
STF - 28/09/2025
‘Sair do Supremo é possibilidade, mas não é uma certeza’, diz ministro Luís Roberto Barroso
Créditos: STF
O ministro Luís Roberto Barroso admitiu que considera deixar o Supremo Tribunal Federal (STF), embora ainda não tenha tomado uma decisão.
“Sair do Supremo é uma possibilidade, mas não é uma certeza. Eu verdadeiramente ainda não tomei essa decisão”, afirmou o magistrado em entrevista à Folha.
A declaração foi dada na semana em que Barroso encerrou o mandato como presidente do STF. Nesta segunda-feira, 29, ele passa o comando para o colega Edson Fachin, após dois anos à frente do tribunal.
Segundo o ministro, a ideia de sair do STF chegou a ser conversada com o presidente Lula, mas sem nenhum acerto sobre cargos em embaixadas. “Essa hipótese nunca foi aventada”, disse.
“Quando minha mulher estava viva, eu tinha esse compromisso com ela [de sair do STF]. Ela já estava doente, mas a gente tinha a pretensão de passear um pouco, de ter uma vida mais leve.
Essa motivação eu já não tenho mais. Então estou ainda verdadeiramente pensando no que fazer. Às vezes tenho a sensação de já ter cumprido o meu ciclo. Às vezes penso que ainda poderia fazer mais coisas.”
Barroso disse ainda que não considera o risco de sanções internacionais — como a Lei Magnitsky, já aplicada ao ministro Alexandre de Moraes — um fator para permanecer ou não no cargo.
“Eu tenho preocupação. Mas isso não tem nada a ver com ficar ou sair”, afirmou.
O ministro disse que a maior motivação hoje está na exposição pública que recai sobre sua família e pessoas próximas. Ele citou o episódio em que a Advocacia-Geral da União pagou honorários a advogados, entre eles sua namorada, e que o caso foi explorado de forma negativa.
Com informações de O Antagonista
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
