
Oito animais foram registrados a 16 km da costa em Senador Georgino Avelino; filhotes também foram avistados em Natal - 17/08/2025
Baleias jubarte são vistas em grupo de acasalamento no litoral potiguar
Jubartes retornam ao litoral brasileiro entre junho e novembro para reprodução antes de voltar à Antártida. | Foto: Lídio Nascimento
Um grupo de baleias jubarte foi registrado neste sábado 16 no litoral do Rio Grande do Norte. O avistamento ocorreu na Praia de Malembá, em Senador Georgino Avelino, a cerca de 16 quilômetros da costa, onde oito animais — uma fêmea e sete machos — nadavam juntos em comportamento de acasalamento.
Ainda neste sábado, pescadores identificaram uma baleia na Praia do Meio, em Natal, provavelmente uma fêmea acompanhada de filhote. Segundo pesquisadores, essas visitas ao litoral brasileiro fazem parte do ciclo reprodutivo da espécie, que retorna à Antártida após o período de reprodução e acasalamento, que ocorre entre junho e novembro.
O coordenador do Projeto de Monitoramento da Megafauna Marinha (Prommarn), Lídio Nascimento, explicou que os machos formam grupos competitivos para disputar o acesso às fêmeas, caracterizados por saltos, batidas de calda e movimentos das nadadeiras. “Geralmente na primeira quinzena de novembro, elas começam a descer para a Antártida, que é a área de alimentação. Não temos evidência dessas baleias se alimentando na nossa costa”, disse.
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
