Trânsito na Zona Norte de Natal terá bloqueios a partir deste sábado (4) para obra de energia; confira

04/07/2026

Zona Norte Vai ter Bloqueio neste Sabasd

                                                         Créditos: Divulgação Neoenergia Cosern                                                                                                   

O trânsito na zona Norte de Natal sofrerá interdições deste sábado (4) até o próximo dia 11, por causa de obras de implantação de uma nova linha de transmissão de energia na região. Durante os períodos de interdição, a PRF deve orientar os motoristas que trafegam na área.

As interdições serão realizadas para a construção de uma nova linha de transmissão da distribuidora  Neoenergia Cosern , que deverá ter 6,5 quilômetros de extensão e 78 postes. O traçado vai da cabeceira da Ponte de Igapó até a Subestação Elétrica Potengi, no bairro Potengi.

Segundo a empresa, o objetivo é reforçar a segurança do fornecimento de energia na zona Norte de Natal.

Confira o cronograma para a próxima semana:

Quarta-feira (08): Av. João Medeiros Filho, trecho em frente à Central do Cidadão, das 7h às 17h.
Quinta-feira (09): Encontro da Av. João Medeiros Filho com Rua Henrique Dias, das 7h às 17h.
Sexta-feira (10): Encontro da Av. João Medeiros Filho com Rua Santa Luzia, das 7h às 17h.
Sábado (11): Av. João Medeiros Filho, próximo ao ganhco de Igapó, das 7h às 16h.

Com informações do Blog do BG

Comente

Direita volta a superar a esquerda no Brasil, aponta Datafolha

04/07/2026

Eleições 2026

A maioria dos brasileiros se identifica com a direita em relação à esquerda, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (3). O questionário aponta que 44% dos brasileiros com mais de 16 se dizem de direita ou centro-direita. Já 39% se dizem de esquerda ou centro-esquerda.

A diferença foge da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a primeira vez que a direita bate a esquerda na série histórica desde 2014. Naquele ano, a presidente era Dilma Rousseff (PT) e a direita tinha 45% contra 35% da esquerda.

O estudo é feito fazendo uma série de perguntas baseadas em temas como armas, pobreza, criminalidade, homossexualidade, religião e seis de economia, sobre impostos, leis trabalhistas e atuação do governo.

Em 2022, ano da última eleição, a esquerda tinha 49%, enquanto a direita somava 34%. O governo era de Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi feita nos dias 17 e 18 de junho, com 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em 139 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Com informações de Jovem Pan News

Comente

RN terá o primeiro curso gratuito sobre cannabis medicinal para profissionais do SUS

03/07/2026

Primeiro Curso no RN

                                                               RN terá o primeiro curso gratuito sobre cannabis medicinal para profissionais do SUS. Capacitação começa em outubro e terá inscrições abertas em Natal                                                                                                                                                                                                                                                           

O Rio Grande do Norte realizará o primeiro curso sobre cannabis medicinal voltado aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação será apresentada nesta sexta-feira (3), em Natal. Além disso, as inscrições serão abertas durante o evento de lançamento, marcado para as 17h.

O curso será gratuito e acontecerá na modalidade online. Além disso, as aulas começarão em outubro. Dessa forma, a iniciativa pretende ampliar o conhecimento técnico dos profissionais da rede pública sobre o uso terapêutico da cannabis em diferentes condições clínicas.

Capacitação abordará aplicações clínicas da cannabis

A formação atenderá profissionais de diversas áreas da saúde que atuam ou desejam atuar no SUS. Durante o curso, os participantes estudarão o sistema endocanabinoide, a farmacologia dos canabinoides, as indicações terapêuticas, a legislação, o manejo clínico de pacientes e as aplicações médicas da cannabis.

Além disso, a capacitação oferecerá embasamento científico e atualização profissional. Assim, os participantes poderão ampliar o atendimento aos pacientes que utilizam medicamentos à base de cannabis.

Segundo os organizadores, o curso fornecerá conteúdo técnico baseado em evidências científicas. Ao mesmo tempo, abordará a aplicação prática desse conhecimento na rotina dos profissionais da saúde.

Estado possui legislação sobre cannabis medicinal

O Rio Grande do Norte já conta com legislação que prevê ações voltadas ao acesso à cannabis medicinal no sistema público de saúde. Agora, o foco passa a ser a qualificação dos profissionais que atuam na rede pública.

De acordo com a Associação Reconstruir Cannabis Medicinal (ARCM), a falta de capacitação ainda representa um dos principais desafios para ampliar o atendimento aos pacientes que utilizam medicamentos derivados da planta.

Por isso, a entidade defende a formação continuada dos profissionais. Além disso, acredita que a qualificação facilitará a implementação das políticas públicas previstas na legislação estadual.

Evidências científicas orientam o conteúdo

O conteúdo do curso utilizará estudos científicos sobre o uso medicinal da cannabis. Entre os temas estão as indicações terapêuticas para dor crônica, epilepsia refratária, espasticidade, náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia, além de doenças neurológicas e distúrbios do sono.

Além disso, os participantes conhecerão pesquisas sobre outras áreas em estudo, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e diferentes aplicações terapêuticas dos canabinoides.

O curso também apresentará aspectos históricos da cannabis no Brasil e no mundo. Da mesma forma, os alunos analisarão casos clínicos relacionados a diferentes especialidades da saúde.

Curso busca reduzir desinformação sobre o tema

Segundo a organização, a iniciativa pretende ampliar o conhecimento técnico sobre a cannabis medicinal e reduzir a desinformação que ainda existe entre parte da população e dos próprios profissionais de saúde.

Além disso, o curso explicará as diferenças entre o uso medicinal e o uso recreativo da cannabis. Dessa maneira, os organizadores esperam fortalecer o atendimento aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento na rede pública. Fonte Ponta Negra News.

Comente

Homem é baleado após sair de loja e vai dirigindo até hospital no RN

03/07/2026

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, a vítima viajou de Quixadá, no Ceará, até a loja de manutenção do suspeito para realizar a cobrança

wedwe                                                              Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a tentativa de homicídio. Foto: Reprodução                                                                                                                                                                                      

Um homem foi baleado por um comerciante após uma discussão por uma susposta dívida na manhã da última quarta-feira 1° em São Miguel, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Após ser atingido, o homem foi dirigindo até o hospital, onde recebeu os primeiros atendimentos. A vítima não corre risco de morte.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a tentativa de homicídio. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Jonaildo Cândido, a vítima viajou de Quixadá, no Ceará, até a loja de manutenção do suspeito para realizar a cobrança. O desentendimento começou dentro do estabelecimento foi registrado pelas câmeras de monitoramento do local.

Depois da discussão, a vítima deixou o estabelecimento, entrou no carro e parou em frente à loja para aguardar um amigo que a acompanhava. Nesse momento, segundo a investigação, o comerciante sacou uma arma de fogo e efetuou disparos a curta distância. A vítima foi atingida pelos tiros, que também perfuraram a porta do lado do motorista do veículo.

Após ser baleado, o homem conseguiu dirigir até o hospital da cidade, em seguida, ele foi transferido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. O paciente continua internado e não corre risco de morte.

O crime é investigado como tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e por impossibilidade de defesa da vítima.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Grupo Agora RN (@agorarn)

Comente

Homem é baleado após sair de loja e vai dirigindo até hospital no RN

03/07/2026

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, a vítima viajou de Quixadá, no Ceará, até a loja de manutenção do suspeito para realizar a cobrança

wedwe                                                              Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a tentativa de homicídio. Foto: Reprodução                                                                                                                                                                                      

Um homem foi baleado por um comerciante após uma discussão por uma susposta dívida na manhã da última quarta-feira 1° em São Miguel, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Após ser atingido, o homem foi dirigindo até o hospital, onde recebeu os primeiros atendimentos. A vítima não corre risco de morte.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a tentativa de homicídio. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Jonaildo Cândido, a vítima viajou de Quixadá, no Ceará, até a loja de manutenção do suspeito para realizar a cobrança. O desentendimento começou dentro do estabelecimento foi registrado pelas câmeras de monitoramento do local.

Depois da discussão, a vítima deixou o estabelecimento, entrou no carro e parou em frente à loja para aguardar um amigo que a acompanhava. Nesse momento, segundo a investigação, o comerciante sacou uma arma de fogo e efetuou disparos a curta distância. A vítima foi atingida pelos tiros, que também perfuraram a porta do lado do motorista do veículo.

Após ser baleado, o homem conseguiu dirigir até o hospital da cidade, em seguida, ele foi transferido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. O paciente continua internado e não corre risco de morte.

O crime é investigado como tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e por impossibilidade de defesa da vítima.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Grupo Agora RN (@agorarn)

Comente

[VÍDEO] Hipopótamo viraliza com previsão para Brasil x Noruega

03/07/2026

Copa do Mundo 2026

                                                               Créditos: Reprodução/Redes sociais/Getty Images                                                                                      A hipopótamo Pota, moradora do Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife, apostou na vitória do Brasil sobre a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

A previsão foi feita por meio de uma brincadeira em que o animal escolhe entre duas melancias decoradas com as bandeiras das seleções. Pota "escolheu" a fruta do Brasil, indicando seu palpite para o confronto.

A hipopótamo já havia acertado o resultado da partida entre Brasil e Japão.

Segundo o parque, a atividade faz parte do enriquecimento alimentar dos animais e tem caráter lúdico.

Brasil e Noruega se enfrentam neste domingo (5), às 17h (de Brasília). Quem vencer encara o classificado de México x Inglaterra nas quartas de final.                                                  

Comente

[VÍDEO] Lula mostra o dedo do meio durante evento do governo

03/07/2026

Governo Lula

                                                           Créditos: Reprodução                                                                                                                              

Ao contestar quem diz que pobre não gosta de coisa boa, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostrou o dedo: "aqui para vocês".

A fala aconteceu durante Cerimônia de Entregas Simultâneas do Governo Federal para Moradia, Saúde e Educação, no Palácio do Planalto, em Brasília.   Fonte Grande Ponto                                                                 

Comente

Governo do RN convoca mais 748 aprovados em concurso da Sesap

02/07/2026

Governo do RN

                                                              Créditos: Reprodução                                                                                                                             

O Governo do Rio Grande do Norte convocou mais 748 candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2) e abrangem profissionais que atuarão nas oito regiões de saúde. Com a nova convocação, o concurso já soma 3.307 nomeados.

A lista inclui 360 médicos de diferentes especialidades, entre clínicos gerais, especialistas e intensivistas. Também foram nomeados 158 profissionais de nível superior, como enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas, além de 230 aprovados para cargos de níveis médio e técnico.

Os candidatos convocados deverão apresentar a documentação exigida e assinar o termo de posse em até 30 dias corridos, prazo que poderá ser prorrogado por mais 30 dias mediante solicitação. A relação de documentos e exames necessários consta na edição nº 16.184 do Diário Oficial do Estado.

 

Com informações de Portal da 98 FM

Comente

Justiça dá prazo final ao Governo do RN para nomear policiais; multa pode chegar a R$ 100 mil por dia

02/07/2026

Nomeação

                                                                Créditos: Divulgação Polícia Civil                                                                                                             

O Governo do RN tem até 9 de julho para cumprir uma decisão da Justiça que determina a nomeação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil e a convocação de uma nova turma para o Curso de Formação Profissional.

Caso a ordem não seja cumprida, o Ministério Público do RN (MPRN) pediu a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, além da adoção de outras medidas para garantir o cumprimento da decisão.

A determinação é da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Segundo o MPRN, a Polícia Civil enfrenta um déficit de aproximadamente 64% do efetivo previsto em lei, o equivalente a cerca de 3 mil cargos vagos, situação que compromete a capacidade de investigação e o atendimento à população.

A decisão judicial determina a nomeação dos candidatos já aprovados e aptos à posse, além da convocação de novos classificados para o Curso de Formação Profissional.

O Estado apresentou recurso, mas, conforme a própria decisão, a medida não suspende automaticamente os efeitos da sentença, que continua válida até eventual manifestação de instância superior.

No dia 18 de junho, o Governo do RN publicou a nomeação de 30 policiais civis. Segundo a gestão estadual, o ato teve como objetivo apenas recompor vagas já existentes, sem ampliar o efetivo da corporação.

Em entrevista à Rádio 97 FM, a governadora Fátima Bezerra (PT) atribuiu as limitações para novas nomeações às restrições fiscais e orçamentárias.

155 ainda aguardam nomeação

Atualmente, 155 candidatos da Turma 3 aguardam apenas a nomeação para posse, enquanto cerca de 90 classificados da Turma 4 esperam convocação para o Curso de Formação, etapa final do concurso.

Para o Ministério Público, o eventual descumprimento da decisão pode configurar afronta à autoridade judicial, razão pela qual pediu o reforço das medidas para assegurar o cumprimento da sentença.

Blog do BG

Comente

PGR se manifesta a favor de manter Bolsonaro em domiciliar

02/07/2026

Prisão Domiciliar

                                                                  Créditos: Ton Molina/STF                                                                                                                        A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da continuidade da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em posicionamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o inquérito sobre a arma do dirigente de direita não imputa “ao sentenciado falta disciplinar que impacte negativamente sobre o atual regime em que cumpre pena”.

A PGR salienta, porém, a necessidade de se apreender a pistola em nome de Bolsonaro, que foi encontrada durante blitz policial.

“É certo que a condição atual do custodiado é incompatível com a posse de arma de fogo, que pressupõe, entre outros requisitos, a comprovação de idoneidade”, ressalta.

Gonet conclui “pelo regular prosseguimento da execução no regime em que se encontra” Bolsonaro, mas “mantendo-se a pistola apreendida”.

Agora, a defesa do ex-presidente tem 48 horas também para se manifestar sobre a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal.

A força policial decidiu pelo indiciamento do sargento Estácio Leite Filho por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a autoridade policial, o militar, que faz a segurança do dirigente de direita, portava a pistola sem autorização formal do proprietário, em desacordo com a exigência legal.

No inquérito policial, o delegado disse, porém, que o registro de arma de fogo de Bolsonaro é válido e que não considerou haver ilegalidade no fato de ele ter uma pistola em sua residência.

Com informações de CNN

 

Comente

PF obtém mensagens em que Vorcaro mandou vasculhar vida de jornalista: “Preciso calar essa mulher”

02/07/2026

Caso Banco Master

                                                               Créditos: Reprodução                                                                                                                           Mensagens encontradas pela Polícia Federal indicam que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que era preciso “calar essa mulher”, em referência à jornalista Malu Gaspar, de O Globo, em meio a uma tentativa de levantar informações pessoais para impedir a publicação de reportagens sobre o Banco Master.

Segundo mensagens reveladas pelo portal Fatos Online e pela CNN Brasil, Vorcaro afirmou que era preciso “encontrar algo dessa mulher no pessoal”.

Em resposta, o publicitário Thiago Miranda afirmou que não havia encontrado “absolutamente nada” e disse que a jornalista não tinha “nem multa na CNH”.

As conversas também indicam que Miranda teria acessado dados financeiros da jornalista, como renda e movimentações bancárias. Os dois ainda comentam detalhes sobre o veículo utilizado por Malu Gaspar.

As mensagens teriam sido trocadas entre março e abril de 2025, período em que reportagens sobre o Banco Master estavam em fase de preparação.

Em outro trecho das conversas, Vorcaro volta a afirmar que era preciso “calar essa mulher”. Na sequência, aparece a sugestão de oferecer um contrato milionário à jornalista.

Os dois também discutem estratégias para responder aos questionamentos feitos por Malu Gaspar durante a apuração das reportagens.

Esta é a segunda vez que jornalistas de O Globo são citados nas investigações envolvendo Vorcaro.

Em março, a CNN Brasil informou que a Polícia Federal havia identificado mensagens nas quais o ex-banqueiro determinava ameaças contra pessoas consideradas prejudiciais aos seus interesses, entre elas o colunista Lauro Jardim.

O Globo

Em nota divulgada nesta quarta-feira (1º), O Globo repudiou o que classificou como uma devassa contra a vida da jornalista e defendeu uma apuração rigorosa do caso.

O jornal afirmou que as mensagens revelam uma tentativa de intimidar a imprensa e informou que continuará acompanhando o andamento das investigações.

Com informações de Blog do BG 

Comente

Juiz Alceu José Cicco é o novo desembargador do TJRN

02/07/2026

TJRN

                                                     Créditos: Reprodução                                                                                                                           

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, durante sessão administrativa nesta quarta-feira (1º/7), promoveu o juiz Alceu José Cicco ao cargo de desembargador do TJRN, pelo critério de Antiguidade. Após votação unânime do Pleno do TJRN, Alceu José Cicco ocupará a vaga aberta em virtude da aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro, em outubro de 2025.

O magistrado Alceu José Cicco, que figurava no 2º lugar da lista de Antiguidade, foi promovido ao cargo de desembargador após a maioria de dois terços dos integrantes do Pleno votarem pela recusa do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, entendendo que o magistrado descumpriu decisões da Câmara Criminal, órgão colegiado do TJRN.

Trajetória

Nascido em 4 de abril de 1955, em Natal/RN, Alceu José Cicco tomou posse como juiz de direito em 9 de julho de 1986, assumindo a Comarca de Janduís. Foi promovido, por merecimento, para a Comarca de Caraúbas, sendo mais uma vez promovido, por merecimento, para a Comarca de Assú. Na 3ª entrância, além da Comarca de Assú, atuou na  Comarca de João Câmara e depois assumiu a titularidade da 2ª Vara Criminal do Distrito da Zona Sul da Comarca de Natal (a qual foi transformada, em setembro de 2017, na 8ª Vara Criminal de Natal, depois renomeada para a atual 12ª Vara Criminal de Natal). Desde 2022, é coordenador da Secretaria Unificada da 12ª e da 13ª Varas Criminais da Comarca de Natal. Também atuou como membro titular da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Rio Grande do NorteFonte Grande Ponto.

Comente

Lula diz que fará decreto para “vasculhar fundos” em busca de recursos

01/07/2026

Governo Lula

                                                              Créditos: Ricardo Stuckert/PR                                                                                                                 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (30) que o governo pretende editar um decreto para revisar fundos públicos em busca de recursos que possam ser utilizados para financiar políticas públicas.

A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2026/2027, no Palácio do Planalto.

Ao comentar o trabalho da equipe econômica, Lula disse que o governo encontrou recursos que estavam parados e anunciou a intenção de ampliar essa busca.

“Agora nós temos aqui o nosso garimpeiro de dinheiro perdido, chamado Bruno Moretti. Nós estamos fazendo um decreto especial para ele vasculhar todos os fundos que tem nesse país”, afirmou.

Segundo o presidente, a medida tem como objetivo localizar recursos que ficaram sem utilização ao longo dos anos.

“Teve uma época no Brasil que a gente criava fundo para tudo. A gente criava um ano e, no outro ano, o fundo não podia emprestar para ninguém. O fundo ficava com o dinheiro e ninguém podia utilizar, porque o dinheiro era sequestrado pelo Tesouro”, disse.

O presidente citou um episódio anterior em que o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, enquanto estava na Presidência da República, identificou R$ 1,2 bilhão que estava “esquecido” em fundos públicos.

“O Bruno Moretti conseguiu descobrir R$ 1,2 bilhão que estava esquecido. Meu Deus do céu, como é que alguém esquece R$ 1,2 bilhão?”, declarou.

Fonte: CNN

Comente

Operação do MP prende 16 suspeitos de organização criminosa que atuava com tráfico de drogas e roubos no RN e PB

01/07/2026

Operação no RN E PB

                                                         Créditos: Divulgação MPRN                                                                                                                       

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Mulungu para combater uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubos no RN e na Paraíba.

A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, expedidos no âmbito das investigações conduzidas pelo órgão ministerial.

As diligências ocorreram nos municípios de Caicó, São João do Sabugi e Acari, no RN, além de Campina Grande, na Paraíba, atingindo alvos apontados como integrantes do grupo investigado.

Segundo o MPRN, a organização criminosa atuava de forma estruturada, com divisão de funções e hierarquia interna, sendo investigada pela atuação no tráfico de drogas e em crimes patrimoniais, como roubos.

Durante a operação, foram apreendidas armas e drogas, que serão periciadas e incorporadas ao conjunto probatório da investigação. O material também deve auxiliar na identificação de outros envolvidos e na apuração da extensão das atividades do grupo.

Os 16 presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça. O Ministério Público informou que as investigações continuam e não descarta novas fases da Operação Mulungu, conforme o avanço da análise dos materiais apreendidos.

Comente

PL confirma saída de Michelle da presidência do PL Mulher: "Respeitar"

01/07/2026

Eleições 2026

                                                     Créditos: Reprodução                                                                                                                              

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou nesta terça-feira (30) a saída da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro da presidência nacional do PL Mulher.

Em nota oficial, Valdemar afirmou que a decisão foi tomada pela própria Michelle para concentrar seus esforços em cuidar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Michelle fez um excelente trabalho à frente do PL Mulher”, mas optou por deixar o comando da ala feminina da legenda devido ao momento vivido pelo marido. “Temos que respeitar essa decisão”, escreveu Valdemar.

Na nota, Valdemar também defendeu Michelle.

O presidente da sigla disse que ela vive “um momento difícil” e que acompanha de perto “as injustiças e as angústias” de Bolsonaro, a quem chamou de “o maior líder da história recente do país”.

Valdemar tentou amenizar os ruídos internos. Para ele, é normal um partido que está crescendo ter mais divergência. “O PL cresceu demais, e eu entendo que as divergências crescem também. É natural isso. Temos muitos líderes no partido e, por mais que sejam divergências, o que nos une é muito maior”, escreveu Valdemar.

O partido ainda não informou quem vai assumir a presidência do PL Mulher no lugar de Michelle Bolsonaro.

Michelle deixa presidência do PL Mulher
Nesta terça, Michelle afirmou que tomou a decisão após conversar com o marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e comunicá-la a Valdemar.

Segundo ela, o objetivo é se dedicar “integralmente” aos cuidados com o marido e com a filha, apesar do recente vídeo publicado pela ex-primeira-dama, que disse ter sido “humilhada” e “apunhalada” pelo enteado, o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL).

Com informações de Metrópoles

Comente

Rafael Motta tem contas reprovadas no TRE por dívida de R$ 563 mil em campanha

01/07/2026

Tribunal decidiu enviar caso ao Ministério Público Eleitoral para acompanhar origem dos recursos que quitarão o débito

capa portal (49)                                                         Ex-deputado federal ainda responde por supostas irregularidades em 2024 - Foto: ASSESSORIA                   

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a desaprovação das contas da campanha de Rafael Motta à Prefeitura do Natal nas eleições de 2024. Por unanimidade, os desembargadores e juízes concluíram que Rafael cometeu irregularidades graves naquele pleito, ao deixar uma dívida de campanha superior a meio milhão de reais e cometer falhas na aplicação de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) — o fundo eleitoral.

A decisão, publicada oficialmente nesta segunda-feira 30 pelo TRE-RN, foi tomada no julgamento de um recurso protocolado por Rafael contra sentença da 1ª Zona Eleitoral de Natal. À época da disputa municipal, Rafael era filiado ao Avante. Hoje, ele está filiado ao PDT e é pré-candidato ao Senado.

No julgamento, que teve relatoria do juiz Eduardo Pinheiro, os magistrados mantiveram integralmente a decisão de primeira instância, que desaprovou as contas. Além disso, ficaram estabelecidos: a devolução de R$ 18.846,17 ao Tesouro Nacional por irregularidades na utilização de recursos do fundo eleitoral e o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral para acompanhar a origem do dinheiro que será utilizado para quitar uma dívida de campanha de R$ 563.578,00, uma vez que o débito não foi formalmente assumido pelo partido conforme exige a legislação eleitoral.

Geralmente, a desaprovação de contas eleitorais gera como punição apenas a determinação de devolução de valores aos cofres públicos, como foi no caso de Rafael. Ele não fica impedido de disputar eleições. No entanto, com a remessa dos autos ao MP, o caso pode ter outros desdobramentos a depender do entendimento da promotoria e do avançar das investigações.

A principal irregularidade apontada pela Justiça Eleitoral diz respeito justamente à existência dessa dívida de campanha. Conforme a decisão, embora a legislação permita que débitos eleitorais não quitados sejam assumidos pelo partido político, isso somente pode ocorrer mediante decisão do órgão nacional da legenda e com a apresentação de documentação específica, incluindo acordo formal com o credor, cronograma de pagamento e indicação da fonte dos recursos que serão utilizados para quitar a obrigação. No caso de Rafael Motta, o Tribunal concluiu que nenhuma dessas exigências foi cumprida, comprometendo a transparência da prestação de contas.

Durante o recurso, a defesa sustentou que o débito decorreu do descumprimento, por parte da direção nacional do Avante, de uma promessa de repasse financeiro para a campanha. O argumento, porém, não foi acolhido pelo TRE. Segundo o relator, ainda que essa fosse a origem da dívida, a legislação estabelece requisitos objetivos para que o partido assuma formalmente os débitos, documentação que não foi apresentada no processo. Para a Corte, a ausência desses documentos configura irregularidade grave e insanável, por impedir a fiscalização da Justiça Eleitoral sobre a origem e a futura quitação da obrigação financeira.

Além da dívida, os magistrados confirmaram a irregularidade na utilização de recursos do fundo eleitoral para custear despesas com militância. A campanha contratou a empresa Solução Marketing Ltda., que emitiu nota fiscal de R$ 62 mil para prestação de serviços pagos com recursos públicos do fundo. Entretanto, segundo a decisão, não foi apresentada documentação suficiente para comprovar de forma individualizada quem efetivamente prestou os serviços, quais atividades desempenhou, onde trabalhou, quantas horas foram executadas e quanto cada trabalhador recebeu.

O Tribunal destacou que a legislação eleitoral exige detalhamento completo das despesas com pessoal, inclusive quando a contratação ocorre por intermédio de pessoa jurídica. Conforme o entendimento consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reproduzido no acórdão, a empresa contratada pode subcontratar trabalhadores, mas continua obrigada a identificar integralmente cada prestador de serviço, permitindo o rastreamento da aplicação dos recursos públicos. A ausência dessa cadeia documental impede verificar quem foi o destinatário final do dinheiro do FEFC, comprometendo a transparência da prestação de contas.

Comente

Inglaterra e Congo; Bélgica e Senegal; EUA e Bósnia jogam nesta quarta

01/07/2026

Confrontos definirão mais três classificados às oitavas de final

ChatGPT Image 1 de jul. de 2026, 08 30 23                                                               A primeira partida será entre Inglaterra e RD do Congo. As equipes se enfrentam em Atlanta, às 13h - Foto: Reprodução/redes sociais                                                                                                                          Três confrontos definirão as três seleções que garantirão, nesta quarta-feira (1º), vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Fifa 2026. A primeira partida será entre Inglaterra e RD do Congo. As equipes se enfrentam em Atlanta, às 13h.Inglaterra e Congo; Bélgica e Senegal; EUA e Bósnia jogam nesta quarta - Agora RNInglaterra e Congo; Bélgica e Senegal; EUA e Bósnia jogam nesta quarta - Agora RN

Mais tarde, às 17h, é a vez de Bélgica e Senegal entrarem em campo, em Seattle, para ver quem avançará à etapa seguinte.

A última partida do dia será entre Estados Unidos e Bósnia e Herzegovina, em São Francisco, às 21h.

Os vencedores avançam às oitavas de final, enquanto os derrotados deixam a competição. Em caso de empate no tempo regulamentar, haverá prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis.

Jogos desta quarta-feira, 1º de julho

– 13h – Inglaterra x RD do Congo (Atlanta)

– 17h – Bélgica x Senegal (Seattle)

– 21h – EUA x Bósnia e Herzegovina (São Francisco)

Inglaterra x RD do Congo

A Inglaterra busca, na partida de hoje diante da RD do Congo, confirmar seu favoritismo após ter conquistado a primeira colocação em sua chave na fase de grupos.

A campeã da Copa de 1966 terá, à sua frente, a RD do Congo, uma das seleções classificadas entre os melhores terceiros colocados do torneio. Quem avançar, na partida de hoje, enfrentará nas oitavas de final o vencedor do confronto entre México e Equador.

Para a partida de hoje, a expectativa é que a Inglaterra tente controlar o jogo por meio do posse de bola. Com um meio de campo bem postado, bons passes e atacantes eficientes, o time inglês costuma pressionar os adversários para recuperar rapidamente a bola.

A RD do Congo chega ao mata-mata com algumas características que podem dificultar esse modelo de jogo inglês. A equipe africana tende a atuar em bloco mais compacto, reduzindo espaços entre as linhas e apostando na velocidade dos contra-ataques.

A intensidade física de seus jogadores e a capacidade de aceleração nos corredores podem representar risco à Inglaterra, caso a equipe inglesa exagere na pressão no campo adversário.

Com isso, o confronto tende a ficar centrado na capacidade tática da Inglaterra para desmontar uma defesa fechada, sem se expor excessivamente aos contra-ataques.

Bélgica x Senegal

Com dois empates e uma vitória na fase de grupos, a Bélgica, líder de sua chave na fase de grupos, tem a seu favor a experiência de jogadores que fizeram boas campanhas nas últimas Copas do Mundo.

Na partida de hoje, ela encara o Senegal, uma das equipes que se classificaram entre os melhores terceiros colocados na fase de grupos. Quem sair vitorioso avança às oitavas de final – e terá, como adversário o vencedor do confronto entre EUA ou Bósnia e Herzegovina.

Do ponto de vista tático, a Bélgica combina qualidade técnica, boa ocupação dos espaços e capacidade de criação entre as linhas. Tende a buscar o controle do jogo com maior posse de bola e movimentação no ataque.

Senegal costuma apresentar forte organização defensiva e intensidade nos duelos individuais.Utiliza também velocidade para ocupar espaços deixados pelos adversários.

Enquanto a Bélgica tende a buscar construir e atacar de forma paciente, o Senegal deve buscar reduzir espaços e transformar os erros do adversário em ataques rápidos.

Estados Unidos x Bósnia e Herzegovina

Com a vantagem de jogar em casa, os EUA buscam, no apoio de sua torcida, forças para superar a Bósnia e Herzegovina, que avançou para a segunda fase graças à campanha que a colocou entre as melhores terceiras colocadas da competição.

Quem vencer o confronto enfrentará o vencedor da partida entre Bélgica e Senegal.

Com uma equipe de forte intensidade física, os EUA costumam pressionar os adversários para, na sequência, buscar transições ofensivas com velocidade.Já a Bósnia e Herzegovina costuma jogar com organização tática, valorizando a posse de bola.

O meio de campo da equipe balcânica tende a evitar jogadas verticais muito longas. A qualidade no passe de seus jogadores faz com que a equipe busque trabalhar jogadas de triangulação e os lançamentos costumam ser de média distância.Fonte Agora RN.                                                                                                                                                            

Comente

Dívida pública do Brasil bate recorde e ultrapassa R$ 9 trilhões pela 1ª vez

30/06/2026

Governo Lula

                                                                 Créditos: Reprodução                                                                                                                              

A dívida pública do Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de R$ 9 trilhões. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional e mostram que o estoque da dívida passou de R$ 8,798 trilhões, em abril, para R$ 9,033 trilhões, em maio.

Segundo o Tesouro, o aumento ocorreu porque o governo emitiu mais títulos públicos do que resgatou durante o mês. Além disso, os juros também contribuíram para elevar o valor total da dívida.

Só em maio, foram emitidos R$ 166,23 bilhões em títulos públicos, o maior volume para um único mês desde o início da série histórica. No mesmo período, os resgates somaram R$ 30,62 bilhões.

A maior parte da dívida está no mercado interno, que chegou a R$ 8,692 trilhões. A parcela da dívida externa alcançou R$ 340,49 bilhões, influenciada também pela valorização do dólar.

O Tesouro Nacional informou que, apesar do novo recorde, o valor da dívida permanece dentro da faixa prevista pelo Plano Anual de Financiamento para 2026, que estima um estoque entre R$ 9,7 trilhões e R$ 10,3 trilhões até o fim do ano.

Com informações de Blog do BG

Comente

Janja afasta agente da PF após deputada do PT relatar agressão em evento em Natal

30/06/2026

Governo Lula

                                                              Créditos: Claudio Kbene/PR                                                                                                                     

Um agente da Polícia Federal foi afastado das atividades da segurança da primeira-dama Janja após a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) relatar ter sido alvo de uma agressão durante um evento do PT realizado na última quinta-feira (25), em Natal. A informação foi divulgada em nota pelo diretório do PT de Natal.

Segundo o partido, a parlamentar estava identificada e acompanhada de uma criança quando foi atingida após uma porta ser fechada de forma brusca em meio a um empurra-empurra.

A legenda afirma que o episódio envolveu um agente da Polícia Federal que atuava na segurança e era “externo à organização partidária do evento”.

Ainda de acordo com a nota, Janja foi informada sobre o ocorrido, repudiou o episódio e determinou o afastamento do agente dos compromissos seguintes.

O texto também informa que a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio à deputada e acompanhou a situação.

O diretório do PT afirmou que o episódio foi esclarecido entre os envolvidos e que o caso foi considerado superado.

A legenda acrescentou que também foi reafirmado o compromisso de fortalecer os protocolos de organização e segurança em atividades institucionais e atos públicos.

Até a divulgação da nota do PT de Natal, não havia informação sobre manifestação pública da Polícia Federal ou do agente citado a respeito do relato feito pela deputada.

Com informações de Blog do BG

Comente

Fábio Dantas assume presidência da federação PSDB/Cidadania no RN

30/06/2026

Escolha teve o aval do presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira, e ocorre em meio às negociações da federação para a disputa majoritária de 2026

Federação Copia                                                              Reunião dos dirigentes da federação PSDB/Cidadania: grupo é cortejado por pré-candidatos ao Governo do RN - Foto: Reprodução                                                                                                                                                                                                                                                                                            

O advogado e empresário Fábio Dantas, ex-vice-governador do Rio Grande do Norte, assumiu a presidência da federação PSDB/Cidadania no Estado. A chegada ao cargo, anunciada nesta segunda-feira 29, já está oficializada no registro do órgão partidário no sistema da Justiça Eleitoral, com composição válida até 7 de dezembro de 2026.

Fábio assume o comando da federação dois meses depois de se filiar ao PSDB. Antes, ele estava no partido Solidariedade — sigla pela qual concorreu ao Governo do Estado em 2022, ficando em 2º lugar.
Ao desembarcar no novo partido, o ex-vice-governador já vinha sendo responsável por coordenar a montagem da lista de candidatos que vão disputar mandatos de deputado estadual e deputado federal nas eleições deste ano. Agora, ele foi oficializado no comando da federação.

Em comunicado à imprensa, a federação informou que a escolha de Fábio Dantas para a presidência teve a bênção do deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa e também dirigente do PSDB Potiguar — o partido tem a maioria absoluta dos membros e, por isso, controla a federação no Estado.

“Estamos somando e montando fortes nominatas para representar não só o PSDB, mas também o Cidadania, que juntos vão apresentar 25 nomes a Assembleia Legislativa e os 9 nomes que concorrerão a deputado federal”, frisou Fábio Dantas, segundo o comunicado.

Ao todo, o comando estadual da federação tem 13 membros, sendo 10 do PSDB e 3 do Cidadania. O PSDB indicou o presidente Fábio Dantas e a vice-presidente, por sua vez, foi indicada pelo Cidadania: será a advogada Laura Helena, filha do ex-deputado estadual Wober Júnior.

Além dela, o Cidadania indicou como membros da federação o vereador licenciado de Natal Hermes Câmara, atual secretário de Esporte e Lazer de Natal, e o presidente estadual do partido, Carlos Eduardo Nascimento.

Ainda segundo o registro oficial, o secretário da federação é o jornalista Rodrigo Rafael, assessor de Ezequiel. Já o tesoureiro é o advogado Julinho Queiroz, que antecedeu Fábio Dantas na presidência da federação, permanecendo por dois anos na função. Os dois são do PSDB.

Além deles, representam os tucanos na federação a médica Júlia Almeida, a prefeita Riane Guedes (Jaçanã), o prefeito Pedro Henrique (Pedra Grande), a ex-vice-prefeita Isa Carneiro (Cruzeta), a ex-prefeita Rossane Patriota (Ielmo Marinho), o ex-prefeito Gustavo Soares (Assú) e o desembargador aposentado Expedito Ferreira.

A reorganização no comando estadual ocorre no momento em que o PSDB e o Cidadania são cortejados pelos três principais pré-candidatos ao Governo do Estado. Allyson Bezerra (União), Álvaro Dias (PL) e Cadu Xavier (PT) já convidaram publicamente as duas legendas para suas respectivas alianças.

A federação, no entanto, vem mantendo suspense sobre a definição. Na última manifestação sobre o tema, em maio, o PSDB e o Cidadania informaram que o foco imediato está na estruturação das chapas proporcionais. “Após esse trabalho, o PSDB vai começar a discussão sem pressa da participação na eleição majoritária. Com muita cautela e vendo em que o partido possa colaborar de forma efetiva no pleito de 2026”, informou o comunicado.

Federações

As federações partidárias são alianças permanentes entre dois ou mais partidos registradas na Justiça Eleitoral. Diferentemente das antigas coligações proporcionais, elas funcionam como uma única legenda por, no mínimo, quatro anos, período em que os partidos federados devem atuar conjuntamente em todo o país, com bancada única no Congresso e nas assembleias legislativas, estatuto comum, programa compartilhado e decisões políticas coordenadas.

Nas eleições, os partidos integrantes apresentam candidaturas sob a mesma federação, somando votos para efeito de cálculo das vagas proporcionais, mas preservando suas identidades, nomes e estruturas internas. Fonte Agora RN.

Comente