Libertação ocorreu na madrugada desta segunda 13 e faz parte de acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino - 13/10/2025

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de dois anos de cativeiro em Gaza

MODELO FOTO PORTAL (50)                                                          Reféns israelenses libertados pelo Hamas são recebidos por equipes médicas e reencontram familiares após mais de dois anos de cativeiro - Foto: Reprodução G1                                                                                                                                                                                                                                              

Os 20 reféns israelenses vivos que permaneciam sob poder do Hamas foram libertados na madrugada desta segunda-feira 13, após mais de dois anos de cativeiro. A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o grupo palestino.

Segundo o governo israelense, o Hamas sequestrou 251 pessoas durante os ataques de 7 de outubro de 2023. O grupo ainda mantinha 48 vítimas na Faixa de Gaza, das quais 28 estão mortas. Os demais reféns foram libertados em acordos anteriores ou resgatados em ações militares.

: De acordo com autoridades israelenses, sete reféns foram libertados por volta das 2h e os outros 13, duas horas depois. Todos foram entregues à Cruz Vermelha e, em seguida, às Forças de Defesa de Israel, antes de serem levados a uma base militar para reencontro com familiares e atendimento médico.

Em contrapartida, Israel se comprometeu a libertar quase 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que cumpriam penas de prisão perpétua. A Reuters informou que os detentos embarcaram em ônibus da Cruz Vermelha com destino à Faixa de Gaza, Cisjordânia e outros países.

O acordo de cessar-fogo foi anunciado na quarta-feira (8) e prevê que o Hamas devolva todos os reféns vivos e os restos mortais das vítimas que morreram. O grupo tinha até as 6h desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, para concluir a libertação.

O Hamas informou que cumpriria a entrega dos 20 reféns sobreviventes, mas pediu mais tempo para localizar todos os corpos. Ainda não há prazo para que as devoluções sejam concluídas. A Turquia anunciou uma força-tarefa para ajudar o grupo palestino na busca pelos restos mortais das vítimas em Gaza. Fonte Agora RN

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 01/01/1970 - 12:01