Confecções em Alta no RN. - 15/01/2026

Confecções crescem 98% e amenizam queda da indústria do RN em novembro

                                                             Segundo a Fiern, as oficinas de costura no interior do RN têm contribuído efetivamente no desempenho da indústria potiguar | Foto: Adriano Abreu                                                                                                     

Apesar da retração de 2,3% na produção industrial do Rio Grande do Norte em novembro de 2025, o desempenho do setor de confecções foi determinante para reduzir o impacto negativo da indústria no estado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a confecção de artigos do vestuário e acessórios cresceu 98% na comparação com o mesmo mês de 2024, o maior avanço do país pelo quinto mês consecutivo. O resultado contrasta com a queda registrada em segmentos tradicionais, como a fabricação de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis, que recuou 16,8% em novembro e foi o principal responsável pelo desempenho negativo da indústria geral potiguar. Ainda assim, outros setores apresentaram crescimento, como as indústrias extrativistas (12,4%) e a fabricação de produtos alimentícios (5,6%). Para o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, os números refletem uma retomada consistente da indústria de transformação no estado, com a confecção exercendo papel estratégico nesse processo. “Quando a gente fala de transformação, que é a indústria que transforma a matéria-prima no produto, a gente fala de confecção, de vestuário, de bonelaria, móveis, alimentos. E essa indústria realmente tem tido uma reação”, afirmou.

Segundo Serquiz, a Fiern tem atuado de forma direta para fortalecer esse movimento. “A própria Federação da Indústria tem colaborado com esse processo que nós chamamos de neoindustrialização”, destacou. Ele chama a atenção, especialmente, para a força das oficinas de costura instaladas no Seridó, região que concentra grande parte da produção de confecções e também de bonelaria do estado. “A confecção é um segmento estratégico. Eu incluiria aí a bonelaria. Nós temos as oficinas de costura que predominantemente estão na região do Seridó e elas têm sido realmente efetivas nesse desempenho da indústria de transformação”, disse. De acordo com o dirigente, a entidade está desenvolvendo um programa de qualificação dessas oficinas, por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Rogério Marinho, com foco na criação de marcas próprias. “É uma forma de dar a essas oficinas mais uma oportunidade de aumento de produtividade”, pontuou.

A relevância da bonelaria no Seridó é evidenciada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) do setor, que envolve municípios como Serra Negra do Norte, Caicó e São José do Seridó. A cidade de Serra Negra do Norte, por exemplo, abriga a maior agência dos Correios do Rio Grande do Norte em volume de encomendas, impulsionada pela produção e comercialização de bonés para todo o país e até para o exterior.

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 01/01/1970 - 12:01