Seca atinge 83% do estado e governo limita uso da água no Canal do Pataxó
25/09/2025
Seca RN
O documento define dias alternados para irrigação nas margens do rio. Descumprimento pode acarretar suspensão do uso | Foto: Marcelo Barroso
O Governo do Rio Grande do Norte declarou situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do rio homônimo, localizado entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu. A medida, publicada em portaria do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) no Diário Oficial do Estado (DOE), estabelece regras para o uso da água e restringe a captação por irrigantes, pecuaristas e moradores da região. O anúncio vem diante do agravamento da seca, que já atinge 83% do território potiguar. O documento define dias alternados para irrigação nas margens do rio, limita o funcionamento de sifões a 11 horas diárias, entre 6h e 17h, e proíbe o uso para encher açudes, lagoas ou barreiros. Em caso de descumprimento, prevê desde advertência até a suspensão do direito de uso da água. “Todas as normas foram previamente acordadas com os usuários da região em reuniões em Ipanguaçu e Itajá. O Igarn realiza monitoramento contínuo do canal e do rio, com vistorias feitas por técnicos da autarquia”, informou o Instituto.
Representando agricultores familiares, o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo, afirma que a medida causa preocupação. “Para nós, é preocupante para os agricultores e agricultoras familiares que dependem do abastecimento d’água para desenvolver suas atividades agropecuárias. Na verdade, o prejuízo para a safra deve acontecer com a redução da utilização da água do canal do Pataxó”, declara. Ele rebate e critica ausência de diálogo com o setor antes da publicação da portaria. “Não houve reuniões com os agricultores e agricultoras familiares, nem com as instituições locais sobre o uso reduzido de águas”, relata.
As regras definem que os irrigantes da margem direita do rio Pataxó só podem acionar suas bombas às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os da margem esquerda estão autorizados às terças, quintas e sábados. Aos domingos, a utilização da água para irrigação em ambas as margens fica proibida.
De acordo com o último levantamento do Igarn em 17 de setembro, os 69 reservatórios monitorados no estado acumulam 44,79% de sua capacidade total, com destaque para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que está com 53,63%. Outras estruturas, como Santa Cruz do Apodi (61,76%) e Umari (64,22%), apresentam situação também acima da média. Já Oiticica acumula apenas 14,46%, mesmo com a chegada da transposição do Rio São Francisco. Em cenário preocupante, 12 reservatórios estão abaixo de 10% da capacidade, entre eles Itans (0,14%), Passagem das Traíras (0,03%) e Mundo Novo (1,69%).
A situação deve se agravar nos próximos meses, segundo previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O meteorologista Gilmar Bristot aponta que setembro, outubro e novembro são historicamente períodos de escassez de chuvas na região. “São meses de pouca chuva no Nordeste brasileiro, temperaturas médias acima de 28?°C e alta evaporação. Essas condições diminuem as reservas hídricas e agravam a condição de seca. Tudo isso traz dificuldades principalmente para o pecuarista em relação à alimentação”, afirma. Fonte TN.

Moraes fez “perseguição” para que eleição ficasse conforme seu ideal, diz Tagliaferro
25/09/2025
Eleição 2022
Créditos: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro acusou o magistrado de ter feito uma “perseguição“ à direita para que as eleições de 2022 ficassem conforme o ideal dele. Tagliaferro participou por videochamada de uma audiência pública, nesta quarta-feira (24), na Subcomissão Especial Sobre o Combate à Censura, da Câmara dos Deputados.
“Em relação ao próprio atentado ao Estado Democrático de Direito, quem está fazendo isso, aos meus olhos, é o próprio Alexandre de Moraes, que está destruindo uma nação, que fez toda uma manipulação não só processual, como uma manipulação de mídia, uma perseguição, para fazer com que as eleições ficassem de acordo com o ideal dele, de acordo com a intenção dele“, declarou o ex-assessor.
Tagliaferro atacou Moraes, chamando o ministro de “psicopata“, e o acusou de ter cometido e continuar cometendo crimes.
Ainda de acordo com ele, durante a gestão do ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), plataformas digitais foram “ameaçadas” pela Corte para que derrubassem perfis no período eleitoral e havia um “mutirão de perseguição à direita“ no tribunal.
“Esse pedido [para derrubar perfis] de fato era feito, inclusive às vezes em reuniões, que a gente chamou de uma comissão dentro do TSE, às empresas de rede social, de software de comunicação, como a Meta, Google, Telegram, YouTube, participavam constantemente, e sempre era pedida uma certa celeridade”, pontuou Tagliaferro.
“A gente inclusive tinha alguns contatos de diretores dessas plataformas, nos quais a gente acabava encaminhando direto o ofício, antes mesmo de ele ter ido via oficial, para que aquele pedido do ministro Alexandre de Moraes fosse realizado o quanto antes possível. Mas eles eram ameaçados, sim, inclusive com a derrubada da própria plataforma em todo o território nacional“.
O ex-assessor acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de promover censura no Brasil e disse que isto tem “reprimido, constantemente, de forma brutal, um polo político, a direita, dando somente liberdade e palavra à esquerda”. “Então temos hoje que trabalhar pesado nisso. A comissão é uma comissão muito importante, nós precisamos que os parlamentares assinem a CPMI da Vaza Toga, que os senadores também façam mais comissões, vão mais atrás desse problema, que é um problema hoje não é de poucos, não, de muitos”.
Ele prosseguiu: “Hoje, temos alguns censurados. Amanhã poderemos ser todos, e não podemos aceitar num país democrático, num país como o Brasil, um país lindo, um país amado, que isso continue. Porque se nós continuarmos, se nós não manifestarmos, teremos um país pior que Cuba, pior que Venezuela“.
Com informações de O Antagonista

Lula diz que encontro com Trump deixou de ser impossível: 'Pintou uma química mesmo'
25/09/2025
Lula Presidente
Créditos: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que "aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu" sobre encontro com Donald Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e que "pintou uma química mesmo" com o presidente dos Estados Unidos.
"Satisfação de ter um encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química boa entre nós. Como eu acho que a relação humana é 80% química e 20% emoção, é muito importante essa relação. Torço para que dê certo, porque Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente", disse Lula.
Trump disse na terça-feira (23), durante seu discurso na ONU, que se reunirá na semana que vem com Lula para debater as retaliações que os EUA vêm aplicando ao Brasil.
"Estendi a mão para ele, cumprimentei, disse que temos muito a conversar. Não tem limite e não tem veto de assunto. Mas tem que ter uma conversa. Tenho muita coisa para conversar e dois chefes de Estado precisam conversar com base em informações verdadeiras. Acho que ele está mal-informado sobre o Brasil que fez ele tomar decisões erradas. Na hora que a gente tiver um encontro acho que isso estará resolvido", descreveu Lula.
O presidente brasileiro disse que ficou feliz ao ouvir Trump dizer que os dois podem conversar em breve. Em julho, os EUA anunciaram uma sobretaxa de 50% a diversos produtos brasileiros.
Lula foi questionado se teme que o presidente norte-americano crie constrangimento no encontro entre os dois como fez com o presidente da África do Sul, o presidente disse que ele e Trump são "dois homens de 80 anos" e que Trump vai tratá-lo com respeito.
O presidente brasileiro deu as declarações em uma entrevista coletiva na ONU antes de embarcar de volta ao Brasil após a participação na Assembleia Geral da organização.
Lua afirmou que o Brasil e os Estados Unidos têm muitos interesses empresariais e comerciais e que o governo brasileiro quer conversar sobre esses temas, assim como a economia digital e inteligência artificial.
"Portanto, se nós somos as duas maiores economias e os dois maiores países do continente, não há porquê que Brasil e Estados Unidos vivam em momentos de conflito".
Com informações de g1

Bolsonaro fecha apoio a Tarcísio para eleição presidencial
25/09/2025
Eleições 2026
Créditos: Reprodução Redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar as eleições presidenciais com seu apoio. A informação é da coluna Andreza Matais, de Metrópoles.
O acordo foi costurado com os líderes do PP e do União Brasil. A dúvida agora é quando a decisão será anunciada.
A coluna Andreza Matais, de Metrópoles, apurou que há um racha em relação ao calendário. Um grupo defende esperar até dezembro ou janeiro, sob o argumento de que isso livraria Tarcísio de ser acusado pelos eleitores de usar o governo de São Paulo como trampolim para o Planalto.
Porém, os mesmos políticos afirmam que Bolsonaro é imprevisível e que ele é quem definirá o calendário. Tarcísio deve se reunir com Bolsonaro na semana que vem. A visita está permitida em 29 de setembro, das 9h às 18h.
Enquanto isso, o governador foi orientado a manter o discurso de que irá disputar a reeleição Fonte Grande Ponto.

Ipern vai propor divisão do déficit previdenciário com os poderes
24/09/2025
DIvisão
Nereu Linhares: “Vai precisar constituir a comissão integrada, composta por todos os representantes de órgãos e poderes” | Foto: Arquivo TN
O presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Nereu Linhares, afirmou que a responsabilidade pelo déficit previdenciário estadual deve ser compartilhada por todos os poderes — Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público. Segundo ele, o levantamento sobre quanto caberia a cada ente já existe. Ele também anunciou que irá sugerir a dilação do prazo para 180 dias, ao invés dos 60 definidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), para que o governo estadual apresente um plano de ação para conter o rombo previdenciário. “Esse déficit não se constitui da noite para o dia. Então, para cobrir esse déficit, a proposta seria que o Executivo entrasse com a parte dos seus servidores e os outros poderes com os seus. Cada um tem que saber quanto é a sua parte. Isso a gente faz em um cálculo atuarial. E aí se faz esse plano com a responsabilização da parcela de cada um”, disse. O cálculo atuarial já foi feito, determinando a parcela de cada poder nessa equação, mas ele só pretende divulgar publicamente após apresentá-lo formalmente aos poderes.
Todos os servidores inativos, independente do poder ou órgão, recebem suas aposentadorias (ou pensão) pelo Ipern. Contudo, Linhares alega que o aporte para cobrir o déficit e pagar essas aposentadorias vem somente do poder Executivo, que, igual aos outros poderes, também já fez suas contribuições patronais.
A determinação do TCE-RN exige que governo e Ipern utilizem não apenas recursos financeiros, mas bens imóveis e outros ativos para recompor o fundo previdenciário, em resposta ao déficit bilionário que ameaça a solvência do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Conforme a Tribuna do Norte divulgou na sua edição do último fim de semana, o déficit do RPPS estadual atingiu R$ 1,104 bilhão até junho de 2025, equivalente a 12% da Receita Corrente Líquida (RCL), superando o registrado em 2024.
Além disso, o TCE proibiu o uso dos rendimentos da carteira de investimentos do RPPS para pagar benefícios enquanto os ativos garantidores não alcançarem pelo menos o valor da Provisão Matemática dos Benefícios Concedidos (PMBC), marco atuarial que mede o quanto é preciso para garantir aposentadorias já concedidas.Fonte TN

Empresa vai banir usuários por mau uso de patinetes elétricos em Natal
24/09/2025
Mal Uso
Um patinete foi flagrado em cima de uma parada de ônibus no bairro Nova Descoberta | Foto: Magnus Nascimento
A JET, empresa responsável pelos patinetes elétricos em Natal, disse que banirá usuários que deixarem os veículos em locais indevidos. Casos como patinetes abandonados em cima de paradas de ônibus, obstruindo calçadas e até sendo levados para dentro de residências têm gerado prejuízo à mobilidade urbana e desrespeitam as normas de uso da plataforma. Nesta terça-feira (23), um patinete foi flagrado em cima de uma parada de ônibus no bairro Nova Descoberta, em Natal. A cena gerou preocupação, pois o veículo, ao ser abandonado neste local, representava um risco de acidentes para pedestres e motoristas que circulam pela região.
Além desse incidente, nas redes sociais, um influenciador divulgou imagens de dois patinetes que estavam dentro de sua residência. Na publicação, é possível identificar um homem apoiando os pés sobre os patinetes elétricos na sala de casa.
Em resposta à Tribuna do Norte, a JET anunciou que tomará medidas contra os usuários que não respeitarem as regras de uso em relação ao abandono dos veículos em locais inadequados. “Tais casos de vandalismo serão apurados, tanto para reaver os veículos como para banir os usuários”, disse a instituição.
A plataforma também informa que, caso o usuário deixe o patinete fora dos locais autorizados e indicados pelo aplicativo, o tempo de uso continuará contando, e a pessoa continuará sendo cobrada. A empresa esclareceu que os patinetes estão equipados com rastreamento por GPS, o que facilita a localização dos veículos, além de contar com outros recursos de segurança, como limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED.
Em nota, a JET destacou que está investindo em ações de educação no trânsito, com instrutores e parcerias com as autoridades locais, para promover o uso seguro e responsável dos patinetes. Em outras cidades, a empresa já implementa a Escola de Direção Segura, oferecendo aulas gratuitas sobre como manusear o patinete, utilizar o sistema de freios e conduzir de acordo com as normas de trânsito.
Em Natal, a Secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, informou que a Prefeitura está planejando ações para reduzir os acidentes. “A gente ainda está em fase de teste. Vamos monitorar para, depois, fazer a regulamentação oficial”, afirmou Melo. Apesar da falta de regulamentação, a STTU afirmou em nota que “está fiscalizando o uso dos patinetes”.
Os primeiros dias de operação também resultaram em alguns acidentes e relatos de insegurança. A estudante Bruna Andrade, que utilizou o patinete em Ponta Negra, afirmou que, embora o veículo seja interessante, ela se sentiu insegura durante o uso: “Eu me senti meio desequilibrada. Não cheguei a cair, mas foi quase. Ele anda muito rápido, tem que saber controlar. Para quem quer andar pela primeira vez, não é uma boa ideia”.
Rodrigo Mendes, personal trainer, que também utilizou o patinete, acredita que o equipamento é seguro, mas destaca a necessidade de prática. “Eu acho seguro, mas já tem que saber andar. Acho que tem pessoas que ainda não têm a habilidade de manusear”, disse ele.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não é exigido. Em casos de acidentes, a JET informou que todas as viagens contam com seguro para acidentes de trânsito: “Os envolvidos devem acionar a empresa pela equipe de suporte ou contatos previstos no aplicativo detalhando o que for possível sobre a ocorrência”, respondeu.
Os 600 equipamentos estão disponíveis em diversos pontos da cidade, como: Midway Mall, esquina da Salgado Filho com a Antônio Basílio; avenida Praia de Ponta Negra; esquina da Avenida São José com Alexandrino de Alencar; e avenida Régulo Tinôco.
Os patinetes podem ser usados após o desbloqueio via aplicativo, que custa R$ 1,99 durante a semana e R$ 2,99 nos finais de semana. A tarifa por minuto de uso varia entre R$ 0,59 e R$ 0,89, e a JET também oferece pacotes mensais para os usuários frequentes. O uso dos patinetes é restrito às ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Casal é preso suspeito de matar bebê de 2 meses em Extremoz
24/09/2025
Na chegada ao distrito policial, a mãe gritava e chorava, carregando mais duas crianças
Casal é preso suspeito de matar bebê de 2 meses em Extremoz - Foto: Reprodução/Tv Tropical
Um casal foi preso pela Polícia Militar na noite desta terça-feira 23 suspeito de envolvimento na morte do próprio filho, um bebê de 2 meses, em Extremoz, na Grande Natal. A ocorrência foi registrada pela Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, para onde os dois foram conduzidos.
De acordo com informações apuradas pela TV Tropical, o casal ainda tem outros dois filhos.
Na chegada ao distrito policial, a mãe gritava e chorava, carregando mais duas crianças. Em meio às perguntas da imprensa, ela afirmou não ter participação na morte do bebê. “Eu não sei [o que aconteceu], quero saber”, disse a mãe.
De acordo com o Conselho Tutelar, que ouviu o relato da mãe, a mulher teria amamentando o bebê e adormecido. Ao acordar, ela teria notado que a criança estava engasgada. Ainda segundo informações da mãe ao Conselho Tutelar, ela teria chamado por vizinhos e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo informações da PM à imprensa, os policiais teriam encontrado o bebê com uma secreção com sangue saindo pela boca.Fonte Agora RN.

SBT News: Grupo Silvio Santos anuncia novo canal, liderado por Fábio Faria
24/09/2025
Ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Fábio foi ministro das Comunicações no Governo Bolsonaro
SBT News: Grupo Silvio Santos anuncia novo canal, liderado por Fábio Faria - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Grupo Silvio Santos aprovou o lançamento do canal de notícias SBT News, previsto para estrear ainda em 2025. O canal, na TV fechada, terá uma programação ininterrupta de notícias, 24 horas por dia em sete dias da semana.
A implantação será liderada pelo potiguar Fábio Faria, que é casado com Patrícia Abravanel, uma das acionistas da empresa. Ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Fábio foi ministro das Comunicações no Governo Bolsonaro.
Para a presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, o projeto é um marco: “O SBT News reafirma a televisão como instrumento de informação de qualidade e reforça nosso compromisso com um jornalismo profissional, imparcial e relevante.”
A CEO do grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, destaca o caráter estratégico: “O SBT News nasce para competir em igualdade de condições com os principais players do mercado de notícias. Nossa meta é estar entre as maiores referências de jornalismo do país.”
Até o final do ano, o SBT News estará disponível nas principais operadoras, no YouTube e nos canais fast das mais importantes fabricantes de televisores.

Polícia prende mandantes de massacre que deixou nove mortos em Goianinha
24/09/2025
Prisão
Créditos: Reprodução
Policiais civis da 101ª Delegacia de Polícia de Goianinha (101ª DP), em ação integrada com as Polícias Militar e Penal, deflagraram, nesta terça-feira (23), a segunda fase da "Operação Hades", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por uma série de homicídios registrados ao longo de 2025 na cidade de Goianinha, na Região Agreste Potiguar.
As investigações, conduzidas pela 101ª DP, identificaram membros de uma facção criminosa atuante no estado como responsáveis por pelo menos nove assassinatos na região, motivados por disputas territoriais e pelo controle do tráfico de drogas. A partir das provas coletadas, a Justiça potiguar expediu mandados de prisão e de busca e apreensão, cumpridos durante a operação de hoje.
A ação mobilizou dezenas de policiais e contou com o apoio da 103ª Delegacia de Polícia (Tibau do Sul), do 1º Núcleo de Investigação Qualificada da Polícia Civil (NIQ/PCRN), da Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal (CEME), do Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GOE), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Companhia Independente de Patrulhamento em Áreas Rurais (CIOPAR/PMRN), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/PMRN) e da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidas duas pistolas, dois revólveres, grande quantidade de munições, oito aparelhos celulares, dinheiro em espécie, porções de maconha, crack e cocaína, balanças de precisão, materiais para acondicionamento de entorpecentes, duas motocicletas e outros objetos. A operação também resultou na prisão de sete pessoas, sendo quatro por mandados judiciais e três em flagrante delito.
A segunda fase da Operação Hades representa um passo fundamental para restabelecer a ordem e a tranquilidade em Goianinha. O trabalho investigativo conseguiu mapear a estrutura da organização criminosa e comprovar sua participação direta em crimes violentos ocorridos no município. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

[VÍDEO] Eduardo Bolsonaro exalta “genialidade” de Trump após elogio a Lula
24/09/2025
Exaltação
Créditos: Reprodução
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer um elogio a Lula (PT) durante seu discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (23), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) exaltou a “genialidade” do republicano. A informação é do O Antagonista.
Segundo o filho de Jair Bolsonaro, que está nos EUA fazendo pressão por anistia ao pai, a declaração faz parte da “estratégia de negociação” de Trump.
“Para quem conhece as estratégias de negociação de Donald Trump, nada do que aconteceu foi surpresa. Ele fez exatamente o que sempre praticou: elevou a tensão, aplicou pressão e, em seguida, reposicionou-se com ainda mais força à mesa de negociações. Ontem mesmo, sancionou a esposa do maior violador de direitos humanos da história do Brasil, um recado claro e direto.
Depois disso, sorriu e mostra-se aberto a dialogar em uma posição infinitamente mais confortável, fiel àquilo que sempre defendeu: os interesses dos americanos em primeiro lugar. É a marca registrada de Trump: firmeza estratégica combinada com inteligência política.
Por isso, longe de causar espanto, sua postura reafirma, mais uma vez, sua genialidade como negociador. Ele entra na mesa quando quer, da forma que quer e na posição que quer. Enquanto isso, outros líderes, como Lula, assistem impotentes, sem qualquer capacidade real de influenciar o jogo global. Na verdade, Lula agora é que está na obrigação de aproveitar a rara oportunidade de sentar-se com Trump e com a difícil missão de extrair algo de positivo nesta mesa.
Ao final Trump ainda arrebatou que sem os EUA o Brasil vai mal. Ou seja, não há para onde correr, o Brasil precisa dos EUA, reconheça isto ou não. Entende porque confiamos na anistia ampla, geral e irrestrita?”, escreveu Eduardo no X.

Senado barra PEC da Blindagem e freia ofensiva da Câmara em projetos polêmicos
24/09/2025
PEC da Brindagem
Créditos: Vinicius Loures/Agência Câmara
Aprovada na Câmara sem maiores dificuldades, a PEC da Blindagem dificilmente passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que analisará o texto nesta quarta-feira (24), a partir das 9h. O episódio reforça um movimento mais amplo: desde 2023, o Senado tem se consolidado como barreira a pautas de forte apelo fisiológico ou ideológico aprovadas pelos deputados, como a legalização de cassinos, a flexibilização do porte de armas e a redução da maioridade penal.
Após a aprovação em dois turnos na Câmara, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), enviou a PEC à CCJ, onde o presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), já havia avisado que trabalharia para enterrar a proposta. “Vai ser uma farra, e vai aumentar a impunidade”, criticou. A resistência ganhou ainda mais fôlego após as manifestações de domingo, 21, em capitais de todo o País, contra a medida. Na terça-feira, 23, o relator da PEC, Alessandro Vieira, apresentou parecer recomendando a rejeição do texto e chamou a proposta de “abrigo para criminosos”.
A PEC da Blindagem é apenas o exemplo mais recente de uma lista de projetos que travaram no Senado. A legalização de cassinos, bingos e jogo do bicho, aprovada pela Câmara em 2022, chegou a ser pautada diversas vezes, mas nunca avançou por falta de consenso. Sob pressão de setores da sociedade civil, Alcolumbre retirou a proposta de votação em 2025 para evitar derrota no plenário.
Há ainda propostas antigas que não encontraram espaço para avançar. A PEC da maioridade penal, aprovada na Câmara em 2015 para reduzir a idade de imputabilidade de 18 para 16 anos em crimes graves, acabou engavetada após forte reação de senadores.
Agora, o PL da Anistia, que teve urgência aprovada pela Câmara na última semana e pode ir direto ao plenário sem análise nas comissões, deve enfrentar a mesma barreira no Senado. Esse é um dos argumentos do relator do caso, Paulinho da Força, para discutir uma proposta alternativa. Na terça-feira ele avisou que seu texto não deverá reduzir as duas penas de um suposto golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de direito, as mais graves aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos integrantes do grupo central da suposta trama golpista de 8 de janeiro.
O líder do governo, Randolfe Rodrigues (PT-AP), já reafirmou oposição tanto à anistia quanto à PEC da Blindagem e é categórico: “Querem debater dosimetria da pena, porque a lei é recente, aí é outro tipo de debate. Agora, anistia a crimes… nossa diretriz no Senado é barrar”, diz.
As duas iniciativas ganharam força como reação da Câmara ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF e ao avanço das investigações sobre emendas parlamentares conduzidas pelo ministro do Supremo Flávio Dino.
Para o professor do IDP São Paulo, Vinicius Alves, o contraste entre Câmara e Senado decorre de fatores eleitorais e institucionais. Ele explica que senadores enfrentam um custo político mais elevado, já que disputam eleições majoritárias e precisam conquistar a maioria do eleitorado em seus Estados, enquanto deputados atuam em redutos menores e buscam visibilidade em pautas de maior apelo ideológico.
O relator da PEC da Blindagem no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), reforça essa leitura. Para ele, o custo político “assegura uma análise mais cautelosa sobre os temas, e por isso há essa divergência de posições” entre as duas Casas. Segundo o senador, a experiência acumulada por parlamentares eleitos em disputas majoritárias contribui para uma avaliação “de melhor qualidade” sobre projetos.
Além do cálculo eleitoral, pesa a tradição do Senado de adotar uma postura mais cautelosa em temas sensíveis, sobretudo quando há risco de instabilidade política. Esse freio ganha força no cenário atual com Alcolumbre, que, mesmo após o União Brasil anunciar desembarque do governo, mantém-se aliado de Lula e atua para segurar propostas de maior desgaste.
Com informações de Estadão

Natal vence Prêmio Cidade Caminhável 2025 com reurbanização da Avenida do Contorno
23/09/2025
Cidade Caminhavel.
Foto: Demis Roussos/STTU
Natal conquistou o Prêmio Cidade Caminhável 2025, concedido pelo Instituto Caminhabilidade em parceria com a conferência internacional Walk 21 e apoio da Fundação Urban95. O reconhecimento foi atribuído ao projeto de reurbanização da Avenida do Contorno, vencedor na categoria Cidades Médias. A cerimônia de premiação acontece nesta quarta-feira (24), em São Paulo, durante o Smart City Mobility 2025. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o projeto transformou a via, antes voltada prioritariamente ao fluxo de veículos, em um espaço inclusivo, com calçadão acessível, ciclovia e pista de cooper, promovendo convivência, contemplação do Rio Potengi e prática de atividades físicas.
Com o prêmio, Natal passa a integrar o mapa nacional de boas práticas em caminhabilidade e terá sua experiência divulgada em mini webdocumentário, podcast e painel na Conferência do Parque da Mobilidade Urbana, em São Paulo.

Allyson lidera disputa pelo governo com 39,4%, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu Xavier
23/09/2025
Levantamento mostra que prefeito de Mossoró lidera tanto na espontânea quanto nos quatro cenários estimulados realizados pelo Instituto Exatus
Allyson lidera disputa para o Governo, com 39%; Rogério tem 27% e Cadu soma 6% - Fotos: José Aldenir/Agora RN
A corrida para o Governo do Estado em 2026 tem um líder destacado: o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União). Embora não tenha anunciado oficialmente que vai para a disputa, é ele quem aparece à frente da corrida estadual segundo pesquisa realizada pela Exatus Consultoria e Pesquisa. O levantamento ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro, em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Trata-se da pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. Nos cenários testados, Allyson aparece sempre na liderança. Em um confronto direto com o senador Rogério Marinho (PL) e o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT), ele soma 39,4%, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu. Nessa simulação, 19,4% dos eleitores disseram que votariam em branco ou nulo, e 7,1% não souberam responder.
Quando o vice-governador Walter Alves (MDB) entra no cenário no lugar de Cadu, Allyson mantém praticamente o mesmo desempenho: 39,1% das intenções de voto, contra 26,4% de Rogério e 3,9% de Walter. Branco ou nulo somam 22,9%, enquanto 8% não sabem ou não quiseram responder.
Em outro cenário, Allyson Bezerra amplia a distância. O prefeito de Mossoró chega a 45,8%, enquanto o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) registra 12,9% e Cadu Xavier, 7,1%. Brancos e nulos somam 24,7%, e 9,7% não souberam responder.
Num quadro em que a disputa inclui Álvaro e Walter, Allyson também lidera com 45,8%, seguido por Álvaro com 12,5% e Walter com 3,8%. Segundo o levantamento, 27,8% responderam que votariam em branco ou nulo e 10,3% não sabem ou não quiseram responder. Fonte Agora RN.

Presidente da CPMI dá voz de prisão para intermediário do “Careca do INSS”
23/09/2025
Prisão
Créditos: Carlos Moura/Agência Senado O presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), deu voz de prisão para o economista Rubens Oliveira Costa, apontado como intermediário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”.
“Por isso, essa presidência encaminhará imediatamente o pedido de prisão e as representações criminais cabíveis contra a testemunha. Está registrado em ata o comportamento do depoente nesta CPMI. Diante das mentiras constatadas, das contradições flagrantes, da ocultação de documentos, está caracterizado o crime de falso testemunho”, disse Viana.
“Na condição de presidente desta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, diante do flagrante delito, eu dou voz de prisão ao depoente pelo crime de falso testemunho contra esta CPMI”, prosseguiu.
Na sequência, o senador determinou que a Polícia Legislativa do Congresso Nacional fizesse a condução de Rubens e que a autoridade judicial fosse devidamente comunicada.
Anteriormente, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), também havia pedido a prisão. Foi mostrada pelo parlamentar a atuação de Rubens em empresas do “Careca do INSS”.
“Este cidadão participou de crimes gravíssimos contra aposentados e pensionistas, continua na impunidade, continua praticando crimes e se encontrando com outros investigados (…) para evitar a fuga e a prática de novos crimes e pelo flagrante do crime de ocultação documental diante de uma investigação em curso, peço a decretação da prisão preventiva”, disse o relator.
Questionado por cerca de 30 congressistas, o economista se manteve em silêncio na maioria das perguntas, por ter um habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Fonte: CNN

EUA anuncia sanção pela Lei Magnitsky contra esposa de Moraes
23/09/2025
Lei Magnitsky
Créditos: Ricardo Stuckert/PR O governo Donald Trump incluiu a mulher do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Viviane Barci, na lista de sancionados pela Lei Magnistky, junto com o marido.
A punição foi estendida a ela depois de bolsonaristas apontarem que Viviane seria importante braço financeiro da família.
A inclusão foi feita durante viagem do presidente Lula (PT) a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas), impondo um constrangimento à delegação brasileira.
A tendência é que Lula responda a Trump durante discurso no debate da assembleia, nesta terça-feira (23). O Brasil é o primeiro a falar, seguido pelos EUA.
Ela é sócia num escritório de advocacia e uma das donas, junto com os filhos, do Lex Instituto de Estudos Jurídicos, uma entidade da família fundada por Moraes no ano 2000, mas depois repassada ao controle da família.
O instituto é proprietário de 11 imóveis, sendo um deles a residência de Moraes em São Paulo.
Moraes foi sancionado em agosto com a Lei Magnistky, norma é usada para punir quem comete graves violações de direitos humanos e já foi usada contra ditadores no passado.
Com informações de Folha de São Paulo

Homem morre durante partida de futebol em clube de Natal; amigos fazem roda de oração
22/09/2025
Vítima caiu em campo do Clube Telern, no bairro de Nazaré
Foto: Reprodução Um homem morreu enquanto participava de uma partida de futebol no campo do Clube Telern na manhã deste domingo 21, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, em Natal. Jogadores e amigos da vítima formaram uma roda de oração ao redor do corpo.
O homem, chamado Gilberto Ferreira das Neves, teria sofrido um mal súbito durante o jogo e caiu no gramado. Companheiros de time tentaram ajudá-lo, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Apesar da rápida chegada da equipe médica, não houve possibilidade de reanimação. Os profissionais constataram o óbito no local.Fonte Agora RN.

“Operação Sossego” recolhe dez motocicletas barulhentas em Natal
22/09/2025
Operação sossego
Créditos: Divulgação CPRE
A “Operação sossego” tirou das ruas dez motocicletas neste domingo (21). A ação foi realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, na zona oeste de Natal, e teve como objetivo reduzir a poluição sonora causada por motocicletas irregulares e promover mais segurança no trânsito. As motos foram removidas ao depósito por estarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o CPRE, as infrações mais comuns foram ausência de silenciadores, escapes deteriorados e o uso de descargas livres, fatores que aumentam consideravelmente o barulho e causam transtornos à população. A legislação classifica essa prática como infração grave, sujeita a multa, pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo. Fonte Grande Ponto.

Casal morre após carros baterem de frente no interior do RN
22/09/2025
Acidente com Vitima
Créditos: Reprodução
Um casal morreu na manhã deste domingo (21) em um acidente envolvendo dois carros na RN-076, entre os municípios de Umarizal e Riacho da Cruz, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação é do g1 RN.
De acordo com a Polícia Militar, a colisão aconteceu por volta das 11h40, quando o motorista de uma Spin branca, que seguia no sentido Umarizal/Riacho da Cruz, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um Fiat Mobi. Após a batida, os dois veículos capotaram e desceram barrancos em lados opostos da rodovia.
No Mobi estavam quatro passageiros — dois casais. O motorista, Francisco Gilberto de Moraes, de 60 anos, e a esposa dele, Antonia Costa de Andrade, de 59 anos, que estava no banco de trás, morreram no local.
O outro casal teve ferimentos: o homem sofreu escoriações leves e a mulher foi socorrida para o hospital de Umarizal, sendo transferida em seguida para o hospital de Pau dos Ferros.
O motorista da Spin, um jovem de 21 anos que viajava sozinho, também foi socorrido para o hospital de Pau dos Ferros.
Equipes do Corpo de Bombeiros retiraram os corpos que ficaram presos às ferragens. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil estiveram no local
A Polícia Rodoviária Estadual vai investigar as causas do acidente.

Hospitais do RN estão sem comida por falta de pagamentos
22/09/2025
Governo do RN
Créditos: Reprodução
Os hospitais públicos do Rio Grande do Norte enfrentam uma situação crítica no fornecimento de alimentação devido à greve de trabalhadores terceirizados, motivada por atrasos salariais e de benefícios. Com a paralisação, alguns hospitais enfrentam a suspensão das refeições, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN). Nesta segunda-feira (22), os profissionais da saúde vão fazer uma paralisação em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, às 10h, em Natal. A informação é da Tribuna do Norte.
Segundo a categoria, os funcionários terceirizados do Walfredo Gurgel estão sem receber o salário referente ao mês de agosto e têm cerca de cinco meses de auxílio-alimentação atrasados. Em razão disso, parte dos serviços foi paralisada, afetando diretamente a distribuição de refeições.
“A situação é crítica para os acompanhantes de pacientes, em sua maioria vindos do interior, sem condições financeiras. Há relatos de pessoas que não comem há dois dias e de famílias que precisam dividir uma única quentinha entre três pessoas”, afirmou o sindicato.
O Sindsaúde informou que hospitais como o Giselda Trigueiro e o Hospital de São José de Mipibu estão sem fornecimento de alimentação desde 15 de setembro. No Walfredo Gurgel, o serviço foi suspenso em 16 de setembro, e no Hospital Santa Catarina, no dia 18. Fonte Grande Ponto.

Governo Lula deve ter comitiva reduzida na Assembleia da ONU após gastar R$ 8 mi em 2024
22/09/2025
Governo Lula
Créditos: Reprodução
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ser representado por uma comitiva mais enxuta na 80ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que será realizada em Nova York a partir desta segunda-feira (22).
Até sexta (19), tinham sido publicadas no Diário Oficial da União autorizações para viagem de 58 integrantes do governo. O número ainda é subestimado, e há funcionários cujos nomes não são divulgados, como os da área de segurança e a equipe médica do presidente.
Lula embarcou neste domingo (21) ao lado dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Camilo Santana (Educação), Márcia Lopes (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), além do assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Outros ministros, Jader Barbalho (Cidades), Mauro Vieira (Itamaraty) e Marina Silva (Meio Ambiente), também devem compor a comitiva.
Em 2024, o governo enviou ao menos 161 pessoas aos Estados Unidos, incluindo oito ministros. Apenas os gastos declarados pelo Itamaraty para a comitiva de Lula alcançaram cerca de R$ 8 milhões.
Ainda não há informações disponíveis sobre qual deve ser o gasto com os deslocamentos, diárias e outras despesas deste ano. A comitiva de 2025 também não foi confirmada pelo governo.
A participação brasileira se dará em um contexto de crise diplomática com os EUA. Os governos Trump e Lula estão em plena rota de colisão devido ao julgamento que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de participar da Assembleia-Geral da ONU devido a limitações impostas pelo governo Trump à sua circulação na cidade de Nova York.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também decidiu que não irá à assembleia, apesar de ter recebido visto do governo americano. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que também teve o documento suspenso, obteve no último dia 16 a autorização de entrada nos EUA.
O Brasil e países aliados ainda decidiram não convidar representantes americanos para a reunião “Democracia Sempre”, que será feita às margens da Assembleia-Geral da ONU. Washington participou do encontro do ano passado, idealizado por Brasília e pela Espanha.
Na Assembleia-Geral da ONU, Lula discursará no debate anual de alto nível, que reúne 193 membros do órgão, incluindo os EUA. O Brasil é sempre o primeiro país a se manifestar na assembleia —o discurso do brasileiro será na terça-feira (23).
Rosângela da Silva, a Janja, já viajou a Nova York. Segundo sua assessoria, a primeira-dama irá participar de reuniões relacionadas à COP30.
A divulgação das autoridades, assessores e técnicos que acompanham as atividades do governo, além das despesas do grupo, é fragmentada.
Com informações de Folha de São Paulo

|
|
|
|









