Mulher é morta a facadas dentro de casa em Natal; ex-marido é suspeito
22/04/2019
Segundo a Coine, até o sábado (20), 28 mulheres foram mortas este ano no RN. Destes casos, oito foram feminicídios, quando a vítima é assassinada por uma q
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/p/2/eMqwU6RBa7f3Tyv9DXPA/whatsapp-image-2019-04-22-at-10.15.44-1-.jpeg)
Teresa Raquel tinha 30 anos e foi morta dentro da própria casa, em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Uma mulher de 30 anos foi morta neste domingo (22) dentro da casa onde morava, na rua Divinópolis, conjunto Vale Dourado, Zona Norte de Natal. Segundo a polícia, o principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima. O corpo de Teresa Raquel Borges de Oliveira foi encontrado na cama do quarto da residência, coberto por um lençol.
De acordo com a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), órgão da Secretaria de Segurança do Estado que dispõe dos números da criminalidade, até o sábado (20), 28 mulheres foram mortas este ano no Rio Grande do Norte. Destes casos, oito foram feminicídios, quando a vítima é assassinada por uma questão de gênero. Teresa Raquel foi a 29º de 2019.
Os familiares que encontraram a mulher dentro do imóvel disseram que ela apresentava roxidão na face. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que ela foi morta com perfurações de arma branca.
Os parentes foram até o local depois que receberam uma ligação dos vizinhos de Teresa Raquel, informando que o ex-marido dela havia saído correndo da casa. Quando chegaram, a encontraram morta.
Josefa Borges, mãe de Teresa, disse que a filha manteve um relacionamento por 10 anos com o suspeito, porém os dois haviam rompido havia seis meses. Segundo ela, o homem não aceitava o fim da relação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/U/A/ksqNHXQnyHCeLWzInbOQ/whatsapp-image-2019-04-22-at-10.15.44.jpeg)
Teresa Raquel Borges de Oliveira foi encontrada morta dentro da casa onde morava, no conjunto Vale Dourado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

RN deve ter mais chuva nos próximos dias
22/04/2019
Chuva provocou estragos no feriadão da Semana Santa

A previsão do tempo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) indica que as chuvas devem continuar no estado nos próximos dias.
egundo a gerência de meteorologia do órgão, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas. Além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a chegada de uma frente fria pode contribuir para o aumento de chuvas, principalmente no interior.
No feriadão da Semana Santa, as barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, no município de Fernando Pedroza, romperam. Além disso, outros dois reservatórios correm risco de rompimento. Uma ponte na RN-041 foi destruídae duas pessoas foram socorridas com ferimentos leves.
O Governo do RN vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana dos Matos. Fonte portal Noar.

PM acaba com festa de facção na zona Oeste de Natal
22/04/2019
Ocorrência foi no bairro de Felipe Camarão

Uma festa de facção criminosa em um lava jato no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, acabou mais cedo nesse domingo (21). Com muito baralho e confusão, a Polícia Militar chegou ao local e encerrou o evento que estava tirando o sossego dos moradores.
De acordo com a PM, o local já é conhecido por receber festas. Uma pessoa foi encaminhada à Central de Flagrantes com um revólver calibre 38.
A ação foi da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) com apoio da Guarda Municipal de Natal.
Bairro Nordeste
A Cipam também atendeu a uma ocorrência envolvendo som alta no Bairro Nordeste, também na zona Oeste da capital.
Fonte Portal Noar.

Policiais, bombeiros, agentes penitenciários e do Itep realizarão protesto nesta terça
22/04/2019
Associação de Subtenentes e Sargentos reclama de salários atrasados

Nesta terça-feira, 23, os policiais e bombeiros militares, policiais civis, agentes penitenciários, escrivães, peritos e servidores do Itep do Rio Grande do Norte vão realizar uma mobilização para cobrar o pagamento das folhas salariais em atraso ao Governo do Estado – ainda não foram pagos os salários de dezembro de 2018 e o 13° do ano passado. A concentração para o ato vai começar às 9h, na Avenida Senador Salgado Filho, próximo ao IFRN Capus Central, e tem previsão de caminhada até a Governadoria, no Centro Administrativo.
Para o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), os policiais têm se abnegado em prol da segurança da população potiguar. Ele reforça que isto tem sido reconhecido pelos índices de pesquisa e pelo próprio Governo do Estado, que comemora a diminuição nos índices de violência, principalmente de homicídios. “Agora está na hora do Governo honrar estes profissionais com o pagamento em dia dos seus salários”, frisa.Portal Noar.

Crimes de homicídio caem 31% no RN
22/04/2019
Estado tem menor marca de violência letal intencional desde 2015
Os crimes de homicídio no Rio Grande do Norte entre 1º de janeiro e 21 de abril caíram 31% em 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Com 456 assassinatos registrados nesses 111 dias, o estado tem a menor marca de violência letal intencional desde 2015. Os dados foram repassados pelo Estado.
A cada 100 mil habitantes do estado, 13 pessoas foram assassinadas neste ano. Em 2018, foram 19. No ano de 2017, foi alcançada a marca de 20 homicídios para essa
proporção. Os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, são responsáveis por 346 dos casos deste ano. Em seguida, com 48 registros, aparece lesão corporal seguida de morte. Ocorrências com intervenção de policiais foram 40. Latrocínios, o roubo seguido de morte, registraram 14 óbitos. E, por fim, aparece o feminicídio, com oito mulheres assassinadas.
Todos as categorias de homicídios registraram diminuição em relação a 2018, que teve os seguintes números para o mesmo período analisado neste ano:
Homicídio Dolos – 501
Lesão corporal seguida de morte – 76
Intervenção policial – 45
Latrocínio – 31
Feminicídio – 9

Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
21/04/2019
Revisão
O governo federal determinou a revisão dos contratos da Petrobras que estão em vigor para patrocínios ligados ao setor de cultura. Em publicação hoje (21) no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse que a revisão tem o objetivo de “saber o que fazem com bilhões de reais da população brasileira”.
![]()
Lançado em 2003, o Programa Petrobras Cultural patrocina projetos de música, artes cênicas e audiovisual. De acordo com a empresa, mais de 4 mil ações já receberam ajuda do programa. A seleção dos projetos se dá por chamadas públicas e por escolha direta. A última chamada aberta pela companhia foi em 4 de dezembro do ano passado. A “Petrobras Música em Movimento 2018” tinha valor total previsto de R$ 10 milhões.
Retorno a Brasília
Depois de passar o feriado no litoral de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro deve retornar hoje (21) à capital federal. Ele chegou ao Forte dos Andradas, localizado no Guarujá, na última quinta-feira (18). Durante o feriado, o presidente aproveitou as instalações do forte para descansar e, a convite da Marinha, nesse sábado (20) fez um passeio na costa a bordo do Navio-Patrulha Guaporé (P45). À noite, saiu de moto pelas ruas do Guarujá vestindo uma camisa do jogador Neymar, do clube francês Paris Saint-German. O passeio de moto durou cerca de 20 minutos e, na volta, o presidente parou para atender admiradores, tirou selfies e conversou com a imprensa que o aguardava nas proximidades do forte. Fonte Agencia Brasil.

Idoso de 74 anos morre durante assalto no interior do RN
21/04/2019
Crime aconteceu na noite deste sábado (20), em São Fernando. José de Medeiros Fernandes foi baleado pelo menos três vezes.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/E/1/gBnAfRRHaB2f1H7QgLWw/whatsapp-image-2019-04-21-at-09.48.01.jpeg)
José de Medeiros Fernandes tinha 74 anos e estava em um sítio na zona rural de São Fernando, quando foi morto por assaltantes — Foto: Redes Sociais
Um idoso de 74 anos foi morto durante um assalto em um sítio na zona rural de São Fernando, no interior potiguar. O crime aconteceu na noite deste sábado (20). José de Medeiros Fernandes foi baleado pelo menos três vezes.
De acordo com a polícia, ele e seus familiares estavam na propriedade, quando foram surpreendidos por uma quadrilha de assaltantes. Pelo menos quatro homens armados invadiram o sítio e anunciaram o assalto.
O major da Polícia Militar Albervan Cirne, que comanda o policiamento na região, disse que há informações desencontradas sobre o momento dos disparos. “Algumas pessoas dizem que ele reagiu ao assalto, outras que não”, relata o oficial.
Os criminosos recolheram pertences, como celulares e cordões de ouro, e fugiram. José Fernandes morreu no local. Ainda segundo o major Cirne, quatro homens foram detidos pela PM e conduzidos à delegacia de Caicó.
Eles foram ouvidos pelo delegado e encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para fazer um exame residuográfico, procedimento que indica se há vestígios de pólvora nas mãos da pessoa examinada. Além disso, também foram coletadas amostras das impressões digitais dos suspeitos. Em seguida, eles foram liberados.

Rio enche após chuvas, destrói cabeceira de ponte, arrasta carros e interdita rodovia no interior do RN
21/04/2019
Incidente aconteceu na madrugada deste domingo (21), em Santana do Matos, na região Central potiguar.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/I/U/QnQxnFRpanaApBHPLjNg/whatsapp-image-2019-04-21-at-11.05.30.jpeg)
Rio São Miguel encheu após chuvas, destruiu cabeceira da ponte da RN-041 e interditou a rodovia em Santana do Matos — Foto: Defesa Civil de Santana do Matos
Após a chuva deste fim de semana, o Rio São Miguel, em Santana do Matos, região Central potiguar, encheu e destruiu a cabeceira da ponte da RN-041, principal acesso ao município. O local ficou intransitável. De acordo com o prefeito da cidade, Edvaldo Júnior, o incidente aconteceu na madrugada deste domingo (21) e dois veículos foram arrastados pela correnteza. Duas pessoas foram resgatadas desses carros, com ferimentos leves.
Edvaldo Júnior explica que o volume do rio subiu bastante após a chuva, e a força da água destruiu a cabeceira da ponte que passa sobre o afluente, e também parte da margem da rodovia estadual. Uma adutora que abastece parte da zona rural de Santana do Matos também foi arrancada pela correnteza.
O prefeito disse que a defesa civil do Município e também a estadual foram comunicadas do ocorrido e estão atuando em conjunto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/X/W/VAcj9MRGeTGvdUjXT53Q/whatsapp-image-2019-04-21-at-11.05.50.jpeg)
Ainda segundo ele, a prefeitura criou um gabinete de gestão de crise e está providenciando opções ao tráfego de veículos na região. Há ainda uma outra estrada por onde é possível chegar a Santana do Matos, no entanto a RN-041 é o principal acesso a Natal e também Mossoró, visto que leva à BR-304.
Edvaldo Júnior disse ainda que a prefeitura está abrindo vias alternativas, por estradas de barro, para dar opção aos condutores.

Carros brasileiros ficam mais seguros e mais caros
21/04/2019
Nova geração de veículos será mais equipada e sofisticada

Eles vão ser menos poluentes, mais seguros e mais econômicos. E também mais caros. Os automóveis que serão produzidos no Brasil a partir do próximo ano terão obrigatoriamente itens tecnológicos que vão aproximá-los mais dos modelos globais. Para atender à legislação e ao programa automotivo Rota 2030, a nova geração de veículos será mais equipada e sofisticada. A produção dos chamados carros “populares”, aqueles mais simples e mais baratos, hoje classificados como “de entrada”, será reduzida ainda mais porque a alta tecnologia encarecerá os preços.
O segmento “de entrada” já vem encolhendo gradualmente. Em 2000, representava 50% das vendas de automóveis no País e hoje participa com 11,5%. Estão nessa classificação, feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) modelos como Chery QQ, Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Mobi e Toyota Etios, que custam entre R$ 27,5 mil e R$ 50 mil. Fonte Portal Noar.

Carros brasileiros ficam mais seguros e mais caros
21/04/2019
Nova geração de veículos será mais equipada e sofisticada

Eles vão ser menos poluentes, mais seguros e mais econômicos. E também mais caros. Os automóveis que serão produzidos no Brasil a partir do próximo ano terão obrigatoriamente itens tecnológicos que vão aproximá-los mais dos modelos globais. Para atender à legislação e ao programa automotivo Rota 2030, a nova geração de veículos será mais equipada e sofisticada. A produção dos chamados carros “populares”, aqueles mais simples e mais baratos, hoje classificados como “de entrada”, será reduzida ainda mais porque a alta tecnologia encarecerá os preços.
O segmento “de entrada” já vem encolhendo gradualmente. Em 2000, representava 50% das vendas de automóveis no País e hoje participa com 11,5%. Estão nessa classificação, feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) modelos como Chery QQ, Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Mobi e Toyota Etios, que custam entre R$ 27,5 mil e R$ 50 mil. Fonte Portal Noar.

PM prende suspeito de tentar estuprar menina de 7 anos na região Agreste potiguar
20/04/2019
Crime foi registrado na noite de sexta-feira (29) em Santo Antonio. Homem de 29 anos é servidor municipal.
Por G1 RN

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar suspeito de tentar estuprar uma menina de 7 anos de idade no município de Santo Antônio, distante cerca de 70 quilômetros de Natal. O chamado foi registrado por volta das 20h40 na noite desta sexta-feira (19).
O suspeito é um servidor público municipal. De acordo com a Polícia Militar, a menina brincava próxima a uma quadra, no centro da cidade, quando o homem teria pegado ela pelo braço e puxado ela em direção a uma região mais escura perto de um posto de combustíveis.
A ação foi vista pelo pai da criança, que gritou. Diante da reação do responsável, o suspeito soltou a menina e correu. Segundo o relato recebido da polícia, o pai ainda viu o momento em que o servidor tocou as partes íntimas da criança.
Acionada pelos familiares da vítima, a equipe do Pelotão da Polícia Militar de Santo Antonio fez buscas na região e deteve o suspeito. Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão em Pipa, em Tibau do Sul, no Litoral potiguar e ficou preso, à disposição da Justiça.
De acordo com a polícia, ele deverá ser indiciado por estupro tentado, com pena prevista de seis a 10 anos de reclusão.

Policiais em Aracati fazem interceptação de 25kg de pasta base de cocaína que seguia de Mossoró a Fortaleza
20/04/2019
apreensão

No dia 19/04/2019 (sexta feira), por volta das 1:30hs da manhã, a equipe FT Delta, foi informada pela equipe de inteligência, que dois veículos Peoget cinza de placa OGW-6490 e TR4 prata de placa NMN-6660 estavam vindo de Mossoró/RM com destino a Fortaleza/CE transportando uma grande quantidade de droga.
Ao receber a denúncia, imediatamente a composição da FT Delta 1822 juntamente com o POG 1722, mais os policiais do serviço SEFAZ e PRF, fizeram a abordaram aos veículos próximo ao posto de fiscalização, onde em seguida os veículos juntamente com os passageiros foram conduzidos para a PRF para vistoria, e após busca minuciosa nos veículos, foram encontrados no interior do Peugeot, por dentro dos estofados a quantia de 25kg de pasta base de cocaína.

Receberam voz de prisão as pessoas de:
1-Claudio Lúcio Mendonça.
2-Marcelo Martins Lima
3-Jacicleide dos Santos Azevedo
4-Renata Janiara Domingos
Todos foram conduzidos a Delegacia de Policia Civil para os devidos procedimentos, sendo que foram autuados nos art.33/ e 35 do 11343.
Fonte: SSPDM Aracati em Foco

MOUR?O DIZ QUE IMPEACHMENT ? BOBAGEM E ??SE PROSPERAR VOLTA PARA A PRAIA?
20/04/2019
IMPEACHMENT ? BOBAGEM

Vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de comemoração ao Dia do Exército, em Brasília — Foto: Dida Sampaio / Estadão
Agência Estado — O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou como uma “bobagem” o pedido de impeachment protocolado pelo deputado Marco Feliciano (Podemos-SP), que o acusa de conspirar contra o presidente Jair Bolsonaro.
“Se prosperar, eu volto para a praia”, disse Mourão, na saída da vice-presidência da República.
O deputado e vice-líder do governo alega, entre outros motivos, que Mourão endossou uma postagem crítica a Bolsonaro feita pela jornalista Rachel Sheherazade, do SBT. Na mensagem, curtida por Mourão, a jornalista indica que Mourão é a melhor opção para gerir o País.
Sob influência do professor Olavo de Carvalho, Feliciano afirma que Bolsonaro tem ciência do pedido.

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira
20/04/2019
Na primeira fase, foram vacinadas crianças, gestantes e puérperas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.
Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

Criminosos invadem casa e matam homem em Natal; mulher e crianças se esconderam
20/04/2019
Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (19) em Natal. Vítima cumpria pena no regime semi-aberto há 20 dias.
Por G1 RN
Um homem foi assassinato a tiros dentro de casa no Conjunto Panatis 2, na Zona Norte de Natal. Dentro da casa, também estavam a mulher dele e quatro crianças, que se esconderam. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (19).
A vítima foi identificada como Anderson Naftaly Silva Gadelha, que cumpria pena no regime semi-aberto, há 20 dias, por tráfico de drogas e roubo.
No momento do crime, além de Anderson, a mulher com quem vivia há três anos e quatro crianças estavam dentro da casa. Elas se esconderam dentro de um cômodo. Umas das crianças, com seis anos de idade, é filha da vítima.
O caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Inicialmente, a polícia acredita na hipótese de um "acerto de contas".

GTO DA CIDADE DE TOUROS RECUPERA VEÍCULO TOMADO DE ASSALTO NA MANHA *DESTA SEXTA FEIRA
19/04/2019
PMRN em A??O

Foto rede Social momento que a PMRN encontra o Carro.
GTO da Cidade de Touros recuperou na tarde desta sexta-feira um veículo que tinha sido tomado de assalto hoje pela manhã no distrito de Don Marcolino, o fato ocorreu quando o GTO estava em patrulhamento no distrito de Santa Luzia, quando foi repassado a ocorrência, de imediato os policiais fizeram um deslocamento até a área rural de Punau onde foi localizado o veículo na mata. O carro foi entregue ao legítimo proprietário.


Governo federal lança programa Ciência na Escola
19/04/2019
Ciência na Escola.
![]()
Os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram nesta semana o programa Ciência na Escola. O objetivo da iniciativa é qualificar o ensino de temas relacionados à disciplina em escolas públicas, nos ensinos fundamental e médio. Serão disponibilizados R$ 100 milhões para instituições apresentarem projetos visando a estimular essa temática nos bancos escolares.
Poderão concorrer a esses recursos redes de instituições que envolvam escolas, universidades, centros de ciência e espaços de desenvolvimento científico e inovação. As verbas serão distribuídas em diferentes escalas de projetos, como estadual (R$ 4 milhões), interestadual (R$ 10 milhões) e regional (R$ 20 milhões).
Os ministérios anunciaram outros projetos dentro do programa. As pastas vão ampliar a Olimpíada Nacional de Ciências, atualmente uma iniciativa do MCTIC em parceria com a Universidade Federal do Piauí. O investimento previsto é de R$ 1 milhão. A meta é ampliar o escopo da competição e chegar a 1 milhão de alunos de diferentes estados.
Entre as medidas está prevista também uma chamada pública para destinar recursos a pesquisadores com estudos relacionados ao tema, com foco no ensino de matérias dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O Objetivo é disseminar a prática científica e aproximar universidades, instituições científicas e tecnológicas e escolas públicas.
Os ministérios vão implementar uma plataforma que ganhou o nome de “Ciência é 10”, voltada à qualificação de professores em assuntos vinculados à área. Professores poderão fazer especialização a distância em ensino de ciências. Além disso, outra plataforma foi desenvolvida pela Rede Nacional de Pesquisa para facilitar o acompanhamento das ações do conjunto do programa.Fonte Agencia Brasil.

Sonho de morar em casa sem goteiras vira projeto social de jovem potiguar que reforma imóveis
19/04/2019
Com cerca de 100 voluntários e um ano de atuação, ReforAmar já trabalhou na melhoria de seis casas em Natal.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/u/Z/01HeikRSmLrdiq0RvGzg/fernanda3.jpg)
Fernanda Silmara é idealizadora do projeto — Foto: Divulgação
Ivanilda olha e elogia o desenho que representa ela mesma em frente ao Lar da Vovozinha, onde mora, em Natal. O muro do asilo que abriga 40 idosas foi reformado ao custo de R$ 1.600 - dinheiro todo levantado pelo projeto ReforAmar, através de doações. Mesma alegria teve a dona de casa Bruna Pereira, que viu a casa da sua mãe, que teve um AVC, também reformada.
As duas foram beneficiadas por um projeto de uma jovem de 22 anos, estudante de engenharia civil e tecnóloga em construção de edifícios, que reforma casas de pessoas que não têm condições de arcar com os custos. O sonho de infância de Fernanda Silmara era ter em uma casa sem goteiras e infiltrações. Hoje, ela ajuda outras pessoas a morar em imóveis com mais dignidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/u/A/mbnGIzQ1yR09YES44aYg/reformat4.jpg)
Voluntários fazem obras nas casas — Foto: Divulgação
"A nossa porta da frente era metade madeira, embaixo era uma lona de praia. Não fechava. Era mais para cobrir mesmo a casa. Eu sempre me emociono, porque acabo lembrando daquele tempo difícil. Mas hoje eu me sinto muito grata por tudo”, lembra ela, emocionada.
Com 10 meses de atuação, o ReforAmar - que une as palavras "reforma" e "amor" - já beneficiou seis casas e já tem a sétima projetada. Iniciado com cinco pessoas, atualmente o projeto conta com cerca de 100 voluntários, como a assistente social Isabelle Silva. "Ele é um projeto que não transforma só casas, mas também transforma vidas", considera. De acordo com ela, a experiência permite abrir os olhos para problemas sociais e "receber como recompensa o sorriso das pessoas".

Governo publica autorização para megaleilão do pré-sal
19/04/2019
Mega Leilão
Leilão de 4 áreas do pré-sal será realizado em 28 de outubro
O governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União desta 5ª feira (18.abr.2019), a autorização para a Petrobras realizar o megaleilão do óleo excedente da cessão onerosa, do pré-sal.
Eis os valores de bônus de assinatura e óleo-lucro mínimo:
- Búzios: bônus de assinatura de R$ 68,194 bilhões e percentual mínimo de óleo-lucro de 23,25%;
- Sépia: bônus de assinatura de R$ 22,859 bilhões e percentual mínimo de óleo-lucro de 27,65%;
- Atapu: bônus de assinatura de R$13,742 bilhões e percentual mínimo de óleo-lucro de 25,11%;
- Itapu: bônus de assinatura de R$1,766 bilhão e percentual mínimo de óleo-lucro de 19,82%.
A decisão foi tomada em reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) na noite de 4ª feira (17.abr). No ano passado, o governo já estimativa que a arrecadação ficaria na casa dos R$ 100 bilhões.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou depois da reunião de 4ª feira que o bônus de assinatura do megaleilão do óleo excedente da cessão onerosa será de R$ 106,561 bilhões. Esse é o valor que a União espera arrecadar com o certame, marcado para 28 de outubro.
Guedes afirmou que está de pé a possibilidade de parte desses recursos serem divididos com Estados e municípios. Disse, no entanto, que ainda não há decisão sobre os percentuais a serem compartilhados. Nesta 4ª feira (17.abr), Guedes havia dito que estuda antecipar R$ 6 bilhões aos entes federados.
O leilão será realizado no regime de partilha, modelo usado para rodadas no pré-sal. Serão ofertadas 4 áreas: Atapu, Búzios, Itapu e Sépia.
Pelo regime, o valor de arrecadação é fixado pela União (bônus de assinatura). Vence a disputa a empresa ou consórcio que oferecer o maior percentual de petróleo ou gás natural a ser pago para o Estado brasileiro, a partir de 1 percentual mínimo fixado (óleo-lucro).
O governo trabalha com o seguinte calendário: o pré-edital deverá ser divulgado em 6 de junho; o edital em 30 de agosto; o leilão está marcado para 28 de outubro e o pagamento previsto para 13 de dezembro.
CESSÃO ONEROSA E ACORDO COM PETROBRAS
Na 3ª feira da semana passada (9.abr), a União e a Petrobras fecharam acordo na revisão do contrato fechado em 2010 para exploração de petróleo em blocos do pré-sal –a cessão onerosa. Ficou estabelecido que o governo pagará US$ 9,058 bilhões à petroleira (ou R$ 33,6 bilhões). Os recursos do leilão serão utilizados para o pagamento.
O contrato da cessão onerosa permitiu que a estatal extraísse 5 bilhões de barris de petróleo no pré-sal sem licitação. Em troca, a empresa antecipou o pagamento de R$ 74,8 bilhões ao governo. O documento estipulava uma renegociação dos valores anos mais tarde, para que fossem ajustados pelas oscilações do preço do óleo.
Pela queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional no período, a empresa alegou ser credora na negociação. A falta de entendimento entre Petrobras e União já se arrastava por mais de 5 anos e travava a realização do leilão do óleo que ainda existe na área –o excedente da cota já negociada com a estatal. O acordo era considerado fundamental para realização do leilão.
Na semana passada, o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, afirmou que a União ressarcirá a petroleira apenas após o pagamento do bônus de assinatura, ou seja, quando os recursos chegarem aos cofres públicos, o que deve ocorrer em dezembro.
Segundo ele, para que não haja desrespeito ao teto de gastos –medida que limita o crescimento dos gastos da União à inflação acumulada em 12 meses até junho do ano anterior– o pagamento precisará de aval do Congresso.

UTILIDADE P?BLICA (Poço Branco): SERVI?O DE MELHORIA NA REDE EL?TRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO
19/04/2019
Comunicado a População de Poço Branco.
A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na quarta-feira, 24, das 09h às 13h, no Povoado Xavier e adjacências, no município de Poço Branco.
Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.
Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.
· Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
· Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
· Telefonar para o 116.

|
|
|
|









