. fonte Agora RN
VÍDEO: Viatura da PRF capota na BR-406 na Grande Natal
25/02/2025
Acidente
Créditos: Reprodução Redes Sociais Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal capotou na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na tarde desta segunda-feira (24). O acidente aconteceu nas proximidades do acesso ao conjunto Ruy Pereira.
De acordo com a PRF, a viatura teria tentado desviar de um veículo que mudou de faixa bruscamente e acabou sofrendo o acidente. O veículo só parou em uma área de mata, às margens da rodovia.
Ainda segundo a Polícia Rodoviária, um agente se feriu levemente após bater a cabeça. Ele estava consciente e foi socorrido para o hospital.
Veja imagens do acidente:
Com informações de Portal da Tropical
Homem que produzia armas e munições caseiras é preso em Nova Cruz
24/02/2025
Prisão
Foto: PMRN/Divulgação Um homem que produzia armas caseiras foi preso neste domingo (23) no bairro do planalto em Nova Cruz. A prisão ocorreu quando uma patrulha do 8º BPM recebeu uma denúncia de populares que um cidadão estaria efetuando disparos de arma de fogo.
Durante a abordagem em sua residência foram encontradas cinco armas longas, diversas munições de diferentes calibres, material de fabricação caseira de armas de fogo e material para fabricação de munição, pólvoras, e espoletas.
Todo o material junto com o suspeito foram conduzidos a delegacia de plantão para procedimentos. Fonte Ponta Negra News.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |