Operação combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro do crime organizado no RN e outros dois estados
13/08/2025
Operação Barba
Créditos: Divulgação
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou a Operação Barba, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia Federal, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A decisão judicial também determinou o bloqueio e o sequestro de bens pertencentes a 26 alvos — sendo 16 pessoas físicas e 10 empresas —, com valores que, segundo estimativas, podem alcançar R$ 200 milhões.
Ainda segundo as autoridades, duas pessoas foram presas em flagrante durante as diligências. “Uma das prisões foi por tráfico e porte ilegal de arma de fogo”, informou a FICCO/RN.
A investigação apontou que os suspeitos utilizavam empresas, algumas delas fictícias, para movimentar recursos ilícitos. Também foram identificadas transações com criptoativos para ocultar a origem do dinheiro.
As ações desta quarta-feira ainda levantaram novos indícios sobre a autoria de um homicídio ocorrido em 2023. “As informações coletadas serão repassadas à Polícia Civil para aprofundamento da apuração”, afirmou a força-tarefa.
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e demais crimes identificados no curso da operação.
A FICCO/RN é formada pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Civil do Rio Grande do Norte e Polícia Penal do Rio Grande do Norte, atuando de maneira integrada no combate ao crime organizado no estado. Fonte Grande Ponto.

Juiz que auxiliou Moraes no STF relata pressões e diz ter “ultrapassado” limite
13/08/2025
Pressão
Créditos: Reprodução Em um áudio obtido pela coluna do Paulo Cappelli, do jornal Metrópoles, o juiz Airton Vieira, que atuou como auxiliar de Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2018 e março de 2025, relatou ter sofrido pressões enquanto trabalhava no gabinete do ministro.
Na gravação, Vieira afirma que sua família foi “extremamente prejudicada” e que havia chegado ao limite físico, psicológico e emocional. O desabafo foi enviado em 14 de janeiro de 2023 a Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Moraes na época.
“Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado, eu não tenho tranquilidade, eu estou perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente a coisa está feia”, disse Vieira a Tagliaferro.
“Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né? Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite, aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. É que agora eu estou numa situação, né, eu havia pensado já. Já tinha decidido antecipar a minha passagem”, afirmou o juiz, em referência à decisão de antecipar seu retorno ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
“Eu falei: bom, agora que a temperatura vai diminuir, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial e agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco, justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável e eu não faria, né? Deixando, no caso, o ministro na mão, mas está muito, muito, muito difícil”, contou Vieira.
“Minha família está sendo extremamente prejudicada e toda essa situação, além de tudo, do trabalho. Porque se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem, mas essa situação, sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo para anteontem”, lamentou o magistrado.
Na última sexta-feira (8), Moraes negou o pedido da defesa de Tagliaferro de acesso aos autos do inquérito que o investiga. Ele é investigado pelo vazamento de conversas de WhatsApp trocadas com integrantes do gabinete do ministro, relacionadas ao bloqueio de perfis de direita em redes sociais. A Polícia Federal indiciou o ex-assessor por violação de sigilo funcional com dano à administração pública.
Com informações de Paulo Capelli, Metrópoles

Faustão é extubado e está bem após transplantes
11/08/2025
Faustão passa Bem
Foto: Reprodução/Band
O apresentador Faustão foi extubado no sábado, 9, e está bem, informou sua assessoria neste domingo, 10. A informação foi publicada pelo jornalista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, e confirmada pelo Estadão. Na última semana, o apresentador passou por um transplante de rim e outro de fígado. Também foi divulgado que ele está internado desde 21 de maio, por conta de uma infecção bacteriana aguda com sepse.
A avaliação de que Faustão passa bem após ser extubado foi feita médicos que tratam seu caso no Einstein Hospital Israelita. Faustão recebeu a visita dos filhos, João, Lara e Rodrigo, por ocasião do Dia dos Pais. A mulher dele, Luciana Cardoso, não pôde visitá-lo por estar com sintomas de gripe.
Ricco, que é amigo do apresentador, disse ao Estadão que embora seja cedo para haver previsão de alta, os médicos “acreditam no sucesso das cirurgias”.
“Tomara que dê certo. Ele passou por quatro cirurgias em menos de dois anos”, disse.
Faustão passou por diversas cirurgias nos últimos anos:
· Transplante de coração (27 de agosto de 2023)
· Transplante de rim (26 de fevereiro de 2024)
· Transplante de fígado (6 de agosto de 2025)
· Retransplante de rim (7 de agosto de 2025)
Filho homenageia Faustão
Mais cedo neste domingo, Faustão recebeu uma homenagem de seu filho, João Silva, que estreou um novo programa no SBT na noite de sábado.
Estadão Conteúdo

Vice-secretário dos EUA diz que ministro do STF destruiu relação histórica com Brasil
11/08/2025
Christopher Landau disse que Moraes ‘usurpou poder’ em publicação nas redes sociais
Vice-secretário dos EUA diz que ministro do STF destruiu relação histórica com Brasil - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, declarou que um magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) teria destruído “o relacionamento historicamente próximo do Brasil com os EUA”. As declarações foram feitas sem citar nominalmente o ministro Alexandre de Moraes.
Segundo Landau, “um único ministro do Supremo Tribunal Federal usurpou o poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com prisão, encarceramento ou outras penalidades”.
The separation of powers among different branches of government is the greatest guarantor of liberty ever devised by the human mind. No single branch, or person, can amass too much power if checked by the others. But a formal separation of powers means nothing if one branch has…
— Christopher Landau (@DeputySecState) August 9, 2025
O diplomata afirmou que “essa pessoa destruiu o relacionamento historicamente próximo do Brasil com os EUA, entre outras coisas, ao tentar aplicar a lei brasileira extraterritorialmente para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”.

Deputada acusada de agredir Nikolas fica fora de lista de parlamentares com denúncias na Câmara
11/08/2025
Camila Jara (PT-MS) nega ter derrubado parlamentar durante discussão
Deputada acusada de agredir Nikolas fica fora de lista de parlamentares com denúncias na Câmara - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Inicialmente acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a retomada do controle do plenário da Câmara dos Deputados, a deputada Camila Jara (PT-MS) ficou de fora da lista dos parlamentares que terão as denúncias analisadas pela Corregedoria da Casa. Ela, no entanto, pode ser reincluída na lista, assim como outros deputados, caso as imagens demonstrem agressão.![]()
![]()
Caberá ao corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), verificar as fotos e os vídeos da retomada do controle do plenário da Câmara, na noite de quarta-feira 6. A conclusão dos trabalhos está prevista para quarta-feira 13, e o parlamentar não descartou a possibilidade de novas denúncias, dependendo do resultado da análise.
Com base na apuração, os parlamentares acusados responderão a processo no Conselho de Ética da Câmara. As denúncias seguem um curso diferente de casos recentes. A suspensão dos mandatos dos deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG) foram encaminhadas diretamente ao Conselho de Ética por meio de representações elaboradas pela Mesa. Empurra-empurra
Camila Jara foi acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante uma discussão para a retomada do controle do plenário da Câmara. A assessoria da deputada nega qualquer agressão e afirma ter havido um “empurra-empurra” em que a parlamentar afastou Nikolas, que “pode ter se desequilibrado”.
Na sexta-feira 8 o PL chegou a divulgar a informação de que havia aberto uma representação contra Jara. No início da noite do mesmo dia, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora divulgou uma nota segundo a qual todas as denúncias foram encaminhadas para a análise da Corregedoria.
A edição extraordinária do Diário Oficial da Câmara, no entanto, não publicou nenhuma representação contra Camila Jara, apenas representações de parlamentares da base aliada contra deputados oposicionistas. No total, 14 parlamentares bolsonaristas – 12 do PL, um do Novo e um do PP – foram denunciados e terão as imagens analisadas pela Corregedoria.
Manifestações
Até a tarde deste domingo 10, a parlamentar não tinha se manifestado nas redes sociais. No sábado (9), a deputada Érika Hilton (PSOL-SP) expressou apoio a Jara.
“Ao contrário do que foi primeiramente noticiado, a Mesa Diretora da Câmara não pediu o afastamento por seis meses de apenas seis deputados, mas sim, de 14”, postou. “E a deputada Camila Jara (PT), acusada, com evidências frágeis, de ter derrubado Nikolas Ferreira quando ele estava colocado logo atrás da cadeira de Hugo Motta, não foi alvo do pedido.”

Governo do RN anuncia auxílio-fardamento para servidores do ITEP e novo concurso para PM
11/08/2025
Medidas incluem criação de benefício para padronização de uniformes, alteração do nome do órgão e autorizações para concursos de soldados músicos e oficiais cap
Foto: Governo do RN
O Governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta segunda-feira (11) um conjunto de ações voltadas à valorização dos servidores da segurança pública. Entre as medidas, está a criação de um auxílio-fardamento para os servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) e a autorização de novos concursos para a Polícia Militar.
A governadora Fátima Bezerra afirmou que o auxílio-fardamento atende a uma demanda antiga da categoria, garantindo apoio financeiro para a aquisição de uniformes. “São passos importantes que estamos dando com vistas à valorização dos servidores da instituição e, portanto, fortalecendo as ações de segurança pública no nosso estado”, declarou.
O benefício iguala a Polícia Científica às demais forças de segurança do Estado, que já contavam com política semelhante. O diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão, destacou que a medida permitirá padronizar os uniformes e criar identidade visual com outras corporações.
O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, observou que a iniciativa corrige uma lacuna histórica. “Somente o ITEP não recebia auxílio-fardamento. Agora, todos os servidores na área de segurança pública têm direito ao benefício”, afirmou.
Outra ação anunciada é a elaboração de um projeto de lei para alterar o nome do Instituto Técnico-Científico de Perícia para Polícia Científica do Rio Grande do Norte. De acordo com a governadora, a mudança segue uma tendência nacional — mais de 20 estados já adotaram nomenclaturas semelhantes — e busca reforçar o caráter policial e científico do trabalho pericial.
A nova sede do ITEP, prevista para ser inaugurada em setembro, também faz parte dos investimentos. “Tudo isso representa a sensibilidade, a determinação, o compromisso que o nosso governo tem em fortalecer as ações de segurança pública no estado do Rio Grande do Norte. As instalações serão as mais modernas do país”, disse Fátima Bezerra.
Para Marcos Brandão, a alteração do nome é um marco institucional. “O nome passa a retratar a realidade atual, de órgão que produz prova material e atua diretamente na repressão a crimes”, explicou. Segundo ele, a denominação anterior não refletia plenamente a função policial da instituição.
Novo concurso na Polícia Militar
A governadora também autorizou a realização de concurso público para a contratação de 21 soldados músicos, com o objetivo de recompor o efetivo da Companhia de Música da PMRN, a subunidade mais antiga da corporação.
Foi autorizada ainda a abertura de concurso para oficiais capelães, com três vagas — duas para capelão católico e uma para capelão evangélico — visando ampliar a assistência religiosa a policiais e seus familiares.
Outra medida é a inclusão da bolsa de 358 alunos soldados na folha de pagamento de agosto, com valores retroativos a junho. O pagamento será viabilizado por meio de parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Administração.

PM encerra festa clandestina, leva 30 pessoas para delegacia e apreende drogas em Extremoz
11/08/2025
Entre os materiais apreendidos estavam ecstasy, haxixe, maconha, cocaína e porções de supostos cogumelos
PM encerra festa clandestina, leva 30 para delegacia e apreende drogas em Extremoz - Foto: Divulgação/PM A Polícia Militar encerrou uma festa clandestina na Praia da Redinha Nova, em Extremoz, na noite de sábado 9. Mais de 30 pessoas foram levadas à delegacia e várias drogas foram apreendidas. Oito indivíduos foram autuados em flagrante.
A ação teve início após denúncias de moradores que reclamaram de perturbação do sossego devido ao volume alto do som no local. Durante o patrulhamento, as equipes se dirigiram até o evento e abordaram os participantes.
Entre os materiais apreendidos, estavam 154 comprimidos supostamente de ecstasy, seis porções semelhantes a haxixe, oito porções análogas à maconha, seis porções com características de cocaína, uma porção de supostos cogumelos, quatro porções análogas ao MDMA e uma embalagem com pedras amarelas semelhantes ao crack.
Os suspeitos e os materiais foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais. A operação contou com a participação do 4º Batalhão da PM, com apoio do BPRED, 16º BPM e da Força Tática do 4º BPM.

Ministro Silvio Costa Filho assina ordem de serviço para obras de dragagem no Porto de Natal nesta segunda-feira
11/08/2025
Governo Federal
Créditos: Reprodução Redes Sociais
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará em Natal (RN) nesta segunda-feira (11) para assinar, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, a ordem de serviço para dragagem no Porto de Natal e anunciar novos investimentos do Governo Federal voltados à modernização da infraestrutura portuária do estado.
Entre as ações previstas estão a dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal, o lançamento do edital para construção dos dolfins nos pilares centrais da Ponte Newton Navarro e a assinatura do contrato para a reforma de armazéns e galpões logísticos.
Durante a cerimônia, também será assinado o termo de compromisso para a execução dos estudos para implantação do Porto-Indústria Verde, no município de Caiçara do Norte. A iniciativa será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e contempla estudos técnicos para o desenvolvimento logístico sustentável do estado. O empreendimento inclui soluções para energia eólica offshore, produção de hidrogênio verde e uso industrial diversificado, alinhando-se às diretrizes ambientais e à transição energética global.
Nos últimos três anos, o Rio Grande do Norte movimentou mais de 23,4 milhões de toneladas em cargas, sendo 14,6 milhões via Porto Públicos e 10,4 milhões por terminais autorizados. Os novos investimentos reforçam o papel estratégico do estado na logística nacional e na expansão da infraestrutura voltada à economia verde.

Vítima de agressão em elevador mostra o rosto 7 dias após cirurgia
09/08/2025
Mulher Mostra Rosto pos Cirugia
Foto: Reprodução/Instagram A vítima de agressão em elevador, uma mulher de 35 anos, mostrou o rosto pela primeira vez nesta sexta-feira (8), sete dias após passar por uma cirurgia reparadora na face. O caso ocorreu no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, no final de julho, quando o ex-jogador de basquete Igor Cabral desferiu mais de 60 socos contra a vítima dentro do elevador. As imagens da violência repercutiram em todo o país.
Em publicação nos Stories do Instagram, a mulher, ainda com pontos visíveis, exibiu parte do rosto após o procedimento, que teve duração de cerca de sete horas. Segundo o cirurgião-dentista responsável, Kerlison Paulino, as fraturas foram extensas e há risco de sequelas permanentes. A vítima seguirá em acompanhamento médico nos próximos meses para avaliar a recuperação e possíveis intervenções adicionais.
Na quinta-feira (7), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia por tentativa de feminicídio contra Igor Eduardo Pereira Cabral. Com isso, Igor seguirá preso preventivamente enquanto o processo judicial, que corre sob segredo de Justiça, tem continuidade.

Moraes autoriza Bolsonaro a receber familiares no Dia dos Pais
09/08/2025
Ex Presidente Bolsonaro Podera Receber Visitas de Familiares.
Foto: Ton Molina/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou oito familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro a visitá-lo neste domingo (10), quando será comemorado o Dia dos Pais. Na segunda-feira (4), Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente e restringiu visitas à casa onde Bolsonaro mora em Brasília.
O ministro atendeu ao pedido feito pela defesa do ex-presidente para incluir novos parentes na lista de visitantes. Moraes já tinha decidido que filhos e netos não precisam de autorização prévia para as visitas.
Foram autorizados a visitar Bolsonaro o sogro Vicente de Paulo Reinaldo; a sogra Maisa Torres Antunes; a nora Fernanda Antunes; uma neta do ex-presidente, além de dois sobrinhos e um irmão de criação da ex-primeira dama Michele Bolsonaro.
Conforme determinação de Moraes, as pessoas que forem autorizadas a visitar o ex-presidente não poderão usar celular para tirar fotos ou gravar imagens.
As medidas foram decretadas após o ministro entender que Bolsonaro usou as redes sociais de seus filhos para burlar a proibição, inclusive por intermédio de terceiros.
No domingo (3), Carlos, Flávio e Eduardo, filhos do ex-presidente, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados em diversas cidades do país.
As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.
Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via Pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior.
Jair Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.
Agência Brasil

Governo do RN paga adiantamento do 13º a servidores da Educação
09/08/2025
Chuvas no RN
Créditos: Reprodução
Neste sábado (9), o Governo do Rio Grande do Norte realiza o pagamento antecipado de 40% do 13º salário para servidores ativos da Educação e de órgãos com arrecadação própria. A medida também beneficia profissionais temporários da Educação.
O montante depositado nas contas soma R$ 66,3 milhões líquidos.
Entre os contemplados estão servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Junta Comercial do RN (Jucern), Departamento Estadual de Imprensa (DEI) e Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep).
O adiantamento inclui ainda os temporários da Educação que atuaram no exercício de 2024.
De acordo com o Governo do Estado, o cronograma para pagamento do 13º salário dos demais servidores será anunciado até o fim do ano, com a promessa de garantir planejamento e transparência.

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após obstrução na Câmara
09/08/2025
É Brasil.
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, enviou à Corregedoria da Casa os pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição que participaram do motim no Congresso Nacional e de uma deputada acusada de agressão.
As medidas precisam ser votadas pelo Conselho de Ética da Casa.
Os oposicionistas são, em maioria, do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo, e participaram da ocupação da Mesa Diretora da Câmara, obstruindo a retomada dos trabalhos legislativos. Já a deputada do PT é acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Os deputados citados são:
- Marcos Pollon (PL-MS);
- Zé Trovão (PL-SC);
- Júlia Zanatta (PL-SC);
- Marcel van Hattem (Novo-RS);
- Paulo Bilynskyj (PL-SP);
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
- Nikolas Ferreira (PL-MG);
- Zucco (PL-RS);
- Allan Garcês (PL-TO);
- Caroline de Toni (PL-SC);
- Marco Feliciano (PL-SP);
- Bia Kicis (PL-DF);
- Domingos Sávio (PL-MG);
- Carlos Jordy (PL-RJ); e
- Camila Jara (PT-MS).
A decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara após reunião na tarde desta sexta-feira (8).
“A Mesa da Câmara dos Deputados se reuniu nesta sexta-feira, 8 de agosto, para tratar das condutas praticadas por diversos deputados federais nos dias 5 e 6. A fim de permitir a devida apuração do ocorrido, decidiu-se pelo imediato encaminhamento de todas as denúncias à Corregedoria Parlamentar para a devida análise”, informou em nota a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.
Após passarem pela corregedoria, onde as imagens serão analisadas, os processos voltarão à Mesa Diretora para, então, irem ao Conselho de Ética.
Acusações e defesas
Nesta manhã, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou à Mesa Diretora um ofício em que pedia a abertura de processo disciplinar e a suspensão cautelar de cinco parlamentares bolsonaristas. A suspensão de Camila Jara foi pedida por deputados oposicionistas.
Último a levantar-se da cadeira da Presidência da Câmara, Pollon é acusado de impedir a retomada dos trabalhos e de xingar Motta dias antes. Em postagem nas redes sociais, Pollon alega ser “autista” e não entender o que estava acontecendo, sentando-se momentaneamente na cadeira de Motta para pedir conselhos a Van Hattem, que estava ao lado.
Zé Trovão, segundo o PT, o PSB e o PSOL, é acusado de tentar impedir fisicamente o retorno de Motta à Mesa Diretora.
Zanatta é acusada de usar a filha de quatro meses como “escudo”, além de colocar a bebê em ambiente de risco e de tensão.
Bilynskyj é acusado de “tomar de assalto e sequestrar” a Mesa Diretora do Plenário e de ocupar a Mesa da Comissão de Direitos Humanos, impedindo o presidente da comissão de exercer suas funções. O ofício também citou a agressão ao jornalista Guga Noblat, flagrada por câmeras.
Zé Trovão, Zanatta e Bilynskyj não tinham se manifestado nas redes sobre a decisão de Motta até o momento.
Na sessão de quinta-feira (7), Zé Trovão disse não ter incentivado a violência, apenas tentado impedir a retirada de parlamentares à força. Em postagem anterior, a parlamentar disse que parlamentares de esquerda “odeiam as mulheres e a maternidade”.
Van Hattem é acusado de tomar de assalto e “sequestrar” a cadeira da presidência. Van Hattem postou um trecho do Hino Nacional. Em vídeo anterior, disse que uma eventual suspensão do mandato pedida pelo PT seria golpe.
Os demais parlamentares do PL foram incluídos em uma representação individual do deputado João Daniel (PT-SE).
Em relação a Camila Jara, a parlamentar é acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante uma discussão para a retomada do controle do plenário da Câmara.
A assessoria da deputada nega qualquer agressão e afirma ter havido um “empurra-empurra” em que a parlamentar afastou Nikolas, que teria se desequilibrado.
Com informações de Agência Brasil

Fotógrafo demitido de jornal após imagem de Moraes fazendo gesto obsceno questiona motivação: “Fica um ponto de interrogação”
09/08/2025
Democracia
Créditos: Reprodução
Com anos de carreira dedicados à cobertura esportiva, o fotógrafo Alex Silva repercutiu nacionalmente após registrar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, realizando um gesto obsceno em direção a torcedores no dia 30 de julho, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena. Ele foi demitido pelo jornal O Estado de São Paulo uma semana após realizar a foto.
Em entrevista â 98 FM, o fotógrafo foi questionado se seu desligamento da empresa teria sido motivado por alguma influência interna do STF dentro do veículo de imprensa. Alex afirmou que não acredita nessa possibilidade. Porém, pontuou que a decisão mostra fragilidade e abre precendentes para dúvidas, considerando seu tempo de serviço, além de trabalhos bem sucedidos no esporte e em outras coberturas da empresa.
“Não, eu não posso afirmar isso, porque isso a gente nunca vai saber, se foi a gente não sabe, e nem vai saber, mas eu acredito que não, porque (o jornal Estado de S. Paulo) é uma empresa sólida, é uma empresa jornalística. Acho que não sei se chegaria a esse ponto, acho que não, tomara que não. Fica um ponto de interrogação, porque você é demitido, depois você faz um belo trabalho, e o jornal te demite, eu fiquei um pouco triste, bem triste, porque são 23 anos de jornal, em só 23 dias”, disse.
A ausência de precentes que justificassem a decisão, segundo o fotógrafo, também se estendem ao ambiente de trabalho. Alex comentou que não havia desgastes internos com membros do veículos. Ele comentou ainda, contudo, que ficou incomodado com a falta de destaque devido ao registro.
“Só fiquei chateado porque a foto não foi com o destaque que eu acho que deveria ter sido, e eu questionei um pouco com o pessoal da redação. Eu não sei se isso agravou um pouco, se eles não gostaram, mas não era motivo para eu ser demitido, então fiquei um pouco triste com como foi a demissão. Não vi reclamação, porque senão o próprio editor vinha e me falava, você tem que melhorar, isso não aconteceu em momento algum”, explicou.
Resposta
Por meio de nota, o jornal afirmou que “o encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”. Vale lembrar que aquela foi a primeira aparição de Moraes após os EUA amplicarem a Lei Magnitsky contra o ministro.
A história da foto
Ele explicou que a equipe de fotografos se posicionou no meio do campo, já que os camarotes laterais estavam lotados e apenas alguns da área central estavam vazios.

EXATUS: Presidência da República: Bolsonaro lidera em Natal com 41,51%, e Lula tem 35,65%
08/08/2025
Ex-presidente Bolsonaro lidera mesmo estando inelegível
Presidência da República: Bolsonaro lidera em Natal com 41,51% - Foto: José Aldenir/Agora RN e Ricardo Stuckert
Levantamento realizado pelo Instituto Exatus, que integra o GRUPO AGORA RN, aponta os números da disputa para a Presidência da República em Natal, faltando mais de um ano para a eleição.
Na pesquisa estimulada para presidente, Jair Bolsonaro (PL), apesar de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lidera na capital potiguar com 41,51% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 35,65%.
Outros 22,83% não souberam ou preferiram não responder.
Dados da pesquisa
A pesquisa ouviu 819 eleitores entre os dias 29 e 30 de julho em Natal. Tem margem de erro de 3,43 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Fonte Agora RN.

Confira as avaliações de Paulinho Freire, Fátima Bezerra e Lula em Natal, segundo EXATUS
08/08/2025
Avaliação administrativa revelou alta aprovação do prefeito de Natal
Prefeito Paulinho Freire, governadora Fátima Bezerra e presidente Lula - Foto: Reprodução
Além das intenções de voto para as disputas do Governo do Estado e do Senado, o levantamento do Instituto Exatus divulgado nesta sexta-feira 8 pelo AGORA RN traz também números sobre a avaliação das gestões municipal, estadual e federal em Natal.
A avaliação administrativa revelou alta aprovação do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), com 60,32%. Outros 28,33% desaprovam a gestão, enquanto 11,36% não souberam ou não responderam. Em maio, o placar era de 51,77% contra 30,23% a favor de Paulinho – o que indica que o prefeito melhorou sua avaliação nos últimos três meses.
Já a governadora Fátima Bezerra (PT) tem 68,50% de desaprovação e 24,66% de aprovação em Natal. O restante (6,84%) não respondeu. A oscilação em relação a maio ocorreu dentro da margem de erro, embora desfavorável à governadora. Há três meses, o placar era de 67,69% contra 25,58%.
O presidente Lula (PT) aparece com 55,56% de desaprovação e 37,24% de aprovação, com 7,20% de não resposta. Em maio, ele era desaprovado por 53,73% e aprovado por 38,8%.
Dados da pesquisa
A pesquisa ouviu 819 eleitores entre os dias 29 e 30 de julho na capital potiguar. Tem margem de erro de 3,43 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A pesquisa de maio foi realizada entre os dias 13 e 15 daquele mês, ouvindo 817 eleitores em Natal. A margem de erro também era de 3,43 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. Fonte Agora RN.

Por unanimidade, STF aprova orçamento de mais de R$ 1 bilhão para 2026
08/08/2025
Aprovado
Créditos: Gustavo Moreno/STF
O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou, por unanimidade, o orçamento de R$ 1.047.143.289,00 para ser executado em 2026. O caso foi julgado em plenário virtual nesta quinta-feira (7).
A proposta aprovada representa um aumento de 9,78%, em relação ao valor destinado para este ano. No ano passado, o orçamento aprovado para execução foi de R$ 953 milhões.
O processo administrativo foi relatado pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso. Todos os ministros acompanharam o relator.
Principais custos do STF
Segundo o relator, o montante de R$ 987 milhões será utilizado pelo Tribunal para arcar com despesas de pessoal, custeio e investimentos.
As despesas obrigatórias custarão R$ 691 milhões, enquanto as despesas discricionárias somam quase R$ 300 milhões.
A Corte separou um valor de R$ 72 milhões para pagamento de benefícios aos servidores.
O Supremo vai gastar R$ 72 milhões em 2026 para a segurança institucional. Em 2020, o valor é aproximadamente R$ 40 milhões.
Fonte: CNN

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto na Grande Natal
08/08/2025
Lamentavel
Créditos: Reprodução
O corpo de um jovem foi encontrado em avançado estado de decomposição nesta quinta-feira (8), em uma área de mata no distrito de Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Policiais militares do 16º Batalhão chegaram ao local após denúncia anônima e constataram a veracidade da informação, isolando a área para os procedimentos periciais.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima apresentava ferimentos principalmente na cabeça e estava com as mãos e pés amarrados. O corpo foi localizado após três adolescentes perceberem urubus sobrevoando a região e decidirem entrar na mata, onde encontraram a cena.
Familiares confirmaram que o corpo é de Emerson Costa da Silva, de 25 anos. Ele estava desaparecido havia cerca de dez dias. A avó do rapaz, dona Albanita, de 81 anos, relatou que vinha procurando informações sobre o paradeiro do neto. O reconhecimento foi feito pelos irmãos da vítima.
A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estiveram no local para recolher o corpo e coletar evidências que possam auxiliar nas investigações. A causa da morte ainda será determinada por exames periciais, mas os sinais de violência levantam a suspeita de homicídio.
Com informações de Ponta Negra News

Governo Lula prevê novas sanções dos EUA ao STF e considera ‘ilusão’ Trump ceder no tarifaço
08/08/2025
Governo Lula
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Apesar de contatos de ministros com autoridades norte-americanas, integrantes do governo Lula não acreditam na real disposição dos Estados Unidos para negociar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Também corre a avaliação de que os EUA podem aplicar novas sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo fontes do governo, o Brasil deseja negociar, mas considera uma ilusão, no momento, a perspectiva de avanços concretos. Pesa a avaliação de que nem sequer há uma negociação de fato em curso, apesar dos esforços do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
No governo, entende-se que auxiliares de Trump não têm autonomia para tomada de decisões que impliquem em recuos do presidente norte-americano. Trump não deseja ceder e centraliza as decisões sobre a guerra tarifária em curso com dezenas de países.
Novas sanções ao STF
Fontes do governo também não descartam a possibilidade de novas sanções contra integrantes do STF, em especial após a embaixada americana publicar uma ameaça a aliados do ministro Alexandre de Moraes, que decretou nesta semana a prisão domiciliar de Bolsonaro.
Na semana passada, o governo Trump sancionou Moraes com a aplicação da Lei Magnitsky. A legislação permite que os EUA punam cidadãos estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção em larga escala.
Antes, os EUA revogaram os vistos americanos de Moraes e de mais sete ministros do STF.
Com informações de g1

Motocicleta é apreendida com mais de 1.900 multas e dívidas de R$ 600 mil no interior do RN
07/08/2025
Moto com mais de 1900 Multas
Foto: CPRE-RN/Divulgação
Durante uma operação conjunta realizada na quarta-feira (06), uma motocicleta irregular foi apreendida pelas equipes da 4ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (4ª CIPRv) e do Destacamento de Rafael Fernandes/RN, vinculado ao 7° Batalhão da Polícia Militar (7° BPM). A ação aconteceu na zona rural do município, como parte de uma série de fiscalizações voltadas ao combate de práticas ilegais no trânsito.
O veículo, uma Honda/CG 160 Fan de cor cinza, era utilizado para exibições perigosas conhecidas como “grau”. Após abordagem, os agentes constataram diversas irregularidades na motocicleta, que incluíam sinais de adulteração no chassi, restrições judiciais, alienação fiduciária, registro de sinistro de média monta, além de dívidas que ultrapassam R$ 600 mil.
Mais de 1.900 infrações na motocicleta irregular
Além dos problemas documentais e judiciais, o sistema identificou 1.990 infrações de trânsito registradas em nome do veículo. Entre as mais recorrentes estão: excesso de velocidade (1.794 vezes), avanço de sinal vermelho (163), condução sem capacete (9), direção sem CNH (2) e até transposição de bloqueio policial (2). As autoridades encaminharam a motocicleta para o pátio da corporação.

Mais de 5,5 toneladas de cabos irregulares são retirados na Av. Hermes da Fonseca
07/08/2025
Cabos Irregulares
Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern
A Neoenergia Cosern realizou uma operação especial de retirada de cabos irregulares de telecomunicações ao longo de seis quilômetros da Avenida Hermes da Fonseca, no trecho compreendido entre a Praça Aristófanes Fernandes (Praça das Flores) com o cruzamento com a Av. Nevaldo Rocha. No total, as equipes técnicas da distribuidora extraíram 5,5 toneladas de material instalado irregularmente ou já sem uso por parte das operadoras de telefonia e de internet entre 238 postes das redes de média e baixa tensão.
De acordo com supervisor de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, Hugo Soares, os cabos irregulares representam um risco à segurança. “Os cabos irregulares representam risco à segurança da população e às estruturas dos postes, além de contribuir com a poluição visual das cidades. De janeiro até agora, foram retiradas 9,5 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações em nossos postes em todas as regiões do estado, um volume que representa 63% do total retirado em 2024″, revelou.
Como é realizada a fiscalização pela Neoenergia
Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, caixa de terminação óptica ou reservas técnicas fora da norma, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente. A Neoenergia realiza o ordenamento dos cabos diariamente em todas as distribuidoras do grupo – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).
Antes de lançar os cabos de telecomunicações nos postes da distribuidora, as empresas de telecomunicação precisam apresentar um projeto e aguardar a análise e aprovação, conforme determinação das agências reguladoras Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).Fonte Ponta Negra News.

|
|
|
|









