Policial militar sofre fraturas após tentativa de assalto na zona Norte de Natal
26/07/2019
Militar fraturou a tíbia e a fíbula na reação ao crime
Um policial militar foi vítima de uma tentativa de assalto no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal, na noite dessa quinta-feira (25). Ele reagiu e, na ação, acabou fraturando a tíbia e a fíbula.
Segundo a PM, houve troca de tiros, mas o militar não foi atingido. As fraturas se deram por causa de uma queda. Ele foi socorrido e passa bem.
Os criminosos fugiram em um carro. A polícia fez buscas, mas ninguém foi localizado. A corporação acredita que algum criminoso tenha sido atingido no confronto armado. Fonte Portal No Ar.
PF: suspeitos de hackear celular de Moro podem ter feito mil vítimas
25/07/2019
Números telefônicos supostamente atacados ainda serão identificados
A Polícia Federal (PF) informou hoje (24), em coletiva de imprensa, que mil números telefônicos diferentes podem ter sido alvo da quadrilha suspeita de hackear o aplicativo de mensagens Telegram do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também pode estar entre as vítimas.
"Aparentemente, mil números telefônicos diferentes foram alvo desse mesmo modus operandi dessa quadrilha. Há possibilidade, ainda não temos uma identificação e nem começamos a fazer isso, mas há possibilidade de um número muito grande de possíveis vítimas desse mesmo tipo ataque que está sendo investigado agora", disse o coordenador geral de Inteligência da PF, João Vianey Xavier Filho.
A PF investiga se o ministro da Economia foi vítima do mesmo grupo. "No momento da busca e apreensão, no celular de um dos indivíduos estava uma conta no aplicativo de mensagens vinculada com o nome Paulo Guedes. A gente tem que confirmar isso de forma pericial, mas é forte indicativo de que a conta seja realmente a do ministro", explicou o diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Luiz Spricigo Júnior.
De acordo com Filho, os números telefônicos supostamente atacados serão identificados para que se possa aferir a extensão exata dos ataques. A PF vai encaminhar ainda nesta quarta-feira um ofício para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando uma reunião para buscar formas de sanar as fragilidades encontradas na investigação.
Atuação
De acordo com a PF, a investigação é conduzida desde pelo menos abril, quando procuradores da Força Tarefa da Lava Jato passaram a relatar algumas ligações recebidas em seus aparelhos originadas do próprio número. Em junho, Moro e outras autoridades informaram ocorrência semelhante.
A polícia conseguiu então chegar aos números de IP, que são relacionados à conexão à internet, dos dispositivos que supostamente executaram os ataques. Também foi identificado o tipo de equipamento que os indivíduos usavam. "Um dos equipamentos era um celular exatamente da marca e modelo que foi identificado na posse dos indivíduos", diz Júnior.
De acordo com Filho, na residência de um dos alvos, foi localizado pela PF um computador contendo "atalhos de conexão a várias contas de aplicativo de mensagem". Segundo ele, tudo indica que havia captura sistemática de contas desses aplicativos. "Não há como confirmar, o levantamento é preliminar, mas tudo indica, e aparentemente isso vai ser melhor esclarecido mais adiante, que o conteúdo das mensagens dessas contas capturadas era baixado nos dispositivos, nos computadores dos investigados", diz Filho.
A PF deverá detalhar as formas de atuação dos investigados em laudo pericial, a ser encaminhado ainda esta semana.
Fraudes bancárias
De acordo com a PF, o grupo era especializado em fraudes bancárias por meio da internet. "O perfil dessas pessoas é de estelionato bancário eletrônico. Eles estão,
em vários graus diferentes de envolvimento, de alguma forma ou de outra, vinculados a fraudes bancárias eletrônicas, praticadas mediante internet banking, mediante engenharia social com contato de possíveis vítimas e fraudes em cartões de crédito e débito", diz Filho. Segundo ele, foi localizada na casa de um dos alvos quase R$ 100 mil em espécie.
Por meio de seu perfil na rede social Twitter, Moro parabenizou a PF, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal pelas investigações.
Fonte Agencia Brasil.
Obesidade no país aumentou entre 2006 e 2018, diz pesquisa
25/07/2019
A taxa passou de 11,8% para 19,8%
Enquanto parte dos brasileiros incorporou mais frutas e hortaliças à dieta e tem se exercitado mais, outra parcela da população está ficando mais obesa.
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (24) pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.
Foram ouvidas, por telefone, 52.395 pessoas maiores de 18 anos de idade, entre fevereiro e dezembro de 2018. A amostragem abrange as 26 capitais do país, mais o Distrito Federal.
Para o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, apesar de ter havido melhora no cardápio, o brasileiro ainda compra muitos itens calóricos e sem tanto valor nutricional. "Temos ainda um aumento maior de obesidade porque ainda há consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar." Segundo ele, o excesso de peso é observado sobretudo entre pessoas de 55 e 64 anos e com menos escolaridade.
O estudo mostra que, no período, houve alta do índice de obesidade em duas faixas etárias: pessoas com idade que variam de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Nesses grupos, o indicador subiu, respectivamente, 84,2% e 81,1% ante 67,8% de aumento na população em geral.
A capital com o menor índice de obesidade foi São Luís, com 15,7%. Na outra ponta, está Manaus, com 23% de prevalência.
O ministério destacou que, no ano passado, ocorreu uma inversão quanto ao recorte de gênero. Diferentemente do padrão verificado até então, identificou-se um nível maior de obesidade entre as mulheres. A percentagem foi de 20,7% contra 18,7% dos homens. Fonte Agencia Brasil.
Motociclista morre após bater em cavalo em rodovia da Grande Natal
25/07/2019
Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) na RN-160 entre Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
Por G1 RN
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) na RN-160. — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Um motociclista morreu ao bater em um cavalo na RN-160, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, na região metropolitana de Natal. O caso aconteceu no começo da manhã desta quinta-feira (25), segundo a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
A vítima foi identificada como Severino Inácio de Oliveira, 57 anos. O homem seguia no sentido Macaíba ao centro de São Gonçalo do Amarante, quando colidiu com o animal, próximo à entrada para Uruaçu. Ele morreu na hora.
O animal ficou ferido apenas em uma das pata traseira e, mesmo após o acidente, continuou solto às margens da pista. Fonte G1RN.
Natal deve estar 100% saneada até o final de 2020, diz Caern
25/07/2019
Levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil aponta capital na 84ª posição entre as 100 maiores cidades do país. Para presidente, número
Por G1 RN
Roberto Linhares, diretor presidente da Caern — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Natal caiu cinco posições e ficou na 84ª posição, quando o quesito é saneamento básico, entre as 100 maiores cidades do país. Mossoró, na região Oeste, caiu 11 posições em relação ao ano anterior, mas ainda ficou à frente da capital, como 79ª colocada. O ranking é do levantamento do Instituto Trata Brasil, com base nos dados de 2017, com base nos dados disponibilizados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O estudo foi divulgado nesta semana.
Porém, para o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, os dados estão desatualizados, e dois anos depois, as duas cidades potiguares estão em situação bem melhor e a capital deve estar 100% saneada até o fim do próximo ano. O levantamento considera as ligações de água e o esgotamento sanitário, ou seja, a coleta e tratamento do esgoto.
"A intensidade das obras em Natal foi maior exatamente após esse período (2017). Em Mossoró, já houve milhares de ligações entregues depois de 2017. O SNIS, que é o sistema nacional, traz esses dados de forma bem desatualizada", justifica o diretor, em entrevista concedida ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.
Governo do RN firma acordo para retirar PMs de unidades prisionais
25/07/2019
De acordo com o texto, a retirada será gradual, conforme os novos agentes forem inseridos, e tem previsão para conclusão em 31 de dezembro de 2022
Guaritas de Alcaçuz devem ser preenchidas com agentes penitenciários
O Governo do Estado firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio Grande do Norte na intenção de retirar policiais militares que hoje atuam nas guaritas das prisões potiguares. O termo foi publicado na edição desta quinta-feira, 25, do Diário Oficial do Estado, que também contempla a convocação de 56 novos agentes penitenciários.
De acordo com o texto, a retirada será gradual, conforme os novos agentes forem inseridos, e tem previsão para conclusão em 31 de dezembro de 2022. A cada semestre, a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) deverá substituir, pelo menos, um sétimo do número atual.
A retirada dos policiais e inserção dos agentes penitenciários atende à futura inauguração de novos pavilhões em presídios do município metropolitano de Nísia Floresta, e de Mossoró. Em Nísia, estão as penitenciárias de Alcaçuz (416 vagas) e Rogério Coutinho Madruga (315 vagas); já em Mossoró, são 420 vagas no complexo prisional Mário Negócio.
O TAC determina ainda que a Seap poderá conceder até 20 diárias operacionais por mês ao agente que, em período de folga e independente o regime operacional, desejar trabalhar na custódia de presos e na guarda externa da penitenciária.
Caso a Seap consiga atender às demandas do TAC, o Ministério Público garantiu que não judicializará o Estado por utilizarem os PMs para realizarem as atividades que deveriam ser dos agentes penitenciários. A cláusula, todavia, perderá eficácia se o Executivo estadual deixar de cumprir qualquer uma das obrigações do termo. O ideal, de acordo com o MPRN, é que seja alcançada uma proporação de um agente penitenciário para cada cinco presos. Fonte Agora RN.
Bolsonaro autoriza que trabalhador saque FGTS todo ano e cria ??14º salário?
25/07/2019
Valor do chamado saque-aniversário, para quem optar por isso, será equivalente a um percentual do saldo da conta, para todas as faixas, mais um valor fixo par
Com a medida, governo de Bolsonaro estima crescimento da economia
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira, 24, uma medida provisória (MP) que libera saques de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. A decisão passa a valer imediatamente, mas precisa ser confirmada depois pelo Congresso Nacional.
De acordo com o governo, os saques do FGTS começarão em setembro deste ano, vão até março de 2020 e serão de até R$ 500 por conta. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a liberação de recursos do FGTS e do PIS totalizará R$ 42 bilhões até 2020.
Segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, as medidas anunciadas poderão gerar crescimento adicional do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos) de 0,35 ponto percentual até o fim de 2020. A medida tem o potencial de criar 2,9 milhões de empregos com carteira assinada nos próximos dez anos. Isso porque, segundo a pasta, reduz a rotatividade no emprego e aumenta os investimentos em treinamento, elevando a produtividade.
Em paralelo à autorização para o saque de até R$ 500 este ano, a medida provisória estabelece que a partir de 2020 entra em operação uma nova modalidade de saque. O governo batizou o novo sistema de saque-aniversário.
O saque-aniversário deverá ser realizado uma vez por ano a partir de 2020 e é de caráter opcional, de livre adesão do trabalhador. Quem quiser retirar dinheiro deverá avisar a Caixa Econômica Federal a partir de outubro deste ano. O cálculo da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa não muda em nenhuma hipótese, mas quem migrar para saques anuais não terá direito a retirar o total da conta em caso de demissão sem justa causa.
O valor do saque-aniversário, para quem optar, será equivalente a um percentual do saldo da conta, para todas as faixas, mais um valor fixo para contas a partir de R$ 500,01 (ver tabela).
Agencia Brasil.
Celular de Bolsonaro foi alvo da ação de hackers, afirma ministério
25/07/2019
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o fato está sendo tratado como uma questão de segurança nacional
Jair Bolsonaro pode ter sido alvo da ação do grupo suspeito de invadir ao menos mil linhas telefônicas
Agência Brasil
O telefone celular do presidente da República, Jair Bolsonaro, pode ter sido alvo da ação do grupo suspeito de invadir ao menos mil linhas telefônicas, incluindo a de várias autoridades públicas, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal (PF) comunicou que aparelhos celulares utilizados pelo presidente foram alvos de ataques pelo grupo de que fazem parte os quatro suspeitos presos nesta terça-feira, 23.
De acordo com o ministério, o fato está sendo tratado como uma questão de segurança nacional e Bolsonaro foi imediatamente comunicado.
Na terça-feira, a PF deflagrou a chamada Operação Spoofing, que apura a suspeita de crimes cibernéticos. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão autorizados pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Federal de Brasília, que afirmou haver, nas informações iniciais apresentadas pela PF, “fortes indícios de que os investigados integram organização criminosa”.
O cumprimento dos mandados resultou na prisão de Danilo Cristiano Marques, Gustavo Henrique Elias Santos, Suelen Priscila de Oliveira e Walter Delgatti Neto. Ao pedir a detenção dos quatro, a PF apresentou “um histórico de possíveis crimes” que os investigados teriam praticado em conjunto” para “violar o sigilo telefônico de diversas autoridades públicas brasileiras via invasão do aplicativo Telegram”.
Ao autorizar as prisões temporárias, a realização de busca e apreensões em endereços ligados aos investigados, bem como a quebra do sigilo fiscal e de comunicações e o bloqueio de bens dos suspeitos, o juiz Vallisney de Souza Oliveira afirmou que as prisões temporárias dos investigados pelo prazo de cinco dias são essenciais para a obtenção de provas.
Ontem, a PF informou à imprensa que ao menos mil diferentes números telefônicos podem ter sido alvo dos suspeitos de hackear o aplicativo de mensagens Telegram do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades, entre elas o ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Aparentemente, mil números telefônicos diferentes foram alvo desse mesmo modus operandi dessa quadrilha. Há possibilidade, ainda não temos uma identificação e nem começamos a fazer isso, mas há possibilidade de um número muito grande de possíveis vítimas desse mesmo tipo ataque que está sendo investigado agora”, disse o coordenador geral de Inteligência da PF, João Vianey Xavier Filho, explicando que os números telefônicos supostamente atacados ainda serão identificados para que os investigadores possam aferir a extensão exata dos ataques.
Ainda hoje, a PF deve encaminhar um ofício para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando uma reunião para buscar formas de sanar as fragilidades encontradas na investigação.
De acordo com a PF, a investigação é conduzida desde o mês de abril, quando procuradores da Força Tarefa da Lava Jato passaram a relatar algumas ligações recebidas em seus aparelhos originadas do próprio número. Em junho, Moro e outras autoridades informaram ocorrência semelhante.
Parte das conversas que o ministro Sergio Moro manteve com procuradores da Força Tarefa Lava Jato quando ainda era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável por julgar as denúncias apresentadas no âmbito da Lava Jato, foi repassada ao site de notícias The Intercept Brasil, que decidiu tornar público as informações que considera ser de interesse público. Segundo os sites, os arquivos foram entregues a jornalistas do veículo por uma fonte anônima. A Constituição brasileira assegura aos jornalistas o direito de não revelar suas fontes.
Ontem, pouco antes de seu cliente, Gustavo Henrique Elias Santos, prestar depoimento, em Brasília, o advogado Ariovaldo Moreira revelou a jornalistas que Santos confirmou ter recebido de outro dos suspeitos presos, Walter Delgatti Neto, pelas redes sociais, imagens de uma suposta mensagem enviada pelo então juiz federal Sergio Moro a outras autoridades públicas.
“Segundo Gustavo, Walter mostrou a ele algumas interceptações de uma autoridade há algum tempo. Essa autoridade era o hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, mas Gustavo negou qualquer envolvimento com a interceptação dessas mensagens. E, inclusive, chegou a alertar Walter que aquilo lhe causaria problemas”, declarou o advogado, acrescentando que Gustavo não se recorda da data exata em que Walter lhe enviou cópia das mensagens.
Suspeito de participar da morte de cabo da PM é preso
25/07/2019
Cabo Ivan Márcio foi morto em dezembro de 2016
Um suspeito de participar da morte do cabo Ivan Márcio da Costa Xavier, de 39 anos, em dezembro de 2016. O homem foi preso em Canguaretama, nessa quarta-feira (24).
De acordo com a polícia, o suspeito nega participação no crime. Ainda segundo informações policiais, o homem tem extensa ficha criminal.
O cabo Ivan foi morto após criminosos realizarem um assalto em uma agência do Banco do Brasil, em Parnamirim. Na fuga, os bandidos foram surpreendidas pela PM. Houve troca de tiros. Ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Fonte Portal No Ar.
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira; veja calendário
25/07/2019
Medida deve beneficiar mais de 23 milhões de trabalhadores
Começam hoje (25) os pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento. No caso do Pasep, o calendário é definido pelo dígito final do número de inscrição.
No caso do PIS, os pagamentos aos empregados da iniciativa privada que têm direito ao benefício serão feitos pela Caixa. O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência da instituição em território nacional. O Banco do Brasil ficou responsável pelos recursos do Pasep – destinado a servidores públicos. Recentemente, o BB anunciou medidas para facilitar a retirada do dinheiro por correntistas de outros bancos. De acordo com a instituição, cerca de 1,6 milhão de beneficiários que não tem conta no banco poderão fazer uma transferência eletrônica disponível (TED) com custo zero.
Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. No caso do Pasep, os servidores públicos que tem registro com número final dentre 0 e 4 também recebem este ano. Os registros com final entre 5 e 9 receberão em 2020.
A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores.
Fonte Agencia Brasil.
Para reforçar sistema, Governo do RN nomeia 56 agentes penitenciários
25/07/2019
Nomes foram divulgados após conclusão de curso de formação
O Diário Oficial do Estado trouxe nesta quinta-feira (25) a nomeação de 56 novos agentes penitenciários. Eles vão reforçar o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.
Os agentes foram nomeados após a conclusão do Curso Específico de Formação, em junho deste ano.
Confira os nomes AQUI. Fonte Portal No Ar.
Raquel Dodge recorre de decisão de Toffoli sobre Coaf
24/07/2019
Procuradora pede esclarecimentos sobre o alcance da decisão
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu hoje (23) da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que determinou a suspensão de todas as investigações baseadas em dados fiscais repassados pelo Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal ao Ministério Público (MP) sem autorização judicial.
No recurso, a procuradora pede esclarecimentos sobre o alcance da decisão e sobre a suspensão dos processos que estão em andamento.
Com a decisão de Toffoli, assinada na semana passada, as investigações que estão em andamento em todo o país só poderão ser retomadas após o plenário da Corte decidir sobre a constitucionalidade do compartilhamento, com o Ministério Público, de dados sigilosos de pessoas investigadas. O julgamento da questão deve ocorrer em novembro.
A liminar do ministro atinge todos os inquéritos e procedimentos de investigação criminal (PIC), apuração interna do MP, que tramitam no Ministério Público Federal (MPF), além dos estaduais, em que não houve prévia decisão judicial para repasse dos dados pela Receita, pelo Coaf e pelo Banco Central.
A decisão do ministro foi tomada em um processo que tramita na Corte desde 2017, no qual se discute a legalidade do compartilhamento de informações fiscais sem autorização judicial. Entre os processos suspensos está o do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que entrou como parte por ser alvo de uma investigação baseada em compartilhamento feito pelo Coaf. Fonte Agencia Brasil.
Guedes confirma liberação de R$ 42 bi de FGTS e PIS até o fim de 2020
24/07/2019
Anúncio oficial será feito hoje. Saque ocorrerá uma vez por ano
A liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS) totalizará R$ 42 bilhões até o fim do ano que vem, disse hoje (23) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, a injeção de recursos na economia deverá somar R$ 30 bilhões neste ano e R$ 12 bilhões em 2020.
“Eu tinha falado, um mês ou dois atrás, que [a liberação do FGTS e do PIS] ia ser em torno de R$ 42 bilhões. Vai ser isso mesmo. Deve ser uns R$ 30 bilhões esse ano, uns R$ 12 bilhões no ano que vem. São os R$ 42 bilhões que eu tinha falado. Só que vocês vão ver que há novidades, há coisas interessantes”, disse o ministro, depois da solenidade de lançamento do novo modelo de mercado para o gás, no Palácio do Planalto.
O anúncio das medidas para o FGTS está previsto para amanhã, às 16h. Segundo Guedes, o governo pretende permitir um saque anual de contas ativas e inativas em caráter definitivo. Todos os anos, o trabalhador retiraria um percentual do saldo ou um valor fixo. “O governo passado soltou só [o saque para contas] inativas. Nós vamos soltar ativas e inativas. Eles soltaram uma vez só. Nós vamos soltar para sempre. Todo ano vai ter”, comentou.
O ministro não confirmou se o saque neste ano será restrito a R$ 500 por conta. Ontem (22), o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, tinha dito que as medidas em relação ao FGTS teriam impacto de curto e de médio prazo. Ele assegurou que a equipe econômica está tendo cuidado para que a liberação não descapitalize o fundo, que financia projetos de moradia popular, saneamento e infraestrutura.
Da injeção prevista para este ano, R$ 28 bilhões decorreria da liberação dos saques do FGTS e R$ 2 bilhões das contas do PIS/Pasep. A partir de 2020, o trabalhador poderá retirar uma parcela da conta do FGTS no mês de aniversário, com um intervalo de tolerância para sacar, segundo técnicos do Ministério da Economia.Fonte Agencia Brasil.
RN exporta 206 milhões de dólares no 1º semestre e aumenta vendas em 60%
24/07/2019
Dados do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Serviços apontam que o Rio Grande do Norte é 19º estado em número de exportações
Melão produzido na Agrícola Famosa, em Mossoró, é um dos principais produtos da exportação pelo Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte ampliou as exportações ao longo dos seis primeiros meses do ano. O comércio exterior potiguar registrou aumento de 60,49% em comparação com o mesmo período de 2018. Foram registrados US$ 206,62 milhões em vendas em 2019, ante os US$ 128 milhões do primeiro semestre do ano passado.
Os dados do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Serviços apontam que o Rio Grande do Norte é 19º estado em número de exportações. No entanto, a produção potiguar representa apenas 0,2% das vendas brasileiras para o mercado internacional, que somaram mais de US$ 109 bilhões em 2019.
Ainda de acordo com os dados oficiais, a pauta do comércio exterior potiguar terminou o primeiro semestre com superávit de US$ 128 milhões. O valor representa a diferença entre as exportações e importações. Nos primeiros seis meses do ano, o Estado importou US$ 77 milhões em produtos.
“A explicação para o aumento das exportações se dá pelo volume pujante do setor da fruticultura. Além disso, houve também um bom registro da venda de pescado, o que elevou os números”, detalha Sílvio Torquato, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte.
Em todo o ano de 2018, o comércio exterior potiguar registrou US$ 277,14 milhões em vendas. Em comparação com 2017, entretanto, houve redução de 6,9% nas vendas, que resultaram em US$ 304,33 milhões. O recorde histórico de exportações aconteceu em 2008, quando foram comercializados 347,12 milhões de dólares.
As exportações potiguares estão calcadas em produtos básicos, principalmente os do setor agropecuário. O volume de vendas do setor, ao longo dos primeiros seis meses do ano, foi de US$ 125 milhões, o que representa 60,6% de toda a pauta de exportação do Rio Grande do Norte. As informações do Ministério da Economia mostram, ainda, que este segmento teve aumento de 46% no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2018.
A produção de melão lidera a pauta de vendas do Rio Grande do Norte, de acordo com os dados oficiais, no primeiro semestre. Foram exportados US$ 50,8 milhões, o que representa 25% de todas as vendas potiguares. Em comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de 109,6%.
Ainda de acordo com Sílvio Torquato, a expectativa é de que, até o fim de 2019, as exportações agrícolas cresçam ainda mais. “Uma nova safra acontece ainda em agosto, o que deve impulsionar os números”, resume.
Além disso, a fruticultura potiguar aguarda a assinatura do acordo com o mercado China, no sudeste asiático. A expectativa é de que sejam retiradas as últimas barreiras à exportação. “Caso isso, aconteça as exportações serão duplicadas. A expectativa é de que, a partir do primeiro ano de vendas, ocorra um saldo de US$ 150 milhões só com a venda de melões”, comemora.
Os Estados Unidos lideram as estatísticas de compras de produtos norte-rio-grandenses. Em 2019, os americanos injetaram US$ 82,44 milhões na economia potiguar. O país da América do Norte representa 39,9% da participação na pauta de exportações potiguar. Em segundo lugar está o Reino Unido, com US$ 22,03 milhões, representando 10,7% no total do comércio exterior potiguar. Agora RN.
Ceasa deixa de funcionar 24 horas por dia a partir de 3 de agosto
24/07/2019
Medida foi negociada pessoalmente pela governadora Fátima Bezerra com os permissionários e coincidirá com o aumento da taxa de condomínio sobre o metro quad
Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa)
Depois de alguns adiamentos, finalmente a Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) abandonará o modelo de funcionamento 24 horas, passando a abrir seus portões às 3 da manhã e fechando às 18 horas.
A medida, que começa a vigorar no próximo dia 3 de agosto, foi negociada pessoalmente pela governadora Fátima Bezerra com os permissionários e coincidirá com o aumento da taxa de condomínio e do Termo de Permissão Remunerada de Uso (Tpru) da Ceasa.
Dos atuais R$ 3,75, o valor passará para R$ 7,26, sendo que poderá sofrer um novo reajuste no mês seguinte, chegando a R$ 7,76.
Cálculos ainda não atualizados dos empresários estabelecidos na Ceasa, feitos entre o final do ano passado e o começo deste, já indicavam que para melhorar os serviços de segurança e zeladoria da área, hoje considerados péssimos, seria necessário reajustar o valor do metro quadrado do ponto em R$ 13,38.
“Não é mais possível administrar a Ceasa do jeito que está, com gente dormindo pelos cantos e arrombamentos e furtos a lojas praticamente diários”, comentou nesta quarta-feira, 24, o assessor jurídico da A Associação dos Usuários Atacadistas das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Assucern), Igor Medeiros.
“A luta dos permissionários é assumir a gestão da Ceasa e os últimos encontros com a equipe da governadora mostraram que há um bom canal de diálogo aberto para isso”, acrescentou o advogado.
Junto com o horário de abertura e fechamento, ficou acertado com o Estado que o sistema de água começará a ser individualizado e a entrada de mercadorias só se dará mediante apresentação de nota fiscal. As entradas de outros veículos menores de entrega e carros de passeio só poderão acontecer entre 6 às 13 horas.
Ouvido pelo Agora RN, o presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa, Samuel Epitácio, disse que nunca esteve tão esperançoso numa negociação para melhorar o funcionamento da Central como agora.
“Muita gente vai reclamar, mas não se pode admitir gente trabalhando sem empresa aberta ou com até 10 lojas alugadas, trabalhadores dormindo dentro das instalações do comércio, pessoas entrando e saindo a qualquer hora do dia ou da note, sem nenhum controle de nada”, afirmou. Fonte Agora RN.
Abertura do mercado de gás pode derrubar preço em até 40%, diz Guedes
24/07/2019
Bolsonaro assinou decreto que cria Comitê de Monitoramento para o setor
Fonte Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro assinou nessa terça-feira (23), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que institui o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), com o objetivo de estimular a competição no setor. A estatal Petrobrás detém o controle tanto da produção como da distribuição do gás natural no país, apesar deste monopólio ter sido quebrado na legislação em 1997. O objetivo do governo com essa política é concretizar a abertura para novas empresas, o que não ocorreu ainda.
“É uma quebra de dois monopólios, basicamente. O monopólio de produção e exploração de gás natural, como recurso básico, e também dos monopólios estaduais na distribuição”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Apesar de não cravar um número definitivo, Guedes disse que técnicos do governo estimam uma queda no preço do produto em até 40% em dois anos.
“Tem gente muito boa que estima em até 40% em dois anos a queda do preço do gás natural no Brasil. Nós temos certeza que o preço vai cair, porque nós vamos aumentar brutalmente a oferta, com um choque de investimentos no setor. Então, que o preço vai cair, vai, agora se vai cair 20%, 30%, 40% ou mais, não sabemos”, disse.
Preço mais alto
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o preço do combustível no Brasil, que é um dos grandes produtores mundiais, é um dos mais altos entre os 20 países mais ricos do mundo, superiores a países que não produzem o combustível, como o Japão.
“Apenas para citar alguns exemplos, enquanto nos Estados Unidos o gás entregue para as distribuidoras custa, em média US$ 3,13 por milhão de BTU [unidade de medida internacional de gás], aqui o preço está acima de US$ 10 por milhão de BTU. Maior do que os preços praticados no Japão, país que importa a totalidade do gás consumido”, disse Bento Albuquerque.
Impacto na indústria
Segundo o ministro, o alto custo tem um forte impacto na indústria, que tem um uso intensiva deste insumo.
“No caso particular do gás, o que se viu foi a configuração de um mercado concentrado, tanto na oferta quanto na comercialização, resultando no elevado preço do gás ofertado, afetando diretamente os custos das empresas nacionais frente aos seus competidores estrangeiros. Vale salientar que o gás natural impacta de forma significativa o segmento industrial, representando, em alguns casos, até 50% dos custos de produção”, disse.
O processo de desconcentração do mercado de gás ainda deve levar alguns anos para ocorrer. Um acordo entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que obriga a estatal a vender ativos na área de distribuição e transporte, por exemplo só deve ser concluído em 2021.
“Tem toda uma questão de resoluções que vem. Quebra de monopólio não vai ocorrer da noite para o dia”, disse Juliana Falcão, especialista em energia na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo ela, os segmentos que mais devem se beneficiar com a redução do preço do gás são as indústrias química, de cerâmica, de vidro, siderurgia, alumínio e papel celulose. Nesses setores, o consumo de gás chega perto de representar 50% dos custos. “O custo do gás é muito alto quando você compara com outros países, então Brasil perdeu muita competitividade por conta dessa questão”.
Atribuição
O Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural terá como principal atribuição a proposição de medidas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo o governo, os pilares do programa são a promoção da concorrência, harmonização das regulações estaduais e federal no setor, estímulo à integração do setor de gás com os setores elétrico e industrial e remoção de barreiras tarifárias que impedem a abertura do mercado e a competição.
O colegiado será composto por membros da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministérios da Economia, de Minas e Energia, do Cade, da ANP e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Homem é morto com 30 tiros em Mossoró
24/07/2019
Polícia só descobriu o caso após mensagens em grupos de WhatsApp
Um homem foi morto com cerca de 30 tiros na noite dessa terça-feira (23). O crime aconteceu no bairro Belo Horizonte, em Mossoró.
Segundo a PM, o corpo de Francisco Cleiton da Silva, de 30 anos, foi encontrado de uma casa, que não era a que ele morava. Pelo menos 10 disparos atingiram a cabeça da vítima.
Ainda de acordo com a polícia, mesmo com a quantidade de disparos, não houve acionamento da corporação pelo 190. Os policiais só foram ao local após a informação circular por grupos de WhatsApp.
A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de execução e vai investigar o caso. Fonte Portal No Ar.
Rogério Marinho diz que Brasil precisará de outra Reforma da Previdência
24/07/2019
Secretário lamentou retirada de pontos do texto original da proposta
O secretário da Previdência e do Trabalho, Rogério Marinho, afirmou em entrevista à rádio CBN que o texto da reforma da Previdência que foi aprovado em primeiro turno pelos deputados é “extremamente vigoroso” tanto do ponto de vista da economia fiscal quanto em relação à manutenção da “espinha dorsal” do projeto original enviado pelo governo.
Marinho lamentou que alguns pontos, porém, tenham sido retirados da proposta, como o gatilho automático que aumentaria a idade mínima para aposentadoria conforme a expectativa de vida da população fica maior, e estimou que, com essa reforma, um novo ajuste será necessário após 10 ou 20 anos. “Com essa reforma atual, calculo que após 10, 15, 20 anos precisaremos nos debruçar de novo para fazer um ajuste. A reforma por si só não é uma panaceia, mas vai dar uma segurança para que o investidor se sinta confortável para investir no País”, avaliou.
Sobre a retirada de Estados e municípios do texto, Marinho disse que a decisão foi política, principalmente devido à contrariedade dos governadores do Nordeste. Segundo Marinho, o tema da reforma da Previdência é um consenso no Senado e tudo indica que os senadores vão aprovar o texto da forma que sair da Câmara e criar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tratar da reforma nos entes federativos.
“Quando esse texto voltar destacado para a Câmara dos Deputados haverá uma grande concentração como houve com a proposta original e a bola está com os governadores do Nordeste para se aproximarem da Câmara.”
O secretário ainda disse que a governadora do Rio Grande do Norte, a petista Fátima Bezerra, já está apoiando o projeto e que, inclusive, está disposta a apresentar uma proposta da reforma da Previdência para a assembleia estadual. Fátima assinou a carta de apoio ao projeto, mas depois negou que aprovasse o texto.
Emendas
Sobre a polêmica de liberação de emendas parlamentares para os deputados às vésperas da votação da reforma da previdência na Câmara dos Deputados, Marinho disse que “não há nada mais democrático e republicano do que a busca por emendas” e que isso ocorre em “qualquer lugar do mundo. “Há uma demonização desse processo”, disse, completando que a ocupação de espaços no Executivo – referindo-se à indicação a cargos – também faz parte da democracia. Fonte Portal No Ar.
Saques do FGTS terão limite de R$ 500, confirma ministro
24/07/2019
Medida deverá injetar $ 30 bilhões na economia brasileira neste ano
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou na manhã desta quarta-feira, 24, a liberação do saque de até R$ 500 das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro disse que a liberação irá injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia brasileira neste ano e mais R$ 10 bilhões no ano que vem. Com os recursos do PIS/Pasep, o total chegará a R$ 42 bilhões, até março de 2020.
De acordo com o ministro, os saques terão o limite de R$ 500 por conta e não por CPF, contudo, serão proporcionais ao montante que o trabalhador tem na conta. Ou seja, quem tem um montante na faixa dos R$ 500, não poderá sacar tudo, pois terá de respeitar a proporcionalidade elaborada pela Caixa e que será anunciada na tarde desta quarta-feira, na cerimônia que ocorrerá a partir das 16h, no Palácio do Planalto. Onyx confirmou que dos 260 milhões de contas do FGTS, mais de 80%, ou 211 milhões, possuem saldo de apenas R$ 500.
A medida, de acordo com Onyx, deve ajudar até 96 milhões de trabalhadores e vem da preocupação do presidente Bolsonaro com os mais de 60 milhões de brasileiros endividados, que têm o nome sujo no Serasa.
Questionado sobre recentes comentários críticos do presidente Bolsonaro sobre a multa de 40% paga por empregadores a trabalhadores demitidos sem justa causa, o ministro afirmou que a regra, por enquanto, não será mudada, mas que concorda com Bolsonaro que há muitos encargos envolvidos. “Para rever isso, vamos ter que mexer na questão estruturante. A questão deverá ser tratada na reforma tributária”, disse. Fonte Estadão Conteudo.
Polícia prende homem suspeito de inventar assalto e matar namorada em Monte Alegre
24/07/2019
Motivação da morte da modelo Josierica Alves ainda está sendo apurada
Policiais Civis da Delegacia de Monte Alegre prenderam, nesta terça-feira (23), Serafim Crisóstomo Júnior, 30 anos. A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele é investigado pela autoria do feminicídio que vitimou Josierica da Rocha Alves, 23 anos, no município de Monte Alegre.
O crime aconteceu na madrugada do dia 4 de junho, quando a vítima foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo, no momento em que chegava em casa, acompanhada do suspeito. Logo após o crime, Serafim Crisóstomo alegou que ele e Josierica da Rocha teriam sido vítimas de um assalto e que a estudante havia sido atingida em uma troca de tiro entre ele e os supostos criminosos.
No entanto, de acordo com as conclusões do laudo pericial, o disparo que atingiu a estudante na cabeça partiu da arma de Serafim Crisóstomo, apreendida pela polícia e periciada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Segundo o delegado Elói Xavier, titular da Delegacia de Monte Alegre, a troca de tiros relatada pelo suspeito também não foi confirmada nas investigações. A motivação do crime ainda está sendo apurada.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.Fonte Portal No Ar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |