Número de mortos em terremoto na Venezuela sobe para 920, diz governo

27/06/2026

Terremoto na Venezuela deixa muitas Vitimas Faltais

                                                      Foto: Reprodução/Redes Sociais                                                                                                                                                                                                                                                                            

A atualização mais recente da Venezuela sobre o número de mortos registrados após o terremoto que atingiu o país cresceu consideralvelmente nas últimas horas. O balanço atual, divulgado às 14h20 de Brasília, indica 920 óbitos. Ainda de acordo com as autoridades, 2.980 pessoas ficaram feridas. Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodriguez anunciou a atualização de óbitos. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), porém, é que o número de vítimas seja ainda maior, considerando a densidade de pessoas nas áreas atingidas, a força do terremoto e a falta de estrutura dos locais afetados.

Os tremores marcaram os dois maiores terremotos da América Latina atual, atingindo uma região de 160 km a oeste de Caracas, capital do país. De magnitude 7,2 e 7,5, eles atingiram a região enquanto os venezuelanos aproveitaram um feriado.

A cidade mais atingida pelos tremores foi La Guaira, cidade litorânea nos arredores de Caracas, com pelo menos 100 edifícios sendo derrubados. Fonte TN.

Comente

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

27/06/2026

Prisão

                                                      Créditos: Divulgação Polícia Civil                                                                                                     Aluízio Batista, o motorista                                                                                                           Aluísio Farias Batista                                                                                                                             A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte. A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.    Fonte Grande Ponto.                                                                                                                     

Comente

Segurança de Janja agride deputada do PT durante evento em Natal

27/06/2026

Tensão no Evento de Janja em Natal RN

                                                           Créditos: Reprodução                                                                                                                              

A visita da primeira-dama Janja da Silva a Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio de tensão. Segundo informação divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um segurança da primeira-dama durante o evento "Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência", realizado na Arena das Dunas. 

De acordo com o relato, a parlamentar precisou receber atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide não se pronunciou sobre o caso e não há informação sobre registro de boletim de ocorrência.

Após o episódio, o Setorial de Direitos Humanos do PT divulgou em grupos de WhatsApp do PT uma nota de solidariedade à deputada. "É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança", diz trecho da nota.

A deputada Divaneide Basílio se pronunciou e afirmou que a agressão aconteceu durante um momento de aglomeração em que houve "empurra-empurra" e que não ocorreram ferimentos graves.

Veja a nota da deputada:

A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.

Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.

A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.

A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.

Com informações de Portal da 96

Comente

Governo Federal vai destinar R$ 640 milhões ao RN com o Novo PAC

27/06/2026

Governo Lula

Lula e Fátima edited                                                         Presidente Lula, governadora Fátima Bezerra e ministros em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR                                                                                                                                                                                

O Governo Federal anunciou um pacote de investimentos de R$ 640 milhões para o Rio Grande do Norte, contemplando projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, educação profissional, habitação e segurança hídrica. Os recursos, vinculados principalmente ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram apresentados durante cerimônia realizada esta semana e incluem financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Verde), operado pelo Banco do Nordeste, além de aportes diretos da União.

A maior parcela dos recursos será destinada ao saneamento básico. Ao todo, mais de R$ 409 milhões financiarão obras de esgotamento sanitário nos municípios de Açu, Apodi, Natal, Parnamirim e São Paulo do Potengi. Após a conclusão das intervenções, a estimativa é de que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

Entre os empreendimentos anunciados, o sistema de esgotamento sanitário de Apodi receberá R$ 52 milhões em recursos do Novo PAC. O projeto prevê a universalização da rede de esgoto no município e a recuperação ambiental do Rio Apodi, beneficiando cerca de 21 mil moradores.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou os investimentos à redução das desigualdades regionais e à ampliação do acesso aos serviços públicos. “Eu estava cansado de ler que o Nordeste era o primeiro colocado quando se falava em mortalidade infantil, em analfabetismo, na pobreza e evasão escolar, além de ser a região com menos professores, menos universidades, mestres e doutores. O que queremos é que todos tenham a mesma oportunidade. O papel do Estado é garantir que todos tenham chance”, afirmou.

Na área de logística, o governo anunciou R$ 47 milhões para a construção das defensas da Ponte Newton Navarro, em Natal. A estrutura tem a função de proteger os pilares da ponte contra impactos de embarcações que acessam o Porto de Natal, reduzindo riscos operacionais e ampliando a segurança da navegação no Rio Potengi.

O setor de educação também será contemplado com a implantação de três novos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nos municípios de São Miguel, Touros e Umarizal. Para cada unidade serão destinados R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para obras civis e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos.

Na mobilidade urbana, o governo confirmou recursos de R$ 33 milhões para implantação do corredor exclusivo de ônibus da Avenida das Fronteiras, em Natal. A obra prevê a continuidade do corredor existente na Avenida Tocatínea até a BR-101, em um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros. Segundo o projeto, mais de 600 mil moradores de Natal e da Região Metropolitana Norte deverão ser beneficiados com melhorias na circulação do transporte coletivo.

Durante a cerimônia foi formalizado o edital para contratação das entidades responsáveis pela construção de 2.487 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros cada. As unidades serão distribuídas em 24 municípios do Estado, com investimentos de R$ 15,4 milhões. A iniciativa integra uma meta mais ampla do Novo PAC, que prevê a construção de 6.134 cisternas no Rio Grande do Norte, totalizando R$ 45,7 milhões em investimentos. Até o momento, 3.647 unidades já foram contratadas e 1.331 entregues. Agora RN.

Comente

Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101, no interior do RN

27/06/2026

Carro teria batido em animal presente na via; Nenhum dos ocupantes do veículo teve ferimentos

Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101                                                              Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 - Foto: Cedida                                                            

A Prefeita de Pau dos Ferros Marianna Almeida, sofreu um acidente na madrugada deste sábado 27, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando voltava de um evento, promovido pelo PSD Mulher, em Touros.

Segundo informações da equipe da prefeita, o carro teria batido em uma vaca, provocando danos materiais. No entanto, todos os ocupantes do veículo não ficaram feridos.

Estavam no carro o motorista, a prefeita de Pau dos Ferro, a secretária da Mulher do município e uma assessora, que seguiram para exames. Fonte Agora RN.

Comente

RN tem maior gasto com pessoal e maior despesa com precatórios do País

27/06/2026

Relatório nacional confirma que Estado ultrapassou limite da LRF, compromete 56,12% da receita ajustada com folha e lidera ranking de precatórios, enquanto enfr

Sede do GoveRio Grande do Norteo RN centro administrativo (16)                                                            RN comprometeu 56,12% da receita com despesa total de pessoal do Poder Executivo no 1º quadrimestre deste ano - Foto: José Aldenir                                                                                                                   

O Rio Grande do Norte continua sendo o estado do País com o maior comprometimento de sua receita com despesa de pessoal do Poder Executivo, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira 26 pela Secretaria do Tesouro Nacional. Os dados não são inéditos isoladamente, porque já constavam no Relatório de Gestão Fiscal publicado pelo próprio Governo do Estado, mas agora ganham uma perspectiva nacional, ao serem comparados com os indicadores fiscais dos demais estados em um único documento.

Segundo o Tesouro Nacional, o Rio Grande do Norte comprometeu 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada com despesa total de pessoal do Poder Executivo no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril). O índice é o maior do País e está acima do limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Executivo estadual. Também supera o limite prudencial, de 46,55%, e o limite de alerta, de 44,10%.

Além do RN, apenas a Paraíba também ultrapassou o teto da LRF neste ano, mas com percentual bem menor: 49,75%.

No caso do Rio Grande do Norte, a Receita Corrente Líquida ajustada para cálculo da despesa com pessoal ficou em R$ 20,11 bilhões no acumulado de 12 meses. Já a despesa total com pessoal do Poder Executivo chegou a R$ 11,28 bilhões. Embora tenha havido leve recuo em relação ao fechamento de 2025, quando o percentual estava em 56,41%, o patamar segue elevado e mantém o Estado em situação de descumprimento da LRF. Na prática, isso significa que a folha continua consumindo uma parcela da receita superior ao limite legal, reduzindo a margem para investimentos, custeio e ampliação de políticas públicas.

O relatório do Tesouro também mostra que o Rio Grande do Norte lidera o País no peso dos precatórios. Até o primeiro quadrimestre, o estoque dessas dívidas judiciais representava 36,1% da Receita Corrente Líquida do Estado, maior proporção nacional. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, com 25%, e Paraíba, com 22%. Na outra ponta, Pará e Pernambuco registraram apenas 0,4%, enquanto o Espírito Santo apresentou 0,6%. O indicador reforça uma pressão adicional sobre as contas públicas potiguares, mesmo em um estado que não está entre os mais endividados do País quando se observa a Dívida Consolidada Líquida.

A Dívida Consolidada Líquida, por sua vez, tem outro desenho no cenário nacional. O limite legal é de duas vezes a Receita Corrente Líquida, e os estados que aparecem em situação mais crítica nesse ponto são Rio de Janeiro, com 219%, Rio Grande do Sul, com 172%, e Minas Gerais, com 157%.

O RN não figura entre os maiores endividados nessa métrica, mas isso não significa conforto fiscal. O problema potiguar está concentrado sobretudo na baixa liquidez, no alto comprometimento das receitas correntes com despesas correntes, no peso da folha e no volume proporcional de precatórios. O próprio Governo do Estado já reconheceu, em nota recente, que enfrenta “dois grandes desafios”: baixa liquidez e poupança corrente acima de 95%, ou seja, elevado comprometimento das receitas correntes com despesas também correntes.

Arrecadação cresceu, mas Estado congelou despesas

Nos quatro primeiros meses de 2026, o Rio Grande do Norte registrou crescimento nominal de 21,11% na receita consolidada. A arrecadação realizada chegou a R$ 9,24 bilhões no primeiro quadrimestre, segundo dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária publicado no Diário Oficial do Estado. Descontada a inflação, o crescimento real da receita foi estimado em 16,02%. O avanço foi puxado principalmente pela arrecadação própria, com destaque para o ICMS, que passou de R$ 1,78 bilhão nos quatro primeiros meses de 2025 para R$ 2,03 bilhões no mesmo período deste ano, alta de 13,85%.

Apesar da melhora nominal da arrecadação, o Estado precisou contingenciar R$ 497,4 milhões em despesas por causa da frustração de receitas em relação ao que havia sido previsto no orçamento. O contingenciamento representa uma espécie de congelamento nos gastos e pode ser revisto se a arrecadação voltar a subir nos meses seguintes.

O principal ponto de pressão, segundo os dados estaduais, está na diferença entre a receita realizada e a receita prevista. Embora tenha arrecadado mais do que no ano passado, o Estado arrecadou menos do que esperava em fontes relevantes. O caso mais sensível é o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que somou R$ 2,38 bilhões até abril, mas cresceu apenas 3,18% no período. A insuficiência do FPE em relação à previsão inicial foi estimada em aproximadamente R$ 364 milhões. O governo atribui parte desse desempenho à queda da base do Imposto de Renda, que compõe o fundo repassado aos estados, e também ao recuo de 8,33% do Imposto de Renda Retido na Fonte, reflexo das mudanças federais na faixa de isenção.

No acumulado até abril, o Estado teve receitas realizadas de R$ 9,24 bilhões, despesas liquidadas de R$ 7,99 bilhões e despesas pagas de R$ 7,68 bilhões. O resultado orçamentário do período foi superavitário em R$ 1,24 bilhão, valor superior ao registrado no mesmo intervalo de 2025. A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) tem usado esse dado para sustentar que, sob a ótica orçamentária, houve resultado positivo no primeiro quadrimestre. A pasta afirma que houve crescimento nominal da receita total de 21,11% e da despesa de 17,61%, mas distingue esse resultado do equilíbrio fiscal, que considera receitas e despesas primárias. Fonte Agora RN.

Comente

CBF envia carta à Fifa e contesta anulação de gol de Vini Jr. contra a Escócia

26/06/2026

Documento afirma que revisão do lance contra a Escócia não seguiu o padrão adotado durante a Copa do Mundo

capa portal (37)                                                        CBF enviou documento à Fifa contestando a anulação do gol de Vini Jr. diante da Escócia. - Foto: Reprodução/@fifaworldcup_pt                                                                                                                                                                                                                                                                                  

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou à Fifa uma carta contestando a anulação do gol de Vini Jr. na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. No documento, a entidade afirma que a decisão do árbitro de vídeo não seguiu o padrão adotado ao longo do torneio e solicita maior uniformidade na aplicação dos critérios de intervenção do VAR.

O lance aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. O gol foi validado inicialmente pela arbitragem de campo, mas acabou anulado após revisão do VAR, que identificou uma suposta falta cometida por Vini Jr. na origem da jogada. As informações são do Estadão, que teve acesso ao documento enviado pela CBF à Fifa.

Na carta, a confederação afirma que, durante a competição, a orientação predominante foi limitar a atuação do árbitro de vídeo a situações de erro claro e evidente.

“Ao longo da competição, parece ter havido uma clara ênfase em respeitar a interpretação do árbitro em campo e limitar a intervenção às situações que envolvam erros claros e evidentes. Acreditamos que essa filosofia beneficia o futebol, preserva a autoridade do árbitro e contribui positivamente para a fluidez do jogo. O gol anulado do Brasil contra a Escócia, aos 21 minutos, não parece estar alinhado com a filosofia adotada ao longo da competição”, afirma a entidade.

Segundo a CBF, a anulação do lance destoou do entendimento adotado em outras partidas da Copa do Mundo.

Entidade cita reação dos jogadores

Outro ponto levantado pela confederação diz respeito à reação dos atletas em campo. Para a entidade, tanto brasileiros quanto escoceses demonstraram surpresa com a revisão da jogada.

No documento, a CBF afirma que “a decisão pareceu inesperada não apenas para a equipe brasileira, mas também para os jogadores escoceses, cujas reações imediatas sugeriram que não esperavam uma revisão nem a posterior anulação do gol”.

A carta também menciona a escalação do árbitro mexicano César Ramos para a partida, lembrando que o juiz já esteve envolvido em uma arbitragem considerada polêmica em jogo da Seleção Brasileira em outra edição da Copa do Mundo.

Pedido é por uniformidade

Apesar das críticas à decisão, a CBF afirma que o objetivo do documento não é reverter o resultado da partida nem questionar um lance específico, mas defender a aplicação uniforme dos critérios do VAR durante toda a competição.

“Nosso principal interesse não é revisitar decisões individuais, mas assegurar que os critérios que regem a intervenção do VAR sejam aplicados de forma consistente, transparente e igualitária a todas as equipes ao longo do torneio”, conclui a entidade.

Mesmo com o gol anulado, o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final e encerrou a fase de grupos na liderança da chave.Fonte Agora RN.

Comente

Brava reduz preços de gasolina e diesel pela segunda semana seguida

26/06/2026

Refinaria Clara Camarão corta valores da gasolina A e do diesel A S500; combustível acumula queda de até R$ 0,38 por litro em duas semanas

Preços de gasolina sem imposto dia D (1)                                                         Valores divulgados pela Brava Energia correspondem aos preços da refinaria e não refletem o preço final ao consumidor - Foto: José Aldenir                                                                                                                                                                                                                                                                              

O diesel A S500 também teve os preços reduzidos nas duas modalidades de comercialização adotadas pela refinaria. Na modalidade LCT, o litro passou de R$ 4,49 para R$ 4,36, recuo de R$ 0,13. Na modalidade EXA, o preço caiu de R$ 4,48 para R$ 4,35 por litro, também com redução de R$ 0,13.

Na semana anterior, o diesel já havia apresentado queda de R$ 0,25 por litro em ambas as modalidades. Na ocasião, o valor passou de R$ 4,74 para R$ 4,49 por litro na modalidade LCT e de R$ 4,73 para R$ 4,48 na modalidade EXA.

Com os novos ajustes, o diesel A S500 acumula redução de R$ 0,38 por litro nas modalidades LCT e EXA desde a primeira revisão de preços realizada em junho.

Os valores divulgados pela Brava Energia correspondem aos preços de venda na refinaria e não refletem diretamente o preço final pago pelos consumidores nos postos de combustíveis. Entre a saída da refinaria e a comercialização ao consumidor, os combustíveis ainda passam pelas etapas de distribuição, incidência de tributos, custos logísticos, adição obrigatória de etanol anidro à gasolina e definição das margens de distribuição e revenda.

As reduções acompanham um cenário de recuo das cotações internacionais do petróleo nas últimas semanas, movimento que vem influenciando os preços praticados pelas refinarias no mercado doméstico. O repasse integral das quedas ao consumidor, no entanto, depende da política comercial adotada pelas distribuidoras e pelos postos de combustíveis.

A Refinaria Clara Camarão é a principal unidade de refino do Rio Grande do Norte e abastece parte do mercado regional. As revisões periódicas realizadas pela Brava Energia servem de referência para distribuidoras que adquirem combustíveis diretamente da unidade, embora o impacto nas bombas possa variar conforme os custos e margens aplicados ao longo da cadeia de comercialização. Fonte Agora RN.

Comente

TRE-RN manda retirar do ar propaganda de Allyson Bezerra por indícios de campanha antecipada

26/06/2026

Eleições 2026

                                                         Créditos: Reprodução                                                                                                                              

O TRE-RN determinou a retirada do ar de uma publicação nas redes sociais ligada ao pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), por entender que há indícios de propaganda eleitoral antecipada.

A decisão também proíbe a republicação do conteúdo e determina a identificação dos responsáveis por perfis que divulgaram a peça.

A ação foi proposta pelo Diretório Estadual do Partido Novo, que apontou a divulgação coordenada da arte em cinco perfis do Instagram.

A publicação trazia as frases “É tempo de Allyson”, “O povo quer #AllysonGovernador” e a legenda “Chegou a hora Rio Grande do Norte”, acompanhadas de hashtags ligadas à pré-candidatura.

Na decisão, o juiz relator Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro afirma que, em análise preliminar, a publicação ultrapassa a mera divulgação de uma pré-candidatura permitida pela legislação e pode configurar pedido implícito de voto.

“As frases utilizadas na publicação […] podem ser interpretadas como palavras mágicas capazes de influenciar a vontade do eleitor”, registra o magistrado.

O juiz também destacou que a postagem já havia alcançado grande repercussão nas redes sociais, com mais de mil curtidas, dezenas de comentários e centenas de compartilhamentos, circunstância que, segundo ele, pode comprometer a igualdade de condições entre os futuros candidatos.

Remoção e identificação de perfis

Na decisão, o TRE-RN determinou:

  • a remoção da publicação em até 24 horas;
  • a proibição de nova divulgação do conteúdo por Allyson Bezerra ou terceiros, sob pena de multa diária de R$ 10 mil;
  • que a Meta (Instagram) informe, em cinco dias, os dados cadastrais dos responsáveis pelos perfis envolvidos e identifique outros perfis que tenham replicado a postagem.

Com informações de Blog do BG

Comente

RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados

26/06/2026

Educação do RN

                                                           Créditos: Reprodução                                                                                                                              

O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.

Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.

As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.

Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).

No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.

O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.

Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.

O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente

Vorcaro passa primeira noite na “Papudinha” após deixar cela da PF

26/06/2026

Prisão

                                                         Créditos: Reprodução                                                                                                                              

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou a primeira noite na chamada “Papudinha”, no Distrito Federal, após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal por determinação do ministro André Mendonça, do STF.

Vorcaro deixou a cela especial da Polícia Federal depois que duas tentativas de firmar um acordo de colaboração premiada foram rejeitadas.

A proposta mais recente recebeu parecer contrário da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Antes disso, uma primeira negociação já havia sido recusada pela própria PF.

Na decisão que autorizou a transferência, Mendonça determinou que a PM do Distrito Federal adote medidas para impedir qualquer contato de Vorcaro com outros investigados no caso Banco Master que também estão presos no complexo, entre eles o ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.

O ministro ressaltou que a mudança de unidade prisional não teve relação com as negociações envolvendo a colaboração premiada.

Segundo ele, a permanência de Vorcaro nas dependências da PF já não era mais adequada. A transferência atendeu a um pedido apresentado pela própria corporação.

 

Com informações de Blog do BG

Comente

Duplo terremoto causa 32 mortos e 700 feridos na Venezuela

25/06/2026

Atingiu magnitude 7,5.

                                                                 Foto: Reprodução/Redes Sociais                                                                                                               

Pelo menos 32 pessoas morreram e cerca de 700 ficaram feridas após dois fortes terremotos atingirem a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Os tremores provocaram o desabamento de edifícios em Caracas e municípios vizinhos, levando o governo a mobilizar uma grande operação de busca e resgate. Segundo informações divulgadas pela presidente interina Delcy Rodríguez, os números ainda são preliminares e não incluem vítimas registradas no estado de La Guaira, considerado uma das áreas mais afetadas pela tragédia. A região abriga o principal aeroporto que atende a capital venezuelana.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto teve magnitude 7,2 e ocorreu a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, ainda mais intenso, atingiu magnitude 7,5.

Operações de resgate

As autoridades venezuelanas seguem realizando buscas em áreas atingidas pelo desabamento de prédios e residências. Equipes de emergência trabalham na remoção de escombros em diferentes pontos da capital.

“Dezenas de edifícios desabaram e estamos conduzindo operações intensas para salvar o maior número possível de vidas”, afirmou Delcy Rodríguez em pronunciamento à televisão estatal.

O ministro do Interior, Diosdado Cabello, informou que forças de segurança, defesa civil e equipes médicas foram mobilizadas para atender as vítimas e auxiliar os moradores afetados.

Imagens divulgadas por veículos locais mostram socorristas trabalhando entre destroços de edifícios que ruíram após os tremores. Familiares também se concentraram nas áreas atingidas em busca de informações sobre desaparecidos.

No distrito de Baruta, em Caracas, três pessoas morreram após o colapso de dois edifícios, segundo autoridades locais. Já em Chacao, outro município da região metropolitana, uma pessoa morreu e quatro prédios desabaram completamente. Fonte TN

Comente

Natal cria o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a)

25/06/2026

Dia do Secretario(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a)

                                                           Lei sancionada em Natal cria o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a), que será celebrado anualmente em 30 de setembro                                                                                                                                                                                                                                                              

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) sancionou a Lei nº 8.142, que institui o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. A publicação ocorreu nesta quarta-feira (24) e determina que a celebração aconteça anualmente em 30 de setembro.

A Câmara Municipal de Natal aprovou a proposta por unanimidade em maio deste ano. A vereadora Camila Araújo (PL) apresentou o projeto com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por secretários e tesoureiros que atuam na organização administrativa das igrejas evangélicas.

Projeto busca reconhecer atuação administrativa nas igrejas

Segundo a justificativa da proposta, esses profissionais desempenham funções importantes para o funcionamento das instituições religiosas. Entre as atividades exercidas estão a organização administrativa, o controle financeiro e o suporte às ações desenvolvidas pelas igrejas.

Além disso, o texto destaca que, embora já exista uma data dedicada ao Dia do Pastor, ainda não havia uma homenagem específica destinada aos integrantes responsáveis pela gestão interna das instituições religiosas.

A vereadora apresentou o projeto em 3 de abril de 2025. Posteriormente, a Câmara Municipal aprovou a iniciativa sem votos contrários.

Data escolhida faz referência a Lillian Sholes

A legislação estabelece o dia 30 de setembro como data oficial da celebração. A escolha faz referência ao nascimento de Lillian Sholes, apontada no projeto como a primeira mulher a utilizar uma máquina de datilografia em público.

Além disso, a justificativa menciona que o Brasil é um Estado laico, mas possui uma população majoritariamente cristã e registra o crescimento do segmento evangélico ao longo dos anos.

Dessa forma, a proposta busca estimular o reconhecimento daqueles que atuam na administração e na organização das atividades religiosas.

Natal já criou outra data voltada ao segmento evangélico

Recentemente, o município também sancionou a Lei nº 8.134, que criou o Dia da Esposa do Pastor Evangélico. A celebração acontecerá anualmente no primeiro domingo de março.

Assim como a nova legislação, esse projeto também é de autoria da vereadora Camila Araújo. Fonte Ponta Negra News.

Comente

Após terremotos, Lula manda Itamaraty avaliar possível ajuda do Brasil à Venezuela

25/06/2026

Governo Lula

                                                        Créditos: Reprodução                                                                                                                             

O presidente Lula (PT) afirmou que o governo brasileiro está avaliando possíveis formas de apoio à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e provocaram mortes, destruição e impactos em serviços essenciais.

Segundo o presidente, ele determinou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, analise a situação em conjunto com a embaixada brasileira em Caracas para definir eventuais medidas de assistência humanitária.

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em sequência e levaram o governo venezuelano a decretar estado de emergência nacional. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que há registros de mortes, danos estruturais e deslocamento de populações em áreas afetadas.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou ter recebido as informações com “grande preocupação e consternação” e declarou solidariedade ao governo e ao povo venezuelano. Ele também destacou a disposição do Brasil em colaborar na recuperação das regiões atingidas.

Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas

O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos. O órgão mantém monitoramento da situação e canais de atendimento consular em funcionamento.

Com informações de Blog do BG

Comente

Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copa; veja os gols

25/06/2026

Copa do Mundo 2026

                                                          Créditos: Reprodução TV Globo                                                                                                               

O Brasil confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A noite foi marcada pelo brilho de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar aos gramados do Mundial.

A Seleção de Carlo Ancelotti dominou a partida e construiu a vitória com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. O camisa 7 foi o grande destaque da equipe e participou diretamente dos principais lances ofensivos.

O primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Ainda na etapa inicial, Vini Jr. chegou a balançar as redes novamente, mas o lance acabou anulado após revisão do VAR por falta na origem da jogada.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou o placar. Matheus Cunha marcou o segundo da Seleção, e Vini Jr., após bela jogada de Bruno Guimarães, fechou a conta e garantiu a goleada brasileira.

Aos 32 minutos da etapa final, veio um dos momentos mais aguardados da noite. Após pedidos da torcida, Neymar entrou em campo e fez sua estreia nesta edição da Copa do Mundo, sendo bastante comemorado pelos brasileiros presentes no estádio.                              

Comente

Kelps diz que vai frear críticas a deputados da federação para não prejudicar Allyson

25/06/2026

Pré-candidato a deputado federal afirma que não abrirá mão das críticas à representação potiguar em Brasília, mas admite moderar o discurso para evitar desgaste

Ex-deputado estadual Kelps Lima, pré-candidato a deputado federal pelo União Federal, vem criticando Benes, João e Robinson - Foto: José Aldenir                                                 Ex-deputado estadual Kelps Lima, pré-candidato a deputado federal pelo União Federal, vem criticando Benes, João e Robinson - Foto: José Aldenir                                                                                                                                                                                                                                                              

O pré-candidato a deputado federal Kelps Lima (União) afirmou nesta quarta-feira 24 que vai reduzir o tom das críticas dirigidas a integrantes da federação União Progressista para evitar qualquer prejuízo à pré-candidatura de Allyson Bezerra (União) ao Governo do Estado. Em entrevista ao programa Meio-Dia TCM, da rádio 95 FM de Mossoró, o ex-deputado estadual declarou que não abrirá mão das avaliações que faz sobre a representação potiguar na Câmara dos Deputados, mas reconheceu que a disputa interna não pode atingir o projeto majoritário liderado pelo ex-prefeito de Mossoró.

“Não há nenhuma chance de eu fazer um movimento para prejudicar Allyson”, afirmou. Em seguida, foi ainda mais enfático ao tratar da relação com o aliado: “Allyson é meu amigo, é meu irmão. Eu acredito no projeto dele. A candidatura de Allyson é muito mais importante do que a minha. Muito”. Questionado se as críticas poderiam ser revistas diante do impacto político sobre a campanha estadual, respondeu: “Se precisar ajustar o tom, faço na hora. Não tem essa história”. Fonte Agora RN.

Comente

Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados

24/06/2026

Governo Lula

                                                                         Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados                                                                 

O governo federal ampliou nesta terça-feira (23) o programa Celular Seguro e passou a estruturar uma base nacional de consulta de celulares roubados. A medida integra uma nova estratégia de combate ao mercado ilegal de aparelhos no país.

O objetivo, segundo o governo, é reduzir a revenda de celulares de origem criminosa. Além disso, a iniciativa busca ampliar o rastreamento e facilitar a recuperação dos aparelhos.

Sistema unifica dados em todo o país

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva formaliza o Celular Seguro como política permanente. Além disso, cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que reúne dados de todos os estados e do Distrito Federal.

O sistema integra informações do programa, de boletins de ocorrência e do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Dessa forma, a base consolida registros de celulares roubados ou irregulares em um único ambiente nacional.

Segundo o governo, a estimativa é de que cerca de 2,9 milhões de aparelhos estejam aptos para recuperação.

Consulta poderá ser feita antes da compra

Com a atualização, qualquer cidadão poderá verificar a situação de um celular antes da compra. A consulta será feita pelo aplicativo ou pelo site do Celular Seguro.

O sistema utilizará o número do IMEI, código de 15 dígitos que identifica cada aparelho. Após a verificação, o resultado indicará se o celular está “com restrição” ou “sem restrição”.

Além disso, o governo alerta que o IMEI pode ser consultado na embalagem do aparelho ou ao digitar *#06# no telefone.

Aparelhos irregulares poderão ser bloqueados gradualmente

De acordo com o governo, celulares com irregularidades poderão sofrer bloqueio progressivo. O processo pode começar com restrições a aplicativos bancários e serviços públicos.

Em seguida, o sistema pode avançar para limitações mais amplas até inviabilizar o uso do aparelho.

Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, a medida também mira o mercado ilegal. Ele afirmou que o governo pretende atingir quem lucra com a revenda de celulares roubados.

Recuperação ficará com as polícias civis

A recuperação dos aparelhos ficará sob responsabilidade das polícias civis estaduais, dentro do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Quando um celular ativar nova linha telefônica, o sistema poderá gerar alerta para investigação e possível recuperação.

Segundo o governo, a iniciativa já passou por testes em estados como Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará, com recuperação de milhares de aparelhos.

Governo também reforça alerta de segurança

Durante o anúncio, o presidente Lula destacou a importância da prevenção contra roubos de celulares. Ele afirmou que o aparelho concentra dados pessoais, informações bancárias e registros privados.

Além disso, reforçou a necessidade de atenção em locais públicos para evitar furtos e assaltos. Fonte Ponta Negra News

Comente

Policial civil é baleado no rosto após troca de tiros em Nísia Floresta

24/06/2026

RN Inseguro

                                                                    Policial civil é baleado no rosto após troca de tiros em Nísia Floresta                                                                                                                                Casa ficou com marcas dos tiros | Foto: Cedida                                                                                                                                                                                                                                              

Um policial civil foi baleado no rosto durante uma troca de tiros em uma ação de cumprimento de mandado de busca e apreensão, na madrugada de segunda-feira (22), em Nísia Floresta, na Grande Natal.

A ocorrência aconteceu por volta das 5h15, na Colônia de Pium. O caso envolveu policiais civis e o marido de uma policial militar que estava na residência alvo da operação.

Segundo a Polícia Civil, o agente sofreu um disparo de raspão no rosto e recebeu atendimento médico. O estado de saúde dele segue estável.

Suspeito é preso após confronto

Durante a ação, o homem que estava na residência reagiu à abordagem e iniciou a troca de tiros. Em seguida, os policiais o prenderam em flagrante por posse ilegal de arma e tentativa de homicídio.

De acordo com a investigação, ele utilizou uma espingarda calibre 12 em situação irregular. Além disso, os policiais afirmam que seguiram protocolos operacionais, com identificação prévia da equipe e verbalização da ação durante o cumprimento do mandado.

Mandado envolvia outro investigado

A Polícia Civil informou que a residência integrava um conjunto de endereços ligados a um investigado. No entanto, os agentes não encontraram o alvo do mandado no local durante a operação.

Além disso, os policiais prenderam o investigado em outro endereço vinculado a ele, ao longo da mesma ação.

Defesa apresenta versão sobre a ocorrência

Segundo o relato da policial militar, ela estava na residência com o esposo e o irmão no momento da ação. De acordo com ela, o pai percebeu a movimentação dos agentes ainda do lado de fora da casa.

Ele dormia em uma área externa e acordou após ouvir o portão ser derrubado. Em seguida, correu para dentro do imóvel e chamou o esposo da policial.

Enquanto isso, a defesa afirma que o casal não identificou os agentes como policiais no momento da abordagem e acreditou se tratar de criminosos.

Caso segue sob investigação

O caso segue em apuração para esclarecer as circunstâncias da troca de tiros. Além disso, as autoridades analisam os detalhes da ação e a dinâmica do confronto.

Comente

Janja vem a Natal na sexta para ato de enfrentamento à violência contra a mulher

24/06/2026

Evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres

Janja foto Fabio Rodrigues Pozzebom ABr                                                                   Janja vem a Natal na sexta para ato deenfrentamento à violência contra a mulher - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr                                                                                                                                         

A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.

A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Fonte Agora RN.

Comente

Deputado cobra que secretaria explique baixa execução de verba para cirurgias

24/06/2026

Tomba Farias cita levantamento que mostra que Estado usou apenas 16% dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde, enquanto fila aumenta

Tomba Farias foto Eduardo Maia ALRN                                                               Deputado Tomba Farias (PL) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa - Foto: Eduardo Maia/ALRN                                                                                                                                                                    Enquanto isso, cerca de 19 mil potiguares seguem à espera de uma cirurgia, conforme o levantamento citado pelo deputado. A fila reúne pacientes que aguardam procedimentos há meses e, em alguns casos, há mais de um ano.

Para Tomba, a permanência de milhares de pessoas na espera, mesmo com verba disponível, exige resposta imediata do Governo do Estado. “O que mais chama a atenção é que o problema não parece ser a falta de recurso. O dinheiro existe e os recursos foram disponibilizados, mas as cirurgias não estão acontecendo na velocidade que a população precisa”, afirmou o deputado.

O parlamentar também citou avaliação da presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia Soares, secretária municipal de Saúde de Doutor Severiano. Segundo Tomba, ela apontou que o Estado vive uma situação inversa à de anos anteriores. Antes, havia prestadores interessados, mas faltava dinheiro. Agora, haveria recurso disponível, mas hospitais e clínicas não estariam encontrando condições atrativas para aderir ao programa e ampliar a oferta de procedimentos.

“Ora, se há recurso e os pacientes continuam na fila, alguma coisa precisa ser revista. Não é aceitável que milhares de pessoas permaneçam esperando enquanto a verba destinada exatamente para resolver esse problema deixa de ser executada”, disse Tomba.

A cobrança também teve como base observações da presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Giana da Escóssia Melo. Ela tem defendido que a redução das filas depende de ampliação da capacidade hospitalar, equipes médicas suficientes, disponibilidade de leitos, centros cirúrgicos funcionando de forma regular e aperfeiçoamento da regulação dos pacientes.

Tomba afirmou que não levou o tema ao plenário para abrir uma disputa política, mas para tratar de um problema que afeta diretamente famílias potiguares. Segundo ele, quem aguarda cirurgia convive com dor, limitação física, perda de renda e agravamento do quadro de saúde.

“Não faço esse pronunciamento para promover uma disputa política ou procurar culpados. Faço porque estamos falando de vidas. Estamos falando de pessoas que aguardam meses, em muitos casos, anos por uma cirurgia”, declarou.

O deputado defendeu que a Comissão de Saúde da Assembleia convide o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, para prestar esclarecimentos. A intenção é que a Sesap detalhe os motivos da baixa execução dos recursos, as dificuldades enfrentadas na rede prestadora e as providências adotadas para acelerar os procedimentos.

“É fundamental que o secretário explique a realidade e venha até a Comissão de Saúde para esclarecer os problemas que estão acontecendo, o motivo da baixa execução dos recursos federais, as dificuldades enfrentadas na rede prestadora e as medidas que estão sendo adotadas para acelerar a realização desses procedimentos”, afirmou.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública contesta a leitura de que a execução seja de apenas 16% quando se observa apenas a parcela que cabe diretamente ao Governo do Estado. Segundo a Sesap, os R$ 58 milhões do Programa Nacional de Redução de Filas envolvem valores executados por municípios, pelo Estado e também por entidades privadas, dentro do chamado componente crédito. Pela conta apresentada pelo secretário Alexandre Motta, cerca de R$ 9 milhões já teriam sido executados dos aproximadamente R$ 30 milhões destinados diretamente à gestão estadual, o que representaria em torno de 30% dessa parte do orçamento.

Há também divergência sobre o tamanho da fila. O levantamento citado por Tomba fala em cerca de 19 mil pacientes, enquanto a Sesap informa que mais de 40 mil pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos no Rio Grande do Norte. O secretário Alexandre Motta já afirmou que a integração dos sistemas de regulação fez a fila aparecer maior, chegando recentemente a 47 mil registros, mas ponderou que parte desses casos pode corresponder a cirurgias já realizadas ou pacientes que deixaram a rede por outros motivos. Agora RN.  

Comente