Operação “Não Seja um Laranja - 27/11/2024
PF lança operação nacional contra fraudes bancárias eletrônicas
Foto: Divulgação/PF A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação “Não Seja um Laranja 4”, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos de fraudes bancárias eletrônicas. A ação, parte da Força-Tarefa Tentáculos, teve apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e da Associação Brasileira de Internet (Abranet), além de bancos e instituições financeiras filiadas. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Esquemas e penas
A investigação apontou que, nos últimos anos, aumentou a participação de pessoas que, conscientemente, “emprestam” suas contas bancárias para receber transações fraudulentas em troca de pagamento. Conhecidos como “laranjas”, esses indivíduos facilitam golpes que causam prejuízo a milhares de brasileiros. Entre os crimes investigados estão associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão. Alerta à população
A Polícia Federal reforça que o uso de contas bancárias para esquemas fraudulentos é crime. Além disso, esse tipo de prática sustenta o financiamento de organizações criminosas e resulta em graves danos financeiros aos cidadãos.
A operação dá continuidade a ações de âmbito nacional realizadas em 2022 e 2023 para coibir fraudes bancárias.
Sobre os parceiros:
Zetta: associação de empresas de tecnologia do setor financeiro e de meios de pagamento.
Abranet: entidade representativa da internet no Brasil, fundada em 1996. Fonte Ponta Negra News.
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01