Brasil. - 27/02/2024

VÍDEO: Não podemos dar de Bambam contra Popó, diz Moraes sobre defender democracia

                                                              O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta segunda-feira (26) que o Brasil não pode "baixar a guarda" e "dar uma de Bambam contra Popó" na defesa da democracia, pregando o fortalecimento das instituições. 

A fala foi uma referência à luta entre o ex-BBB e o pugilista. A declaração foi dada durante discurso que abriu o ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, onde o ministro se formou. 

"Esses três pilares [imprensa, eleições e Judiciário] resistiram no mundo todo, mas foram abalados. Nós não podemos nos enganar, não podemos baixar a guarda, não podemos dar uma de Bambam contra Popó -- que durou 36 segundos. Nós temos que ficar alertas e fortalecer a democracia, fortalecer as instituições", disse  

Alexandre de Moraes, em discurso. 

Moraes reforçou que o problema é um "fenômeno mundial de corrosão à democracia", e não algo que acontece apenas no Brasil. Ele também explicou que as investidas hoje começam de dentro para fora do sistema. "Infelizmente [o mecanismo dos ataques] foi subestimado e, em alguns momentos, foi ridicularizado. Só que tinha método". 

Segundo o ministro, extremistas de todo o mundo seguem a mesma cartilha, visando descredibilizar e atingir os três pilares da democracia: a mídia, o processo eleitoral e a independência do Judiciário. "Foi o que foi feito no Brasil — um ataque frontal", disse Moraes, citando as chamadas "milícias digitais". 

Para o magistrado, ataques ao Judiciário foram 'amplificados' no Brasil. Isso aconteceu, na visão de Moraes, porque existe a Justiça Eleitoral. "É o Poder Judiciário, por meio da Justiça Eleitoral, que organiza, realiza, administra e julga as eleições. Então, o inimigo do segundo e do terceiro pilares da democracia, para o populismo extremista, era o mesmo. E os canhões foram direcionados para isso", afirmou. 

Veja fala do ministro: 

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 01/01/1970 - 12:01