Eleições de 2020 terão 180 mil novas urnas

04/07/2019

Serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

Agencia Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido.

Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9) a divulgação  de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.

Segundo o secretário de Tenologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a substituição dos equipamentos é necessária para melhorar a tecnologia utilizada nas urnas. De acordo com o secretário, o Brasil realiza a maior eleição informatizada do mundo.

“Saímos de um processo eleitoral manual, com baixos índices de credibilidade, até alcançarmos alto nível de confiança junto ao cidadão, utilizando os atributos de integridade e de segurança que só o paradigma digital proporciona”, disse Janino.

As urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Segundo o TSE, nunca houve qualquer espécie de fraude no sistema eletrônico de votação.

Comente

Suspeito de matar tenente da PM é preso

04/07/2019

Homem foi preso em flagrante, de acordo com a Polícia Civil

Um dos suspeitos de participar da morte do Tenente da Polícia Militar, Plínio Sales, foi preso nesta quinta-feira (4), pela Polícia Civil de Macaíba. O homem, identificado pela Civil como João Paulo Dantas de Brito Rocha, de 21 anos, estava em casa, no Golandim, bairro de São Gonçalo do Amarante, quando foi detido.

A Polícia Civil ainda vai ouvir o suspeito. Um terceiro envolvido ainda é procurado.

Um dos criminosos morreu no local da abordagem ao policial militar, em uma estrada de barro, entre o bairro do Guarapes, em Natal, e o município de Macaíba.

O PM chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Walfredo Gurgel. Fonte Portal No Ar.

Comente

Poço Branco: Prefeitura Intensifica melhorias nas Ruas e Estradas da Cidade aos Distritos.

04/07/2019

? Tempo de Mudança

A imagem pode conter: Waldemar De Gois, sorrindo, céu, barba, atividades ao ar livre e close-up

Prefeitura Intensifica Melhorias nas Ruas e estradas da Cidade aos Distritos na Gestão do Prefeito Waldemar de Góis vem trabalhando  bastante para que a População de Poço Branco/RN possa trafega da Cidade aos Distritos por Estradas boas mesmo com um inverno tenso. só nesse intervale de chuva o Prefeito vem trabalhando bastante mesmo com pouco recursos mais trabalha incansável em prol de nossos Munícipes. 

Comente

Cachaça do RN é considerada a melhor do mundo em avaliação de revista dos Estados Unidos

04/07/2019

Samanaú envelhecida, produzida em Caicó, foi definida como "excelente" em ranking. Alambique existe desde 2004 e produz 80 mil litros de bebida por ano.

Por G1 RN

Samanaú envelhecida foi considerada a melhor do mundo — Foto: Divulgação

Samanaú envelhecida foi considerada a melhor do mundo — Foto: Divulgação

A potiguar Samanaú foi considerada a melhor cachaça envelhecida do mundo pela revista eletrônica americana Tastings, especializada em degustação de bebidas de todo o mundo, numa avaliação que ocorreu neste mês de julho e foi divulgado na segunda-feira (1º).

Produzida em Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, a Samanaú recebeu a medalha de ouro da revista ao ter a melhor nota na categoria envelhecida, acumulando um total de 92 pontos e ficou a frente da Pitú Vitoriosa (91 pontos) e da Pitú Gold (86).

"Essa medalha é o reconhecimento e a valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido com a Samanaú para entregar ao consumidor uma cachaça artesanal orgânica de qualidade”, disse o empresário Vidalvo Costa, proprietário da cachaçaria.

Jurados da Beverage Testing Institute (BTI) - empresa que faz pesquisa de bebidas alcoólicas e trabalha com degustações profissionais desde 1981- são os responsáveis pelo teste. Vários tipos de bebidas são analisadas mensalmente e os resultados são divulgados no início de cada mês na revista eletrônica. A prova da Samanaú envelhecida aconteceu no dia 17 de junho passado, mês em que foram avaliadas cachaças e runs.

A Samanaú foi definida como "excepcional" e recebeu uma breve descrição em que é apontada com "aromas doces e notas de confeitaria de canela, cardamomo, caramelo, creme de maple e doce de leite, com corpo acetinado, vibrante, fluído, de fruta semi-seca, elegante, com notas semi-longas que remetem à baunilha cremosa, lavanda, creme de coco, com um toque final de castanha de caju". Segundo a classificação da revista, a Samanaú é "uma cachaça encorpada envolvendo uma cápsula de sabor apimentada e uma grande garrafa com mil possibilidades de ser bebida”.

Comente

Polícia Militar do RN recebe investimento de R$ 2 milhões em equipamentos

04/07/2019

Veículos, armas, munições letais e não letais, equipamentos tecnológicos e de proteção individual foram entregues pelo Governo Federal em cerimônia em B

Por G1 RN

Secretário de segurança esteve em cerimônia que contou com o vice-presidente General Mourão e o ministro Sérgio Moro — Foto: Divulgação

Secretário de segurança esteve em cerimônia que contou com o vice-presidente General Mourão e o ministro Sérgio Moro — Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (3), do Governo Federal, cerca de R$ 2 milhões em equipamentos para a Polícia Militar do estado. Veículos e armas estão entre os materiais - oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - que serão incorporados na corporação potiguar.

Foram entregues à PM potiguar, em cerimônia realizada em Brasília, cinco veículos, sendo três pick ups e dois micro-ônibus, 36 armas e 20.273 munições letais, outras 193 armas e 3.536 munições não letais, além de equipamentos tecnológicos e de proteção individual.

"O apoio do Governo Federal é importante para manutenção das nossas estruturas de segurança pública. Além desse legado, estamos no processo de aquisição dos equipamentos vinculados aos 80 milhões e trabalhando também na destinação dos 40 milhões de emendas parlamentares”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Francisco Canindé de Araújo.

O comandante geral da PM do RN, Coronel Alarico Azevedo, também esteve na cerimônia, que contou com a presença de do vice-presidente da República, General Mourão, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Comente

Ministério da Saúde não manda soro antirrábico para o RN, e estoque fica zerado

04/07/2019

Subcoordenadora de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), Aline Rocha, informou que a situação no abastecimento do estado e

Vacinas antirrábicas estão zeradas no RN, e as antiveneno quase no fim

O Hospital Giselda Trigueiro informou que tem faltado soro antiveneno e antirrábico nos hospitais potiguares que dispõem de estoque. A quantidade começou a diminuir drasticamente há cerca de três meses.

O Giselda Trigueiro, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, toxicológicas e de ataques por animais peçonhentos, é a única unidade de Natal, e uma das quatro do estado que ainda possui um pequeno estoque de soro antiveneno. Os estoques de soro antirrábico, porém, acabaram totalmente e seu tratamento alternativo, a imunoglobulina, também já está no fim.

A subcoordenadora de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), Aline Rocha, informou que a situação no abastecimento do estado está em estado crítico. Em relação ao soro antiveneno, utilizado para lidar com o ataque de animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou escorpiões, não existe um tratamento alternativo.

A subcoordenadora contou que na terça-feira, 2, um quantitativo suficiente para o atendimento de cerca de 20 a 25 casos graves foi recebido. Mas a quantidade ainda não é suficiente para atender às demandas do estado.

Aline esclareceu que essa situação já vem se arrastando por alguns meses, e que a Sesap vem recendo do Ministério da Saúde, órgão responsável pela distribuição dos soros, apenas um terço do que lhe é solicitado.

Outro ponto crítico é o abastecimento do soro antirrábico, que neste momento está zerado. Aline explica que o atendimento para quem contrai o vírus da raiva consiste em soro e quatro doses de vacina.

Na falta do soro, a imunoglobulina é utilizada para tratar as contaminações. Entretanto, a quantidade de imunoglobulina também está limitada. Hoje, ela é suficiente somente para dez atendimentos em adultos.

Conforme justifica a subcoordenadora, o problema é nacional. Segundo ela, o Ministério da Saúde está com dificuldades para fazer a distribuição, já que o seu próprio estoque é pequeno.

A Sesap está tomando algumas providências com relação à situação: sensibilização da população quanto à prevenção, criação de um protocolo mais rigoroso de atendimento e diminuição na quantidade de hospitais que possuem os soros – hoje, além do Hospital Giselda Trigueiro, os Hospitais Regionais de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró são as outras unidades que possuem o medicamento.

Diante da falta de soros, a Sesap apela para o foco na prevenção. “Não fazer trilhas; trabalhadores rurais devem estar sempre com o equipamento de proteção, evitar manusear animais de rua”, enumera Aline Rocha.

Em 2018 foram contabilizados 3.234 casos de ataque de animais peçonhentos no Hospital Giselda Trigueiro. Em média, o hospital atende 300 casos de pacientes com risco de raiva por mês. Fonte Agora RN.

Comente

Troca de tiros termina com mortes de PM da reserva e assaltante em Macaíba

04/07/2019

Militar, identificado como Plínio, foi interceptado pelos criminosos quando passava em seu carro pela Rua Fabrício Pedroza, via liga Natal a Macaíba

Plínio, PM da reserva que foi morto em confronto

Após reagir uma tentativa de assalto, um subtenente da reserva da Polícia Militar morreu ao entrar em confronto com os bandidos. O crime ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 3, nas proximidades entre Natal e Macaíba. Durante a troca de tiros um dos bandidos também foi morto, enquanto outros dois fugiram.

O militar até o momento foi identificado como subtenente Plínio. Segundo a Polícia Militar, ele foi interceptado pelos criminosos quando passava em seu carro pela Rua Fabrício Pedroza, via que liga Natal a Macaíba, e é uma rota comumente utilizada na região. O caso aconteceu próximo ao condomínio Village de Prata.

Assaltantes e o policial trocaram tiros. O subtenente Plínio e um dos assaltantes se feriram. No carro junto do subtenente estavam três familiares, mas nenhum dos parentes do PM foi atingido. Após realizar buscas na região próxima ao local do crime, a polícia levou três homens para prestar depoimento na delegacia.

O militar foi socorrido e levado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste de Natal, mas não resistiu e morreu quando estava ainda a caminho da unidade.Agora RN.

Comente

Bolsonaro acena a policiais e diz que ??sacrifício tem de ser vivido por todos?

04/07/2019

Presidente foi alvo de protestos na Câmara dos Deputados após impasse com a reforma da Previdência; Alexandre Frota afirmou que vai apresentar destaque ao re

Após ter sido chamado de traidor por policiais civis e federais, em razão de um impasse envolvendo a aposentadoria da categoria na discussão da reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quarta-feira, 3, em chegada a evento em São Paulo, que pretende atuar para solucionar a questão. Enquanto se dirigia ao local do evento, apontou para um grupo de policiais militares a trabalho e disse: “Vou resolver o caso de vocês, viu?”.

As regras de aposentadoria de policiais militares, porém, não serão tratadas neste momento da reforma da Previdência, porque são equiparadas às dos militares das Forças Armadas, que serão discutidas em outro projeto.

Parte da bancada de policiais do PSL na Câmara dos Deputados ameaça não votar a reforma da Previdência caso as demandas da classe não sejam atendidas. Os parlamentares ligados ao setor de segurança pública querem regras mais brandas de aposentadoria para a categoria do que as previstas atualmente na proposta.

Eleito com uma pauta fortemente ligada à segurança pública, Bolsonaro foi chamado na terça-feira, 2, de traidor por profissionais da categoria, em protesto na Câmara dos Deputados. Ainda na manhã desta quarta, o presidente afirmou que os policiais podem “ficar tranquilos” em relação à reforma da Previdência. “A reforma da Previdência atenderá a todos, fiquem tranquilos meus colegas das forças auxiliares, o sacrifício tem de ser dividido por todos”, afirmou.

Logo antes de falar da reforma, Bolsonaro se dirigiu ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) também presente no evento, e disse: “Sabemos da dificuldade que todo governador tem para conduzir o destino do seu Estado, parabéns pela forma como conduz o meu, o nosso Estado de São Paulo. É difícil, mas cumpriremos essa missão”.

Na manhã desta quarta-feira, o presidente participa de solenidade de posse do novo comandante do Comando Militar do Sudeste, general Marco Antonio Amaro, que assume no lugar do general Luiz Eduardo Ramos, que será o novo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, substituindo o general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Alexandre Frota pretende furar ‘silêncio’ do PSL
Enquanto isso, o coordenador da bancada do PSL na Comissão Especial da reforma da Previdência, deputado Alexandre Frota (SP), contou que estuda apresentar um destaque ao relatório da proposta para abrandar as regras de aposentadoria para as carreiras de policiais federais e policiais rodoviários federais, atendendo forte pressão das categorias.

A iniciativa de Frota vai na contramão do acordo que está sendo costurado entre os partidos para que nenhum deles apresente destaques com o objetivo de não atrasar a votação do parecer no colegiado. Frota também está fazendo um movimento contrário ao posicionamento do seu próprio partido, que ontem emitiu nota declarando que não apresentaria tais pedidos de mudança.

Para driblar essa orientação do PSL, Frota irá apresentar um destaque em seu nome, individual, e não de bancada, que seria um pedido endossado pela legenda. A diferença é que os nominais podem ser rejeitados em bloco, sem que sejam analisados um por um. A tendência, inclusive, é de que todos esses pedidos individuais sejam derrubados de uma vez.

Caso Frota concretize a intenção, ele deverá deixar para a última hora a formalização do destaque. Ele quer recuperar uma emenda que requer a redução da idade mínima das policiais mulheres de 55 anos para 52 anos, mudanças nas regras de pensão por morte, entre outros pontos.

Bolsonaro diz que política mudou, rejeita pacto assinado no papel e cobra exemplo
Bolsonaro afirmou ainda que a “a política mudou”, rejeitou a necessidade de um “pacto assinado no papel” e cobrou que os Poderes Executivo e Legislativo deem o “exemplo”. A declaração foi dada um pouco mais de um mês depois de os Três Poderes da República – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário – terem negociado um pacto que representou um compromisso das instituições com as reformas prometidas pelo governo. Fonte Agencia Estado.

Comente

Paralisação dos servidores da Saúde não afetou atendimentos em hospitais, diz Secretaria

04/07/2019

Funcionários fizeram ato na Governadoria durante a manhã desta quarta

A paralisação dos servidores estaduais da Saúde não afetou diretamente o atendimento nos principais hospitais de Natal e do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

De acordo com a pasta, durante todo o ato a secretaria manteve contato com os hospitais e não foram registradas mudanças no atendimento médico. “Não levou prejuízo [ao atendimento]. Mantivemos contato e todos os hospitais informaram que o atendimento continuou normal, sem intercorrências”, informou a Sesap.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade hospital do estado, o atendimento seguiu normalmente durante o ato dos servidores.

Em Macaíba e no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, a Sesap destacou que não foram identificadas adesões ao movimento coordenado pelo Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN).

No ato, a categoria pediu o pagamento de salários atrasados, o reajuste de vencimentos, mudanças no calendário de pagamento para julho, agosto e setembro apresentado pelo governo, além de pautas específicas da área.Portal No Ar.

Comente

Volume de chuvas em julho deve ficar abaixo do esperado

03/07/2019

Período seco, no interior, afasta possibilidade de chuvas na região

O volume de chuvas em julho deve ficar abaixo do esperado, comunicou a Emparn. O motivo para estiagem no período que começa na segunda quinzena do mês, é alta pressão atmosférica no Oceano Atlântico.

As chuvas serão irregulares nas regiões Leste e Agreste do estado. Já no Interior, com o afastamento da Zona da Convergência Intertropical iniciou-se período seco afastando a possibilidade de chuvas na região.

Gilmar Bistrot, salientou, que em junho as chuvas no litoral potiguar foram ‘normais’, isso porque a pressão no Atlântico Sul favorece as precipitações chuvosas na região.

Últimos dados publicados pela Emparn mostram números de maio. Os maiores índices acumulados em maio ocorreram no Litoral Leste, enquanto que a Região Oeste apresentou os maiores desvios negativos (-24,8%). No Estado como um todo, eram esperados valores acumulados próximos de 108,7mm e a chuva observada ficou em 95,2 mm, resultando um desvio percentual negativo de -12,5%.Fonte Portal No Ar.

Comente

Motorista perde controle e capota carro na Via Costeira de Natal

03/07/2019

Acidente aconteceu durante chuva na manhã desta quarta-feira (3). Ninguém ficou ferido.

Por G1 RN

Carro capotou na Via Costeira de Natal, na manhã desta quarta-feira (3) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Carro capotou na Via Costeira de Natal, na manhã desta quarta-feira (3) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um carro capotou na Via Costeira de Natal, manhã desta quarta-feira (3). Apenas o motorista seguia no veículo e não ficou ferido.

O carro seguia no sentido Ponta Negra, na Zona Sul, para a Praia do Meio, na Zona Leste. De acordo com relato do próprio motorista, ele fazia uma curva, próxima ao hotel Marsol, quando perdeu o controle da direção, bateu na mureta do canteiro central e capotou.

Ainda segundo o relato o homem, além da pista molhada pela chuva, a sujeira na pista teria facilitado a perda do controle do veículo.

Nenhum outro carro se envolveu no acidente, que só resultou em prejuízos financeiros.

 

Comente

Após ser presa em quarto durante arrastão, família é libertada por criança de 2 anos na Grande Natal

03/07/2019

Caso aconteceu na manhã desta quarta (3) no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, e foi registrado na Central de Flagrantes de Natal. Orientada pelos pais, crian

Por G1 RN

O crime foi registrado na Central de Flagrantes da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.  — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

O crime foi registrado na Central de Flagrantes da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

Uma criança de dois anos de idade foi quem abriu o quarto onde criminosos trancaram uma família durante um arrastão na manhã desta quarta-feira (3), no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. O caso foi registrado na Central de Flagrantes na Zona Oeste da capital.

Segundo o relato do pai da criança, ele abria o portão de casa, para sair, quando foi abordado por criminosos armados. Os assaltantes entraram na casa e fizeram refém, além dele, uma mulher, um adolescente e uma criança de oito anos. Ainda de acordo com a vítima, a criança mais nova, de apenas dois anos, estava dormindo, e os pais pediram para os criminosos não mexerem com ela.

Ainda de acordo com o relato da vítima, os criminosos passaram cerca de meia hora no imóvel, que foi revirado. Eles levaram televisão, outros equipamentos eletrônicos, roupas, aparelhos celulares e exigiam que o pai entregasse jóias e arma, apesar de ele dizer que não possuía.

Antes de deixar a casa, os assaltantes amarraram as vítimas e trancaram a família em um quarto, deixando a chave na porta, enquanto a criança continuava dormindo em outro cômodo. Quando acordou, depois da fuga dos criminosos, a criança procurou a família e, sob orientação dos pais, conseguiu girar a chave e abrir a porta.

 

O caso foi registrado na Polícia Civil e nenhum suspeito foi preso até a publicação desta matéria. 

 

Comente

Pai e filho trocam tiros no meio da rua em cidade da região Oeste potiguar

03/07/2019

Caso aconteceu no fim da noite desta terça-feira (2) em Encanto. Segundo a PM, filho de 37 anos não aceitava relacionamento extraconjugal do pai, de 60. Ambos

Por G1 RN 

Pai e filho trocaram tiros no meio da rua, no final da noite desta terça-feira (2), na cidade de Encanto, na região Oeste potiguar. A informação é da Polícia Militar. O pai está preso. O filho segue em observação após passar por cirurgia, mas, segundo a polícia, também será detido.

De acordo com a PM, o caso aconteceu próximo de 0h. O filho, que tem 37 anos, bateu um carro na traseira de outro veículo, onde estava seu pai, de 60 anos, e uma mulher com quem ele se relacionava.

Marcas de sangue ficaram no chão da rua em Encanto, na região Oeste potiguar — Foto: Reprodução

Marcas de sangue ficaram no chão da rua em Encanto, na região Oeste potiguar — Foto: Reprodução

O homem mais velho, então, desceu do carro atirando em direção ao veículo do filho, que também desceu armado e revidou aos tiros. A motivação da briga seria porque o filho não aceita o relacionamento extraconjugal do pai, segundo a polícia.

Na troca de tiros ambos foram atingidos e acabaram sendo socorridos por pessoas que testemunharam a cena. No hospital, o pai foi atendido e liberado com ferimentos leves. Ele ainda recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma, tentativa de homicídio e por atirar em via pública. O homem passou a noite na Delegacia Regional de Pau dos Ferros e deverá ser encaminhado para o sistema penitenciário durante a manhã desta quarta-feira (3).

Já o filho precisou passar por cirurgia e segue em observação no hospital. De acordo com a PM, um policial aguarda o homem receber alta para dar voz de prisão a ele.

Comente

Expansão de shopping vai gerar mais de 2 mil novos empregos na ZN de Natal

03/07/2019

Diretoria do shopping iniciou diálogo com o Governo a fim de ofertarem serviços de utilidade pública em parceria, facilitando a vida da população da regiã

Com a perspectiva de gerar quase dois mil novos postos de trabalho, o Partage Norte Shopping está em expansão – com investimentos na ordem de R$ 185 milhões – e praticamente vai duplicar a área construída, aumentando de 28 mil para 45 mil metros quadrados. Em visita à governadora Fátima Bezerra e equipe, nesta terça-feira, 2, os superintendentes Charles Santiago e Fábio Maria apresentaram o projeto de ampliação do empreendimento, que ganhará mais 116 lojas para somar às 102 existentes.

A diretoria do shopping iniciou diálogo com o Governo a fim de ofertarem serviços de utilidade pública em parceria, facilitando a vida da população daquela região, que corresponde a 40% dos moradores de Natal. Na ocasião, estavam presentes o vice-governador Antenor Roberto, a secretária de estado de Trabalho e Ação Social (Sethas) Íris Oliveira, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico (Sedec) Sílvio Torquato, e o auditor fiscal da Tributação (SET) Álvaro Luiz.

A secretária Íris falou sobre a possibilidade de um espaço para o SINE (Sistema Nacional de Empregos), que seria para oferta de cursos de qualificação e reciclagem, ideia muito bem recebida pelos representantes do Grupo EAB Incorporações, que administra o Partage Shopping. “Os lojistas muitas vezes argumentam que apesar do imenso número de currículos, falta qualificação às pessoas que estão em busca de emprego”, disse Fábio Maria.

Além das parcerias para prestação de serviços, cujas demandas serão encaminhadas por outros órgãos estaduais, a governadora apresentou a necessidade de apoio para eventos culturais. “A nossa Fundação José Augusto tem realizado pequenos projetos que demandam poucos investimentos e acredito que alguns deles podem ser realizados no shopping da zona Norte, para beneficiar aquela parcela da população”, afirmou.

Fonte Portal No AR.

Comente

Com gols de Gabriel Jesus e Firmino, Brasil vence a Argentina por 2 a 0

03/07/2019

Dupla de ataque brilhou na vitória por 2 a 0 no Mineirão com um gol e uma assistência para cada; a seleção argentina criou mais chances e dominou o jogo po

O Brasil bateu a Argentina por 2 a 0 nesta terça-feira, 2, no Mineirão, em Belo Horizonte, e se classificou para a final da Copa América 2019 depois de 12 anos sem chegar até o jogo derradeiro do torneio. No primeiro tempo, Gabriel Jesus marcou com assistência de Roberto Firmino e, na etapa final, Jesus devolveu o favor para o companheiro de ataque.

Mais disputado do que jogado, o primeiro tempo teve uma marcação bem apertada, faltas duras e reclamações de ambos os lados. A seleção brasileira abriu o placar aos 18 minutos, quando Daniel Alves deu um chapéu em Acuña e driblou Paredes e abriu pela direita com Roberto Firmino, que cruzou rasteiro para Gabriel Jesus, livre na área, tirar do goleiro Armani. 

Após o 1 a 0, os argentinos assumiram o controle do jogo e chegaram a acertar o travessão de Alisson com Aguero cabeceando um cruzamento de Messi. A Argentina chegou ao intervalo com cinco finalizações, contra apenas duas do Brasil. No segundo tempo, o domínio argentino persistiu, mas não foi capaz de furar o bloqueio defensivo brasileiro, que acabou matando a partida num contra-ataque.

Com a vitória diante de seu rival histórico, a Seleção Brasileira agora aguarda a definição do seu adversário na grande final. Essa definição vai acontecer nesta quarta-feira, quando Chile e Peru se enfrentarão na busca pela passagem até a decisão, que está marcada para o próximo domingo, às 17h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Fonte Agora RN.

Comente

Fórum de servidores rejeita proposta do Governo e marca dia de paralisação

03/07/2019

Decisão dos servidores será apresentada ao governo nesta quarta-feira

Em reunião realizada nessa terça-feira (2), o Fórum dos Servidores do RN decidiu não aceitar a proposta de pagamento feita pelo Governo do Estado na última semana. Além disso, o funcionários estaduais definiram o dia 13 de agosto para fazer uma paralisação.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (Sinsp/RN), a decisão do grupo, que aguarda uma nova proposta de calendário de pagamento, será comunicada ao Governo do Estado oficialmente nesta quarta-feira (3).

No último dia 27 de junho, governo e servidores se encontraram e ficou definido o calendário para os meses de julho, agosto e setembro.

Ficou estabelecido que no dia 15 dos meses de julho e agosto, e no dia 16 de setembro, será pago o salário integral a quem ganha até R$ 3 mil bruto e aos servidores dos órgãos que compõem a Segurança Pública e uma parcela de 30% do salário de quem recebe acima de R$ 3 mil. No dia 30 de cada um dos três meses, será pago o restante do salário de quem recebe acima de R$ 3 mil e dos servidores dos órgãos que têm arrecadação própria e da Educação.

Já no dia 13 de agosto ficou marcado o “Dia estadual de luta em defesa dos serviços e servidores públicos”. Nesta quarta, também está agendada uma paralisação de médicos. Portal No Ar.

Comente

PF realiza operação contra pedofilia no interior do RN

03/07/2019

Ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Pau dos Ferros

Policiais federais cumpriram nessa terça-feira (2), na cidade de Pau dos Ferros, Região Oeste Potiguar, dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal/RN, visando reprimir crimes de pedofilia e outros delitos sexuais contra crianças/adolescentes.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Defesa Institucional da PF, teve início após uma mulher conhecer um interlocutor por meio de redes sociais e este, posteriormente, ter passado a demonstrar comportamento voltado à pedofilia, sendo que em uma das conversas mantidas por um aplicativo de mensagens, tentou atrair a filha menor da vítima a presenciar relações sexuais com ele.

A mulher então procurou a Polícia Federal e passou a colaborar nas investigações, trazendo inclusive evidências de que o suspeito teria histórico de praticar delito de libidinagem com a presença de crianças ou adolescentes. O crime é capitulado no art. 218-A do Código Penal e a pena pode chegar a 4 anos de reclusão.

Durante a busca realizada na casa do acusado foram apreendidos equipamentos de informática e aparelhos celulares, os quais passarão por perícia objetivando a obtenção de provas que confirmem os crimes ora investigados, além do que, serão realizadas novas diligências visando identificar outras vítimas. Portal No Ar.

Comente

PM de folga troca tiros com suspeitos e impede assalto a mercadinho na Grande Natal

03/07/2019

Policial não se feriu no confronto em Passagem de Areia

Um policial militar de folga impediu um assalto a um mercadinho no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, nessa terça-feira (2).

De acordo com a PM, dois suspeitos entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. O policial estava no local e reagiu. Houve troca de tiros e os criminosos fugiram por um matagal próximo ao mercadinho.

O PM não se feriu. Não se sabe se algum dos suspeitos foi atingido no confronto armado. A polícia fez buscas, mas ninguém foi capturado.Fonte Portal No Ar.

Comente

Previsão indica ??chuva a qualquer hora?? em Natal nesta quarta-feira

03/07/2019

Capital potiguar tem chuva desde a noite de terça-feira

A chuva que voltou a cair em Natal ainda na noite de terça (2) deve continuar nesta quarta-feira (3). A previsão do site Climatempo indica previsão de “chuva a qualquer hora” durante o dia.

Segundo o site, a quarta-feira deve acumular 20 milímetros de chuva na capital potiguar. A temperatura máxima será de 29ºC.

No trânsito, a saída da zona Norte pela Ponte de Igapó tem trânsito lento. Na BR-101, na altura de Lagoa Nova, o fluxo também é intenso. Fonte Portal No Ar.

Comente

Conselho de Cultura vota contra tombamento do prédio do antigo Hotel Reis Magos

03/07/2019

Por nove votos a um, conselheiros seguiram relator do processo. Grupo proprietário do imóvel apresentou relatório de engenharia, provando que não existiriam

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (2) no Conselho Estadual de Cultura, tendo como convidados a procuradora do Estado Marjorie Madruga e o advogado João Vicente Gouveia, representante do grupo Hotéis Pernambuco S/A, o assunto em pauta foi o tombamento ou não do prédio antigo Hotel Reis Magos, na Praia do Meio.

Em votação aberta, os conselheiros, baseados no relatório do advogado Diógenes da Cunha Lima, votaram pelo não tombamento do prédio por nove votos a um. O único que votou a favor do tombamento foi o presidente da Fundação José Augusto, Crispiano Neto. Seguindo o relator, votaram contra o tombamento: Iaperi Araújo, Ivan Lira, Cícero Macedo, Alex Medeiros, Mário Ivo, Paulo Macedo, Eulália Barros e Paulo de Tarso Correia de Melo.

Marjorie Madruga defendeu veementemente o tombamento do prédio. Mencionando o processo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a procuradora chamou a imprensa de mentirosa, dizendo que o IPHAN não opinou pelo arquivamento do processo de tombamento. Segundo a procuradora, esse processo foi fechado em 2017 e reaberto este ano por interesse do próprio Instituto.

Representando os Hotéis Pernambuco S/A, grupo proprietário do prédio, o advogado João Vicente fez uso de vários argumentos e trechos do parecer do Ministério Público Federal, que mostravam a impossibilidade do tombamento das “ruínas” do Hotel Reis Magos.

Em trechos citados pelo advogado: “preservar a inútil e sem serventia estrutura do Hotel Reis Magos, ao contrário do que prega o IPHAN, não acrescentaria em nada, como nunca acrescentou ao patrimônio cultural, histórico e arquitetônico de Natal”. O parecer tratou o tombamento como “um grito de apego ao passado”. Vicente disse que o apelo da sociedade é a favor da demolição, para revitalizar a orla da Praia do Meio.

Um laudo com provas técnicas feitas por uma empresa de engenharia, apresentado pelo Grupo, circulou entre os conselheiros, detalhando sobre o resultado de teste de resistência de concreto, teste de ferrugem das armações de ferro e fundações do hotel, concluindo que não haveria recuperação do prédio em caso de tombamento.Fonte Portal No Ar.

Comente