Greve na Educação do RN. - 20/02/2025

Professores da rede estadual aprovam indicativo de greve

                                                             Foto: Lenilton Lima                                                                                                                                      Os profissionais da Educação estadual aprovaram o indicativo de greve em assembleia coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), nesta quarta-feira (19). Durante a atividade, também foi deliberada uma contraproposta para o pagamento integral do reajuste de 6,27% do Piso 2025, com a sugestão de que o valor seja quitado em março. 

De acordo com o Sinte, a proposta será formalmente apresentada ao governo estadual. Além disso, uma nova assembleia, que definirá a deflagração da greve, será realizada no próximo dia 25 de fevereiro. 

A paralisação das atividades na Rede Estadual de Ensino é considerada a última medida pela categoria para garantir a implementação do reajuste de 6,27%, que é devido pelo Governo. 

Inicialmente, o Sinte apresentou a proposta do governo para a quitação do piso, discutida pela categoria em audiência nessa segunda-feira (18). A sugestão inicial envolvia a mediação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do RN, com os seguintes pontos: 

- Implantação do Piso para toda a categoria, ativos e aposentados; 
- Aplicação do índice de 2% em março de 2025; e 
- Aplicação do índice de 4,27% em dezembro de 2025. 

"De maneira geral, a proposta, que também não tratou do retroativo que seria gerado, foi rechaçada pela categoria, embora tenha sido reconhecido um avanço: a garantia de aplicação do Piso na carreira, com integridade e paridade, uma bandeira histórica do Sinte", destacou o sindicato. 

"Em resposta à proposta do Governo, os trabalhadores decidiram manter o indicativo de greve, destacando que, além do reajuste de 6,27%, outras pautas importantes também precisam ser atendidas. Entre essas, estão o pagamento dos retroativos do Piso de 2023 e 2024, bem como a revisão do plano de cargos, carreira e remuneração dos funcionários da educação", acrescentou. 

Durante a Assembleia, uma comissão de trabalhadores foi formada para acompanhar as negociações do Sinte com o Governo. 

 

 Fonte TV Tropical. 

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 01/01/1970 - 12:01