Bolsonaro sanciona projeto que reduz preço dos combustíveis

12/03/2022

Espera por Preços Melhores no Combustivel.

Na noite desta sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro sancionou, na íntegra, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 11, de 2020, que prevê a cobrança em uma só vez do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, inclusive importados. O ICMS único também valerá para o gás natural e para a querosene de aviação. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. 

Atualmente, a alíquota do imposto é um percentual cobrado em cima do preço final do litro na bomba, que sofre variações do dólar e do preço internacional, onerando ainda mais o valor final cobrado dos consumidores. O PL sancionado determina que a cobrança do ICMS ocorra sobre o preço na refinaria ou no balcão de importação, quando o combustível vier do exterior. Os novos valores, pela proposta, serão definidos por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes da área econômica de todos estados e do Distrito Federal. 

O diesel é o único combustível que adotaria uma regra de transição emergencial. Segundo essa sistemática, enquanto não for adotada a cobrança única – e correspondente unificação de alíquota – do diesel, o valor de referência para estipulação do tributo será a média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final nos 60 meses anteriores a sua fixação. 

Na definição das novas alíquotas, deverá ser previsto um intervalo mínimo de 12 meses entre a primeira fixação e o primeiro reajuste dessas alíquotas e de seis meses para os reajustes subsequentes, devendo-se observar o prazo de 90 dias no caso de um novo aumento. 

A medida também reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins e da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, garantindo a manutenção dos créditos vinculados às pessoas jurídicas da cadeia produtiva. 

Desse modo, a proposição não apenas preserva a autonomia dos estados e do Distrito Federal, mas também simplifica a incidência do ICMS sobre os combustíveis e lubrificantes, confere maior uniformidade e dilui o peso da carga tributária incidente sobre estes produtos para enfrentar o súbito aumento do petróleo decorrente da guerra na Ucrânia.  

Agência Brasil 

Comente

RN tem crescimento de 19% na instalação de usinas do setor elétrico em 2021

12/03/2022

Relatório do SENAI aponta ainda que estado foi responsável por 40% da produção de energia eólica de todo o país no ano passado.

Por g1 RN

Parque eólico Cumaru em São Miguel do Gostoso, RN — Foto: Divulgação

Parque eólico Cumaru em São Miguel do Gostoso, RN — Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte teve um crescimento de 19% no número de usinas do setor elétrico instaladas no estado na comparação com 2020. É o que aponta a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec/RN). 

De acordo com a pasta, apenas no ano passado foram instaladas 36 novas usinas eólicas e uma usina hídrica. Em 2020, foram 17 novas eólicas e 3 solares. 

A produção energética, com isso, também aumentou e cresceu apenas nas usinas eólicas em 138% de um ano para o outro, saindo de 642 MW para 1,5 GW. 

De acordo com uma análise do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), baseadas em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e relatório divulgado no final de fevereiro pela associação europeia de energia eólica WindEurope, a produção de 1,5 GW em 2021 no RN representou 40% da produção nacional. 

O número supera os registrados isoladamente por 12 países, como Reino Unido, com 328 Megawatts (MW), Turquia (1,4 GW), Holanda (952 MW), França (1,2 GW), Rússia (1,13 GW), Dinamarca (149 MW), Espanha (750 MW), Noruega (672 MW), Finlândia (671 MW), Polônia (660 MW), Ucrânia (359 MW) e Grécia (338 MW). 

O estado, aponta a análise do ISI-ER, é ultrapassado apenas por Suécia (2,1 GW) e Alemanha (1,9 GW). 

“O Rio Grande do Norte vem sobressaindo a nível nacional, e inclusive mundial, na produção de energias limpas e traz na sua matriz energética, entre solar e eólica, grandes possibilidades de ser o maior produtor do mundo de energias", avaliou o presidente do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do RN), Amaro Sales. 

"Isso nos coloca numa posição totalmente diferenciada, inclusive neste momento em que os olhos se voltam para o potencial de produção do hidrogênio verde”. 

 

Para ele, a expectativa é de que “essa grande quantidade de energia possa contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do estado e do Brasil, e de que essa produção implique para o povo deixar de pagar bandeiras amarela e vermelha que encarecem a conta de luz, assim como de que sirva de incentivo à participação de outras empresas no setor, para captar essas energias”. 

Comente

Prefeitura desativa Hospital de Campanha de Natal e devolve prédio após determinação da Justiça do Trabalho

12/03/2022

Unidade foi montada em maio de 2020 para atender pacientes com Covid, mas há alguns meses já não recebia mais enfermos com a doença. Prédio foi cedido em acordo

Por g1 RN

Hospital de Campanha de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Hospital de Campanha de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Hospital de Campanha de Natal foi desativado nesta sexta-feira (11) pela prefeitura da capital. A unidade foi aberta em maio de 2020 para o atendimento aos pacientes com Covid, mas atualmente já não recebia mais enfermos com a doença. O prédio será devolvido à Justiça do Trabalho. 

Segundo a prefeitura, havia cinco pacientes internados no hospital nesta sexta, nenhum deles com Covid. Todos foram transferidos para outras unidades, inclusive uma última paciente de UTI, que foi para o Hospital dos Pescadores. 

O fechamento ocorre no mesmo dia em que a declaração de pandemia da Covid pela Organização Mundial da Saúde (OMS) completa dois anos. 

O Hospital de Campanha de Natal funcionou com 100 vagas de leitos clínicos e chegou a ter 40 leitos de UTI durante a pandemia. De acordo com a prefeitura, foram 2.796 vidas salvas. 

Quase 3,5 mil pacientes com Covid foram tratados na unidade de saúde, inclusive de outros municípios do Rio Grande do Norte. 

 

Além disso, no início de 2021, o Hospital de Campanha recebeu pacientes vindos de Manaus, diante da grave crise enfrentada na capital amazonense, onde faltaram leitos e oxigênio para o atendimento da população. 

Hospital de Campanha recebeu pacientes de Manaus em 2021 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

 

Comente

Três servidores do Detran são presos por suspeita de fraude em provas teóricas no RN

12/03/2022

Um terceirizado também foi preso na operação. Suspeitos foram detidos por associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação em Natal.

Por g1 RN — Natal

Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (Deccor) conduziu investigações no Detran — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (Deccor) conduziu investigações no Detran — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (11) quatro suspeitos por práticas de crimes em aplicações de provas teóricas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na unidade localizada no Shopping Via Direta, na Zona Sul de Natal. Três deles eram servidores do órgão. 

Eles foram autuados em flagrante delito pela suspeita das práticas dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação. 

De acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (DECCOR), um suspeito contava com a conivência de servidores do órgão e ocupava o local de aplicação da prova do verdadeiro candidato, que era dispensado ainda com o exame em curso. 

"Quem pagou para fazer a prova no lugar dele está cometendo um crime também e isto vai ser investigado ainda. A vítima é a sociedade, porque você vai estar colocando pessoas na rua habilitadas sem, de fato, serem aprovadas na prova teórica", falou o delegado Anderson Dutra, da Deccor. 

As investigações sinalizaram que este esquema de fraude era praticado há aproximadamente três meses. 

Em nota, o Detran destacou que "não compactua com qualquer ação irregular e toda e qualquer denúncia é apurada pela direção e órgãos competentes". 

 

Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia; três pagaram fiança e foram liberados e um foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

Comente

Senado aprova projeto que cria nova regra de cálculo do ICMS nos combustíveis

11/03/2022

Texto define uma única incidência do imposto sobre os produtos. Proposta volta para nova votação na Câmara dos Deputados

g1

Preço do diesel atinge valor mais alto da década no brasil

Mudança no ICMS é outra alternativa que pode interferir no preço dos combustíveis - Foto: PXHERE

O Senado aprovou nesta quinta-feira (10), por 68 votos a 1, o texto-base do projeto que altera a regra de incidência do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre combustíveis. Na sequência, os senadores rejeitaram, por 56 a 8, um destaque — sugestão de alteração no texto — e concluíram a votação. 

Pouco antes, os senadores também deram aval à proposta que cria a conta de estabilização dos preços dos combustíveis (CEP). 

As duas medidas tentam frear a escalada nos valores da gasolina e do diesel, vinculados ao preço internacional do petróleo. Nesta quinta, a Petrobras anunciou um novo reajuste dos preços nas refinarias – alta de 18,8% na gasolina e 24,9% no diesel. 

O projeto que muda o cálculo do ICMS tem origem na Câmara, onde foi aprovada em outubro do ano passado. No Senado, porém, o texto foi modificado — o relator apontou “vícios de inconstitucionalidade insuperáveis” na versão aprovada pela Câmara. Agora, o texto retorna para a Câmara. 

Agora, a matéria terá de voltar para nova análise dos deputados, que poderão acolher as alterações dos senadores ou resgatar o texto original. A Câmara pautou a proposta já para a noite desta quinta-feira (10). 

A votação da proposta chegou a ser adiada três vezes por falta de consenso entre os senadores. Diante da escalada de preços dos combustíveis nos últimos meses, acentuada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, os congressistas concordaram em votar o projeto. 

O impacto da crise mundial nas bombas de combustível tem influência direta no nível geral de preços do país. 

O diesel, por exemplo, é o combustível utilizado pelos caminhoneiros, que, entre outros itens, transportam os alimentos consumidos pela população. A alta do diesel provoca, portanto, provoca reflexos negativos nos orçamentos familiares. 

A proposta 

O projeto aprovado no Senado estabelece a chamada “monofasia” – ou seja, prevê que o ICMS, que é um tributo estadual, incidirá sobre os combustíveis uma única vez. 

A mudança tenta acabar com o chamado “efeito cascata” verificado atualmente, em que o tributo incide mais de uma vez ao longo da cadeia de produção dos combustíveis. 

Pela proposta, o ICMS incidirá uma única vez sobre: 

  • gasolina e etanol; 

  • diesel e biodiesel; 

  • gás liquefeito do petróleo (GLP) e o derivado do gás natural; 

  • querosene de aviação. 

Relator da proposta, Jean Paul Prates (PT-RN) afirma que, com a mudança, “haverá ganhos de eficiência, redução de fraudes, desburocratização do setor e trilho rumo à simplificação”. 

O texto prevê ainda regras sobre a arrecadação do tributo e mecanismos de compensação entre estados relativos às receitas geradas com as operações. Por exemplo: nas operações com os combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao estado onde ocorrer o consumo. 

Em outros casos especificados, os recursos arrecadados serão repartidos entre os estados de origem e de destino dos produtos. 

Alíquotas 

Em relação aos percentuais de ICMS incidente sobre combustíveis, o texto estabelece que estas serão definidas pelos estados e pelo Distrito Federal e: 

  • serão uniformes em todo o território, podendo ser diferenciadas por produto (gasolina, etanol, etc.); 

  • serão específicas e cobradas por litro de combustível (sistema ‘ad rem’). Atualmente a cobrança do ICMS é feita com a aplicação de um percentual sobre o preço do combustível (sistema ‘ad valorem’), com isso hoje, quando o valor sobe, os estados verificam um aumento de arrecadação; 

  • poderão ser reduzidas e restabelecidas no mesmo ano; 

  • entre a primeira fixação das alíquotas e o primeiro reajuste, deverá ser respeitado um prazo de pelo menos 12 meses. E, nos reajustes seguintes, o prazo será de pelo menos seis meses; 

  • os estados deverão observar as estimativas de evolução do preço dos combustíveis para que não haja “ampliação do peso proporcional do tributo na formação do preço final ao consumidor”. 

Diesel e biodiesel 

Para que o projeto possibilite reflexos mais rápidos nos preços do diesel e do biodiesel, o relator definiu que, enquanto os estados não definirem as alíquotas uniformes do ICMS para esses produtos, a base de cálculo para a cobrança do imposto sobre diesel e biodiesel será, até 31 de dezembro deste ano, a média do preço cobrado ao consumidor nos últimos cinco anos. 

 

“Ou seja, tão logo a monofasia seja efetivamente adotada, esse limitador perderá sua eficácia”, explicou Jean Paul Prates. 

 

Comente

Por erro do Itep, família descobre que enterrou corpo errado após quase dois meses do sepultamento

11/03/2022

Erro

Quase dois meses após realizar um sepultamento em Natal, uma família descobriu que enterrou um corpo errado, no lugar do seu Cícero Gomes, de 68 anos, que morreu vítima de câncer. O motivo foi um erro no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). 

De acordo com o filho de Cícero, Alexandre de Morais, o pai estava em tratamento de câncer de pele e morreu no dia 6 de janeiro em uma unidade de saúde da Zona Norte de Natal. 

Como seu Cícero não tinha documento de identidade, o corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e só foi liberado para a família cerca de 10 dias depois, após uma decisão judicial determinar a liberação para sepultamento. 

A família foi até o Itep para receber o corpo do seu Cícero, mas a família não abriu o caixão, devido à situação em que o corpo já estava. O sepultamento aconteceu no cemitério do Igapó. 

Porém, na última terça-feira (8), Alexandre foi chamado no Itep e foi informado de que o corpo que tinha sepultado era de outra pessoa. O erro foi percebido pelo próprio órgão. 

"Foi toda a família para o enterro. Já estava amenizando (a dor do luto), mas agora vai ser outro sofrimento, porque vamos ter que fazer outro", lamentou o filho. 

O caso foi confirmado pelo Itep. Em nota, o órgão afirmou que, no dia da liberação havia dois corpos sem identificação na unidade, ambos liberados por alvará judicial. 

"No momento de entregar os corpos para as famílias, apenas uma família apareceu. A funcionária do Itep responsável por fazer a liberação, acabou confundindo o número do NIC (Número de Identificação Cadavérica) e entregou o corpo errado para a família. Os números do NIC dos referidos corpos se diferenciavam por apenas um número", informou o órgão. 

"O Itep arcará com todos os custos referentes ao enterro e lamenta que a família tenha passado por tal situação, que não condiz com o trabalho de excelência que o órgão procura oferecer para a população", concluiu a nota. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

VÍDEO: Após ser multado, motorista agride agentes da STTU e é preso ao tentar fugir

11/03/2022

Multa

 

Um motorista que se identificou como “filho de policial” agrediu agentes da STTU após receber uma multa na tarde desta quinta-feira (10). A multa foi aplicada porque o veículo estava parado em local proibido. Não gostando da aplicação da multa, o homem partiu para agressão. 

Após fugir, ele foi cercado pelos agentes da STTU e pela Guarda Municipal de Natal, que precisaram atirar nos pneus do carro para impedir a fuga. Nas imagens, o homem faz ameaças dizendo ser filho de policial. 

Em seguida, o motorista foi detido e levado para terceira delegacia no Alecrim e lá ficou à disposição das autoridades policiais. 

Com informações do Via Certa Natal 

Comente

Bolsonaro diz que daria 'murro na mesa' da Petrobras se isso resolvesse problema de combustíveis

11/03/2022

Aumento dos Combustível

Embora frequentemente repita que não interfere na Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (10) que, "se resolvesse", daria "murro na mesa" para obrigar a estatal a reduzir os preços dos combustíveis. 

O governo é o principal acionista da Petrobras, empresa de economia mista cujas ações são negociadas em bolsas de valores no Brasil e no exterior. Declarações anteriores do presidente sobre a estatal já provocaram baixa nos preços de mercado dos títulos da empresa. 

"O Brasil é autossuficiente em petróleo. Não precisava estar sofrendo como sofre hoje em dia se não fossem políticas erradas lá de trás", disse Bolsonaro.  

"Alguns querem que eu vá lá na Petrobras dar um murro na mesa e resolva. Não é assim. Se resolvesse, até faria. Mas não vai resolver, vai piorar a situação. Estamos devagar — ou na velocidade do possível — buscando alternativas", declarou na noite desta quinta durante transmissão ao vivo por redes sociais. 

Com informações do G1 

Comente

Polícia Federal apreende 15 quilos de cocaína no aeroporto de Natal

11/03/2022

Droga foi encontrada em mala abandonada no terminal, na noite de quarta-feira (9).

Por g1 RN — Natal

Polícia Federal apreende 15 quilos de cocaína no aeroporto de Natal — Foto: Cedida

Polícia Federal apreende 15 quilos de cocaína no aeroporto de Natal — Foto: Cedida

A Polícia Federal apreendeu 15,3 quilos de cocaína no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A apreensão ocorreu na noite de quarta-feira (9). 

A droga estava em uma mala despachada em um voo que seguiria para Guarulhos. Não houve prisão. A PF instaurou inquérito policial e busca identificar o passageiro responsável pelo transporte ilícito e a quem se destinava a droga. 

Segundo a PF, os controladores do aparelho de raios X do terminal de passageiros identificaram, no embarque doméstico, uma bagagem abandonada com indícios de conteúdo orgânico suspeito. 

A PF foi acionada e a mala foi aberta na presença de testemunhas da própria companhia aérea. Foram encontrado 15 tabletes de cocaína envoltos em peças de roupa. A constatação que era cocaína veio com a realização de exame preliminar do narcoteste. 

O entorpecente foi conduzido para ser periciado na sede do órgão, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A PF divulgou que, de 2021 até hoje, apreendeu 2,6 toneladas de drogas no Rio Grande do Norte - sendo 1,9 de cocaína.

 

Comente

Projeto Tamar solta 50 filhotes de tartarugas em praia do litoral Sul do RN

11/03/2022

Local escolhido para soltura foi a Praia das Minas, em Tibau do Sul, considerado um dos melhores trechos para eclosão dos ovos e onde são monitorados centenas d

Por g1 RN

Cerca de 50 filhotes foram soltos nesta quinta na Praia das Minas — Foto: Caroline Macedo

Cerca de 50 filhotes foram soltos nesta quinta na Praia das Minas — Foto: Caroline Macedo

O Projeto Tamar soltou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) cerca de 50 filhotes de tartarugas-de-pente na Praia das Minas, na cidade de Tibau do Sul, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. 

O local escolhido se deveu porque a Praia das Minas está inserida na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra (APABG), uma Unidade de Conservação Estadual administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). 

No litoral do Rio Grande do Norte, essa é uma das praias que mais atrai as tartarugas, que vão ao local realizar a desova e, posteriormente, o nascimento dos filhotes, quando chega o período certo para eclosão dos ovos. 

O pesquisador e membro do Projeto Tamar Eduardo Lima explica que para as tartarugas escolherem áreas favoráveis à desova, elas consideram condições como áreas pouco habitadas, umidade, textura da areia e temperatura, para poderem ter o máximo de geração de filhotes. 

A tartaruga-de-pente é criticamente ameaçada de extinção, segundo explicou o Idema. 

A Praia das Minas faz parte da maior área de ninhos de tartaruga-de-pente do litoral potiguar, considerado uma área de estudo integral. 

A faixa que compreende os municípios de Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Baía Formosa e Nísia Floresta é a região de maior incidência de desova de tartaruga do Atlântico Sul, segundo o pesquisador. 

"Essa área sofre muito com o tráfego de veículos, gerando um grande problema nesse processo de conservação da espécie. Fazemos um pedido para a preservação dessa área e para muitas outras onde ocorre desova de tartaruga", falou Eduardo. 

 

"De maneira bastante impensada, algumas pessoas pegam os tubos - fixados na areia para identificação de ninho, para apoiar varas de pescar, fazer trave de futebol e pendurar sacolas. É realmente triste ver que muita gente não se importa e não pensa que toda ação produz uma reação, interferindo diretamente na manutenção do ecossistema", relatou. 

Comente

Preço da gasolina chega a quase R$ 8 em postos de combustíveis de Natal após reajuste da Petrobras

11/03/2022

Aumento de 18% foi anunciado nesta quinta pela Petrobras. Em Natal, maioria dos postos mantêm preço na casa dos R$ 7,25, mas alguns já sinalizam com preço reaju

Por g1 RN e Inter TV Cabugi

Posto na Prudente de Morais, em Natal, já com preço reajustado — Foto: Henrique da Costa

Posto na Prudente de Morais, em Natal, já com preço reajustado — Foto: Henrique da Costa

O preço da gasolina comum chegou a até R$ 8 em postos de combustíveis de Natal no início da tarde desta quinta-feira (10), poucas horas após a Petrobras anunciar um reajuste de 18,8% no valor cobrado pelo combustível nas refinarias. 

O aumento chegou ao consumidor antes mesmo de começar a valer nas refinarias - o que vai acontecer a partir da manhã de sexta-feira (11). 

Na última pesquisa semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo, do dia 5 de março, o preço médio encontrado na cidade era de R$ 6,85 - a diferença é de R$ 1,14 por litro, em relação ao novo valor. 

No início da semana, os postos já tinham aumentado o preço cobrado nas bombas para R$ 7,29 antes mesmo do anúncio da Petrobras.

Posto em Mirassol, às margens da BR-101, em Natal — Foto: Redes sociais

Posto em Mirassol, às margens da BR-101, em Natal — Foto: Redes sociais

Comente

Presidente Bolsonaro volta ao RN em março para inaugurar expansão do VLT na Grande Natal

10/03/2022

De acordo com a assessoria do ministro, a presença de Bolsonaro em Parnamirim ainda não está confirmada oficialmente, mas deverá acontecer.

51871215522 cfc120f6c1 k 1024x683 1

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá fazer uma nova visita ao Rio Grande do Norte ainda no mês de março. O motivo do provável retorno presidencial a terras potiguares é a inauguração da expansão do sistema de trens urbanos da Grande Natal, que ocorrerá em 23 de março, em uma quarta-feira. 

De acordo com a 98 FM, Rogério Marinho estará presente na cerimõnia. O ministro do Desenvolvimento Regional e pré-candidato a senador com apoio de Bolsonaro, participará de um dos últimos compromissos a frente do cargo; para efetivar a candidatura ao senado em 2022, ele precisa deixar o ministério até o dia 2 de abril. 

Comente

Bandidos rendem alunos e funcionários durante assalto em escola na Grande Natal

10/03/2022

Insegurança no RN.

Pelo menos 47 pessoas foram feitas reféns por dois criminosos durante um assalto na Escola Municipal Nair de Andrade Mesquista, na zona rural de Macaíba. Entre as vítimas estavam 42 alunos e cinco funcionários da unidade escolar. 

De acordo com a reportagem da TV Tropical, os dois criminosos, que aparentavam ser adolescentes, chegaram à escola e anunciaram o assalto. 

Para cometer o crime, eles renderam todo mundo e colocaram as vítimas dentro de uma sala. A dupla roubou celulares, notebook e uma televisão. Na fuga, eles deixaram as pessoas trancadas. 

As vítimas só conseguiram sair depois que um aluno conseguiu pular a janela e pediu ajuda. A porta foi arrombada. Nesta quarta-feira (09), funcionários da escola consertavam a porta. 

Para as vítimas, ficou o medo. “Eles saíram distribuindo pirulitos. As crianças ficaram assustadas”, disse uma funcionária. “Quando a gente olhou para trás, viu um monte de criança correndo assustada. Ficaram abaladas. As crianças choram quando falam da aula”, contou um moradora da comunidade. 

Com informações do Blog Glaucia Lima 

Comente

"Estamos conversando com Ezequiel", diz Walter Alves sobre disputa para o governo

10/03/2022

Eleições 2022

Câmara dos Deputados

 

O jornalista Gustavo Negreiros afirmou em seu Blog que conversou com o deputado federal Walter Alves por telefone. 

De acordo com o jornalista, Walter Alves disse que não encontrou com Lula e nem com Fátima Bezerra, está em Brasília e volta nesta quinta-feira (10) para o RN. Afirmou que tem conversado muito com Ezequiel Ferreira e se disse animado com a possibilidade de uma aliança com o presidente da Assembleia Legislativa para a disputa do governo do estado.  

Uma possível chapa entre Walter Alves e Ezequiel Ferreira faria oposição à governadora Fátima Bezerra. 

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros 

Comente

Nova pesquisa presidencial aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro no limite da margem de erro; veja números

10/03/2022

Eleições 2022

Reprodução/Poder 360

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38,9% das intenções de voto para a Presidência da República no 1º turno contra 30,9% do atual ocupante da cadeira Jair Bolsonaro (PL). Os dados fazem parte do levantamento divulgado nesta 4ª feira (9.mar.2022) pela empresa Paraná Pesquisas. Levantamento do PoderData realizado de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022 mostra que o petista tem 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marca 32%. 

Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) disputam o 3º lugar, empatados na margem de erro. Aparecem, respectivamente, com 7,4% e 6,8%. 

A pesquisa foi realizada pela Paraná Pesquisas de 3 a 8 de março de 2022. Foram 2020 entrevistas presenciais, com pessoas de 16 anos ou mais em 164 municípios das 27 unidades da federação. O levantamento foi pago pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, no valor de R$ 100.000,00. 

Foi considerada uma amostra de eleitores do pleito de 2020 para ponderar as estratificações de sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar e região. No mínimo, 20% das entrevistas foram auditadas simultaneamente à sua realização, segundo a empresa. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06682/2022. 

No 1º cenário avaliado, João Doria (PSDB) aparece em 5º lugar com 2,2% das intenções. O atual governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) marca 1,3%.  Os demais candidatos da “3ª via” têm menos de 1%. André Janones marca 0,7%, enquanto Simone Tebet, 0,4% e Alessandro Vieira, 0,1%. 

2º TURNO 

Nos 2 cenários testados com o ex-presidente Lula, ele vence: 

Lula X Bolsonaro — o petista tem 46% e o atual presidente marca 37,3%. Brancos e nulos são 13,2%. Os que não sabem ou não responderam foram 3,5%; 

Lula X Moro — o ex-presidente aparece com 45% das intenções de voto contra 28,1% do ex-juiz. Os que votam branco ou nulo são 22,9%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 4%. 

A pesquisa também testou eventual 2º turno entre Jair Bolsonaro e Sergio Moro. O chefe do Executivo aparece com 37,7% contra 29,2% de Sergio Moro. 

PODERDATA 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 40% das intenções de voto em 1º turno para a Presidência da República contra 32% do atual ocupante da cadeira, Jair Bolsonaro (PL). O dado foi revelado por pesquisa PoderData realizada de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022. 

Em seguida vêm Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%. Os 2 estão tecnicamente empatados, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa. 

O PoderData também testou nesta rodada o nome do governador gaúcho Eduardo Leite, que perdeu as prévias do PSDB para João Doria, mas está para entrar no PSD e disputar o Planalto. Leite hoje empataria com Doria e André Janones (Avante), ambos com 2%; e com Simone Tebet (MDB), com 1%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não teve menções suficientes para pontuar. 

 

O PoderData decidiu retirar da lista de pré-candidatos na simulação de 1º turno os nomes de Alessandro Vieira e de Rodrigo Pacheco. No caso de Vieira, ele é senador por Sergipe e filiado ao Cidadania, sigla que acaba de fechar um acordo para formar uma federação com o PSDB. O PoderData avalia que, no cenário atual, os partidos devem ir adiante com a candidatura de João Doria (PSDB) –embora Vieira mantenha sua pré-candidatura ao Planalto. 

Com informações do Poder 360.

Comente

Sede do Detran tem princípio de incêndio e provas teóricas são transferidas para outras unidades em Natal

09/03/2022

Usuários que tinham provas agendadas para o Detran de Cidade da Esperança devem procurar outras unidades. Princípio de incêndio atingiu sala vizinha à das prova

Por g1 RN

Provas no Detran foram transferidas para outras unidades — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Provas no Detran foram transferidas para outras unidades — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um princípio de incêndio na sede do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, fez o órgão transferir o local de prova teórica de habilitação dos usuários agendados para outras unidades. 

Quem tem prova teórica de habilitação para condutores agendada para os próximos dias deve procurar as unidades do Detran do Via Direta (9h às 18h), Central do Cidadão Zona Norte (9h às 18h) ou Central do Cidadão Parnamirim (8h às 14h) para realização das provas. 

O Detran reforça que é necessário chegar com 1 hora de antecedência para a realização da prova. 

De acordo com o órgão, o princípio de incêndio aconteceu nesta quarta-feira (9) e que atingiu a sala de credenciamento de centro de formação de condutores, vizinha a sala de prova teórica, situada no anexo do prédio novo onde funciona setores de habilitação de condutores. 

 

A direção do Detran informou que tomou providências para regularizar as atividades de prova teórica na sede do Órgão e logo retornará à normalidade. A data para o retorno ao local não foi divulgada. 

Princípio de incêndio atingiu prédio do Detran ao lado da sala de provas teóricas — Foto: Redes sociais

Comente

Após decreto municipal, shoppings de Natal liberam entrada de pessoas sem máscaras

09/03/2022

Prefeitura de Natal desobrigou o uso da proteção a partir desta quarta-feira em ambientes abertos ou fechados na capital potiguar.

Por g1 RN

Midway Mall: apesar da liberação, maioria das pessoas seguem usando máscaras para entrar no shopping em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Midway Mall: apesar da liberação, maioria das pessoas seguem usando máscaras para entrar no shopping em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Os shoppings de Natal liberaram a partir desta quarta-feira (9) o acesso de clientes sem a utilização da máscara facial. 

A decisão segue o novo decreto da prefeitura de Natal, publicado do Diário Oficial do Município, que desobriga o uso da máscara na capital em ambientes abertos ou fechados. Assim, a utilização passa a ser facultativa. 

Comente

Caixa, BB e Banco do Nordeste oferecerão crédito rosa para mulheres

09/03/2022

Ministra Damares falou sobre medidas de incentivo para empreendedoras

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, é entrevistada no programa A Voz do Brasil.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves falou hoje (8) - Dia Internacional da Mulher - sobre as iniciativas do governo federal para garantir o respeito, a dignidade, os direitos e oportunidades para as mulheres brasileiras. 

Assinados hoje pela manhã pelo presidente Jair Bolsonaro, os decretos que instituem a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino e o programa Mães do Brasil celebram a data alusiva às mulheres com oportunidades de inclusão, educação e empreendedorismo, informou a ministra. 

Segundo Damares, além de uma linha especial de crédito para as chamadas “nanoempreendedoras”, cursos de formação e aperfeiçoamento serão oferecidos em todo o Brasil. Linhas do chamado “crédito rosa” estarão disponíveis na Caixa, Banco do Brasil e no Banco do Nordeste exclusivamente para empreendedoras femininas. 

"Acreditamos que a retomada econômica vai passar pela mão das mulheres", frisou a ministra. 

Saúde menstrual 

Durante a entrevista para o programa A Voz do Brasil, a ministra explicou que a lei que institui o programa de saúde menstrual no Brasil já havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa, no entanto, não contava com previsão orçamentária em 2021. Já em 2022, há previsão de R$ 86 milhões para aquisição de absorventes íntimos. Segundo Damares, a verba aumentará em 2023 para R$ 130 milhões.  

“Esse não é um programa barato. Ele é contínuo. Teremos absorventes todos os dias nos postos de saúde, nas unidades de assistência social e também para as mulheres que estão no cárcere”, explicou. 

Inicialmente o programa de saúde menstrual priorizará a população inscrita no CadÚnico e que é beneficiária do Auxílio Brasil. Segundo informou Damares, cerca de três milhões de mulheres terão acesso aos absorventes distribuídos pelo governo. 

Programa Mães do Brasil 

A ministra Damares Alves informou que o programa Mães do Brasil servirá como centro de iniciativas transversais entre diversos órgãos da administração pública, que oferecerão assistência para mulheres em todas as fases do desenvolvimento gestacional. 

“Mães do Brasil veio para atender uma lacuna no atendimento à mãe gestante. A mulher tem que ser atendidade de uma forma mais integral: aquela mãe que está com depressão, aquela mãe que necessita de enxoval, aquela gestante que precisa de um acompanhamento mais de perto porque já tem um filho com uma deficiência ou uma doença rara. O programa vem para abranger inúmeras áreas”, informou. Entre as pastas que fazem parte do programa estão o Ministério da Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e os órgãos integrantes do Sistema S. 

“Quando eu cuido de uma grávida, eu cuido de uma criança. Estou garantindo para essa criança mais qualidade de vida”, complementou. 

Mortalidade materna 

Damares informou ainda que um dos focos de trabalho da pasta comandada por ela é a humanização dos partos e a redução da mortalidade materna. “Nós precisamos fazer o enfrentamento [da mortalidade materna]”, disse a ministra. 

“Vamos trabalhar a violência obstétrica e o momento do parto - esse momento tão sublime para uma mulher. Mas vamos garantir também a nutrição dessa mulher. Paralelo a isso, eu quero garantir a essa mulher equilíbrio emocional. O cuidado dela como um todo será trabalhado”, complementou. Agencia Brasil.

Comente

Após vetar projeto, Bolsonaro assina decreto para distribuição gratuita de absorventes

09/03/2022

Documento institui Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado

R7

absorvente menstruacao absorvente menstrual mulher 09102021131052126

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um decreto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, aprovado pelo Congresso no ano passado. A decisão prevê que serão ofertados gratuitamente absorventes higiênicos femininos e haverá garantia de outros cuidados básicos para a saúde menstrual. 

O documento informa que o objetivo do programa é “combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação feminina ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual”. 

Fica a cargo do Ministério da Saúde estabelecer, por meio de ato, a forma de execução e os procedimentos para a adesão dos entes federativos ao programa dentro do SUS (Sistema Único de Saúde). Ao Ministério da Justiça e Segurança Pública compete garantir o acesso gratuito a absorventes higiênicos femininos às mulheres presidiárias recolhidas em unidades do sistema prisional. 

O Ministério da Educação tem a obrigação de “promover campanhas informativas nas escolas da rede pública de ensino sobre a saúde menstrual e as suas consequências para a saúde da mulher”, observando diretrizes definidas pela pasta. A execução do programa dependerá da disponibilidade orçamentária da União. 

Veto à saúde menstrual 

Em outubro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, mas vetou alguns trechos, entre eles os que previam distribuição gratuita de absorventes femininos a estudantes de baixa renda de escolas públicas e a mulheres em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. A ação do governo gerou ampla reação negativa na sociedade e no Congresso. 

O Congresso havia pautado para a próxima quinta-feira (10) a votação do veto do presidente ao trecho da matéria, e a previsão era que os parlamentares iriam derrubar a decisão do mandatário. Na época em que vetou o trecho, a justificativa do governo foi que o projeto não previa a origem das despesas para a implementação da medida. Apesar disso, o texto afirmava que os recursos seriam do SUS. 

Comente

Com 26,54% de leitos críticos para covid-19 ocupados, Sesap divulga novas recomendações para enfrentamento da pandemia

09/03/2022

Medidas incluem tornar facultativo uso de máscaras em ambientes abertos e estímulo à vacinação de crianças

VACINA 2

Sesap quer estimular vacinação - Foto: José Aldenir/Agora RN

O Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira 8 novas recomendações diante do atual cenário da pandemia de covid-19 no Rio Grande do Norte. Segundo a Sesap, há uma baixa taxa de ocupação dos leitos de UTI. Segundo dados do Regula RN, por volta das 16h30 desta terça-feira 8, 26,54% dos leitos críticos estavam ocupados no estado. 62,96%, estavam disponíveis, segundo a plataforma. 

A Pasta também afirma que há estabilidade de casos confirmados e diminuição do número de óbitos diários. E por isso, o Comitê Científico fez recomendações que vão servir de base para as tomadas de decisões do Governo do Rio Grande do Norte no próximo decreto a ser divulgado. 

Entre as recomendações estão, entre outras, a manutenção do passaporte vacinal, estímulo à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda e terceira doses ou que ainda não foi vacinada, além de tornar facultativo, a partir de 16 de março, o uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em espaços fechados ou espaços abertos com grandes aglomerações de pessoas. 

“O comitê analisou todo o cenário, com redução de casos e da procura por leitos, que possibilita o início da flexibilização do uso das máscaras. Mas, devemos destacar que a exigência do passaporte vacinal continua, que precisamos avançar na vacinação seja de pessoas que não foram convencidas da importância da vacinação, seja as pessoas que não procuraram os postos de saúde para tomar a terceira dose, seja os jovens onde a gente também precisa aumentar essa cobertura”, disse o secretário de saúde Cipriano Maia. 

Durante a reunião, pontos importantes como a segurança da vacina, manutenção dos cuidados coletivos e a vigilância foram norteadores para as novas recomendações.  “Precisamos ainda estar atentos às pessoas com sintomas respiratórios, que tem que ficar em isolamento, se sair para situações extremas, tem que usar máscara. Isso é responsabilidade, é cuidado com o outro, é cuidado com o coletivo. A gente quer que a população tenha consciência de que essa situação confortável precisa ser mantida. E pra ser mantida, todos nós, autoridades, profissionais de saúde e população tem que manter essa atitude responsável de se proteger e proteger os outros”, disse o secretário de saúde. Agora RN.

Comente