Poço Branco : O Jovem e Empresario Decio vem com Carinho Ajudando no Esporte
05/11/2025
Copa copa 2 DF Esporte Tras Saúde e Desenvolvimentos pra o Município
Olha aí como vão ficar os ternos dos times da 1ª Copa 2DF Society!Feitos com muito carinho e no padrão 2DF de qualidade. ???Cada detalhe pensado com dedicação pra deixar a nossa Copa ainda mais bonita! O Jovem Empresário Decio Vem Mostrando que Gosta do Esporte em Nossa Cidade de Poço Branco com o Carinho e Organização por que por que Todos Sabem que o Esporte trás desenvolvimento pra o Município.
View this post on Instagram

Chefe de gabinete de Moraes visitou Papuda e viu celas para Bolsonaro
05/11/2025
Bolsonaro 2026
Créditos: Ton Molina/STF A chefe de gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes visitou instalações do Complexo Penitenciário da Papuda na semana passada.
A visita ocorreu dias antes de a Primeira Turma do STF julgar os embargos de declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista. Informações obtidas pelo Metrópoles são de que a integrante do gabinete de Moraes visitou três lugares dentro da Papuda que poderiam receber o ex-presidente, caso os embargos sejam negados e ele comece a cumprir a pena.
Entre os lugares visitados, estão o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, e o bloco de segurança máxima da Papuda, onde ficaram presos famosos, como o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
A coluna de Paulo Cappelli revelou que Moraes viu imagens das celas e que teria preferência por uma com ar-condicionado e TV.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) pediu ao ministro Alexandre de Moraes a realização de uma avaliação para verificar se o estado de saúde de Bolsonaro é compatível com possível cumprimento de pena na Papuda.
Com informações de Metrópoles

CAIÇARA DO RIO DO VENTO: Rogério Marinho lidera para o Governo do RN e Styvenson aparece à frente na disputa pelo Senado, aponta Consult
05/11/2025
Eleições 2026
Créditos: Divulgação
A pesquisa Consult avaliou o cenário político do Rio Grande do Norte, mostrando o contexto do município de Caiçara do Rio do Vento.
Confira:
Cenário para o Governo do RN
Em uma simulação de voto para o Governo do Estado, a pesquisa Consult mostra:
Rogério Marinho: 33,06%
Allyson Bezerra: 24,72%
Cadú Xavier: 6,67%
Nenhum: 11,39%
Não sabe dizer: 24,17%
Cenário para o Senado Federal
A Consult também avaliou os possíveis nomes para o Senado em 2026.
Primeiro voto para o Senado:
Styvenson Valentim: 32,5%
Fátima Bezerra: 15,28%
Zenaide Maia: 7,22%
Carlos Eduardo Alves: 5%
Álvaro Dias: 2,5%
Thabatta Pimenta: 1,11%
Demais nomes somam menos de 1%.
Nenhum: 11,11%
Não sabe dizer: 24,17% Segundo voto para o Senado:
Álvaro Dias: 10,56%
Zenaide Maia: 9,17%
Carlos Eduardo Alves: 8,06%
Babá: 7,78%
Styvenson Valentim e Fátima Bezerra: 4,44% cada
Nenhum: 11,94%
Não sabe dizer: 37,5%

Viatura da PM é atingida durante tiroteio entre policiais e criminosos na Zona Leste de Natal
05/11/2025
Insegurança Assola no RN
Créditos: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Uma viatura da Polícia Militar foi atingida por pelo menos dois disparos durante um confronto entre militares e criminosos na madrugada desta quarta-feira (5) na Zona Leste de Natal.
Segundo a PM, o caso aconteceu por volta das 3h50 após a equipe se deparar com cerca de 15 criminosos armados e usando roupas camufladas que saíam de uma área de mata.
A corporação informou que a equipe fazia um patrulhamento de rotina nos bairros de Tirol e Petrópolis, nas proximidades da Av. Hermes da Fonseca, quando viu uma motocicleta de cor preta com dois indivíduos em atitude suspeita.
Diante da situação, a equipe resolveu realizar abordagem na Rua Trairi. Nesse momento, os policiais ouviram vários disparos de arma de fogo na área de mata próxima à 1ª Companhia de Polícia do 1º Batalhão da PM, em Mãe Luiza.
Ainda de acordo com a PM, a equipe seguiu em direção à companhia e, ao chegar nas imediações do cruzamento da Av. João XXIII com a 2ª Travessa, visualizou os cerca de 15 indivíduos trajando roupas camufladas.
Durante a ação, os suspeitos se abrigaram atrás de um carro e abriram fogo contra a equipe policial, atingindo a viatura.
Houve confronto e os criminosos fugiram em direção à área de mata
Durante as buscas no local, os policiais encontraram diversas cápsulas deflagradas e outras intactas de diferentes calibres, no entanto nenhum suspeito foi preso.
Com informações de g1 RN

Vídeo mostra noite de pânico em Mãe Luiza com intensa troca de tiros; ASSISTA
05/11/2025
Insegurança Assola no RN
Moradores do bairro de Mãe Luiza viveram momentos de pânico na noite desta terça-feira (4), durante uma intensa troca de tiros. Uma viatura da Polícia Militar foi atingida por pelo menos dois disparos durante um confronto entre militares e criminosos na madrugada desta quarta-feira (5)
Segundo a PM, o caso aconteceu por volta das 3h50 após a equipe se deparar com cerca de 15 criminosos armados e usando roupas camufladas que saíam de uma área de mata.
Durante a ação, os suspeitos se abrigaram atrás de um carro e abriram fogo contra a equipe policial, atingindo a viatura.
Houve confronto e os criminosos fugiram em direção à área de mata
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o som de diversos disparos, deixando a população em estado de medo e apreensão.
De acordo com relatos e as informações do Notícias no Face, os tiros começaram repentinamente e se estenderam por vários minutos, fazendo com que moradores se abrigassem dentro de casa e evitassem sair às ruas.
Até o momento, não há informações oficiais sobre feridos ou prisões. A Polícia Militar foi acionada e reforçou o patrulhamento na região.
Veja imagens:
Ver essa foto no Instagram

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias; veja horários
04/11/2025
Super Lua
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A segunda superlua de 2025 será nesta quarta-feira (5) e poderá ser vista em todo o Brasil e no exterior. O fenômeno ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da terra, parecendo maior e mais brilhante do que o normal. A superlua do Castor, a maior e mais brilhante deste ano, permanecerá visível por três dias consecutivos. O fenômeno poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Ele poderá ser observado sem a necessidade de telescópios ou equipamentos especiais.
O fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que está mais próxima da terra. O resultado é um satélite cerca de 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal.
Embora o termo superlua não seja usado oficialmente por astrônomos, ele se popularizou por traduzir de forma simples esse efeito visual que chama a atenção a cada ocorrência.
A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. Em Natal, o nascer da lua deve ocorrer por volta das 17h25; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 — horários aproximados, que variam conforme a região e o fuso local.
Para aproveitar o momento, basta procurar um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo. Nessa condição, será possível observar a lua a olho nu, mais próxima, brilhante e detalhada.
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o termo superlua é reconhecido “apenas quando ocorre durante a fase cheia, mas sempre que a lua percorre sua órbita em torno da terra, completando seu ciclo de fases, em algum momento ela estará no perigeu”.
Um mês depois, no dia 4 de dezembro, aparecerá a terceira e última superlua de 2025.
Com informações da Agência Brasil

Inspeção judicial verifica leitos de UTI contratados pela Secretaria de Saúde
04/11/2025
Inspeção
Ação acontece na Semana de Conciliação na Justiça Federal, onde há um processo que visa ampliar oferta de leitos de UTI | Foto: Magnus Nascimento
Uma inspeção judicial foi realizada, nesta segunda-feira (03), nos leitos de UTI da rede privada contratados pela Secretaria Estadual de Saúde. A equipe de inspeção, formada por representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, do Conselho Regional de Medicina, da Secretaria Estadual de Saúde Pública e dos hospitais, visitou os 22 leitos dos hospitais Memorial e Rio Grande. O objetivo é verificar como o serviço vem sendo prestado e possíveis pontos de melhoria. A ação acontece durante a Semana Nacional de Conciliação na Justiça Federal, onde tramita um processo, de autoria do Cremern, que visa regularizar a oferta de leitos de UTI no Estado.
A juíza federal Gisele Leite destacou que o foco é melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o sofrimento dos pacientes, principalmente com a humanização do tratamento. Ela também ressaltou que, até o momento, nenhum leito foi encontrado em situação de bloqueio, e os dez leitos contratualizados com o SUS estão, inclusive, todos ocupados no momento. A rede de assistência recebe pacientes em situação de alta complexidade, em que a rede pública não consegue atender. Os pacientes mais graves, com maior risco de complicações, têm prioridade nos leitos de UTI. A classificação de risco é um dos critérios médicos que define quem pode acessar esses leitos e em que momento. Durante a vistoria, o objetivo foi verificar a qualidade da assistência prestada, além de apurar dados sobre o perfil dos pacientes e os resultados dos atendimentos.
Segundo a juíza, a inspeção faz parte de um esforço contínuo para melhorar a assistência intensiva no estado. “Essa visita é um dos braços da ação, pois a ação já contou com a construção de novos leitos de UTI, capacitação de profissionais, estruturação da central de regulação e unificação da lista de espera”, disse Dra. Gisele. Fonte TN.

Potiguar Abraão Lincon é preso por mentir na CPMI do INSS Fonte: Portal Grande Ponto
04/11/2025
Prissão
Créditos: Carlos Moura/Agência Senado
O presidente da CBPA (Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, foi preso na madrugada desta terça-feira (4) após prestar depoimento à CPMI do INSS. A prisão foi determinada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que o acusou de falso testemunho. Segundo o parlamentar, Abraão “mentiu reiteradas vezes” e se contradisse diversas vezes ao longo da oitiva.
“Ele pelo menos em quatro oportunidades se contrariou. Tentou esconder de todas as maneiras que continuou o mesmo esquema, dessa vez ampliando, não só tirando dos pescadores, mas também dos aposentados. Acabou preso porque mentiu na CPMI”, afirmou Viana, após a sessão em que o depoente foi escoltado pela Polícia Legislativa.
O senador disse ainda que o depoimento reforçou as suspeitas da comissão sobre o uso de associações para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, por meio da compra de listas de beneficiários do INSS. Segundo ele, servidores de carreira do instituto estariam envolvidos no esquema de desvio de recursos.
A CBPA é investigada pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos sobre benefícios previdenciários. De acordo com a CGU, a confederação movimentou R$ 221,8 milhões entre 2023 e 2025. Abraão já havia sido afastado da antiga CNPA e responde a processos por corrupção e lavagem de dinheiro.
Após o término da sessão, Lincoln foi encaminhado à delegacia do Senado. Ele ainda não havia sido liberado até a última atualização desta reportagem.
Com informações de CNN

RN teve mais de 2.500 amputações em três anos por causa do diabetes
04/11/2025
De acordo com a SBEM-RN, essas amputações poderiam ter sido evitadas com prevenção
RN registrou mais de 2.500 amputações em decorrência do diabetes entre novembro de 2022 e outubro de 2025 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Rio Grande do Norte registrou mais de 2.500 amputações em decorrência do diabetes entre novembro de 2022 e outubro de 2025. Os dados são da plataforma Regula Vascular, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap-RN). O número exato foi de 2.509 cirurgias. Entre elas, estão 1.168 amputações de dedo, 5 de mão e punho, 928 de membros inferiores e 408 de pé e tarso.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio Grande do Norte (SBEM-RN), essas amputações poderiam ter sido evitadas com a prevenção do diabetes ou, quando já se tem o diagnóstico, com o controle da doença. Por isso, ao longo do mês de novembro, a Sociedade realiza uma ampla mobilização voltada à importância da conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.
O diabetes é uma das principais doenças crônicas do Brasil, atingindo mais de 16 milhões de pessoas — cerca de 7% da população. O acompanhamento pode ser feito gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o País. O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza insumos para medição e controle da glicemia, fundamentais para evitar complicações associadas à doença.
Quando não tratada adequadamente, o diabetes pode causar graves consequências metabólicas e circulatórias, aumentando o risco de demência, doenças cardiovasculares e amputações, podendo inclusive levar à morte.
“O cuidado constante, aliado à informação, é a melhor forma de prevenir”, destaca a endocrinologista Anna Karina Medeiros, presidente da SBEM-RN.
Dentro da programação especial desenvolvida pela SBEM-RN neste mês de novembro — que inclui ações de conscientização e massificação de entrevistas na imprensa local — está também o evento em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, oficialmente lembrado em 14 de novembro. A atividade será realizada no dia 15 de novembro, no Partage Norte Shopping (Zona Norte). Fonte Agora RN.

RN tem quase 3.200 pessoas em situação de rua, sendo quase 2.000 só em Natal
04/11/2025
Em cinco anos, a quantidade de pessoas sem lugar para morar dobrou no Estado e mais que dobrou na capital potiguar (120%)
O Rio Grande do Norte tem 3.193 pessoas em situação de rua. Desse total, 1.978 estão em Natal – o equivalente a 62%. Em números absolutos, o Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste com maior contingente de pessoas vivendo na rua. Em todo o País, está na 18ª colocação. Considerando apenas capitais, Natal está na 17ª posição no País e em 6º lugar em âmbito regional.
O número vem crescendo desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2020, o RN tinha 1.597 pessoas em situação de rua, enquanto Natal possuía 898, segundo os registros oficiais. Ou seja, em cinco anos, a quantidade de pessoas sem lugar para morar dobrou no Estado e mais que dobrou na capital potiguar (120%).
Os números foram divulgados no último sábado 1º e fazem parte de um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados mais recentes se referem a outubro de 2025 e foram coletados no Cadastro Único (CadÚnico), que centraliza os registros de assistência social a partir dos municípios.
Em todo o País, o levantamento mostra que, em outubro, eram 358.553 pessoas vivendo na rua. O número representa um aumento de 8,5% em relação ao total registrado em 2024, que era de 327.925. A cidade de São Paulo lidera o ranking, com mais de 99 mil pessoas em situação de rua. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com mais de 23 mil, e Belo Horizonte, com cerca de 15.300.
Em nota, o Observatório destacou a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à moradia, alimentação e acesso a direitos básicos. A entidade também cobrou maior transparência dos governos locais e federal na divulgação dos dados. “O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população”, afirma o comunicado.
Em entrevista à rádio CBN, o coordenador do Observatório da UFMG, André Luiz Freitas Dias, disse que, entre os fatores que explicam esse cenário, estão a precarização do trabalho e da moradia.
“Compreendemos que esse crescimento precisa ser analisado a partir da ausência e insuficiência histórica de políticas públicas estruturantes, como a moradia, a precarização das condições de vida e de trabalho, mas também a partir de uma análise das emergências climáticas e dos deslocamentos forçados em curso no Brasil, na América Latina e em outros continentes”, afirma.
Natal vai contratar novos profissionais para ampliar assistência
Em outubro, a Prefeitura do Natal abriu uma seleção pública para contratar uma organização da sociedade civil (OSC) que vai atuar na área de assistência social. De acordo com a gestão municipal, o objetivo com a contratação é reforçar o quadro de funcionários e assim ampliar as ações de assistência – especialmente a pessoas em situação de rua.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nina Souza, a nova equipe permitirá atuação 24 horas, com foco em abordagens noturnas e enfrentamento da exploração infantil em regiões como a praia de Ponta Negra.
Segundo o edital de chamamento, publicado no Diário Oficial do Município, a OSC contratada terá que disponibilizar 79 profissionais para atuar em equipamentos da assistência social de alta e média complexidade. A demanda é por auxiliares de cuidadores, motoristas, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e supervisores de campo.
A Prefeitura prevê investir R$ 3,2 milhões na contratação – que terá validade de um ano, podendo ser prorrogada. A expectativa é que o contrato seja firmado em dezembro, após o cumprimento de etapas burocráticas.
Estrutura de acolhimento
Atualmente, a Prefeitura do Natal disponibiliza uma ampla rede de serviços voltados à população em situação de rua, assegurando assistência, acolhimento e oportunidades de reintegração social. Fonte Agora RN.

Genial/Quaest: 64% dos moradores do Rio aprovam operação policial no complexo do Alemão
03/11/2025
Operação no Rio
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Pesquisa da Genial/Quaest aponta que 64% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro aprovam a operação policial realizada nos complexos do Alemão na última semana. A incursão acabou com ao menos 121 mortos, sendo a mais letal da história fluminense. Foram 27% os que desaprovaram a operação. A taxa de aprovação foi maior entre homens (79%). Entre mulheres, 51% disseram ser favoráveis. Entre os homens, 17% desaprovaram. Já entre as mulheres, o índice de desaprovação ficou em 36%.
Em relação à faixa etária, a que mais aprovou a operação foi a de 31 a 50 anos, com 68% de apoio. Jovens entre 16 e 30 anos registraram 65% de aprovação, enquanto entre os entrevistados com mais de 51 anos, o índice foi de 58%. A maior desaprovação ficou entre pessoas com mais de 51 anos, com 29% de insatisfeitos.
A pesquisa também fez o recorte do posicionamento político dos entrevistados. Entre os que se identificam como bolsonaristas, o apoio foi quase unânime (93%). Já entre os que se consideram de direita não bolsonarista, o índice foi de 92%. Por outro lado, entre os que se consideram lulistas, apenas 35% aprovaram a operação, enquanto 59% desaprovaram.
A rejeição foi maior entre os entrevistados que se identificam como esquerda não lulista, com apenas 27% de aprovação e 70% de desaprovação. O grupo que se classifica como independente apresentou 61% de aprovação e 24% de desaprovação.
A operação policial foi considerada um sucesso por 58% da população do Estado. Já 32% disseram que a ação foi um fracasso. O diretor da Quaest Felipe Nunes, destaca que 50% dos moradores do Estado defendem que a polícia militar deve abordar um criminoso para tentar prender sem atirar, enquanto 45% defendem que os policiais já cheguem atirando.Fonte TN.

Governo do RN atrasa pagamento de pensionistas e sindicato repudia descumprimento de calendário
03/11/2025
Atraso
Créditos: Reprodução
A governadora Fátima Bezerra foi alvo de críticas na sexta-feira (31) após o governo do estado descumprir o calendário de pagamento dos pensionistas, cuja previsão de depósito foi postergada para o dia 4 de novembro. A informação é do portal da 98 FM.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP) emitiu uma nota repudiando a decisão, classificando o ato como uma “escolha política deliberada que atinge em peso milhares de pessoas” que dependem exclusivamente do benefício para sobreviver. A entidade sindical afirmou que a ação representa um “cruel ato de sua gestão”, destacando que o atraso não é uma simples questão de agenda. O sindicato argumenta que o descumprimento do calendário expõe a fragilidade do discurso da administração estadual em defesa dos servidores.
O SINSP ressaltou que a situação afeta “mulheres e homens que hoje veem seus direitos sendo violados pela mesma administração que se diz de ‘origem popular'”. A nota critica o governo por supostamente comemorar o pagamento dentro do mês para uma parcela dos servidores, enquanto, segundo o sindicato, “fecha os olhos para o sofrimento daqueles que dependem exclusivamente do benefício”.
O SINSP enfatizou que a data de 4 de novembro não é apenas uma formalidade, mas representa “cinco dias de contas que não fecham, remédios que ficam na farmácia e comida que some da mesa” para os pensionistas. A entidade concluiu a nota afirmando que “a governadora que prepare o calendário, e a justificativa, porque a cobrança por respeito e isonomia só vai aumentar”. Até a publicação desta matéria, o Governo do RN não havia se manifestado sobre as críticas.
Fonte: Portal Grande Ponto

Trump diz que os dias de Maduro como presidente 'estão contados'
03/11/2025
Estados Unidos.
Créditos: Daniel Torok/Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no domingo (2) acreditar que os dias de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela "estão contados". A declaração aconteceu durante uma entrevista à TV americana "CBS".
O trecho da entrevista foi divulgado no perfil do governo dos Estados Unidos no X. A repórter pergunta: "será que os dias de Maduro como presidente estão contados?". Trump responde que "diria que sim, acho que sim".
Em seguida, ele é questionado sobre a veracidade de possíveis ataques terrestres na Venezuela e o presidente dos EUA responde que não diria nem que sim nem que não. Ela então pergunta por que ele faria isso e Trump responde: "porque eu não falaria para uma repórter o que eu atacaria".
No mês passado, os Estados Unidos lançaram uma operação contra embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico no Caribe e no Pacífico Oriental. Mais de 60 pessoas morreram desde o início da campanha.
A mobilização ocorreu pouco depois de Washington acusar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de chefiar cartéis de drogas.
Maduro nega as acusações e afirma que os Estados Unidos querem promover uma mudança de governo para se apropriar das riquezas venezuelanas.
Nesta sexta-feira, o presidente Donald Trump disse que não planeja atacar a Venezuela.
Com informações de g1

95% dos mortos em megaoperação no RJ tinham ligação com facção criminosa, diz governo Fonte: Portal Grande Ponto
03/11/2025
Mega Operação no Rio de Janeiro.
Créditos: Agência Brasil
O governo do Rio de Janeiro divulgou, na noite de domingo (2), o perfil de 115 dos 117 suspeitos mortos na megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na última semana. Segundo a gestão, 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho. Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas.
Ao analisar os perfis dos mortos, a polícia concluiu que 59 tinham mandados de prisão pendentes, 97 apresentavam históricos criminais relevantes e, dos 17 que não apresentaram histórico criminal, 12 apresentaram indícios de participação no tráfico de drogas em suas redes sociais. A lista mostra ainda que 62 (cerca de 54%) dos suspeitos eram de fora do estado, sendo:
- 19 do Pará
- 9 do Amazonas
- 12 da Bahia
- 4 do Ceará
- 2 da Paraíba
- 1 do Maranhão
- 9 de Goiás
- 1 do Mato Grosso
- 3 do Espírito Santo
- 1 de São Paulo
- 1 do Distrito Federal.
De acordo com o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, a divulgação da lista não encerra o trabalho de investigação. Todos os resultados serão documentados para garantir a transparência e legalidade da operação, e os relatórios serão entregues aos órgãos competentes.
O mesmo foi dito pelo secretário de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes, que ressaltou que os confrontos ocorreram com criminosos que reagiram à ação policial. “Uma estratégia fundamental adotada pelas forças de segurança foi empurrar os bandidos para uma área de mata fora da área habitada, no alto do morro, preservando a segurança da população. Foi lá onde se deram os maiores embates”, disse.
Fonte: Portal Grande Ponto

Água do mar em Pipa fica avermelhada e intriga moradores e turistas
03/11/2025
Fenômeno foi registrado entre as praias do Golfinho e Cacimbinhas; IDEMA vai investigar para confirmar causas
Vídeo publicado nas redes sociais mostra o mar com coloração avermelhada, possivelmente provocada pela proliferação de microalgas marinhas - Foto: Reprodução Um vídeo publicado pelo perfil @tibau_noticias_pipa mostra o mar com tom avermelhado, despertando curiosidade de turistas e moradores enquanto órgãos ambientais acompanham de perto o caso.
Nos últimos dias, o mar entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa, apresentou coloração avermelhada, chamando atenção de moradores e turistas. Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água com tons incomuns, levantando dúvidas sobre o fenômeno.
Especialistas afirmam que a mudança na cor pode estar relacionada à chamada “maré vermelha”, provocada pela proliferação de microalgas marinhas, como dinoflagelados e cianobactérias. O crescimento exagerado dessas algas pode ocorrer devido ao aumento da temperatura, maior concentração de nutrientes e baixa circulação das correntes marinhas.
Apesar de ser um fenômeno natural, em alguns casos, essas algas liberam toxinas ou reduzem o oxigênio da água, afetando peixes e outros organismos marinhos. Por isso, especialistas recomendam que banhistas evitem contato direto com a água caso percebam cheiro forte, espuma incomum ou peixes mortos.
Ainda não há confirmação oficial de que o fenômeno registrado em Pipa seja de fato uma maré vermelha. O IDEMA informou que fará coleta e análise da água para identificar as causas.

Feriado do Servidor muda rotina de órgãos estaduais nesta segunda; confira detalhes
03/11/2025
Apesar do ponto facultativo, serviços essenciais seguem funcionando normalmente, incluindo hospitais, forças de segurança e Defesa Civil
O governo reforça que serviços essenciais seguem ativos, garantindo atendimento à população durante o ponto facultativo Foto: José Aldenir / Agora RN
O Dia do Servidor Público será comemorado nesta segunda-feira (03/11) com ponto facultativo em órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Rio Grande do Norte, conforme o Decreto nº 34.953.
Apesar do ponto facultativo, serviços essenciais seguem funcionando normalmente, incluindo hospitais, forças de segurança e Defesa Civil.
Serviços que funcionam normalmente
- Hemonorte (Hemocentro Dalton Cunha): 7h às 18h
- Espaço Hemonorte – Partage Norte Shopping: 8h às 11h e 13h às 17h
- Atendimento da Caern: 24h via Teleatendimento 115, App Caern Mobile, Agência Virtual e WhatsApp (84) 98118-8400
Serviços com expediente suspenso
- Unicat e Caern (administrativo): retomam terça-feira (04/11)
- Escolas estaduais: aulas retornam na terça-feira (04/11)
- EMPARN: fechado, retorna na terça-feira
- Restaurantes Populares (SETHAS): unidades do Centro Administrativo, UERN Mossoró e Pau dos Ferros não funcionarão
- DETRAN: unidades fechadas; serviços agendados podem ser realizados a partir de terça-feira (04/11)
Parques estaduais
- Parque das Dunas: 7h30 às 17h, entrada R$ 1,00
- Cajueiro de Pirangi: 8h às 17h30, entrada R$ 8,00 (meia-entrada para crianças, estudantes, professores e idosos)
- Parque Mata da Pipa: fechado na segunda; reabre terça-feira com entrada gratuita

Potiguar é convocado para depor na CPMI do INSS e obtém habeas corpus no STF
02/11/2025
Decisão de Alexandre de Moraes mantém convocação de Abraão Lincoln, mas garante direito ao silêncio durante o depoimento
Decisão de Alexandre de Moraes garante a Abraão Lincoln direito ao silêncio e acompanhamento de advogados durante o depoimento à CPMI do INSS - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O natalense Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, de 64 anos, foi convocado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, mas obteve habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que manteve o efeito convocatório para a tarde da próxima segunda-feira 3, “na condição de testemunha”, com o dever legal de manifestar-se sobre fatos e acontecimentos relacionados à investigação.
O ministro assegurou, no entanto, o direito ao silêncio e à garantia de não autoincriminação “se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação”.
Abraão Lincoln, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), havia encaminhado a petição ao STF no dia 16 de outubro, um dia após ser convocado para depor às 16h de segunda-feira, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo II do Senado Federal.
O despacho do ministro Alexandre de Moraes, datado de 28 de outubro e disponibilizado dois dias depois no site do STF, também garante a Lincoln o direito de ser assistido por advogados durante a oitiva, “podendo comunicar-se com eles, observados os termos regimentais e a condução dos trabalhos pelo presidente da CPMI”. Um dos advogados que o acompanha é o potiguar Erick Pereira.
A defesa de Abraão Lincoln argumentou que, embora o ato convocatório emitido em agosto o designe como testemunha, “é inconteste que ostenta a condição de investigado, uma vez que, tanto ele (Abraão Lincoln) como a própria Confederação foram alvos de medidas constritivas de quebra de sigilos e indisponibilidade de bens decretada pelo Juízo da 7ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, nos autos tombados sob o nº 1051897-93.2025.4.01.3400”.
Na petição, a defesa afirmou ainda que “é razoável o receio do paciente em sofrer constrangimento ilegal quando de sua oitiva, uma vez que, já no início dos trabalhos da Comissão, foi aprovado o requerimento 1486/2025, que representa pela prisão preventiva de 21 pessoas listadas”, ainda que o nome de Lincoln “não conste da listagem mencionada, o que verifica a presunção de inocência que não vem sendo respeitada”.
Abraão Lincoln atua há décadas em atividades político-partidárias e assistenciais ligadas à pesca artesanal no Rio Grande do Norte. Aos 18 anos, começou a trabalhar como técnico em reabilitação na Clínica Heitor Carrilho. No ano seguinte, tornou-se assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, onde trabalhou com os ex-deputados Patrício Júnior e Frederico Rosado, além de ter atuado com os ex-vereadores Wober Júnior e Paulinho Freire na Câmara Municipal de Natal.
Também passou pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e pelo Instituto de Planejamento de Natal (Iplanat). Em 1999, assumiu a presidência da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até 2011. Formado em Administração pela Facex, foi candidato a deputado estadual em 2006 e 2010 pelo MDB e a deputado federal pelo PRB em 2014 e 2018.
Desde 2020, preside a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, que reúne mais de 1 milhão de pescadores, filiados a 1.037 colônias, associações e sindicatos em todo o país, organizados em 21 federações.
Abraão Lincoln é acusado de desviar R$ 221.884.427,63 entre fevereiro de 2023 e março de 2025, segundo investigações da “Operação Sem Desconto”. Ele é apontado como responsável por atos lesivos contra a administração pública federal por meio de Acordos de Cooperação Técnica com o INSS, que permitiram descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
De acordo com a ação cautelar que determinou a indisponibilidade de seus bens, a CBPA funcionava em Brasília “em uma sala simples que só possuía uma secretária para atendimento no momento da visita”, sem estrutura compatível com o número de filiados. A entidade contava com 360.632 aposentados e pensionistas associados em 3.677 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo a folha de pagamentos do INSS de março de 2024.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que “não ficou demonstrada a capacidade operacional da CBPA para proceder à captação e à filiação de tantos aposentados e pensionistas, tampouco de prestar serviços ou realizar atendimento ao quantitativo de filiados que possui”. Para a AGU, há indícios de que a entidade tenha sido criada “com o único propósito de praticar a fraude — entidade de fachada —, com sua constituição utilizando ‘laranjas’, havendo ainda fortes indícios de pagamento de vantagem indevida a agentes públicos para autorizarem os descontos indevidos”.
A CPMI já aprovou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Abraão Lincoln e solicitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF). Segundo a comissão, Lincoln seria “a peça-chave”, “um dos principais operadores” e “uma das engrenagens centrais de um esquema predatório que drenou recursos de aposentados e pensionistas”. Fonte Agora RN.

Homem é preso com 3 kg de drogas, documentos falsos e carro clonado na BR-226 no RN
02/11/2025
Abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina em Campo Redondo; suspeito foi levado à delegacia de Santa Cruz
PRF prende homem com drogas, documentos falsos e veículo clonado durante fiscalização na BR-226, em Campo Redondo - Foto: PRF/Divulgação
Um homem foi preso na tarde de sexta-feira 31 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado com 3 kg de drogas, documentos falsos e um veículo adulterado na BR-226, no município de Campo Redondo, região Agreste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a PRF, a prisão ocorreu por volta das 16h30, no quilômetro 134 da rodovia, durante uma fiscalização de rotina. Os agentes abordaram um Caoachery/Tiggo5 preto e constataram que o automóvel apresentava sinais identificadores adulterados, o que configurava um veículo clonado. Durante uma inspeção minuciosa, os policiais encontraram 1 kg de cocaína e cloridrato de cocaína, 2 kg de crack, R$ 964 em espécie, além de uma carteira de motorista e um certificado de licenciamento com indícios de falsificação. Um telefone celular e o veículo também foram apreendidos.
Com as evidências, a PRF apontou a ocorrência dos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, tráfico de drogas e uso de documento falso.
O homem foi detido e encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz. Fonte Agora RN.

[VÍDEO] ‘Ei, Lula vai tomar no c*’: Público puxa coro contra o presidente Lula durante intervalo de shows na Arena Pantanal
02/11/2025
Quando o Povo Rejeita
Créditos: Reprodução
Durante o intervalo entre os shows do Raimundos e do Guns N’ Roses, na noite de sexta-feira (31/10) parte do público na Arena Pantanal, em Cuiabá — a capital do agro, puxou coros com xingamentos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ei, Lula vai tomar no c#”, gritava parte do público presente na arena que foi palco da Copa do Mundo de 2014. Mesmo com o manifesto com tom político, a festa seguiu com clima de euforia e expectativa para o show principal.
Ver essa foto no Instagram

Após recontagem, número de armas apreendidas em megaoperação no RJ sobe para 120; valor do material é estimado em R$ 12,8 milhões
02/11/2025
Operação no Rio
Créditos: Divulgação
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou um novo número de armas apreendidas na megaoperação feita na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da Cidade — que terminou com 121 mortos, sendo quatro policiais. Até então, as autoridades contabilizavam 118 armas. A informação é de O Globo.
Uma recontagem foi feita e inclusos dois fuzis apresentados em outras delegacias, passando o total para 93. Há ainda 26 pistolas e um revólver, além de explosivos, munições, drogas e equipamentos militares utilizados pelo Comando Vermelho. Um levantamento técnico feito pela Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) estima que todo este arsenal tenha um valor de R$ 12,8 milhões.
As armas são provenientes de diferentes países da América do Sul e da Europa, como Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia, Alemanha e Brasil. O material, segundo a Polícia Civil, também contém armas desviadas das Forças Armadas e fuzis montados com peças contrabandeadas ou adquiridas legalmente na internet.
Os fuzis apreendidos agora passarão por uma perícia. A Polícia Civil também compartilhará dados com o Exército Brasileiro para rastrear a origem de armamentos desviados. O delegado Vinícius Domingos, da CFAE, explicou que muitas armas trazem inscrições e símbolos de quadrilhas de outros estados.
"Nas gravações e inscrições, encontramos referências a grupos como a Tropa do Lampião, formada por criminosos vindos do Nordeste e associados ao Comando Vermelho. É uma evidência da expansão da facção para outras regiões do país", destacou Domingos.
Fonte: Portal Grande Ponto

|
|
|
|









