
Prisão - 13/01/2026
Polícia espanhola apreende 10 toneladas de cocaína em navio que partiu do Brasil
Créditos: Divulgação/Polícia Espanhola
Após investigação da Polícia Nacional, o navio mercante foi localizado no Oceano Atlântico. Depois de acionar o mecanismo de colaboração com a Marinha, o Grupo de Operações Especiais (GEO) embarcou no navio e prendeu as 13 pessoas a bordo.
A operação apresentou grandes complicações. Após o embarque, foi necessário o apoio da Sociedade de Segurança e Salvamento Marítimo (SASEMAR), pois o navio ficou sem combustível e permaneceu à deriva por quase 12 horas, sendo preciso rebocá-lo até as Ilhas Canárias.
Graças a esse esforço conjunto, os agentes da Polícia Nacional localizaram os 9.994 quilos de cocaína distribuídos em 294 fardos, escondidos em meio à carga de toneladas de sal que o navio transportava, bem como uma arma de fogo utilizada pelos membros dessa rede criminosa para guardar e proteger o estoque.
Golpe histórico no tráfico marítimo de cocaína
Esta operação, denominada Maré Branca, representa a maior apreensão de cocaína em alto mar já realizada pela Polícia Nacional. Desde 1999, quando o navio Tammsaare foi interceptado transportando 7.500 quilos de cocaína na proa, não se realizava uma operação desta magnitude em alto mar.
Isto representa um golpe decisivo nas redes criminosas internacionais envolvidas no tráfico marítimo de cocaína, demonstrando a eficácia da cooperação policial internacional no combate ao narcotráfico global e destacando, mais uma vez, a capacidade da Polícia Nacional de agir com sucesso contra organizações criminosas de alcance global.
Portal da Tropical
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
