Francisco e Natália cobram posicionamento Walter Alves sobre 2026: “Já passou da hora”

24/12/2025

Lideranças petistas pedem que vice-governador esclareça futuro político e alerta para risco de ruptura na aliança construída com o MDB para a sucessão estadual

Francisco e Natália cobram posicionamento Walter Alves sobre 2026: “Já passou da hora”                                                           Francisco e Natália cobram posicionamento Walter Alves sobre 2026: “Já passou da hora” - Fotos: Eduardo Maia/ALRN // Bruno Spada/Câmara // José Aldenir / Agora RN                                                                     

Parlamentares do PT no Rio Grande do Norte reagiram nesta terça-feira 23 às recentes declarações do vice-governador Walter Alves (MDB) – que admitiu publicamente pela primeira vez, no último fim de semana, que poderá não assumir o governo em 2026, após a esperada renúncia de Fátima Bezerra (PT). Ele também não descartou ser candidato a deputado estadual e apoiar a candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que faz oposição ao PT.

Em entrevista ao AGORA RN, o deputado estadual Francisco do PT, líder do governo na Assembleia Legislativa, e a deputada federal Natália Bonavides cobraram de Walter um posicionamento claro e formal sobre 2026. Ambos afirmam que a indefinição prolongada gera insegurança política e tensiona uma aliança que, segundo eles, foi construída com base em compromissos explícitos. Francisco do PT foi o mais enfático. Para ele, “já passou da hora” de Walter Alves dar fim às especulações e comunicar qual será o seu futuro político. O deputado estadual lembrou, ainda, que a tática eleitoral já anunciada pelo PT foi acertada em conversas prévias tidas com o MDB.

“Nós temos pré-candidato a governador, que é Cadu Xavier, e pré-candidata ao Senado, que é Fátima Bezerra. Isso havia sido combinado, dialogado, discutido com o vice-governador. Não por mim propriamente dito, porque eu não participei dessas reuniões, mas nós fomos informados pelos interlocutores do governo”, disse Francisco.

O líder do governo na Assembleia relatou, inclusive, que o presidente de honra do MDB, o ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho – pai de Walter –, chegou a externar publicamente, durante um evento em setembro, apoio à chapa Cadu/Fátima em 2026. Isso aconteceu na presença de lideranças nacionais do PT, como a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Eu não estou falando de alguma coisa que eu ouvi dizer, que alguém me contou não. Eu estava lá e vi”, frisou.

Para Francisco do PT, enquanto não houver uma comunicação oficial de Walter ao PT e à governadora Fátima Bezerra, o que deve prevalecer é a palavra dada. “Para mim, vale o que está dito oficialmente, a não ser que Walter tenha delegado alguém para falar por ele e ainda não nos comunicou”, disse, em referência ao deputado federal João Maia (PP) – que, no fim de semana, revelou que Walter Alves não assumirá o governo, será candidato a deputado estadual e já teria “combinado” apoio a Allyson Bezerra para o governo.

Francisco acrescentou que, na política, acordos têm peso e não podem ser relativizados por declarações indiretas. “Eu tenho escutado muito nas rodas políticas desse Estado que o acordado sai barato. É o que vale.”

Questionado se havia conhecimento de alguma reunião já agendada entre Walter e a governadora, Francisco afirmou que há expectativa de diálogo, embora sem data definida. “A presidente do PT, Samanda Alves, já esteve dialogando com ele, e as informações que eu disponho é que haverá um diálogo”, disse, acrescentando que não acredita que o vice-governador deixe de procurar Fátima Bezerra para externar sua posição.

O deputado também comentou a hipótese levantada pelo próprio Walter de apoiar outro projeto ao governo. Para Francisco, qualquer movimento fora da aliança construída significaria, na prática, um rompimento político. Ele descartou a possibilidade de composições parciais, como apoiar Fátima ao Senado, mas não o candidato petista ao governo.

“Nós temos uma chapa: Cadu pré-candidato a governador e Fátima pré-candidata a senadora. Nós trabalhamos com a tese de que essa unidade construída seja em torno dessas candidaturas”, afirmou.

Comente

Lula minimiza tarifa dos EUA e diz que impacto para o Brasil foi “irrelevante”

24/12/2025

Governo Lula

                                                         Créditos: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros acabou sendo irrelevante para a economia do país. A declaração foi feita durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, ao comentar o balanço do ano e o cenário internacional. Segundo Lula, apesar do alarde inicial, o tarifaço não produziu efeitos significativos.

 “O ano termina bem. O preço dos alimentos está caindo e as pessoas estão voltando a acessar coisas que ficaram mais caras. Mesmo a taxação que os Estados Unidos fizeram contra o Brasil terminou sendo irrelevante”, disse o presidente, em tom otimista. Lula ainda ironizou previsões de conflito diplomático com o então presidente norte-americano, afirmando que a relação terminou de forma amistosa.

A fala ocorreu durante a assinatura de um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação cultural nacional. O evento reuniu parlamentares evangélicos, ministros e representantes de igrejas, além de apresentações artísticas. Lula destacou que a iniciativa partiu da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e classificou o ato como um gesto de respeito e valorização da comunidade evangélica.

O presidente também aproveitou o discurso para criticar o ambiente político atual, marcado, segundo ele, pelo ódio e pela desinformação. Lula afirmou que o Brasil precisa ser “menos dominado por algoritmos” e defendeu a recuperação do humanismo nas relações sociais e políticas, especialmente nas redes digitais.

Encerrando a solenidade, Lula disse viver um momento de reflexão pessoal e política, ao se aproximar dos 80 anos. Para ele, o país atravessa um período decisivo, em que será necessário enfrentar mentiras, radicalização e disputas ideológicas com mais diálogo e compromisso com a verdade.

Com informações do Estadão

Comente

Caso Banco Master expõe elo entre Moraes, BC e reação política em Brasília; veja cronologia

24/12/2025

Elo entre Banco

                                                              Créditos: Gustavo Moreno/STF

 

A liquidação do Banco Master virou um dos episódios mais ruidosos do fim do ano em Brasília ao envolver o ministro do STF Alexandre de Moraes, o Banco Central e a atuação do escritório de advocacia de sua esposa, Viviane Barci de Moraes. O caso ganhou tração após reportagens revelarem contratos milionários, contatos diretos com a cúula do BC e reação imediata do Congresso.

O primeiro ponto veio à tona em 11 de dezembro, quando O Globo revelou que o Banco Master firmou contrato com o escritório de Viviane Barci para atuação junto ao Banco Central, Receita Federal e Congresso. O acordo previa pagamento total de até R$ 129 milhões, com parcelas mensais de R$ 3,6 milhões entre 2024 e 2027. Após a liquidação extrajudicial do banco, os repasses teriam sido interrompidos.

A crise escalou em 22 de dezembro, com a reportagem de Malu Gaspar, do O Globo, apontou que Alexandre de Moraes teria procurado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ao menos quatro vezes para tratar de temas relacionados ao Master. As informações indicam contatos telefônicos e pelo menos uma reunião presencial. A revelação provocou reação no Congresso, com parlamentares anunciando a preparação de pedidos de impeachment contra o ministro e a discussão de uma CPI para apurar possível interferência indevida.

No dia 23, Moraes e o Banco Central se manifestaram oficialmente. O ministro afirmou que as reuniões com Galípolo trataram exclusivamente dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky contra ele e sua esposa, negando qualquer pressão ou conversa sobre a compra do Master pelo BRB. O BC confirmou os encontros com o ministro, limitando o tema às sanções internacionais. Moraes também negou telefonemas para tratar da operação e disse que o escritório de sua esposa jamais atuou no caso junto ao BC.

O pano de fundo do episódio é a tentativa frustrada de venda do Banco Master ao BRB, vetada pelo Banco Central em setembro por falta de comprovação de viabilidade econômico-financeira. Dois meses depois, o controlador do banco, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal e passou a ser investigado por fraudes contra o sistema financeiro, encerrando um capítulo que segue sob forte escrutínio político e institucional.

Com informações da CNN

Comente

Moraes autoriza internação de Bolsonaro para realização de cirurgia

23/12/2025

Ex-presidente passará por procedimento para tratar uma hérnia inguinal

Capturar                                                             Ex-presidente passará por procedimento para tratar uma hérnia inguinal - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão e ser internado nesta quarta-feira 24 para realizar uma cirurgia indicada por médicos particulares e peritos da Polícia Federal (PF).Moraes autoriza inteRio Grande do Norteação de Bolsonaro para realização de cirurgia - Agora RNMoraes autoriza inteRio Grande do Norteação de Bolsonaro para realização de cirurgia - Agora RN

Bolsonaro deve ser operado na quinta-feira 25, no Hospital DF Star, em Brasília.

O ex-presidente passará por um procedimento cirúrgico para tratar uma hérnia inguinal e quadro de soluço persistente. A internação deve durar de cinco a sete dias, segundo os advogados.

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.

Vigilância

Durante o período da internação, Bolsonaro será vigiado por agentes da PF. 

Moraes determinou que a PF deverá realizar o transporte e a segurança de Bolsonaro de forma “discreta”.

Além disso, a vigilância do ex-presidente será de 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital.

O ministro também proibiu a entrada de celulares, computadores e dispositivos eletrônicos no quarto de Bolsonaro.

 A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, foi a única acompanhante autorizada a permanecer no hospital. As demais visitas só poderão ocorrer com autorização do ministro.

Comente

Moraes nega pressão sobre Banco Central e diz que encontro com Galípolo tratou da Lei Magnitsky

23/12/2025

Ministro Nega

                                                        Créditos: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, nesta terça-feira (23), que a reunião com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, teve como único objetivo discutir as consequências da aplicação da Lei Magnitsky contra ele. A declaração foi feita em nota oficial divulgada à imprensa.

Segundo Moraes, o encontro não tratou de interesses de instituições específicas. O ministro disse que a pauta foi restrita aos possíveis efeitos da legislação americana sobre a relação do sistema financeiro brasileiro com pessoas atingidas pela norma. Na nota, Moraes informou ainda que manteve outras reuniões individuais com representantes do setor bancário. Entre eles, o presidente jurídico do Banco Itaú e a presidente do Banco do Brasil. Também houve um encontro coletivo com dirigentes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, da Febraban, do BTG e vice-presidentes do Santander e do Itaú.

A manifestação ocorre após reportagem do jornal O Globo afirmar que Moraes teria procurado Galípolo em ao menos quatro ocasiões para interceder em favor do Banco Master junto ao Banco Central. A informação também foi confirmada pela CNN Brasil. Na nota, o ministro não cita o nome da instituição financeira.

Na semana passada, o mesmo veículo revelou que um escritório de advocacia ligado à esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, firmou contrato com o Banco Master no valor de R$ 129 milhões. O acordo prevê pagamentos mensais de R$ 3,6 milhões entre 2024 e 2027.

Diante das informações divulgadas, a oposição reagiu no Congresso Nacional. Na segunda-feira (22), parlamentares afirmaram que irão apresentar um novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. 

Leia a nota de Moraes na íntegra:

“O Ministro Alexandre de Moraes esclarece que, em virtude da aplicação da Lei Magnistiky, recebeu para reuniões o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil, o Presidente e o vice-presidente Jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de reunião conjunta com os Presidentes da Confederação Nacional das Instituições Financeira, da FEBRABAN, do BTG e os vice-presidentes do Santander e Itaú. Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito.“

Com informações de Novo Notícias

Comente

Lula veta indulto natalino para condenados por crimes contra a democracia

23/12/2025

Governo Lula

                                                                               Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto do indulto natalino de 2025, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (23). O texto concede perdão de pena a presos que atendam a critérios específicos, mas exclui expressamente condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O decreto também impede o benefício para autores de crimes hediondos, tortura, terrorismo e racismo, além de delitos de violência contra a mulher, como feminicídio e perseguição. Ficam de fora ainda condenados por tráfico de drogas, organização criminosa, liderança de facções e presos em unidades de segurança máxima. Nos crimes de corrupção, o indulto só vale para penas inferiores a quatro anos.

Para quem pode receber o benefício, as regras variam conforme o tempo de condenação e a reincidência. Em penas de até oito anos por crimes sem violência, é exigido o cumprimento de um quinto da pena para réus primários ou de um terço para reincidentes. Já em penas de até quatro anos, inclusive com violência, o indulto pode ser concedido após o cumprimento de um terço ou da metade da pena, respectivamente.

O decreto prevê critérios mais brandos para idosos, responsáveis por filhos menores ou com deficiência, além de presos com doenças graves ou deficiências severas. Também autoriza indulto específico para mulheres condenadas por crimes sem violência e permite a comutação de penas — redução parcial do tempo de prisão — para quem não se enquadrar no perdão total.

Com informações do G1

Comente

Em crise, Correios tem pior índice de entregas e atrasam ao menos 30% das encomendas às vésperas do Natal

23/12/2025

Correios em Crise

                                                    Créditos: Divulgação Correios

Às vésperas do Natal, os Correios registram o pior índice de entregas no prazo em 2025, com pelo menos 30% das encomendas atrasadas em todo o país. A situação é resultado da grave crise financeira da estatal, agravada por greves em centros estratégicos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de dívidas com fornecedores que vêm se acumulando ao longo do ano.

Dados internos indicam que o índice médio nacional de entregas dentro do prazo caiu para menos de 70%, bem abaixo da meta oficial de 96%. Em janeiro, o percentual era de 97,7%, mas despencou em dezembro: até o dia 6, apenas 76,6% das encomendas chegaram no prazo, com registros diários apontando atrasos em mais de 32% dos envios. O problema tem afetado diretamente consumidores e comerciantes, especialmente no período mais sensível do varejo. Com a instabilidade dos Correios, empresas privadas de logística relatam uma corrida por novos contratos. Transportadoras como Jadlog e Loggi registraram aumento expressivo na demanda, puxada principalmente por pequenos e médios varejistas que dependiam da estatal para entregas em todo o país. Em alguns casos, o crescimento superou 50% apenas neste mês, evidenciando a migração acelerada para soluções privadas.

Especialistas avaliam que o episódio compromete ainda mais a imagem dos Correios e acelera a perda de mercado da estatal, hoje estimada entre 40% e 50% do setor de entregas. Enquanto grandes centros urbanos passam a ser dominados por empresas privadas, a estatal tende a se concentrar no interior e em regiões menos rentáveis, mantendo seu papel como serviço público essencial, porém cada vez mais pressionado.

Com informações do O Globo

Comente

Ibama apreende 2,3 toneladas de pescado em operação contra pesca ilegal no RN

23/12/2025

Apreensão de Pescados

                                                       Créditos: Divulgação/Ibama

 

A Operação Tuna, realizada neste mês pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de 2,32 toneladas de pescado e na aplicação de multas que ultrapassam R$ 122 mil no Rio Grande do Norte. A ação teve como foco o combate a infrações ambientais relacionadas à pesca de atuns e espécies afins.

Segundo o Ibama, a fiscalização concentrou-se no aproveitamento ilegal de espécies ameaçadas de extinção, capturadas de forma incidental durante a pesca de atuns, prática considerada irregular pela legislação ambiental brasileira.

Entre as espécies afetadas estão o agulhão-branco, o agulhão-negro, o atum-azul, além de 36 espécies de tubarões, aves marinhas e tartarugas marinhas, totalizando 52 espécies impactadas pela atividade pesqueira irregular.

De acordo com dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), cerca de 1.950 embarcações possuem autorização para a pesca de atuns na região Nordeste. Diante desse cenário, a Operação Tuna fiscalizou embarcações pesqueiras, indústrias, comércios atacadistas e varejistas de pescado, além de estaleiros localizados no litoral norte potiguar.

Entre as principais infrações constatadas estão o aproveitamento de espécies ameaçadas sem autorização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, como o agulhão-negro e o atum-azul, além do comércio de atum sem comprovação de origem.

Estaleiros irregulares e aumento do esforço de pesca

Durante a operação, o Ibama também identificou estaleiros construindo embarcações de pesca sem licença ambiental e sem Permissão Prévia de Pesca. As estruturas foram multadas e tiveram as atividades suspensas.

Segundo o órgão ambiental, a construção irregular de embarcações contribui para o aumento descontrolado do esforço de pesca, agravando a sobreexploração dos recursos pesqueiros nas águas jurisdicionais brasileiras.

Outras irregularidades e destinação do pescado

A fiscalização também flagrou a venda de ova de curimatã, espécie protegida durante o período de piracema, além do comércio ilegal de estrelas-do-mar, corais e lagosta em período de defeso.

A pesca de atuns é regulada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns e Afins no Atlântico (ICCAT), da qual o Brasil é signatário, sendo obrigatória a adoção de medidas rigorosas de controle e fiscalização.

Todo o pescado apreendido durante a Operação Tuna foi doado a entidades beneficentes, instituições militares e hospitalares, conforme informou o Ibama.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

Pesquisa Consult: Rogério abre quase 6 pontos sobre Allyson em Natal

23/12/2025

Eleições 2026

                                                         Créditos: Reprodução

 

Novos números divulgados pelo Instituto Consult sobre a disputa eleitoral para o Governo do Estado, apenas com eleitores de Natal, mostram a liderança do senador Rogério Marinho (PL), com quase 6 pontos percentuais de vantagem sobre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União). O desempenho representa uma maioria de aproximadamente 30 mil votos na capital potiguar. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (23) pela Tribuna do Norte.De acordo com o levantamento, Rogério Marinho tem a preferência de 31,2% do eleitorado natalense, enquanto Allyson tem 25,3%. O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT), surge com 7,3%. Nenhuma das opções ficou com 13,9% das citações, enquanto outros 22,3% não souberam dizer.                                                   

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro, a margem de erro é de 3% com confiabilidade de 95%. Ao todo foram entrevistadas mil pessoas nas quatro regiões de Natal.

A Consult ainda pesquisou um segundo cenário da disputa. Neste, a liderança também é do senador Rogério Marinho, com 23,8%, seguido por Allyson com 21,2%, o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com 15,9% e Cadu Xavier com 6,3%. Nenhuma das opções teve 12,6% e não soube responder 20,2%.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente

Styvenson lidera corrida para o Senado, aponta Consult

23/12/2025

Eleições 2026

                                                                     Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O levantamento do Instituto Consult avaliou as intenções de voto para o Senado Federal, cargo que terá duas vagas em disputa nas eleições de 2026. Na simulação do primeiro voto para senador, os eleitores de Natal concentram as preferências em Styvenson Valentim (PSDB), que encerrará o mandato atual, e lidera com 43,3%, seguido pela governadora Fátima Bezerra (PT), que tem 15,1% da preferência dos eleitores de Natal.

Zenaide Maia (PSD), que também estará concluindo mandato, segue em terceiro com 8%, ainda à frente do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (7,7%), do Republicanos. Coronel Hélio, o presidente o diretório municipal do Partido Liberal (PL) em Natal, o ex-senador Jean Paul Prate (PDT) e o ex-prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante (PSB), aparecem com 1%, 07% e 0,1%, respectivamente. Entre os natalenses, 9,8% não escolheram nenhum candidato para o senado e 12,3% não souberam dizer.

                                             

No segundo voto, a distribuição das intenções é mais pulverizada e altera essa ordem, com Álvaro Dias à frente (23,2%), depois Zenaide Maia (11,5%) e Coronel Hélio (9,2%). Na sequência, Styvenson Valentim (8,2%), Fátima Bezerra (5,2%), Jean Paul (2,1%) e Luizinho Cavalcante (1,5%). O percentual dos eleitores que não têm nenhum candidato em mente é maior no segundo voto (13,4%), assim como os que não souberam dizer (35,7%).                                                                                                                                                                                                                                             Fonte Grande Ponto.

Comente

Joao Câmara: Prefeitura Faz Evento Natalino na Praça Encatantado a População

22/12/2025

Gestão Prefeita Aize uma Gestão Voltada a Todos

Pode ser uma imagem de texto que diz "Mosso NATAL NA ? TRANSPORTE TRANSPORTEGRATUITO GRATUITO PARA ZONA RURAL Arraste para o ladoe Arrasteparaoladoe confira todas as rotas e >>> GOVERNO PA MUNICIPAL ?e JOÃO CÂMARA AECONSTRUÇAOE RFCONSTRUÇAOEAVANÇO UCA AVANÇO"                                                   

O Natal em João Câmara esse Ano foi Diferente dos Anos Anteriores Prefeitura Municipal com a Gestão Atual com a Prefeita Aize Bezerra mostra  um expetalico diferenciado com bastante iluminação personagens com apresentações e ate nevando nos Céus na Praça em Frente a Igreja Matriz da Nossa Cidade Sendo assim a Prefeita Aize Mostra que ta na Gestão pra Fazer o Melhor pra todo os Munícipes. Parabéns. 

Comente

Presidente do Paraguai cobra diplomacia após inauguração de ponte separado de Lula: 'Não puderam chegar a um acordo'

22/12/2025

Governo do Paraguai

                                                        Créditos: Reprodução

 

Depois de inaugurarem a mesma ponte em eventos diferentes – cada um de um lado da fronteira – Lula e o presidente paraguaio, Santiago Peña, encontraram-se na Cúpula do Mercosul no sábado (20), em Foz do Iguaçu, e comentaram a situação. Peña lamentou o fato de a representação diplomática dos dois países não ter conseguido chegar a um acordo. E disse que ficou com um "gosto amargo na boca".

Lula inaugurou a Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, à cidade paraguaia de Presidente Franco, em evento oficial na tarde de sexta-feira (19). O presidente paraguaio não compareceu ao evento e, no dia seguinte, realizou uma outra inauguração, do lado paraguaio da fronteira.

Durante a inauguração brasileira, Lula comentou a ausência do presidente paraguaio: “Eu quero explicar por que não estou aqui com o Santiago Peña. Ele não podia hoje, por um problema familiar em Assunção, e eu não podia amanhã à tarde, porque termino [a Cúpula do] Mercosul e preciso voltar a Brasília. Então, eu inauguro o lado brasileiro, ele inaugura o lado paraguaio, e ganha o Brasil e ganha o Paraguai”, disse o presidente.

No sábado, durante o discurso na reunião da Cúpula, o presidente paraguaio se dirigiu diretamente a Lula. Disse que o vê como "um grande líder, que abraça as causas populares". Durante o discurso, o presidente afirmou ainda que vê em Lula um amigo do Paraguai e o agradeceu por isso. No entanto, ao falar sobre a inauguração da Ponte da Integração, Peña foi enfático nas críticas.

"Mesmo dentro de meu incurável otimismo, também tenho que ser realista. [...] Porque vejo que, apesar dos avanços, vejo uma mesquinhez política. Vejo que, para além dos discursos que repetimos a cada seis meses nessas cúpulas, quando temos que implementar muitas das ações, não vemos grandes avanços. E um exemplo, presidente Lula: o senhor mencionou a inauguração da ponte no dia de ontem. E nisto assumo, em parte, a responsabilidade -- a responsabilidade da minha chancelaria e da sua chancelaria, que depois de 50 anos da inauguração da Ponte da Amizade, as chancelarias não puderam chegar a um acordo para que o senhor e eu pudéssemos nos encontrar no meio dessa ponte para celebrar um feito histórico."

Em tom um pouco mais leve, Peña concluiu com o que chamou de "desafio" a Lula. Sugeriu que os dois presidentes troquem números de telefone para que possam, eles mesmos, combinar a melhor data para a inauguração de um novo projeto: a ponte entre a cidade paraguaia de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente do Paraguai, isso seria necessário "porque claramente os chanceleres demonstraram que não são capazes de fazer um acordo". E convidou: "quero estar com o senhor e lhe dar um abraço no dia da inauguração desta ponte".

Para o professor Aníbal Orué Pozzo, coordenador da pós-graduação Integração Paraguai-Brasil, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a ausência de Peña tem peso político e simbólico dentro do bloco.

O episódio, segundo o especialista, evidenciou ruídos diplomáticos entre os dois países na véspera da Cúpula do Mercosul. Segundo ele, o país tem optado por um alinhamento mais forte com os Estados Unidos. "Tanto assim que o Marco Rubio cita o Paraguai explicitamente como um dos melhores aliados dos Estados Unidos no mundo. Então, a partir disso, o Peña se sente fortalecido num espectro em que o Paraguai estava muito isolado", comenta.

“O Paraguai está com uma política externa muito fraca e indecidida [...] A não presença do Santiago Penha, como presidente do Paraguai, enfraquece e reorienta as relações do Paraguai para outras áreas e não para o Mercosul. Eu acho que enfraquece o Mercosul, porque o Mercosul funciona com consenso”, afirma Pozzo.

A 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados marcou o encerramento da presidência temporária do Brasil à frente do bloco e teve a presença de autoridades da região.

Com informações de g1

Comente

Operação prende quatro pessoas e apreende arsenal no interior do RN

22/12/2025

Operação Prende 4 Pessoas

                                                          Créditos: Divulgação PMRN

 

Uma operação integrada das polícias Militar e Civil deflagrada neste domingo (21), resultou na prisão de quatro homens suspeitos de envolvimento com o crime organizado no município de Tangará, na região Trairi do Rio Grande do Norte.

Durante a ação, os agentes apreenderam um vasto arsenal, composto por armas de fogo, grande quantidade de munições e coletes balísticos. Entre o material recolhido, está um fuzil de uso restrito, o que reforça a gravidade da atuação criminosa do grupo.

Os suspeitos foram detidos em flagrante e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido, à delegacia responsável pela área, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Tribuna do Norte

Comente

Gastos do governo Lula sobem 5% ao ano acima da inflação, apesar do arcabouço fiscal

22/12/2025

Governo Lula

                                                                    Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no último ano do mandato pressionado pela alta contínua das despesas públicas. Mesmo com o arcabouço fiscal em vigor desde 2024 — que limita o crescimento real dos gastos a 2,5% por ano — a despesa total avançou, em média, 5% ao ano acima da inflação nos quase três primeiros anos da gestão. O movimento acendeu alerta no mercado financeiro e intensificou críticas da oposição, especialmente diante das alternativas criadas para driblar o limite, como o uso de precatórios e exceções em áreas específicas, incluindo saúde, educação e Defesa.

A equipe econômica argumenta que parte desse avanço decorre de despesas fora do controle direto do governo, como o Fundeb e as emendas parlamentares. Defende também que o atual mandato precisou ajustar o Orçamento herdado da gestão anterior. Mesmo assim, o Ministério da Fazenda afirma que os gastos estão proporcionais ao tamanho da economia e ressalta que a despesa em relação ao PIB permanece inferior ao período do teto de gastos, entre 2016 e 2019 — quando a média foi de 19,6%. Hoje, essa proporção está perto de 18,9% do PIB.

Ainda assim, o crescimento das despesas preocupa especialistas e alimenta o debate sobre a regra fiscal a partir de 2027. Há quem defenda reduzir o teto de crescimento real dos gastos para algo entre 1,5% e 2%, diante do peso crescente das despesas obrigatórias. Economistas apontam que o maior desafio está no aumento estrutural de rubricas como previdência, saúde, educação e benefícios sociais — além da indexação à receita, que pressiona o governo a aumentar arrecadação para sustentar o limite máximo de despesas.

Entre os itens que mais cresceram no período estão precatórios, subsídios, Bolsa Família, Fundeb, investimentos, Saúde, Educação e emendas parlamentares. O gasto com pessoal, apesar da constante discussão pública, teve avanço médio bem menor: 1,2% acima da inflação. Segundo a Fazenda, as despesas estão compatíveis com o modelo do arcabouço fiscal e vêm sendo monitoradas para garantir sustentabilidade das contas públicas. A pasta afirma que o objetivo não é congelar gastos, mas manter previsibilidade — mesmo diante de áreas em que o crescimento é inevitável por razões legais, estruturais ou demográficas.

Com informações do O Globo

Comente

Estátua gigante de São Francisco de Assis vira novo ponto turístico no RN

22/12/2025

Novo Ponto Turistico no RN

                                                           Créditos: Reprodução

 

O município de Riachuelo, no Agreste Potiguar, ganhou oficialmente um novo marco religioso e turístico. No último sábado (20), foi inaugurada uma estátua de São Francisco de Assis com 17 metros de altura, instalada na Serra da Formiga, a 8 km do centro da cidade. O monumento, agora visível de vários pontos da região, passa a integrar o cenário local como símbolo de fé e devoção.

A imagem chegou ao município no início da semana, na segunda-feira (15), e passou por um processo de montagem que se estendeu até a conclusão da estrutura. A proposta é que o local se torne um espaço de contemplação aberto aos visitantes, oferecendo um ambiente de conexão religiosa e de valorização da paisagem natural.

A cerimônia de inauguração reuniu moradores e visitantes em uma missa campal celebrada pelo padre Nunes. O evento também teve apresentações musicais dos cantores Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, reforçando o caráter festivo do momento.

Com o monumento, Riachuelo entra no circuito do turismo religioso no Rio Grande do Norte, ampliando o potencial de visitação ao município. A expectativa é de que o novo atrativo fortaleça a economia local, impulsionando setores como comércio e serviços, especialmente nos fins de semana e datas religiosas.

Blog do BG

Comente

RN registrou em 2024 maior número de acidentes em BRs em sete anos, aponta estudo

22/12/2025

Levantamento da Fundação Dom Cabral contabilizou 1.181 ocorrências, 369 feridos e 109 mortes em rodovias federais

Br 304 (1)                                                       Trecho da BR-304, uma das rodovias federais com maior número de acidentes no RN, segundo estudo da Fundação Dom Cabral - Foto: José Aldenir/Agora RN                                                                                   

O Rio Grande do Norte registrou, em 2024, o maior número de acidentes em rodovias federais desde 2018, segundo estudo da Fundação Dom Cabral publicado no final de 2025. Os dados são os mais altos desde o início da série histórica do levantamento, realizado há sete anos. As informações são do g1.

De acordo com o estudo, as BRs que cortam o estado tiveram, em 2024, 1.181 ocorrências registradas, com 369 pessoas feridas e 109 pessoas mortas em acidentes. O levantamento aponta que, em 2018, os números eram mais elevados, apresentaram queda nos anos seguintes, com redução mais acentuada durante a pandemia, e voltaram a crescer a partir de 2022.

“Em 2018 tínhamos um patamar mais elevado, esses números vão diminuindo, caem relativamente, de uma forma acentuada nos dois anos da pandemia, e em 2022 há uma reversão no sentido dessa curva e passa a crescer”, explicou Ramon César, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral.

O estudo também mostra que as BRs 101 e 304 concentraram mais da metade dos acidentes registrados no estado em 2024. Em relação aos veículos envolvidos, os carros aparecem em 62% das ocorrências, representando o maior percentual.

Segundo o pesquisador, uma das medidas apontadas para reduzir acidentes e suas consequências está relacionada à infraestrutura viária. “Um importante encaminhamento para a melhoria dos indíces de acidentes e suas consequências é o processo de transformação de rodovias de pistas simples em rodovias de pistas duplas, onde a ocorrência de acidentes tem consequências muito menos graves”, afirmou.

Nesta semana, o governo do Rio Grande do Norte anunciou que a duplicação da BR-304, uma das rodovias com maior número de acidentes no estado segundo o estudo, terá início em janeiro do próximo ano.

*com informações do g1

Comente

MEC aponta fragilidades na oferta de vagas em creches no RN

21/12/2025

Educação do RN

                                                               Somente 2,99% dos municípios potiguares declararam saber exatamente quantas crianças aguardam vaga em creche por faixa etária | Foto: Arquivo TN                                                                                                                                                                                                                                                          

O Rio Grande do Norte aparece entre os estados com maiores fragilidades na gestão da demanda por creche no Brasil. Dados do Retrato da Educação Infantil no Brasil 2025, levantamento do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), mostram que somente 2,99% dos municípios potiguares declararam saber exatamente quantas crianças aguardam vaga em creche por faixa etária. O índice contrasta com o cenário nacional, no qual 26,18% dos municípios afirmam ter esse controle detalhado, e revela dificuldades estruturais para planejamento, aplicação de recursos e promoção da equidade no acesso à Educação Infantil no estado. No levantamento, que coletou informações de 100% dos municípios brasileiros e do Distrito Federal, o RN teve 105 municípios classificados com baixa maturidade na gestão da demanda por Educação Infantil, 61 com média maturidade e apenas um com alta maturidade, Tibau do Sul. A capital Natal foi enquadrada na faixa intermediária. Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e representante do Gaepe no RN, Gilberto Jales, o diagnóstico cumpre um papel estratégico ao oferecer um retrato atualizado da política pública voltada a bebês e crianças de 0 a 6 anos, especialmente no que diz respeito à disponibilidade de vagas em creches e pré-escolas.

“Assegurar acesso à educação infantil de qualidade não apenas atende a uma necessidade imediata das famílias, como promove a equidade e contribui para o sucesso educacional futuro das crianças, com impactos positivos para toda a sociedade. O diagnóstico fornecerá subsídios ao planejamento e à efetiva expansão de vagas necessárias ao atendimento dos dispositivos em vigência para a educação infantil em todo o Estado, e auxiliará a elaboração de um plano de ação efetivo”, explica Gilberto Jales.

 

 

 

Comente

Especialistas duvidam de ‘surra’ que Lula prometeu na direita em 2026

21/12/2025

Eleições 2026

                                                              Créditos: Ricardo Stuckert/PR e Flickr

 

A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de “dar uma surra” na direita nas eleições de 2026 elevou a temperatura política e reacendeu o debate sobre o cenário eleitoral. Apesar da confiança demonstrada em evento realizado em São Paulo, especialistas afirmam que o caminho para uma vitória ampla está longe de ser simples. Para analistas, o discurso tem forte caráter mobilizador, mas não reflete necessariamente uma vantagem consolidada. Com informações do R7.

Segundo o cientista político Gabriel Amaral, a declaração precisa ser entendida como estratégia retórica. Lula parte de uma posição relativamente confortável pela força do cargo e pela ausência de uma liderança oposicionista unificada. No entanto, pesquisas recentes indicam equilíbrio em cenários de segundo turno, além de divisão entre nomes conservadores, o que sugere dificuldade real para que qualquer candidato registre vantagem expressiva. “A assimetria favorece Lula, mas não garante uma ‘surra’”, avalia Amaral.

A fragmentação da direita aparece como o principal entrave para que a oposição apresente competitividade eleitoral mais ampla, mas, mesmo dispersa, ela não é considerada fraca. Especialistas afirmam que governadores com projeção nacional ainda não conseguiram construir uma narrativa comum, mas destacam que fatores como custo de vida, inflação e desgaste do governo podem reduzir o alcance do discurso petista. “Mesmo presidentes bem avaliados enfrentam limites claros para vitórias amplas em cenários polarizados”, afirma o analista Márcio Coimbra.

O quadro projetado é de disputa aberta e polarizada. Enquanto Lula aposta na fragilidade atual do bloco conservador, o desafio da direita será unificar nomes e adotar uma estratégia que vá além do antipetismo. Para analistas, a eleição deve ser definida pelo eleitorado indeciso e pelos efeitos da economia no cotidiano, e não por embates verbais. Por ora, a promessa de uma “surra” eleitoral ainda soa mais como discurso político do que realidade garantida.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

‘Nem chefes do tráfico enfrentam isso’, diz Carlos Bolsonaro após STF liberar cirurgia do pai

21/12/2025

Brasil

                                                                    Créditos: Beto Barata/ PL – Arquivo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve o regime atual de custódia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a decisão gerou reação imediata do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Nas redes sociais, ele afirmou que o Judiciário ignora um quadro de saúde considerado grave pela família e disse que “nem chefes do tráfico costumam enfrentar” condições semelhantes.Carlos cita laudos médicos enviados ao Supremo que apontam doenças crônicas — como problemas cardíacos, hipertensão, apneia do sono, refluxo severo, câncer de pele — além de crises com vômitos e uso contínuo de medicamentos. Segundo ele, as restrições afrontam a dignidade humana e colocam a vida do ex-presidente em risco.

O vereador criticou ainda as condições de custódia, mencionando duas horas diárias de banho de sol e visitas familiares limitadas a 30 minutos por semana, que classificou como mais rígidas do que as aplicadas a presos de alta periculosidade.

A manifestação ocorreu após Moraes autorizar cirurgia de hérnia inguinal bilateral, com base em laudo médico da Polícia Federal. O ministro, porém, negou o pedido de prisão domiciliar, afirmando que Bolsonaro não cumpre os requisitos legais para mudança de regime. Moraes mencionou descumprimento de cautelares e tentativa de fuga em período anterior, além da manutenção de restrições a sessões de fisioterapia.

Carlos disse que o caso representa o “retrato jurídico e humano do regime aplicado hoje no Brasil”.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

Tensão militar no Caribe provoca bloqueio de sinais de GPS

20/12/2025

Sem Sinais

                                                           Foto: Reprodução                                                                                                                                  

A tensão militar no Caribe entra em um novo estágio de preocupação com o bloqueio de sinais de GPS nas proximidades da Venezuela. Além disso, dados de satélite analisados por uma empresa privada apontam interferências relevantes na navegação aérea, o que levou autoridades e companhias de aviação a reforçarem o alerta para voos que cruzam rotas internacionais sobre o Caribe. Por outro lado, reportagem do jornal New York Times trouxe uma versão adicional ao citar uma fonte da Universidade de Stanford. Conforme o especialista ouvido pelo jornal, parte da interferência também pode estar sendo realizada por navios militares norte-americanos posicionados no Caribe. Assim, o cenário reforça o clima de instabilidade e amplia as incertezas sobre a segurança do espaço aéreo regional.                                                        Tensão militar no Caribe eleva risco para aviação

Embora o embate diplomático e militar envolva governos e forças armadas, o impacto mais imediato recai sobre a aviação civil. O bloqueio ou a degradação dos sinais de GPS representa um risco direto para aeronaves comerciais que sobrevoam a região. Afinal, os sistemas de navegação por satélite são essenciais para rotas seguras, pousos de precisão e controle de tráfego aéreo.

Enquanto isso, os Estados Unidos afirmam que não pretendem reduzir sua presença militar no Caribe. Pelo contrário, Washington sustenta que a atuação na área continua focada no combate ao narcotráfico e a organizações criminosas que utilizam rotas marítimas para o transporte de drogas. Atualmente, o maior porta-aviões do mundo permanece posicionado em Porto Rico, acompanhado por militares e agentes do serviço de inteligência norte-americano.

Além disso, o governo dos EUA mantém a política de interceptação de navios petroleiros que estejam sob sanções internacionais. Em contraste, a Venezuela vê essas ações como parte de uma estratégia de pressão econômica e militar. Mesmo após um telefonema recente entre Donald Trump e Nicolás Maduro, não há indícios de recuo nas operações ou de redução das tensões.

Comente