[VÍDEO] ‘A Justiça está sendo feita’, diz mãe de Zaira após expulsão de Pedro Inácio da Polícia Militar
20/07/2026
Ozanete Cruz afirmou que recebeu a decisão como mais um passo da Justiça e disse que sente ter honrado a memória da universitária assassinada em 2019
A mãe da universitária Zaira Cruz, Ozanete Cruz, afirmou que se sente aliviada após a expulsão do ex-policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Condenado pelo Tribunal do Júri pelos crimes de estupro e homicídio da jovem durante o Carnaval de 2019, ele foi desligado da corporação por decisão administrativa publicada no Boletim Geral da PM.
Em entrevista, Ozanete disse que a família aguardava há anos por esse momento e classificou a decisão como mais um passo para que a Justiça seja plenamente cumprida.
“Demorou muito para se fazer justiça. Minha filha foi estuprada, estrangulada e assassinada por Pedro Inácio. Após a condenação, a gente ainda se sentiu injustiçada porque ele foi para o regime semiaberto ganhando mais de R$ 10 mil. Hoje amanheci muito grata a Deus por essa conquista”, afirmou. Segundo ela, a expulsão representa uma forma de honrar a memória da filha.
“Hoje eu me sinto como se tivesse honrado a minha filha por duas vezes. Minha filha merece descansar nos braços de Deus. Não estou feliz, mas aliviada, porque a Justiça está sendo feita.”
A mãe de Zaira também criticou o período em que Pedro Inácio permaneceu vinculado à corporação, recebendo promoções e aumento salarial mesmo respondendo ao processo.
“Essa é a colheita dele. Ele ainda tem muito o que colher, porque o plantio dele foi muito grande.”
Expulsão da PM
A expulsão de Pedro Inácio foi publicada no Boletim Geral nº 128 da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O documento aponta que a condenação criminal caracteriza infração aos deveres do policial militar e fere o decoro da classe.
Em dezembro de 2025, Pedro Inácio foi condenado a 20 anos de prisão pelo Tribunal do Júri pelos crimes de estupro e homicídio de Zaira Cruz. Apesar da condenação, ele responde ao processo em liberdade após obter progressão de regime. A defesa ainda pode recorrer tanto da condenação quanto da decisão administrativa que determinou sua exclusão da corporação. Fonte Agora RN.
Ver essa foto no Instagram

Copa do Mundo ganha 5% de audiência em relação a 2022, mas Globo perde 22% do público
19/07/2026
Copa do Mundo 2026
magem: reprodução
A Copa do Mundo chegou ao fim neste domingo (19) com um aumento tímido, porém relevante, de público na TV aberta em relação ao Mundial de 2022. A entrada do SBT contribuiu para esse cenário, enquanto a Globo sentiu a falta da exclusividade na mídia.
Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, divulgados pela coluna ‘Outro Canal’ da Folha de S. Paulo, escrita pelo jornalista Gabriel Vaquer, a média total de todos os jogos exibidos pela Globo foi de 17 pontos. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores na capital paulista.
Somando-se aos 6 pontos de média alcançados pelo SBT, a TV aberta totalizou 23 pontos na região com o torneio. Em 2022, quando a Globo transmitiu a competição sozinha, a média foi de 22 pontos, o que representa um crescimento de 5%.
Apesar do saldo positivo, ao comparar apenas os jogos transmitidos pela Globo este ano com o desempenho da emissora em 2022, houve uma queda de 22% na audiência média.
Vale ressaltar que o horário das partidas influenciou o resultado, com alguns confrontos ocorrendo de madrugada, como já havia acontecido no Qatar, onde também houve jogos às 7 da manhã.
Os recordes de público foram registrados nas exibições envolvendo o Brasil. A partida mais vista da TV aberta foi a vitória da seleção sobre a Escócia por 3 a 0, em 24 de junho, que somou 53 pontos (39 da Globo e 14 do SBT).
Por outro lado, o jogo menos assistido pela Globo foi Áustria 3 x 1 Jordânia, com cinco pontos. Já o SBT registrou sua menor audiência (três pontos) nas partidas Suíça x Bósnia e Canadá x Marrocos.
Em 2026, a TV aberta exibiu apenas metade dos jogos da Copa. Pela primeira vez, a totalidade das 104 partidas foi transmitida exclusivamente por uma plataforma digital: o YouTube, através da CazéTV.
Atualmente, a Globo negocia com a Fifa os direitos de transmissão para o Mundial de 2030. A meta da emissora é retomar a integralidade das partidas na próxima edição, seja com exclusividade ou não. Fonte Blog do BG.

Policial militar é preso após tumulto em partida de futsal no interior do RN
19/07/2026
Prisão
Um policial militar foi preso em um tumulto registrado durante uma partida de futsal realizada neste sábado (19) na cidade de Apodi, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, o militar atuava como delegado da partida. O caso foi registrado durante a partida entre Apodi e Macaíba, válida pela Série Ouro 2026.
Ainda de acordo com as informações policiais, o militar portava uma arma de fogo de uso restrito sem a devida autorização. Imagens da transmissão mostram o momento em que ele saca uma arma durante uma discussão generalizada, após um jogador ser expulso na partida.
Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Pau dos Ferros.
O policial está sob custódia nas dependências do 2º Batalhão da PM, em Mossoró, e aguarda pela audiência de custódia. Em nota, a corporação afirmou que não compactua com qualquer desvio de conduta ou práticas ilícitas.
"?O Comandante-Geral da PMRN reitera que a instituição não coaduna com desvios de conduta ou qualquer prática ilícita por parte de seus integrantes e determinou a abertura de procedimento administrativo disciplinar e o consequente afastamento do policial de suas atividades operacionais. A instituição reafirma seu compromisso com a transparência, a ordem pública e o estrito cumprimento da lei", diz a PM Fonte TN.

Homem armado é preso próximo ao Morro do Careca em ação policial
19/07/2026
Prisão
Foto: Divulgação
Um homem foi preso por porte ilegal de armas durante a noite de sábado (18) em Ponta Negra, bairro da zona Sul de Natal. De acordo com informações da Polícia Militar, militares do BP Choque identificaram um homem em atitude suspeita dentro de um veículo, nas proximidades do Morro do Careca. Ele foi abordado e, no carro, foi encontrado um revólver calibre .22.
O suspeito não comprovou ter a autorização para portar a arma.
Diante da situação, o infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes de Natal, juntamente com a arma de fogo apreendida. O caso foi apresentado à autoridade policial, que adotou os procedimentos legais cabíveis. Fonte TN.

Incêndio destrói quatro carros e duas motos em loja de veículos em Nova Parnamirim
19/07/2026
Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 5 mil litros de água para controlar as chamas; ninguém ficou ferido
Incêndio destruiu quatro carros e duas motos em loja de veículos na Avenida Ayrton Senna Foto; Divulgação/CBMRN
Um incêndio atingiu uma loja de veículos na tarde deste domingo 19, na Avenida Ayrton Senna, em frente ao restaurante Bonarabé, em Nova Parnamirim, no município de Parnamirim. As chamas destruíram quatro carros e duas motocicletas, segundo informações apuradas no local.
De acordo com relatos, uma viatura da Polícia Militar que passava pela região foi avisada por populares sobre o incêndio e acionou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).
Para combater as chamas, os bombeiros mobilizaram duas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT), uma Auto Bomba Salvamento (ABS) e uma Unidade de Resgate (UR). Após extinguir o fogo, as equipes realizaram o trabalho de rescaldo, utilizando aproximadamente 5 mil litros de água para eliminar os focos remanescentes.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Durante o atendimento da ocorrência, a Avenida Ayrton Senna ficou parcialmente interditada. Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do trânsito municipal de Parnamirim realizaram o isolamento da área enquanto os militares averiguavam as possíveis causas do incêndio.
Após a conclusão da ocorrência, a loja foi interditada e deixada sob os cuidados do proprietário. As causas do incêndio serão investigadas.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos de princípio de incêndio, a população deve acionar imediatamente o telefone 193 e evitar tentar combater as chamas quando houver risco à integridade física.
Fonte Agora RN.

Número de pedidos de impeachment no Senado contra o ministro do STF Alexandre de Moraes chega a 52
19/07/2026
Impeachment
Créditos: Brenno Carvalho / Agência O Globo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já é alvo de 52 pedidos de impeachment protocolados no Senado desde 2021, segundo levantamento do site Poder 360. No mesmo período, os atuais ministros da Corte somaram 105 pedidos. O mais recente foi apresentado na última quarta-feira (15) pelo líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL-PB). A petição questiona a decisão de Moraes que restringiu as visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a proibição de contato do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Entre os ministros do STF, Moraes lidera o número de pedidos de impeachment, seguido por Gilmar Mendes (14), Dias Toffoli (12) e Flávio Dino (8). Todos os atuais integrantes da Corte são alvo de ao menos um pedido.
Pela Constituição, cabe ao Senado analisar pedidos de impeachment contra ministros do STF por crime de responsabilidade. Qualquer cidadão pode apresentar uma petição, mas cabe ao presidente do Senado decidir se ela será arquivada ou seguirá para análise. Até hoje, nenhum ministro do Supremo sofreu impeachment. Fonte Grande Ppnto.

BICAMPEÃ: Espanha vence Argentina na prorrogação e garante segundo título na Copa do Mundo
19/07/2026
Copa do Mundo 2026
Créditos: Odd ANDERSEN / AFP via Getty Images
A Espanha conquistou a Copa do Mundo pela segunda vez na história ao vencer a Argentina por 1 a 0, neste domingo, com gol de Ferran Torres no segundo tempo da prorrogação.
A seleção espanhola dominou a partida e não permitiu uma finalização sequer da Argentina durante os 90 minutos do tempo regulamentar.
O gol do título saiu no início do segundo tempo da prorrogação. Após escorada de cabeça de Nico Williams, Ferran Torres completou para o fundo das redes e garantiu a vitória e o bicampeonato da Espanha. Fonte Grande Ponto.

Inmet renova aviso de vendaval para o Rio Grande do Norte até domingo
18/07/2026
Chuvas no RN
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de vendaval para o Rio Grande do Norte durante todo o dia de domingo (19). Na prátiva, o novo alerta renova a vigência de um anterior, que teve início nessa quinta-feira (16) e segue até às 23h59 deste sábado (18). A única diferença é a abragência: enquanto o primeiro alcança toda a área do estado, o mais recente abrange 163 municípios.
No novo aviso, só os municípios de Natal, Extremoz, Senador Georgino Avelino e Vila Flor não são listados. O alerta também é de legenda amarela, que representa o menor grau de severidade das publicações do Inmet, e mantém a atenção para os mesmos riscos potenciais: vento variando entre 40 km/h e 60 km/h, além de baixo risco de queda de galhos de árvores. O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações de Tribuna do Norte

Ex-ministro do STF Joaquim Barbosa desiste da pré-candidatura à Presidência pelo partido Democracia Cristã (DC)
18/07/2026
Eleições 2026
Créditos: Nelson Jr./SCO/STF O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa informou ao Democracia Cristã (DC) que não pretende disputar a Presidência da República nas eleições deste ano. Segundo pessoas próximas, Barbosa decidiu abandonar a pré-candidatura porque não encontrou as condições que considerava essenciais, como uma estrutura partidária sólida e apoio para uma campanha nacional. O DC, no entanto, afirma que não recebeu uma comunicação oficial e diz que continuará tentando convencê-lo a permanecer na disputa.
Lançado como pré-candidato em maio, Barbosa condicionou sua candidatura à boa receptividade do eleitorado e à formação de uma base política consistente. Nas pesquisas Quaest e Datafolha mais recentes, ele apareceu com 1% das intenções de voto.
O presidente do DC, João Caldas, afirmou que seguirá buscando alianças até o prazo final das convenções partidárias, em 5 de agosto, para tentar viabilizar a candidatura. Com a desistência confirmada, o ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo, que disputava espaço dentro do partido antes da entrada de Barbosa, poderá voltar a ser considerado como candidato do DC à Presidência.
Com informações de Valor Econômico

Larissa Rosado é oficializada como vice de Cadu Xavier ao Governo do RN
18/07/2026
Eleições 2026
Créditos: Divulgação
A pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Rio Grande do Norte tem, oficialmente, uma vice: a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). A confirmação foi feita nas redes sociais de Cadu, que descreveu a escolha como um passo para fortalecer o projeto construído ao lado do presidente Lula e ampliar o diálogo com o estado. Segundo a publicação, Larissa chega à chapa para somar experiência política, representatividade e a força eleitoral de Mossoró a um projeto que se apresenta com a proposta de olhar para o Rio Grande do Norte “por inteiro”.
Material de referência geográfica
Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), Cadu Xavier celebrou a formalização da chapa. “Eu estou muito feliz de ter você comigo nessa caminhada, Larissa, especialmente porque eu falei várias vezes dos predicados que a pré-candidata a vice deveria ter, e você preenche todos eles”, declarou.
Larissa Rosado, por sua vez, reforçou o compromisso com a campanha. “Todo mundo aqui sabe da minha vontade, da minha disposição de luta, e você pode ter certeza, Cadu, que você não terá uma vice só para te acompanhar ou tirar foto. A gente chega para trabalhar, para construir uma vitória, com pé no chão, sorriso no rosto e brilho no olhar”, afirmou. Com informações de Portal da 98 FM

Sete pessoas são presas em operação contra grupo criminoso que extorquia moradores e comerciantes na Grande Natal
18/07/2026
Prisão
Créditos: Divulgação Polícia Civil
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a “Operação Maré Baixa”, que prendeu sete pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa com atuação no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Praias e ilhas
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, com a apreensão de dezenas de aparelhos celulares. A ação também teve alvos nos bairros Igapó e Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.
A operação contou com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após a identificação de um grupo criminoso com estrutura organizada e divisão de funções. Os suspeitos são investigados por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo. Ainda de acordo com a polícia, o grupo mantinha controle sobre uma área da comunidade por meio de ameaças, imposição de regras aos moradores, pichações, atuação de integrantes armados e práticas de extorsão e constrangimento ilegal contra comerciantes e moradores.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou 32 pessoas apontadas como integrantes da organização criminosa. Com base nas informações reunidas, a Justiça autorizou o cumprimento das medidas judiciais realizadas nesta sexta-feira.
Os celulares apreendidos serão encaminhados para análise. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer a atuação da organização.
Com informações de g1 RN

Restrições de Moraes impedem visita de Milei a Jair Bolsonaro
18/07/2026
Retriçoes
Créditos: Reprodução Redes sociais
As novas restrições de visitas impostas nesta sexta-feira (17) pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, ao ex-presidente Jair Bolsonaro impedem que ele se encontre com o presidente da Argentina, Javier Milei. A defesa de Bolsonaro pediu ao ministro autorização para que Milei visitasse o ex-presidente em 25 de julho.
No entanto, horas após a solicitação, Alexandre de Moraes decidiu manter a prisão domiciliar de Bolsonaro, mas suspendeu por 30 dias seu direito de receber qualquer tipo de visita, inclusive de familiares, com exceção de médicos, fisioterapeutas e advogados.
Secção legislativa
A decisão foi tomada após a defesa de Bolsonaro alegar que ele desconhecia que o senador Flávio Bolsonaro (PL) divulgaria publicamente uma carta nas redes sociais, argumento integralmente rejeitado pelo magistrado.
O ministro destacou que já havia uma restrição expressa impedindo o ex-presidente de se manifestar nas redes sociais, seja pessoalmente ou por meio de terceiros.
No documento, Moraes afirmou que "não é plausível" a justificativa da defesa de Bolsonaro de que ele não sabia da divulgação da carta em apoio à pré-candidatura presidencial de Flávio.
A visita de Milei vinha sendo planejada desde a semana passada, quando o presidente argentino anunciou que viajaria ao Brasil para apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaroà Presidência e que aproveitaria a ocasião para se encontrar com o ex-presidente.
Milei deve participar da convenção nacional do PL, marcada para 25 de julho, na qual deve ser oficializada a candidatura do senador à Presidência.
Com informações de CNN

Juiz do TRE rejeita pedido do PSD para suspender pesquisa
17/07/2026
Eleições 2026
Paulo de Tarso, diretor da Consult Pesquisa, destaca que juiz da Corte foi sensato na análise. Foto: Arquivo TN O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) negou o pedido de liminar apresentado pelo diretório estadual do PSD para que suspendesse a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Consult Pesquisa e contratada pela Tribuna do Norte. A decisão é do juiz relator Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro e foi publicada nesta quinta-feira (16). Na ação, o PSD alegou que o instituto Consult teria descumprido exigências da Justiça Eleitoral ao registrar a pesquisa, sustentando que não informou de forma detalhada a distribuição das entrevistas por bairros e setores censitários dos municípios pesquisados, “sem qualquer indicação do quantitativo atribuído a cada bairro individualmente”.
Com base nesse argumento, o partido pediu que a divulgação do levantamento fosse suspensa até o julgamento definitivo do processo. Ao analisar o pedido, o magistrado concluiu que, em uma avaliação preliminar do caso, não há elementos que justifiquem a suspensão da pesquisa. Segundo a decisão, consulta ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais mostrou que o Instituto Consult apresentou as informações complementares exigidas pela legislação, incluindo a relação dos bairros pesquisados, a quantidade de entrevistas por município e a divisão da amostra em 12 setores censitários no Rio Grande do Norte, “afastando, assim, a irregularidade apontada pelo autor”.
O diretor do Instituto Consult, estatístico Paulo de Tarso Teixeira, disse que “tem que ser enaltecido” o fato de que o juiz da Corte “foi sensato em analisar uma coisa, uma situação que o Instituto nunca tinha passado por isso, tem uma história, até hoje nunca houve uma situação dessa”.
Paulo de T. Teixeira já havia informado que até às vésperas das eleições de outubro, a parceria entre a Consult e TRIBUNA DO NORTE realizará pelo menos sete ou oito pesquisas sobre as intenções de votos dos 2,66 milhões de eleitores do Rio Grande do Norte em relação a preferência deles para presidente, governador, senador e deputados, federal e estadual.Segundo ele, no fim de julho será divulgada uma pesquisa e logo em seguida ao encerramento das convenções partidárias, o que ocorre em 5 de agosto, será feita outra pesquisa já com as definições dos nomes de candidatos aos cargos majoritários proporcionais.,
Pela legislação eleitoral, as pesquisas de intenções de votos podem ser publicadas a qualquer momento, inclusive na véspera ou no próprio dia da eleição, desde que registradas no sistema da Justiça Eleitoral com, no mínimo, cinco dias de antecedência da data planejada para a divulgação, inclusive aquelas chamadas de “boca de urna”, no dia da eleição.
Em sua decisão, o relator também afastou a aplicação de decisões anteriores do próprio TRE citadas pelo PSD. De acordo com ele, naqueles casos havia falhas no registro das pesquisas, situação que, em uma análise inicial, não foi constatada neste processo.
“À primeira vista, não se vislumbra a impropriedade apontada, afinal a norma de regência exige que o registro deve ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada, com os dados relativos, nas eleições gerais, aos municípios e bairros abrangidos, observando-se que, na ausência de delimitação do bairro, deve ser identificada a área em que foi realizada”, diz o despachou judicial.
Fonte TN.

VÍDEO: Após aumento de casos de ciguatera no RN, Sesap destaca 10 peixes que devem ser evitados
17/07/2026
Aumento de Casos de Ciguatela no RN
Após o aumento dos casos de intoxicação por ciguatera registrados no Rio Grande do Norte em 2026, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou orientações à população sobre o consumo de pescados. Em vídeo, o secretário de saúde do RN, Alexandre Motta, destaca espécies que a população deve evitar o consumo.
De acordo com o secretário, as espécies que não devem ser consumidas são arabaiana, bicuda, barracuda, cioba, dourado, galo-do-alto, pargo preto, pescada branca, robalo e sirigado/badejo, por serem espécies em que foram identificados casos de intoxicação pela toxina após o consumo.
Apesar o alerta, Alexandre destaca que todas as outras espécies de pescados ainda são consideradas seguras para o consumo, e que devem ser consumidos para a manutenção do comércio dos pescados. "É uma cadeira produtiva importante para os pescadores, que precisa ser mantida", disse Motta. Fonte TN
Confira o vídeo:

Tarifaço dos EUA atinge sal do RN e isenta pescado e derivados de petróleo
17/07/2026
Tarifaço
Sindicato diz que as exportações da indústria salineira estão sob impasse desde o último tarifaço. Foto: Alex Régis
O sal, um dos principais produtos da pauta exportadora do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos, será atingido pela aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros. Já o pescado, outro item de destaque na balança comercial, ficou de fora da lista de produtos taxados. A medida foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo governo americano após a conclusão de uma investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês). A medida entra em vigor na próxima quarta-feira (22).
No setor produtivo potiguar, a decisão é recebida com preocupação e incerteza diante dos possíveis impactos sobre as exportações. Roberto Serquiz, presidente da Fiern, lembra que o primeiro anúncio de tarifaço, em 2025, gerou “incertezas e preocupação em setores estratégicos da economia potiguar, especialmente a pesca e o sal”
Levantamento da CNI aponta que 20 estados exportaram menos para os EUA em 2026. O RN foi o mais impactado, reduzindo em 72% as suas exportações entre os primeiros semestres de 2025 e 2026. “A sobretaxa agrava um cenário que já vinha pressionando as exportações nacionais e amplia a insegurança para empresas dos dois países”, diz a CNI.
Na segunda rodada das tarifas impostas pelos EUA, Roberto Serquiz destaca com alívio que as espécies de pescado exportadas pelo RN não serão atingidas. Por outro lado, diz que é preciso defender a importância do sal, produto estratégico para a economia.
Airton Torres, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do RN, diz que as exportações da indústria salineira estão sob impasse desde o último anúncio de tarifaço. “Em que pese ter havido a derrubada desse tarifaço, a incerteza continuou”.
Mais de 2.100 itens exportados pelo Brasil foram poupados da sobretaxa, incluindo carne bovina, mel e café. A USTR justifica a isenção desses itens afirmando que esses insumos são matérias-primas que poderiam provocar indisponibilidade de oferta doméstica e “perturbações” na economia americana caso fossem submetidas à nova tarifa.
Entre os principais itens submetidos à taxação estão etanol, máquinas agrícolas, vestuário, máquinas elétricas, calçados, ferramentas de jardinagem, equipamentos relacionados à mineração, papel, aço, açúcar orgânico e produtos agrícolas.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 60,3% das exportações atingidas correspondem a bens intermediários utilizados pela indústria dos EUA. O Brasil é o principal fornecedor ao mercado norte-americano em 10 dos 13 principais produtos atingidos pela medida, conforme a CNI: madeira (83,1%), minerais não metálicos (56,3%), químicos (51,8%), alimentos (38,1%), veículos automotores (30,3%), celulose e papel (24,0%), e máquinas e equipamentos (12,5%).
Como justificativa para as novas tarifas, os EUA acusam o Brasil de práticas comerciais desleais. Além da tarifa de 25%, os Estados Unidos conduzem uma investigação que pode resultar em uma tarifa adicional de 12,5% sobre produtos brasileiros, elevando a sobretaxa para até 37,5%. Fonte TN.

Inmet alerta para chuvas intensas em 59 municípios do RN; aviso de vendaval continua em todo o estado
17/07/2026
Chuvas no RN
Créditos: Divulgação STTU
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 59 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso entrou em vigor à 0h desta sexta-feira (17) e segue válido até as 23h59 de sábado (18). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é classificado na cor amarela, que representa o menor nível de severidade na escala do órgão, mas exige atenção da população diante das condições meteorológicas previstas.
Entre as recomendações, o instituto orienta que as pessoas não se abriguem sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas. Também é aconselhado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Na quinta-feira (16), o Inmet já havia emitido outro alerta de perigo potencial para vendaval em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso permanece em vigor até o fim do sábado (18) e prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de queda de galhos de árvores em diferentes regiões do estado.
Praias e ilhas
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O Inmet recomenda acompanhar as atualizações dos avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas para reduzir riscos durante o período de instabilidade climática.
Veja os municípios em alerta para chuvas intensas:
- Arês
- Baía Formosa
- Barcelona
- Bento Fernandes
- Bom Jesus
- Brejinho
- Boa Saúde
- Canguaretama
- Ceará-Mirim
- Espírito Santo
- Extremoz
- Goianinha
- Ielmo Marinho
- Japi
- João Câmara
- Jundiá
- Lagoa d’Anta
- Lagoa de Pedras
- Lagoa de Velhos
- Lagoa Salgada
- Macaíba
- Maxaranguape
- Montanhas
- Monte Alegre
- Monte das Gameleiras
- Natal
- Nísia Floresta
- Nova Cruz
- Parnamirim
- Passa e Fica
- Passagem
- Pedro Velho
- Poço Branco
- Pureza
- Riachuelo
- Rio do Fogo
- Ruy Barbosa
- Santa Cruz
- Santa Maria
- Santo Antônio
- São Gonçalo do Amarante
- São José de Mipibu
- São José do Campestre
- São Miguel do Gostoso
- São Paulo do Potengi
- São Pedro
- Senador Elói de Souza
- Senador Georgino Avelino
- Serra Caiada
- Serra de São Bento
- Serrinha
- Sítio Novo
- Taipu
- Tangará
- Tibau do Sul
- Touros
- Várzea
- Vera Cruz
- Vila Flor Fonte Grande Ponto.

Pesca industrial do RN inicia retomada de fôlego após alívio tarifário dos EUA
17/07/2026
Exclusão de pescados da nova sobretaxa americana reabre principal mercado da indústria potiguar; setor projeta US$ 30 milhões em exportações, recuperação da fro
Atum e outros pescados do RN voltará a ser exportado para os EUA - Foto: Sindipesca-RN
A indústria da pesca oceânica do Rio Grande do Norte voltou a enxergar perspectiva de recuperação após quase um ano marcado por incertezas, paralisações e perda de competitividade no principal mercado consumidor de seus produtos. Com a exclusão de atum, lagosta e outros pescados da lista de produtos atingidos pela nova tarifa de 25% anunciada pelos Estados Unidos, o setor espera retomar as exportações aos padrões anteriores ao tarifaço imposto pelo governo do presidente Donald Trump. A expectativa do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN) é embarcar cerca de US$ 30 milhões em pescado para o mercado americano ainda em 2026, recuperando parte das perdas acumuladas desde o início da disputa comercial entre os dois países.
Para o presidente do Sindipesca-RN, Arimar França Filho, o alívio representa a possibilidade de reconstrução de uma cadeia produtiva que sofreu uma das maiores crises de sua história recente. Segundo ele, a sequência de tarifas elevadas tornou inviável boa parte das operações voltadas aos Estados Unidos, principal destino do atum fresco produzido no Estado. “Depois de um longo período de negociações, voltaremos praticamente ao cenário anterior ao tarifaço. É um alívio para toda a cadeia produtiva. Nossa expectativa é exportar cerca de US$ 30 milhões este ano e iniciar um processo de recuperação da atividade”, afirma. Hoje, a indústria da pesca gera aproximadamente 1.500 empregos formais no Rio Grande do Norte, além de milhares de ocupações indiretas ligadas à captura, beneficiamento, transporte e logística.
A crise começou em abril de 2025, quando o governo Trump instituiu uma tarifa adicional de 10% sobre produtos brasileiros. Nos meses seguintes, a escalada comercial levou à aplicação de sobretaxas que chegaram a elevar a carga tarifária para 50% sobre diversos produtos exportados pelo Brasil. Embora parte dos setores tenha sido posteriormente contemplada com exceções, a pesca oceânica permaneceu entre as atividades mais afetadas durante boa parte do período. O resultado foi imediato: embarcações deixaram de sair para o mar, contratos de exportação foram cancelados e empresas passaram a reduzir suas operações diante da perda de competitividade frente a fornecedores de outros países. Fonte Agora RN.

DÍVIDA DISPARA: Brasil tem 2ª maior alta do G20 e entra no ranking dos países mais endividados do mundo
16/07/2026
Brasil Individado
Foto: Reprodução A dívida pública brasileira deve registrar uma das maiores altas entre as principais economias do mundo até o fim de 2026. Segundo levantamento do Farol da Oposição, do Instituto Teotônio Vilela, com base em dados do FMI, o Brasil terá a segunda maior alta da dívida entre os países do G20, ficando atrás apenas da China.
De acordo com o estudo, o endividamento bruto do país deve passar de 83,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, para 96,5% do PIB ao final de 2026, conforme informações da CNN Money.
A projeção representa um aumento de 12,6 pontos percentuais no período, segundo os dados analisados pelo instituto.
No ranking mundial, o levantamento aponta que o Brasil deve encerrar 2026 como o 22º país mais endividado entre 187 economias acompanhadas pelo FMI.
O estudo também indica que, desde 2023, o país aparece entre as economias que mais ampliaram sua dívida no período analisado.
Fonte BG.

QUASE R$ 50 MILHÕES: TCE recomenda rejeitar contas de Rui Costa por respiradores não entregues do Consórcio Nordeste
16/07/2026
Contas Rejeitas
Foto: Reprodução
O TCE da Bahia recomendou a rejeição das contas de Rui Costa referentes à gestão do Consórcio Nordeste em 2020, período em que ele presidia a entidade.
A decisão está relacionada à compra de 300 respiradores durante a pandemia de Covid-19, em um contrato de aproximadamente R$ 48,7 milhões firmado com a empresa Hempcare.
Segundo auditoria do TCE-BA, houve pagamento antecipado pelos equipamentos, mas os respiradores não foram entregues. O relatório aponta falhas na análise de riscos, na fiscalização e nos procedimentos adotados na contratação.
O tribunal cita possíveis responsabilidades de Rui Costa e do ex-secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O processo ainda segue os trâmites legais e poderá avaliar eventuais medidas, incluindo a possibilidade de ressarcimento de valores, conforme a análise dos órgãos de controle.
O caso também teve desdobramentos na esfera criminal. As investigações relacionadas ao episódio passaram pelo STF e foram encaminhadas ao STJ. Fonte BG.

VÍDEO: Operação integrada transporta coração de Mossoró a Natal para transplante
16/07/2026
Transplante
O doador é um homem que sofreu um trauma cranioencefálico após um acidente de motocicleta. A captação será realizada em Mossoró por profissionais da Central de Transplantes, com o apoio de cardiologistas do Hospital Rio Grande.
Após o procedimento, o coração será transportado até Natal na aeronave Potiguar 02. A previsão é de que o pouso ocorra após as 11h, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar. Fonte TN.

|
|
|
|









