Objetivo é checar se as medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento entre as mesas estão sendo cumpridas nos estabelecimentos. - 28/11/2020

Prefeitura volta a fiscalizar bares e restaurantes após aumento nos casos de Covid-19 em Natal

Inter TV Cabugi

Fiscalização aconteceu em bares de Ponta Negra na sexta-feira (27) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Fiscalização aconteceu em bares de Ponta Negra na sexta-feira (27) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Natal voltou a fiscalizar nesta sexta-feira (27) bares e restaurantes após os casos de Covid-19 aumentarem na cidade nas últimas semanas. Os primeiros empreendimentos visitados foram em Ponta Negra, na Zona Sul da capital.

O objetivo é checar se as medidas sanitárias de prevenção à doença, que estão nos decretos que permitiram a reabertura desses estabelecimentos, estão sendo cumpridas, como o distanciamento de dois metros entre mesas - que só podem ter no máximo oito pessoas -, uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel. 

Ao todo, cinco estabelecimentos vão ser fiscalizados por noite às quintas-feiras, sextas e sábados. À princípio, a ideia é orientar e não notificar os bares e restaurantes, o que pode acontecer em caso de reincidência. 

 

"É um trabalho para relembrar os cuidados, para que todo mundo possa funcionar com segurança. É importante se prevenir pra evitar situações mais delicadas como o fechamento de estabelecimentos como ocorreu há alguns meses", disse Carlos Falcão, chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 

"As pessoas estavam relaxando, mas temos que relembrar que a pandemia ainda não acabou". 

Além da Semsur, fazem parte da fiscalização a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o Procon e a Vigilância Sanitária. 

Segundo as equipes de fiscalização, o erro mais observado neste momento tem sido a falta de distanciamento entre mesas nos bares. 

Aumento dos casos 

O Rio Grande do Norte registrou nesta sexta-feira (27) 3.880 casos de Covid-19 a mais no boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em comparação com o registro do dia anterior. O número foi o segundo maior em um dia desde o início da pandemia. 

Em Natal, os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Natal tiveram horário estendido nos últimos dias, voltando a funcionar durante o período da tarde em todos os dias após um aumento na procura de pacientes. 

Os centros vão abrir neste fim de semana pela segunda vez consecutiva. No fim de semana passado, 515 pessoas receberam atendimento médico nos locais. 

 

Os hospitais particulares também tiveram aumento de internações por Covid-19 na capital potiguar e, em alguns deles, os leitos críticos voltaram a ter 100% de ocupação. 

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 31/12/1969 - 09:12