Homem é assassinado na frente da esposa na Zona Norte de Natal

04/12/2020

Crime aconteceu nesta quinta-feira (3) no bairro Pajuçara. Vítimas foram cercadas por criminosos que estavam em carro.

Motocicleta em que casal estava ficou no local do crime, na Zona Norte de Natal.  — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Motocicleta em que casal estava ficou no local do crime, na Zona Norte de Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um homem foi assassinado com vários tiros na frente da esposa, na noite desta quinta-feira (3), em Pajuçara, bairro da Zona Norte de Natal. A mulher foi poupada pelos criminosos, que fugiram em seguida. 

O crime aconteceu na avenida Mar Mediterrâneo, no conjunto Parque das Dunas. Diego Medeiros Gomes de Sousa tinha 29 anos e estava em uma motocicleta, com a companheira, quando foi cercado por criminosos armados que chegaram ao local em um carro. 

Assassinato de homem na Zona Norte de Natal será investigado pela DHPP — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Assassinato de homem na Zona Norte de Natal será investigado pela DHPP — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Os bandidos atiraram várias vezes no homem usando pistolas calibre 380. A vítima morreu no local. 

 

Em seguida, os bandidos fugiram. Nenhum suspeito foi preso. 

A mulher permaneceu no local do crime até a chegada da polícia, abalada. Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia foram até o local para dar início às investigações.

Comente

Poço Branco Também Já Terá em 2020 A Tim. A Operadora de telefonia Tim anuncia expansão de 4G para 35 cidades do Rio Grande do Norte

03/12/2020

Dezoito municípios devem receber o sinal da TIM ainda este ano e as outras 17 em 2021.

Por G1 RN

TIM leva serviços de internet 4G para 35 municípios do Rio Grande do Norte  — Foto: Reprodução

TIM leva serviços de internet 4G para 35 municípios do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução

A TIM Brasil anunciou nesta quinta-feira (3) a expansão de seus serviços de internet 4G para 35 municípios do Rio Grande do Norte até o ano que vem (veja a lista abaixo). De acordo com o diretor de Relações Institucionais da empresa, Leandro Guerra, a ampliação da rede começa ainda em 2020. 

A expansão é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Anatel, que vai resultar em investimentos de infraestrutura a partir dos valores arrecadados pela agência reguladora através de multas resultantes de ações administrativas. Antes esse dinheiro ia para os cofres da União. 

O projeto de ampliação da cobertura da operadora está sendo executado em duas fases. Leandro Guerra disse que, inicialmente, 18 cidades vão receber o serviço, e depois as outras 17. As 18 primeiras estão dependendo somente da licença de operação para ter o 4G disponível. "É uma ação que acaba beneficiando a população de baixa renda que vive em uma área que não está conectada", afirmou Leandro Guerra. 

O anúncio da TIM aconteceu durante videoconferência que contou com a participação do senador Jean-Paul Prates, que levou à diretoria da operadora as demandas relacionadas ao sinal de internet e telefonia que chegaram de representantes dos municípios do interior do RN; e do diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar, que revelou que as licenças estão bem encaminhadas, com a expectativa de que o projeto de expansão comece antes do Natal. 

Confira a lista das cidades beneficiadas: 

Ainda em 2020 

  • Bento Fernandes 

  • Coronel João Pessoa 

  • Espírito Santo 

  • Jandaíra 

  • Japi 

  • Jundiá 

  • Lagoa d'Anta 

  • Lagoa de Pedras 

  • Lagoa Salgada 

  • Major Sales 

  • Parazinho 

  • Passagem 

  • Pedro Avelino 

  • Poço Branco 

  • Ruy Barbosa 

  • Serra de São Bento 

  • Várzea 

  • Vila Flor 

Em 2021 

 

  • Afonso Bezerra 

  • Barcelona 

  • Bom Jesus 

  • Campo Redondo 

  • Carnaúba dos Dantas 

  • Cruzeta 

  • Doutor Severiano 

  • Boa Saúde 

  • Monte das Gameleiras 

  • Ouro Branco 

  • Passa e Fica 

  • Porto do Mangue 

  • Serra Caiada 

  • São Pedro 

  • São Rafael 

  • Serrinha 

  • Venha-Ver 

Comente

Rio Grande do Norte tem 96.855 casos confirmados e 2.711 mortes por Covid-19

03/12/2020

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública apresenta 174 novos casos e sete óbitos a mais.

Por G1 RN

RN tem 96.855 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia — Foto: Anastácia Vaz

RN tem 96.855 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia — Foto: Anastácia Vaz

O novo boletim também aponta 43.366 casos suspeitos e 234.182 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 48.821 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 65.988. 

Os números de testes feitos para coronavírus não foram atualizados e seguem em 327.420, sendo 174.976 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 152.444 sorológicos. 

Números do coronavírus no RN 

  • 96.855 casos confirmados 

  • 2.711 mortes 

  • 48.821 confirmados recuperados 

  • 43.366 casos suspeitos 

  • 234.182 casos descartados 

Comente

Parte da falésia de Pipa volta a desabar; trecho segue interditado

03/12/2020

Deslizamentos aconteceram nesta quinta-feira (3) e na segunda-feira (30). Trecho é o mesmo onde aconteceu o acidente que matou casal, o filho de 7 meses e o ca

Por G1 RN

Deslizamento aconteceu nesta quinta-feira (3) — Foto: Divulgação

Deslizamento aconteceu nesta quinta-feira (3) — Foto: Divulgação

A Praia de Pipa registrou dois novos deslizamentos nas áreas das falésias, um nesta quinta-feira (3) e outro que aconteceu na segunda-feira (30). Não houve vítimas. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Tibau do Sul, o trecho onde o desabamento voltou a ocorrer é exatamente na Baía dos Golfinhos, que foi interditado após o acidente que matou um casal, o filho de 7 meses, e o cachorro da família no dia 17 de novembro. 

Hugo Pereira, de 32 anos, Stela Souza, de 33, aproveitavam um dia de folga na praia com o filho Sol Souza Pereira e o cachorro quando parte da falésia desabou sobre eles. 

A secretaria informou que os locais que sofreram com os novos deslizamentos seguem interditados tanto na faixa de areia, quanto no topo da falésia, inclusive com dez estabelecimentos sendo mantidos fechados.

Novo deslizamento atingiu a praia de Pipa — Foto: Divulgação

Novo deslizamento atingiu a praia de Pipa — Foto: Divulgação

Comente

Após recessão, PIB brasileiro avança 7,7% no terceiro trimestre

03/12/2020

Economia

Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo (24.set.2020) 

A economia brasileira avançou 7,7% no terceiro trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior. O número foi divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o país sai da recessão técnica após dois recuos nos trimestres anteriores. 

Na comparação com o mesmo período de 2019, porém, há queda de 3,9%. Em números brutos, o PIB somou R$ 1,891 entre julho e setembro. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto foi de R$ 1,653 trilhão 

O resultado vem muito abaixo da expectativa de analistas ouvidos pelo CNN Brasil Business, que projetavam crescimento de 9%. 

Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019. 

A flexibilização das medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 impulsionou a atividade econômica entre julho e setembro. Além disso, a alta expressiva pode ser explicada pela base de comparação fraca, afinal, a economia brasileira encolheu 9,7% no segundo trimestre. 

Entre os setores, o melhor desempenho foi da Indútria, que avançou 14,8%, enquanto os Serviços tiveram variação positiva de 6,3% e o Agronegócio recuou 0,5%. 

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias, que representa 65% do PIB, teve avanço de 7,6%. No segundo trimestre, o indicador havia caído 11,3%. 

CNN Brasil 

Comente

Casos notificados de dengue caem 63% no RN, diz Sesap

03/12/2020

Dados são referentes ao período entre janeiro e novembro deste ano em comparação com 2019. Números de casos de zika e chikungunya também caíram em 2020.

Por G1 RN

O mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti — Foto: Fotos públicas

O mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti — Foto: Fotos públicas

O Rio Grande do Norte registrou uma queda de 63% nos casos notificados de dengue de janeiro a até 16 de novembro, em 2020. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (02). 

Ao todo, o RN teve, segundo a pasta, 11.970 casos suspeitos da doença no estado neste ano, enquanto no mesmo período de 2019 foram registrados 38.248 casos suspeitos. 

Desse total de notificação neste ano, 2.950 casos foram confirmados e 5.086 descartados. A incidência registrada foi de 338,69 casos por 100 mil habitantes. 

No mesmo período do ano passado, foram confirmados 10.836 casos e descartados 7.422, com incidência de 1.090,66 casos por 100 mil habitantes. 

O documento ainda aponta que o número de mortes também sofreu redução. Em 2020, cinco pessoas morreram pela doença até o dia 16 de novembro. Em 2019, foram 15. 

De acordo com a Sesap, apesar do número menor de casos, a "dinâmica epidemiológica" é igual a de 2019, com crescimento e redução de casos nos mesmos períodos. 

Chikungunya e Zika 

Segundo a Sesap, neste mesmo período foram registrados 7.369 casos suspeitos de chikungunya, sendo confirmados 3.119 casos e descartados 2.128. A taxa de incidência é de 208,51 casos por 100.000 habitantes. 

No mesmo período de 2019, foram notificados 15.088 casos, sendo confirmados 6.347 e descartados 1.783 casos. A incidência é de 430,24 casos por 100 mil habitantes. 

De acordo com a Sesap, o comportamento epidemiológico da doença também se manifestou de forma semelhante ao que aconteceu no ano anterior. 

Já os casos suspeitos registrados de zika foram 1.389, sendo confirmados 248 casos e descartados 861 - taxa de incidência de 39,30 casos por 100 mil habitantes. 

Em 2019, no mesmo período foram notificados 1.654 casos, sendo confirmados 93 e descartados 495 casos, com uma incidência de 47,16 casos por 100 mil habitantes. 

Diminuição 

“A diminuição no número de infectados por Aedes aegypti, vetor dessas arboviroses, pode estar relacionada ao cenário epidemiológico causado pela pandemia do Covid-19, que provocou uma redução nas notificações de casos de dengue e chikungunya”. É o que explica a coordenadora do programa Estadual das Arboviroses Urbanas da Sesap, Flávia Moreira. 

 

Segundo Flávia, apesar da redução observada nos números de casos de arboviroses no RN, é importante manter as medidas de prevenção ao mosquito, que se prolifera em porções de água limpa acumulada. 

Comente

Instituto de Medicina Tropical registra aumento de testes positivos para Covid-19 no RN em novembro

03/12/2020

Organização ligada à UFRN aponta que número de casos positivos se aproxima ao registrado nos meses de pico da doença, em junho e julho. Crescimento foi de

Por G1 RN

IMT apresenta que testes positivos para Covid-19 em novembro se aproximam de junho e julho — Foto: Reprodução

IMT apresenta que testes positivos para Covid-19 em novembro se aproximam de junho e julho — Foto: Reprodução

O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um aumento significativo no número de resultados positivos em testes de Covid-19 realizados em novembro. Segundo o IMT, a quantidade se aproxima dos meses de pico da doença, em junho e julho. Também destacou que, somente no primeiro dia de dezembro, foram registrados 208 testes positivos. 

De acordo com o instituto, foram 3.579 resultados positivos para Covid-19 em julho; 1.990 em agosto; 1.190 em setembro; 808 em outubro; e 2.785 em novembro. 

"Estamos vivendo um momento crítico com relação à pandemia da Covid-19, com claro aumento nos casos. Nós voltamos, em novembro, à situação observada em junho e julho. Esse aumento irá repercutir no adoecimento de pessoas com algum tipo de comorbidade. Novamente, haverá uma demanda excessiva dos serviços de saúde com eventual saturação", analisa a cientista Selma Jerônimo, diretora do IMT. 

No total, o IMT realizou 57.773 testes de Covid-19 até novembro, sendo 49.273 exames do tipo RT-PCR e 8.500 do tipo sorológico. 

Dos 49.273 exames do tipo RT-PCR,15.360 foram positivos para a doença, representando 31%. Dos 8.500 testes sorológicos, 1.700 deram positivo, equivalente a 28%. 

A diretora do IMT aponta ainda que o aumento de casos da doença observado no Brasil e nos Estados Unidos, além de países da Europa, mostra que aglomerações sem os cuidados preventivos resultam em maior propagação do vírus. Ela reforça que o momento exige cautela e participação de todos para minimizar risco e diminuir a transmissão. Medidas de prevenção como o distanciamento social, a higiene das mãos e uso de máscaras devem ser ampliadas. 

"Apesar da maioria com doença evoluir sem complicações, um percentual importante evolui com doença grave, mesmo entre os mais jovens", falou. 

 

O IMT realiza testes para 17 municípios do estado - Natal, Mossoró, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, Cruzeta, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, Olho-D’água do Borges, Pureza, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz e Severiano Melo, além de analisar os exames de profissionais da saúde, como os do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). 

Comente

Covid-19: Prefeitura de Caicó suspende autorizações para novos shows e eventos, aumenta fiscalização e avalia medidas 'mais rígidas'

03/12/2020

Suspensão de novas análises para autorização de eventos vale até a próxima terça-feira (8) quando haverá reunião de comitê de acompanhamento da pandem

Por G1 RN

Um decreto publicado pela Prefeitura de Caicó, no Seridó potiguar, nesta quinta-feira (3), estabelece "medidas de contenção ao avanço da pandemia" e recomenda a suspensão de shows e eventos de grande porte na cidade, que já tinham sido autorizados, por causa do aumento de casos da covid-19 no município. No documento, o município também suspende a análise de autorização para grandes eventos, determina aumento da fiscalização e uma data para uma reunião em que poderá analisar medidas 'mais rígidas' de controle à pandemia. 

No documento, o município recomenda a "não realização e/ou não organização" de shows artísticos e eventos de grande porte, que já tinham sido autorizados pela prefeitura e foram agendados antes da publicação do decreto. Os eventos não foram proibidos, mas a capacidade dos locais deve ser reduzida em 50%. 

"Em caso de não seguimento da presente recomendação, optando pela realização do evento, o responsável deve seguir fielmente o protocolo endereçado e aprovado pela Municipalidade, sendo obrigatório, no entanto, que a capacidade de pessoas no local do evento seja reduzida em 50% do que o espaço comporta, a ser observada através do alvará ou outro documento autorizador expedido pelo Corpo de Bombeiros", diz o decreto. 

Ainda de acordo com o documento, os responsáveis pelo evento estarão sujeitos a "intensa fiscalização" por parte da Vigilância Sanitária e Policia Militar, que poderão ordenar suspensão momentânea enquanto as normas estabelecidas no protocolo aprovado não forem cumpridas. 

Também foi convocada para a próxima terça-feira (8) uma reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Caicó/RN. Até lá, a prefeitura informou que não vai apreciar novos requerimentos e autorizações para realização de shows e eventos de grande porte. 

Segundo o município, serão avaliados os indicadores correspondentes à primeira semana do mês esta semana e analisada a "necessidade de adoção de medidas mais rígidas ao combate e prevenção do vírus". 

Comente

Venda de veículos automotores aumenta 0,45% de outubro para novembro

02/12/2020

Na comparação com novembro do ano passado houve queda de 3,18%

Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP)

O número total de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, e implementos rodoviários) comercializados no país no mês de novembro chegou a 334.356 unidades, montante 3,18% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. Em relação a outubro, no entanto, as vendas tiveram elevação de 0,45%. Novembro foi o sétimo mês consecutivo de alta nas vendas em 2020. 

Os dados, divulgados hoje (2), são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), baseados em informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). 

“Mesmo com novembro tendo um dia útil a menos (20 dias), em relação a outubro (21 dias), a trajetória de alta do mercado se manteve. Além disso, este crescimento fez com que o penúltimo mês do ano registrasse o melhor resultado de 2020, em volume de vendas, até o momento”, destacou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior. 

No acumulado de janeiro a novembro de 2020, 2.799.712 veículos automotores foram vendidos, o que representa retração de 23,62% sobre o mesmo período de 2019 (3.665.298 veículos). 

Automóveis e comerciais leves 

Em novembro, as vendas do segmento de automóveis e comerciais leves chegaram a 214.265 unidades, 7,2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. Em relação a outubro, no entanto, houve uma alta de 4,4%. Já no acumulado de janeiro a novembro, o resultado aponta retração de 28,62%, totalizando 1.718.093 unidades, contra as 2.406.917 no mesmo período de 2019. Agencia.

Comente

Câmara aprova MP que destina R$ 1,995 bi para compra de vacina

02/12/2020

Texto segue para votação no Senado

vacina Oxford,AstraZeneca

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) a Medida Provisória 994/20, que abre crédito extraordinário de R$ 1,995 bilhão para compra de tecnologia e a produção de uma vacina contra a covid-19. Os recursos serão destinados para custear contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca. A empresa desenvolve um imunizante em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido. 

A matéria segue agora para análise do Senado, e precisa ser aprovada até esta quinta-feira (3) para não perder a validade.  

O projeto foi aprovado sem emendas ao texto original do governo, por votação simbólica, em sessão virtual. Em virtude da urgência do tema, a oposição retirou a obstrução aos trabalhos em curso há cerca de dois meses. 

De acordo com a relatora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), do valor total da MP, ainda faltam R$ 400 milhões para serem aplicados. Dessa forma, a matéria precisa ser aprovada pelo Congresso para assegurar o repasse final de recursos.    

“Essa vacina é realmente algo que traz esperança à população, algo esperado há muito tempo, não só pelo Brasil e pelos brasileiros, mas por todo o mundo. Hoje posso dizer que estamos votando uma medida provisória que traz a esperança de que possamos voltar a nos abraçar, a ter uma convivência e, principalmente, de que possamos salvar vidas no nosso país”, disse a deputada. 

Segundo a MP, a transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da vacina será realizada por meio de um acordo da empresa britânica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. Com isso, caso a eficácia do imunobiológico seja comprovada, o Brasil deverá produzir 100 milhões de doses. 

Acordo 

O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre o governo brasileiro e o governo britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. O próximo passo será a assinatura de um contrato de encomenda tecnológica, previsto para este mês, que garante o acesso a 100 milhões de doses do insumo da vacina, das quais 30 milhões de doses entre dezembro e janeiro e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres de 2021. Em todo o mundo, essa é uma das vacinas que estão em estágio mais avançado, já em testes clínicos com seres humanos. 

Recursos 

Do total de recursos a serem liberados, o Ministério da Saúde prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população, segundo a pasta. Um total de R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de encomenda tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina.  

O acordo prevê também o início da produção da vacina no Brasil a partir de dezembro deste ano e garante total domínio tecnológico para que Bio-Manguinhos tenha condições de produzir a vacina de forma independente. Agencia Brasil.

Comente

Corregedoria do TRE-RN recomenda que diplomação de eleitos seja virtual ou com limitação de público seguindo protocolos sanitários

02/12/2020

Eleições 2020

Foto: Divulgação/TRE-RN 

O Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Santos, publicou recomendação às Zonas Eleitorais para a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais 2020, em face do cenário da pandemia do Covid-19. 

A orientação é que os presidentes de Juntas Eleitorais possam fazer o ato de diplomação por meio de videoconferência, ou em formato presencial seguindo os protocolos sanitários e com limitação de público. 

Mais detalhes AQUI via Justiça Potiguar. 

Comente

FOTO E VÍDEO: Acidente grave em Capim Macio resulta em colisões de carros e motocicleta

02/12/2020

Acidente

Foto: Cedida 

Colisão de carro com motocicleta na tarde desta quarta-feira(02), no bairro de Capim Macio, na zona sul de Natal, ainda acabou resultando em colisão em um terceiro veículo. 

Acidente grave na capital potiguar registrou socorro de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU). Não há informações sobre o estado de saúde dos envolvidos na ocorrência de trânsito. Na motocicleta estavam o condutor e um(a) garupa. 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Blog do BG (@blogdobg)

Comente

Ano de 2020 está a caminho de se tornar o segundo mais quente da história

02/12/2020

Temperatura Alta

Foto: reprodução 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil 

O ano de 2020 está a caminho de se tornar o segundo mais quente da história, só ficando atrás de 2016, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (2). 

Atualmente, cinco conjuntos de dados colocam 2020, caracterizado por ondas de calor, secas, incêndios florestais e furacões intensos, como o segundo mais quente desde que os registros começaram, em 1850. 

“[O ano de] 2020 muito provavelmente será um dos três anos mais quentes registrados globalmente”, afirmou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), sediada em Genebra, em seu relatório Estado do Clima Global 2020. 

Estimulados pelo calor extremo, incêndios florestais arderam na Austrália, na Sibéria e nos Estados Unidos neste ano, espalhando colunas de fumaça pelo planeta. 

Menos visível foi uma disparada de calor marinho em níveis recordes – mais de 80% dos oceanos globais tiveram uma onda de calor, acrescentou a OMM. 

“Infelizmente, 2020 foi mais um ano extraordinário para o nosso clima”, disse o diretor-geral da OMM, Petteri Taalas, pedindo mais esforços para conter as emissões que estão provocando a mudança climática. 

As concentrações de gases de efeito estufa atingiram novo recorde em 2019, e neste ano continuaram subindo, apesar de uma queda de emissões esperada devido aos lockdowns estabelecidos por causa da covid-19, disse a OMM no mês passado. 

Agência Brasil, com Reuters 

Comente

Desmanche de carros provoca grande incêndio em mata no Vale do Ceará-Mirim

02/12/2020

Incêndio

Um incêndio de grandes proporções se espalhou pelo Vale do Ceará-Mirim por três dias. De acordo com moradores da área, a região mais afetada é o Parque Boca da Mata. 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte esteve no local nesta quarta-feira (02) e identificou que as chamas começaram em um desmanche de carros. A investigação ficará por conta da Delegacia Especializada em Defesa ao Meio Ambiente (Deprema). 

Imagens aéreas foram publicadas pelo Coletivo Indígena do Vale do Ceará-Mirim mostrando a extensão da queimada. O fogo consumiu quilômetros de Mata Atlântica. 

“A quem interessa a destruição de nossa floresta sagrada? A quem interessa a destruição dessa terra cheia de vida? O agronegócio e a área imobiliária que vê ali uma valorizada área para construção de conjuntos habitacionais talvez tenham as respostas”, questionou o coletivo indígena, clamando por ajuda das autoridades públicas. 

De acordo com o coletivo a área estava sendo devastada pelas chamas desde o domingo (29) e nesta quarta-feira (02) ainda havia fogo. O Corpo de Bombeiros do RN informou que atendeu a uma ocorrência na região de Ceará-Mirim, próximo às margens da BR-406, no domingo (29) e que as chamas foram controladas naquela noite. Outros órgãos estiveram engajados durante o combate, como a Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Grupamento de Bombeiros Civis e Polícia Militar. 

Membro do Coletivo Indígenas do Vale e Movimento Alternativo Goto Seco, Cadu Araújo disse que os moradores afirmam ainda restar focos de incêndio e muita fumaça. 

“Eles estão preocupados porque tem casas nas proximidades e o Parque tem uma importância muito grande para Ceará-Mirim. Foi decretado como Parque Municipal há mais de dez anos, mas ainda não tem nenhuma construção executada. Ele compreende grande área de Mata Atlântica e a gente luta pra preservar”, conta Cadu Araújo, ao ressaltar que é uma região em que viveram ancestrais indígenas e onde existem espécies diversas próprias da fauna e da flora da Mata Atlântica. 

Cadu também alerta que as queimadas são frequentes na região e esta não se trata de um episódio pontual. “A gente teve notícia de um Termo de Ajustamento de Conduta ordenando a diminuição gradativa da queima da cana e redução de agrotóxicos, que prejudicam o rio e a saúde das pessoas, mas ainda fazem”, reclama. 

 

Comente

COVID: Brasil registra 698 óbitos e 49 mil casos nas últimas 24h

02/12/2020

Covid-19

Imagem: Freepik 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (2): 

– Registro de 698 óbitos nas últimas 24h, totalizando 174.515 mortes; 

– Foram 49.863 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.436.650 pessoas já foram infectadas. 

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.698.353, com o registro de mais 41.855 pacientes curados. Outros 563.782 pacientes estão em acompanhamento. 

Comente

Dos 167 municípios do RN, apenas 7 têm unidade do Corpo de Bombeiros, aponta IBGE

02/12/2020

Estado tem segunda menor proporção do Brasil de municípios com unidades da corporação.

Por G1 RN

 Corpo de Bombeiros Militar também participa da Operação Tiradentes — Foto: CBM-RN/Divulgação

Corpo de Bombeiros Militar também participa da Operação Tiradentes — Foto: CBM-RN/Divulgação

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que o Rio Grande do Norte é o estado com a segunda menor proporção do Brasil de municípios com Corpo de Bombeiros. Dos 167 municípios do RN, apenas sete possuem uma unidade da corporação, o que corresponde a 4%. O Piauí é o dono da menor proporção, com 2,6%. 

Segundo a pesquisa, em todo o Brasil, 18% dos municípios possuem unidade do Corpo do Bombeiros. No Nordeste, este número é de 8%. 

O levantamento destaca também que 152 municípios potiguares têm Defesa Civil, representando 89,8% do total. O RN tem a maior proporção do Nordeste e a oitava maior do Brasil. De acordo com o IBGE, em 150 cidades do RN, essa estrutura é uma coordenadoria municipal. 

Além da segurança pública, a Munic retrata também a situação dos municípios nas áreas de recursos humanos, recursos para gestão, comunicação e informática, governança, direitos humanos e articulação institucional. Os dados são disponibilizados pela gestão municipal. 

Políticas públicas para Direitos Humanos 

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2019 do IBGE, também divulgada nesta quarta-feira, indica que o governo do Rio Grande do Norte promove três de uma lista de 15 políticas públicas ou programas na área de Direitos Humanos. São eles: promoção à igualdade racial e/ou enfrentamento ao racismo; promoção de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e/ou enfrentamento à LGBTfobia; e atendimento a pessoas com transtorno mental. 

As informações da Estadic são fornecidas diretamente pelos governos estaduais. Ficaram de fora da lista de políticas ou programas do governo do RN, por exemplo, a promoção à diversidade religiosa; a proteção de mulheres vítima de violência doméstica; e a documentação de indivíduos pertencentes a povos e comunidades tradicionais. 

Comente

Carro roubado é encontrado submerso em praia do RN

02/12/2020

Caso aconteceu na praia de Pernambuquinho, em Grossos, na manhã desta quarta-feira (2).

Por G1 RN

Carro foi encontrado dentro do mar na praia de Pernambuquinho, em Grossos — Foto: Ronaldo Josino/Reprodução

Carro foi encontrado dentro do mar na praia de Pernambuquinho, em Grossos — Foto: Ronaldo Josino/Reprodução

Um carro roubado foi encontrado submerso no mar na praia de Pernambuquinho, em Grossos, no Litoral Norte potiguar. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (2). Uma moto também foi levada pelos criminosos, mas foi achada na areia da praia. 

De acordo com moradores da comunidade, o carro tinha sido furtado e usado por ladrões para transportar outros materiais também furtados de algumas casas na comunidade, durante a madrugada. 

A Polícia Militar foi informada da série de crimes, mas disse ainda não houve registro de boletim de ocorrência na delegacia. Nenhum suspeito foi preso. 

Ainda de acordo com a PM no município, não houve relatos de ameaça com arma de fogo e sequer o dono do veículo tinha percebido o roubo, portanto, inicialmente, o crime seria de furto. 

"Ninguém viu nada, ninguém sabe quantos foram. Mas a suspeita é essa, que eles usaram o carro para levar os materiais roubados nas casas da comunidade. Uma vizinha minha tem uma casa na comunidade, que está fechada, e também pularam o muro dela", contou o professor Ronaldo Costa Josino, que tem um blog e registrou as imagens do carro na praia. 

A suspeita é de que os bandidos tenham levado o carro até a praia para pegar outro veículo ou fugir de barco. Durante a madrugada, a maré teria enchido e levado o veículo abandonado para dentro do mar. 

Pela manhã, por volta das 6h, moradores encontraram o veículo, que foi retirado da água com a ajuda de uma caminhonete, que puxou o automóvel. A motocicleta também foi achada na areia. 

Carro foi achado dentro do mar, por moradores de Grossos, e tirado da água com ajuda de caminhonete.  — Foto: Ronaldo Josino/Reprodução

 

Carro foi achado dentro do mar, por moradores de Grossos, e tirado da água com ajuda de caminhonete. — Foto: Ronaldo Josino/Reprodução

 

Comente

Polícia investiga acidente que matou casal na BR-226; motorista se apresenta e nega ter fugido do local

02/12/2020

O acidente aconteceu no sábado (28), em Macaíba, e causou a morte de Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21.

G1 RN e Inter TV Cabugi

Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, morreram em acidente na BR-226 — Foto: Arquivo Pessoal

Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, morreram em acidente na BR-226 — Foto: Arquivo Pessoal

O motorista da caminhonete envolvida no acidente que terminou com a morte de um casal na BR-226 se apresentou espontaneamente à polícia e prestou depoimento na Delegacia de Macaíba, que investiga o caso. Ele alegou não ter fugido do local. 

O acidente aconteceu no sábado (28) e causou a morte de Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, que estavam na moto que colidiu com a caminhonete. 

Segundo o delegado Cidorgeton Pinheiro da Silva, a Polícia Civil busca entender o motivo pelo qual o condutor se ausentou do local do acidente após a colisão, mesmo tendo retornado depois, e se o homem de 61 anos é realmente quem dirigia o veículo. 

 

"Inicialmente, com o que já foi colhido, trabalhamos com a linha investigativa de um homicídio culposo no trânsito e a tentativa do suspeito de se isentar da responsabilidade civil e criminal, deixando o local", explicou o delegado. 

Homicídio culposo é previsto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro com pena de dois a quatro anos de prisão e suspensão ou proibição da habilitação para dirigir. 

Delegado Cidorgeton Pinheiro, da Delegacia de Macaíba, investiga o caso — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Delegado Cidorgeton Pinheiro, da Delegacia de Macaíba, investiga o caso — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

 

Comente

Flamengo encara Racing por vaga nas quartas da Libertadores

01/12/2020

No Maracanã, Rubro-Negro avança com 0 a 0 e qualquer vitória

flamengo, racing, libertadores

 

No Maracanã, o Flamengo enfrenta o Racing pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, a partir das 21h30 da noite desta terça-feira (01). A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo a partir das 21h, com narração de Rodrigo Campos, comentários de Mário Silva, reportagens de Rafael Monteiro e plantão de Luiz Ferreira.

Depois de empatar em 1 a 1 na Argentina, a equipe brasileira tem a vantagem de se classificar se empatar por 0 a 0, já que o gol fora de casa é critério de desempate nas competições organizadas pelo Conmebol. Para esse importante confronto, o clube carioca chega descansado depois de folgar no último final de semana pelo Campeonato Brasileiro. A partida prevista para essa rodada, que seria contra o Grêmio, foi adiada e ainda não tem previsão para ser disputada.

Apesar da semana inteira que teve para preparar a equipe, o técnico Rogério Ceni continua com vários problemas. O artilheiro Gabriel Barbosa sentiu um desconforto muscular, não participou de alguns treinos e segue sendo dúvida. O zagueiro Rodrigo Caio, que está em processo de recuperação de uma lesão na panturrilha, continua no recondicionamento físico. Enquanto isso, o centroavante Pedro, que teve uma lesão muscular de grau 2 enquanto estava com a Seleção Brasileira na última janela das Eliminatórias, conseguiu participar de todas as atividades com o grupo e é o atleta mais perto de jogar. O lateral-direito Maurício Isla é outro que tem boas chances de atuar. O chileno está se recuperando de um edema na coxa esquerda, mas participou de algumas atividades com o restante do elenco durante a semana.

Enquanto o Flamengo esteve fora do campo desde a partida de ida na Argentina, o Racing jogou no sábado (28) pelo campeonato local. Em uma partida marcada por diversas homenagens ao ídolo argentino Diego Maradona, falecido na quarta-feira (25), o técnico Sebastián Beccacece poupou praticamente todos os jogadores considerados titulares. Mesmo assim, a vitória veio pelo placar de 1 a 0 sobre o Union, com o gol marcado pelo Alcaraz aos 40 minutos do primeiro tempo. Apesar da vitória, o time segue na lanterna do grupo A do campeonato argentino com apenas três pontos em cinco jogos e já está eliminado da competição.

 

 

Comente

Bolsonaro visita hoje obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai

01/12/2020

Em Foz do Iguaçu, ele se reunirá com o presidente do país vizinho

O presidente Jair Bolsonaro, participa do lançamento dos programas CODEX e SUPER.BR e do 8º 8º Revogaço  no Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro viajou hoje (1º) para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde visitará as obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e terá reunião ampliada com o presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez. Com quase 40% das obras concluídas, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, no Rio Paraná, vai desafogar o trânsito na Ponte da Amizade.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1395105&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1395105&o=node

A visita está prevista para acontecer por volta das 10h40. Logo depois, Bolsonaro e Benítez se deslocam para o Hotel Recanto, para a reunião de trabalho, seguida de um almoço. Às 14h45, os presidentes dão declaração à imprensa.

A pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países foi lançada em maio do ano passado. A cargo do Brasil, a obra está sendo custeada pela margem brasileira da empresa Itaipu Binacional e vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco. O investimento será de R$ 463 milhões, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277.

Empreendimento

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é responsável pela supervisão do empreendimento, gerenciado pelo governo do Paraná por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do estado. Do tipo estaiada, a ponte terá 760 metros de comprimento, com vão livre de 470 metros, e contará com pista de 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.

Sob responsabilidade do governo paraguaio, uma terceira ponte entre os dois países será construída sobre o Rio Paraguai, ligando a cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai. Ela será custeada pela margem paraguaia de Itaipu e deverá facilitar o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico e abrir mercados para as produções de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A soma dos investimentos da Itaipu em obras de infraestrutura é de aproximadamente R$ 1,4 bilhão. De acordo com o órgão, são obras que devem resolver diversos gargalos para o desenvolvimento regional. Nessa lista também estão a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, a ampliação da pista de pouso e de decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu. Agencia Brasil.

 

Comente