Hoje é dia do:
-"Não tem carteira na sala pra você"
-"Como cê consegue escrever com essa mão?"
-"Porque você não tenta usar a outra?"
-"Nossa, que estranho"
-Mas porque você não aprende a tocar violão pra direito?"
-"Poxa, o arame do caderno machuca, ne?" #DiaDoCanhoto
Senado cobra ajuda para estados em troca da reforma da Previdência
14/08/2019
Senadores se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir o endosso do governo com a aprovação do pacote de medidas que compõem a revisão d

Simone Tebet informou que Guedes comprometeu-se em ir à próxima reunião de líderes no Senado
Agência Brasil
A aprovação da reforma da Previdência no Senado tramitará em paralelo com uma agenda de ajuda para estados e municípios, disseram ontem, 13, à noite os senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Eles se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir o endosso do governo com a aprovação do pacote de medidas que compõem a revisão do pacto federativo.
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet informou que Guedes comprometeu-se em ir à próxima reunião de líderes no Senado, na próxima terça-feira, 20, explicar a revisão do pacto federativo. Ela e Jereissati, relator da reforma da Previdência na CCJ, conversaram com Guedes sobre o cronograma de discussão e votação da proposta no Senado, anunciado mais cedo.
Os dois senadores explicaram que a agenda do pacto federativo é de autoria do Senado e é composta por quatro propostas de emenda à Constituição (PECs) e dois projetos de lei, alguns dos quais já tramitam no Congresso. No início da tarde, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tinha afirmado que o pacote seria composto de até seis PECs.
Segundo Tebet e Jereissati os seis pontos são: extinção da Lei Kandir (lei que desonera de tributos estaduais as exportações de produtos básicos e semielaborados, mediante compensação anual pela União); garantia de pagamento do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) no fim de cada ano; partilha dos recursos da cessão onerosa (leilão de barris extras do pré-sal) com estados e municípios; elevação de 30% para 70% da fatia dos governos locais no Fundo Social do Pré-Sal; adiamento do pagamento de precatórios (dívidas pagas por ordens judiciais) de 2024 para 2028 e securitização (conversão e venda ao mercado) da dívida ativa dos estados.
“Ele [Guedes] vai na terça-feira justamente para falar que tem o caixa dos R$ 4 bilhões do FEX; que concorda em relação aos projetos de cessão onerosa, que aliás é uma pauta do governo; do Fundo Social [do Pré-Sal] e também da relação à questão da prorrogação de 2024 para 2028″, disse Simone Tebet.
Para os senadores, a discussão do pacto federativo não corre o risco de atrasar a tramitação da reforma da Previdência. Jereissati disse que, ao contrário, a agenda de ajuda aos governos locais facilita a aprovação da reforma no Senado. “Ela [a pauta do pacto federativo] facilita com que o coração da reforma ande e já vá para a promulgação. A discussão de uma não vai atrapalhar nem contaminar a outra”, assegurou.
Reforma da Previdência
Em relação à Previdência, Tebet e Jereissati disseram que ainda não está definido se a PEC paralela que tramitará no Senado proporá a inclusão automática dos estados e dos municípios na reforma ou se o texto apenas autorizará os governos locais que quiserem aderir a ela, deixando a opção para os entes locais que não desejarem aplicar as mesmas regras dos servidores da União.
Jereissati disse que o documento assinado na semana passada pelos 27 governadores pedindo a inclusão dos estados e dos municípios na reforma dará um novo ânimo para a Câmara aprovar a proposta, apesar de os deputados terem retirado o tema do texto durante a tramitação naquela Casa.
Os senadores reiteraram que a tramitação da PEC da Previdência na Casa deve levar até 60 dias. “Nós vamos manter o coração da reforma como veio da Câmara para que não sofra nenhum tipo de atraso”, disse Jereissati. Simone Tebet explicou que, para acelerar a tramitação na CCJ, a comissão não pretende chamar para as audiências públicas o ministro Paulo Guedes, apenas o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e os técnicos da equipe econômica.

Quadrilha é presa em Parnamirim enquanto ia buscar veículo roubado
14/08/2019
Polícia realizava uma ronda pelo local, quando identificou os cinco indivíduos com atitude suspeita, em um veículo tipo Chevrolet Onix de cor prata

Suspeitos presos pela pela PM
Uma quadrilha que roubava veículos foi presa na noite da última terça-feira, 13, no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, os assaltantes estavam indo buscar outro veículo que já haviam roubado mais cedo e estava escondido nas proximidades.
Os bandidos, identificados como: Deybdon Michael da Silva de Oliveira; Emerson da Silva Teixeira; Paulo Maxwell dos Santos Melo; Rodrigo Tenório de Castro e o menor C. M. G. J., foram detidos por volta das 23h30, nas proximidades do loteamento Sonho Verde.
A polícia realizava uma ronda pelo local, quando identificou os cinco indivíduos com atitude suspeita, em um veículo tipo Chevrolet Onix de cor prata.
Durante a abordagem aos suspeitos, os policiais realizaram buscas no veículo e encontraram uma arma de fabricação caseira e a chave de outro carro, este de modelo Jeep Renegade, que havia sido roubado mais cedo em Natal e estava escondido em uma zona de mata, nas proximidades da região. Segundo a PM, os criminosos informaram que estavam indo em encontro ao veículo.
Conforme informado pela polícia, os criminosos foram encaminhados para a delegacia para cumprir os procedimentos cabíveis. A família do menor já foi à procura da PM. Fonte Portal Agora RN.

Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil
14/08/2019
Capacidade instalada é para a produção de 4 gigawatts (GW), o que representa 28% da geração deste tipo de energia no Brasil, com 14,8 GW

São 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação em cerca de 30 municípios
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. A capacidade instalada é para a produção de 4 gigawatts (GW), o que representa 28% da geração deste tipo de energia no Brasil, com 14,8 GW. São 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação em cerca de 30 municípios potiguares. Os investimentos no setor movimentaram aproximadamente R$15 bilhões ao longo dos últimos 10 anos.
“Em torno de 30% de toda a contratação de mão de obra e serviços é feita na localidade de instalação do parque. Acrescenta-se que o ISS é substancial no período de construção dos parques eólicos, trazendo volume considerável de recurso ao município”, relata Darlan Santos.
Ainda segundo ele, o setor eólico fomentou um novo mercado de negócios no Rio Grande Norte, com empresas locais que surgiram ou se adequaram para prestar serviços e capacitar mão de obra para atuarem nos parques. “O Rio Grande do Norte é um dos mais atrativos para esse tipo de financiamento e há a continuidade da implantação de projetos para o estado para os próximos anos. Atento que se tratando de renováveis, o estado está apenas iniciando os projetos de geração fotovoltaica centralizada, o que vai contribuir de maneira significativa para todos os pontos listados acima”, encerra Darlan Santos.
Projetos para disputar leilão
Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia, o resultado do cadastramento de projetos a participarem do Leilão de Energia Nova A-6 de 2019, previsto para ser realizado em 17 de outubro, habilitou 329 projetos com oferta de 11.748 MW, apenas no Rio Grande do Norte. O Estado foi o segundo colocado em números de projetos e capacidade, e quem liderou foi a Bahia. No total, foram cadastrados 1.829 projetos, somando 100.874 MW de capacidade instalada.
O Leilão é destinado a empreendimentos de fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW. Para o Leilão, destaca-se a grande quantidade de projetos cadastrados, a maior já registrada para os leilões de energia, com uma oferta de mais de 100 GW, sendo cerca de 41,7 GW de empreendimentos termelétricos a gás natural, 29,7 GW de empreendimentos fotovoltaicos e 25,1 GW de empreendimentos eólicos.
Segundo informe do Cadastramento para o Leilão A-6 de 2019, as fontes eólica, solar e fotovoltaica foram as que apresentaram as maiores ofertas de projetos cadastrados, com 845 e 825 cada, respectivamente. O Estado do Rio Grande do Norte participará com 199 projetos eólicos, 129 fotovoltaicos e 1 Térmica a Gás Natural.
O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, destaca que o órgão ambiental tomou medidas administrativas que possibilitaram a participação dos projetos no Leilão. “Por meio da portaria nº 041/2019, que editamos, estabelecemos o prazo de 30 de maio para que os interessados dessem entrada nos Estudos Ambientais e de Requerimento de Licença Ambiental. Tal medida garantiu as análises processuais em tempo hábil e também assegurou a entrega das licenças até o prazo estabelecido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE)”, afirmou.
Durante o período estabelecido pela portaria foram abertos 40 processos de Licenças Prévia novas no Idema, nos quais 33 concorrerão ao Leilão A-6, sendo 24 eólicos e 09 solares fotovoltaicos. Em termos de usinas, foram licenciados 39 usinas fotovoltaicas e 49 parques eólicos, com 1.230MW e 1.460MW de potência, respectivamente, totalizando 2.689,2 MW de capacidade instalada. A área licenciada superou 6.400 hectares.
Entre as análises feitas pelo Núcleo de Energias do Idema, “as empresas com maior quantidade de projetos licenciados, destacam-se a Voltália Energia do Brasil e CPFL. Já o maior empreendimento eólico licenciado foi o Complexo Eólica Asas de Zabelé com 277,2 MW. Em energia solar fotovoltaica foi o Complexo Solar Roças com 356,0 MW. O aerogerador de maior potência proposto nos projetos é o modelo SG170 – 6,0 MW da Gamesa”, pontua o analista Arthur Leão.
“Quanto ao prazo de análise dos processos para o leilão levamos uma média de 2 meses para análise dos estudos ambientais confecção dos pareceres técnicos”, acrescenta o analista.
O resultado positivo retrata o trabalho e a agilidade do Idema no trâmite para a liberação de licenças ambientais no setor eólico. “Para o leilão de energia A-6, o setor de energias do Instituto intensificou os trabalhos de análise técnica e individual dos processos visando atender a demanda dos empreendimentos e enviar os projetos dentro do prazo”, destaca a supervisora de Energias do Idema, Isabelle Morais. Agora RN.

Quase todos medicamentos apreendidos no RN eram falsificados, diz Itep
14/08/2019
Trabalho desenvolvido no Núcleo de Laboratório Central de Perícias Forenses pelos peritos criminais Leonardo Rêgo e Lucas Nobre analisou 144 itens

Apenas 6,3% dos medicamentos avaliados apresentavam registro da Anvisa na embalagem
Uma pesquisa do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) revelou que 98,6% dos medicamentos apreendidos entre 2017 e 2018, em operações da Delegacia Especializada em Narcóticos, eram falsificados seja por não terem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou não apresentar as substâncias descritas nos rótulos.
O trabalho desenvolvido no Núcleo de Laboratório Central de Perícias Forenses pelos peritos criminais Leonardo Rêgo e Lucas Nobre analisou 144 itens, dos quais apenas 6,3% apresentavam registro da Anvisa na embalagem.
“Na maior parte dos medicamentos analisados, foram identificadas a presença de esteroides anabolizantes (74,3%), seguidos de 22,9% de itens que não continham nenhuma substância ativa. Em 33,3% dos itens analisados, a substância detectada não era condizente com a descrita no rótulo do produto; e 10,4% não apresentavam rótulo algum”, enfatizou o perito criminal Leonardo Rêgo.
Não foi detectada nenhuma substância ativa em 46,6% dos produtos que não apresentavam rótulo, sendo o restante apresentando esteroides anabolizantes.
“Foi observado (nesse estudo) que quase a totalidade era formada por substâncias anabolizantes esteroides”, concluiu o perito criminal Lucas Nobre.Fonte Agora RN.

No RN, gasto com aposentados aumentou mais de 173% em cinco anos
14/08/2019
Valor da folha salarial saltou de R$ 77,1 milhões, em janeiro de 2014, para os R$ 210,4 milhões registrados em junho deste ano

Volume da total folha de pagamentos - para inativos e ativos - aumentou 50,93% ao longo dos últimos cinco anos
Em apenas cinco anos, o tamanho da folha salarial de aposentados do governo do Rio Grande do Norte aumentou 173%, segundo dados da Secretaria Estadual de Administração (Sead). O valor saltou de R$ 77,1 milhões, em janeiro de 2014, para os R$ 210,4 milhões registrados em junho deste ano.
O crescimento dos gastos com aposentados pressionou uma alta expressiva nos gastos com pessoal pelo governo estadual. O volume da total folha de pagamentos – para inativos e ativos – aumentou 50,93% ao longo dos últimos cinco anos. Os vencimentos totais passaram dos R$ 328,1 milhões registrados no mês de janeiro de 2014 para R$ 495,2 milhões, em junho de 2019.
Segundo os dados da Sead, a partir do boletim de informações da administração, o atual quadro de servidores estadual registra 106 mil vínculos, dos quais 48,9% são ativos e 51,1% são inativos (aposentados e pensionistas).
O número evidencia a situação de desequilíbrio no quadro de servidores da Administração Pública Estadual. Em janeiro de 2014, por exemplo, os vínculos ativos representaram 64,7% da folha, ao passo que os vínculos inativos representaram 35,3%.
Nos primeiros seis meses do ano, o maior crescimento se deu na folha de pagamento dos servidores aposentados, que teve uma elevação de 5,42%, passando de R$ 203,8 milhões para R$ 214,9 milhões. O menor crescimento foi na folha dos pensionistas, que oscilou positivamente 0,85%. A folha dos servidores ativos, por sua vez, cresceu 1,26%.
Atualmente, cinco órgãos do Poder Executivo Estadual têm folhas de pagamento superior a R$ 10 milhões e representam mais de 81% do total da folha dos servidores ativos, são eles a Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Secretaria de Estado da Tributação (SET).
Entre os servidores ativos, a média salarial é de R$ 4,5 mil. Os integrantes da pasta de Trabalho e Assistência Social (Sethas) tem a menor média de vencimentos, com R$ 2,1 mil, para um total de 267. O maior valor médio está na Tributação (SET), com salários entre R$ 23,6 mil, para um grupo de 670 pessoas. Agora RN.

Crimes registram diminuição nos primeiros quatro meses do ano
14/08/2019
O número de homicídios caiu 21,2 por cento ??de 16.670 para 13.142. Os latrocínios tiveram redução de 23,8 por cento no período ??de 689 para 525

Titular da pasta, Sergio Moro, detalhou ações que a pasta trabalha para reforçar o combate à criminalidade
Reuters
O Brasil registrou queda em todos os nove crimes registrados nos quatro primeiros meses do ano, na comparação com igual período de 2018, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) divulgados nesta terça-feira.
O número de homicídios caiu 21,2 por cento —de 16.670 para 13.142. Os latrocínios tiveram redução de 23,8 por cento no período —de 689 para 525. As tentativas de homicídio caíram 8,6% e o roubo de veículo teve queda de 27,5%.
Desde março de 2019, segundo nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o país conta com estatísticas criminais oficiais e confiáveis publicadas no site da pasta com base nos boletins de ocorrência dos Estados e do Distrito Federal, registrados pelo Sinesp.
Na véspera, em entrevista exclusiva à Reuters, o titular da pasta, Sergio Moro, detalhou ações que a pasta trabalha para reforçar o combate à criminalidade: criação de centros integrados de operações de combate a crimes na fronteira do país, os chamados “Fusion Centers”, lançamento do “Em Frente Brasil” e a aprovação, pelo Congresso, do pacote anticrime.
Há dois meses, Moro —o ex-juiz da Lava Jato tratado no início do governo como um dos superministros de Bolsonaro— está sob intensa pressão após a publicação de reportagens do site The Intercept Brasil revelar conversas por aplicativos de mensagens atribuídas a ele e a procuradores da operação em que o então magistrado teria orientado a atuação do Ministério Público Federal no caso.
O ministro foi questionado sobre se está “plenamente confortável” dentro do governo. Sem responder diretamente, Moro preferiu ressaltar que entrou no Executivo, ao abrir mão de uma carreira de 22 anos de magistratura, com um compromisso assumido com Bolsonaro de aperfeiçoar o combate ao crime.

Justiça nega bloqueio de contas do Estado para pagar atrasados
14/08/2019
Tribunal apontou autonomia do Ipern na decisão

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN negou, em unanimidade, um recurso da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do RN para bloquear R$ 604.476,93 na conta bancária do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de pagamento do 13º salário do ano de 2017 dos delegados aposentados. O pedido havia sido negado na primeira instância, pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal.
No recurso, a Associação alegava que, apesar de reconhecer a autonomia administrativa e financeira do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), prevista nos artigos 94 e 95 da Lei Complementar Estadual nº 308/2005, “a gestão da folha de pagamento dos servidores estaduais, ativos e inativos, compete ao chefe do Executivo estadual”.
Acrescentava que “a decisão de parcelamento é exclusiva da Governadora do Estado, seja dos servidores ativos e/ou inativos” e que “o pagamento da remuneração dos aposentados não vem sendo efetuado, exatamente porque tal decisão foi da Chefe do Executivo Estadual, Governadora Fátima Bezerra”, ao anunciar o parcelamento do pagamento dos servidores priorizando as folhas mais recentes em detrimento das antigas.
Argumentava ainda que “quando do deferimento da tutela de urgência, ainda no final do ano de 2018, o Juízo de primeira instância não fez qualquer distinção entre ativos e inativos, sem esquecer que, na relação de associados que aparelha a petição inicial da Ação Ordinária, constam alguns Delegados aposentados”.
A Associação afirmou ainda que a primeira instância da Justiça não poderia, a esta altura, indeferir o pedido de bloqueio das contas do Estado, uma vez que a questão relativa aos ativos e/ou inativos já estava preclusa desde a decisão anterior e que o bloqueio ora almejado nada mais seria que uma mera consequência da decisão anterior. Defendeu a presença da Fumaça do Bom Direito e da possibilidade de lesão grave ou de difícil reparação.
Decisão
Para o relator do recurso, desembargador Ibanez Monteiro, a Lei Complementar Estadual nº 308/2005 é clara ao definir o Ipern como o “gestor único do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte” e que “o Ipern goza de autonomia funcional, administrativa e financeira, operando com contas distintas da titularizada pelo Tesouro Estadual”.
“Não há dúvidas, portanto, que a conta única do Estado do Rio Grande do Norte não pode ser comprometida com o pagamento dos proventos a que fazem jus os inativos, de forma que foi acertada a decisão agravada que assim concluiu”, comentou o magistrado da Corte de Justiça.
* Com informações do TJRN.

Ex-diretor do Idema é novo Superintendente do Ibama no RN
14/08/2019
Rondinelle Oliveira assumirá cargo que estava vago

O ex-diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) Rondinelle Silva Oliveira foi nomeado para ser superintendente regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14.
O cargo da superintendência do Ibama no RN estava vago e Iana Carmem de Souza e Silva estava como substituta na função.
Oliveira foi diretor do Idema entre 2015 e 2018. Ele é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, também, em Biologia e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Geoprocessamento e Cartografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o novo superintendente possui ainda mestrado em Produção e Tecnologia de Alimentos.
Iniciou sua vida profissional no estado da Paraíba, em 2000, como Supervisor Geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano de 2002, ocupou a função de chefe da unidade administrativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PB).
Em Natal desde 2005, Oliveira atuou como engenheiro agrônomo pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), onde desenvolveu atividades vinculadas aos setores de Arborização, Planejamento e Fiscalização. Ainda na secretaria municipal, trabalhou como analista ambiental no Setor de Licenciamento de Obras Privadas e, durante os anos de 2013 e 2014, foi diretor do Departamento de Licenciamento de Obras e Serviços, tendo forte atuação nos processos de licenciamento das obras da Copa do Mundo. Fonte Portal NoAr.

Áreas portuárias são arrematadas por R$ 148,5 milhões
13/08/2019
Foram vendidas três áreas nos portos de Santos e Paranaguá
![]()
Foram arrecadados hoje (13) R$ 148,5 milhões em outorgas no leilão de três áreas nos portos de Santos e Paranaguá. O certame aconteceu de manhã na B3.
A primeira área foi arrematada por R$ 112,5 milhões pela Hidrovias do Brasil. A empresa ganhou o direito de exploração por 25 anos de três armazéns interligados por esteiras ao cais, em um total de 29,3 mil metros quadrados para movimentação de sal e fertilizantes. A previsão do governo federal é que a nova concessionária traga investimentos de cerca de R$ 219,3 milhões.
Fonte Agencia Brasil.

Natal tem protesto contra cortes de recursos da educação e reforma da Previdência
13/08/2019
Ato começou por volta das 14h na esquina da avenida Salgado Filho com a Bernardo Vieira, na Zona Leste da capital. Em Mossoró, protesto aconteceu pela manhã.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/8/e/tfXAAcSPuqZPHkXKfB3w/whatsapp-image-2019-08-13-at-15.21.31-1-.jpeg)
NATAL, 15h23: Manifestantes fecham avenida Salgado Filho, no bairro Tirol, em Natal — Foto: Rafael Barbosa/G1
Professores, estudantes, centrais sindicais e sociedade civil organizada fazem uma manifestação na tarde desta terça-feira (13), no bairro Tirol, Zona Leste de Natal, contra bloqueios de recursos da educação e contra a reforma da Previdência. A manifestação faz parte de um ato nacional.
A concentração começou por volta das 14h, no em frente ao shopping Midway Mall, na esquina das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, após convocação de grupos como Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Os manifestantes portam cartazes e faixas com palavras de ordem.
Por volta das 15h, os manifestantes fecharam o tráfego da avenida Salgado Filho no sentido Centro - Zona Sul da capital. Fiscais de trânsito e policiais militares acompanham a manifestação.
Mossoró
Pela manhã, um grupo de manifestantes também realizou um ato em Mossoró, na região Oeste potiguar. Eles se concentraram em frente à sede da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) e além, da pauta nacional, também cobraram investimentos na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/l/U/qAcUI6RBmygC9WueTRdw/whatsapp-image-2019-08-13-at-09.53.31-1-.jpeg)
MOSSORÓ, 9h58: Manifestantes usam faixas e bandeiras durante protesto em frente à Ufersa. — Foto: Isaiana Santos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/H/JS22BqTxqBAcX3PH3UaA/whatsapp-image-2019-08-13-at-09.53.32.jpeg)
MOSSORÓ, 9h53: protesto se concentra em frente à sede da Ufersa. — Foto: Isaiana Santos

MPF entra com ação de improbidade contra ex-senador José Agripino
13/08/2019
Ex-parlamentar do RN e os outros dois envolvidos já foram alvo de uma denúncia pelo mesmo esquema de nomeação de ??funcionário fantasma?

Ex-senador José Agripino está na mira do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa (AIA) contra o ex-senador José Agripino Maia, além de Raimundo Alves Maia Júnior (conhecido como Júnior Maia) e Victor Neves Wanderley (conhecido como Victor Souza). Os três responderão por suposto desvio de aproximadamente R$ 600 mil dos cofres públicos, através de um esquema de nomeação de “funcionário fantasma”.
Além da ação de improbidade, o MPF já ratificou junto à Justiça Federal do RN uma denúncia por associação criminosa e peculato – a respeito dos mesmos fatos –, que havia sido apresentada inicialmente pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ambas as ações apontam que, entre março de 2009 e março de 2016, José Agripino teria nomeado e mantido como secretário de seu gabinete em Brasília Victor Souza, que era gerente de farmácia em Natal e, desde 2017, é presidente da Câmara de Vereadores do Município de Campo Redondo.
Segundo o MPF, ele não prestava serviços e repassava a remuneração recebida do Senado a Júnior Maia (que declarou ser sogro de Victor). Como era servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Júnior Maia não poderia assumir oficialmente a função no Congresso e, por isso, foi montado o esquema ilegal, através da nomeação fictícia de Victor Souza, por determinação de José Agripino.
Transferências – Do dinheiro recebido ilegalmente por Victor Souza (R$ 590.633,43), ao menos 78%, ou seja R$ 460.995,88, teriam sido repassados a Júnior Maia sua esposa, ï¬lha e ï¬lho, por meio de transferências bancárias. Dados do Coaf e colhidos mediante quebra de sigilo bancário revelaram que Júnior, por sua vez, movimentou em apenas oito meses de 2014 (janeiro a agosto) um total de quase R$ 1,2 milhão, embora sua renda bruta mensal não ultrapassasse os R$ 10 mil.
Ele, de acordo com o MPF, foi responsável por transferências para José Agripino de valores como R$ 18 mil, em uma oportunidade, e mais R$ 25 mil, em outra. A filha de Júnior Maia transferiu R$ 36 mil, em quatro parcelas. Por outro lado, da conta do ex-senador foram debitados R$ 76.844 para Júnior Maia, que ainda sacou dessa mesma conta outros R$ 130 mil em espécie.
Júnior é apontado por muitas testemunhas como assessor pessoal de Agripino Maia e ocupou vários cargos de confiança ao longo da carreira do ex-senador, tendo sido um dos servidores nomeados para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte através de “ato secreto”, incompatível com a Constituição, contra o qual o Ministério Público do Estado (MP/RN) move uma ação civil pública.
“(…) as condutas de José Agripino, Victor Neves e Raimundo Maia Júnior configuram enriquecimento ilícito, dilapidação do patrimônio da União e séria violação aos princípios da Administração Pública, principalmente os de moralidade, honestidade e lealdade”, aponta o autor da AIA, o procurador da República Fernando Rocha.
Ocupação – As investigações revelaram que Victor Souza, na época em que deveria prestar serviços no Senado, trabalhava como gerente de uma farmácia localizada em Natal e sequer costumava ir a Brasília, onde ficava o gabinete de José Agripino. Companhias aéreas não encontraram registros de viagens em nome dele e as folhas de ponto possuem indícios de fraude.
Caso condenados na ação de improbidade, os três poderão ser sentenciados ao ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público. Já na denúncia, o MPF pede o ressarcimento do valor com correção e juros, requer indenização por danos morais coletivos em quantia equivalente ao dobro da desviada, bem como a perda do “cargo ou emprego público ou mandato eletivo” que eventualmente os envolvidos estejam ocupando.
A AIA tramitará na Justiça Federal sob o número 0808366-72.2019.4.05.8400. Agora RN.

Prédio do América é atingido por bomba
13/08/2019
Vidro da fachada da sede do clube foi destruído

O prédio do América de Natal, que fica na Avenida Rodrigues Alves, zona Leste de Natal, foi atingido por uma bomba no início da tarde desta terça-feira, 13. A fachada de vidro do edifício foi destruída.
Por meio da Assessoria de Imprensa, o América informou que a Polícia Civil já está ciente do acontecimento e vai investigar o caso. Imagens de câmeras no entorno da Sede Social serão apreciadas no intuito de identificar os autores deste ato de vandalismo e solucionar o caso.Fonte Portal No Ar.

Concurso público nacional terá vagas para hospitais da UFRN
13/08/2019
Seleção terá 1.363 vagas para todo o Brasil

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira (12), o chamamento público para contratar 1.363 profissionais para 40 hospitais universitários federais do País.
No Rio Grande do Norte, as três unidades da UFRN foram contempladas: Hospital Universitário Onofre Lopes e Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz.
O edital completo do chamamento público está disponível neste link.
São previstas 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 administrativos.
Ainda há outro chamamento, com 887 vagas, para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). São 173 vagas para médicos de 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 administrativos. Portal No Ar.

Justiça Federal do RN abre seleção para conciliador
13/08/2019
Seleção consistirá em análise curricular e entrevista pessoal

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte abriu seleção de conciliador. Estão sendo oferecidas 22 vagas. Os interessados deverão se inscrever até o dia 26 de agosto através do link Seleção de Conciliadores, no site www.jfrn.jus.br. Poderão participar do processo pessoas acima de 18 anos de idade, com, no mínimo, curso superior incompleto.
A seleção consistirá em análise curricular e entrevista pessoal. Serão levadas em consideração para escolha dos novos conciliadores a formação na área jurídica ou outra especialidade, além da eventual experiência prévia na área de resolução consensual de conflitos.
Os escolhidos desempenharão sua função com carga horária de 16 horas mensais em período mínimo de um ano. A atividade de conciliador é exercida gratuitamente, sem vínculo empregatício. Contudo, a atividade é usada para cômputo da atividade jurídica e título para concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O edital da seleção foi assinado pelos Juízes Federais Carlos Wagner Dias Ferreira, Diretor do Foro da JFRN, e Gisele Maria da Silva Araújo Leite, coordenadora do Centro de Conciliação, e está disponível no site da Justiça Federal potiguar. Portal No Ar.

Natal quer oferecer 4.200 vagas em estacionamentos rotativos
13/08/2019
Projeto foi debatido na Câmara Municipal

A implantação do estacionamento rotativo em Natal, a chamada Zona Azul, foi o principal assunto abordado durante uma reunião, nesta segunda-feira (12), da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal. Na ocasião, o secretário-adjunto de Transporte da STTU, Walter Pedro, prestou esclarecimentos aos parlamentares.
Com a medida vamos criar cerca de 4.200 vagas, mais do que qualquer centro comercial privado. O valor será de R$ 2,00 a hora para permanência máxima de duas horas, o que considero justo. O estacionamento rotativo está em fase de licitação e vai utilizar um aplicativo para venda de bilhetes, que poderão ser comprados em lojistas associados”, informou Walter Pedro.
Para o vereador Raniere Barbosa (Avante) ainda são necessários muitos debates em torno do tema, haja vista que o empreendimento deve ser implantado em bairros como Alecrim, Centro, Petrópolis, Tirol e Lagoa Nova, alterando a rotina dessas comunidades. “A população precisa participar desse processo, bem como entidades e movimentos sociais empenhados nas questões do planejamento urbano e acesso à cidade”, reforçou.
á o líder do governo na Casa, vereador Kleber Fernandes (PDT), defendeu a medida pretendida pela prefeitura. Segundo ele, a Zona Azul vai contribuir para o fomento do comércio nos bairros aonde vai ser instalada. “Isso vai gerar mais praticidade, conforto e dinamismo para os clientes. Certamente, a atividade comercial se beneficiará dessa iniciativa”, afirmou o vereador.

#DiaDoCanhoto: No dia deles, canhotos compartilham ??desafios diários??. Veja
13/08/2019
Cerca de 10% da população mundial é canhota

Você sabia que existe uma data que celebra o Dia do Canhoto? E que essa comemoração é neste dia 13 de agosto? Então, fique sabendo. Desde as primeiras horas desta terça-feira a hashtag #DiaDoCanhoto está entre as mais comentadas no Brasil.
Nas redes sociais, os usuários compartilham uma chuva de memes relacionados às dificuldades encontradas pelos canhotos no dia a dia. De acordo com a ciência, cerca de 10% da população mundial é canhota.
A data foi criada no Reino Unido, no final dos anos 90, para conscientizar sobre os desafios que uma pessoa com essa característica motora enfrenta.
Veja alguns memes compartilhados pelos usuários do Twitter:

Governo do RN divulga calendário de pagamento de agosto
13/08/2019
Quem recebe mais de R$ 3 mil receberá parcelado

O Governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta terça-feira, 13, o calendário de pagamento dos servidores públicos. Em imagem publicada no perfil oficial do Governo do RN no Instagram, estão especificadas as datas para lançamento dos salários.
No dia 15 de agosto, servidores que recebem até R$ 3 mil e servidores da segurança pública receberão integralmente. No mesmo dia, quem recebe mais de R$ 3 mil receberá 30% do valor.
Já no dia 31 de agosto, os que recebem mais de R$ 3 mil receberão o restante do salário (70%), além dos servidores de órgãos com arrecadação própria.


Via Costeira, em Natal, recebe novas placas de sinalização e faixas de pedestre
13/08/2019
Ação do Detran vai ser concluída na quarta-feira (14). Avenida foi palco de vários acidentes no mês de julho.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/I/V/Lpd1PYRAGGg9i7CwML8w/detran.jpeg)
Placas de sinalização estão sendo instaladas na Via Costeira — Foto: Divulgação
Novas placas de sinalização e faixas de pedestres começaram a ser instaladas em todo trecho que compreende a Via Costeira, em Natal. A ação de revitalização está sendo feita pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) como medida para ampliar a visibilidade das determinações do trânsito para os motoristas. O objetivo é deixar o local mais seguro para condutores e pedestres. A revitalização começou na sexta-feira (9) e vai até a próxima quarta-feira (14).
Recentemente, a avenida tem sido palco de vários acidentes. Apenas em julho, alguns casos notórios aconteceram, como o do motorista que bateu na obra de um hotel ao perder o controle do veículo, do taxista que colidiu com outro carro, de outro condutor que capotou na avenida, além do homem que atingiu um poste, que caiu sobre o carro na sequência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/x/1/58TtXNSF6jASf1tQyeNw/whatsapp-image-2019-07-12-at-10.53.46.jpeg)
Julho registrou acidentes na Via Costeira — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A ação do Detran visa revitalizar toda a sinalização da avenida, que se encontrava desgastada. Entre as placas, estão sendo trocadas as sinalizações de advertência, que alertam o condutor de condições que podem ser perigosas durante o tráfego, e de regulamentação, que tratam de proibições, limites de velocidade e restrições de fluxo.
Segundo o engenheiro do Detran Mizael Gadelha, a ação também vai revitalizar a pintura de todas as faixas de pedestre da Via Costeira.

Adolescente que desapareceu em praia de Natal no fim de semana é encontrado morto
13/08/2019
Afogamento aconteceu domingo (11) na Praia de Areia Preta. Corpo foi encontrado na manhã desta terça (13) na Redinha.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/E/T/BdsET7RFK9NMA5ATIBYw/areia-preta.jpg)
Estudante se afogou no domingo (11), quando ele e dois amigos tomavam banho em uma área considerada perigosa na praia de Areia Preta — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Foi encontrado na manhã desta terça-feira (13) na Praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, o corpo do estudante Paulo Gabriel Bezerril Lopes, de 16 anos, que estava desaparecido desde a tarde do domingo (11). O adolescente sumiu ao se afogar durante um banho na Praia de Areia Preta, na Zona Leste da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do garoto foi reconhecido por familiares. As buscas estavam sendo realizadas com apoio de salva-vidas da corporação e da Capitania dos Portos da Marinha.
Parentes contaram que o estudante estava nadando com dois amigos nas proximidades de um quebra-mar quando a correnteza puxou os três para o fundo. Paulo foi o único que não conseguiu sair da água.
No local existe uma placa que alerta para o perigo de afogamentos.

Sine oferece 16 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró
13/08/2019
Vagas vão ficar disponíveis a partir desta terça-feira (13). Os interessados devem ser cadastrados no sistema Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/j/E/uUaaseTtet2Vjcm9fodQ/carteira-de-trabalho.jpg)
Há vagas de emprego para Natal e Mossoró — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) abriu 16 vagas para cargos na Grande Natal e em Mossoró. As vagas - 8 em cada cidade - ficarão disponíveis para concorrência a partir desta terça-feira (13).
Na Grande Natal, estão disponíveis oportunidades para estoquista, gerente comercial, mecânico de automóvel, oficial de manutenção predial, técnico de enfermagem e técnico de manutenção elétrica.
Para Mossoró e região, há vagas de auxiliar de cozinha, cozinheiro geral, mecânico de manutenção hidráulica, promotor de vendas, vendedor de consórcio, vendedor pracista.
Para concorrer ao cargo, os interessados devem ser cadastrados no sistema Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho ou devem procurar uma agência do Sine nas Centrais do Cidadão no interior do estado. É preciso levar documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.
Veja as vagas
Natal e Grande Natal (8 vagas)
- Estoquista (1 vaga)
- Gerente comercial (2)
- Mecânico de automóvel (2)
- Oficial de manutenção predial (1)
- Técnico de enfermagem (1)
- Técnico de manutenção elétrica (1)
Mossoró e Região (8 vagas)
- Auxiliar de cozinha (1)
- Cozinheiro geral (1)
- Mecânico de manutenção hidráulica (1)
- Promotor de vendas (1)
- Vendedor de consórcio (2)
- Vendedor pracista (2)

|
|
|
|










