Covid: RN recebe 67 mil doses de vacina hoje e mais 17,7 mil na quinta

30/06/2021

Covid-19

O Rio Grande do Norte recebe nesta quarta-feira (30) mais um carregamento de doses de vacina contra a Covid-10. O anúncio foi feito ontem à noite pela governadora Fátima Bezerra (PT) por meio das redes sociais. 

O Ministério da Saúde enviará para o estado potiguar um novo carregamento com 67 mil doses de AstraZeneca até o final da manhã de hoje. Todas as unidades serão usadas para aplicação da primeira dose. 

Ainda segundo a governadora do RN, o Ministério da Saúde confirmou a chegada de mais 17.550 doses da Pfizer nesta quinta-feira (01) pela manhã. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

“Meu candidato a governador em 2022 é Rogério Marinho”, diz prefeito de Natal

30/06/2021

Eleições 2022

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, declarou ao Blog da jornalista Thaisa Galvão nesta terça-feira: “Meu candidato a governador em 2022 é Rogério Marinho”. 

O prefeito da capital justificou que o atual ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro tem viabilizado obras no Rio Grande do Norte como a conclusão da barragem Oiticica. 

“Ele tem ajudado muito a Natal e tem muitas obras a apresentar”, afirmou Álvaro ao blog. 

Questionado sobre seu candidato a senador, Álvaro despistou: “Meu candidato a governador é Rogério”. 

Álvaro cumpriu agenda administrativa com Rogério na zona Norte de Natal nesta segunda-feira (28) e os dois almoçaram juntos no restaurante Buongustaio. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Motorista de aplicativo reage a assalto, atira em ladrão e é baleado em Natal

30/06/2021

Mesmo ferido, assaltante correu, mas morreu após confronto com a Polícia Militar. Caso aconteceu no bairro Lagoa Nova na noite desta terça-feira (29).

Por Inter TV Cabugi

Motorista de aplicativo reagiu a assalto, baleou assaltante e também foi atingido por tiros.  — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Motorista de aplicativo reagiu a assalto, baleou assaltante e também foi atingido por tiros. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um motorista de aplicativo reagiu a um assalto, atirou contra um dos criminosos e também foi baleado, na noite desta terça-feira (29) em Natal. 

De acordo com a equipe da Central de Flagrantes da Polícia Civil, o caso aconteceu no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul da capital, por volta das 19h. 

O motorista estava armado e atirou contra um dos assaltantes ao ser abordado, porém também acabou baleado em uma troca de tiros. 

Os criminosos fugiram correndo, porém foram perseguidos por policiais militares e o que estava ferido morreu em confronto com os militares. 

A polícia ainda não sabe quantos assaltantes agiram no crime e conseguiram fugir. 

O motorista foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal e passou por cirurgia durante a noite. O estado de saúde dele não foi atualizado. 

O carro da vítima ainda estava na Central de Flagrantes durante a manhã desta quarta-feira (30). 

Comente

Governo do RN nomeia 262 profissionais de saúde aprovados em concurso

30/06/2021

Lista foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30). Candidatos têm até 30 dias para tomar posse.

Por G1 RN

Governo nomeia novos profissionais de saúde aprovados em concurso no RN — Foto: Sesap/Divulgação

Governo nomeia novos profissionais de saúde aprovados em concurso no RN — Foto: Sesap/Divulgaçã

O Governo do Rio Grande do Norte nomeou 262 candidatos aprovados em concurso público da saúde, nesta quarta-feira (30). Eles têm 30 dias para tomar posse dos cargos. 

A lista com os nomes dos profissionais foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Os servidores convocados nessa lista foram aprovados no último concurso da saúde, homologado em julho de 2018 (Edital nº 001/2018). Eles farão parte dos quadros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

Foram nomeados: 19 assistentes sociais; 52 enfermeiros; 10 farmacêuticos; 18 farmacêuticos bioquímicos; 5 fisioterapeutas; 1 fonoaudiólogo; 5 psicólogos; 12 nutricionistas; 20 administradores; 20 contadores; 1 engenheiro; 1 médio anestesiologista; 10 médicos cardiologistas; 1 médico cirurgião; 1 médico cirurgião pediátrico; 1 médico neurologista; 1 médico ortopedista; 2 médicos patologistas; 11 médicos ultrassonografistas; 1 técnico em biodiagnóstico e 69 assistentes técnicos administrativos em saúde, totalizando 262 profissionais de saúde. 

Os novos servidores serão distribuídos em algumas unidades hospitalares do estado. Segundo o governo, o Hospital Maria Alice Fernandes será beneficiado com alguns dos novos servidores, que farão parte da estrutura dos novos leitos neonatal da unidade. 

O Hospital João Machado também receberá parte desses profissionais. Além dessas unidades, o novo Laboratório de Anatomia Patológica do RN e o nível central da Sesap, em Natal, contarão com novos servidores. 

A lista dos servidores, os documentos necessários e os passos para o cadastramento estão na publicação do Diário Oficial. 

 

Comente

Covid-19: Pfizer entrega 2,4 milhões de doses de vacina nesta semana

29/06/2021

Doses chegam hoje, amanhã e na quinta-feira

vacina contra Covid-19 Pfizer/BioNTech

A Pfizer, em parceria com a BioNTech, informou nesta terça-feira (29) que prevê entregar 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, nesta semana. 

Segundo o consórcio, hoje devem ser entregues 528,8 mil doses. Para amanhã (30) e quinta-feira (1°), está previsto o envio de 936 mil doses, em cada dia. 

Todas as remessas virão por via aérea, em voos com itinerário definido para aterrissar no Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, em São Paulo. 

Conforme as farmacêuticas, com essa nova remessa, a entrega de doses alcançará 15,4 milhões ao longo deste ano. No total, o governo adquiriu do consórcio Pfizer/BioNTech 200 milhões de doses, sendo 100 milhões com acordo de julho e setembro e outras 100 milhões entre outubro e dezembro. 

Agencia Brasil.

Comente

Ministério lança guia de estímulo à prática de atividade física

29/06/2021

Governo espera promover hábitos saudáveis e reduzir sedentarismo

Lazer no Parque do Ibirapuera após a flexibilização do isolamento social durante a pandemia de covid-19.

O Ministério da Saúde lançou hoje (29) um guia para estimular a população a praticar atividades físicas. Com a publicação, o ministério espera promover hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida entre os brasileiros e reduzir o sedentarismo. 

Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, além de técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) participaram da elaboração do documento produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Dividida em oito capítulos, a publicação orienta a prática de atividades físicas em diversos contextos, por diferentes grupos sociais e faixas etárias, com recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades. 

O ministério vai distribuir 74 mil cópias do documento para secretarias estaduais e municipais de saúde; profissionais e usuários do Programa Academia de Saúde e de centros de reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual e órgãos governamentais. Além do mais, o guia também estará disponível para download no site da pasta, também em versões de áudio e em braille, e traduzidos para o inglês e o espanhol. 

Ouça na Radioagência Nacional 

Audio Player 

00:00 

00:00 

 
Segundo o secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, o Ministério da Saúde espera influenciar o trabalho das equipes de atenção à saúde primária e a implementação de iniciativas de atividade física por estados e municípios. 

“Os profissionais da atenção primária de diferentes formações poderão utilizar as recomendações para aconselhar os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] na prática de atividades físicas, reforçando os benefícios.” 

Já a diretora do Departamento Nacional de Promoção de Saúde, Juliana Rezende, o estabelecimento de diretrizes voltadas à prática de atividades físicas é fundamental para reduzir o sedentarismo entre a população, e este é o primeiro documento oficial brasileiro com tal propósito. 

De acordo com a diretora, o texto foi elaborado a partir de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da consulta pública a interessados no tema e revisão de estudos científicos recentes. 

Presente à cerimônia de apresentação do guia, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Socorro Gross, parabenizou o ministério pela iniciativa, destacando a importância de políticas públicas voltadas a estimular a atividade física. 

“A América é, infelizmente, a região mais obesa do mundo. E onde há uma redução [da frequência de] atividade física entre a população. Quatro em cada dez pessoas não fazem nenhuma atividade física que beneficie a saúde. E isto tem a ver com vários fatores”, comentou Socorro. 

“Podemos envelhecer saudavelmente. E também melhorar a saúde mental de nossas crianças e jovens por meio da atividade física.” Agencia Brasil.

Comente

Mais de 400 grávidas que tomaram vacina Astrazeneca no RN devem procurar 2ª dose 45 dias após o parto

29/06/2021

Recomendação é da Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN

Dia d para vacinação das gestantes contra a covid-19 acontece no próximo sábado no rn

Vacinação de gestantes no RN. Foto: Reprodução/Imagem ilustrativa

No Rio Grande do Norte, 403 mulheres grávidas que tomaram a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19 só poderão tomar o reforço do imunizante 45 dias após o parto. A recomendação é da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). De acordo com a Sesap, a recomendação é que as grávidas que já iniciaram o processo de imunização com a vacina de Oxford/Astrazeneca devem completar o esquema com o mesmo imunizante. No entanto, as mulheres só podem tomar a segunda dose após puerpério – 45 dias após o nascimento do bebê. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, em 10 de maio, a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da Astrazeneca em grávidas. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina Astrazeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. A Anvisa não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil. Rio de Janeiro Nesta terça-feira 29, a Prefeitura do Rio autorizou que grávidas que tomaram a vacina da Astrazeneca contra a Covid na primeira dose recebam a da Pfizer na segunda aplicação. É a primeira capital brasileira a adotar a combinação de imunizantes. Resultados preliminares de estudos internacionais, citados pelo comitê científico do município, dizem que a mistura das doses traz resultados eficazes contra o coronavírus. Cada grávida terá de procurar seu obstetra e levar um atestado para que receba a dose de reforço — respeitando a janela de três meses.Fonte Agora RN.

Comente

“Você é acusado de receber R$ 500 mil de propina”, diz deputado para presidente da CPI da Covid; assista

29/06/2021

CPI da Covid

 

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz, teve seus ’embólios’ de corrupção em seu estado exposto pelo deputado estadual Fausto Junior (MD-AM), durante sessão desta terça-feira (29). 

Omar Aziz perguntou endereço do depoente. “Estou tentando entender o nexo causal disso”, disse Fausto. “Não é da sua conta o nexo. Eu lhe faço as perguntas e você me responde”, rebateu Omar. O presidente da CPI insistiu para que o deputado falasse sua residência anterior e depois ele mesmo citou o local, que Fausto negou. 

“Vou provar na CPI, para acabar com a brincadeira de fazer de conta que faz uma CPI e não indicia o governador”, disse Omar Aziz. ‘Quem é você para falar de bom exemplo na Saúde. Vossa Excelência é acusado de receber R$ 500 mil de propina’, rebateu Fausto Júnior. 

Fonte: Terra Brasil Notícias  

Comente

Governo do RN conclui pagamento da folha salarial de junho nesta quarta-feira (30)

29/06/2021

Vão receber servidores que ganham acima de R$ 4 mil (valor bruto) e trabalhadores de pastas com recursos próprios.

Por G1 RN

Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Governo do Rio Grande do Norte vai concluir o pagamento da folha salarial do mês de junho dos servidores nesta quarta-feira (30). O pagamento segue a previsão do calendário acordado no início deste ano. 

Ao todo, serão depositados R$ 195 milhões na conta dos servidores, totalizando R$ 495 milhões pagos neste mês. 

Receberão nesta quarta cerca de 35 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto). Eles vão receber 70% do salário - os 30% iniciais foram pagos no último dia 15). 

Também vão ser depositados os salários dos 23 mil trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios, que vão ganhar o valor integral. 

No último dia 15, o governo do RN pagou o salário integral aos servidores que recebem até R$ 4 mil (valor bruto) e toda a categoria da segurança pública, além da parcela de 30% aos trabalhadores que recebem acima de R$ 4 mil. 

Comente

Inmet alerta para chuvas intensas em Natal e mais 45 cidades do RN

29/06/2021

Aviso é válido a partir das 21h desta terça (29) e vai até 11h da quarta (30). Chuvas podem chegar a 20 a 30 milímetros por hora ou até a 50 milímetros por dia.

Por G1 RN

Chuva em Natal — Foto: Igor Jácome/G1

Chuva em Natal — Foto: Igor Jácome/G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em 46 cidades do Rio Grande do Norte a partir das 21h desta terça-feira (29) até 11h da quarta (30). (Veja a lista de cidades no fim). 

O órgão aponta que as chuvas podem chegar a 20 a 30 milímetros por hora ou até a 50 milímetros por dia. 

De acordo com o Inmet, há um baixo risco de alagamentos e possibilidade de pequenos deslizamentos em locais que contém com esse tipo de área. 

As recomendações do instituto são de evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada. 

As chuvas são classificadas como de "perigo potencial", a segunda numa escala de quatro níveis. 

Caso seja necessário, o órgão diz que devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

Além do Rio Grande do Norte, as chuvas também atingem cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão 

Chuvas vão atingir principalmente o litoral do RN e outros estados do Nordeste — Foto: Inmet

Veja as cidades afetadas pela chuva 

 

  • Alto do Rodrigues 

  • Areia Branca 

  • Arez 

  • Assu 

  • Baraúna 

  • Baía Formosa 

  • Caiçara do Norte 

  • Canguaretama 

  • Carnaubais 

  • Ceará-Mirim 

  • Extremoz 

  • Galinhos 

  • Goianinha 

  • Grossos 

  • Guamaré 

  • Ielmo Marinho 

  • Jandaíra 

  • João Câmara 

  • Macau 

  • Macaíba 

  • Maxaranguape 

  • Monte Alegre 

  • Mossoró 

  • Natal 

  • Nísia Floresta 

  • Parazinho 

  • Parnamirim 

  • Pedra Grande 

  • Pedro Avelino 

  • Pedro Velho 

  • Pendências 

  • Porto do Mangue 

  • Poço Grande 

  • Pureza 

  • Rio do Fogo 

  • Senador Georgino Avelino 

  • Serra do Mel 

  • São Bento do Norte 

  • São Gonçalo do Amarante 

  • São José de Mipibu 

  • São Miguel do Gostoso 

  • Taipu 

  • Tibau 

  • Tibau do Sul 

  • Touros 

  • Vila Flor 

Comente

Terror de todo motorista na capital do RN é abastecer o carro

29/06/2021

Com a inflação atingindo principalmente os mais pobres, quem usa o carro para trabalhar não sabe mais como fazer diante dos aumentos seguidos da gasolina e do e

Após gasolina bater r$ 6,29 em natal, sindicato retira responsabilidade dos postos pelo aumento

Motorista de aplicativo revela que não planeja nada e vai gastando o dinheiro conforme recebe, em produtos de primeira necessidade, rezando para que o carro não tenha nenhum defeito. Foto: Ana Alynne Cunha/Inter TV Cabugi

 

O Uber paga a seus motoristas R$ 1,80 por quilômetro rodado, mais R$ 0,12 por minuto de duração da corrida. Às 6h54 de domingo, 27 de junho, Ranieri levou um passageiro por 12,6 km até o destino, gastando 15 minutos no trajeto. Os ganhos dele, pelos cálculos do aplicativo, foram de R$ 11,36 pelos quilômetros rodados, mais R$ 1,94 pelo tempo gasto. Somado a uma base de R$ 0,50, a corrida deu no final deu um ganho para o motorista de R$ 13,80. “Dirijo pelo aplicativo há quatro anos e meio e nunca tivemos um reajuste nesses valores”, diz o trabalhador, que é um conhecido artista gráfico de Natal, repleto de conhecidos nas redes sociais e fora dela. Nesta segunda-feira, Ranieri repetiu uma conhecida sensação de desgosto ao abastecer o carro, que roda em média 200 km por dia: parou no posto e pagou R$ 6,29 pelo litro. O carro dele, que roda da categoria UberX, mesmo adaptado à gás, não prescinde da gasolina e do etanol, que registrou aumentos superiores 50% entre janeiro a junho deste ano, em parte, porque os usineiros de olho nos dólares da exportação produziram mais açúcar do que álcool. Na falta do produto, ele sobe. Num cenário como este Ranieri não planeja absolutamente nada: vai gastando o dinheiro conforme recebe em produtos de primeira necessidade, rezando para que o carro não dê um prego. “A grande maioria dos motoristas que entram aqui é pra gastar R$ 20,00 e R$ 50,00”, diz o frentista de um posto da Zona Oeste de Natal. É o resultado do que o povo chama de carestia. “Os carrões dos bacanas compensam um pouco, mas a maioria ta com o freio de mão puxado e quase ninguém completa o tanque”, diz ele, que não quer complicação e pede para não ser identificado. Hoje, muitos donos de postos – que também não gostam de aparecer – até torcem para que o governo tabele o preço da gasolina. “Isso já foi feito no passado e deu resultado e eu cheguei a conseguir uma margem bruta de lucro de 19% (hoje é 12%/ 13%)”, diz um empresário do setor. “O que não dá são pessoas acharem que a culpa desse preço absurdo no preço do litro do combustível é do posto”, acrescenta desanimado. Diz que muita gente reclama dizendo: na Paraíba a gasolina é mais barata, “mas as pessoas precisam entender quantas usinas de álcool existem lá e quantas têm no Rio Grande do Norte”. Outro fator é que a gasolina tem 26% de etanol na composição e quando este sobe influencia o preço final do combustível. Como o álcool pode substituir a gasolina nos carros flex, o consumidor é levado a optar pela alternativa do etanol, razão pela qual a valorização também pode acontecer. E há quem diga que se não houvesse uma correção de preço, a demanda por etanol se elevaria por parte dos distribuidores, mantendo-se no mesmo patamar, ou seja, o preço seria elevado de qualquer maneira. Outro proprietário de posto ouvido pelo Agora RN nesta segunda-feira afirma que é difícil até saber as vendas de etanol por parte das usinas porque elas nem publicam mais os resultados como faziam antigamente. “A coisa está tão feia que eles nem falam mais no assunto”, queixa-se. “O medo agora é que com o barril chegando a US$ 100 até o fim do ano (hoje está a US$ 70) e o dólar valendo R$ 5,10, como ficarão as coisas”. A Petrobras alega em seu site que o valor pago pelo consumidor final não está sob sua gestão por quatro razões: preços do produtor ou importador de gasolina; carga tributária, custo do etanol obrigatório e margens da distribuição e revenda. Os demais agentes da cadeia de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final, alega a estatal Agora RN.

Comente

Kelps Lima será o presidente da CPI da Covid no RN; veja contratos investigados

29/06/2021

Parlamentar disse ao Agora RN que há indícios de desvios de recursos públicos nos 12 contratos que serão investigados

Deputado kelps lima será o presidente da cpi da covid no rn; veja contratos investigados

Deputado Kelps Lima. Foto: ALRN/Reprodução

 

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) possivelmente irá presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI, que tem o objetivo de investigar os contratos do Governo do Rio Grande do Norte e os gastos durante a pandemia da Covid-19. Os demais membros da CPI são Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rego (DEM) pelo lado do bloco de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT). Porém, as respectivas funções de cada um na comissão serão definidas em uma reunião que ocorrerá nesta quarta-feira 30. Em conversa com o jornal Agora RN, o deputado Kelps Lima disse que há indícios de desvios de recursos públicos nos 12 contratos que serão investigados. Entre os contratos estão a compra de sacos de lixo hospitalar, além do polêmico contrato para aquisição dos respiradores – que ainda não teve um desfecho sobre o destino de R$ 5 milhões através de contrato firmado junto ao Consórcio Nordeste. A comissão terá acesso restrito aos processos investigados. Confira os contratos investigados pela CPI firmados sob a gestão atual:

Deputado kelps lima será o presidente da cpi da covid no rn; veja contratos investigados

Deputado kelps lima será o presidente da cpi da covid no rn; veja contratos investigados

Comente

Grávidas vacinadas com Astrazeneca podem receber 2ª dose da Pfizer

29/06/2021

Medida vale para gestantes que moram no Rio de Janeiro

Grávidas vacinadas com astrazeneca podem receber 2ª dose da pfizer

Informação sobre vacinação das grávidas foi divulgada na madrugada desta terça-feira 29. Foto: Reuters

 

As grávidas imunizadas contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford poderão receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, na cidade do Rio de Janeiro. A autorização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir de recomendação do comitê científico da pasta. A informação foi divulgada na madrugada desta terça-feira 29 pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, em seu perfil no Twitter. Segundo ele, a vacinação pode ocorrer, desde que haja avaliação dos riscos e benefícios, feitos pelo médico que atende a gestante. Soranz usou como exemplo países como Alemanha, Canadá, Dinamarca, França, Finlândia, Portugal, Suécia, Inglaterra e Itália, que recomendam ou autorizam o uso da Pfizer como segunda dose para quem se imunizou, na primeira dose, com a AstraZeneca. A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.

Comente

Prefeitura salário aos servidores e antecipa 40% do 13º dos professores

29/06/2021

Salários

Alex Régis/Prefeitura do Natal

A Prefeitura de Natal paga, antecipadamente, nesta terça-feira (29) os vencimentos de todas as categorias do funcionalismo público municipal, entre ativos, inativos e pensionistas, referentes ao mês de junho. As informações com os créditos bancários estão sendo repassadas ao longo do dia pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) à instituição financeira responsável pelo crédito nas contas dos servidores e o dinheiro poderá ser movimentado nesta quarta-feira (30).  

Além de quitar 100% da folha, a gestão também antecipou para este mês o pagamento de 40% do 13° para os professores ativos da rede pública municipal de educação, com recursos do Fundeb. O pagamento da folha, mais o repasse de parte do 13º dos professores, vai colocar R$ 73,9 milhões em circulação na economia da capital potiguar. 

“Mais uma vez, antecipamos o pagamento da folha, mostrando o nosso compromisso com o servidor público municipal. Além disso, também efetuamos a antecipação de 40% do décimo terceiro dos professores ativos da rede municipal de Educação. Mesmo com a crise financeira ampliada com a pandemia, estamos em dia com as nossas obrigações com o funcionalismo, pois reconhecemos a importância do trabalho de todas as nossas categorias. Vamos seguir empenhados em priorizar os servidores e continuar executando obras e programas com o objetivo de melhorar a nossa cidade”, destaca o prefeito Álvaro Dias. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

FOTO: Carro capota e mulher é socorrida em Natal; veja

29/06/2021

Acidente

Via Certa Natal

 

Um carro capotou na manhã desta terça-feira (29) na rua Trairi, no bairro de Mãe Luiza. Ainda não há informações sobre a causa do acidente. 

De acordo com informações do Via Certa Natal, uma mulher de 45 anos estava no veículo e foi socorrida apenas com ferimentos leves. 

 

Comente

Apresentador vai se filiar ao PSL para ser candidato a presidente em 2022

29/06/2021

Eleições 2022

O apresentador José Luiz Datena decidiu deixar o MDB e se filiar ao PSL para figurar como uma das opções de centro na disputa pela Presidência da República em 2022. 

A filiação foi acertada em jantar na noite dessa segunda-feira (28/6) entre Datena e os presidentes nacionais do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e do PSL, deputado Luciano Bivar (PE). 

O encontro ocorreu em São Paulo e contou ainda com a presença do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido-RJ) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). 

“O Datena está se filiando ao PSL. Ontem, ele já comunicou aos amigos para transmitir sua filiação ao partido. Disse que já se considera filiado ao PSL”, afirmou Bivar à coluna. 

Segundo o dirigente do PSL, Datena será candidato, “isso é indiscutível”, mas ainda não se bateu o martelo a qual cargo. “Acho que a presidente da República é o foco”, ressaltou. 

Já pensando na filiação do apresentador, o PSL encomendou, há algumas semanas, pesquisa eleitoral para testar o nome dele na disputa para o Planalto, governo de São Paulo ou Senado. 

A coluna não conseguiu contato com Datena. Vale lembrar que o apresentador ensaiou candidaturas em outras eleições gerais e municipais, mas acabou desistindo antes mesmo da campanha. 

Com informações do Metrópoles 

Comente

PF: Operação no RN e mais 7 estados mira esquema de tráfico internacional de drogas e munições

29/06/2021

Operação “Teseu”

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29/6) a Operação “Teseu”, para desarticular organização criminosa responsável pelo transporte de drogas e munições da região de fronteira seca do Brasil com a Bolívia para a região Nordeste do País. 

Participam da operação aproximadamente 110 policiais federais. Eles deram cumprimento a 23 mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, sendo 4  de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, além de 49 ordens de sequestro de imóveis e veículos  e bloqueio judicial de ativos financeiros em desfavor dos investigados. Os mandados foram cumpridos  nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás. Foram indiciadas ao longo da investigação 49 pessoas. 

As investigações que resultaram na operação tiveram início em agosto de 2020, quando a Polícia Federal prendeu em flagrante, em Barra do Garças/MT,  um dos integrantes da organização criminosa responsável pelo transporte dos ilícitos em cargas de ração animal. 

Após a prisão, foi possível identificar um forte esquema de transporte de drogas e munições, composta por vários membros, dentre eles familiares de presos e internos de estabelecimentos prisionais. A droga adquirida na Bolívia era transportada em caminhões, do Estado do Mato Grosso para a região nordeste do País. A PF identificou que, somente dois operadores do esquema, movimentaram em menos de dois anos milhões de reais, valendo-se de uma empresa de fachada para camuflar a origem ilícita do dinheiro. 

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional. 

Haverá coletiva de imprensa, às 9h30, na Superintendência da PF no Mato Grosso (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1205, Aráes). 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina Covaxin

29/06/2021

Mais Vacinas

Indranil Aditya/NurPhoto via Getty Images

A Anvisa recebeu, no início desta terça-feira (29/6), o pedido de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina Covaxin. A solicitação é da empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. A Agência iniciou a triagem dos documentos presentes no pedido. 

As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório. 

Análise e prazo 

Para sua avaliação, a Agência vai utilizar as informações apresentadas junto com o pedido e também as informações encaminhadas anteriormente, por meio da submissão contínua. 

A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos. A equipe vem atuando de forma integrada em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas para combate à Covid-19. 

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 475/2021, que regulamenta o uso emergencial de vacinas, o prazo de análise do pedido pode ser de sete ou 30 dias, a depender do caso específico. 

Pela norma, o prazo de avaliação será de sete dias quando houver desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira seja capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pelo ICH (Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano, do inglês International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use) e pelo PIC/S (Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica, do inglês Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme). 

Porém o prazo será de 30 dias quando ausente o desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira não for capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela OMS ou pelo ICH e pelo PIC/S. 

O prazo de avaliação do pedido de uso emergencial não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência dentro do processo. 

A Anvisa atua conforme os procedimentos científicos e regulatórios que devem ser seguidos por aqueles que buscam a autorização de vacinas para serem utilizadas na população brasileira. A norma da Agência que regulamenta o processo de autorização para uso emergencial é a RDC 475/2021. 

Denúncias 

 A compra da Covaxin centraliza uma série de denúncias, entre elas, a de que o contrato do Ministério da Saúde foi superfaturado. 

A solicitação é da empresa Precisa Comercialização de Medicamentos LTDA — a mesma que intermediou as negociações com o laboratório indiano Barath Biontech. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Covid: 27 mil pessoas não tomaram 2ª dose de vacina no RN

29/06/2021

Secretaria Estadual quer que municípios façam busca ativa pelo público que não completou esquema vacinal.

Por G1 RN

Vacina contra Covid-19 no Rio Grande do Norte — Foto: Elisa Elsie

Vacina contra Covid-19 no Rio Grande do Norte — Foto: Elisa Elsie

Quase 27 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. O dado foi divulgado nesta terça-feira (29). 

As pasta afirma que está intensificando a atuação com os municípios potiguares para mobilizar a população que ainda não buscou os postos para completar o esquema vacinal. 

A orientação aos municípios é que façam busca por esse público. São 26.966 pessoas, ao todo. 

“Esse trabalho será a nossa prioridade, estaremos durante essa semana fazendo a busca ativa e teremos reuniões com as apoiadoras das Regionais de Saúde para intensificar o trabalho com os municípios”, disse a subsecretária de planejamento e gestão da SesapLyane Ramalho. 

Outra preocupação, de acordo com a Sesap, é com o subregistro da aplicação das doses, que pode estar contribuindo para elevar o número de pessoas que constam no sistema RN Mais Vacina com o esquema vacinal incompleto. 

“Precisamos zerar esses números ou no mínimo entender por que ainda existem”, afirma a subsecretária. 

Segundo o governo, estão sendo realizadas reuniões virtuais com secretários municipais de saúde, equipes técnicas de imunização e outros órgãos, para tratar sobre o assunto. “Queremos deixar o nosso chamamento para que a população não deixe de tomar a segunda dose, pois só assim estará completando a imunização”, declarou Lyane Ramalho. 

 
 

 

Comente

Lei prevê multa para quem divulgar 'fake news' sobre pandemia da Covid no RN

29/06/2021

Texto foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado.

Por G1 RN

Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou lei estadual que prevê multa para divulgação de "fake news”, ou notícias falsas, relacionadas à pandemia da Covid-19. 

O texto foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Segundo a lei, são consideradas informações falsas, conteúdos que distorcem a verdade e afetam o interesse público para obter algum tipo de vantagem. 

A multa prevista é de R$ 1.000 e pode ser dobrada, caso a informação falsa seja atribuída a uma autoridade pública. 

A lei das “Fake News” tem validade enquanto perdurar o estado de emergência relativo à pandemia pelo coronavírus. 

Ainda de acordo com texto, o valor arrecadado com as multas será revertido no combate a pandemia. 

Comente