Laçamento é Hoje - 29/11/2024
Lançamento de foguete na Barreira do Inferno irá fechar espaço aéreo e marítimo
Foto: Mari Pinheiro/TV Ponta Negra A Força Aérea Brasileira (FAB) irá realizar o lançamento de um foguete suborbital ao espaço do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), nesta sexta-feira (28), durante a Operação Potiguar. Segundo a FAB, não haverá interdição na Rota do Sol ou qualquer outra via, mas o espaço aéreo e marítimo estará fechado. Ainda de acordo com a FAB, os voos comerciais do Aeroporto de São Gonçalo permanecerão normais.
Será possível assistir ao lançamento apenas em áreas de Cotovelo, Pium e todo o litoral. O lançamento está no pacote de ação orçamentária da FAB pelo governo federal. Janela de lançamento está prevista para ocorrer entre as 12h30h e 13h.
Já a previsão de lançamento de um segundo foguete, no mesmo modo, deverá acontecer apenas no segundo semestre de 2025.
O objetivo do lançamento é aumentar a autonomia do Brasil em questão de lançamentos e a recuperação de carga útil. Neste foguete, a carga útil será cartas infantis com mensagens de alunos ao espaço.
VS30 V15
O VS-30 é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. É composto por um estágio propulsivo, com quase uma tonelada de combustível sólido, e, ainda, pela plataforma suborbital de microgravidade (PSM). O veículo de sondagem, que foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
O CLBI foi criado em 1965, mesmo ano em que ocorreu o lançamento do primeiro foguete a partir de Parnamirim (RN). Até hoje, mais de três mil lançamentos, divididos em 655 operações, ocorreram nas plataformas do Centro.
Subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o CLBI se mantém focado na atividade de rastreamento. Com a Operação Potiguar, a FAB reativa a operação de foguetes suborbitais no Rio Grande do Norte (RN), passando a atuar, também, no lançamento, na coleta de dados e, por fim, na recuperação da carga útil. Fonte Ponta Negra News
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01