Deputado sai em defesa de Álvaro Dias e diz que Carlos Eduardo foi “infeliz” ao atacar o prefeito de Natal

26/04/2022

Eleições 2022

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, disse na tarde desta segunda-feira (25) que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) foi “infeliz”, ao atacar o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio, na última sexta-feira (22) na cidade de Caicó, terra natal de Dias. 

Em entrevista aos radialistas Sidney Silva e Alexandre Costa, na 102,7 FM, Carlos Eduardo Alves afirmou que Álvaro não teria, por méritos próprios, jamais, chegado a Prefeitura de Natal. Só o fez porque ele (Carlos Eduardo) renunciou e, também, o apoiou na eleição seguinte. 

Alves declarou que deu “a grande oportunidade que ele (Álvaro) não teve na vida”. 

No entanto, na opinião do deputado Tomba Farias, durante entrevista aos jornalistas Túlio Lemos, Tiago Rebolo e Rodrigo Maker, na tarde desta segunda-feira, na 98 FM, Álvaro tornou-se prefeito de Natal por méritos próprios. “Acho que Carlos Eduardo foi muito infeliz. Queiram ou não queiram, Álvaro Dias é hoje prefeito por seus próprios pés”, enfatizou. 

Para o parlamentar, Álvaro Dias foi, como gestor, uma surpresa agradável. “Álvaro foi uma surpresa agradável para mim porque era uma pessoa que vivia muito no Seridó, mas veio para cá e conquistou esse espaço com a luta dele. Álvaro brigou, deu certo, foi o vice-prefeito e quando assumiu a prefeitura passou no grande teste. Álvaro conheceu bem a cidade de Natal, viu os seus problemas, partiu para cima, foi candidato à reeleição e venceu no primeiro turno”, ressaltou Tomba. 

O deputado acrescentou ainda que Álvaro Dias é prefeito de Natal, por suas virtudes, com o seu trabalho e dinamismo. “Tenho que tirar o chapéu para a pessoa de Álvaro Dias, que está fazendo uma grande gestão na Prefeitura de Natal”, reforçou. 

Tomba Farias também apontou a incoerência de Carlos Eduardo com relação a eleição presidencial, lembrando que o ex-prefeito mostra-se alinhado com o PT e que poderá votar no ex-presidente Lula, do PT, embora o PDT, seu partido, tenha uma liderança tentando viabilizar uma pré-candidatura à presidência da República, que é Ciro Gomes. 

Com informações do blog do FM 

Comente

Deputada do RN diz que forças armadas não devem opinar sobre eleições

26/04/2022

Eleições 2022

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) se manifestou nesta segunda-feira (25) sobre a fala do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), em que as Forças Armadas estão sendo orientadas a ‘atacar e desacreditar’ o processo eleitoral brasileiro. 

“Forças armadas não devem opinar sobre eleições. Normalizar pitacos de generais sobre assuntos de civis, como no julgamento de Lula, é que é um ataque à democracia”, disse Natália. 

Em nota, o Ministério da Defesa rebateu a fala de Barroso, e disse que repudia “qualquer ilação ou insinuação, sem provas, de que elas [Forças Armadas] teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia”. 

A deputada ainda disse  que a nota do Ministério da Defesa só provou que há generais dedicados a ameaçar as eleições. “E, como provou Pazuello, a vida de nosso povo”, concluiu. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Ministra do STF dá prazo para Bolsonaro prestar informações sobre perdão a deputado

26/04/2022

Indulto

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste informações, em 10 dias, sobre o perdão concedido ao deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ). 

O decreto do presidente foi editado na quinta-feira (21), um dia depois de o Supremo condenar o deputado a oito anos e nove meses de prisão por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal e instituições como o próprio STF. 

Ele também foi condenado à perda do mandato, à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa de R$ 212 mil. 

No texto, o presidente não estabeleceu condições para que Silveira tenha direito ao benefício. Na prática, a graça impede a aplicação da pena de prisão e o pagamento de multa, mas os efeitos secundários da condenação permanecem - a inelegibilidade e a perda do mandato. 

A ministra é relatora de seis ações que contestaram a medida na Corte - dos partidos Rede Sustentabilidade, do PDT, do Cidadania, , do PSOL, do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). 

Com informações do G1 

Comente

Homem é alvo de tentativa de homicídio pela segunda vez no interior do RN, diz PM

26/04/2022

João Marcolino Neto, 42 anos, é blogueiro na cidade de Caraúbas. Atingido por disparos no braço e na virilha, ele foi transferido para hospital regional de Moss

Por Inter TV Costa Branca

Homem é alvo de tentativa de homicídio pela segunda vez no interior do RN, diz PM — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Homem é alvo de tentativa de homicídio pela segunda vez no interior do RN, diz PM — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Um homem de 42 anos foi baleado na manhã desta segunda-feira (25), no bairro Sebastião Maltês, em Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como João Marcolino Neto, blogueiro da cidade. De acordo com informações da Polícia Militar, é a segunda vez que ele sofre uma tentativa de homicídio. 

Segundo a PM, o atentado aconteceu por volta das 13h. A vítima estava trafegando na sua motocicleta há 100 metros de sua residência, quando dois homens que estavam atrás de um veículo começaram a atirar. 

O blogueiro foi atingido no braço esquerdo, na virilha e apresentou muitos estilhaços no corpo, de acordo com a PM. 

João Marcolino conseguiu ainda pilotar a moto até o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas, e depois foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O estado de saúde dele é estável. 

O primeiro atentado sofrido pelo blogueiro foi em março de 2020. Ainda de acordo com a polícia não é possível afirmar a motivação no crime. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Comente

Suspeito de matar advogado a tiros em Mossoró se apresenta à Polícia Civil e é preso

26/04/2022

Homem de 38 anos é apontado como autor dos nove disparos que atingiram o advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, no dia 9 de abril.

Por g1 RN

Eliel Ferreira Cavalcanti, de 25 anos, foi morto a tiros em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal

Eliel Ferreira Cavalcanti, de 25 anos, foi morto a tiros em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (25) o suspeito de ter cometido o homicídio do advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júniorocorrido em Mossoró no dia 9 de abril. O homem de 38 anos se apresentou à Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHM) e os policiais deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva. 

Durante as investigações, ele foi identificado como autor dos nove disparos de arma de fogo que atingiram a vítima. O suspeito foi ouvido nesta segunda-feira e, de acordo com a Polícia Civil, confessou a autoria do crime. 

Em entrevista coletiva, o delegado Rafael Arraes deu detalhes sobre o caso e afirmou que o suspeito teria declarado que a motivação foi por acreditar que Eliel Ferreira estava cometendo um crime de roubo (veja abaixo)

 

Comente

Casos confirmados de dengue no RN crescem 192% em 2022

26/04/2022

Em 2021 foram registrados 248 casos confirmados de dengue até a segunda semana de abril. Neste ano foram 725. Os casos de zika e chikungunya também cresceram.

Por g1 RN

Casos confirmados de dengue no RN  crescem 192% em 2022 — Foto: Prefeitura de Cabo Frio

Casos confirmados de dengue no RN crescem 192% em 2022 — Foto: Prefeitura de Cabo Frio

O registro de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya está aumentando este ano em todo o do Rio Grande do Norte em relação a 2021. O número de casos confirmados de dengue, por exemplo, saltou de 248 até a primeira quinzena de 2021 para 725 no mesmo período de 2022 - um aumento de 192%. 

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os números apurados até 9 de abril de 2022 indicam aumentos em alto grau dos casos prováveis das três doenças em comparação a 2021. 

Casos prováveis 

O boletim epidemiológico da Sesap aponta que em 2021, até a segunda semana de abril, foram registrados 435 casos prováveis de dengue, enquanto em 2022 chegou a 3.995 no mesmo período - aumento de 818%. 

Os casos prováveis de chikungunya passaram de 570 para 1.494 - aumento de 162%. Já os casos prováveis de zika passaram de 39 ano passado para 321 em 2022. - aumento de 723%. 

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. 

“É importante que os serviços de saúde estejam atentos à notificação dos casos suspeitos, e que a população esteja atenta aos sinais de alarme, como dor abdominal, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, pois devem procurar imediatamente os serviços de saúde”, explica Sílvia Dinara, coordenadora do programa estadual de combate às arboviroses. 

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, a Sesap reforça os cuidados necessários: 

  • manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; 

  • esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; 

  • não colocar lixo em terrenos baldios; 

  • manter caixas d´água sempre tampadas; 

  • e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. 

A população pode colaborar com a notificação de possíveis focos do mosquito ou possíveis casos de Dengue, Zika ou Chikungunya através do sistema Notifica RN. 

Comente

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 6

25/04/2022

Valor mínimo para cada família é R$ 400

Dinheiro, Real Moeda brasileira

A Caixa Econômica Federal paga hoje (25) a parcela de abril do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 6. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. 

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. 

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. 

Auxílio Gás 

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 6. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil. 

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Neste mês, o benefício corresponde a R$ 51. 

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica. 

Benefícios básicos 

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas. 

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza. 

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-11/agencia-brasil-explica-como-vai-funcionar-o-auxilio-brasil> sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social e o detalhamento dos nove tipos diferentes de benefícios. 

Comente

Receita abre hoje consulta ao lote residual de restituição do IRPF

25/04/2022

Lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores

Imposto de renda 2022.

A consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de abril de 2022 está disponível. Esse lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores, informou a Receita Federal. 

O crédito bancário para 210.153 contribuintes será realizado no dia 29 de abril, no valor total de R$ 180.556.530,18. Desse total, R$ 72.376.567,04 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: são 3.188 idosos acima de 80 anos, 25.119 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 2.295 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 170.448 contribuintes não prioritários. 

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. 

De acordo com a Receita, essa página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. 

A Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. 

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária. 

Comente

Correios fazem novo feirão para venda de imóveis

25/04/2022

Feirão Correios

Correios vão fechar agências e abrir novos formatos de atendimento | VEJA

Nos próximos dias, um feirão dos Correios vai vender imóveis da estatal em cinco estados e no Distrito Federal. Na quinta-feira (28) há licitações programados na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Já no dia 5 de maio, as licitações agendadas são para os estados de São Paulo e Mato Grosso. Desde setembro de 2020, 52 imóveis dos Correios, já foram vendidos. O valor arrecadado nessas transações foi de R$ 38,7 milhões. 

Entre as oportunidades do feirão, um dos destaques é um prédio em Salvador, no bairro da Pituba. Com aproximadamente 35 mil metros quadrados (m²), o imóvel tem localização privilegiada na capital baiana, a apenas duas quadras da praia, em uma região que está entre as mais valorizadas da cidade. Segundo a estatal, considerando todo o terreno, o imóvel tem potencial construtivo estimado de até 105 mil m². 

Outra oportunidade disponível é o imóvel que abrigava a Universidade dos Correios, em Brasília (DF). Localizado em um bairro de alto padrão da cidade, o complexo de mais de 212 mil m² conta com área construída de mais de 21 mil m², compreendendo 14 blocos divididos em pavimentos livres. Possui, ainda, auditório com estrutura de apoio para eventos, área para refeitório, amplos estacionamentos e área recreativa. 

Em Minas Gerais, é possível investir com R$ 150 mil na cidade de Patrocínio de Muriaé. Instalado no centro do município mineiro, o lote comercial conta com área total de 446,76 m² e área construída de 140 m². Em Belo Horizonte, o destaque se encontra no bairro de Prado. São quatro lojas de pavimento térreo com mais de 135 mil m² situados na Avenida Amazonas, região de classe média alta da capital. 

Em São Paulo, os Correios colocam à venda duas lojas comerciais no pavimento térreo da Galeria Nova Conceição. Com área útil de 262,2 m² e área construída de 329,47 m², o terreno está localizado em uma região servida por infraestrutura completa, como rede de energia elétrica, rede telefônica, água e esgoto, linhas regulares de transporte coletivo e serviços públicos comunitários. 

Consultas 

Interessados nas oportunidades, podem consultar as imagens panorâmicas de alguns dos imóveis à venda estão disponíveis no canal dos Correios no YouTube. Já no site do Feirão, é possível fazer buscas por tipo, localidade e finalidade dos imóveis, bem como obter outras informações sobre a descrição, documentação e a região em que se localizam. 

Os interessados poderão visualizar as fotos e vídeos dos prédios, terrenos, lojas, apartamentos, imóveis comerciais e sobrelojas, além de agendar visitas presenciais. Os editais contendo o preço de venda e outros detalhes de cada certame também estão disponíveis na página dos Correios. 

Como participar 

As vendas dos imóveis dos Correios ocorrem em formatos eletrônico e presencial. Para participar no formato eletrônico, é necessário que os interessados se cadastrem na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. Ao concluir o cadastro, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas para participar da disputa online, realizada no site. 

Para participar no formato presencial, é necessário entregar as propostas no local onde será realizado o certame ou nas agências do município onde estão localizados os imóveis, de acordo com o local e horário de atendimento descritos nos editais. Agencia Brasil.

Comente

Bandidos armados roubam carro e fazem arrastões, levando celulares de trabalhadores, na Grande Natal

25/04/2022

Um veículo do tipo Golf tem sido utilizado pelos criminosos

Viaturas Novas da PM RN 29

Viatura da PM. Foto: Ilustrativa - José Aldenir/Agora RN.

Várias denúncias de assalto foram registradas, nesta segunda-feira 25, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Militar, uma dupla de bandidos armados tomou um veículo do tipo Golf e tem feito arrastões pelas ruas da cidade. O alvo dos criminosos são trabalhadores que saem para o serviço durante a manhã, levando seus celulares e outros pertences. 

Os bandidos chegaram de moto em uma das ruas e tomaram o carro de um homem por volta das 05h20. Em seguida, eles praticaram crimes em ruas do bairro Santos Reis e Nova Esperança. 

A Polícia Militar, através do 3º Batalhão, tem intensificado o patrulhamento na região para prender os criminosos, mas, até o momento, ninguém foi encontrado. Agora RN.

Comente

RN tem volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022

25/04/2022

A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm

chuva 1

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte, o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até este domingo (24) tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn. 

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm. 

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. 

Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso. Pelo mapa do monitoramento deste domingo (24), divulgado às 9h15, as chuvas mais intensas nas últimas 24h ocorreram na Microrregião de Pau dos Ferros. 

Apesar dos altos volumes de chuva registrados nas últimas 24h, segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, o coronel Carvalho, o Estado não apresentou ocorrências graves. “A Defesa Civil do estado está acompanhando as chuvas que começaram a cair na sexta e continuaram sábado e hoje. Apesar dos volumes expressivos registrados ontem, não fomos acionados para prestar apoio a nenhum município”, afirmou. 

A previsão para o resto do dia deste domingo é de poucas nuvens na região do Alto Oeste, podendo chover à noite. Na região de Mossoró e Vale do Açu, céu parcialmente nublado com chuvas. Seridó, Agreste e Litoral, parcialmente nublado a claro. 

Comente

Corpo de homem é encontrado boiando em rio na Grande Natal

25/04/2022

Corpo é encontrado Boiando

O corpo de um homem foi encontrado por populares que frequentavam o rio Pium, em Parnamirim, na Grande Natal. Francisco Canindé da Silva, de 38 anos, teria morrido afogado no local, na tarde desse domingo (24). 

Policiais militares foram acionados e isolaram a área. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) compareceu ao local e familiares identificaram a vítima. 

A Polícia Civil deve ficar responsável por apurar o caso. 

Com informações do Portal da 96 FM 

Comente

Polícia encontra corpo dentro de carro incendiado na Grande Natal

25/04/2022

Lamentável

Divulgação PM

 

Um homem foi encontrado morto carbonizado, na noite deste domingo (24) em Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para averiguar o caso de um veículo incendiado. Ao chegar no local, constatou-se que havia um corpo dentro do veículo no momento do incidente. A motivação ou provável autoria do incidente ainda serão investigados. 

O caso foi registrado, por volta das 18 horas, em uma região de mata na comunidade do Lago Azul. O veículo era do tipo Chevrolet Spin, de cor prata. 

A proprietária do carro informou aos policiais que ele estava em posse de um motorista de aplicativo. O homem estava desaparecido, mas não há confirmação se o corpo encontrado pela PM é mesmo do profissional. 

A PM isolou a área e acionou as demais equipes ligadas a segurança pública, como Instituto Ténico-Científico de Perícia (Itep-RN) e Polícia Civil, para fazer a retirada do corpo, perícia e investigação. 

Com informações do Agora RN 

Comente

Fala de Barroso sobre ataque a sistema eleitoral é 'ofensa grave', diz Defesa

25/04/2022

Ofensa Grave

Marcos Correa/PR

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, afirmou neste domingo (24) considerar uma “ofensa grave” a declaração dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas para atacar o processo” eleitoral brasileiro”. 

Por meio de nota, Oliveira afirmou ainda que a fala de Barroso é uma “ilação ou insinuação” e que não há provas de que as Forças Armadas “teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia”. O general também classificou a declaração do ministro do Supremo como “irresponsável”. 

“Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições”, disse Oliveira. 

Na mesma nota, o ministro da Defesa acrescentou que as “Forças Armadas, republicanamente, atenderam ao convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentaram propostas colaborativas, plausíveis e exequíveis, no âmbito da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e calcadas em acurado estudo técnico realizado por uma 

equipe de especialistas, para aprimorar a segurança e a transparência do sistema eleitoral, o que ora encontra-se em apreciação naquela Comissão”. 

“As eleições são questão de soberania e segurança nacional, portanto, do interesse de todos”, acrescentou. 

A fala de Barroso aconteceu em um seminário sobre o Brasil promovido pela Universidade HertieSchool, de Berlim, na Alemanha, em uma participação por teleconferência. 

“E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar? Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo?”, questionou o ministro do Supremo. “Desde 1996 não tem um episódio de fraude no Brasil. Eleições totalmente limpas, seguras e auditáveis”, afirmou Barroso. 

Em março, o TSE recebeu sugestões das Forças Armadas para aprimorar o funcionamento das urnas eletrônicas. O documento foi encaminhado à Comissão de Transparência das Eleições, formada pelo TSE com representantes de diversas instituições e setores da sociedade. 

Confira a nota do Ministério da Defesa: 

A cerca da fala do Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, durante participação, por videoconferência, em um seminário sobre o Brasil, promovido por entidade acadêmica estrangeira, em que afirma que as Forças Armadas são orientadas a atacar e desacreditar o processo eleitoral, o Ministério da Defesa repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas, de que elas teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia. 

Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições. 

As Forças Armadas, republicanamente, atenderam ao convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentaram propostas colaborativas, plausíveis e exequíveis, no âmbito da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e calcadas em acurado estudo técnicorealizado por uma equipe de especialistas, para aprimorar a segurança e a transparência do sistema eleitoral, o que ora encontra-se em apreciação naquela Comissão. As eleições são questão de soberania e segurança nacional, portanto, do interesse de todos. 

As Forças Armadas, como instituições do Estado Brasileiro, desde o seu nascedouro, têm uma história de séculos de dedicação a bem servir à Pátria e ao Povo brasileiro, quer na defesa do País, quer na contribuição para o desenvolvimento nacional e para o bem-estar dos brasileiros. Elas se fizeram, desde sempre, instituições respeitadas pela população. 

Por fim, cabe destacar que as Forças Armadas contam com a ampla confiança da sociedade, rotineiramente demonstrada em sucessivas pesquisas e no contato direto e regular com a população. Assim, o prestígio das Forças Armadas não é algo momentâneo ou recente, ele advém da indissolúvel relação de confiança com o Povo brasileiro, construída junto com a própria formação do Brasil. 

Com informações da CNN 

Comente

INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas; veja como consultar os benefícios

25/04/2022

13º Antecipado

Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (25) a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril. 

Entre os dias 25 de abril e 6 de maio, serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas. Confira mais abaixo os calendários de pagamento dos benefícios. 

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. 

Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo. 

Para quem ganha o benefício no valor do salário mínimo, o piso nacional passou para R$ 1.212 desde 1º de janeiro. Por lei, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo. 

Já os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo tiveram reajuste de 10,16% na remuneração – o teto dos benefícios do INSS passou de R$ 6.433,57 para R$ 7.087,22. 

Como consultar os benefícios 

- Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h; 

- O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento" e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício; 

- A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados. 

Com informações do G1 

Comente

Raio mata dois animais em Pau dos Ferros, RN

25/04/2022

De acordo com dados da Emparn, foram registrados 62 mm de chuva, além de fortes ventos.

 Inter TV Costa Branca

Animais morrem após serem atingidos por raio no interior do RN — Foto: Reprodução

Animais morrem após serem atingidos por raio no interior do RN — Foto: Reprodução

Dois animais morreram depois de serem atingidos por um raio durante uma forte chuva registrada na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, no último sábado (23). De acordo com dados da Emparn, foram registrados 62 mm de chuva, além de fortes ventos. 

A morte de um boi e um jumento ocorreu na comunidade rural do Perímetro irrigado. O proprietário explica que o boi era de uma fazenda próxima. “A chuva não foi brincadeira não. Matou o jumento e o boi do vizinho. Deu um raio e caíram bem pertinho um do outro. As roças são vizinhas”. (vídeo de 1’11”) 

Várias ruas da cidade ficaram alagadas e em um dos pontos um carro foi arrastado pela enxurrada. De acordo com a Defesa Civil do Município, era um ponto de passagem de águas fluviais. 

”No caso dos vídeos postados por populares em que um veículo foi arrastado pela correnteza é um ponto de passagem de águas fluviais que, devido ao grande volume, demanda um pouco mais de tempo para realizar o escoamento das águas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Valécio Diógenes. 

Segundo a Defesa Civil, pelo menos cinco ocorrências foram registradas. Na Rua 25 de Março, uma craibeira tombou. Ninguém ficou ferido. Ainda durante a noite do sábado, equipes da defesa civil com ajuda dos bombeiros, removeram a árvore do local. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve desalojados e em poucas horas a água escoou. 

 

Comente

Inmet alerta para chuvas intensas em 50 cidades do RN; veja lista

25/04/2022

Aviso é válido até 13h desta segunda (25). Chuvas podem atingir o acumulado de até 50 milímetros por dia.

Por g1 RN

Inmet alerta para chuvas intensas em 50 cidades do RN — Foto: Raiane Miranda

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 506 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale até 13h desta segunda (25). 

O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas (entenda melhor na tabela abaixo). 

O Inmet aponta que as chuvas que podem atingir as cidades são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. 

O órgão diz também que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ainda indica evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 

Cidades atingidas pelas chuvas intensas 

  • Água Nova 

  • Alexandria 

  • Almino Afonso 

  • Antônio Martins 

  • Apodi 

  • Augusto Severo 

  • Baraúna 

  • Caraúbas 

  • Coronel João Pessoa 

  • Doutor Severiano 

  • Encanto 

  • Felipe Guerra 

  • Francisco Dantas 

  • Frutuoso Gomes 

  • Governador Dix-Sept Rosado 

  • Itaú 

  • Janduís 

  • Jardim de Piranhas 

  • João Dias 

  • José da Penha 

  • Lucrécia 

  • Luís Gomes 

  • Major Sales 

  • Marcelino Vieira 

  • Martins 

  • Messias Targino 

  • Olho d'Água do Borges 

  • Paraná 

  • Patu 

  • Pau dos Ferros 

  • Pilões 

  • Portalegre 

  • Rafael Fernandes 

  • Rafael Godeiro 

  • Riacho da Cruz 

  • Riacho de Santana 

  • Rodolfo Fernandes 

  • São Francisco do Oeste 

  • São João do Sabugi 

  • São Miguel 

  • Serra Negra do Norte 

  • Serrinha dos Pintos 

  • Severiano Melo 

  • Taboleiro Grande 

  • Tenente Ananias 

  • Timbaúba dos Batistas 

  • Umarizal 

  • Upanema 

  • Venha-Ver 

  • Viçosa 

Graus de severidade das chuvas 

 

 

Perigo Potencial (amarelo) 

Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. 

Perigo (laranja) 

Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades. 

Grande perigo (vermelho) 

Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência. 

Fonte: Inmet 

 

 

Comente

PSDB vai ouvir todos os deputados e lideranças antes de fechar questão para o Governo do Estado

24/04/2022

Presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira ainda não anunciou quem vai apoiar para Governo

Ezequiel OK e1614165285574

Ezequiel Ferreira - Foto: João Gilberto / ALRN

O PSDB Potiguar não vai se aliar a ninguém automaticamente antes de ouvir todos os 12 deputados estaduais, a Executiva Estadual tucana e suas lideranças. O presidente estadual do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira, não vai anunciar agora sua decisão sobre quem vai apoiar formalmente para governador, pois vai iniciar uma agenda no interior e ouvir suas bases. Existem deputados que não vão apoiar Fábio Dantas, do Solidariedade, como é o caso de Dr. Bernardo Amorim, Albert Dickson, Raimundo Fernandes, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues. Esses últimos já procuraram Ezequiel e mostraram a realidade. 

Mas, o pré-candidato ao governo Fábio Dantas, apesar de ser do Solidariedade, anda afirmando que já conta com o apoio do PSDB em sua aliança. Na verdade, seis deputados tucanos da Assembleia Legislativa estão declaradamente com Fábio: Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Nelter Queiroz, Galeno Torquato, Getúlio Rego e José Dias. Esses últimos disputam as últimas vagas da grande nominata do PSDB este ano. Ezequiel vai ouvir, antes, todos os deputados, os prefeitos, vice-prefeitos e os mais de 300 vereadores e dirigentes municipais do partido espalhados pelo Rio Grande do Norte. 

A governadora Fátima Bezerra (PT) não desistiu do apoio de Ezequiel Ferreira a sua reeleição. Ele a apoiou no 2º turno das eleições de 2018, e foi decisivo. Ezequiel já garantiu apoio ao nome de Rogério Marinho (PL) ao Senado. Fábio também já declarou que o presidente da Assembleia “não precisa se decidir agora por candidatura”. “Acho que lá na frente pode ser um agente indutor, por exemplo, de um final de primeiro turno, que esteja precisando de um empurrãozinho pra gente terminar vencendo já no primeiro turno”, afirmou na rádio Jovem Pan News. 

Comente

Com tornozeleira eletrônica, suspeito estupra mulher portadora de deficiência e a ameaça com facão no RN

24/04/2022

Mulher tem deficiência auditiva e mudez

get 7 1

Suspeito preso. Foto: PM.

Um suspeito de cometer estupro contra uma mulher portadora de deficiência auditiva e mudez foi preso, na manhã deste sábado 23, em Vila Flor, no interior do RN. Segundo a Polícia Militar, ele já responde por alguns crimes e também é conhecido pela guarnição local, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. O homem teria invadido a casa da vítima e feito ameaças durante o crime. 

O caso foi registrado por volta das 4 horas da madrugada. O suspeito arrombou o quarto da vítima e a ameaçou com um facão, forçando a mulher a ter relações sexuais com ele. 

A mulher mora com os pais idosos de 78 e 80 anos. Logo que eles acordaram, a vítima informou o crime através de gestos. Em seguida, os policiais foram chamados e iniciaram buscas. 

O suspeito foi preso na localidade conhecida como Beira-Rio. Depois disso, a polícia o encaminhou para a Delegacia de Plantão, para realização dos procedimentos cabíveis. 

Comente

VÍDEO: Muita chuva, ruas alagadas e pessoas quase "ilhadas" em Pau dos Ferros

24/04/2022

Chuvas no RN

 

O final da tarde de sábado em Pau dos Ferros, na região Oeste do RN, foi de muita chuva.  

 

Uma das consequências disso foi que muitas ruas ficaram alagadas. 

 

Em uma deleas, é possível ver veículos quase invadidos pela água e pessoas "ilhadas" em calçadas.  

 

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros 

Comente