Menor cidade do RN tem apenas um candidato a vereador derrotado e com diferença de um voto
16/11/2020
Município de Viçosa, na Região Oeste, elegeu nove vereadores entre 10 candidatos. Rodrigo (Republicanos) ficou de fora por apenas um voto. Todos os eleitos s
G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/B/APIKIcTyA3nckDAIkAlw/vicosa.png)
Viçosa, no Alto Oeste potiguar, teve 10 candidatos para 9 vagas na Câmara Municipal — Foto: Google
A cidade de Viçosa, a menor do Rio Grande do Norte, teve apenas um candidato a vereador que não foi eleito para a legislatura municipal nos próximos quatro anos. E a disputa foi acirrada: Rodrigo (Republicanos), o único a ficar de fora entre os concorrentes, perdeu as eleições 2020 por apenas um voto.
A Câmara Municipal de Viçosa tem nove vagas e teve 10 candidatos concorrendo ao pleito nas eleições municipais que aconteceram neste domingo (15) - foi a menor concorrência do Brasil. Todos os candidatos, inclusive, eram do mesmo partido: o Republicanos.
Ao fim da apuração, Rodrigo teve 124 votos, um a menos que Oliveira (Republicanos) e dois a menos que Toinha Sabino (Republicanos), e foi o único candidato a ficar de fora da Câmara Municipal de Viçosa entre 2021 e 2024.
Os outros nove candidatos se elegeram. Rodrigo será suplente na próxima legislatura.
O prefeito Ramon, também do Republicanos, foi o único candidato ao cargo na cidade e acabou eleito com 1.340 votos.
Localizada na Região Oeste do estado, Viçosa tem 1.718 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, e é a cidade menos populosa do RN.
Vereadores eleitos em Viçosa
Raimundo (Republicanos) - 262 votos
Cibalena (Republicanos) - 160
Leônidas Forte - 158
Helena (Republicanos) - 142
Márcio do Caminhão (Republicanos) - 136
Maria de Manezão (Republicanos) - 132
Américo (Republicanos) - 129
Toinha Sabino (Republicanos) - 126
Oliveira (Republicanos) - 125
Ficou de fora
Rodrigo (Republicanos) - 124

MDB e PSDB são partidos com maior número de prefeitos eleitos em 2020 no Rio Grande do Norte
16/11/2020
Juntos, partidos elegeram candidatos em 70 dos 167 municípios potiguares. MDB teve 39 vencedores e PSDB, 31, contando com a capital do estado.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/I/q/3nksiNSTOBkCAsKO35lA/dsc2192.jpg)
MDB foi partido com maior número de prefeitos eleitos no RN — Foto: Érico Andrade/G1
O MDB e os PSDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em 2020 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Cada um dos partidos elegeu mais de 30 candidatos, somando 70 municípios entre os 167 potiguares.
A grande legenda vencedora das eleições municipais foi o MDB. Os candidatos do partido venceram as disputas em 39 municípios, como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste. Os dados ainda podem mudar, porque uma das candidaturas do partido, em Guamaré, está sub judice.
Já o PSDB elegeu 31 prefeitos, inclusive na capital do estado, onde Álvaro Dias venceu a disputa em primeiro turno. Além de Natal, também foram eleitos partidários em cidades de diferentes regiões potiguares, como Areia Branca, no Oeste; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta, na região metropolitana.
Ao todo, 13 partidos elegeram prefeitos no estado. O PSOL, foi o único que teve apenas um candidato ao Executivo eleito. A segunda e a terceira maiores cidades do estado, Mossoró e Parnamirim, ficaram com o Solidariedade (2 prefeitos eleitos no RN) e o Republicanos (11 eleitos), respectivamente.
O terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos foi o PL, com 20 candidatos vencedores em cidades como Macaíba e Monte Alegre. Já o partido da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), saiu vencedor em três cidades: Currais Novos, Afonso Bezerra e Sítio Novo.
Veja o número de prefeitos eleitos por partido
MDB - 39
PSDB - 31
PL - 20
PSD -18
DEM -17
PP - 13
Republicanos - 11
PROS - 5
PSB - 5
PT - 3
PDT - 2
Solidariedade - 2
PSOL - 1

TSE finaliza totalização dos votos com três horas de atraso
16/11/2020
Não houve risco à segurança do sigilo dos votos, disse ministro
![]()
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou há pouco que a totalização dos votos do primeiro turno das eleições foi finalizada às 23h55. Barroso reiterou que o atraso de três horas na divulgação dos resultados ocorreu devido a uma falha em um computador. 

Segundo o ministro, não houve qualquer risco para integridade do sistema e à segurança do sigilo dos votos, porque o problema ocorreu somente na divulgação. Os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos normalmente.
“Lamento o atraso ocorrido. Ele decorreu, provavelmente, do aumento das medidas de segurança que nós trouxemos para o sistema e de uma possível falha em um dos processadores. A demora não compromete a integridade do sistema, menos ainda uma demora de menos de três horas”, garantiu.
O presidente do TSE também afirmou que a centralização da totalização (soma) de votos no TSE foi uma recomendação da Polícia Federal (PF). Mais cedo, Barroso disse que não teve simpatia pela mudança, que foi realizada durante a gestão da ex-presidente, ministra Rosa Weber. Nas eleições anteriores, a totalização era realizada pela Justiça Eleitoral nos estados.
“Foi uma decisão técnica decorrente de uma recomendação da Polícia Federal. Embora, eu tenha dito que não tinha simpatia pela medida, eu também a teria tomado se tivesse sido sob minha gestão, porque era a recomendação técnica de um relatório minucioso da PF a esse respeito”, explicou.
Abstenção
Durante a coletiva de imprensa, Barroso informou que os índices de abstenção do eleitorado no primeiro turno foram inferiores a 25%, número um pouco superior em relação às eleições de 2018.
“Queria cumprimentar o eleitorado brasileiro, que compareceu em massa, apesar das circunstâncias. Nós tivemos a preocupação de dar máxima segurança à saúde de todos”.

ELEI??ES 2020: Subtenente Eliabe não se elegeu vereador, mas será deputado do RN
16/11/2020
Eleições 2020
O subtenente Eliabe Marques se candidatou a vereador de Natal, obteve pouco mais de 1,1 mil votos, mas não conseguiu se eleger.
Porém, o militar, 45 anos, terá assento na Assembleia Legislativa do RN uma vez que ele era suplente do deputado Allyson Bezerra que será prefeito de Mossoró após superar nas urnas a prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

No Nordeste, 7 das 9 capitais terão 2º turno; Natal e Salvador são as exceções; Confira os resultados
16/11/2020
Eleições 2020
O Nordeste encerrou o 1º turno com as prefeituras de duas capitais definidas: Salvador, na Bahia, e Natal, no Rio Grande do Norte. Na 1ª, o prefeito ACM Neto (DEM) conseguiu eleger seu sucessor e atual vice-prefeito, Bruno Reis, também do Democratas. Já na capital potiguar venceu o atual mandatário, Alvaro Dias (PSDB).
Nas outras 7 capitais da região, haverá nova votação em 29 de novembro. Inicialmente, as eleições seriam em 4 e 25 de outubro, mas o pleito foi adiado por conta da pandemia de covid-19.
Eis os resultados em cada capital nordestina:
MACEIÓ – AL
O prefeito da capital alagoana será escolhido no 2º turno. Mas os candidatos ainda não foram definidos. Até as 4h, e com 94,50% das urnas apuradas, Alfredo Gaspar (MDB), JHC (PSB) e Davi Davino Filho (Progressistas) estavam com 29,09%, 28,43% e 25,17% dos votos, respectivamente.
Os outros candidatos ao cargo tiveram a seguinte votação:
â— Josan Leite (Patriota):6,36%;
â— Valéria Correia (Psol): 3,63%;
â— Cícero Almeida (DC): 2,63%;
â— Ricardo Barbosa (PT): 2,35%;
â— Lenilda Luna (UP): 1,30%;
â— Cícero Filho (PCdoB): 0,91%;
â— Corintho Campelo (PMN): 0,13%.
Foram 14,02% de votos brancos e nulos.
SALVADOR – BA
Na capital baiana, o prefeito ACM Neto (DEM) conseguiu eleger seu sucessor e atual vice-prefeito, Bruno Reis, no 1º turno. O demista recebeu 64,2% dos votos.
Dos soteropolitanos que podem votar, 12,97% votaram em branco ou anularam.
Os demais candidatos tiveram os seguintes percentuais:
â— Major Denice (PT): 18,86%
â— Pastor Sargento Isidório (Avante): 5,33%;
â— Cézar Leite (PRTB): 4,65%;
â— Olívia Santana (PC do B): 4,49%;
â— Hilton Coelho (Psol): 1,39%;
â— Bacelar (Podemos): 0,92%;
â— Celsinho Cotrim (Pros): 0,13%;
â— Rodrigo Pereira (PCO): 0,04%.
FORTALEZA – CE
O deputado estadual José Sarto (PDT) e o policial militar da reserva e ex-deputado federal Wagner de Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner (Pros), vão para o 2º turno em Fortaleza.
Eles receberam 35,72% e 33,32% dos votos, respectivamente. Foram 10,01% votos brancos e nulos.
Os demais candidatos tiveram o seguinte percentual de votos:
â— Luizianne Lins (PT): 17,76%;
â— Heitor Férrer (Solidariedade): 4,93%;
â— Celio Studart (PV): 3,54%;
â— Renato Roseno (Psol): 2,68%;
â— Heitor Freire (PSL): 1,66%;
â— Anizio (PC do B): 0,18%;
â— Samuel Braga (Patriota): 0,14%;
â— Paula Colares (UP): 0,07%;
â— José Loureto (PCO): 0,01%.
SÃO LUÍS – MA
A disputa pela prefeitura da capital maranhense terá 2º turno. O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) e Duarte (Republicanos) terminaram, respectivamente, com 37,81% e 22,15% dos votos válidos neste domingo (16.nov).
Em seguida, ficaram:
â— Neto Evangelista (DEM): 16,24%;
â— Rubens Júnior (PCdoB): 10,58%;
â— Bira do Pindaré (PSB): 4,3%;
â— Jeisael Marx (Rede): 2,76%;
â— Yglésio Moyses (Pros): 1,92%;
â— Professor Franklin (Psol): 0,68%;
â— Hertz Dias (PSTU): 0,42%.
Foram 7,49% votos brancos e nulos.
JOÃO PESSOA – PB
A disputa pela prefeitura da capital paraibana seguirá para o 2º turno. Disputarão Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) que tiveram, respectivamente, 20,72% e 16,61% dos votos.
Votos brancos e nulos representaram 11,26%.
O ex-governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB) teve 10,68% votos, mas está inelegível.
Eis os percentuais de votos dos outros candidatos:
â— Wallber Virgolino (Patriota): 13,92%;
â— Ruy Carneiro (PSDB): 16,37%;
â— Edilma Freire (PV): 12,93%;
â— Raoni (DEM): 4,27%;
â— João Almeida (Solidariedade): 1,73%;
â— Anísio Maia (PT): 1,49%;
â— Italo Guedes (Psol): 0,66%;
â— Carlos Monteiro (Rede): 0,26%;
â— Rafael Freire (UP): 0,24%;
â— Ramas Dantas (Pstu): 0,09%;
â— Camilo Duarte (PCO): 0,02%.
RECIFE – PE
A disputa na capital pernambucana segue para 2º turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) com 29,17% e 27,95% dos votos, respectivamente.
Os outros candidatos tiveram as seguintes porcentagens:
â— Mendonça Filho (DEM): 25,11%;
â— Delegada Patrícia (Podemos): 14,06%;
â— Carlos (PSL): 1.74%;
â— Coronel Feitosa (PSC): 1,18%;
â— Charbel (Novo): 0,48%;
â— Claudia Ribeiro (PSTU): 0,15%;
â— Thiago Santos (UP): 0,15%.
Foram 13,85% de votos brancos e nulos.
TERESINA – PI
Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) vão para o 2º turno na capital piauiense. Receberam 34,53% e 26,70% dos votos, respectivamente.
Também se candidataram os seguintes políticos:
â— Gessy Fonseca (PSC): 12,14%;
â— Fábio Novo (PT): 11,50%;
â— Fábio Abreu (PL): 7,02%;
â— Major Diego Melo (Patriota): 3,11%;
â— Simone Pereira (PSD): 2,12%;
â— Lucineide Barros (Psol): 2%;
â— Fábio Sérvio (Pros): 0,47%;
â— Mário Rogério (Cidadania): 0,19%
â— Pedro Laurentino (UP): 0,11%;
â— Gervásio Santos (PSTU): 0,06%;
â— Lourdes Melo (PCO): 0,04%;.
Foram 7,44% votos brancos e nulos.
NATAL – RN
O prefeito Álvaro Dias (PSDB) conseguiu se manter no comando da capital potiguar por mais 4 anos. Ele teve 56,58% dos votos. Eis os resultados:
â— Senador Jean (PT): 14,38%;
â— Delegado Leocádio (PSL): 10,22%;
â— Kelps (Solidariedade): 5,87%;
â— Hermano Morais (PSB): 3,34%;
â— Coronel Hélio Oliveira (PRTB): 2,73%;
â— Coronel Azevedo (PSC): 1,90%;
â— Carlos Alberto (Beto) (PV): 1,38%;
â— Nevinha Valentim (Psol): 1,15%;
â— Fernando Freitas (PC do B): 0,41%;
â— Rosália Fernandes (PSTU): 0,26%;
â— Jaidy Oliver (DC): 0,11%;
Outros 14,61% votaram em branco ou anularam.
ARACAJU – SE
Apesar da ampla vantagem, o prefeito Edvaldo (PDT) terá que enfrentar Delegada Danielle (Cidadania) no 2º turno na disputa para se manter no cargo da capital sergipana.
O chefe do Executivo municipal recebeu 45,57% dos votos. Já a delegada, que esteve à frente da “Operação Babel”, que investigou irregularidades nos contratos de coleta de lixo na capital sergipana, teve 21,31%.
Eis os votos dos demais resultados:
â— Rodrigo Valadares (PTB): 10,89%;
â— Márcio Macêdo (PT): 9,55%;
â— Georlize (DEM): 3,98%;
â— Lúcio Flávio (Avante): 4,74%;
â— Alexis Pedrão (Psol): 3,18%;
â— Almeida Lima (PRTB): 0,22%;
â— Delegado Paulo Márcio (DC): 0,24%;
â— Gilvaní Santos (PSTU): 0,22%;
â— Juraci Nunes (PMB): 0,11%.
Votaram branco ou nulo 13,43% de aracajuenses.
Poder 360

ELEI??ES 2020: 50 ocorrências diretamente ligadas ao pleito foram registradas no RN
16/11/2020
Eleições 2020
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou até às 19 horas, durante a Operação Eleições 2020, realizada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, 50 ocorrências diretamente ligadas ao pleito eleitoral.
Desse total, 8 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo 4 candidatos e 4 eleitores.
Os tipos de crime que mais foram constatados nas delegacias são: 16 bocas de urna, 8 crimes de desobediência, 4 compras de voto, 3 registros de ameaças e 2 de homicídios tentados contra candidatos.
Em todo o Brasil, os estados utilizaram uma plataforma única para computação dos dados que foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça.
Números
Cerca de 15 mil agentes participaram da operação durante todo o final de semana, dando cobertura a 1.539 locais de votação em 167 cidades.
Confira os dados registrados até as 19h do domingo (15):
Crimes contra candidatos
3 ameaças contra candidatos
2 homicídios tentados ( sendo um desses registrado em outubro)
Crimes eleitorais
16 bocas de urna
8 desobediência às ordens
4 compras de voto
2 concentração de eleitores
2 dano à urna de votação
2 abandonos de serviço eleitoral
2 fatos e imputações inverídicas
Crimes comuns relacionados às eleições
4 lesões corporais
4 ameaças
1 homicídio tentado
*Os dados atualizados até o final da noite serão divulgados na manhã desta segunda-feira (16) pela Sesed.
Com informações do Mossoró Notícias

ELEI??ES 2020: Abstenção no Brasil é recorde e chega a 23,14% no 1º turno
16/11/2020
Eleições 2020
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou no final da noite deste domingo (15) que o índice de abstenção no primeiro turno das eleições municipais deste ano foi de 23,14%. Maior índice nos últimos 20 anos.
As eleições foram realizadas em meio à pandemia de Covid-19, razão pela qual analistas consideravam que a abstenção (percentual de eleitores que não compareceram para votar) seria elevada.
Nas duas eleições municipais anteriores, a abstenção no primeiro turno foi de 17,58% em 2016 e de 16,41% em 2012. Na eleição mais recente, a presidencial de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%.
“Como está em 99,9% [das urnas apuradas], pode ter algum grau de variação — 23,14% pode ter pequena variação, mas certamente vai ficar em menos de 23,5%. Extraordinário porque nas últimas eleições foi mais de 20% e nesta eleição, 23%, em meio a uma pandemia. Mais um fator que precisamos comemorar”, afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
O ministro agradeceu o comparecimento do eleitorado mesmo durante as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o TSE, antes do fim da apuração, já tinham sido registrados mais de 3,9 milhões de votos em branco e 7 milhões de votos nulos.
G1

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos em MG
16/11/2020
Eleições 2020

Foto: Reprodução/Partido Verde
O atual prefeito e candidato à reeleição que morreu na véspera da eleição foi escolhido por 60,8% dos eleitores e acabou reeleito, neste domingo (15), em Passa Quatro (MG). O Partido Verde fez a solicitação para a substituição do candidato antes do início das votações, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido.
Antônio Claret Mota Esteves (PV) teve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.
Claret estava internado havia duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.
Pedido de alteração e avaliação
O juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da comarca e Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, informou que o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado. O pedido da legenda era de que, neste caso, entrasse na disputa a chapa de Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice.
No entanto, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição do nome e da foto de Antônio Claret. Desta forma, o candidato apareceu nas urnas.
A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Segundo o advogado da chapa, todo o trâmite foi feito de forma correta para permitir a substituição.
Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.
G1

Allyson Bezerra, do Solidariedade, é eleito prefeito de Mossoró
16/11/2020
Candidato teve 65.297 votos válidos, que representaram 47,52% dos votos válidos na cidade. Atual prefeita, Rosalba Ciarlini (PP) teve 59.034 votos (42,96%).
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/A/Kh3sQoTeOelBDbSL5HrA/whatsapp-image-2020-11-16-at-00.16.20-1-.jpeg)
Allyson Bezerra (Solidariedade) comemora vitória em Mossoró, nas eleições 2020. — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
Allyson Bezerra (Solidariedade) foi eleito prefeito de Mossoró, na região Oeste do estado, neste domingo (15), segundo confirmou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Com 100% das urnas apuradas, o candidato teve 65.297 votos, que representam 47,52% dos votos válidos. O prefeito eleito tem 28 anos e deverá deixar a Assembleia Estadual, onde exerce seu primeiro mandato parlamentar, para assumir o cargo.
O resultado foi divulgado pelo TRE-RN pouco após às 22h, antes do resultado oficial divulgado pelo sistema Tribunal Superior Eleitoral. Com o resultado final, Alyson superou a atual prefeita do município, Rosalba Ciarlini, que teve 59.034 votos (42,96%).
Alyson Bezerra (Solidariedade) - 65.297 votos (47,52%)
Rosalba Ciarlini (PP) - 59.034 votos (42,96%)
Isolda Dantas (PT) 8.051 (5,86%)
Claudia Regina (DEM) - 4.046 (2,94%)
Professor Ronaldo (PSOL) - 611 (0,44%)
Ceição (PTB) - 378 (0,28%)
Mossoroense, nascido em 1992, Allyson viveu até os 12 anos na zona rural, no Sítio Chafariz. Lá, começou a estudar e também a trabalhar para ajudar no sustento da família. Durante a adolescência, começou a atuar em grêmios estudantis, conselhos e comissões escolares, além de serviços voluntários em campanhas sociais.
Servidor da Ufersa desde os 20 anos, o prefeito eleito é graduado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil pela instituição. Antes disso, concluiu curso técnico/profissionalizante em edificações, no IFRN. Também é especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ e mestre em Manejo de Solo e Água pela Ufersa.
Em 2018, ele foi eleito para seu primeiro cargo eletivo, na Assembleia Legislativa, com 20.228 votos recebidos em 155 municípios potiguares, sendo o segundo mais votado em seu Mossoró, com 13.095 votos.

Álvaro Dias, do PSDB, é eleito prefeito de Natal
16/11/2020
Com 88,95% das seções totalizadas, ele teve 175.580 votos.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/F/GFaaIORSCCxdRa6v3KPg/whatsapp-image-2020-11-15-at-22.44.34.jpeg)
Álvaro Dias (PSDB) foi eleito prefeito de Natal — Foto: Juliane Bezerra/Inter TV Cabugi
Álvaro Dias (PSDB) foi eleito prefeito de Natal neste domingo (15). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, com 100% das urnas apuradas ele teve 194.764 votos, o que representa 56,58% dos votos válidos. A vice na chapa é Aila Cortez, do PDT.
Ele é o atual prefeito e assumiu a prefeitura de Natal em 2018 quando Carlos Eduardo (PDT) renunciou para disputar a eleição para o governo do estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/A/fJ1nKRRmmwjEBZW1Epfw/alvaro-dias-vota.png)
Álvaro (PSDB) foi eleito prefeito de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Álvaro Dias nasceu em Caicó, no dia 4 de setembro de 1959. Formado em medicina, ingressou na vida pública aos 24 anos, quando assumiu a vice-prefeitura de Caicó e a secretaria municipal de saúde da cidade.
Foi deputado estadual por quatro mandatos e presidente da Assembleia Legislativa entre 1997 e 2002. Nas eleições-gerais de 2002, Álvaro concorreu ao cargo de deputado federal e conquistou a segunda maior votação do estado, assumindo uma cadeira em Brasília no ano seguinte.
Em 2010, Álvaro Dias disputou o governo do estado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, mas a dupla perdeu para a democrata Rosalba Ciarlini, eleita em primeiro turno.
Em 2016, ele novamente foi vice em uma chapa encabeçada por Carlos Eduardo Alves, dessa vez candidato a reeleição para prefeitura de Natal. A chapa foi eleita em primeiro turno. Dois anos depois, Carlos Eduardo abdicou do cargo para tentar o posto de governador do Rio Grande do Norte. Álvaro, então, assumiu a prefeitura da capital, cargo que ocupa atualmente.

Poço Branco: Vigília da Nação Amarela 25 termina em Comicio com mais de 6 Mil Pessoas no Conjunto.
13/11/2020
Eleições 2020

Comicio da Vigília da Nação 25 com mais de 6 Mil Pessoas Quando Deus e o Povo que é Assim.
Vigilia da Nação 25 é Gente

Comicio da Vigilia da Nação 25 com mais de 6 Mil Pessoas lota Rua No Conjunto Novos Tempos em Poço Branco/RN
Vigilia da Nação Amarela 25

LEI SECA: Justiça mantém proibição de venda e consumo de bebida alcoólica das 6h às 18h, no dia das eleições no RN
13/11/2020
Eleições 2020

Foto: Reprodução
O desembargador Vivaldo Pinheiro indeferiu mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional/RN (Abrasel), que pedia a decretação da inaplicabilidade da proibição da venda de bebidas alcoólicas, pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), das 6h às 18h, do domingo, 15 de novembro, dia das eleições municipais de 2020. Ao julgar e rejeitar o pedido contido no mandado, o desembargador observou questões como a manutenção da ordem pública e a atipicidade do momento, com a ocorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão é de hoje, 13 de novembro.
A entidade insurgiu-se contra a Portaria n° 107/2020 – GS/SESED, de 9 de novembro, publicada pelo secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, que estabelece a suspensão da comercialização e consumo de bebidas alcóolicas no Estado, durante o período de horas acima mencionado.
A decisão do desembargador Vivaldo Pinheiro chama a atenção de que em alguns Municípios do Estado, com os ânimos acirrados da população, “há o evidente risco da prática de infrações penais, estimuladas pela ingestão de bebidas alcoólicas, razão pela qual, reputo válido o exercício do poder de polícia pela autoridade apontada como coatora, não observando contrariedade ao princípio da legalidade (art. 5º, II, da CF/88), uma vez que deve prevalecer, acima de tudo, a segurança da coletividade”, frisa o desembargador.
Matéria completa AQUI no Justiça Potiguar.

Feto é encontrado dentro de pote de vidro em lixão de Mossoró
13/11/2020
Além do feto, material semelhante a dois rins também foi encontrado. Itep investiga circunstâncias.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/n/6/mOAsSQSfAeBBTtAtVifA/whatsapp-image-2020-11-13-at-12.26.14.jpeg)
Feto é encontrado dentro de um pote de vidro em lixão de Mossoró. — Foto: Marcelino Neto/O Câmera
Um feto de aproximadamente 4 meses foi encontrado em um lixão no bairro Bom Jesus, em Mossoró. O feto de um bebê do sexo masculino foi encontrado dentro de um pote de vidro, protegido por formol, por um motorista de caçamba nesta quinta (12).
De acordo com a diretora do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Mossoró, Wberlhane Pereira, além do feto, outro depósito foi encontrado com algo semelhante a dois rins. "O material é parecido com dois rins, mas não sabemos ainda se é humano", disse.
A perícia ainda investiga se o material foi descartado por alguém, por alguma Universidade ou por algum Hospital. O Itep também investiga se os dois potes foram descartados na mesma circunstância.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/6/zUInQgT5q2mnLTmUfGwg/whatsapp-image-2020-11-13-at-12.24.38.jpeg)
Feto foi encontrado nesta quinta (12) — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Morador de rua é morto a tiros na Zona Leste de Natal
13/11/2020
Moradores do bairro Barro Vermelho chegaram a ouvir o homem gritar de dor, mas já o encontraram morto em uma calçada. Ele foi atingido por pelo menos três di
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/W/M/mZANiFRyW77RqA0NricQ/paint.jpg)
Homem morreu na Rua Aurélio Pinheiro, no Barro Vermelho — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Um morador de rua foi morto a tiros no início da tarde desta sexta-feira (13) no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal. A vítima estava sem documento e ainda não foi identificada.
Segundo policiais do 1° Batalhão da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 13h. Criminosos numa moto efetuaram pelo menos três disparos contra o morador de rua, que ainda chegou a correr para tentar escapar.
O homem foi baleado nas proximidades da Avenida Jaguarari. Já atingido, ele seguiu correndo por entre as ruas do bairro e os moradores relataram tê-lo ouvido gritar de dor antes de cair em uma calçada na Rua Aurélio Pinheiro.
Quando a PM foi acionada, o homem já estava morto. Pessoas do bairro contaram aos policiais que ele era conhecido pela região e dormia próximo ao Viaduto do Baldo.
Com ele, foi encontrada uma mochila com alguns pertences, mas não havia documento de identificação. A Polícia Civil vai investigar o caso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Q/w/9ei5lhQEmsxUnBRZG6Jw/bolsa.jpg)
Mochila foi encontrada com a vítima — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Vacina contra o câncer criada em Harvard é eficaz em 100% dos testes
13/11/2020
Vacina

Esponja é inserida sob a pele em área onde paciente teve tumor removido. Foto: Divulgação/Wynn Institute
Cientistas do Wynn Institute, ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram resultados promissores em uma potencial vacina contra alguns tipos de câncer.
O estudo, publicado nesta semana na revista científica Nature Communications, mostra que o pequeno disco desenvolvido foi capaz de prevenir a recidiva de tumores em camundongos.
A vacina é um biomaterial do tamanho de um comprimido (8 mm x 2 mm) que foi idealizado para ser implantado na área onde o paciente já teve um tumor prévio, como de mama, por exemplo.
Essa esponja é implantada sob a pele e projetada para recrutar e reprogramar as células imunológicas do próprio paciente “no local”, instruindo-as a viajar pelo corpo, alojar-se nas células cancerosas e, em seguida, matá-las.
Segundo o Wynn Institute, a potencial vacina reúne o poder de dois dos tratamentos muito usados contra o câncer: a quimioterapia e a imunoterapia.
Ao mesmo tempo em que tem a capacidade de matar as células cancerígenas (quimioterapia), ela também tem o efeito de longo prazo da imunoterapia.
“Quando camundongos com câncer de mama triplo-negativo agressivo (TNBC) receberam a vacina, 100% deles sobreviveram a uma injeção subsequente de células cancerosas sem recidiva”, diz o estudo.
Um dos autores do estudo, Hua Wang, ressaltou a importância desse tipo de tecnologia para o tratamento de alguns tipos de tumores malignos cujos tratamentos disponíveis hoje não têm tanta eficácia.
“O câncer de mama triplo-negativo não estimula respostas fortes do sistema imunológico, e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo. Em nosso sistema, a imunoterapia atrai várias células imunológicas para o tumor, enquanto a quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que as células imunológicas podem pegar e usar para gerar uma resposta eficaz e específica contra o tumor.”
Embora otimistas, os estudos para esse tipo de antígeno ainda precisam de mais respostas e devem continuar pelos próximos anos. Os cientistas pretendem explorar combinações de quimioterapia com vacinas contra o câncer para melhorar a resposta antitumoral em casos de difícil tratamento.
O diretor-fundador do Wyss Institute, Don Ingber, comemorou o avanço da potencial vacina e disse que ela “oferece uma nova esperança para o tratamento de uma ampla gama de cânceres”.
“É uma forma inteiramente nova de quimioterapia combinada que pode ser administrada por meio de uma única injeção e potencialmente oferece maior eficácia com toxicidade muito menor do que os tratamentos convencionais usados ​​hoje.”
R7

Caiçara do Norte: operação do MP Eleitoral apura abusos de poder político e econômico por candidato a prefeito; apreendidos R$ 59.400 em espécie, com maio
13/11/2020
Eleições 2020

Foto: Divulgação/MPRN
O Ministério Público Eleitoral deflagrou nesta sexta-feira (13) a operação Purificação. A ação investiga abusos de poder político e econômico por parte de um candidato que disputa a Prefeitura de Caiçara do Norte nas eleições deste ano. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na operação. Na casa do atual prefeito, que concorre à reeleição, foram apreendidos R$ 59.400 em espécie. Desse montante, R$ 51.900 estavam escondidos embaixo da cama dele.
Há indícios de que o atual prefeito, uma ex-prefeita, uma ex-secretária municipal e o atual presidente da Câmara de Vereadores estão envolvidos em um esquema de compra de votos. As provas já obtidas pelo MP Eleitoral indicam que pelo menos cinco pessoas vinham oferecendo vantagens indevidas em trocas de votos, tais como distribuição de “sacolão”, sacos de cimento e até mesmo dinheiro.
Além disso, a operação Purificação apura a prática intimidativa em desfavor de familiares de servidores públicos a fim de os coagirem a votar no candidato da situação, sob pena de perda de cargos junto à Prefeitura de Caiçara do Norte, caracterizando o abuso de poder político e econômico.
Entre os locais alvos dos mandados de busca e apreensão estão a casa do atual prefeito e também a sede do comitê de campanha dele. Os mandados foram cumpridos com o apoio da Polícia Militar. Houve apreensão de dinheiro em espécie.
MPRN

Tartaruga marinha é encontrada morta na Praia do Meio, em Natal
13/11/2020
Animal foi identificado como sendo da espécie verde, e mede cerca de 1,5 metro.
Inter TV Cabugi
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/b/x/bPO7d6TwqCrU37eoAgNQ/whatsapp-image-2020-11-13-at-08.15.34.jpeg)
Tartaruga marinha de grande porte é encontrada morta na Praia do Meio, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Uma tartaruga marinha morta foi encontrada na areia da Praia do Meio, na zona Leste de Natal, na tarde de quinta (12). Até a manhã desta sexta (13) o animal continuava na areia da praia. A tartaruga, de grande porte, foi identificado como sendo da espécie verde.
O observador voluntário da Praia do Meio Milton França fez o isolamento do local onde a tartaruga, de cerca de 1,5 metro foi encontrada. O homem já resgatou outros animais marinhos e articula uma forma de enterrar a tartaruga verde.
“A gente já tirou foto daqui, medimos e mandamos para os nossos parceiros, mas eles estão sem equipe para atender essa ocorrência. Então eles nos deram autorização para enterrar o animal aqui. Só que nessa área aqui não pode, tem que ser perto do Forte dos Reis Magos, onde a gente normalmente leva esse tipo de carcaça”, relata.
Ainda de acordo com Milton, o animal pode ter morrido afogado após ficar preso em alguma rede de pesca.

Operação apreende fuzil, carabina e pistola em casa que servia como depósito de armas de criminosos em Natal
13/11/2020
Colete balístico, munições e carregadores, além de drogas, foram encontrados em imóvel no Paço da Pátria, nesta quinta (12).
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/F/e/ZtctUTSWWBphRlcm3eNQ/whatsapp-image-2020-11-12-at-17.42.47.jpeg)
Armas foram apreendidas no Paço da Pátria, em Natal — Foto: Polícia Civil/Divulgação

PF apreende 5 kg de cocaína enviada do Acre para Natal pelos Correios
13/11/2020
Caso aconteceu nesta quinta-feira (12) em centro de distribuição de encomendas dos Correios na capital potiguar.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/W/px5vOjRPitOqrbXj5yIA/whatsapp-image-2020-11-12-at-22.03.04.jpeg)
Cão farejador da PF encontra 5 kg de cocaína dentro de caixa nos Correios em Natal — Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal apreendeu na tarde desta quinta-feira (12), em Natal, 5,25 kg de cocaína que tinha sido enviada de Rio Branco, no Acre, para a capital potiguar. O material foi descoberto com a ajuda de um cão farejador.
A apreensão aconteceu no Centro de Distribuição dos Correios, localizado na Rua dos Tororós, bairro Lagoa Nova, na Zona Sul da cidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Z/x/UGcJltTEWV0Pu3PjRCQQ/whatsapp-image-2020-11-12-at-22.04.12.jpeg)
Droga apreendida no centro de distribuição dos Correios, em Natal — Foto: PF/Divulgação
Segundo a corporação, policiais realizavam fiscalização de rotina para identificar possíveis substâncias entorpecentes distribuídas em encomendas postais.
Uma caixa suspeita apontada pelo cão farejador foi separada e aberta. Dentro dela, a cocaína foi encontrada sob forma de tabletes e envolta em material plástico. Ninguém foi preso.
Somente neste ano de 2020, a Polícia Federal já apreendeu aproximadamente 1,1 tonelada de drogas no Rio Grande do Norte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/9/q/hddHtXRjizT1QcfRVrBQ/whatsapp-image-2020-11-12-at-22.02.50.jpeg)
Cão farejador ajudou PF a encontrar droga em caixa enviada do Acre para o Rio Grande do Norte pelos Correios. — Foto: PF/Divulgação

Governo traça ampliação de conectividade no Brasil
12/11/2020
Ministérios parceiros ajudarão a identificar áreas prioritárias
![]()
O Ministério das Comunicações definiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, parcerias e objetivos para ampliação do acesso à internet em todo o Brasil. Segundo o instrumento, ministérios parceiros ajudarão a identificar as áreas prioritárias na política de conectividade em banda larga do governo federal.

“Assim como há rotas específicas em determinadas regiões do Brasil, como a rota do mel ou a rota da uva, faremos a rota da banda larga com a ajuda dos ministérios parceiros, que nos ajudarão na missão de levar internet rápida onde não chega o acesso”, afirmou Vitor Menezes, secretário executivo do Ministério das Comunicações.
Segundo Menezes, a iniciativa é crucial para ampliar a atividade econômica e a produtividade em diversos setores, como o turismo e o agronegócio. “Imagine o seguinte: as áreas rurais são responsáveis por cerca de 25% do PIB, com um custo grande de insumos. Se conseguirmos criar modelos produtivos mais eficientes - e para isso a internet e a tecnologia são indispensáveis - conseguimos conectar áreas isoladas ao mesmo tempo em que fomentamos o avanço econômico”, argumentou.
Segundo o documento, o Ministério das Comunicações contará com a ajuda do Ministério da Educação para a rota de ampliação da conectividade nas escolas, universidades e demais instituições de ensino; com a ajuda do Ministério da Infraestrutura, para criar sistemas e corredores prioritários de logística para levar a tecnologia para áreas remotas e isoladas; com a ajuda do Ministério da Saúde, para viabilizar a banda larga em hospitais, unidades de saúde familiar e outros estabelecimentos de saúde; com a ajuda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para conectar assentamentos rurais e áreas agrícolas, e, finalmente, com o Ministério do Turismo para viabilizar conexão confiável, veloz e abrangente nos diversos pontos turísticos brasileiros que ficam longe de grandes centros urbanos.
“O que atrai turistas hoje em dia não é campanha publicitária, é selfie nas redes sociais. Se um turista tira uma foto bonita em uma praia brasileira e posta nas redes, a chance de mostrar um cenário paradisíaco, como os que temos no Brasil, e atrair outros turistas é a nossa melhor oportunidade de ampliar o turismo. Para isso, precisamos de internet em todos os lugares”, afirmou Vitor Menezes.
As ações relativas à ampliação da conectividade serão coordenadas pela secretaria de Telecomunicações da pasta e poderão ser executadas a partir de 1º de dezembro.
Marco regulatório das TVs por assinatura
O secretário executivo do Ministério das Comunicações falou ainda sobre a criação de um grupo de trabalho para atualização do marco regulatório de telecomunicações. A portaria que define o início dos trabalhos foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de novembro. Segundo Menezes, a revisão do arcabouço normativo, que foi definido na Lei nº 12.485 de 2011, é urgente e necessária, já que os instrumentos criados pela lei se tornaram rapidamente obsoletos. “Essa revisão é essencial, já que trará mais segurança jurídica e técnica para potenciais investidores e empresas de outros países”, concluiu.Agencia Brasil.

|
|
|
|









