
Governo Lula - 27/06/2026
Governo Federal vai destinar R$ 640 milhões ao RN com o Novo PAC
Presidente Lula, governadora Fátima Bezerra e ministros em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Governo Federal anunciou um pacote de investimentos de R$ 640 milhões para o Rio Grande do Norte, contemplando projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, educação profissional, habitação e segurança hídrica. Os recursos, vinculados principalmente ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram apresentados durante cerimônia realizada esta semana e incluem financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Verde), operado pelo Banco do Nordeste, além de aportes diretos da União.
A maior parcela dos recursos será destinada ao saneamento básico. Ao todo, mais de R$ 409 milhões financiarão obras de esgotamento sanitário nos municípios de Açu, Apodi, Natal, Parnamirim e São Paulo do Potengi. Após a conclusão das intervenções, a estimativa é de que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto.
Entre os empreendimentos anunciados, o sistema de esgotamento sanitário de Apodi receberá R$ 52 milhões em recursos do Novo PAC. O projeto prevê a universalização da rede de esgoto no município e a recuperação ambiental do Rio Apodi, beneficiando cerca de 21 mil moradores.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou os investimentos à redução das desigualdades regionais e à ampliação do acesso aos serviços públicos. “Eu estava cansado de ler que o Nordeste era o primeiro colocado quando se falava em mortalidade infantil, em analfabetismo, na pobreza e evasão escolar, além de ser a região com menos professores, menos universidades, mestres e doutores. O que queremos é que todos tenham a mesma oportunidade. O papel do Estado é garantir que todos tenham chance”, afirmou.
Na área de logística, o governo anunciou R$ 47 milhões para a construção das defensas da Ponte Newton Navarro, em Natal. A estrutura tem a função de proteger os pilares da ponte contra impactos de embarcações que acessam o Porto de Natal, reduzindo riscos operacionais e ampliando a segurança da navegação no Rio Potengi.
O setor de educação também será contemplado com a implantação de três novos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nos municípios de São Miguel, Touros e Umarizal. Para cada unidade serão destinados R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para obras civis e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos.
Na mobilidade urbana, o governo confirmou recursos de R$ 33 milhões para implantação do corredor exclusivo de ônibus da Avenida das Fronteiras, em Natal. A obra prevê a continuidade do corredor existente na Avenida Tocatínea até a BR-101, em um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros. Segundo o projeto, mais de 600 mil moradores de Natal e da Região Metropolitana Norte deverão ser beneficiados com melhorias na circulação do transporte coletivo.
Durante a cerimônia foi formalizado o edital para contratação das entidades responsáveis pela construção de 2.487 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros cada. As unidades serão distribuídas em 24 municípios do Estado, com investimentos de R$ 15,4 milhões. A iniciativa integra uma meta mais ampla do Novo PAC, que prevê a construção de 6.134 cisternas no Rio Grande do Norte, totalizando R$ 45,7 milhões em investimentos. Até o momento, 3.647 unidades já foram contratadas e 1.331 entregues. Agora RN.
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
