Brasil ultrapassa 1.000 casos de Mpox em 2024

11/09/2024

Mpox no Brasil.

                                                         O Brasil ultrapassou a marca de mil casos confirmados ou prováveis de Mpox (antiga varíola dos macacos) em 2024. Segundo boletim de monitoramento do Ministério da Saúde, divulgado na noite de terça-feira (10), foram contabilizados mais 70 infecções na última semana, totalizando 1.015 casos da doença no país.  Atualmente, a região Sudeste é a mais afetada pela doença, concentrando 821 casos (80,9% do total de infecções no país). Segundo a pasta, tal número é liderado pelo estado de São Paulo, que contabiliza 533 casos (52,5%), seguido do Rio de Janeiro (224– 22,1%), de Minas Gerais (56 – 5,5%) e da Bahia (40 – 3,9%). Assim como relatado nos boletins anteriores, o perfil dos casos confirmados e prováveis é de pessoas do sexo masculino na faixa etária de 18 a 39 anos (718). Por enquanto, não foram registrados óbitos da doença este ano, apenas 71 hospitalizações e cinco internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Fonte Ponta Negra News

Comente

Alcaçuz: MPF cobra que Estado e União localizem 27 presos que desapareceram

11/09/2024

MPF requer ainda que o poder público mantenha contato contínuo e transparente com os familiares dos desaparecidos

Rebelião, que aconteceu em janeiro de 2017 e durou 14 dias, ficou marcada pela violência entre facções / Foto: José Aldenir - Agora RN                                                                 Rebelião, que aconteceu em janeiro de 2017 e durou 14 dias, ficou marcada pela violência entre facções / Foto: José Aldenir - Agora RN                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação à União e ao Estado do Rio Grande do Norte para que localizem os presos que desapareceram após a rebelião ocorrida na Penitenciária de Alcaçuz, no ano de 2017. Segundo o MPF, 27 detentos simplesmente desapareceram dos registros do presídio. 

 
A rebelião, que aconteceu em janeiro de 2017 e durou 14 dias, ficou marcada pela violência entre facções e a morte de, pelo menos, 26 detentos. 
 
O documento, de autoria do procurador da República Fernando Rocha, cobra que os governos federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e estadual, a partir da Secretaria da Administração Penitenciária, localizem as pessoas que ainda estão oficialmente desaparecidas desde a rebelião de 2017 e, além disso, adotem medidas preventivas e de reparação. 
 

Dentre as ações de prevenção recomendadas estão a criação de um plano de resposta imediata a rebeliões; um sistema de registro eficaz de todas as movimentações dos detentos; mobilização de equipes especializadas para varreduras e buscas; uso de câmeras de segurança, drones e outras tecnologias de monitoramento; e investigações coordenadas com a polícia e órgãos de direitos humanos. Tudo isso para descobrir o paradeiro dos que ainda não foram encontrados e evitar novos desaparecimentos. 
 
O MPF requer ainda que o poder público mantenha contato contínuo e transparente com os familiares dos desaparecidos; utilize depoimentos de testemunhas, imagens de câmeras de segurança e informações da comunidade local para obter pistas; trabalhe em conjunto com instituições como a Defensoria Pública, Ministério Público e órgãos de segurança; bem como promova testes de DNA caso sejam encontrados restos mortais ou evidências de crimes. 
 
Já como política de reparação, se não for possível localizar os desaparecidos, a União e o Estado do Rio Grande do Norte devem se responsabilizar por indenizar as famílias, “reconhecendo a omissão ou falhas no controle e proteção dos detentos sob sua custódia, além emitir relatórios públicos detalhados sobre o andamento das investigações, os esforços de busca e as medidas adotadas”. 
 
Os corpos de 26 presos foram encontrados em condições de extrema brutalidade, não havendo certeza em relação aos demais desaparecidos. Em meio à violência, à superlotação e à falta de controle dentro da penitenciária, as facções criminosas impuseram sua própria forma de justiça, resultando em mortes, mutilações e ocultação de cadáveres, o que dificultou a identificação e a contabilização exata das vítimas. Fonte Agora RN.

Comente

PM colocará mais de 8,2 mil agentes nas ruas para garantir a segurança das eleições no RN

11/09/2024

Eleições 2024 no RN

Reunião entre presidente do TRE e comandante da PM para discutir segurança / Foto: TRE- RN                                                               Reunião entre presidente do TRE e comandante da PM para discutir segurança / Foto: TRE- RN                                                                                                                                                                                              Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Comando Geral da Polícia Militar discutiram as ações de segurança pública a serem adotadas durante as eleições municipais, dia 6 de outubro e no dia 27, se houver segundo turno em Natal. De acordo com a Justiça Eleitoral, até o momento, 63 municípios solicitaram reforço para o pleito deste ano. Já a PM terá um efetivo de mais de 8,2 mil policiais nos dias 5 e 6 de outubro. 

 
Segundo a presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo, ficou acertado que o apoio na segurança começará dois dias antes do 1º turno, ou seja, na sexta-feira 4, quando policiais farão ronda motorizada nos locais onde as urnas eletrônicas, já preparadas para serem enviadas aos locais de votação no dia seguinte, ficarão armazenadas 
 
E, a partir das 20h do sábado 5, todos os 1.532 locais de votação no RN terão policiais fazendo a guarda dos locais até o término da votação. Após o fechamento de cada seção eleitoral, a PM fará a escolta das mídias das urnas até os pontos de transmissão dos dados. 
 
A Corte avaliará os pedidos dos 63 municípios junto com a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed), para definir se o RN terá condições de garantir o reforço com policiamento estadual ou se acionará as Forças Federais. Se for necessário, a demanda é repassada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que envia o pedido ao Poder Executivo/Ministério da Defesa. 
 
O TRE-RN informou que, no início do planejamento das eleições, as zonas eleitorais são consultadas sobre essa necessidade e que o número total pode aumentar até o dia da votação. “De 60 zonas, 24 solicitaram esse reforço, o que envolve 62 municípios. Após isso, tivemos o pedido do juiz da 41ª Zona Eleitoral, para ter o reforço em João Dias. Mas esse número varia muito, porque os juízes podem solicitar reforço até o dia do pleito”, informou a Corte. 
 
PM reforçará efetivo durante pleito  Durante a apresentação do plano de segurança para o pleito no RN, o comandante-geral da PM, Coronel Alarico Azevedo afirmou que a corporação usará um efetivo de mais de 8,2 mil policiais nos dias 5 e 6 de outubro. Além disso, a PM contará com apoio das guardas municipais de 40 municípios, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal. 

 

Segundo o comandante da PM, a Sala de Comando e Controle funcionará na sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), dentro do Centro Administrativo do Estado, em Natal, onde haverá acompanhamento de todos os policiais em cada local de votação dos 167 municípios do Estado. Fonte Agora RN.

Comente

Polícia Civil prende homem em flagrante por cárcere privado e estupro de mulher em Guamaré

11/09/2024

Prisão

                                                                                            Créditos: Divulgação Polícia Civil

 

Na segunda-feira (09), policiais civis da 61ª Delegacia de Polícia (DP) de Guamaré prenderam em flagrante um homem, de 34 anos, sob suspeita de cárcere privado, estupro, lesão corporal e resistência. A prisão ocorreu em Guamaré, município do interior do RN, na Região da Costa Branca. 

As investigações revelaram que o homem manteve uma mulher em cárcere privado por cerca de três dias, privando-a de comida e submetendo-a a violência sexual contínua. Ainda segundo as investigações, ele teria enviado um veículo para buscá-la em Natal, atraindo-a para o local onde a impediu de sair. Para convencer a vítima, o homem ofereceu trabalho e dinheiro.  

A situação foi descoberta após a vítima conseguir escapar e buscar ajuda na 61ª DP. Imediatamente, uma equipe da delegacia foi ao local e confirmou a veracidade dos fatos, resultando na prisão do suspeito. Durante a abordagem, o homem tentou resistir e entrou em luta corporal com um dos policiais, mas foi rapidamente contido. 

Além do atual crime, o suspeito possui um histórico criminal, incluindo uma prisão anterior por homicídio qualificado e diversos procedimentos em andamento, além de uma medida protetiva em favor de outra vítima. 

Após a prisão, o homem foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

VÍDEO: Um dos principais pontos turísticos do RN tem lixão a céu aberto, próximo à praia; veja imagens

11/09/2024

Lixão a Céu Aberto

                                                         Créditos: Reprodução

 

O Blog do BG divulgou imagens estarrecedoras de um lixão a céu aberto, completamente irregular e próximo à beira-mar, em um dos destinos potiguares mais procurados pelos turistas do mundo inteiro: São Miguel do Gostoso. 

As imagens mostram um problema grave. São toneladas de lixo e urubus num dos locais mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. De acordo com relatos recebidos pelo Blog, o volume diminui quando ateiam fogo ou enterram os resíduos, o que representa um risco ainda maior não só para o meio ambiente, mas para a população da cidade. 

É importante lembrar que a política nacional de resíduos sólidos determinava que nenhuma cidade tivesse lixão a céu aberto, até 2014. Os municípios tiveram um novo prazo, que acabou em agosto de 2022. De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões e aterros controlados devem acabar em 2024. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Comente

Bombeiros do RN combatem incêndio por mais de 24 horas em Apodi

11/09/2024

Incendio

                                                            Créditos: Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Na tarde do último domingo (8) militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foram acionados para combater um incêndio na vegetação no Riacho das Forquinhas, às margens do KM 58 da BR-405, em Apodi. O fogo, impulsionado pelos fortes ventos e pela vegetação seca, se alastrou rapidamente, exigindo um combate intenso até o controle inicial das chamas. 

Porém, na manhã desta terça-feira (10), o incêndio retomou, e os bombeiros precisaram retornar ao local para uma nova operação de combate ao fogo. A situação continua desafiadora devido às condições climáticas adversas, como os ventos constantes, e ao terreno de difícil acesso. 

Os danos à fauna e flora são significativos, com vastas áreas de vegetação nativa consumidas pelas chamas e diversos animais que habitavam a região afetados. Ainda assim, o trabalho dos bombeiros, junto com a colaboração dos moradores, tem sido crucial para minimizar a propagação do fogo e evitar maiores prejuízos ambientais. 

Dicas de prevenção 

O Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de redobrar os cuidados durante o período seco, evitando qualquer tipo de ação que possa causar incêndios, como o descarte de lixo ou materiais inflamáveis nas margens de rodovias e áreas vegetadas. Caso haja qualquer sinal de fogo, é fundamental acionar imediatamente o número 193. Prevenir é essencial para proteger o meio ambiente e a vida silvestre. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9

09/09/2024

Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores

Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil                                                              Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil                                                                                                                                                            Os trabalhadores das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira 9. A decisão foi tomada de forma unânime na última sexta-feira 6, após assembleias em diversas regiões do país rejeitarem a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), considerada insuficiente pela categoria. Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores, que já enfrentam perdas significativas no poder de compra. Entre as propostas apresentadas pela Fenaban, está o reajuste salarial de 4,64% para 2024, com um aumento real de 0,7%, além de um reajuste de 15% nos pisos salariais. Para 2025, foi oferecido um aumento real de 0,6% acima da inflação. A proposta também incluía a criação de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) e o reajuste de 8% na verba de requalificação, totalizando R$ 2.285,00. No entanto, os bancários consideraram esses valores insuficientes, alegando que não são capazes de compensar as perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos anos. No caso do Banco do Brasil, a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) previa o limite de sete salários por ano para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além da criação de novas vagas para assistentes de negócios e supervisores de atendimento. A oferta também incluía a abertura de 500 vagas para gerente de relacionamento, impactando mais de 11 mil funcionários, além de um compromisso para resolver questões de saúde e previdência até julho de 2025. Já para os caixas, foi garantida a manutenção da gratificação até dezembro deste ano, com prioridade para promoções em funções com salários mais altos. 

Comente

Incêndio atinge supermercado no interior do RN

09/09/2024

Incendio em Supermercado em Assu RN

                                                                Créditos: Divulgação Corpo de Bombeiros                                                                                                       Equipes do Corpo de Bombeiros  estão combatendo um incêndio no supermercado queiroz na cidade de Assu, na manhã desta segunda-feira (9).  

As ações de combate as chamas iniciaram às 5h da manhã. 

De acordo com informações dos Bombeiros, não há vítimas. Ainda não se sabe como o fogo começou.  

Comente

Fumaça de incêndios na Amazônia cobre o céu do Brasil e pode chegar à Argentina e ao Uruguai

09/09/2024

Fumaça toma de Conta do Céu

                                                                 Créditos: Reprodução/Windy                                                                                                                         O país está coberto por fumaça. Na maior parte do Brasil, não se vê o céu azulado, pelo menos, desde o fim de semana. Isso é resultado de um índice de queimadas recorde, principalmente, na Amazônia. Segundo os meteorologistas, até o fim da semana a fuligem deve encobrir até mesmo as capitais da Argentina e do Uruguai. 

Os especialistas apontam que a fumaça está vindo, principalmente, da região sul da Amazônia, que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. Também há incêndios na parte boliviana da floresta. A Amazônia Legal registra o maior número de focos de fogo em 19 anos. 

No entanto, além disso há fogo também no interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Segundo a especialista em em qualidade do ar e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Longo, com tanto fogo, a fumaça chega a uma extensão de quase 5 milhões de quilômetros quadrados. Isso é quase 60% de todo o território nacional. 

Imagens de satélite que analisam a qualidade do ar mostram que não há, no mundo, uma região com uma área de fumaça tão densa quanto no Brasil. 
Nesta segunda-feira (9) o estado mais afetado é o Rio Grande do Sul, que está encoberto com a maior densidade de fumaça, segundo os meteorologistas. 

E o que deve acontecer nos próximos dias? 
A fuligem começou a se espalhar em agosto e, desde então, permanece na atmosfera, sendo arrastada pelos ventos. Desde o fim de semana, a quantidade de fumaça se intensificou e nesta segunda-feira (9) o céu permanece acinzentado. 

Enquanto houver fogo, a fumaça vai continuar sobre o país. No entanto, com a onda de calor e sem a expectativa de novas frentes frias que possam arrastar a fuligem, ela deve continuar a encobrir o país, sem expectativa de desaparecer. 

O pior cenário deve ser no Sul do país, entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Segundo os meteorologistas, a densa camada acinzentada ainda deve afetar não só o Brasil, mas os países vizinhos. Até o fim de semana, com as correntes de vento, a fumaça deve impactar as capitais do Uruguai e da Argentina. 

Com informações de g1 

 

Comente

PM prende três pessoas após roubo a balneário em São José de Mipibu

09/09/2024

Prisão

                                                         Créditos:                                                                                                                               Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de três indivíduos suspeitos de envolvimento em um assalto a um balneário em São José de Mipibu. A ação mobilizou a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, o 3º Batalhão de Polícia Militar, a Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (CIOPAR) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). 

O assalto ocorreu por volta das 13h30 deste domingo (8), quando cerca de sete pessoas invadiram o balneário, renderam os presentes e fugiram levando diversos pertences. A Polícia Militar foi imediatamente acionada e enviou equipes para realizar buscas na região. 

Durante a operação, um grupo de suspeitos entrou em confronto com uma equipe policial, mas conseguiu escapar temporariamente. No entanto, as intensas buscas na área rural levaram à prisão de dois dos suspeitos, que estavam de posse de um revólver e dos celulares das vítimas. Outro suspeito, um adolescente ferido, foi encontrado e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu. 

Os três detidos foram reconhecidos pelas vítimas e levados para a Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde permanecem à disposição da Justiça. A 8ª CIPM expressou seu agradecimento pela colaboração das unidades envolvidas na operação. 

 Fonte Grande Ponto

Comente

Candidatos a prefeito do PL e do centrão lideram em 22 capitais do país

09/09/2024

Eleições 2024

                                                        Créditos: Reprodução TSE                                                                                                                            Candidatos a prefeito lançados por partidos do centrão e do direitista PL lideram as pesquisas de intenção de voto em 84,6% das capitais brasileiras. 

Centrão e PL lideram as pesquisas em 22 das 26 capitais. Somados, os candidatos do centrão — MDB, PSD, União Brasil, Republicanos e Progressistas — são líderes em 17 capitais, enquanto o PL está na frente em cinco. O centrista Avante lidera em uma delas. 

A esquerda briga pelo topo com apenas três candidatos: um deles lidera (PSB) e dois — do PT e PSOL— dividem a liderança com partidos do centrão. 

A menos de um mês do 1º turno, o União Brasil é favorito em seis capitais. O partido lidera em Campo Grande, Fortaleza, Porto Velho, Cuiabá, Salvador e Teresina. 

O PL, de Jair Bolsonaro, vem em seguida ao liderar em cinco. Seus candidatos estão na frente em Aracaju, Belém, Maceió, Palmas e Rio Branco. 

PSD também é o primeiro em cinco cidades. Lidera em São Luís, Natal, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba. 

O MDB aparece em seguida: é o primeiro em Boa Vista, Macapá e Porto Alegre.  Candidatos do Republicanos e Progressistas também lideram. O Republicanos está em primeiro em Belo Horizonte e Vitória, enquanto PP é líder em João Pessoa. 

O centrão domina a Câmara dos Deputados, com mais de 200 dos 513 parlamentares. O bloco é composto por políticos de centro e de direita de diversos partidos sem uma ideologia clara. Por vezes, votam pautas progressistas, outras, conservadoras, e especialmente as pauta econômicas. A negociação com quem está no poder considera cargos e emendas em contrapartida. 

As chances da esquerda 
Os conservadores só não lideram em quatro capitais. O candidato do Avante é o primeiro em Manaus, com David Almeida. 

Já a esquerda está na frente em três capitais. O PSOL de Guilherme Boulos está tecnicamente empatado em São Paulo com os postulantes do MDB (prefeito Ricardo Nunes) e PRTB (Pablo Marçal), outro partido de direita, segundo o Datafolha. 

O PT lançou uma delegada para disputar a liderança com o PSD. Adriana Accorsi empata na margem de erro com Vanderlan Cardoso em Goiânia, conforme o Instituto Serpes. 

O partido de Lula também ameaça em Porto Alegre. Maria do Rosário tem 31% das intenções de voto, empatada no limite da margem de erro —três pontos percentuais para mais ou menos— com Sebastião Melo (MDB), que lidera numericamente com 36%, de acordo com pesquisa Quaest. 

O único candidato da esquerda favorito a vencer no primeiro turno é João Campos (PSB). Ele lidera com folga segundo todas as pesquisas. 

Conservadorismo avança 
Campanha municipal não reflete necessariamente a polarização nacional, que em 2022 opôs Lula e Bolsonaro. "Campanha para prefeito tem uma dinâmica própria. A exceção é quando um fato nacional acontece, como o impeachment da Dilma [Rousseff (PT)] em 2016. O PT perdeu cerca de 70% dos vereadores e prefeitos", diz o cientista político Cláudio Couto, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) em São Paulo. 

O professor afirma que o Brasil "vive um avanço do conservadorismo". "Bolsonaro perde por pouco em 2022, mas tem uma vitória avassaladora do Congresso, o mais conservador da história. Isso se deve a essa onda conservadora na sociedade", afirma Couto. 

Esse avanço se traduziu em mais dinheiro para eleições. O Fundo Eleitoral é uma verba pública divida entre os partidos com representação no Congresso para financiar as campanhas eleitorais. Quanto maior a bancada de uma sigla, mais dinheiro ela recebe. Este ano, o valor é recorde: R$ 4,9 bilhões. "Se somar todos os partidos da direita, eles têm a maior parte dos recursos eleitorais", diz Couto. 

Com informações de UOL 

 

Comente

Bento Fernandes: Carreata e Comicio mostra que o Povo quer Mudança da cidade a Zona Rural.

08/09/2024

Eleições 2024 em Bento Fernades.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e multidão                                                       O Povo de Bento Fernades  mostra a vontade de mudança com o Apoio aio Candidato a Prefeito  Josiano 44 com a Carreata e o Comício com mita Gente veja as Fotos e Vídeo da Carreata por ser Oposição e a População está vendo desgoverno do gestor Atual o Povo Vem as Ruas em Demonstração de Apoio a Josiano sinal de Mudança por Dias Melhores no Município Parabéns ao Povão de Bento Fernandes. 

               

Comente

Bento Fernandes: Prefeito de Ceara Mirim Julio Cesar Declara Apoio a Josiano em Bento Fernandes

08/09/2024

Um Dos Melhores Prefeito do Estado

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto                                                       Prefeito de Ceara Mirim Julio Cesar Declara Apoio a Josiano em Bento Fernades o Apoio do Prefeito de Ceara Mirim Foi Aniunciado Neste Sábado em Bento Fernandes RN Julio Cesar é Avaliado um dos Melhores Prefeito do RN Sendo Assim Bento Fernandes está de Parabens  com o Apoio do Prefeito de Ceara Mirim a O Candidato a Prefeito Josiano.. 

Comente

Bento Fernades: Prefeito Julio Cesar Declara Apoio a Josiano em Bento Fernandes.

08/09/2024

Eleições 2024 em Bento Fernandes.

                                                                          Créditos: MPRN/Divulgação                                                                                                                          Sete pessoas investigadas por integrar um grupo criminoso que teria lavado mais de R$ 23 milhões do tráfico de drogas com compra de imóveis, fazendas, rebanhos bovinos e até com uso de igrejas, foram condenadas pela Justiça do Rio Grande do Norte. 

Os investigados foram alvos da Operação Plata, deflagrada em fevereiro de 2023 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, com mandados cumpridos em oito estados e no Distrito Federal. As penas variam de 12 anos e oito meses de reclusão a mais 84 anos de reclusão 

Na denúncia que resultou nas sentenças, o MP indicou que o grupo foi formado para o fim específico de cometer os crimes através da compra e transmissão de imóveis, realização de depósitos não identificáveis e distribuição de dinheiro em espécie. 

"Os réus dissimulavam e ocultavam a origem e propriedade de bens e valores oriundos dos crimes praticados por dois irmãos, em benefício de familiares e pessoas próximas a eles. A suspeita é de que o grupo criminoso tenha lavado mais de R$ 23 milhões", informou a corporação. 

A operação do MPRN foi desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com o apoio da Polícia Militar do RN e dos Ministérios Públicos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba e, ainda, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

As investigações que culminaram na ação foram iniciadas em 2019, com o objetivo de apurar o tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, além do crime de lavagem de dinheiro. 

Segundo o MP, o esquema era liderado por Valdeci Alves dos Santos, também conhecido por Colorido. Valdeci é originário da região do Seridó potiguar e era apontado, até 2022, como a segunda liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos. 

Valdeci teria como braço-direito um irmão dele, Geraldo dos Santos Filho, também já condenado pela Justiça por tráfico de drogas. Pastor Júnior, como é conhecido, foi preso em 2019 no Estado de São Paulo por uso de documento falso e estava cumprindo a pena em regime semiaberto. 

Fonte: G1RN 

 

Comente

RN tem 139 cidades com alerta de vendaval e 42 com risco de baixa umidade; veja listas

08/09/2024

Alerta

                                                                Créditos:                                                                                                                                                      O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas amarelos relacionados à possibilidade de vendaval, ventos costeiros e baixa umidade em cidades do Rio Grande do Norte, neste sábado (7). 

O alerta de vendaval abrange 139 cidades e tem grau de severidade classificado como "Perigo Potencial". O aviso está em vigor até às 15h da próxima segunda-feira (9). 

A previsão é de rajadas de vento que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, causando algum risco de queda de galhos de árvores. 

O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores para minimizar o risco de queda e descargas elétricas. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Cidades do RN com alerta de vendaval  Acari 

Açu 

Afonso Bezerra 

Água Nova 

Alexandria 

Almino Afonso 

Alto do Rodrigues 

Angicos 

Antônio Martins 

Apodi 

Areia Branca 

Augusto Severo 

Baraúna 

Barcelona 

Bento Fernandes 

Bodó 

Bom Jesus 

Caiçara do Norte 

Caiçara do Rio do Vento 

Caicó 

Campo Redondo 

Caraúbas 

Carnaúba dos Dantas 

Carnaubais 

Ceará-Mirim 

Cerro Corá 

Coronel Ezequiel 

Coronel João Pessoa 

Cruzeta 

Currais Novos 

Doutor Severiano 

Encanto 

Equador 

Felipe Guerra 

Fernando Pedroza 

Florânia 

Francisco Dantas 

Frutuoso Gomes 

Galinhos 

Governador Dix-Sept Rosado 

Guamaré 

Ielmo Marinho 

Ipanguaçu 

Ipueira 

Itajá 

Itaú 

Jaçanã 

Jandaíra 

Janduís 

Januário Cicco 

Japi 

Jardim de Angicos 

Jardim de Piranhas 

Jardim do Seridó 

João Câmara 

João Dias 

José da Penha 

Jucurutu 

Lagoa de Pedras 

Lagoa de Velhos 

Lagoa Nova 

Lagoa Salgada 

Lajes 

Lajes Pintadas 

Lucrécia 

Luís Gomes 

Macaíba 

Macau 

Major Sales 

Marcelino Vieira 

Martins 

Messias Targino 

Monte Alegre 

Mossoró 

Natal 

Nísia Floresta 

Olho d'Água do Borges 

Ouro Branco 

Paraná 

Paraú 

Parazinho 

Parelhas 

Parnamirim 

Patu 

Pau dos Ferros 

Pedra Preta 

Pedro Avelino 

Pendências 

Pilões 

Poço Branco 

Portalegre 

Porto do Mangue 

Pureza 

Rafael Fernandes 

Rafael Godeiro 

Riacho da Cruz 

Riacho de Santana 

Riachuelo 

Rodolfo Fernandes 

Ruy Barbosa 

Santa Cruz 

Santa Maria 

Santana do Matos 

Santana do Seridó 

São Bento do Trairí 

São Fernando 

São Francisco do Oeste 

São Gonçalo do Amarante 

São João do Sabugi 

São José de Mipibu 

São José do Campestre 

São José do Seridó 

São Miguel 

São Paulo do Potengi 

São Pedro 

São Rafael 

São Tomé 

São Vicente 

Senador Elói de Souza 

Serra Caiada 

Serra do Mel 

Serra Negra do Norte 

Serrinha 

Serrinha dos Pintos 

Severiano Melo 

Sítio Novo 

Taboleiro Grande 

Taipu 

Tangará 

Tenente Ananias 

Tenente Laurentino Cruz 

Timbaúba dos Batistas 

Touros 

Triunfo Potiguar 

Umarizal 

Upanema 

Venha-Ver 

Vera Cruz 

Viçosa 

 

Comente

Incêndio em caminhão interdita via da BR-304 no RN

08/09/2024

Incendio

                                                          Uma parte da BR-304, especificamente no km 61 da rodovia, foi totalmente interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo as autoridades, a interdição ocorreu por conta de um incêndio em um caminhão que transportava cervejas. 

A PRF não informou sobre possíveis vítimas. O Corpo de Bombeiros se encontra no local para debelar as chamas no veículo. 

Por conta do incidente, o fluxo no local está totalmente interditado. O controle de tráfego sendo realizado pela PRF. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

João Câmara: Os Parabéns vai para os Seresteiros Neta Costa, Do Carmo, Gilmar, Jadna

07/09/2024

Parabéns a Todos os Aniversariantes que Faz a Seresta Encontro com os Seresteiros

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto                                                        Aniversariantes do mês de agosto Neta Costa, Do Carmo, Gilmar, Jadna Parabéns a Todos os Aniversariantes que Faz Parte da Seresta Encontro com os Seresteiro na 89 FM. Parabéns e que Deus Abençoe a Todos. 

Comente

Caso Silvio Almeida é pior que corrupção, avalia governo

07/09/2024

Governo Lula

                                                               Créditos: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania                                                            Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a situação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, é pior do que uma suspeita de corrupção. O petista demitiu Almeida nesta sexta-feira (6) por considerar a situação dele “insustentável” depois de acusações de assédio contra ele. 

A ideia é que casos de suspeita de corrupção poderiam ser investigados e ter uma atitude menos ágil de Lula. Como as acusações são baseadas em depoimentos de mulheres, incluindo supostamente o relato de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. No caso de Almeida, a situação estava insustentável. 

Quando o ministro Juscelino Filho, Comunicações, indiciado pela PF (Polícia Federal) pelos crimes de corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa em obras de pavimentação da estatal Codevasf, quando ele era deputado federal pelo Maranhão, Lula defendeu sua presunção de inocência. Ele está no cargo até hoje. 

“Eu acho que o fato de o cara estar indiciado não significa que o cara cometeu um erro. Significa que alguém está acusando e a acusação foi aceita”, disse Lula em junho de 2024. 

Com Silvio Almeida o procedimento foi diferente por conta da natureza do crime que ele foi acusado. Mesmo que Lula tenha dito que ele tem direito a se defender, já afirmou de saída que era impossível sua permanência depois das acusações de assédio. 

A demissão foi confirmada em nota oficial divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social). Leia a íntegra abaixo: 

“Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania. O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual. A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos. O governo federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada.”. A decisão foi tomada depois de Lula se reunir com Almeida no Palácio do Planalto. O agora ex-ministro foi chamado logo após uma reunião do presidente com os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Cida Gonçalves (Mulheres), com o advogado-geral da União, Jorge Messias, e com o controlador-geral da União, Vinícius Carvalho. 

É a 4ª queda ministerial nos 2 anos e meio de governo Lula. As saídas anteriores foram: 

- no Ministério do Turismo – saiu Daniela Carneiro (Uniao Brasil-RJ) em julho de 2023. Foi substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil\0-PA) 
- no Ministério dos Esportes – foi demitida a ex-jogadora de vôlei Ana Moser em setembro de 2023. No lugar, assumiu o deputado federal André Fufuca (PP-MA). 
- Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), saiu em abril de 2023. Foi substituído por Marcos Antonio Amaro Dos Santos. 

Houve ainda duas trocas ministeriais: Márcio França (PSB-SP) saiu do Ministério de Portos e Aeroportos e foi para, então recém-criado, Ministério do Empreendedorismo. Seu cargo anterior foi ocupado por Silvio Costa Filho (Republicano – PE). Flavio Dino deixou o Ministério da Justiça para ser ministro do Supremo Tribunal Federal e o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski assumiu seu lugar. 

Com informações de Poder 360                      

Comente

Intertv Cabugi e Quaest são condenadas a multa de R$ 53 mil reais cada por ter publicado pesquisa irregular em Natal

07/09/2024

Eleições 2024

                                                         Créditos: Divulgação TRE-RN                                                                                                                         A Justiça eleitoral condenou A InterTVCabugi e o institudo de pesquisas Quest à multa no valor de R$ 53 mil reais cada uma, após pesquisa que descumpria requisitos eleitorais. 

Segundo o processo, a pesquisa foi divulgada em 26 de agosto de 2024, sem que as demandadas, no prazo regulamentar ao final do dia seguinte à divulgação, tenham feito a correta complementação de dados. Por exemplo, não especificando os bairros abrangidos pela pesquisa, havendo a empresa realizadora da pesquisa se utilizado de códigos sem qualquer esclarecimento maior do que eles significam. 

“Condeno ainda as empresas QUAEST PESQUISAS, CONSULTORIA E PROJETOS LTDA, realizadora da pesquisa, e a empresa TELEVISÃO CABUGI LTDA, contratante do serviço prestado pela primeira demandada, ao pagamento, de maneira isolada, de multa cujo valor fixo, para cada uma das empresas, no valor de R$ 
53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais), na forma do art. 17 da Resolução TSE nº 23.600/2019.” 

JOSÉ ARMANDO PONTE DIAS JUNIOR 
Juiz Eleitoral da 69ª Zona 

Comente

Polícia apreende 5 celulares na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga Fonte: Portal Grande Ponto

06/09/2024

5 Celulares apreendido

                                                            Créditos: Vivian Galvão/ Divulgação/ Governo do RN

 

   A Polícia Penal apreendeu nesta quinta-feira (5) cinco celulares que tinham acabado de adentrar na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (PERCM), no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A ação recebeu o nome de “Operação Sem Sinal”. 

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), os presos que receberam os celulares foram identificados e a Polícia Judiciária foi acionada para apurar as circunstâncias do caso e responsabilizar os envolvidos. A secretaria informou que abriu procedimento interno para apurar as circunstâncias da entrada dos aparelhos na unidade. 

Com informações de Portal da 98 FM                                                    

Comente