Bolsonaro diz que vai se reunir com Conselho da República; veja para que qual serve o órgão

07/09/2021

Conselho da República

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não têm conhecimento de reunião do Conselho da República anunciada nesta terça-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro durante discurso para seus apoiadores, em Brasília. 

Segundo interlocutores de Lira e Pacheco, até o início da tarde desta terça eles não haviam recebido nenhum convite oficial do Palácio do Planalto sobre reunião do Conselho da República, que tem, entre suas funções, discutir a decretação de estado de sítio ou de defesa no país diante de um momento de distúrbios sociais ou ameaça à segurança do país. 

O Conselho da República tem um caráter consultivo. A avaliação feita junto com o conselho não obriga o presidente a decretar medidas como intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio. Em 2018, ele foi chamado para discutir a decretação da intervenção federal na segurança do Rio. 

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também não está informado da reunião, segundo assessores. Ele foi, inclusive, procurado por chefes de outros poderes após o anúncio de Bolsonaro. 

Do G1 

Comente

Vídeo mostra milhões de apoiadores de Bolsonaro em Copacabana; assista

07/09/2021

Manifestações

Reprodução/Facebook

 

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem para um ato na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta terça (7). A manifestação, convocada por Bolsonaro, tem uma pauta antidemocrática, com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso. 

Por volta das 14h, algumas pessoas já começavam a deixar o local. 

Também houve protestos contra o presidente no Rio. No Centro, manifestantes defendiam o impeachment e pediam vacina e empregos. 

G1 

Comente

VÍDEO: Praça fica lotada para ato pró-Bolsonaro em Mossoró; assista

07/09/2021

Manifestações por Todo Brasil em Prol de Bolsonaro

Reprodução/Twitter Ismael Sousa

 

 

Mossoró também teve ato a favor do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (07). A Praça do Teatro Dix-Huit Rosado ficou lotada para a manifestação. Assista acima. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

 

Comente

Dois homens morrem e criança de 11 anos é baleada em bar na Zona Norte de Natal

07/09/2021

Crime aconteceu no final da tarde desta terça (7) na praia da Redinha.

Por G1 RN e Inter TV Cabugi

Dois homens morrem e criança de 11 anos é baleada em bar na Zona Norte de Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Dois homens morrem e criança de 11 anos é baleada em bar na Zona Norte de Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Dois homens morreram e quatro pessoas ficaram feridas após um tiroteio que aconteceu no final da tarde desta terça-feira (7), na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. Entre os feridos, uma mulher, dois homens e uma criança de 11 anos, atingida na virilha. 

O crime aconteceu em um bar próximo à Igreja de Pedra e ao mercado da Redinha. De acordo com policiais militares do 4º Batalhão, uma festa acontecia no local quando os criminosos chegaram em uma moto e atiraram contra os dois homens. As vítimas usavam tornozeleira eletrônica. 

Os três adultos feridos foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, no bairro Potengi. A criança foi levada ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. De acordo com a PM, os quatro se conheciam e estavam próximos na hora do crime. 

A Polícia Militar ainda não tem detalhes sobre os criminosos, tampouco quem seria o alvo da ação. 

Dois homens morrem e criança de 11 anos é baleada em bar na Zona Norte de Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Dois homens morrem e criança de 11 anos é baleada em bar na Zona Norte de Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Comente

Cliente reage e assaltante é morto a tiros em lanchonete na Grande Natal

07/09/2021

Caso aconteceu na noite de segunda-feira (6) no bairro Cohabinal, em Parnamirim.

Por Inter TV Cabugi

Um cliente de uma lanchonete reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos criminosos a tiros, na noite desta segunda-feira (6) no bairro Cohabinal, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. 

De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 20h, quando dois homens chegaram à lanchonete e pediram cachorro-quente. 

Em certo momento, um deles se levantou da mesa, foi até o caixa e anunciou o assalto. 

Porém, ao perceber a ação criminosa, um dos clientes teria atirado contra o assaltante, dando início a uma troca de tiros. O cliente não foi identificado. 

Houve pânico e correria entre as pessoas que estavam no local, que tentaram se proteger dos disparos. 

O assaltante foi ferido, não resistiu e morreu no local. Já o comparsa, que estava do lado de fora, correu e conseguiu fugir. 

O homem que morreu estava sem documentos e ainda não foi identificado oficialmente pela polícia. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia para passar por exames. 

Rondas foram realizadas na região, mas o outro suspeito de assalto não foi localizado pela polícia. 

Comente

MDR lança pedra fundamental para início das obras da Linha Roxa

06/09/2021

Governo Federal Trazendo Benefícios ao RN

 

Na tarde desta segunda-feira, 06, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve no canteiro de obras da CBTU, no município de São Gonçalo do Amarante, para o lançamento da pedra fundamental no trecho ferroviário, que faz parte do processo de modernização e ampliação do sistema de trens urbanos do RN. 

O Ministro ressaltou que a obra possibilitará a expansão da ferrovia no sentido zona norte, com a nova Linha Roxa, são mais 4,2 quilômetros de via,e três novas estações, ligando a região metropolitana de Natal aos municípios de São Gonçalo do Amarante, e Extremoz, beneficiando assim, cerca de 2 mil novos usuários, que passarão a utilizar o serviço diariamente.  

“Ao fim desta obra, superaremos o próprio recorde de maior sistema ferroviário operado pela CBTU no Nordeste, conquistado com a expansão da Linha Sul, que totalizará 80 km de via até Nísia Floresta. Com mais esta obra da Linha Roxa, passaremos a ter 84 km de via férrea ativa no Estado, voltada para a mobilidade urbana, uma ampliação de 50% do sistema, que há décadas estava limitado em seus 56 km e atendendo apenas 4 municípios da Grande Natal.”Destacou o Superintendente da CBTU Natal, Leonardo Diniz.  

Durante o evento, se fez presente o diretor-presidente da CBTU, José Marques, que destacou em suas palavras a importância desse investimento em um sistema tão essencial à sociedade, que permite a mobilidade urbana da população, com uma tarifa social. “É muito gratificante inaugurar mais um importante investimento da CBTU em Natal. Vamos ampliar a nossa capacidade de atender a população, chegar a uma localidade composta por fábricas, o que irá facilitar a vida de muitos trabalhadores e moradores da região, com um transporte barato, confortável e seguro. Agradeço em nome da CBTU e de todos os nossos passageiros ao ministro Rogério Marinho por mais esse investimento. Seguimos avançando”, afirmou. 

Também participou da solenidade, o deputado federal Benes Leocádio, e o prefeito de Nízia Floresta, Daniel Marinho. 

 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Grupo faz ‘arrastão’ em aeroporto e foge com avião de famoso cantor brasileiro

06/09/2021

Arrastão

Na madrugada desta segunda-feira (06), ao menos 18 criminosos estiveram no aeroporto de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, e roubaram três aeronaves. As informações são do G1. 

De acordo com a polícia, os homens entraram pelos fundos do aeroporto e tentaram levar uma aeronave. Na sequência, eles renderam o vigia e o obrigaram a fazer o abastecimento dos aviões de pequeno porte, amarrando o homem em seguida e fugindo. 

As autoridades acreditam que parte dos criminosos sejam do interior de São Paulo, enquanto a outra parte é do Mato Grosso do Sul. Os suspeitos podem ter fugido para a Bolívia. 

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) está investigando o caso e saiu de Campo Grande para fazer perícia. Durante a madrugada, o órgão esteve em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para verificar se os radares instalados nas fronteiras registraram os voos das aeronaves furtadas, por se tratar de um trajeto clandestino. 

Confira os modelos furtados: 

 

  • Aeronave do tipo bonanza v35b, matrícula PTING, de propriedade do pecuarista e ex-prefeito de Aquidauana Zelito Alves Ribeiro e de seu sócio, Joel Jacques; 

  •  

  • Aeronave do tipo Sky Lane, matrícula PTDST, do cantor Almir Sater; 

  •  

  • Aeronave do tipo Sky Lane, matrícula PTKDI, do pecuarista José Henrique Trindade. 

Fonte: IstoÉ 

Comente

PF cumpre mandados contra suspeitos de financiar manifestações violentas

06/09/2021

Dia 7 de Setembro

Na véspera das manifestações previstas para o dia 7 de Setembro, a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão, a pedido da subprocuradora geral da República, Lindôra Maria Araújo, e autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O inquérito, o mesmo instaurado para apurar a atuação do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e do cantor Sérgio Reis, investiga atos de “incitação da população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos, violentos e atentatórios ao Estado Democrático de Direito” no feriado, segundo nota da PGR. 

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva: de Marcio Giovani Niquelatti, o professor Marcinho, e do ex-policial Cassio Rodrigues de Souza. Ambos, de acordo com a nota, divulgaram “mensagens, agressões e ameaças contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal, a justificar a imposição da medida restritiva de liberdade”. 

No pedido de prisão, a PGR mostra mensagens de redes sociais em que Marcio e Cassio ameaçam o ministro Moraes e sua família de morte. 

Também foram cumpridos outros sete mandados de busca e apreensão, um deles na residência de Gilmar Alba (PSL-RS), prefeito de Cerro Grande do Sul (RS). Ele foi flagrado no dia 26 de agosto ao tentar entrar com R$ 505 mil em São Paulo pelo aeroporto de Congonhas. 

À CNN, Alba enviou um áudio em que diz que “eles [policiais] não encontraram nem um palito de fósforo tanto na prefeitura como em Venâncio Aires na casa do meus filhos. Mais uma vez, digo que eu sou um homem limpo, honesto e vocês podem confiar em mim”. 

A PGR determinou ainda o bloqueio de chaves Pix e contas bancárias de suspeitos de estarem envolvidos no financiamento de manifestações violentas previstas para o dia 7. Entre elas, houve o bloqueio, válido até dia 8, quarta-feira, das contas bancárias da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e da Associação Nacional dos Produtores de Soja (Aprosoja). 

A CNN Brasil procurou as defesas dos envolvidos e as associações para comentários e acrescenta seus posicionamentos assim que os receber. 

Fonte: CNN Brasil 

 

Comente

Bolsonaro edita MP que dificulta remoção de conteúdo da internet

06/09/2021

MP Editada

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet. O texto, segundo o governo federal, garante "liberdade de expressão nas redes sociais". 

Assinada nesta segunda-feira (6/9), a MP proíbe a “remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores”. O documento será publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). 

Segundo o governo, a mudança no marco da internet traz mais clareza a “políticas, procedimentos, medidas e instrumentos” utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas. 

O presidente e seus aliados tiveram várias publicações consideradas “notícias falsas” pelas redes sociais. Além disso, apoiadores do governo perderam perfis e contas nas plataformas. 

Além da exigência de justa causa e motivação em caso de cancelamento, suspensão e exclusão de conteúdos e funcionalidades das contas nas redes sociais, o dispositivo prevê o direito à restituição do conteúdo disponibilizado pelo usuário. 

Agora, o provedor de redes sociais será obrigado a notificar o autor da publicação, identificando a medida adotada e apresentando a motivação da decisão de moderação, além de informações sobre prazos, canais eletrônicos de comunicação e procedimentos para a contestação e a eventual revisão da decisão. 

“Ficarão assim disciplinados de modo mais concreto os direitos dos usuários à liberdade de expressão e à ampla defesa e ao contraditório no ambiente das redes sociais”, informou a Secretaria de Comunicação da Presidência. 

O secretário especial de Cultura, ator Mario Frias, comemorou a edição da MP. “Felizmente, hoje, o presidente assinou a Medida Provisória que garante a liberdade nas redes sociais. Nosso país não ficará refém da censura de um oligopólio. Não mais”, publicou no Twitter. 

Fonte: Metrópoles 

Comente

Homem morre após ter parte do corpo queimada enquanto dormia em Mossoró

06/09/2021

Clezio Saraiva estava em casa quando uma pessoa invadiu a residência, jogou um líquido inflamável e ateou fogo nele. Caso aconteceu em 22 de agosto.

Por G1 RN

Clezio Saraiva, de 44 anos, morreu após ter parte do corpo queimado enquanto dormia em Mossoró — Foto: Redes sociais

Clezio Saraiva, de 44 anos, morreu após ter parte do corpo queimado enquanto dormia em Mossoró — Foto: Redes sociais

Clezio Saraiva, de 44 anos, morreu neste domingo (5) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, após ter parte do corpo queimada enquanto dormia em Mossoró, no Oeste potiguar. 

Investigações da Polícia Civil apontam que, na madrugada do dia 22 de agosto, a vítima estava dormindo em casa, no bairro Nova Betânia, quando uma pessoa invadiu a residência, jogou um líquido inflamável e ateou fogo nele. 

Populares apontam que o autor do crime seria um vizinho, que estaria sob efeito de drogas. 

Clezio foi socorrido às pressas ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas, pela gravidade dos ferimentos, precisou ser transferido para o Walfredo Gurgel, em Natal. Ele estava internado na UTI e seu estado de saúde era grave, de acordo com a equipe médica. 

No último domingo, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu. 

O caso segue em investigação pela 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Mossoró. 

Comente

Ibama investiga surgimento de larvas de camarões mortas no litoral Norte do RN

06/09/2021

Órgão deve identificar se fenômeno foi algo natural ou se aconteceu algum acidente em alto mar.

Por G1 RN

Ibama investiga surgimento de larvas de camarões mortas no litoral Norte do RN — Foto: Reprodução

Ibama investiga surgimento de larvas de camarões mortas no litoral Norte do RN — Foto: Reprodução

Moradores do litoral Norte potiguar registraram pelo terceiro dia consecutivo o surgimento de uma expressiva quantidade de larvas de camarões mortas por toda a extensão da orla de Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Galinhos. 

O Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), responsável pelo monitoramento das praias do litoral potiguar, registrou o surgimento dos microrganismos na região e comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar investigação. 

De acordo com o órgão federal, a investigação ainda está em caráter inicial. O Ibama deve identificar se o ocorrido foi algo natural ou se aconteceu algum acidente em alto mar. A investigação também vai esclarecer se o fenômeno está afetando apenas os camarões, ou também outros crustáceos, como siris e caranguejos. 

Tartaruga morta 

No domingo (5), além das larvas de camarão, os moradores da região também encontraram, nos limites entre Caiçara do Norte e Galinhos, uma tartaruga morta. 

O Projeto Cetáceos da Costa Branca recolheu o animal e identificou que ele tinha marcas de interação antrópica relacionada à atividade pesqueira. Além disso, a tartaruga tinha algas frescas no estômago. 

 

A análise dos pesquisadores da UERN permitiu descartar a relação da morte da tartaruga com as larvas de camarão. 

 

Comente

PRF prende 4 motoristas por embriaguez ao volante no fim de semana no RN

06/09/2021

Prisões ocorreram em Parnamirim, Macaíba e Extremoz e Mossoró, entre sexta (3) e domingo (5).

Por G1 RN

PRF prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante. — Foto: PRF/Divulgação

PRF prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante. — Foto: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, neste final de semana entre a sexta-feira (3) e domingo (5), quatro motoristas que conduziam veículos sob influência de álcool, em rodovias federais no Rio Grande do Norte. 

As prisões ocorreram nas cidades de Parnamirim, Macaíba e Extremoz, na região metropolitana de Natal, além de Mossoró, no Oeste potiguar. 

Um dos condutores se envolveu em acidente de trânsito, na noite de sábado (04/09), em Parnamirim. 

Outro motorista, além de dirigir sob efeito de álcool, possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável e foi detido, na tarde deste domingo (05/09), em Extremoz. 

Segundo a PRF, o Código de Trânsito Brasileiro traz como pena para quem praticar o crime de embriaguez ao volante a detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. 

"As condutas que tipificam este crime são constatadas por concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, além de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora", informou o órgão em nota. 

Comente

Após carreta tombar e derramar ácido, Idema monitora água e recomenda que pessoas evitem banho em rio e praia da Grande Natal

06/09/2021

Acidente aconteceu no sábado (4) na estrada que liga os bairros da Coophab e Cajupiranga em Parnamirim. Ninguém ficou ferido.

Ácido vazou e atingiu rio após capotamento de carreta em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Pedro Vitorino

Ácido vazou e atingiu rio após capotamento de carreta em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Pedro Vitorino

Após uma carreta tombar e causar vazamento de ácido - principalmente o hidrossulfito de Sódio - no último sábado (4), equipes passaram o fim de semana no recolhimento o material e análise da água do Rio Pium, na região metropolitana de Natal - para onde parte do material teria escoado. 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) recomendou que, por precaução, a população não tome banho no rio, nem na praia de Pirangi do Sul. 

O órgão também solicitou um estudo sobre a situação da água. "Em resultado preliminar, o PH das águas monitoradas estava com índice considerado no limiar aceitável. Entretanto, somente após a análise é que se saberá ao certo as condições do manancial atingido, pois não ficou clara a quantidade relevante de espuma encontrada no local", informou em nota. 

No fim de semana, as autoridades fizeram barreiras de contenção para barrar o escoamento do ácido. 

 

Comente

Criminosos explodem cofre e roubam dinheiro de posto de combustíveis em Tangará

06/09/2021

Crime aconteceu na madrugada desta segunda (6). Quantia roubada não foi divulgada.

 Inter TV Cabugi

Posto de combustíveis em Tangará foi alvo de criminosos nesta madrugada — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Posto de combustíveis em Tangará foi alvo de criminosos nesta madrugada — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Criminosos invadiram um posto de combustíveis e destruíram parte do prédio ao usarem explosivos para abrir um cofre, na madrugada desta segunda-feira (6), em Tangará. 

O crime aconteceu por volta das 3h30. De acordo com testemunhas, eram pelo menos 7 homens armados. Eles chegaram ao local, colocaram os explosivos próximo ao cofre e detonaram. 

Com o impacto da explosão parte da estrutura do teto do posto desabou. A estrutura de uma bomba de combustíveis abriu e outra foi derrubada pela força da explosão. 

Os proprietários estão fazendo o levantamento dos prejuízos, mas ainda não informaram se o dinheiro do cofre foi levado. 

Posto de combustíveis em Tangará ficou destruído após explosão — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Posto de combustíveis em Tangará ficou destruído após explosão — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Comente

"Rogério Marinho para o Senado é quase unanimidade no Seridó", diz presidente da Associação dos Municípios

05/09/2021

Eleições 2022

Nomes de peso da política Seridoense engrossaram o apoio à possível candidatura de Rogério Marinho ao Senado. As declarações ocorreram em evento neste domingo, em Caicó, convocado para a apresentação do Projeto Adutora do Seridó pelo Ministro do Desenvolvimento Regional. 

Ivanildo Albuquerque Filho, o Ivanildinho, prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da AMS - Associação dos Municípios do Seridó, destacou o trabalho feito pelo ministro Rogério Marinho ao destravar e possibilitar a conclusão de uma das obras mais aguardadas pela região e pelo estado, a Barragem de Oiticica. Ivanildinho também parabenizou o ministro pelo anúncio do Projeto da Adutora do Seridó, que vai levar a água para os 25 municípios da região. Para o presidente da AMS, é o fim de um período de sofrimento para milhares de potiguares que enfrentam a seca por gerações. Ivanildo declarou que em reconhecimento, ele e a maioria dos prefeitos da região deverão estar ao lado de Rogério Marinho em uma possível candidatura ao Senado em 2022. 

“Ele é praticamente uma unanimidade na região. Nós temos no Rogério Marinho uma referência. Por ser essa ponte, por conhecer a realidade de todos nós. Já foi vereador, já foi deputado, conhece as agruras dos nossos mandatos. Para o Senado a gente enxerga que ele seria um dos mais preparados para assumir o posto”, afirmou Ivanildinho. 

O apoio ao nome de Rogério Marinho ao Senado foi reforçado também pelo presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental, Fernando Antônio Bezerra, prefeito de Acari. Fernando agradeceu pela revolução que vem sendo feita na região, permitindo que finalmente a região possa ter segurança hídrica. Ele reconheceu a importância do ministro para a região e para o Estado. “Rogério Marinho tem sido um potiguar que brilha no cenário nacional, mas que não esquece os compromissos com a sua região, com o seu estado.” Sobre 2022, o presidente da AMSO foi taxativo. 

“A nossa posição é de muita clareza, em reconhecimento a Rogério Marinho e por tudo que ele tem feito pela região, em apoiá-lo se de fato for confirmada a candidatura. Nós e muitos dos nossos amigos e amigas estaremos ao lado dele nessa luta”, declarou Fernando Antônio Bezerra. 

Mais cedo, em almoço que recepcionou o ministro Rogério Marinho e o deputado federal Benes Leocádio, pré-candidato ao governo do estado, o prefeito de Caicó, Judas Tadeu, declarou apoio ao nome dos dois na composição de uma chapa para 2022. Em frente de mais de 20 prefeitos da região, Judas Tadeu afirmou que essa chapa trará a mudança que o estado precisa. 

“Essa é a chapa que eu apoio para 2022. Benes no governo e Rogério Marinho no Senado são os nomes que o Rio Grande do Norte precisa para entrar no rumo”, declarou o prefeito de Caicó. 

Rogério Marinho esteve em Caicó para agenda oficial na Câmara dos Vereadores que reuniu mais de 20 prefeitos de toda a região do Seridó. No encontro, o ministro do Desenvolvimento Regional apresentou o cronograma para as obras da Adutora do Seridó. O projeto prevê a construção de mais de 330 quilômetros de canais adutores, estações de bombeamento e de tratamento, além de pontos de captação de água, beneficiando mais de 288 mil pessoas. O investimento previsto é de mais de R$ 326 milhões. 

No evento também foi assinada a liberação de mais R$ 19,8 milhões para a continuação das Obras da Barragem de Oiticica. Com previsão de conclusão no final deste ano, a barragem vai recepcionar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, atendendo mais de 330 mil pessoas com água para matar a sede da população e proporcionar a produção. 

Marinho também aproveitou o encontro para assinar o repasse de R$ 6,7 milhões para a primeira etapa da Feira do Produtor de Caicó. O complexo industrial e econômico será destinado aos comerciantes locais, que poderão produzir e vender suas mercadorias no local. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Fifa deve definir próximos passos de jogo suspenso entre Brasil e Argentina

05/09/2021

Jogo Suspenso

Lucas Figueiredo/CBF

 

A Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, confirmou a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina deste domingo, 05. A partida foi suspensa alguns minutos após o início por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Polícia Federal. 

A Anvisa já havia solicitado a deportação de quatro atletas da Argentina que ocultaram terem passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias, informação descoberta posteriormente. 

"Por decisão do árbitro, a partida organizada pela Fifa entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo está suspensa", diz a nota da Conmebol. 

A instituição afirmou ainda que a Fifa determinará as etapas a serem seguidas, seguindo procedimentos predispostos em regulamentos. 

"As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões relativas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela instituição". 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Carro bate de frente com cavalos e homem morre na BR-304, em Mossoró

05/09/2021

Fabrício Allison de Queiroz estava no banco do passageiro na hora do impacto. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Por G1 RN

Carro bate de frente com cavalos e homem morre na BR-304, em Mossoró — Foto: PRF

Carro bate de frente com cavalos e homem morre na BR-304, em Mossoró — Foto: PRF

Um homem identificado como Fabrício Allison de Queiroz, de 35 anos, morreu na noite do sábado (4) após o carro que ele estava bater de frente com dois cavalos no KM 34 da BR-304 - próximo ao viaduto do bairro Santa Delmira, em Mossoró. 

O acidente aconteceu por volta das 23h. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, Fabrício estava no banco do passageiro na hora do impacto. Ele usava cinto de segurança, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista não foi localizado. 

A PRF isolou o local até a chegada do Instituto Técnico-Científico Perícia (Itep). O corpo foi recolhido e encaminhado para exames de necropsia na Unidade Regional do órgão em Mossoró. 

Fabrício Allison era morador do bairro Abolição III, em Mossoró, e trabalhava como professor de academia e segurança. 

Fabrício Allison de Queiroz morreu após carro bater de frente com cavalos na BR-304, em Mossoró — Foto: Redes sociais

Fabrício Allison de Queiroz morreu após carro bater de frente com cavalos na BR-304, em Mossoró — Foto: Redes sociais

 

Comente

Corpo de Bombeiros registra cinco incêndios florestais em menos de 24h no interior do RN

05/09/2021

Ocorrências aconteceram em Pau dos Ferros e Marcelino Vieira, municípios na região Oeste potiguar.

Por G1 RN

Corpo de Bombeiros registra cinco incêndios florestais em menos de 24h no interior do RN — Foto: Divulgação/CBMRN

Corpo de Bombeiros registra cinco incêndios florestais em menos de 24h no interior do RN — Foto: Divulgação/CBMRN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte registrou, na sexta-feira (3), cinco ocorrências de incêndios florestais na região Oeste potiguar - quatro no município de Pau dos Ferros e uma em Marcelino Vieira. 

Em Pau dos Ferros, as chamas não apresentaram perigo, sendo logo controladas. Já em Marcelino Vieira, o incêndio começou por volta das 10h e só foi completamente controlado à noite, às 18h30. 

De acordo com o 2° tenente Paiva, comandante da Unidade de Pau dos Ferros, "o trabalho integrado com a Defesa Civil Municipal foi primordial na execução da ocorrência". Na ocasião, o município disponibilizou um caminhão pipa e uma retroescavadeira. 

Corpo de Bombeiros registra cinco incêndios florestais em menos de 24h no interior do RN — Foto: Divulgação/CBMRN

Corpo de Bombeiros registra cinco incêndios florestais em menos de 24h no interior do RN — Foto: Divulgação/CBMRN

Comente

‘Não é motivo de pânico’, diz presidente da Anvisa sobre proibição de doses da CoronaVac

05/09/2021

Em entrevista ao GLOBO, Antonio Barra Torres afirma que vacina é segura e não descarta ida de fiscais à China para inspecionar fábrica

‘não é motivo de pânico’, diz presidente da anvisa sobre proibição de doses da coronavac

Em entrevista ao GLOBO, Antonio Barra Torres afirma que vacina é segura e não descarta ida de fiscais à China para inspecionar fábrica

O Globo

Após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir cauterlamente o uso de cerca de 12,1 milhões de doses da vacina CoronaVac já entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de outras 9 milhões que ainda chegaram ao país, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, afirmou ao GLOBO que a população pode ter tranquilidade em relação aos imunizantes e que a medida não lança “descrédito” em relação à vacina produzida pelo Instituto Butantan. 

A medida foi tomada pela Anvisa porque esses lotes específicos foram envasados em uma fábrica chinesa que não passou por inspeção da agência, o que pode gerar riscos ao processo. O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é crucial para autorização de uma vacina no país. Durante o processo, técnicos avaliam as condições da fábrica durante a produção e se atendem aos padrões de segurança da Anvisa. 

Barra Torres não descarta uma ida de técnicos da agência à China para inspecionar a fábrica utilizada no processo. Segundo ele, “todas as possibilidades estão sobre a mesa”. Barra afirmou ainda que o Butantan “foi transparente” e que as “instituições estão atuando”. 

Por que a Anvisa resolveu proibir o uso dessas doses? 

A informação veio direto do próprio Instituto Butantan no dia de ontem de que de fato alguns lotes, que em parte já tinham dado entrada no Brasil e outros que ainda vêm para o Brasil, tinham como local de fabricação uma fábrica não certificada pela Anvisa. A príncipio, precisamos, pelo menos. que fosse comprovada a certificação por organismos regulatórios internacionais, que também seria uma informação útil para nós. É muito importante deixar bem claro que não há processo investigativo ou de apuração, a informação veio do próprio Butantan. E diante dessa informação, não há outra coisa a fazer a não ser de maneira cautelar promover a interdição desses produtos que já estejam em território nacional até que essa certificação do fabricante seja devidamente apresentada e analisada. 

Quais os próximos passos? 

O que esperamos é que a certificação necessária seja enviada pela Sinovac ao Butantan, o Butantan deverá nos apresentar, analisaremos e emitiremos o parecer final. É importante a população saber que essa é uma decisão a nível de gerência e não a nível de diretoria. Essa decisão é do escopo da Gerência Geral de Fiscalização. Do mesmo jeito que o registro de vacinas é também uma decisão gerencial da área de Medicamentos. Eu classificaria como um processo administrativo, regulatório, que pode acontecer. E é uma medida cautelar para prevenir e evitar qualquer tipo de dúvida diante de um produto tão importante. Então não é nenhum demérito à vacina, nenhum senão em relação à marca. Nada disso. 

A segurança da vacina pode ser colocada em suspeição? 

A população pode ter tranquilidade em relação a esse episódio. Esse episódio mostra duas coisas muito claras: a informação veio do próprio Instituto Butantan, então ele foi transparente, colocou a informação para nós e, diante da informação, a agência, que tem a missão principal de proteger a saúde do cidadão, atuou imediatamente. A palavra é tranquilidade. As instituições que têm que atuar nesse momento estão atuando. Estamos em diálogo com o Instituto Butantan e as respostas vão chegar. Não há que se colocar nenhuma dúvida, descrédito, nada disso. As vacinas que são aprovadas no Brasil pela Anvisa seguiram avaliação rigorosa e tiveram como norte preceitos da OMS, que definiu as taxas de eficácia e parâmetros que precisam ser observados. A população não deve entender esse ato como nada além de cautela. 

A Anvisa sabe quantas dessas doses foram aplicadas? 

O controle é feito pelo Ministério da Saúde. O ministério é o executor do Programa Nacional de Imunizações. 

Quando essa fiscalização não acontece, que foi o caso dessa fábrica, quais os riscos? 

Toda questão de Certificação de Boas Práticas de Fabricação são aspectos muito amplos. Vai desde as instalações às condições de higiene sanitárias das instalações, à qualificação da linha de produção, aos equipamentos utilizados, os protocolos de segurança que as fábricas utilizam. Não entendo que seja momento de levantarmos nenhum tipo de desconfiança. Acredito, sim , que a documentação necessária dessa certificação vai chegar. Apenas o que estamos fazendo é que enquanto não está na mão a gente interdita de maneira cautelar. 

Caso as doses já tenham sido aplicadas há alguma orientação por parte da Anvisa em relação a isso? 

As orientações da Anvisa com a medida que publicamos hoje é do não uso. Não vamos usar (essas doses) até que o termo de Certificação de Boas Práticas de Fabricação chegue para nós. Por ora, a orientação é não vacine com esses lotes. O acompanhamento (após a vacinação) já existe desde sempre em toda vacina e com todo medicamento em território nacional, a monitorização. No que tange à Anvisa, temos a Gerência- geral de Monitoramento que acompanha todos os efeitos, o que é previsto e se teve alguma coisa imprevista. Essa monitorização não está sendo ativada por conta desse episódio, ela já existe e está funcionando. Então, não é motivo de pânico e preocupação em relação a esse quesito. Os efeitos estão sendo monitorizados também. 

Comente

Após determinação da Anvisa, Sesap recomenda suspender aplicação da Coronavac no RN

05/09/2021

Determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

xcoronavac jpg pagespeed ic ZbiUsukHZ

Vacina Coronavac - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) cominou, que devido à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado 4 sobre a interdição cautelar de lotes do imunizante Coronavac/Butantan, está orientando aos municípios potiguares que suspendam a aplicação da vacina. 

O Rio Grande do Norte recebeu e distribuiu o lote número 202107101H, alvo da medida cautelar da Anvisa. 

As unidades regionais de saúde do RN também estão sendo notificadas para suspender imediatamente qualquer eventual distribuição aos municípios. 

Sesap solicita que as unidades mantenham as vacina nas geladeiras à temperatura de +2 a +8, 
até o Ministério da Saúde emitir qualquer nova orientação. 

Quanto aos municípios que já aplicaram as doses, devem aguardar também o posicionamento do MS para providências que se fizerem necessárias. Até o momento, segundo o RN+ Vacina, foram aplicadas 21 doses desse lote. 

Por que a Anvisa resolveu proibir o uso dessas doses? 

A informação veio direto do próprio Instituto Butantan no dia de ontem de que de fato alguns lotes, que em parte já tinham dado entrada no Brasil e outros que ainda vêm para o Brasil, tinham como local de fabricação uma fábrica não certificada pela Anvisa. A príncipio, precisamos, pelo menos. que fosse comprovada a certificação por organismos regulatórios internacionais, que também seria uma informação útil para nós. É muito importante deixar bem claro que não há processo investigativo ou de apuração, a informação veio do próprio Butantan. E diante dessa informação, não há outra coisa a fazer a não ser de maneira cautelar promover a interdição desses produtos que já estejam em território nacional até que essa certificação do fabricante seja devidamente apresentada e analisada. 

Quais os próximos passos? 

O que esperamos é que a certificação necessária seja enviada pela Sinovac ao Butantan, o Butantan deverá nos apresentar, analisaremos e emitiremos o parecer final. É importante a população saber que essa é uma decisão a nível de gerência e não a nível de diretoria. Essa decisão é do escopo da Gerência Geral de Fiscalização. Do mesmo jeito que o registro de vacinas é também uma decisão gerencial da área de Medicamentos. Eu classificaria como um processo administrativo, regulatório, que pode acontecer. E é uma medida cautelar para prevenir e evitar qualquer tipo de dúvida diante de um produto tão importante. Então não é nenhum demérito à vacina, nenhum senão em relação à marca. Nada disso. 

A segurança da vacina pode ser colocada em suspeição? 

A população pode ter tranquilidade em relação a esse episódio. Esse episódio mostra duas coisas muito claras:  a informação veio do próprio Instituto Butantan, então ele foi transparente, colocou a informação para nós e, diante da informação, a agência, que tem a missão principal de proteger a saúde do cidadão, atuou imediatamente. A palavra é tranquilidade. As instituições que têm que atuar nesse momento estão atuando. Estamos  em diálogo com o Instituto Butantan e as respostas vão chegar. Não há que se colocar nenhuma dúvida, descrédito, nada disso. As vacinas que são aprovadas no Brasil pela Anvisa seguiram avaliação rigorosa e tiveram como norte preceitos da OMS, que definiu as taxas de eficácia e parâmetros que precisam ser observados. A população não deve entender esse ato como nada além de cautela. 

Comente