RN chega a 159.072 casos confirmados e 3.448 mortes por Covid-19

19/02/2021

Sesap registra 11 óbitos a mais que o boletim do dia anterior.

Por G1 RN

RN contabiliza 159.072 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Anastácia Vaz

RN contabiliza 159.072 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Anastácia Vaz

O Rio Grande do Norte chegou nesta sexta-feira (19) a 159.072 casos confirmados de Covid-19. São 3.448 mortes notificadas no estado desde o início da pandemia. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Outros 667 óbitos seguem sob investigação. 

Na comparação com o boletim de quinta-feira (18), são 1.272 novos casos registrados e 11 mortes a mais. 

O estado contabiliza ainda 77.168 casos suspeitos da doença e outros 354.528 descartados. O número de confirmados recuperados subiu para 118.035, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", segue em 65.815. 

Sesap informa também que 582 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 376 na rede pública e 206 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 66,4% na rede pública e de 80,3% na rede privada. 

No total, 408.741 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 217.364 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 191.377 sorológicos. 

Números do coronavírus no RN 

  • 159.072 casos confirmados 

  • 3.448 mortes 

  • 77.168 casos suspeitos 

  • 354.528 casos descartados 

  • 118.035 confirmados recuperados 

Comente

CGU aponta fraude na compra de 50 ventiladores pulmonares pela Secretaria de Saúde de Natal

19/02/2021

SMS nega irregularidade e cita que aquisição foi feita em modalidade excepcional, em razão da pandemia. Relatório ainda indica prejuízo na compra de equipa

Por G1 RN

Ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal — Foto: Divulgação/CGU

Ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal — Foto: Divulgação/CGU

 Controladoria Geral da União (CGU) apontou que houve fraude processual nos contratos de compra de 50 ventiladores pulmonares por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em uma dispensa de licitação. 

Segundo o relatório de auditoria, na Dispensa de Licitação nº 40/2020, no valor de R$ 1.397.500,00 (cada ventilador por R$ 27.950,00), constam três propostas de preços, além da proposta da empresa vencedora, e todas elas com datas anteriores à abertura do processo. 

"A partir da análise inicial das propostas comerciais desses potenciais fornecedores, foram verificadas inconsistências que, no exame mais aprofundado, se confirmaram na negativa de participação da empresa LemOde e desconhecimento do processo e especificações dos ventiladores por parte das empresas TopLum e White Martins", cita o relatório. 

As três empresas foram questionadas pela auditoria da CGU. 

A empresa LemOnde negou que o documento que consta no processo tenha sido enviado por ela para participação no certame. "Como se observa na manifestação da empresa consultada, ela não participou do certame e desconhece a autoria da proposta que leva a sua logomarca, o que acena na direção de tratar-se de um documento falso", diz o relatório da CGU. 

Comente

Governadora anuncia decreto com recomendação para bares e restaurantes fecharem às 22h no RN

19/02/2021

Escolas privadas vão seguir com aulas presenciais, apesar de recomendação do comitê científico. Documento será publicado neste sábado (20) e municípios

 Inter TV Cabugi e G1 RN

Reunião da governadora Fátima Bezerra com prefeitos — Foto: Divulgação/Governo do RN

Reunião da governadora Fátima Bezerra com prefeitos — Foto: Divulgação/Governo do RN

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta sexta-feira (19) que vai publicar um decreto neste sábado (20) recomendando aos municípios que bares e restaurantes fechem as portas depois das 22 horas. 

A decisão está baseada numa recomendação feita pelo comitê científico estadual diante do aumento do número de casos de Covid-19 no estado e da pressão nos leitos críticos em todo o Rio Grande do Norte, principalmente na Grande Natal. 

"Diante desse contexto, o governo do estado vai editar um decreto no próximo sábado (20), em que nós vamos recomendar aos municípios as orientações em geral que o comitê científico apontou, especialmente no que diz respeito à restrição ao horário de funcionamento de bares e restaurantes e a proibição de eventos pelos próximos 14 dias", disse a governadora. 

A decisão foi anunciada após duas reuniões que envolveram prefeitos da Região Metropolitana e de cidades polos do estado, além de gestores da área de saúde, Ministério Público do RN e chefes de outros poderes estaduais. 

Fátima Bezerra também disse que não recomendará no decreto a suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares pelos próximos 14 dias, o que também foi sugerido pelo comitê científico. 

"Após fazermos uma discussão, dialogando com a representação dos pais, dos estudantes, entidades representativas dos estabelecimentos de ensino, ouvindo a nossa equipe na área de educação, nós resolvemos não acatar essa sugestão do comitê", disse a governadora. 

"Não haverá suspensão das aulas nas escolas particulares. Nós vamos através de portaria reforçar a necessidade do cumprimento dos protocolos sanitários adotados nas escolas". 

Outra recomendação atendida pela governadora e que estará no decreto é sobre as barreiras sanitárias. 

"Estamos recomendando a instalação das barreiras sanitárias, estamos também recomendando a intensificação de ações conjuntas, inclusive através do Pacto pela Vida, para que essas novas medidas sejam rigorosamente cumpridas. Elas se fazem necessárias diante desse contexto de pandemia", afirmou. 

A governadora explicou que os decretos serão em forma de recomendação, cabendo aos municípios atenderem, já que a adoção dessas medidas compete às prefeituras. Apesar disso, ela acredita que os gestores municipais se mostraram receptivos para as medidas. 

"Nós obtivemos amplo consenso e apoio no favoráveis às orientações emanadas do comitê científico que, diante do reconhecimento da pandemia, orienta o uso de medidas mais restritivas. Todos os prefeitos e gestores da Região Metropolitana e dos municípios polos, e os chefes dos demais poderes, foram favoráveis às medidas. Os prefeitos adiantaram que vão publicar decretos no âmbito local adequando essas orientações às peculiaridades, especificidades de cada município", disse. 

Municípios como São Gonçalo, Parnamirim e Ceará-Mirim, que tiveram representantes nas reuniões, já confirmaram que vão adotar as medidas através de decretos municipais. 

Em Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) disse que consultará o comitê científico municipal para tomar as decisões. "Não resolvemos ainda. Deveremos voltar a nos reunir para estudar medidas restritivas para fazer com que essas medidas sejam de uma forma mais intensas e aumentar a fiscalização", disse. 

 

"Vamos estudar a possibilidade de diminuir o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Estamos analisando com o comitê científico quais as medidas que podemos complementar. À princípio, estamos analisando apenas a diminuição do horário de funcionamento de bares e restaurantes. Nada mais do que isso à princípio. Mas na reunião, outras ideias devem surgir e podemos aprofundar, melhorar, aumentar essas medidas restritivas". 

Comente

Assaltantes roubam carro e atropelam casal durante fuga em Natal

19/02/2021

Caso aconteceu na noite desta quinta-feira (18) na capital potiguar. Vítima ficaram feridas.

Por Inter TV Cabugi

Hospital Walfredo Gurgel (Arquivo) — Foto: Priscylla Miranda/Inter TV Cabugi

Hospital Walfredo Gurgel (Arquivo) — Foto: Priscylla Miranda/Inter TV Cabugi

Um casal foi atropelado por criminosos em fuga, na noite desta quinta-feira (18), na Zona Sul de Natal. Homem e mulher ficaram feridos e foram socorridos ao Hospital Walfredo Gurgel. 

De acordo com a polícia, assaltantes haviam roubado uma caminhonete minutos antes em um posto de combustíveis na marginal da BR-101, na altura do conjunto Mirassol. 

Na fuga, em alta velocidade, eles acabaram batendo o veículo em uma moto, onde seguia um casal: um homem de 22 anos e uma mulher de 20, que voltavam do trabalho. 

A batida aconteceu na avenida Salgado Filho, próximo ao cruzamento com a avenida Nascimento de Castro. Os bandidos deixaram as vítimas no local, feridas, e seguiram em fuga. Nenhum suspeito foi preso. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias ao local, onde o casal foi atendido. Ambos tiveram ferimentos leves e foram levados ao Hospital Walfredo Gurgel para receber atendimento e passar por exames. 

Comente

Homem é preso após ser flagrado com mais de 200 caixas de anabolizantes no RN

19/02/2021

Prisão foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal em Mossoró, na noite desta quinta-feira (18).

Por G1 RN

Anabolizantes foram apreendidos pela PRF e levados à delegacia em Mossoró — Foto: Divulgação

Anabolizantes foram apreendidos pela PRF e levados à delegacia em Mossoró — Foto: Divulgação

Um homem de 26 anos foi preso por tráfico de anabolizantes após ser flagrado com mais de 200 caixas com produtos do tipo na noite desta quinta-feira (18). A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal em Mossoró, na região Oeste potiguar. 

De acordo com a corporação, o caso aconteceu na altura do quilômetro 36 da BR-304, por volta das 21h30. Uma equipe abordou o condutor de um carro modelo Civic de cor cinza e, ao fiscalizar o interior do veículo, localizou 209 caixas de substâncias anabolizantes. 

Ainda segundo a PRF, a comercialização dos medicamentos é permitida apenas às empresas autorizadas pelo Ministério da Saúde e eles só podem ser vendidos com apresentação de receita médica. 

Diante do flagrante o condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró. 

Comente

Mãe e filho são assassinados dentro de casa no Oeste potiguar

19/02/2021

Caso aconteceu na noite desta quinta-feira (18) em Felipe Guerra. De acordo com a Polícia Civil, crime tem características de execução.

 Inter TV Costa Branca

Antônia Geides de Góis e Silva, de 65 anos, e Paulo Wictor de Góis e Silva, de 35, foram mortos a tiros em Felipe Guerra, RN — Foto: Reprodução

Antônia Geides de Góis e Silva, de 65 anos, e Paulo Wictor de Góis e Silva, de 35, foram mortos a tiros em Felipe Guerra, RN — Foto: Reprodução

Mãe e filho foram assassinados dentro de casa na noite desta quinta-feira (18), no município de Felipe Guerra, na região Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Civil, o crime tem características de execução. 

Segundo o delegado Teixeira Júnior, que esteve no local do crime, testemunhas contaram que dois homens em uma moto chegaram ao local e invadiram a casa. No momento do crime só estavam mãe e filho em casa. As vítimas foram identificadas como Antônia Geides de Góis e Silva, de 65 anos e Paulo Wictor de Góis e Silva, de 35. 

“Trata-se de uma execução. Vários disparos. Eles adentraram na residência, tudo indica que foram duas pessoas, segundo informações locais. A senhora foi morta primeiro. Ela estava na sala e o filho foi encontrado no quintal, como se tivesse se escondido para fugir”, contou o delegado. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a arma utilizada no crime foi possivelmente uma pistola 380. A Polícia Militar relatou ao delegado que há algumas semanas a casa onde as vítimas moravam teria sido alvejada por criminosos. Paulo Wictor, segundo o delegado, não tinha passagens pelo sistema prisional. 

Os investigadores também descobriram que Antônia Geides teve um filho assassinado há cerca de 5 meses no estado de Goiás. Ele era suspeito de envolvimento com crimes de pistolagem. Segundo o delegado, as investigações vão indicar se os dois crimes têm alguma relação ou não. 

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró. 

Comente

Com mais de 80% dos leitos ocupados no RN, governo convoca prefeituras e MP para discutir novas medidas contra Covid-19

19/02/2021

Reunião é prevista para a tarde desta sexta (19). Comitê científico do estado sugeriu suspensão de aulas presenciais em escolas, fechamento de bares e rest

Por G1 RN

O governo do Rio Grande do Norte chamou representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e prefeituras dos municípios da região metropolitana de Natal para discutirem medidas a serem adotadas por causa do aumento da ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A taxa passou de 80% no estado e se aproxima dos 90% na Grande Natal. 

A taxa de ocupação dos leitos críticos não passava de 80% no estado desde julho de 2020, segundo dados da plataforma Regula RN - usada pelo estado para administrar os leitos. 

A governadora Fátima Bezerra (PT) fará parte da reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (19), a partir das 15h, com procuradores dos Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, e prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal. O encontro será na sede do governo do estado. 

Ainda de acordo com o governo, o objetivo é discutir e reforçar as ações do Pacto pela Vida, devido ao aumento de casos da Covid-19 e a sobrecarga nos hospitais da capital e das cidades circunvizinhas. 

comitê científico do estado sugeriu uma série de medidas como a suspensão das aulas presenciais em escolas particulares por duas semanas, fechamento de bares e restaurantes a partir das 22h e suspensão da realização de cirurgias eletivas. O governo ainda não tomou uma decisão sobre as propostas. 

Os números mais recentes no Rio Grande do Norte, mostram uma taxa de ocupação de UTI Geral de 81,7%. De acordo com o próprio governo, o recomendável é que essa taxa de ocupação seja de, no máximo, 80% para o manejo adequado desses leitos. 

A situação mais grave é na Região Metropolitana, com 87,5% de ocupação dos leitos críticos. A taxa está acima dos 80% na região há quase duas semanas. Dez unidades de saúde, entre elas o Hospital de Campanha de Natal, o Giselda Trigueiro e o Onofre Lopes, não têm mais vagas. No Hospital João Machado, a taxa de ocupação é de 96%. São 29 leitos, mas apenas 1 estava vago até a noite dessa quinta-feira (18). 

Na região do Oeste potiguar, a taxa de ocupação está em 71,6% e no Seridó ela chega a 82,9%. 

Empresários protestam 

Embora o estado ainda não tenha divulgado nenhuma decisão em relação às propostas do comitê científico, empresários protestaram contra as propostas de suspensão das atividades. Em nota, a associação de bares e restaurantes, por exemplo, considerou que a maioria dos estabelecimentos estão seguindo as normas sanitárias. "Não podemos ser responsabilizados por erros e desrespeito de uma insignificante minoria", considerou. 

A associação que representa escolas privadas no estado considerou que as instituições tomaram todas as medidas necessárias para evitar a transmissibilidade e que a suspensão das aulas representaria um retrocesso para o setor, "que já vislumbrava uma recuperação e passava a ganhar a confiança das famílias para os filhos retornarem às salas de aula com os protocolos adotados". 

Comente

Com sistema pressionado, Secretaria de Saúde do RN prevê abertura de mais 40 leitos de UTI para Covid-19 na Grande Natal

19/02/2021

Taxa de ocupação está acima de 80% no estado. No início da tarde desta sexta-feira (19), 11 hospitais com leitos da rede pública tinham suas UTIs para Covi

Por G1 RN

Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) terá 10 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) terá 10 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Com o sistema de saúde pressionado por uma ocupação superior a 80% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou que tenta abrir mais 40 leitos críticos para pacientes com Covid-19 somente na região metropolitana de Natal, onde a taxa de ocupação se aproxima dos 90%. 

De acordo com a pasta, a perspectiva é de instalar leitos em unidades de saúde do estado, da União e também de municípios da Grande Natal: 
 

  • Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal) - 10 

  • Hospital Giselda Trigueiro (Natal) - 10 

  • Hospital de Campanha de Natal (com disponibilização de equipamentos) - 10 

  • São Gonçalo do Amarante - 5 

  • Parnamirim - 5 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ainda afirmou não houve fechamento de leitos durante a pandemia, mas confirmou que houve "reversão de leitos críticos Covid para leitos de UTI Geral, justificada à época pela baixa ocupação que o Rio Grande do Norte vinha apresentando". 

Segundo a Sesap, a habilitação de um leito de UTI Covid só é mantida se houver uma justificativa de ocupação superior a 50%, conforme considera a área técnica do Ministério da Saúde. Por isso os leitos foram revertidos. 

Comente

Carros batem de frente e seis pessoas ficam feridas na RN-120

18/02/2021

Segundo Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), um dos carros teria feito uma ultrapassagem irregular, provocando o acidente.

Por G1 RN

Acidente envolvendo 2 veículos na RN-120, na manhã desta quinta-feira (18), deixa 6 feridos — Foto: redes sociais

Acidente envolvendo 2 veículos na RN-120, na manhã desta quinta-feira (18), deixa 6 feridos — Foto: redes sociais

Seis pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na manhã desta quinta-feira (18), na RN 120, entre os municípios de Santo Antônio e Nova Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. 

O acidente aconteceu por volta das 7h30. De acordo com o 5º Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), os carros envolvidos - um Celta que seguia de Santo Antônio para Nova Cruz e um Palio, que vinha em sentido contrário - bateram de frente. 

O motivo da colisão, segundo o DPRE, foi uma ultrapassagem irregular em faixa contínua feita pelo motorista do Celta. 

Depois de baterem de frente, os carros foram parar às margens da rodovia e chegaram a capotar. Os veículos ficaram de cabeça para baixo e um deles com a traseira levantada. 

Uma das vítimas ficou presa às ferragens. Segundo informações da PM, o corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate, mas antes mesmo que os bombeiros chegassem ao local, a vítima foi retirada do carro pela equipe do Samu. 

Quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio e outras 2 foram levadas para o Hospital Clóvis Sarinho, em Natal. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas 

Comente

Servidores municipais da educação protestam contra demissão de terceirizados nas escolas de Natal

18/02/2021

Cerca de 400 trabalhadores que prestavam serviço às escolas foram desligados e não houve novas contratações. Nesta quinta (18) estava marcada a retomada da

Intertv Cabugi

Funcionários da rede municipal de ensino de Natal protestaram contra a demissão de terceirizados — Foto: Ayrton Freire / Intertv Cabugi

Funcionários da rede municipal de ensino de Natal protestaram contra a demissão de terceirizados — Foto: Ayrton Freire / Intertv Cabugi

iretores e funcionários de escolas municipais de Natal, protestaram na manhã desta quinta-feira (18), em frente a Secretaria Municipal de Educação contra a demissão de funcionários terceirizados. Cerca de 400 trabalhadores que prestavam serviço às escolas foram desligados e não houve novas contratações. Nesta quinta (18) estava marcada a retomada das aulas da rede municipal de ensino no formato remoto. 

Mas os servidores efetivos afirmam que as unidades não possuem condições para retomada, sem a presença dos terceirizados. Os trabalhadores desligados desempenhavam funções porteiro, merendeira, auxiliar de cozinha e de secretaria, entre outras. Durante o protesto, os servidores exibiram cartazes com os nomes dos colegas demitidos. 

Os trabalhadores terceirizados contam que foram pegos de surpresa com a notícia da demissão. Francisca da Paz, de 52 anos, foi uma das demitidas, ela trabalhava há 7 anos no CMEI Luiz Godeiro, no Gramorezinho, como auxiliar de cozinha. “Eu dava a vida por aquele trabalho. A gente era pra tudo, o que precisasse lá eu tava disponível. Fui pega de surpresa. Mandaram assinar um papel, eles chamaram na firma, e eles disseram que era da secretaria e que não podiam fazer nada pela gente”, contou Francisca. 

Rossana Séphora, é diretora administrativa do CMEI Maria Eulália, no bairro do Alecrim e contou que na unidade 4 funcionários terceirizados foram desligados: 1 da limpeza, 2 porteiros e o único funcionário da secretaria. “Então nós não temos condições de voltar, porque, fizemos todos os protocolos de volta e eles estavam envolvidos nesses protocolos. E agora a gente vai ficar sem esses funcionários. A gente não vai voltar”, explica a servidora. 

Comente

CoronaVac: RN registra perda de 10 doses e analisa 61 que passaram por oscilação de temperatura

18/02/2021

Perda é considerada pequena e é suprida por reserva técnica, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde.

G1 RN

Vacina contra a Covid-19 — Foto: Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas

Vacina contra a Covid-19 — Foto: Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas

Quase um mês após o início da vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) registra a perda de 10 doses da vacina CoronaVac e investiga o caso de 61 doses que passaram por uma "oscilação" de temperatura. Essas últimas não são consideradas perdidas enquanto a análise não for concluída. 

Os números foram solicitados pelo G1 nesta quinta-feira (18). A quantidade de perdas é considerada pequena pelas autoridades estaduais e as doses serão repostas por uma reserva técnica do governo do estado - que armazenou cerca de 5% dos imunizantes recebidos 

As 10 doses foram perdidas ainda na primeira remessa de vacinas enviadas pelo governo aos municípios, durante o transporte, com a quebra de um frasco. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Maia, cada frasco conta com 10 doses. Após o recipiente ser aberto, todas as doses devem ser aplicadas em até 6 horas. 

Outro caso está sob investigação: é o de 61 doses do município de Grossos que passaram por uma oscilação de temperatura, após o refrigerador do município desligar durante uma queda de energia. O caso aconteceu em um fim de semana. 

"Constataram que essas doses passaram mais de cinco horas em uma temperatura de cerca de 26 graus, uma temperatura inadequada", considerou Kelly Maia. O município havia recebido apenas 70 doses para vacinação de idosos e precisou suspender a imunização durante a investigação. 

"Se for constatada perda, vamos enviar doses que estão na reserva técnica. Se não, as doses serão devolvidas ao município. Não podemos considerar essas doses ainda como inviáveis pra uso. Temos que aguardar retorno da análise", apontou. 

A Secretaria de Saúde não considera perdas as doses que foram aplicadas de forma errada - inclusive no caso de uma mulher que mora em Natal e tomou uma dose da vacina de Oxford e outra da CoronaVac. Sobre o assunto, a Sesap afirmou que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de uma terceira dose. 

Vacinação 

O Rio Grande do Norte recebeu, até agora, cerca de 175,3 mil doses das vacinas da CoronaVac e de Oxford enviadas pelo Ministério da Saúde. Foram pouco mais de 143.800 de CoronaVac e 31.500 de Oxford. O governo do estado espera receber um novo lote na próxima semana. 

O sistema RN + Vacina, usado pelo estado, registrava 77.851 pessoas vacinadas até a manhã desta quinta-feira (18). 

O primeiro lote com vacinas chegou ao estado no dia 19 de janeiro: 82.440 doses da vacina CoronaVac. Como a vacinação ocorre em um intervalo de 28 dias, metade do estoque foi usado para primeira aplicação e a outra metade para o reforço. 

Em 24 de janeiro, o estado recebeu mais 31.500 doses da vacina de Oxford. O reforço da vacina pode ser tomado até três meses após a primeira aplicação. Por isso, todas as doses deveriam ser usadas ainda para primeira aplicação. 

Um dia depois, o estado recebeu mais mais uma remessa da CoronaVac - 14.600 doses. E no dia 7 de fevereiro, chegou a quarta remessa, com 46.800 doses. 

Comente

João Cãmara : Após 5 mortes por Covid-19 em 4 dias, cidade determina fechamento de estabelecimentos e espaços públicos

18/02/2021

Em menos de uma semana João Câmara passou de 20 para 25 óbitos confirmados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Prefeitura anunciou decreto co

Por G1 RN

Município de João Câmara, no RN, registrou cinco mortes por Covid-19 em quatro dias — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Município de João Câmara, no RN, registrou cinco mortes por Covid-19 em quatro dias — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O município de João Câmara, na região do Mato Grande, anunciou que vai publicar, nesta quinta-feira (18), um novo decreto endurecendo as medidas de combate a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registrou 5 mortes em quatro dias, passando de 20 para 25 óbitos confirmados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O decreto vai valer a partir desta sexta-feira (19), e tem validade de 15 dias. 

De acordo com a secretaria municipal de saúde, nos últimos dias o número de atendimentos diários no Ponto de Apoio a Covid quadruplicou, subindo de uma média de 20 para cerca de 80 por dia. A unidade recebe pacientes com sintomas iniciais e realiza testes. O funcionamento era de 12 horas por dia e passará a ser 24h. 

Por causa desse crescimento no número de óbitos e da procura por atendimento, a prefeitura decidiu publicar o decreto para limitar. “É um decreto com várias medidas diante da situação do aumento imenso de casos no município. A prefeitura, junto com o gabinete de crise foi obrigada a adotar essas medidas pra tentar diminuir a taxa de transmissibilidade”, explica o secretário de saúde, Bruno Augusto. 

Entre as medidas estão o fechamento das escolas particulares que tinham retomados aulas presenciais; fechamento de bares; proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo nos estabelecimentos; cancelamento de eventos públicos e privados que possam provocar aglomerações. O município tem uma população estimada em 35.160 pessoas. 

O texto do decreto também prevê que praças públicas fiquem interditadas e com as luzes apagadas. O secretário informou que haverá fiscais nesses pontos. Quadras esportivas, campos de futebol, arenas e academias também devem fechar durante 15 dias. 

Uma das vitima da doença na cidade foi Valdenuzia Lucas Brito dos Santos, de 49 anos. Ela deu entrada na quarta-feira (10) no Hospital Regional de João Câmara, com insuficiência respiratória. Segundo o irmão dela, Valdemberg Lucas de Brito, ela só realizou o teste que confirmou a Covid-19, na terça-feira (15). 

Comente

Após aumento de casos de Covid-19, comitê científico do RN recomenda suspensão de aulas e fechamento de bares e restaurantes depois das 22h

18/02/2021

Medidas seriam, inicialmente, para 14 dias. Especialistas consideram que aglomerações geraram crescimento da contaminação e preveem novo aumento nas próxim

G1 RN

O comitê científico do Rio Grande do Norte emitiu nesta quinta-feira (18) uma nova recomendação ao governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19 em território potiguar. Entre as recomendações, estão a suspensão da aulas presenciais nas escolas privadas por pelo menos 14 dias e o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h também, inicialmente, por duas semanas. 

O Governo do Estado ainda avalia as recomendações enviadas pelo comitê. 

No documento, o comitê também cita que devem ser feitas barreiras sanitárias com os estados da Paraíba e Ceará, bem como nos portos e aeroportos, "assim como implementação de barreiras sanitárias e intensificação do monitoramento e rastreio nos municípios sabidamente turísticos do estado do RN". A recomendação se dá também pela circulação das novas variantes do coronavírus no país. 

Também foi recomendada a suspensão das atividades ambulatoriais de clínicas e consultórios e serviços públicos de rotina que não comprometam o cuidado continuado ao paciente e de cirurgias eletivas que demandem uso de leitos críticos na Região Metropolitana. 

Outra recomendação é proibir eventos em toda a orla do RN por 14 dias e fortalecer os cuidados preventivos nas academias quanto ao uso de máscaras e distanciamento social, inclusive com aplicação de multa. (Veja todas as recomendações no fim). 

Comente

Fisioterapeuta é vacinada contra Covid-19 com doses diferentes em Natal

18/02/2021

Secretaria Municipal de Saúde informou que a profissional está em monitoramento remoto e notificada para acompanhamento de possível evento adverso

Fisioterapeuta é vacinada contra covid-19 com doses diferentes em natal

Erro aconteceu na terça-feira 16 - Foto: Pixabay
Uma profissional de saúde de Natal tomou duas doses de vacina contra Covid-19 de imunizantes diferentes. A fisioterapeuta tomou a primeira dose (da vacina de Oxford) em janeiro. Já a segunda dose, aplicada na terça-feira 16, foi da CoronaVac. O que é um erro, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reconhece. Em nota enviada à imprensa, a SMS informou que a profissional está em monitoramento remoto e notificada para acompanhamento de possível evento adverso. Durante esse processe de observação, será definido se a profissional vai tomar a segunda dose da vacina de Oxford no tempo certo conforme bula do medicamento. “Esse foi o primeiro caso, isolado, onde pode ter havido falha no processo, uma vez que a paciente não fez o autocadastro e o nome estava ilegível no documento, sendo cadastrada posteriormente apenas com CPF”, esclareceu o texto da pasta. A SMS Natal reforçou que sempre informa aos usuários o tipo de vacina aplicado naquele momento com estimativa de esquema vacinal para a segunda dose.

Comente

Pazuello confirma novo lote de vacinas para o RN na próxima semana

18/02/2021

Covid-19

A governadora Fátima Bezerra voltou a cobrar ao Ministério da Saúde (MS) o envio das doses para a imunização das comunidades indígenas e a inserção dos profissionais da educação e das pessoas com deficiência nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. O alerta foi feito nesta quarta-feira (17), durante reunião virtual do Fórum dos Governadores do Brasil com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na ocasião, Pazuello confirmou a previsão de chegada de um novo lote de vacinas ao Rio Grande do Norte no próximo dia 24.

 

“Reitero meu apelo para que as vacinas destinadas às comunidades indígenas do RN cheguem. O Ministério já sinalizou que as doses seriam entregues, uma vez que já estavam inseridos nos grupos prioritários, mas nada aconteceu. Também entre os grupos prioritários não podemos esquecer dos profissionais da educação, assim como das pessoas com deficiência”, destacou Fátima.

Outro tema bastante discutido foi a  divulgação do cronograma de envio das vacinas a todos os estados brasileiros. Pazuello afirmou que, até o fim desta semana, as datas serão reveladas. Ele ainda declarou que a meta do MS é vacinar, até julho, 50% da população prioritária do país e chegar a 100% até o fim do ano.

O coordenador do Fórum, Wellington Dias, chamou a atenção para a necessidade de discussão junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) sobre a proposta do Ministério em, a partir de agora, fazer os repasses federais por leitos ocupados e não mais por leitos habilitados. “Ainda há uma forte tendência de adoecimento no país. É preciso deixar os leitos para suprir as demandas de hoje e as de amanhã”, alertou.

Outra cobrança da governadora ao Ministro foi com relação ao aumento do número de doses entregues aos estados. “É preciso ampliar o número de doses das vacinas. O Governo Federal tem de fazer um esforço cada vez maior para ter mais alternativas de aquisição e avançar.” A chefe do Executivo ainda declarou que somente com o cumprimento do cronograma pelo Governo Federal será possível aos estados se prepararem junto aos seus municípios.

 

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

Covid-19: Dez hospitais públicos estão com 100% dos leitos críticos ocupados no RN

18/02/2021

Taxa de ocupação no estado está em 78,1% e na Grande Natal em 86,6%. Três dos hospitais com lotação máxima ficam na capital potiguar.

G1 RN

Leitos do Hospital João Machado, que está atualmente com 100% de ocupação  — Foto: Divulgação

Leitos do Hospital João Machado, que está atualmente com 100% de ocupação — Foto: Divulgação

Dez hospitais públicos do Rio Grande do Norte estão com 100% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados. É o que aponta o Regula RN, plataforma que monitora as internações pela doença em todo o estado. A consulta foi realizada às 17h45 desta quarta-feira (17). Há quatro dias, eram seis. 

Os hospitais que estão com lotação máxima são: 

  • Hospital Colônia Dr. João Machado (Natal) 

  • Hospital de Campanha (Natal) 

  • Hospital Giselda Trigueiro (Natal) 

  • Hospital Manoel Lucas de Miranda (Guamaré) 

  • Hospital Maternidade Divino Amor (Parnamirim) 

  • Hospital Regional de João Câmara (João Câmara) 

  • Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (Mossoró) 

  • Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal (Santo Antônio) 

  • Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (Assu) 

  • Maternidade Infantil Integrada de São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi) 

Comente

Girão diz que prisão de deputado é seletiva: 'Lula e Flordelis estão soltos'

17/02/2021

Prisão

Câmara dos Deputados

O deputado General Girão (PSL-RN) afirmou nesta terça-feira (17), nas redes sociais, que a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) é "seletiva". Silveira foi detido por ordem do ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após divulgar vídeo com ameaças à Corte. 

"O Lula está solto. A Flordelis, também. André do Rap foi favorecido pelo STF. Mas, o deputado com imunidade e prerrogativa parlamentar acaba de ser preso, por decisão do Alexandre de Moraes. Seletivo mais que isso, desconheço. #stfvergonhanacional", afirmou o deputado. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

 

Comente

Novo auxílio emergencial deve ser pago a quase 40 milhões

17/02/2021

Volta do benefício está em negociação com o Congresso e deverá voltar ao bolso de beneficiários a partir de março

Valor das parcelas está entre R$ 250 a R$ 300

Valor das parcelas está entre R$ 250 a R$ 300

novo auxílio emergencial deverá ser pago a quase 40 milhões de pessoas, incluindo os 14 milhões do Bolsa Família. Um levantamento do Ministério da Economia indica que será esse o número de beneficiários. A estimativa é de pessoas que ainda estão em situação de vulnerabilidade. 

O governo encerrou no fim do ano o programa que começou em abril e beneficiou 68 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mas a pressão política e econômica, com a escalada dos casos de covid-19 após as festas de fim de ano, fez o tema voltar à tona. 

O governo federal está negociando com o Congresso Nacional uma nova rodada do benefício, mas que não comprometa teto de gastos. 

 

A pedido do presidente Jair Bolsonaro, foi apresentado um valor de no mínimo R$ 250 pela equipe econômica aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, na última sexta-feira (12), em reunião na residência oficial da Presidência da Câmara. 

O valor do auxílio, no entanto, pode chegar a R$ 300. Vai depender do número de parcelas. Se forem três, aumentam as chances de o valor ser de R$ 300. Mas, no caso de quatro parcelas, a tendência é de que o benefício seja de R$ 250.

Pelo acordo, o Senado vai incluir na PEC do Pacto Federativo e Emergencial uma "cláusula de calamidade" para permitir o pagamento do auxílio sem estourar o teto de gastos. A intenção é voltar a pagar o auxílio em março.

 

Comente

PM fiscaliza aglomerações no estado; bares são interditados na zona Sul de Natal

17/02/2021

Dentro das ocorrências, a PM informou que realizou apreensão de um 'paredão de som' em Cidade Nova e em Nova Descoberta em Natal. Além de fiscalização de

Pm fiscaliza aglomerações no rn; bares são interditados na zona sul de natal

Dois bares da zona Sul de Natal foram interditados não cumprirem as determinações legais de distanciamento. Foto: Divulgação/PM

 

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou abordagens nesta segunda-feira, 15, em praias e bares do estado para fiscalizar o cumprimento das medidas de sanitárias de combate a pandemia de Covid-19. Dois bares na avenida Roberto Freire, na zona Sul de Natal, foram interditados por não cumprirem as determinações legais de distanciamento. Dentro das ocorrências, a PM informou que realizou apreensão de um ‘paredão de som’ em Cidade Nova e em Nova Descoberta em Natal. Além de fiscalização de denúncia em Brasília Teimosa, Alecrim, Parque dos Coqueiros, Redinha e Cidade da Esperança. A polícia também realizou ações nas Praias de São Miguel do Gostoso, Redinha, Touros, Pitangui, Graçandu, Barra do Rio e Pipa. Desde a sexta-feira, 12, que circula nas redes sociais vídeos de aglomeração na praia de Pipa, nesta segunda-feira, o Governo do RN enviou uma força-tarefa para coibir a desobediência das normas de distanciamento social.

Comente

Confederação dos municípios pede saída de Pazuello por falhas na vacinação

17/02/2021

De acordo com Confederação, prefeitos têm procurado a entidade para reclamar sobre a suspensão da vacinação a partir desta semana

entrevista eduardo pazuello mcamgo abr

Confederação Nacional de Municípios (CNM) pede saída do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu hoje nesta terça-feira, 16, a saída do ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por falhas na vacinação contra a covid-19 no Brasil. “Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas”, diz nota assinada pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi. Segundo a CNM, prefeitos têm procurado a entidade para reclamar sobre a suspensão da vacinação a partir desta semana, “em consequência da interrupção da reposição das doses e da falta de previsão de novas remessas pelo ministério”. Por isso, avalia a CNM, é “urgente e inevitável a troca de comando da pasta para o bem dos brasileiros”. Também nesta terça-feira, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) criticou o governo federal por falhas na vacinação. A entidade atribuiu a “escassez e falta de doses de vacinas em cidades de todo o país” a “sucessivos equívocos do governo federal na coordenação do enfrentamento à covid-19”. O Fórum dos Governadores também está pressionando Pazuello devido à falta de doses de vacina e deve se reunir com o ministro na quarta-feira (17). Pazuello investigado O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta segunda, 15, que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga suposta omissão de Pazuello na crise sanitária no Amazonas. Entre os pedidos feitos pela PGR e autorizados pelo ministro, estão a requisição dos e-mails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Amazonas, além de depoimentos de representantes da empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de cilindros de oxigênio para o estado. Como o UOL mostrou em janeiro, o Ministério da Saúde foi informado uma semana antes do oxigênio acabar em Manaus, mas tomou medidas de pouco alcance frente ao tamanho da crise. 
 
Agora RN.

Comente