RN registra em abril o melhor desempenho no setor de serviços do país
15/06/2022
Números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Volume de vendas do comércio varejista tem alta pelo terceiro mês seguido.
Por g1 RN
O Rio Grande do Norte registrou em abril uma alta de 7,9% no volume de serviços e teve o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Os dados do levantamento apontam que o RN teve aproximadamente 40 vezes a média nacional (0,2%) e que atingiu o maior valor desde 2011.
Segundo o IBGE, mais da metade dos estados teve valor negativo no índice que mede o volume de serviços, sendo cinco da região Nordeste.
Além do RN, só outros três estados conseguiram desempenho positivo no Nordeste: Ceará (2,4%), Alagoas (0,9%) e Maranhão (0,9%).
Apesar do melhor resultado no volume de serviços, o RN teve índice de variação de receita de 3,7%. O crescimento colocou o estado potiguar entre os primeiros colocados, atrás de Amapá (11,7%) e Mato Grosso Sul (5,5%).
Terceiro mês seguido de alta no comércio
O Rio Grande do Norte teve em abril um aumento de 4% no volume de vendas do comércio varejista, atingindo o melhor desempenho desde agosto de 2020, quando o estado registrou crescimento de 6,9%. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, também apontou uma tendência de aumento pelo terceiro mês consecutivo.
O resultado obtido pelo RN só ficou abaixo do Amazonas (4,4%). No Nordeste, apenas outros dois estados conseguiram superar a média nacional (0,9%): Alagoas (3,8%) e Ceará (3,1%). Pernambuco registrou a maior queda no índice de volume do país (-7,7%).
Em relação a abril de 2021, o RN teve um aumento de 8,2%, mas a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 1,5%.
O estado potiguar também apresentou um incremento na receita de vendas de 5%, ficando na companhia de Alagoas (5,1%), Acre (4,3%) e Piauí (4,1%) como as maiores variações na comparação com o último mês.

Cresce repetição de voto em Bolsonaro em 2022, diz pesquisa
14/06/2022
Eleições 2022
Pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de junho mostra que 74% dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições presidenciais de 2018 tornariam a repetir o voto em 2022. Na rodada de 8 a 10 de maio, eram 61%.
Dentre os outros pré-candidatos, o que recebe mais votos que eram de Bolsonaro na disputa contra Fernando Haddad (PT) é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 13% nesse recorte específico. Somados, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e José Maria Eymael (DC) herdam 7% das preferências bolsonaristas na última eleição.
Entre os que anularam ou votaram em branco em 2018, o pré-candidato do PT tem 41% das preferências para o 1º turno de 2022. Há um mês, eram 34%. Já Bolsonaro tem 29% nesse estrato –ante 14% no começo de maio.
Também houve aumento no segmento que disse ter a intenção de anular o voto novamente: eram 5%. Agora são 26%.
1º TURNO
O cenário permanece estável em relação a 15 dias atrás. Lula manteve 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marcou os mesmos 35%. A distância entre os 2 é de 8 pontos percentuais.
2º TURNO
Em um eventual 2º turno, Lula teria 50% das intenções de voto, contra 40% do atual chefe do Executivo, distância de 10 pontos. Os 2 candidatos oscilam dentro da margem de erro (2 p.p.) nos últimos 3 meses. A tendência de médio prazo, no entanto, indica convergência entre os 2: no levantamento realizado em 13 a 15 de fevereiro, o petista derrotaria Bolsonaro com 15 pontos de vantagem (50% X 35%).
Divulgação/Poder360
Com informações do Poder 360

Senador do PT no RN é contra corte de ICMS nos combustíveis
14/06/2022
Senador Vota Contra
O Senador Jean (PT-RN) apresentou, nesta segunda-feira (13), uma emenda que garante compensação das perdas de receita no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) provocadas pelo PLP 18. A emenda determina que a União apure as perdas bimestralmente e compense estados e municípios. “De todo modo, considero que o Projeto de Lei Complementar 18 de 2022 não está maduro, e se espera do Senado Federal que empenhe esforços para melhor discussão sobre seus impactos”, complementou. Ao todo, Jean apresentou seis emendas ao projeto.
O parlamentar reforçou ainda sua posição contrária ao Projeto de Lei Complementar. “O texto aprovado na Câmara dos Deputados importa em perdas orçamentárias permanentes aos estados que, por sua vez, implicarão cortes severos em serviços públicos como saúde, educação e segurança pública, ainda mais necessários nesse tempo de crise econômica e carestia. É suficiente dizer que as perdas anuais para o Fundeb podem ser de até R$ 21 bilhões”, declarou Jean.
O Projeto de Lei Complementar 18 de 2022, aprovado na Câmara, limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustível e energia, e a justificativa é que a medida atenuaria a alta da gasolina, do diesel, do gás de cozinha. “Trata-se de uma solução equivocada para o problema da alta extraordinária do preço dos combustíveis”, afirmou o Senador Jean.
O parlamentar do Rio Grande do Norte argumenta que, diante das demais variantes que incidem sobre o preço final dos combustíveis é possível que o impacto do projeto seja ínfimo no valor pago pelos consumidores, mas cause “grande prejuízo” à estrutura dos serviços públicos. Isso porque o ICMS é utilizado pelos estados para custear os diferentes serviços gratuitos à população, dentre eles saúde e educação.
Com informações do Os Amigos da Onça

Hospital Onofre Lopes suspende internações para cirurgias eletivas por pelo menos 15 dias por falta de insumos
14/06/2022
Falta de Insumos
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) decidiu suspender a partir desta segunda-feira (13) todas as internações para cirurgias eletivas, por pelo menos 15 dias.
A decisão foi tomada a partir de conclusões apresentadas por chefes de diversos setores da unidade hospitalar, após reunião realizada na sexta-feira (10).
O motivo é a criticidade de estoques e também a falta de itens essenciais para a realização de cirurgias.
A suspensão das cirurgias eletivas visa garantir o atendimento aos pacientes já internados que necessitarem de cirurgias de urgência ou de alto de risco de vida ou perda de membro.
A programação cirúrgica deverá ser normalizada caso os estoques sejam regularizados antes dos 15 dias previstos inicialmente.
Com informações do Blog do BG

Senado aprova projeto que limita ICMS dos combustíveis
14/06/2022
Combustíveis Mais Barato Talvez No RN.
O Senado aprovou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Segundo a proposta, esses produtos seriam classificados como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota do ICMS em um patamar máximo de 17%, inferior à praticada pelos estados atualmente. O texto também prevê a compensação da União às perdas de receita dos estados.
O objetivo do projeto é provocar a redução no valor dos combustíveis na bomba, aliviando o gasto do consumidor com gasolina, que supera os R$ 7 o litro no país, e com o diesel, beneficiando também caminhoneiros e transportadores. O PLP também busca reduzir o valor do gás de cozinha e da conta de luz.
Foram 65 votos a favor e 12 contrários. O projeto volta para a Câmara para nova análise após as emendas inseridas no texto. Para o relator do projeto no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o PLP é “um passo importantíssimo para derrubar a inflação”, além de segurar os preços nas contas de luz e nos postos de combustível. Ele também afirmou que o Congresso “faz história” ao incluir esses setores entre os considerados essenciais.
Bezerra leu seu relatório em plenário na semana passada e hoje se ateve às emendas recebidas pelo projeto. Foram 77 no total e Bezerra acolheu quatro integralmente e nove parcialmente.
Uma das emendas acatadas repõe perdas de arrecadação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e de ações de serviços de saúde. Ambos setores têm receitas vinculadas à arrecadação com o ICMS. O relator incluiu um trecho que prevê a manutenção das vinculações à saúde e educação básica, mas de forma proporcional à dedução dos contratos de dívida dos Estados com a União.
Bezerra também incluiu no texto um dispositivo para conferir segurança jurídica aos gestores estaduais. Assim, eles poderão reduzir a arrecadação do ICMS sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). De acordo com o regramento, um ente federativo não pode abrir mão de uma receita sem indicar uma nova fonte de arrecadação para compensar.
Após a aprovação do texto-base, os senadores aprovaram um destaque - os demais foram rejeitados. O destaque aprovado prevê que, se os estados e municípios perderem recursos em função da lei, a União vai compensá-los para que os atuais níveis do Fundeb sejam mantidos.
Com informações da Agência Brasil

Nova política e plano de Segurança Pública do RN são sancionados pela governadora
14/06/2022
Em resultado de ampla discussão com a sociedade, nova legislação estabelece princípios, diretrizes e objetivos que o Estado deve alcançar nos próximos 10 anos
Nesta segunda-feira (13), a governadora Fátima Bezerra aprovou a Lei Complementar 711/2022, que cria a Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e estabelece o Sistema de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O ato teve a presença do Ministério Público, representantes do parlamento, das forças federais e estaduais, sindicalistas, lideranças comunitárias e empresariais e do juiz federal Walter Nunes que participou de forma remota.
A nova legislação estabelece os princípios, as diretrizes e os objetivos que o Estado deve alcançar daqui em diante, a lei complementar reconhece a segurança pública como política de Estado e não de governo, garante atuação integrada dos órgãos estaduais, federais e municipais e promove a cultura da paz.
Além disso, a nova determinação estabelece as estratégias e os meios a serem implementados para atingir objetivos, e garante a participação com o controle social na formulação e supervisão de projetos, políticas públicas de segurança e dificulta a descontinuidade de programas e ações, proporcionando o melhor aproveitamento de recursos evitando desperdícios, tendo em vista a garantia de que o Plano Estadual possa vigorar por dez anos.
“Esta lei que estamos sancionando hoje é fruto do diálogo e do debate, que trouxeram para dentro dela as vozes da sociedade. Não é uma lei importada, que estava na prateleira de uma consultoria e foi adaptada e enviada para aprovação da Assembleia Legislativa. Não! A daqui foi costurada no diálogo, ouvindo todas as vozes. Junto com o vice-governador e com o secretário de segurança, estamos tendo a alegria de dizer ao Rio Grande do Norte e ao Brasil, que o nosso estado é o primeiro a ter um plano estadual de segurança pública, conectado com o que preconiza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, disse a governadora Fátima Bezerra, destacando o trabalho realizado pelas diversas instituições para elaboração do plano. A proposta do SUSP foi enviada ao Congresso em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff e aprovado em 2018. Fátima participou das discussões como deputada federal e como senadora.
Segundo a governadora, o Estado já vinha colocando em ação o que está na lei, como a redução dos crimes violentos, a reestruturação e a valorização do sistema de segurança, e que isso é resultado das forças de segurança, como a policia civil, militar, os bombeiros e a Seap, bem como a Polícia Rodoviária Federal.
“Nenhuma lei no Brasil – e ainda são poucas – teve esse diferencial. Alguns (estados) fizeram edições de decretos, muito mais formalidades para alcançar os recursos das transferências fundo a fundo. Nós criamos o Conselho Estadual de Segurança Pública, o Comitê Gestor do Fundo, levamos o debate à sociedade, acatamos emendas legislativas que agregaram valor ao projeto”, relatou Antenor Roberto, vice-governador do RN.
O juiz federal Walter Nunes Júnior, coordenador de Segurança da Justiça Federal do RN e corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, que acompanhou a solenidade remotamente, elogiou o plano e a política de segurança pública do Rio Grande do Norte consubstanciada na lei sancionada hoje. “Fiquei muito feliz com o que vi e muito orgulho de meu Estado por esse passo importante, estabelecendo planejamento, estratégias, diretrizes para as ações em diversas áreas envolvidas na questão da segurança pública, que não se resume apenas à atuação policial. Deixo meu agradecimento por ter participado, de alguma forma, deste momento histórico. Assim como mudamos radicalmente a realidade do RN em relação ao sistema prisional, hoje merecendo ser referência de como sair do caos para uma de controle, de segurança, de paradigma para o Estado, tenho certeza de que, a partir da implementação das diretrizes e estratégias estabelecidas nessa lei, vamos, sim, alcançar um estágio bastante interessante e passar a ser também um espelho para os demais estados do País.”
Por dentro da lei
Plano Estadual de Segurança Pública (PESP)
O Plano Estadual de Segurança Pública – PESP/RN é o principal instrumento de implementação da Política Estadual de Segurança Pública. É por meio do PESP que são estabelecidas metas, ações, iniciativas e objetivos a serem perseguidos pelos próximos 10 anos. Com a publicação do PESP, o RN terá seu primeiro
Plano de Estado
Benefícios decorrentes do plano
O estado terá um diagnóstico técnico da situação da segurança pública, proporcionando uma maior clareza dos problemas relacionados a essa questão no RN. Estabelece uma série de ações estratégicas que devem ser implementadas pelos integrantes do sistema em relação a criminalidade violenta, reestruturação do sistema de segurança, valorização dos profissionais de segurança, participação e controle social (eixos do plano).
Governança
A estrutura de governança do PESP representa o conjunto de mecanismos de monitoramento, avaliação e direcionamento que tem por objetivo principal garantir a implementação do Plano. Alguns exemplos de como a governança é útil: estabelece mecanismos que reforçam o papel de gestora da SESED frente ao sistema de segurança pública.

Ucrânia: Rússia pode chegar a 40 mil soldados mortos neste mês
13/06/2022
Ofensiva atual em Donbass pode custar mais de 8 mil baixas russas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que Moscou está enviando jovens mal preparados e mal equipados para a frente de batalha no Donbass, numa tentativa de vencer pela força esmagadora dos números.
Ele admitiu que a ofensiva atual pode custar mais de 8 mil baixas russas, entre o início desta semana e o fim do mês.
Severodonetsk
Os bombardeios russos atingiram nesse domingo (12) o complexo fabril químico Azot, em Severodonetsk, o que causou incêndio de grandes dimensões.
Estima-se que cerca de 800 pessoas estejam abrigadas nessa fábrica, entre elas 600 civis. A situação é bastante preocupante.
O Exército russo concentra todo o poderio militar à volta de Severodonetsk, com o objetivo de conquistar rapidamente a região de Lugansk.
Autoridades ucranianas garantiram que ainda estão resistindo e anunciaram algumas vitórias nas regiões de Kherson e Zaporijia.
Vila
A poucos quilómetros de uma das frentes de combate, uma vila tem sido alvo de ataques constantes nos últimos meses. Dezenas de edifícios foram destruídos, um deles a escola, que foi bombardeada no dia 1º de junho.
O chefe da região resiste no local e não pretende começar nenhuma recuperação enquanto a guerra não terminar.

INSS: autorizado concurso para técnico de seguro social
13/06/2022
Portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece mil vagas
O Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (13), portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de mil cargos de Técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A responsabilidade pela realização do concurso será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, diz ainda o documento.
O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir de hoje, data da publicação da portaria.

Policial Militar morre em Areia Branca após ser baleado
13/06/2022
Crime aconteceu na praia de Upanema
Na tarde deste domingo 12, um Policial Militar foi morto em Areia Branca, região localizada na Costa Branca Potiguar. Ainda sem nenhuma confirmação oficial sobre quem era a vítima.
O Itep e a Polícia Civil já foram até o local para investigar caso e apurar melhor quais foram as motivações do crime.
O PM foi morto na praia de Upanema. A vítima foi baleada enquanto trafegava em uma motocicleta. Os possíveis envolvidos no crime ainda não foram identificados. Fonte Agora RN.

Jair Bolsonaro comparece a motociata em Orlando
13/06/2022
Brasileiros e americanos se aglomeraram para receber o presidente
O presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata neste sábado (11) em Orlando, Flórida, ao lado de apoiadores brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Bolsonaro liderou a comitiva, que passeou pelas ruas da cidade e mobilizou moradores. O evento foi transmitido pelas redes sociais do presidente.
Enquanto circulavam pela cidade, os bolsonaristas buzinavam e gritavam palavras de ordem. Alguns simpatizantes ficaram nas calçadas e balançavam bandeiras do Brasil.
A motociata ocorreu logo depois do seu discurso para a comunidade brasileira no estado americano. No encontro, ele aproveitou para expor seus posicionamentos da campanha eleitoral.
Mais cedo, ele participou ainda da inauguração do vice-consulado do Brasil em Orlando. A repartição é subordinada ao Consulado-Geral de Miami e deve auxiliar os cerca de 475 mil brasileiros que vivem no estado.
Créditos: R7

Criminosos fazem arrastão na UFRN, levam celulares de pelo menos 10 alunos e fogem a pé
13/06/2022
Crime aconteceu na parada de ônibus do setor de aulas II
Dois bandidos fizeram um arrastão na noite dessa sexta-feira (10), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os criminosos levaram pelo menos dez celulares durante a ação. As informações são da 96 FM. O crime aconteceu na parada de ônibus do setor de aulas II. Os jovens aguardavam o transporte quando foram abordados pelos assaltantes, que estavam a pé.
Os seguranças do campus não chegaram a tempo para encontrar algum suspeito ou impedir a ação criminosa. A polícia segue em busca dos responsáveis e tenta recuperar os pertences das vítimas. Fonte Agora RN.

Brasil confirma terceiro caso de varíola dos macacos
13/06/2022
O caso aconteceu no sul do país
O Ministério da Saúde confirmou deste domingo (12) a terceiro caso de Varíola dos Macacos no país, em Porto Alegre, Rio grande do Sul. O Paciente é um homem que chegou ao país após viagem a Portugal.
O homem de 51 que chegou ao país por Porto Alegre após viagem a Portugal. O caso estava em monitoramento pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) do Rio Grande do Sul desde o dia 27 de maio.

Palmeiras vence e retoma liderança no Brasileirão; veja classificação atualizada
13/06/2022
Brasileirão 2022
O Palmeiras venceu neste domingo (12) o Coritiba fora de casa por 2x0 e retomou a liderança da série A do Brasileirão. Confira a classificação atualizada após os jogos de ontem.
| # | TIME | P | J | V | E | D | GP | GC | SG | % | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | PALMEIRAS | 22 | 11 | 6 | 4 | 1 | 19 | 5 | 14 | 67 | |
| 2 | CORINTHIANS | 21 | 11 | 6 | 3 | 2 | 15 | 9 | 6 | 64 | |
| 3 | SÃO PAULO | 18 | 11 | 4 | 6 | 1 | 17 | 12 | 5 | 55 | |
| 4 | INTERNACIONAL | 18 | 11 | 4 | 6 | 1 | 14 | 10 | 4 | 55 | |
| 5 | ATHLETICO-PR | 17 | 11 | 5 | 2 | 4 | 11 | 12 | -1 | 52 | |
| 6 | ATLÉTICO-MG | 17 | 11 | 4 | 5 | 2 | 17 | 14 | 3 | 52 | |
| 7 | CORITIBA | 15 | 11 | 4 | 3 | 4 | 14 | 14 | 0 | 45 | |
| 8 | FLUMINENSE | 14 | 11 | 4 | 2 | 5 | 13 | 14 | -1 | 42 | |
| 9 | AMÉRICA-MG | 14 | 11 | 4 | 2 | 5 | 11 | 13 | -2 | 42 | |
| 10 | SANTOS | 14 | 11 | 3 | 5 | 3 | 14 | 10 | 4 | 42 | |
| 11 | RED BULL BRAGANTINO | 14 | 11 | 3 | 5 | 3 | 12 | 11 | 1 | 42 | |
| 12 | CEARÁ | 14 | 11 | 3 | 5 | 3 | 13 | 13 | 0 | 42 | |
| 13 | GOIÁS | 14 | 11 | 3 | 5 | 3 | 12 | 14 | -2 | 42 | |
| 14 | ATLÉTICO-GO | 13 | 11 | 3 | 4 | 4 | 10 | 13 | -3 | 39 | |
| 15 | FLAMENGO | 12 | 11 | 3 | 3 | 5 | 11 | 13 | -2 | 36 | |
| 16 | BOTAFOGO | 12 | 10 | 3 | 3 | 4 | 12 | 15 | -3 | 40 | |
| 17 | CUIABÁ | 12 | 11 | 3 | 3 | 5 | 9 | 13 | -4 | 36 | |
| 18 | AVAÍ | 11 | 10 | 3 | 2 | 5 | 11 | 15 | -4 | 37 | |
| 19 | JUVENTUDE | 10 | 11 | 2 | 4 | 5 | 10 | 19 | -9 | 30 | |
| 20 | FORTALEZA | 7 | 11 | 1 | 4 | 6 | 7 | 13 | -6 | 21 |
Com informações da Gazeta Esportiva
Fonte: Portal Grande Ponto

Duas famílias e vigilantes são feitos reféns durante assalto em lagoa no RN
13/06/2022
Insegurança em Alta no RN.
Duas famílias e dois vigilantes foram feitos reféns durante um assalto na lagoa de Jacumã, no litoral Norte, no final da tarde do domingo (12).
De acordo com informações do Via Certa Natal, o fato ocorreu em um quiosque que funciona na lagoa. Um carro e pertences da vítimas foram levado.
Uma das vítimas falou que chegaram no final da tarde e estavam tomando banho na lagoa. Quando estavam para sair, foram surpreendidos pelos assaltantes.
Em meio a ameaças, a testemunha contou que o vigilante foi agredido também. Duas crianças estavam entre os reféns.
Após a espera por um comparsa, os assaltantes fugiram do local sem deixar pistas. Inclusive, uma equipe do BOPE foi acionada para buscas aos suspeitos.
Com informações do Blog Gustavo Negreiros

Família é alvo de arrastão e tem carro roubado na Grande Natal
13/06/2022
Insegurança em Alta no RN.
Uma família foi vítima de arrastão, durante a madrugada de sábado (11), em Macaíba, na Região da Grande Natal. Sob ameaças, as vítimas tiveram o carro roubado e passaram momentos de terror durante o crime.
Já durante a tarde do mesmo dia, policiais da Força Tática do 11º Batalhão conseguiu recuperar um veículo de mesmas características com registro de roubo/furto. O carro estava em um matagal, dificultando seu acesso.
Após identificação do veículo, ele foi encaminhado até ser restituído ao proprietário.
Fonte: Portal Grande Ponto

VÍDEO: Natal amanhece mais uma vez com intensa névoa Fonte: Portal Grande Ponto
13/06/2022
Nevoa
Natal amanheceu nesta segunda-feira (13) coberta por uma intensa névoa.
Confira vídeo gravado na manhã, em Nova Parnamirim, com visão do bairro de Ponta Negra.
Fonte: Portal Grande Ponto
Ver essa foto no Instagram

Brasil registra 27.796 casos de covid-19 e 114 mortes em 24 horas
12/06/2022
No total, as mortes somam mais de 668 mil e os casos, 31,4 milhões
O Brasil registrou, em 24 horas, 114 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. O número de casos ficou em 27.796.
Desde o início da pandemia, as mortes somaram 668.074 e o número total de casos confirmados, 31.445.137.
Ainda segundo o boletim, 30.182.173 pessoas se recuperaram da doença e 594.890 estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização do Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins, além dos óbitos em Mato Grosso do Sul.
Estados
São Paulo lidera o número de casos, com 5.591.276, seguido por Minas Gerais (3.478.575) e Paraná (2.569.772). O menor número de casos é registrado no Acre (125.176).
Em relação às mortes, São Paulo apresenta o maior número (169.836), seguido de Rio de Janeiro (73.870) e Minas Gerais (61.719). O menor número de mortes está no Acre (2.002), estável em relação ao boletim de ontem. Agencia Brasil.

Presidente inaugura Vice-Consulado do Brasil em Orlando
12/06/2022
Representação vai atender 180 mil brasileiros que moram na região
O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (11) da cerimônia de inauguração do Vice-Consulado do Brasil em Orlando, na Florida, Estados Unidos. A representação consular vai atender os brasileiros que vivem na região e turistas, com serviços como concessão de passaportes, registros civis e atendimento em casos de emergências.
“Esse nosso pedaço do Brasil faz um bem enorme para os nossos irmãos que estão por aqui, porque eles procuram os mais diversos serviços e, por vezes, têm que viajar dezenas, às vezes, centenas de quilômetros para ter os seus problemas resolvidos”, disse Bolsonaro durante a inauguração.
O presidente viajou na quinta-feira (9) aos Estados Unidos, onde participou da Cúpula das Américas em Los Angeles. Na ocasião, ele se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden. Esta foi a primeira reunião bilateral desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021.
“Eu confessei para o Jon Biden que, desde criança, sempre admirei o povo americano. Temos muita identidade, em especial na questão de valores, no tocante à liberdade", disse. Ele citou a liberdade de religião e de expressão, "o bem maior que um povo pode ter". "Liberdade na sua forma mais ampla possível”, acrescentou.
Durante a cerimônia, Bolsonaro esteve acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Consulado
De acordo com o Itamaraty, o Vice-Consulado ficará subordinado ao Consulado-Geral em Miami e deve atender os cerca de 180 mil brasileiros que moram na região.
Bolsonaro realizou a primeira entrega de documentação, um passaporte para uma criança brasileira de sete anos, que nasceu em Orlando.
Segundo o chanceler, além do vice-consulado em Orlando, o Itamaraty abrirá outras quatro repartições. São os consulados-gerais do Brasil em Chengdu (República Popular da China), Edimburgo (Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte) e Marselha (República Francesa) e um vice-consulado em Cusco (Peru).
“Isso significa mais atenção à comunidade brasileira no exterior, ao turista brasileiro quando visita outros países. Aqui ele tem um ponto de apoio, é um pedaço do Brasil no exterior”, disse França. “Espero que esse ato possa se repetir nos próximos anos, há uma comunidade brasileira no exterior cada vez maior”, afirmou o chanceler. Agencia Brasil.

São Paulo confirma segundo caso de varíola dos macacos
12/06/2022
Doença foi detectada em um homem de 29 anos
A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou hoje (11) o segundo caso de varíola dos macacos, no estado. A doença foi detectada em um homem, de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo, no interior do estado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o caso é considerado importado, porque o homem tem histórico de viagem à Portugal e Espanha. Ele teve os primeiros sintomas ainda na Europa. O resultado positivo foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, que ocorreu na última quarta-feira (8).
Em nota, o Ministério da Saúde informou que novas amostras do paciente foram coletadas e serão analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Na última quinta-feira (9), o governo paulista confirmou o primeiro caso no país: um morador da capital paulista que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico.
Transmissão
A varíola dos macacos, em inglês, monkeypox, é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias.
A doença pode ser transmitida ainda pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Não há tratamento específico contra a doença, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessário o cuidado e observação das lesões.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.
Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido utilizado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.
Medidas de controle
De acordo com o Ministério da Saúde, medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Foram identificados três pessoas que estão sendo contatadas para orientações e monitoramento", diz a nota.
O Ministério da Saúde ressalta ainda que a pasta estabeleceu, desde 23 de maio de 2022, uma Sala de Situação para monitorar o cenário do vírus, no Brasil. "A medida tem como objetivo divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública, bem como direcionar as ações de vigilância quanto à definição de caso, processo de notificação, fluxo laboratorial e investigação epidemiológica no país", destacou.
Matéria alterada, às 16h43, para acréscimo de informações do Ministério da Saúde.

VÍDEO: Torcedores de América e Botafogo-PB brigam próximo ao estádio Almeidão
12/06/2022
Jogos
No intervalo do jogo entre América e São Paulo Crystal-PB, torcedores do time natalense e do Botafogo-PB dono do estádio protagonizaram uma briga no entorno do Almeidão, em João Pessoa. A Polícia Militar foi acionada para conter a violência e efetuou disparos de bala de borracha.
A confusão teria começado depois de a torcida americana encontrar faixas e rasgar os materiais da torcida do time paraibano.
Do lado de fora do estádio, a confusão também foi para dentro das instalações. Por causa disso, o início do segundo tempo sofreu atraso.
Veja imagens da confusão:
Fonte: Portal Grande Ponto

|
|
|
|









