
Antifacção - 09/11/2025
Lula reclama com Motta de escolha de Derrite para relatar projeto da Lei Antifacção
Créditos: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou neste sábado para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para reclamar da escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto da Lei Antifacção, enviado pelo governo ao Congresso nesta semana.
Lula queria que a relatoria fosse assumida por um deputado considerado mais neutro. Derrite é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possível candidato à Presidência em 2026, o que gerou desconforto no Planalto. Hugo Motta garantiu que a análise será técnica e afirmou que o texto do governo não será combinado com propostas que tratam facções criminosas como terrorismo, ponto rejeitado por Lula. O presidente teme que essa classificação permita interferência externa no país sob o argumento de combate ao terrorismo.
Nas redes sociais, Motta afirmou que segurança pública é uma pauta “suprapartidária” e disse querer aprovar o projeto ainda este ano. Segundo ele, Derrite vai manter avanços do texto enviado pelo governo e endurecer as penas contra o crime organizado.
O substitutivo relatado por Derrite prevê:
Equiparação do tratamento penal das facções a atos de terrorismo (sem classificá-las formalmente como terroristas);
Aumento de penas;
Mais rigor no confisco de bens;
Bloqueio imediato de recursos usados por facções.
Com informações de O Globo
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
