VÍDEO: Potiguar de Serra de São Bento brilha no Domingão com Huck e emociona o Brasil
07/07/2025
Potiguar Emociona o Pais
Créditos: Reprodução
A potiguar Josélia Maria, natural de Serra de São Bento, no interior do Rio Grande do Norte, foi destaque no “Domingão com Huck”, da TV Globo, neste fim de semana. Sua história de vida e sucesso emocionou o Brasil e encheu de orgulho o povo nordestino.
Migrando ainda criança com a família para o Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades, Josélia nunca deixou suas raízes para trás. Pelo contrário: foi justamente a conexão com a terra natal que a impulsionou a conquistar seu espaço na Cidade Maravilhosa. Hoje, ela comanda dois restaurantes na tradicional Feira de São Cristóvão — reduto da cultura nordestina no Rio. As casas “Tenda Di Mangaio” e “Conexão Mandacaru” são referências quando o assunto é culinária do Nordeste. Com pratos típicos, tempero de raiz e muito carinho, Josélia transformou o sabor da saudade em negócio de sucesso.
A empreendedora conta com o apoio do marido, Flávio, e dos filhos, Carolina e João Victor, que ajudam na rotina dos restaurantes. A união familiar, somada ao talento de Josélia para o comércio, transformou os negócios em parada obrigatória para quem visita a feira.
Com informações de Blog do BG
VÍDEO: Potiguar de Serra de São Bento brilha no Domingão com Huck e emociona o Brasil: https://t.co/gCN9eIwmQ8 pic.twitter.com/9VTLhI4SgL
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) July 7, 2025

Enchentes no Texas deixam 51 mortos e 27 desaparecidos
06/07/2025
Enchentes no Texas
Fotio: Julio Cortez/AP
As enchentes no Texas já deixaram 51 mortos e 27 pessoas desaparecidas desde sexta-feira (4), segundo as autoridades locais. As fortes tempestades que atingiram a região centro-sul do estado causaram o transbordamento do Rio Guadalupe, afetando gravemente o condado de Kerr. De acordo com os dados mais recentes, entre os mortos confirmados estão 18 adultos e 14 crianças. Contudo, as equipes de resgate ainda trabalham para identificar as demais vítimas. As buscas concentram-se, sobretudo, em localizar 27 meninas desaparecidas que participavam de um acampamento religioso às margens do rio. Enchentes no Texas desafiam socorristas e agravam tragédia
As operações de resgate mobilizaram mais de 500 agentes, com o apoio de 14 helicópteros e 12 drones. O governador Greg Abbott afirmou que os trabalhos continuarão “sem parar” até que todos os desaparecidos sejam encontrados. Além disso, ele pediu reforço federal diante da gravidade da situação. Entretanto, o cenário deve piorar. O meteorologista Jason Runyen, do Serviço Nacional de Meteorologia, alertou para o risco de novas chuvas e inundações até domingo (6). O órgão já declarou estado de emergência na região.
Nas redes sociais, o ex-presidente Donald Trump lamentou a tragédia. “Estamos orando pelas famílias afetadas. Nossos socorristas fazem um trabalho heroico”, disse. Ele também afirmou que o governo federal está prestando auxílio.
As chuvas destruíram casas, bloquearam estradas e inundaram comércios como o Howdy’s Restaurant, Bar & Chill. Ainda não há estimativa oficial dos prejuízos. No entanto, imagens mostram helicópteros resgatando pessoas em meio à correnteza.

PED 2025: PT escolhe novas direções neste domingo; veja candidaturas no RN
06/07/2025
PED 2025
Eleições acontecem neste domingo - Foto: reprodução
O Partido dos Trabalhadores realiza neste domingo (6) o primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED) 2025, voltado à renovação das direções municipais, estaduais e nacional da legenda. No caso de necessidade de um segundo turno, a data já estabelecida é 20 de julho. No Rio Grande do Norte, estão entre as concorrentes à presidência estadual a deputadas Divaneide Basílio (PT) e a candidatura conjunta de Isolda Dantas (PT) com a vereadora Samanda Alves (PT). Atualmente, o cargo é ocupado pelo ex-deputado estadual Júnior Souto.
Já o vereador Daniel Valença (PT) está entre os candidatos à presidência do diretório municipal da capital, dirigido por Divaneide Basílio.
O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias eleitas no PED, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética eleitos é de quatro anos. As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens).
O processo de votação ocorre das 9h às 17h nos diretórios municipais do PT em todo o país, respeitando o fuso horário de cada região. Brasileiros (as) filiados (as) ao partido que residem no exterior também poderão votar para a chapa nacional e para a presidência nacional.

Energia solar: RN projeta R$ 30 bilhões em investimentos até 2029
06/07/2025
Energia Solar no RN.
O avanço nos projetos de energia solar exige reforços na infraestrutura de conexão para garantir a viabilidade e manter o interesse dos investidores no RN| Foto: Alex Régis O Rio Grande do Norte deve ampliar significativamente sua capacidade de geração de energia solar fotovoltaica centralizada até 2029. Atualmente, o estado possui 1,4 gigawatts (GW) em operação, distribuído em 55 usinas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a entrada em funcionamento de outros 216 empreendimentos já outorgados, a capacidade instalada pode chegar a 9,3 GW, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec/RN). Os novos projetos representam um potencial de aproximadamente R$ 30 bilhões em investimentos no setor solar potiguar. O avanço, no entanto, exige reforços na infraestrutura de conexão para garantir viabilidade e manter o interesse dos investidores.
O secretário-adjunto da Sedec-RN, Hugo Fonseca, esclarece que a energia solar centralizada representa uma das maiores fontes de investimentos em energias renováveis no Estado, ultrapassando a eólica onshore. Isso acontece em virtude de fatores como baixo custo de implantação, celeridade no andamento dos projetos e equipamentos mais baratos, uma vez que o mercado de paineis solares está cada vez mais competitivo.
Embora a perspectiva seja positiva para os próximos anos, o secretário explica que o Estado carece de uma infraestrutura adequada de conexão. Por conta disso, estão sendo discutidas soluções junto ao Governo Federal com a proposta de ampliar a rede básica e promover uma maior conexão das empresas com o sistema. “Se não resolvermos o problema dos cortes de geração de energia, consequentemente os investidores que já têm essas outorgas garantidas vão ficar receosos em fazer novos investimentos”, afirma Fonseca.
A infraestrutura de transmissão é fundamental para que a energia gerada em usinas solares centralizadas chegue de forma eficiente aos centros de consumo. Essa conexão ocorre por meio de uma subestação na usina, que eleva a tensão da energia convertida para corrente alternada, permitindo seu transporte por linhas de transmissão até uma subestação da rede elétrica, onde a energia é distribuída. Todo o processo exige autorização da Aneel e coordenação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define o ponto de conexão à rede e garante a segurança e estabilidade do sistema elétrico nacional.
A expectativa é que no próximo ano nove obras voltadas ao RN estejam incluídas no leilão que está sendo estruturado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Os serviços incluem desde a efetivação de linhas de transmissão, conectando-se ao sistema Ceará-RN, até um reforço nas linhas de subestações.

Com atraso na obra e chuvas escassas, Oiticica registra 13% da capacidade
06/07/2025
Barragem quase seca
A Barragem de Oiticica é um marco para a segurança hídrica do RN. Contudo, o seu potencial não será utilizado em 2025, mesmo com perspectiva de seca| Foto: Divulgação
Inaugurada em março deste ano sob a promessa de garantir segurança hídrica para milhares de potiguares, a Barragem de Oiticica acumula um volume de água de apenas 103,3 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 13,92% da capacidade total, que é de 742,6 milhões de metros cúbicos. O baixo volume é registrado justamente no primeiro ano com perspectiva de seca desde que a construção do reservatório foi concluída. O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) atribui o baixo volume à ocorrência de chuvas abaixo da média em 2025 e à inconclusão de um trecho da barragem durante a quadra chuvosa de 2024, que registrou bons índices. Oiticica começou a ser construída em 2013 e enfrentou inúmeros atrasos até ser concluída.
O RN tem atualmente 74 municípios em estado de emergência, sendo 56 por conta da seca e 17 por estiagem. A expectativa é que o número de municípios aumente, especialmente no Seridó, onde se espera que o reservatório sirva para mitigar os efeitos da seca. Esse papel, designado para Oiticica, ainda não será cumprido em 2025. Por um lado, porque, inconclusa no ano passado, quando houve um bom volume de chuvas, a barragem não conseguiu armazenar um grande volume de água. Por outro lado, a infraestrutura necessária para levar a água armazenada às regiões atendidas ainda não foi concluída.
A conclusão das obras no ano passado foi travada, segundo o Igarn, por um acordo extrajudicial que previa a alocação de famílias das proximidades da barragem para as agrovilas. Ainda segundo o órgão, para que Oiticica consiga tender todo o Seridó, o volume ideal estimado é de 50%. O reservatório, de acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tem capacidade para abastecer até 2 milhões de pessoas.Fonte TN.

PT decide hoje nova direção no RN com disputa entre Divaneide e Isolda Dantas
06/07/2025
Deputadas Divaneide Basílio e Isolda Dantas concorrem à presidência estadual do partido; votação ocorre das 9h às 17h em todo o país
Processo eleitoral do PT renovará diretórios por quatro anos com paridade de gênero. | Foto: Reprodução
O Partido dos Trabalhadores realiza neste domingo 6, as eleições internas para renovação de suas direções municipais, estaduais e nacional. No Rio Grande do Norte, a disputa pela presidência estadual envolve as deputadas Divaneide Basílio e Isolda Dantas, esta em chapa conjunta com a vereadora Samanda Alves, contra o atual presidente Júnior Souto.
O processo eleitoral ocorre simultaneamente em todos os diretórios municipais do país das 9h às 17h, seguindo os fusos horários locais. Em Natal, o vereador Daniel Valença concorre à presidência municipal contra a atual dirigente Divaneide Basílio. Caso necessário, o segundo turno está marcado para 20 de julho. As novas direções eleitas terão mandato de quatro anos, com obrigatoriedade de paridade de gênero em todos os cargos. O pleito também inclui a escolha de conselheiros fiscais e membros da Comissão de Ética. Filados residentes no exterior poderão votar apenas para a chapa nacional.
“Esta eleição fortalece a democracia interna e renova nosso compromisso com a base petista”, afirmou a direção nacional do partido. No RN, a disputa reflete diferentes projetos para o PT potiguar, com as correntes organizadas em torno das principais candidatas. O resultado definirá a direção do partido para o ciclo eleitoral que inclui as municipais de 2026. Fonte Agora RN.

Apenas quatro cidades do RN atingem meta de vacinação contra gripe
06/07/2025
Vacinação no RN
Vacina contra influenza é gratuita e disponível em UBS para grupos prioritários. | Foto: José Aldenir/AGORA RN
Apenas quatro municípios do Rio Grande do Norte cumpriram a meta de 90% de vacinação contra a influenza na atual Campanha Nacional, iniciada em 10 de maio. Parazinho (96,95%), Pedra Grande (95,7%), Jandaíra (93,69%) e Pilões (90,97%) são os únicos que alcançaram o índice recomendado pelo Ministério da Saúde. No estado, a cobertura vacinal geral é de 40,8%, com 344.822 doses aplicadas em um público-alvo de 845.179 pessoas.
Dados do RN+Vacina mostram que outras duas cidades estão próximas da meta: Frutuoso Gomes (89,77%) e Severiano Melo (83,64%). Entre os dez melhores índices, aparecem ainda Lucrécia (79,62%), Fernando Pedroza (79,52%), Jardim de Angicos (78,48%) e Francisco Dantas (78,32%). Nas grandes cidades, a situação é mais preocupante. Natal tem a pior cobertura (26,48%), ocupando a 164ª posição no ranking estadual. São Gonçalo do Amarante (33,48%), Parnamirim (33,68%) e Mossoró (36,17%) também registram índices abaixo da média estadual. Sesap-RN reforça importância da vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orientou os municípios a reforçarem a busca ativa, principalmente entre os grupos prioritários. A vacina está disponível gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mais de 20 públicos, incluindo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas e pessoas com comorbidades.
A imunização é a principal estratégia para reduzir casos graves e mortes por influenza, especialmente em populações vulneráveis. A Sesap reforça a importância da vacinação mesmo fora do período de campanha para ampliar a proteção contra a doença.

Traficantes atiraram em carro de pastora após marido mostrar bíblia
06/07/2025
Insegurança
Créditos: Reprodução
A pastora Carine Carvalho foi baleada na cabeça na madrugada deste sábado (5), no bairro da Engomadeira, em Salvador, após dar carona a um conhecido que morava na região. O caso ocorreu mesmo após seu marido, o pastor Manoel Carvalho, ter mostrado a Bíblia a criminosos armados ao entrar na rua.
Segundo informações de uma fonte policial, o casal se identificou como religioso ao entrar no bairro e foi autorizado a passar. No entanto, ao retornar, os traficantes atiraram contra o carro da família. Carine foi atingida por um tiro que entrou pela nuca e saiu pela testa. Em estado grave, ela foi levada ao Hospital Roberto Santos, onde permanece internada. A Igreja Batista Casa de Oração, fundada por ela e pelo marido, pediu orações em uma rede social: “Pedimos que orem por nossa Apóstola Carine! Não cessem de orar porque quanto mais oração, mais PODER!”
Os filhos do casal, de 15 e 20 anos, também estavam no carro no momento dos disparos, mas não foram atingidos.
A Polícia Militar informou que reforçou o patrulhamento na região com apoio da 23ª CIPM. A tentativa de homicídio está sendo investigada pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). Guias de perícia foram expedidas e diligências seguem em andamento para identificar os responsáveis.

PT vai às urnas dividido entre romper com Centrão ou manter alianças visando 2026
06/07/2025
Eleições 2026
Créditos: Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo
O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo (6) eleições internas que expõem um racha sobre os rumos do governo Lula. Enquanto uma ala defende o rompimento com o Centrão e um giro à esquerda, o grupo majoritário aposta na reconstrução de alianças com o centro e a centro-direita para garantir viabilidade eleitoral em 2026.
Tudo indica que o ex-ministro Edinho Silva, apoiado por Lula, vencerá no primeiro turno a disputa pela presidência do partido. No entanto, o processo, que envolve quase 3 milhões de filiados, ocorre em meio a uma crise de popularidade do governo, queda nas pesquisas e dificuldades na relação com o Congresso, intensificadas pela recente derrubada de um decreto presidencial sobre o IOF. Edinho, da tendência majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), é o único entre os principais candidatos que evita críticas diretas ao governo. Segundo ele, o sistema político atual está esgotado, com “hiperempoderamento do Judiciário”, enfraquecimento do Executivo e domínio do Congresso sobre o Orçamento. “O Brasil precisa de uma concertação política”, disse.
Na outra ponta, adversários internos como o deputado Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar pedem uma guinada à esquerda. Em carta conjunta, eles alertam que setores do governo estariam pressionando por um “ajuste fiscal brutal” que enfraqueceria a base social de Lula e inviabilizaria sua reeleição. Falcão critica a dependência de acordos com a direita: “É caminho para o suicídio político”.
Esses dirigentes querem mais enfrentamento com o Congresso, mudanças na política econômica e a demissão de ministros que, segundo eles, atuam em sintonia com a direita. “Nós ganhamos pela esquerda e começamos a governar pela direita. Ou o governo muda, ou o povo muda de governo”, afirmou Romênio. O resultado das urnas internas definirá não só o novo presidente do PT até 2029, mas também o tom da atuação do partido no governo e na sucessão de Lula. Embora Edinho defenda que o partido comece a se preparar para a era pós-Lula, Pomar rejeita esse debate: “Quem tem pressa em tirar Lula do cenário são nossos inimigos”.

Zenaide dá sinais de rompimento com PT e deve ficar no palanque de Allyson
05/07/2025
Aliados de Fátima pressionam por definição, mas senadora mantém silêncio enquanto reforça sinais de aproximação com prefeito de Mossoró
Pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União) em visita a obra junto com a senadora Zenaide Maia (PSD). Foto: Allany Brito Pressionada pelo PT para anunciar qual será seu posicionamento nas eleições de 2026, a senadora Zenaide Maia (PSD) tem dado sinais de que já decidiu: vai mesmo romper com a base da governadora Fátima Bezerra (PT) e integrar um palanque de oposição no próximo pleito.
A parlamentar indica que caminha para subir no palanque de Allyson Bezerra (União), atual prefeito de Mossoró e que é cotado para disputar o Governo do Estado, liderando as pesquisas até agora. O vice de Allyson, Marcos Medeiros, é do PSD, partido presidido por Zenaide no Estado. Eleita em 2018 com apoio do PT e atual vice-líder do Governo Lula no Senado, Zenaide tem ignorado a pressão exercida nas últimas semanas pelo entorno de Fátima Bezerra. Apesar dos apelos públicos para que permaneça aliada do grupo petista, a senadora tem silenciado sobre o assunto.
As manifestações públicas de desejo que Zenaide siga aliada do PT partiram de nomes como a própria Fátima Bezerra, do pré-candidato a governador Cadu Xavier, do deputado federal Fernando Mineiro e do chefe da Casa Civil do governo estadual, Raimundo Alves Júnior. Todos têm defendido que Zenaide faça uma dobradinha com Fátima Bezerra na disputa para o Senado.
Em comum nas falas, todos dizem que a permanência de Zenaide no palanque da esquerda seria “coerente” com sua trajetória ou até mesmo um “caminho natural”, como disse a governadora, em uma entrevista à TCM em maio. “Eu já disse várias vezes. Acho que o mais natural seria o PSD estar aqui neste campo: o campo progressista, o campo de perfil democrático popular, o campo de uma aliança de centro-esquerda”, declarou Fátima, em 22 de maio.

Aumento de deputados estaduais vai custar mais R$ 19,6 milhões por ano
05/07/2025
Estado terá seis novas cadeiras na Assembleia Legislativa após mudança nas bancadas federais; custo médio por parlamentar é de R$ 3,3 milhões anuais
Ao todo, projeto criou 30 novas vagas nas assembleias de nove estados, com impacto anual estimado em R$ 75 milhões. Foto: João Gilberto
O aumento no número de deputados federais aprovado pelo Congresso Nacional causará impacto direto nos cofres públicos do Rio Grande do Norte. Com a elevação da bancada potiguar na Câmara, o número de deputados na Assembleia Legislativa também será ampliado, passando dos atuais 24 para 30. Isso representa um custo adicional estimado em R$ 19,6 milhões por ano, valor que representa 78% do orçamento do município de Umarizal, por exemplo.
De acordo com levantamento publicado pelo jornal O Globo, o custo médio anual de um deputado estadual no país é de R$ 3,3 milhões, somando salários, cotas parlamentares, verbas de gabinete e folha dos servidores comissionados. O maior peso nos gastos será o custo adicional das equipes de apoio parlamentar, principal fonte de despesa nas assembleias Ao todo, o projeto aprovado no Senado no último dia 25 de junho criou 30 novas vagas nas assembleias de nove estados, com impacto anual estimado em R$ 75 milhões. Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte lideram com seis novos parlamentares cada. Pará e Santa Catarina terão quatro, enquanto Minas Gerais, Ceará, Goiás e Paraná contarão com um novo deputado estadual cada.
A alteração é consequência da mudança na composição das bancadas federais, que agora terá 18 novos deputados, elevando o total da Câmara de 513 para 531, conforme o projeto de lei aprovado pelo Congresso. O Rio Grande do Norte está entre os estados que terão aumento no número de parlamentares, passando dos atuais 8 para 10 deputados federais. Se sancionado pelo presidente Lula (PT), valerá já nas eleições de 2026.
O levantamento feito pelo O Globo trouxe ainda que o impacto orçamentário previsto com a ampliação das cadeiras estaduais e federais supera o orçamento de ministérios inteiros, como o do Empreendedorismo, que dispõe de R$ 132 milhões para 2025. Também ultrapassa investimentos em políticas públicas como o programa Mulher Viver sem Violência e o Programa Espacial Brasileiro, o que representa um impacto financeiro significativo nas contas públicas estaduais e federais.
A proposta aprovada, que segue regra constitucional que vincula o número de parlamentares estaduais ao da bancada federal, amplia a representação de nove estados com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. A decisão de revisar o número de parlamentares foi motivada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu uma atualização até o dia 30 de junho.
Aliados do presidente Lula recomendam que ele não sancione nem vete o projeto, deixando que o Congresso Nacional conclua a tramitação da matéria e assuma a responsabilidade pela sanção, para evitar desgaste político em meio às críticas ao aumento no número de parlamentares. Caso Lula não se manifeste em até 15 dias úteis, a sanção caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conforme prevê a Constituição.
.

Imprensa nacional confirma: Tarcísio caminha para disputar a Presidência em 2026
05/07/2025
Eleições 2026
Créditos: Reuters/Mariana Greif/proibida reprodução
Está sendo dado como certo pela imprensa nacional agora: Tarcísio de Freitas vai disputar a presidência da República.
Reportagem do Metrópoles, assinada por Ramiro Brites, destaca que mbora venha repetindo que tentará a reeleição em São Paulo no ano que vem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e seus aliados, têm dado cada vez mais sinais de que a disputa à Presidência da República será seu destino político em 2026.
O repórter cita os discursos públicos recentes de Tarcísio, o lançamento de uma versão estadual do programa Bolsa Família e até a perda de peso estão entre os indícios de que Tarcísio caminha para concorrer ao Palácio do Planalto como representante do bolsonarismo nas urnas.
Na última sexta-feira (4/7), Tarcísio foi anunciado como um presidenciável “inequívoco” pelo ex-ministro da Defesa Raul Jungmann, em um painel do Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O governador sorriu, mas não comentou sobre o assunto. Em seu discurso, abordou pautas nacionais, como diplomacia, controle da inflação e reforço de segurança nas fronteiras.
Uma semana atrás, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manifestação na Avenida Paulista, Tarcísio também mirou assuntos federais e atacou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ainda não havia feito desde se tornou governador.
Aliados também observam que os movimentos de líderes partidários de direita e centro-direita, em torno de uma candidatura presidencial de Tarcísio, tem se intensificado nos últimos meses.
Além disso, o chefe do Palácio dos Bandeirantes é o candidato favorito da maioria dos agentes do mercado financeiro e empresários do agro, tem desempenhado em pesquisas de intenção de votos e investiu até numa rotina mais saudável, que o fez perder 20 quilos.
No mundo dos negócios e na arena política, não é incomum ouvir que essa conjunção de fatores é como um “cavalo encilhado” para levar o governador ao Planalto. Publicamente, Tarcísio afirma que é candidato à reeleição no Estado de São Paulo e apoia Jair Bolsonaro (PL) à Presidência, ainda que o ex-presidente esteja inelegível.
Arco de alianças
Um deputado do PL e aliado de Tarcísio disse que observa, nas últimas duas semanas, “uma composição política nos bastidores cada vez mais concreta”, para viabilizar a candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O arco de alianças teria o PL, de Bolsonaro, a federação União Progressista, entre o União Brasil e o PP, o PSD, presidido pelo secretário de Tarcísio Gilberto Kassab, além do MDB, que está em negociações para se unir ao Republicanos, partido ao qual o governador de São Paulo é filiado.

Dívida da Venezuela com Brasil passa R$ 10 bilhões; calote já dura 7 anos
05/07/2025
Divida
Créditos: REUTERS/Ueslei Marcelino A Venezuela já acumula uma dívida superior a R$ 10,3 bilhões com o Brasil, sem qualquer perspectiva de quitação. Desde que o país vizinho entrou em inadimplência, em 2018, já são mais de R$ 2,7 bilhões só em juros de mora, segundo dados atualizados até 28 de fevereiro de 2025 pelo Ministério da Fazenda.
Estima-se que o passivo total possa chegar a quase R$ 12 bilhões, considerando a cotação atual do dólar (R$ 5,42). Os financiamentos envolveram obras de infraestrutura e exportações brasileiras, como metrôs, estaleiros e siderúrgicas, e foram garantidos por meio do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), operado com recursos da União. Como os pagamentos não foram feitos por Caracas, a União precisou indenizar os bancos brasileiros e ficou com a dívida. Só nos dois primeiros meses de 2025, o estoque da dívida cresceu quase R$ 1 bilhão.
A última indenização paga pelo Brasil aos exportadores ocorreu em junho de 2025, e novas parcelas ainda devem vencer, o que tende a elevar ainda mais o valor devido.
Apesar do calote, o presidente Lula tem defendido, em fóruns internacionais, alternativas como troca de dívidas por investimentos em educação e meio ambiente, e o uso de mecanismos como os Direitos Especiais de Saque (DES) do FMI para aliviar a pressão financeira de países em crise.
Ainda assim, não há qualquer acordo concreto ou negociação avançada com a Venezuela para o pagamento da dívida. Fonte Grande Ponto.

VÍDEO: ESQUEMA MILIONÁRIO NO RN: “Laranjas do Sertão” serão destaque no Domingo Espetacular
05/07/2025
é Domingo no Fantatisco.
Créditos: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi Neste domingo (7), o Domingo Espetacular vai expor os detalhes de uma investigação que revelou um esquema criminoso milionário no sertão do Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, o líder de uma organização usava nomes de pessoas humildes para abrir empresas de fachada, adquirir carros de luxo, contrair empréstimos milionários e lavar dinheiro.
Batizada de “Laranjas do Sertão”, a operação apura uma movimentação de mais de R$ 50 milhões em menos de dois anos. A ofensiva policial já apreendeu 50 veículos, incluindo lanchas e carros de luxo, e bloqueou R$ 150 milhões em bens.

Tragédia: criança de 10 anos morre atropelada por caminhão de lixo no RN
05/07/2025
Tragédia
Créditos: Reprodução
Uma tragédia abalou Mossoró na tarde desta sexta-feira (4). Uma criança de 10 anos morreu após ser atropelada por um caminhão da coleta de lixo na Rua Venceslau Brás, no bairro Barroco.
Segundo informações preliminares, o motorista do veículo fugiu do local com medo de represálias. A Polícia Militar isolou a área e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fez a remoção do corpo.Fonte Grande Ponto.

Bombeiros resgatam motorista preso às ferragens após capotamento no interior do RN
04/07/2025
Acidente na Rodavia que Liga São Vicente a Florania.
Foto: CBMRN
Na noite desta quinta-feira (3), por volta das 19h, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou o resgate de um motorista que ficou preso às ferragens após um grave acidente veicular na rodovia que liga os municípios de São Vicente e Florânia, na região Seridó do estado. De acordo com informações do CBMRN, o veículo capotou e ficou lateralizado contra uma residência, deixando o condutor imobilizado dentro do carro. A vítima apresentava dificuldades respiratórias decorrentes da chamada síndrome postural, situação em que a deformação do teto do automóvel comprime a cabeça contra o tórax. Além disso, havia ferimentos significativos na cabeça, com suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE).
Diante da gravidade do quadro, os bombeiros empregaram a técnica de rebatimento do teto, procedimento que permite a retirada da vítima com segurança, evitando movimentações bruscas na coluna e reduzindo o risco de agravar possíveis lesões. Após a remoção, o motorista foi estabilizado ainda no local e entregue à equipe médica para atendimento especializado.
Veja vídeo:

Saúde e educação são áreas com mais acúmulos ilegais de cargos, afirma TCE
04/07/2025
TCE RN Afirma Educação e Saude Acumulos de Cargos Ilegais no Governo do RN.
TCE afirma que o acúmulo de três ou mais vínculos públicos é ilegal. Já o duplo vínculo é permitido em algumas situações | Foto: Adriano Abreu
Um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do RN mostrou que 24,2 mil servidores mantinham dois vínculos simultaneamente no Estado, enquanto 524 acumulavam três ou mais cargos em dezembro do ano passado. Os dados do tribunal mostram que, ao longo de 2024, a média de servidores ocupando dois cargos foi de 26.266, um aumento de 11,1% em relação à média de 2023, quando 23.638 estavam com duplo vínculo. Já a média do ano passado para os servidores em três ou mais vínculos era de 639, número 25,9% maior do que a média de 2023. O número de acúmulos com indícios de irregularidades é maior nas áreas de saúde, educação e também no Ipern. O TCE reforça que, embora a Constituição permita acúmulos, o que é comum nas áreas da educação e da saúde, é preciso verificar a compatibilidade de horários para garantir a qualidade do atendimento público. No entanto, no caso dos servidores com três ou mais vínculos, o TCE pontua que “há fortes indícios de irregularidades”. Os dados sobre os servidores com três cargos ou mais apresentaram queda ao longo dos últimos anos, embora 2024 tenha interrompido essa sequência de reduções. Em janeiro de 2017, por exemplo, havia 1.277 casos.
Na lista de órgãos com maior número de servidores acumulando vínculos, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) ocupa o primeiro lugar. Em 2024, foram 7.592 agentes com dois vínculos, o equivalente a 38,72% do quadro funcional, aumento de 17,73% em relação a 2023. Na mesma secretaria, 170 servidores acumulavam três vínculos ou mais, representando crescimento de 23,74% em comparação ao ano anterior.
Na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o relatório do TCE apontou que 3.925 servidores acumulam dois vínculos públicos, o que representa 28,21% do quadro funcional da pasta. Em comparação com 2023, esse número teve um aumento de 9,15%. Além disso, foram registrados 170 servidores com três vínculos ou mais, número que também apresentou alta, com crescimento de 20,09% em relação ao ano anterior. Esses dados colocam a Sesap entre os órgãos com maiores percentuais de acumulações no Estado, ao lado da SEEC, Secretaria de Administração e do Instituto de Previdência (Ipern) em números absolutos.
O Ipern registrou 6.509 servidores acumulando dois vínculos (13,79% do quadro) e 165 agentes com três vínculos ou mais, o que representa aumento de 26,37% em relação a 2023. Allan explica que aposentadorias acumuladas contribuem para esses números. “O servidor que tinha dois vínculos de professor, por exemplo, quando ele se aposenta nesses dois vínculos de professor, ele se aposenta recebendo a aposentadoria desses dois vínculos, sem nenhum problema. Por essa razão que o Ipern figura como um dos que mais tem agentes públicos acumulando, nesse caso a gente não analisa somente a folha de ativo, o Ipern figura entre os maiores por causa dos servidores aposentados”, explica.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com o Governo do Estado para saber se existe busca ativa para identificar possíveis irregularidades, mas não houve resposta até o fechamento deste material.
Preocupação
Para Allan Souza, responsável pela Diretoria de Controle de Pessoal e Previdência do TCE, o acúmulo de três ou mais vínculos é visto com preocupação pelo Tribunal. “Há um forte indício de ser uma situação irregular, tirando algumas exceções. Há um trabalho do Tribunal de provocar os gestores públicos a adotarem providências para que essa situação seja sanada, para que o servidor saia desse vínculo irregular, porque há uma questão de comprometimento da carga horária de trabalho, provavelmente esse servidor não está cumprindo a carga horária, o que gera dano ao erário e consequências na qualidade da prestação do serviço público”, comenta.
O auditor explica ainda que há casos em que a tripla acumulação representa irregularidade, mas pondera que tais situações são exceções e precisam ser verificadas individualmente. “A gente não crava que é irregular e pede a investigação do ente porque os dados que a gente utiliza para fazer esses levantamentos são dados declaratórios de folha de pagamento, então esses dados não trazem alguns detalhes que na situação fática esclarecem aquela situação de possível irregularidade. Por exemplo, há situações de um servidor que é professor da Prefeitura de Natal e do Governo do Estado, mas acontece dele ser cedido para outro órgão e aparece esses três vínculos”.
O relatório aponta que, em 2024, o encerramento de vínculos considerados irregulares gerou economia superior a R$ 33 milhões aos cofres públicos de todos os entes analisados. “No caso do Rio Grande do Norte, o controle do acúmulo de cargos vai ter uma resposta não só qualitativa, mas também em termos financeiros. À medida que você retira da sua folha de pagamento aqueles servidores que estão em situação irregular, você gera uma economia imediata porque isso é uma remuneração. É onde entra, que a gente menciona no relatório, deixaram de ser pagos R$ 33 milhões aos servidores que encerraram vínculos, são valores de todos os entes”.
Dois vínculos
O auditor Allan Souza explica também que o acúmulo de dois vínculos é permitido em determinadas situações previstas na Constituição, e acontece em todo o País. “A constituição faz essa vedação com algumas regras, traz algumas exceções, como no caso dos cargos mais comuns, de professores, de cargos da área de saúde, isso ocorre em todo o País. Esse acúmulo por si só não é sinal de irregularidade, principalmente quando a gente fala de acúmulo de dois cargos. O que a gente faz é monitorar para ver se a situação de acúmulo de dois cargos está aumentando ou diminuindo e entender o que está gerando esse aumento ou diminuição”.
O auditor ressalta que mesmo nos casos em que exista a prerrogativa do acúmulo, a compatibilidade de horários é um fator essencial a ser considerado. “É mais afastado o risco de irregularidade, porque a constituição lista os eventos de situações que são permitidas. Nos relatórios, nas orientações da gente, sempre lembramos aos gestores que não adianta somente verificar se aquele vínculo é constitucional, tem que ver também se há compatibilidade de horários, se a carga horária de um órgão é compatível com a do outro órgão para saber se é possível cumprir”, detalha.
O relatório do TCE também mostra que uma redução importante em dezembro de 2024 de 7,57% em relação da média de acúmulos dúplices desse ano (26.266).

Marinho critica Lula e diz que governo penaliza pobres
04/07/2025
Criticas
Senador Rogério Marinho (PL) culpa Lula por rombo fiscal e por ter foco único: a reeleição | Foto: Carlos Moura/Agência Senado
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da Oposição no Senado, critica a política populista do governo Lula por tentar revogar via Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão do Congresso Nacional, que derrubou o aumento das alíquotas do IOF – o Imposto sobre Operações Financeiras. “Estamos vendo uma crise institucional ocorrendo quando o Parlamento, pela primeira vez, em 30 anos, derrubou um decreto do Governo Federal, no caso do IOF. Esse decreto, após ser derrubado, vem sendo muito contestado pelo Governo sob a alegação de que houve uma invasão de competências”. Em discurso no Senado, Rogério Marinho disse que “o único projeto é a reeleição de Lula, mesmo que, para isso, o país esteja destroçado, do ponto de vista fiscal e econômico. Quem vier depois que apague a luz e feche a porta.
Marinho lembrou que, durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro (2019/2022), “decretos foram derrubados pelo Judiciário por provocação de membros do Parlamento brasileiro. Então, o fato de se derrubarem decretos é uma previsão constitucional, principalmente quando o decreto é um decreto, como foi colocado, regulatório, que serve para, justamente, equilibrar a relação do país com outras economias do mundo, caso haja uma distorção, e não para, eventualmente, tapar rombos fiscais, frutos da irresponsabilidade deste Governo”.
“Aliás, isso foi confessado”, segundo Marinho, pelo próprio ao dizer que “o que Haddad está propondo não tem nada de mais, quando propõe que os bancos paguem só um pouquinho para a gente fazer a compensação, ou o próprio Haddad, que publica um tuíte (agora rede X) em que fala que o decreto corrige uma injustiça, combater a evasão de impostos dos mais ricos”.
Crise planejada
Para Marinho, o ministro da Fazenda “não sabe o que significa o IOF, que é um imposto regulatório. Espero que STF entenda a diferença da natureza desse imposto e preserve a autonomia e o equilíbrio entre os Poderes, tão necessários para a nossa democracia”.
O senador potiguar afirmou que “essa crise do IOF é uma crise contratada, deliberada e planejada por este Governo, que sabia – e, aliás, está consignado nos Anais da Casa por ocasião da votação do orçamento do Congresso Nacional – que o orçamento era uma peça fake. Eu vi os Líderes se revezando na tribuna dizendo “estamos apresentando um orçamento com superávit de R$ 15 bilhões. É fácil compulsar. Mentira, infelizmente. Era um déficit de mais de R$ 70 bilhões”.
Rogério Marinho disse, ainda, que “as coisas não se completam. Receitas superestimadas e despesas subestimadas. Quando sai o relatório quadrimestral, o que o Governo faz – e isso é recorrente, aconteceu em 2023, aconteceu em 2024, está acontecendo em 2025 -?: Corre atrás de puxadinhos. E isso desarticula e desarranja as políticas públicas brasileiras, que não devem ser políticas de um Governo, precisam ser políticas do Estado brasileiro”.
Dinheiro para ricos
Ao citar que em 2023, o lucro dos principais bancos brasileiros foi de R$ 144 bilhões, o maior da história do país, que se repetiu em 2024, chegando perto de R$ 180 bilhões, Rogério Marinho aponta contradições do governo Lula, que diz “combater os ricos, ou que defende os pobres, mas apropria-se do recurso da sociedade brasileira para transferir para aqueles que, na verdade, o financiam, como aconteceu na eleição anterior, quando, de forma praticamente majoritária, a Faria Lima votou no então candidato a Presidente, Lula da Silva, sob o argumento de que ele representava uma espécie de consenso da sociedade contra o então presidente Jair Bolsonaro”.
Para Marinho, “ninguém deu mais dinheiro para ricos do que Lula. Por exemplo, a questão dos subsídios, que nós combatemos por diversas ocasiões. Nós tivemos um aumento, só neste Governo do presidente Lula, de quase R$ 70 bilhões a mais de subsídios acrescidos ao orçamento do Brasil por ano. Estamos falando de quase R$ 300 bilhões, em quatro anos. Estamos discutindo que são R$ 10 bilhões do IOF contra R$ 300 bilhões dados aos ricos, porque este é o discurso do Governo: são os ricos que recebem as benesses da sociedade”.
“Quando o Governo diz que está aumentando o IOF para taxar os ricos, o Governo esquece de dizer que quem vai fazer um crediário nas Casas Bahia está pagando IOF, que quem usa o cartão de crédito está pagando IOF. Ou seja, o pobre está sendo imputado para fazer frente a este desgoverno, que não tem responsabilidade com a sociedade brasileira, que não tem projeto de país”, acusou Marinho.
O país quebrou
Segundo Marinho, quando o Governo, que “diz que defende os pobres, fez uma série de políticas populistas que se voltaram contra ele mesmo, porque, quando foi apresentada agora a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, o Governo não teve sequer o cuidado de mandar para este Congresso Nacional ou para a imprensa brasileira os seus representantes, o Ministro da Fazenda ou a Ministra do Planejamento; foi um terceiro escalão. E dizer o seguinte, senhores: O país quebrou”.
E prosseguiu Marinho: “Muito bem, em 2027, nós não poderemos cumprir o piso. Nós criamos uma regra em que dizíamos que íamos ajudar os pobres com crescimento real do salário-mínimo. Pois muito bem, nós estamos estourando a Previdência e o BPC com esta regra. E nós não podemos permitir ou não podemos evitar que, em 2024, nós tivéssemos o maior aumento de inflação para produtos de primeira necessidade, que são consumidos pelos pobres”.

Estudo aponta indícios de fraude no SUS com uso de emendas parlamentares em cidades do RN
04/07/2025
Moradores teriam feito até 228 aferições de pressão em um ano; dados foram enviados ao Ministério Público Federal e à Saúde
Município recebeu verba por realizar, em média, 228 aferições de pressão por morador. Foto: Marcelo Camargo
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificaram indícios de fraudes nos sistemas públicos de saúde de municípios potiguares após o recebimento de emendas parlamentares. O levantamento aponta que episódios de supernotificação ocorreram após os repasses.
Entre os casos mais graves, o estudo revela que, em 2020, cada morador de Olho d’Água do Borges teria feito 228 aferições de pressão arterial ao longo do ano — um número considerado alarmante pelos pesquisadores. Já em Antônio Martins, o relatório detectou que, em 2022, cada morador fez 120 testes de glicemia, usado no diagnóstico e acompanhamento do diabetes. O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).
O relatório aponta que o aumento abrupto de procedimentos pode estar ligado a possíveis repasses irregulares de emendas parlamentares vinculados ao chamado “orçamento secreto” – mecanismo de repasse em que não é possível identificar o deputado ou senador que indicou o recurso.
No documento, são listados dados que parecem inconsistentes e produção assistencial incompatível com a estrutura técnica disponível. Foram analisados dados entre janeiro de 2015 e julho de 2022, em todos os municípios potiguares. Em 13% deles, há indícios “muito fortes” da correlação entre aumento de procedimentos e repasses de emendas. Em 49%, os indícios são “fortes”. Em 37%, a correlação é “moderada”. Só um município não teve indício encontrado: Jundiá.
Nos demais municípios, segundo o documento, identificou-se que os repasses por emendas cresceram antes ou simultaneamente ao aumento possivelmente artificial na produção de procedimentos, sugerindo uso direcionado de verbas para inflar números e justificar repasses.
Embora o estudo não tenha caráter investigativo, os resultados levantam sérias suspeitas. As inconsistências não são necessariamente uma fraude, mas um indício, um indicativo forte de que essas informações merecem uma verificação, conforme o Lais/UFRN. A análise levou em conta, além da quantidade de procedimentos declarados, a capacidade técnica dos municípios de realizá-los.
O diretor executivo do Lais/UFRN, Ricardo Valentim, ressalta que o trabalho tem foco técnico e científico. “Nossa atividade é meramente técnica-científica, extremamente relevante para qualificar essas auditorias”, afirmou, em entrevista à TV Tropical. Segundo ele, os relatórios foram encaminhados ao MPF e ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) para investigação.
Valentim também destacou que, além da suspeita de fraudes, o estudo levanta um alerta sobre os sistemas de informação do SUS, muitos deles ultrapassados. “Tem sistemas que são muito antigos, obsoletos, que se passarem por um processo de atualização vão evitar muitos desses problemas”, disse. As recomendações foram formalizadas no relatório entregue às autoridades.
Na avaliação dos pesquisadores, o principal ganho do estudo é a transparência.

RN anuncia segunda etapa de recuperação de estradas com investimento de R$ 651,5 milhões
04/07/2025
Governo do RN
Créditos: Carlos Costa
O Governo do Rio Grande do Norte lançou a segunda fase do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais. A iniciativa prevê a restauração de 664,8 quilômetros de estradas em diferentes regiões do estado, com recursos da ordem de R$ 651,5 milhões. As licitações devem ocorrer nos próximos dois meses, e o início das obras está previsto para outubro.
Durante a solenidade de lançamento, a governadora Fátima Bezerra afirmou que se trata do maior investimento em infraestrutura rodoviária da história do RN. “Estamos dando continuidade ao trabalho de recuperação da malha rodoviária do RN que está melhorando as estradas e dando maior conforto e segurança ao nosso povo e a quem nos visita. Foram 30 e até 40 anos sem a manutenção devida. Fizemos 1.400 quilômetros e vamos fazer mais 600”, declarou.
O programa teve início em 2019 e deve ser concluído até 2026. Na primeira etapa, realizada em 2023, foram recuperados 800 km de rodovias com um aporte de aproximadamente R$ 430 milhões, provenientes de empréstimo pelo Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).
O vice-governador Walter Alves ressaltou que o governo também está investindo em outras áreas de infraestrutura.
“Temos as obras hídricas, inclusive a complementação da transposição de águas do Rio São Francisco”, lembrou.
Para o deputado federal Fernando Mineiro, o programa representa uma medida inédita no estado. “Após décadas, o RN tem um programa específico para recuperar estradas. E o atual governo não fez antes porque a gestão anterior no governo federal impediu o Estado de contratar empréstimo para estradas.”
Confira abaixo as estradas que serão recuperadas nesta segunda etapa:
Lote 1 – Distrito Rodoviário de Mossoró
RN-016 (Assú/Carnaubais) – 34 km
RN-117 (Gov. Dix-sept Rosado a Caraúbas) – 38 km
RN-117 (Caraúbas/Olho D’Água do Borges) – 25 km
RN-404 (Carnaubais/Porto do Mangue) – 35 km
Lote 2 – Distrito Rodoviário de Caicó
RN-041 (Currais Novos/Lagoa Nova) – 21 km
RN-082 (Ouro Branco/Divisa RN-PB) – 5 km
RN-089 (BR-427/Ouro Branco) – 22 km
Acesso Caicó/Palma/Divisa RN-PB – 26 km
RN-081 (Santana do Seridó/Divisa RN-PB) – 7 km
RN-084 (Timbaúba dos Batista) – 8 km
Lote 3 – Nova Cruz (A)
RN-002 (Monte Alegre/Lagoa Salgada) – 23 km
RN-002 (Lagoa Salgada/Boa Saúde) – 17 km
RN-269 (Canguaretama/Nova Cruz) – 39 km
RN-120 (Serra Caiada/Boa Saúde) – 14 km
RN-120 (Boa Saúde/Serrinha) – 21 km
Lote 4 – Nova Cruz (B)
RN-120 (Serrinha/Santo Antônio) – 7 km
RN-120 (Santo Antônio/Nova Cruz) – 20 km
RN-317 (Brejinho/Santo Antônio) – 20 km
Acesso Pagão/Lagoa de Pedras/Serrinha – 19 km
RN-269 (Barra de Cunhaú/Canguaretama) – 15 km
RN-062 (BR-101/Baía Formosa) – 17 km
Lote 5 – Distrito Rodoviário de Natal
RN-064 (Ceará-Mirim/Punaú) – 33 km
RN-160 (Macaíba/Vera Cruz) – 23 km
Acesso Tabatinga/Barreta – 9 km
Acesso Pitangui/Jacumã – 9 km
RN-002 (São José de Mipibu/RN-316) – 10 km
RN-002 (Georgino Avelino/Patané) – 16,2 km
Acesso Japecanga/Mendes/RN-316 – 15 km
Acesso Boa Vista/Coqueiros/RN-160 – 19 km
Lote 6 – Distrito Rodoviário de Pau dos Ferros
RN-075 (Martins/Serrinha dos Pintos) – 6 km
RN-075 (Serrinha dos Pintos/BR-226) – 12 km
RN-117 (Tenente Ananias) – 18 km
RN-074 (Rafael Godeiro/Almino Afonso/BR-226) – 20 km

|
|
|
|









