Inteligência artificial - 05/10/2025

Inteligência artificial desafia processo de aprendizagem em escolas

                                                                   Estudo aponta que sete em cada dez estudantes do ensino médio que usam a internet recorrem à IA generativa | Foto: Adriano Abreu                                                                                                               

Convivendo diariamente com os desafios da sala de aula, a professora Maritza Waleska Arruda, que leciona língua portuguesa na rede pública estadual do Rio Grande do Norte, observa com preocupação o uso crescente da inteligência artificial (IA) generativa pelos estudantes. “A situação é extremamente delicada. Muitos alunos já não realizam o trabalho de pensar ou construir um texto próprio. Pegam redações prontas do ChatGPT e entregam como se fossem suas. Isso interfere na produção criativa e no aprendizado real”, afirma.

A preocupação da docente encontra respaldo em dados da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, divulgada em setembro pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. O estudo aponta que sete em cada dez estudantes do ensino médio que usam a internet recorrem a ferramentas de IA generativa, como ChatGPT e Gemini, para pesquisas escolares. Apesar da ampla utilização, apenas 32% receberam algum tipo de orientação sobre uso seguro e responsável da tecnologia. Segundo a pesquisa, 41% dos estudantes já recorreram à IA para auxiliar na redação de textos, 38% para resolver questões de matemática e 35% para tirar dúvidas gerais. Entre os mais velhos, de 15 a 17 anos, o índice de uso é ainda maior.

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 01/01/1970 - 12:01