PRF prende integrante de quadrilha do “novo cangaço” com arma de fogo na Grande Natal
28/07/2025
Prisão
Créditos: Divulgação PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde deste domingo (27), um homem suspeito de integrar uma quadrilha armada do tipo “novo cangaço”. A prisão ocorreu por volta das 17h50, no km 116 da BR-101, na entrada do município de Monte Alegre, região metropolitana de Natal.
O suspeito dirigia um veículo FIAT/Palio branco e levantou suspeitas ao realizar uma manobra brusca ao avistar a viatura da PRF. Durante a abordagem e a revista no automóvel, os policiais encontraram um revólver calibre .38, com munições, escondido no compartimento do filtro de ar do motor — uma tentativa clara de ocultar o armamento.
O motorista foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Segundo informações levantadas no local, ele seria membro de uma organização criminosa comandada por “Pica-Pau”, líder de uma célula do chamado “novo cangaço”, morto horas antes em confronto com as polícias Militar e Civil. A quadrilha é investigada por tráfico de armas e por fornecer armamento a facções criminosas atuantes no estado.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Parnamirim para os procedimentos legais.
Fonte: Tribuna do Norte

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto
28/07/2025
Brasil...
Créditos: Agência Brasil
O mês de agosto terá um aumento nas contas de energia devido ao acionamento da bandeira tarifaria vermelha, no maior patamar, o 2, anunciou na sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a agência, a adoção da bandeira no patamar 2, após ter acionado o patamar 1 em junho e julho, ocorreu diante do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país, o que reduziu a geração hidrelétrica.
Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela por conta do baixo volume de chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. Além disso, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.
“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, alertou a agência reguladora.
Com informações de Agência Brasil

VÍDEO: Fátima Bezerra recebe vaias em Caicó
28/07/2025
Governadora é vaiada
Créditos: Reprodução
A governadora Fátima Bezerra foi vaiada em Caicó no momento em que teve seu nome citado pelo prefeito Dr. Tadeu na noite de sábado (26), durante a Festa de Sant’ana. O público que aguardava o show de Wesley Safadão não poupou a governadora.
O secretário Cadu Xavier também foi alvo das vaias do público em terras caicoenses.
Veja o momento:
VÍDEO: Fátima recebe vaias em Caicó. https://t.co/6AZfbtYsTy pic.twitter.com/5YId8OIQjo
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) July 27, 2025

Duas mulheres morrem em capotamento de carro na BR-101 em Natal
28/07/2025
Acidente com Vitimas Fatal
Créditos: Reprodução Redes Sociais
Duas mulheres morreram após um carro capotar em um trecho da BR-101, em Natal, no sentido Extremoz. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (27). As vítimas foram identificadas como Edineide Soares dos Santos, de 50 anos, e Genilza da Silva, de 40 anos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do carro - um VW Saveiro de cor branca - fugiu do local após o acidente. Uma quarta pessoa ficou gravemente ferida, mas não teve o estado de saúde atualizado.
Além da PRF, a ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, que auxiliou no resgate; pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio do Norte (Itep-RN), que fez a remoção dos corpos; e pela Polícia Civil, que vai investigar o caso.
Portal da Tropical

Secretaria de Educação do RN permite que alunos passem de ano mesmo reprovando em até seis matérias
26/07/2025
Educação no RN
Foto: Anderson Regis
A Secretária Estadual da Educação, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) publicou uma portaria, nesta sexta-feira (25), que estabelece as diretrizes para o Regime de Aprovação em Progressão Parcial de estudantes no estado. O dispositivo permite que alunos da rede pública estadual sejam promovidos de ano escolar mesmo se reprovados em até seis componentes curriculares, dos quais deverão realizar dependência para prosseguir nos níveis de ensino. Conforme a publicação no Diário Oficial do Estado, a portaria já entrou em vigor. O regime prevê progressão parcial para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) reprovados em até três matérias. Já os alunos do Ensino Médio, regular e profissional em tempo parcial ou em tempo integral (1ª e 2ª séries), podem reprovar em até seis componentes curriculares para passar de ano dentro desse regime de aprovação. A medida tem objetivo de recuperar e recompor as aprendizagens dos estudantes da Educação Básica da rede pública estadual, de acordo com a portaria.
Segundo o texto, o estudante aprovado em Regime de Aprovação em Progressão Parcial realizará a dependência das matérias sob a responsabilidade do professor e da equipe pedagógica, os quais organizarão um plano de estudo contemplando os objetos de conhecimento, as competências e as habilidades significativas, bem como o cronograma das avaliações que será socializado com o responsável legal para apoiar o desenvolvimento do estudante.
Para passar de ano mesmo com a reprovação, o aluno deverá submeter-se às avaliações das disciplinas no ano letivo ou semestre subsequente à reprovação. Aquele que não concluir a progressão referente ao ano ou semestre letivo anterior ficará impedido de matricular-se no ano/série/semestre subsequente.
“O estudante, em Regime de Aprovação em Progressão Parcial, ficará sujeito aos critérios expressos nesta Portaria, sem a exigência mínima de setenta e cinco por cento (75%) de frequência às atividades referentes à dependência, porém condicionado ao cumprimento das atividades propostas no plano de trabalho apresentado pelo tutor responsável”, diz o texto.
No processo de avaliação da aprendizagem, a Secretaria de Educação determinou que deverão ser utilizadas estratégias pedagógicas diversificadas, conduzidas preferencialmente por meio de ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizados pela pasta.
A portaria prevê que cada escola da rede pública estadual deverá contemplar em regimento escolar, projeto político pedagógico e plano de ação anual, ações específicas voltadas à recuperação e recomposição das aprendizagens. Para efetivar o Regime de Aprovação em Progressão Parcial é necessário adequar o Plano de Trabalho Pedagógico da Escola.
A partir de 2026, as unidades escolares também deverão contar com tutor responsável para o acompanhamento dos estudantes no cumprimento das atividades propostas e avaliativas, acesso e participação na plataforma de ambiente virtual de aprendizagem, lançamento das notas durante o processo avaliativo e cumprimento do cronograma previsto para o Regime de Aprovação em Progressão Parcial.Fonte TN.

Lei institui campanha de prevenção e combate às práticas de maus-tratos a animais no RN
26/07/2025
Lei para Beneficiar os Animais no RN
Foto: Reprodução/Shutterstock
O Governo do Rio Grande do Norte sancionou neste sábado (26) a lei que institui a campanha permanente de prevenção e combate às práticas de maus-tratos a animais no estado. O texto prevê uma série de ações voltadas ao tema, a ser realizada de forma contínua, facultada ao Poder Executivo a realização de parcerias público-privadas. São diretrizes da campanha a dignidade animal, o que lhes confere a condição de sujeitos de direitos; a condição dos animais de serem sencientes, cujos direitos fundamentais são protegidos pela Constituição; e as liberdades que norteiam as práticas de bem-estar animal.
De acordo com o texto, as liberdades dos animais consistem na ausência de fome e sedo, medo e estresse, doença e injúria, além de desconforto e impedimento para expressar os comportamentos naturais.
A campanha tem objetivo de conscientizar a população potiguar sobre a capacidade dos animais de experimentar sensações de forma consciente e que, por isso, não podem ser tratados como mercadorias ou objetos descartáveis. Também informar à população sobre canais públicos de denúncia contra maus-tratos, abandono e crueldades contra animais, além de estimular à população a guarda responsável de animais e informar que os maus-tratos a animais configuram crime.
Para isso, o Poder Executivo pode promover campanhas publicitárias educativas nos meios de comunicação e redes sociais oficiais e de grande circulação do estado; palestras nas comunidades, universidades, escolas, eventos e demais espaços públicos; a visitação de agentes comunitários nas residências dos munícipes, com distribuição de panfletos informativos; e a formulação de denúncias aos órgãos competentes para apurar e aplicar as devidas penalidades, em casos constatados de maus tratos aos animais.

Mesmo no PL, Terezinha declara apoio a Zenaide: ‘Ninguém tira meu voto dela’
26/07/2025
Deputada estadual disse que mantém relacionamento de respeito com lideranças nacionais e estaduais do PL e que todos compreendem sua posição
Deputada Terezinha Maia está no PL de Rogério Marinho, já a senadora Zenaide Maia vai disputar a reeleição no PSD. Foto: Eduardo Maia/Waldemir Barreto
A deputada estadual Terezinha Maia (PL) declarou nesta sexta-feira 25 que seu apoio à reeleição de Zenaide Maia (PSD) em 2026 é inegociável, mesmo com a senadora sendo adversária política do seu partido. “Zenaide é minha candidata a senadora número 1. Ninguém tira meu voto nela, por nada nesse mundo”, disse a parlamentar, em entrevista à rádio 95 FM de Caicó.
Terezinha, que caminha para completar 15 anos como filiada ao PL, afirmou que mantém um relacionamento de respeito com as lideranças nacionais e estaduais do partido e que todos compreendem sua posição. Vale lembrar que, enquanto o senador Rogério Marinho – presidente do PL no RN – é líder da oposição no Senado, Zenaide Maia é vice-líder do Governo Lula.
Segundo a deputada estadual, no entanto, seu apoio a Zenaide é baseado na relação familiar, mas sobretudo no trabalho que a senadora tem desempenhado no Estado. “Admiro demais o trabalho dela. Sempre que eu passo nas cidades, vejo o quanto ela tem colaborado. Esta semana mesmo vi nas redes sociais dela a divulgação de 30 ruas para serem pavimentadas em Jardim de Piranhas”, afirmou.
Ela também elogiou a atuação da senadora nas áreas de educação e saúde. “Zenaide está sempre em movimento, colaborando com instituições de ensino, universidades. Pessoa simples, trabalhadora. É meu voto principal”, completou.
Além de Zenaide, Terezinha também declarou apoio ao senador Styvenson Valentim (PSDB) para o 2º voto do Senado. “Também ninguém tira. Admiro muito, porque Styvenson tem investido muito na saúde. O Estado precisa de Styvenson no Senado. Nesse momento difícil que a saúde está passando, a gente vê que tem ele, tem Zenaide, colaborando com a saúde do Estado.”
Segundo a deputada, a presença de ambos no Senado tem sido fundamental para ajudar o RN. “Já passei em cidades que o povo chama Styvenson de ‘papai’. Ele é importante no Senado”, disse.
‘Tenho muita gratidão’ por Rogério Marinho, afirma deputada
Ao ser questionada sobre a disputa para o Governo do Estado, Terezinha Maia declarou apoio ao nome de Rogério Marinho. “Sendo candidato, eu voto nele. Tenho muita gratidão a ele”, disse. Segundo a deputada, Rogério foi o único político que acreditou em sua vitória nas eleições de 2022, quando ela concorreu sem o apoio de boa parte da classe política, após a morte do marido, o ex-prefeito Paulo Emídio, de São Gonçalo do Amarante.
“Foi um momento muito difícil, em que perdi Paulinho. Os políticos não acreditavam. E Rogério acreditou que eu ia ganhar. Foi muito importante na eleição”, relembrou.
Sobre as eleições de 2024, Terezinha destacou que Rogério Marinho respeitou sua decisão de apoiar a eleição do hoje prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD) – que é de centro-esquerda. “Lutaram muito para tirar o PL de mim, para irem para uma disputa contra Jaime. E ele segurou: ‘Não, o partido vai ficar com você’. Achei isso muito importante.” Fonte Agora RN.

TCU investiga governo Lula por renovar contratos com empresa proibida de ser contratada
26/07/2025
Governo Lula renovou contratos de R$ 14,8 milhões com empresa proibida de ser contratada; MP junto ao TCU pediu investigação dos contratos
O processo foi aberto a pedido do subprocurador-geral Lucas Furtado. Foto: Saulo Cruz
Lucas Furtado afirma que existem “fortes indícios de irregularidade nas renovações de contrato” e, por isso, o tema deve ser apurado pelo tribunal de contas porque “há risco de lesão aos cofres públicos”.
“A renovação de contratos com a administração pública, assim como qualquer outro ato administrativo, deve observar os princípios da legalidade, moralidade, eficiência e economicidade. Qualquer decisão que contrarie esses princípios deve ser questionada e pode resultar em sanções para os gestores responsáveis”, escreveu.
O que o MEC deixou de fazer para motivar uma representação do MP
A sanção foi aplicada pelo MEC e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 26 de março deste ano. O comunicado já anunciava que a AC Segurança ficava impedida de licitar e ser contratada pela administração pública e autarquias pelo prazo de 12 meses.
O Ministério da Educação, no entanto, deixou de registrar o impedimento nos cadastros oficiais do governo, descumprindo o prazo legal de 15 dias, e outros ministérios renovaram contratos com a empresa.
Diante dessa informação, Lucas Furtado pediu ainda que o TCU investigue também a legalidade das renovações de contrato com a AC Segurança, ocorridas após a publicação da sanção no DOU.
“Importa destacar que empresas contratadas pela administração não possuem direito subjetivo à prorrogação de contratos, mas apenas uma expectativa de direito. Isso significa que a administração pública não está obrigada a renovar contratos, especialmente se houver irregularidades ou se a empresa não atender aos requisitos legais, como é o caso das renovações de contratos em tela”, assinalou o subprocurador-geral no ofício encaminhado ao TCU.
Os pedidos do MP ao TCU sobre o caso do MEC e da AC Segurança
Apurar possíveis irregularidades nas renovações contratuais de Ministérios com a empresa AC Segurança Ltda ocorridas após a publicação no DOU de 26/3/2025 de penalidade que tornou a empresa impedida de contratar com a administração pública por 12 meses;
Apurar possíveis irregularidades no atraso, por parte do MEC, em cadastrar a empresa AC Segurança Ltda no Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf) e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), após aplicação de penalidade de licitar ou contratar com a administração pública, fato que levou outros órgãos públicos a renovarem contratos com a empresa.
A punição do MEC só foi informada ao Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf) e ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) no último dia 8, depois que a coluna questionou a pasta sobre as sanções aplicadas à empresa. Ou seja, foram necessários mais de três meses para o ministério atualizar o cadastro.
Nesse meio-tempo – entre a punição aplicada pelo MEC no DOU e o registro nos cadastros do governo –, quatro ministérios prorrogaram contratos com a AC Segurança por meio de termos aditivos ou de apostilamento. São eles, os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Pesca e Aquicultura (MPA), da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do Desenvolvimento Social (MDS). A Controladoria-Geral da União (CGU) também firmou termo de apostilamento com a empresa repassando direitos e responsabilidades do contrato para o MPA, apesar do impedimento.
Em nota, todos os órgãos explicaram que a punição aplicada pelo Ministério da Educação não estava nos cadastros oficiais do governo quando renovaram o contrato. Bastava uma pesquisa no DOU, no entanto, para encontrarem a sanção.

Poço Branco: Hoje a Cidade faz 62 Anos de Emancipação Politica.
26/07/2025
62 Anos Parabéns Poço Branco.
Poço Branco-RN Faz hoje 62 Anos de Emancipação Politica Parabéns a Todos Poçobranquenses.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram

Após prisões, Polícia Civil localiza corpo do adolescente Ricadison Wiliam em Pitangui
26/07/2025
Segundo as investigações, os suspeitos são pai e tio da namorada de Ricadison, uma adolescente de 13 anos
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que o corpo do adolescente Ricadison Wiliam Faria, de 16 anos, foi encontrado neste sábado (26) na região de Pitangui, no município de Extremoz, na Grande Natal.
O local foi indicado após diligências realizadas pela equipe da 9ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (9ª DHPP/Natal), especializada em casos de desaparecimento, no curso da investigação que resultou, na última sexta-feira (25), na prisão temporária de dois homens suspeitos de envolvimento no caso. Um terceiro homem também é suspeito da morte do adolescente. A área foi isolada e periciada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), e os procedimentos de identificação oficial e demais exames periciais já foram iniciados. O Corpo de Bombeiros do RN também foi acionado.
A Polícia Civil segue com as investigações para o completo esclarecimento dos fatos, incluindo a identificação de possíveis coautores e a responsabilização criminal dos envolvidos.

TRE-MG acolhe denúncia que pode tornar Nikolas Ferreira inelegível
26/07/2025
TRE-MG
Créditos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A Justiça Eleitoral de Minas Gerais acolheu, nesta sexta-feira (25), uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-MG) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros dois parlamentares. O processo pode levar à perda de mandatos e à inelegibilidade dos envolvidos por até oito anos.
Além de Nikolas, foram denunciados o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), a deputada estadual Delegada Sheila (PL-MG) e Cláudia Araújo Romualdo, presidente do PL-Mulher em Minas Gerais e candidata a vice-prefeita na chapa de Engler durante as eleições de 2024.
A decisão, assinada pelo juiz Marcos Antônio da Silva, da 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, dá aos acusados 10 dias para apresentarem defesa. Caso sejam condenados, terão de pagar indenizações e perderão os direitos políticos, o que implicaria cassação dos mandatos e inelegibilidade por oito anos.
De acordo com o Ministério Público, os quatro usaram redes sociais para divulgar informações falsas sobre Fuad Noman (PSD), que buscava a reeleição em Belo Horizonte. As publicações tinham como objetivo prejudicar a imagem do então prefeito e favorecer Bruno Engler, adversário no segundo turno. Noman venceu a disputa, mas faleceu, em março deste ano, em decorrência de um câncer.
Após receber a notícia da denúncia do MP, Nikolas se pronunciou no X:
“Estão querendo cassar os meus direitos políticos por que fiz rachadinha? Por que coloquei dinheiro na cueca? Por que quebrei estatais? Não! Estão querendo me deixar inelegível porque denunciei um livro pornográfico do antigo prefeito de Belo Horizonte. Uai, não posso falar e denunciar mais, não? É muita coincidência que só parlamentares de direita são perseguidos neste país”, publicou o parlamentar em 8 de julho.
Acusações do Ministério Público
Segundo o MPE, o grupo divulgou vídeos e postagens nas quais usou, de forma distorcida, trechos do livro Cobiça, escrito por Fuad Noman. Os conteúdos insinuavam que a obra estaria ligada à exposição de crianças a material impróprio em um festival de quadrinhos organizado pela prefeitura, o que, segundo o órgão, não corresponde à realidade.
O Ministério Público classificou a atuação dos parlamentares como difamatória, destacando que associaram uma cena fictícia de violência sexual presente no livro à gestão de Noman. Em nota, o órgão afirmou que Nikolas Ferreira agiu “de forma leviana e injusta” ao relacionar a obra de ficção a eventos reais, chamando o livro de “pornográfico” e dizendo que “o problema é quando a ficção vira realidade”.
O MP também apontou que Nikolas descumpriu uma ordem judicial para retirar o vídeo das redes sociais, determinada em outubro de 2024. Em vez de cumprir a decisão, o deputado teria feito novas publicações com as mesmas acusações e debochado da determinação judicial.
Com informações de Metrópoles

Reunião pode definir exportação do camarão do RN para o mercado chinês
25/07/2025
Exportação de Camarão
O processo para envio do camarão potiguar para a China foi iniciado em 2024. RN deve se adequar a uma série de protocolos| Foto: Rodrigo Sena/Arquivo TN
Um dos líderes na produção de camarão no Brasil, o Rio Grande do Norte está perto de iniciar o envio do pescado para um dos maiores países consumidores do mundo: a China. Segundo informações de interlocutores do setor produtivo e do Governo do Estado, uma reunião que deve ocorrer até meados de agosto, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pode bater o martelo sobre a autorização para o camarão potiguar entrar na China ainda este ano. Atualmente, apenas o melão do RN e a uva de Pernambuco são produtos autorizados a entrar no país, conhecido por rígidos protocolos fitosanitários. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), Hugo Fonseca, o processo para envio do camarão potiguar e de itens da piscicultura e aquacultura para a China, além da melancia, foi iniciado no começo de 2024, com o RN tendo que se adequar a uma série de protocolos e garantias do país chinês. O último passo é o envio desse documento à China, que avaliará e dará o veredicto sobre a autorização ou não da ida dos produtos potiguares ao país asiático.
“Estamos correndo atrás com o Governo Chinês e o Ministério da Agricultura para liberação desses procedimentos das barreiras fitossanitárias para termos autorização de exportar e as empresas potiguares criarem a cultura de exportação”, explica Hugo Fonseca. A perspectiva é iniciar as exportações ainda em 2025.
“Temos outra parte da vertente, que é capacitar os produtores do RN para a exportação, de acordo com as regras do Governo Chinês. Cada mercado tem sua própria exigência. Temos um trabalho de capacitação junto a outras entidades que precisaremos fazer, como Apex Brasil, o Sebrae e outros atores, para capacitar essas empresas”, acrescenta.
Na semana passada, a relação entre o RN e a China ganhou novo impulso com a instalação da Frente Parlamentar de Cooperação Econômica RN–China, formalizada na última sexta-feira (18), na Assembleia Legislativa. Com representantes do setor produtivo, autoridades públicas e empresários com atuação internacional, a cerimônia marcou o início de um novo ciclo de aproximação política e econômica entre o estado potiguar e a maior economia da Ásia.

[VÍDEO] PMs do Ceará são presos por envolvimento em crimes em Mossoró
25/07/2025
Os mandados estão ligados à investigação de um roubo ocorrido em 20 de maio deste ano, com uso de arma de fogo, restrição de liberdade das vítimas e concurso de
PMs do Ceará são presos por envolvimento em crimes em Mossoró - Foto: Polícia Civil Na manhã desta sexta-feira 25, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu três policiais militares da ativa do Estado do Ceará durante a “Operação Desvirtuados”, coordenada pela 15ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHPP/Mossoró) e pela Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR/Mossoró). A operação contou com mais de 20 policiais civis.
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os mandados estão ligados à investigação de um roubo ocorrido em 20 de maio deste ano, no bairro Alto do Sumaré, em Mossoró, que envolveu uso de arma de fogo, restrição de liberdade das vítimas e concurso de agentes.
No mesmo dia, também foi registrado um homicídio no bairro Abolição 5 e disparos de arma de fogo contra estabelecimentos comerciais e residências no bairro Abolição 4, todos em Mossoró/RN. Os crimes estão sendo apurados em conjunto pelas delegacias envolvidas na operação.
Ver essa foto no Instagram

General confirma autoria de plano de assassinato de Lula, Alckmin e Moraes, mas diz que não compartilhou documento
25/07/2025
Ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro, Mário Fernandes reafirmou que imprimiu o documento apenas para leitura pessoal
General Mário Fernandes confirma autoria de plano que previa assassinato de Lula, Alckmin e Moraes, mas diz que não compartilhou documento - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O general da reserva Mário Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Jair Bolsonaro (PL), confirmou nesta quinta-feira 24, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), ser o autor do plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”. O documento previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
“Na verdade, esse arquivo digital nada mais retrata do que um pensamento meu, que foi digitalizado. Um compilado de dados de pensamento, uma análise de riscos que eu fiz e, por costume próprio, resolvi, inadvertidamente, digitalizá-lo. Não foi apresentado a ninguém esse pensamento digitalizado e não foi compartilhado com ninguém. Absolutamente ninguém”, afirmou o general.
As declarações foram feitas durante interrogatório conduzido pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que atua no gabinete do ministro Alexandre de Moraes. O general reafirmou que imprimiu o documento apenas para leitura pessoal e depois o destruiu. “Cheguei a imprimir. Por um costume pessoal, de evitar ler o documento na tela. Mas imprimi para mim e logo depois rasguei”, declarou.
Fernandes também afirmou que se arrepende da digitalização do plano. “Hoje eu me arrependo de ter digitalizado isso. Mas não passa de um compilado de dados. A visão de um militar, uma análise de situação. Apenas isso. Não foi compartilhado e apresentado a ninguém”, disse.
O juiz auxiliar mencionou que a impressão do documento constava nos registros do Palácio do Planalto e que, 40 minutos depois, o general esteve no local. Questionado sobre uma possível entrega do material, Fernandes respondeu: “Reforço, ratifico: impossível. Eu imprimi para ler em papel, para não forçar a vista. Após isso, rasguei.”
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o plano foi levado ao conhecimento de Bolsonaro, que teria concordado com ele no momento em que o Ministério da Defesa estava prestes a admitir a inexistência de fraudes nas eleições de 2022. A expectativa, conforme a denúncia, era de que o plano criasse uma comoção social capaz de levar o Alto Comando do Exército a aderir ao golpe.
“O grupo planejava agir com a maior brevidade possível, a fim de impedir a assunção do Poder pelo novo governo eleito”, afirma a denúncia da PGR. A procuradoria detalha que o plano previa o uso de explosivos, armas ou veneno para matar as autoridades e que ele só não foi executado porque os envolvidos não conseguiram, na última hora, apoio do Comandante do Exército.
A PGR também acusa Fernandes de ter participado de ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas ao lado de Marcelo Costa Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, e de atuar como interlocutor com lideranças ligadas aos atos de 8 de janeiro.
Durante o depoimento, Fernandes confirmou ainda ter escrito uma minuta de criação de um “gabinete de crise” para o assessoramento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em caso de instabilidade. O general disse que o documento serviria apenas para assessoramento interno.
O plano previa que o general Augusto Heleno, então ministro do GSI, chefiaria o gabinete, com a coordenação geral do general Braga Netto. Fernandes integraria a assessoria estratégica, enquanto Filipe Martins assumiria a área de Relações Institucionais.
Questionado sobre o motivo de ter impresso a minuta no Palácio do Planalto, o general respondeu: “Eu acredito que eu não seja o único funcionário público que faça isso eventualmente. Imprimi porque estava ali. Às vezes, eu dedicava algum tempo desse tipo para temas pessoais, foi por isso que decidi imprimir ali.”

Polícia Civil investiga denúncia de assédio contra aluna em escola estadual de Natal
25/07/2025
Assédio
Créditos: Reprodução
A Polícia Civil está investigando uma denúncia de assédio contra uma aluna, de 11 anos, da Escola Estadual Maria Queiroz, no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. O caso teria acontecido nesta quinta-feira (24). O diretor da unidade escolar foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberado em seguida.
De acordo com a Polícia Militar, a mãe da estudante acionou o 190 informando que a filha teria sido assediada pelo diretor da escola. A família teria relatado que essa não teria sido a primeira vez que o assédia teria acontecido.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA). O diretor da escola, afirmou ao site Portal da Tropical que vai se pronunciar sobre o caso em momento oportuno. Contudo, adiantou que tem “a consciência tranquila que não cometi nada de errado com ninguém”.
Em nota, a Secretaria de Educação do RN afirmou que “o diretor mencionado, compareceu espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos, em razão de um episódio envolvendo uma responsável por estudante da escola”. Além disso, acrescentou que “por se tratar de algo que ainda está sendo apurado, a pasta não pode fornecer maiores detalhes”.
“A situação está sendo acompanhada de perto pela 1ª Diretoria Regional de Educação (DIREC), que está em diálogo com todas as partes envolvidas para garantir a mediação adequada”, completou a secretaria. Fonte Grande Ponto.
Com informações de Portal da Tropical

Pesquisa Consult diz que Bolsonaro venceria Lula, em Natal; veja números
25/07/2025
Eleições 2026
Créditos: Getty images
Caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente da República e presidente de honra do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, bateria o atual presidente Lula (PT), em Natal, por uma margem percentual de 2,6% dos votos, segundo sondagem de intenções de votos feitas pelo Instituto Consult-Pesquisa entre os dias 1º e 5 de julho.
A pesquisa estimulada do Instituto Consult, que ouviu 1.000 eleitores, mostra que o ex-presidente Bolsonaro teria 33,5% dos votos e Lula 30,9%. Outros 21,0% dos eleitores natalenses responderam que votariam em outro candidato nas eleições gerais de outubro de 2026. O resultado da pesquisa apontou, ainda, que 8,4% dos eleitores não votariam em “nenhum” candidato a presidente, enquanto 6,2% não souberam dizer.
Os eleitores natalenses também foram perguntados sobre o desempenho do governo Lula para o Brasil, sendo que a maioria, 51,4%, respondeu que desaprova e 38,8% desaprovam. Outros 9,8% não souberam dizer.
Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.0%, com confiabilidade de 95%. A área de abrangência ou de investigação da pesquisa foi formada pela população de Natal, distribuída em toda a sua área geográfica de Natal, representado pelas quatro regiões metropolitanas.
Com informações de Tribuna do Norte

“Ninguém põe a mão”, diz Lula sobre interesse dos EUA em minerais críticos
25/07/2025
Governo Lula
Créditos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (24), o interesse dos Estados Unidos nos minerais críticos brasileiros.
Durante evento do governo federal na cidade de Minas Novas (MG), Lula afirmou que o país não permitirá interferência estrangeira em suas riquezas naturais.
“Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, disse Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República.
A declaração ocorre em meio à crescente movimentação diplomática entre Brasil e Estados Unidos sobre os chamados minerais críticos, insumos essenciais para a produção de baterias, semicondutores e outras tecnologias.
O setor é considerado estratégico para as economias globais, principalmente diante da tentativa dos EUA de reduzir a dependência da China, hoje dominante nesse mercado.
EUA e minerais críticos
Na quarta-feira (23), autoridades brasileiras do setor mineral e o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, reuniram-se em Brasília para discutir um possível acordo de cooperação entre os países e as tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros.
O encontro foi o terceiro do tipo apenas em 2025, e partiu de iniciativa do governo norte-americano. Escobar considerou positiva a proposta do setor mineral brasileiro de enviar uma comitiva a Washington para discutir diretamente com autoridades e mineradoras dos EUA. No entanto, a visita deve ocorrer apenas a partir de setembro.

Governo prevê nomear aprovados em concurso até o fim do ano
24/07/2025
Governo do RN
Pedro Lopes, titular da administração: “Houve um erro na contagem das vagas de PCD” | Foto: arquivo TN
O concurso para professores da rede estadual de ensino ganhou novas previsões para conclusão. A expectativa do Governo do Estado é homologar o certame na segunda quinzena de setembro e nomear os aprovados até o fim do ano, para que os novos servidores iniciem as atividades no ano letivo de 2026. O processo, que já passou pelas etapas de prova objetiva, discursiva e envio de títulos, precisou ser reestruturado após falhas na reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas ou pardas (PPP). Com isso, o total de vagas aumentou de 598 para 729, e há possibilidade de mais convocações, já que o número atual de vacâncias é crescente. O concurso, iniciado em 2024, chegou a ser suspenso parcialmente após uma recomendação do Ministério Público apontar erro na metodologia utilizada para calcular as vagas reservadas para cotas, explica o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes. “O concurso ainda está em andamento. Ele teve uma recomendação, houve um erro, o governo depois até reconheceu que houve um erro na contagem das vagas de PCD (pessoas com deficiência) e PPP (pessoas pretas ou pardas). Foi utilizada a metodologia de contagem por regional, e o adequado seria a contagem pelo quadro geral de disponibilidade”, afirma o secretário.
Segundo o secretário, o equívoco ocorreu ao dividir proporcionalmente as cotas entre as 16 Diretorias Regionais, o que resultou em número inferior ao exigido em lei. “Se são, por exemplo, 500 vagas para professor, seria 10%, no caso, 50 vagas. E a gente fez um cálculo e o pessoal que seguiu essa lógica computou por regional, dividiu essas vagas por regional. Então, por exemplo, se tivessem 10 vagas de professor numa regional, contava os 10% e dava 1 PCD, mas quando tinham 8, não botavam nenhum PCD”, detalha.
O erro de origem levou à suspensão da segunda fase do certame até que o impasse fosse resolvido. Apesar disso, a primeira fase, com provas objetiva e discursiva, e a recepção da documentação para avaliação de títulos, foi concluída. Em janeiro, o Ministério Público emitiu uma recomendação, condicionando o avanço do certame à correção das cotas de PCD. De acordo com o secretário, houve tentativa de acordo para corrigir administrativamente as falhas, preservando as vagas de ampla concorrência.
Houve divergências entre o Governo e o MP a respeito do número de vagas para PCDs e o caso acabou indo à Justiça. “O juiz se posicionou um pouco no meio, realmente reconheceu que houve o erro, mas disse que era para dar somente 10% das vagas, e autorizou a gente a prosseguir na segunda fase do concurso, fazer a recepção da documentação para a prova de título, mas só fazer qualquer divulgação de resultado da prova de título depois do julgamento, que será na audiência de conciliação do dia 18 de agosto”.
Com a decisão judicial, foi possível publicar a 6ª retificação do edital, corrigindo as cotas de PCD e de PPP com base na proposta original do Governo. O número de vagas foi ampliado sem prejuízo aos candidatos da ampla concorrência. Desta forma, o concurso passou a ofertar 729 vagas no total (antes eram 598), distribuídas em 510 para ampla concorrência, 146 destinadas a pessoas pretas ou pardas (PPP) e 73 para pessoas com deficiência (PCD).
Apesar da oferta de 729 vagas no edital retificado, o número de profissionais convocados pode ser ainda maior. Segundo Lopes, o total de vacâncias cresceu desde a abertura do concurso e já ultrapassa a marca de mil cargos. “Quando iniciou o processo, lá atrás na instrução, a quantidade de vacância era de 598, então por isso que a gente abriu o processo com 598 e agora a gente aumentou para 729 por causa dessa questão do PCD, mas hoje são mais de mil vacâncias. Então, esse número deve crescer, apesar de ter as 729 vagas, mas vai ser bem maior porque já aumentou, hoje nós temos mais de mil vacâncias no cargo de professores. Há a expectativa de chegar a mais de mil”, diz.
Novo cronograma do concurso
· Audiência de conciliação judicial: 18/08
· Resultado final do concurso: 15/09
· Previsão de nomeações: Até o fim de 2025
· Início das atividades dos aprovados: Ano letivo de 2026 Fonte TN.

Alexandre de Moraes soma 29 pedidos de impeachment no Senado
24/07/2025
Levantamento aponta sete novas petições em 2025; mais recente foi protocolada por Flávio Bolsonaro.
Alexandre de Moraes soma 29 pedidos de impeachment no Senado - Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é alvo de 29 pedidos de impeachment que tramitam no Senado Federal. O mais recente foi protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) após decisão do magistrado que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Um levantamento da CNN identificou 28 pedidos protocolados no sistema do Senado em que Moraes é citado. Com a nova petição de Flávio Bolsonaro, apresentada nesta quarta-feira 23, o número chega a 29. Dos pedidos, 22 foram apresentados entre 2021 e 2024. Somente em 2025 foram protocoladas sete novas petições. Entre os autores estão deputados, senadores e cidadãos. O pedido do senador Flávio Bolsonaro afirma que as medidas cautelares impostas por Moraes extrapolam “em muito os limites que regem o exercício da jurisdição penal”.
“Trata-se de uma decisão com nítida carga político-partidária, que avança sobre o mérito da acusação sem o devido processo legal, atribui caráter criminoso a manifestações políticas e diplomáticas legítimas e impõe medidas cautelares gravíssimas em evidente contexto de perseguição ideológica”, escreveu o senador na petição.
Na sexta-feira 18, Alexandre de Moraes autorizou operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro, que resultou na aplicação de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição do ex-presidente de usar redes sociais.
De acordo com a Constituição, cabe ao Senado processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. O pedido de impeachment pode ser apresentado por qualquer cidadão, parlamentar ou não, e o presidente do Senado decide se dará encaminhamento. A Casa é presidida atualmente por Davi Alcolumbre (União-AP).

[VÍDEO] Avião com até 50 pessoas a bordo cai no leste da Rússia; não há sobreviventes, dizem autoridades
24/07/2025
A aeronave era um Antonov-24 bimotor da era soviética, operado pela Angara Airlines
Avião com até 50 pessoas a bordo cai no leste da Rússia; não há sobreviventes, dizem autoridades - Foto: Reprodução/Redes sociais
Um avião comercial caiu na região de Amur, no leste da Rússia, na manhã desta quinta-feira 24. Segundo informações preliminares divulgadas pela agência russa Tass, não há sobreviventes. A aeronave era um Antonov-24 bimotor da era soviética, operado pela Angara Airlines, e fazia o trajeto entre as cidades de Blagoveshchensk e Tynda.
De acordo com o governador da região, Vassily Orlov, o avião desapareceu dos radares antes de chegar ao destino. “Havia 43 pessoas no avião, incluindo cinco crianças e seis tripulantes”, afirmou Orlov. Já o Ministério de Emergências da Rússia informou que o número estimado de pessoas a bordo era de 40. A imprensa local, por sua vez, noticiou que havia 50 pessoas no voo.
Horas após o desaparecimento, destroços em chamas da aeronave foram localizados em uma colina a cerca de 15 km de Tynda, conforme relataram autoridades à agência Interfax. A localização foi feita por um helicóptero Mi-8 da Rossaviatsiya.
“Durante a operação de busca, um helicóptero Mi-8 da Rossaviatsiya localizou a fuselagem da aeronave, que estava em chamas. (…) As equipes de resgate continuam avançando até o local do acidente”, escreveu Yuliya Petina, funcionária dos serviços de emergência, no Telegram.
Ver essa foto no Instagram

|
|
|
|









